You are on page 1of 21

Teorias do desenvolvimento Hereditariedade vs.

. Meio Os defensores da teoria da hereditariedade dizem-nos que o nosso potencial gentico traz demarcado todas as nossas capacidades e tudo o que nos pudemos vir a tornar. A teoria do Meio ignora completamente o nosso potencial gentico, afirmando que apenas o meio poder influenciar as nossas capacidades e , exclusivamente com influncia deste que nos desenvolvemos. Watson dizia-nos que atravs de tcnicas de condicionamento iria conseguir tornar um beb em qualquer adulto que queira. Actualmente sabemos que o nosso potencial gentico enriquecido ou empobrecido, dependo do tipo, quantidade e qualidade das nossas interaces com o meio, bem como do momento perodo crtico Aprendizagem/Maurao/Psicanalista/Cognitivas Os tericos da aprendizagem realavam a forma como o organismo aprende, independentemente do potencial gentico, do estdio de desenvolvimento; para eles, a aprendizagem era o resultado de associaes formadas a parir de estmulos resultando do condicionamento. Contnuo vs. Descontinuo (teoria desenvolvimentista) Algumas teorias do desenvolvimento, como as da aprendizagem, acreditam que o desenvolvimento se processa de forma contnua, independentemente de estdios, outras teorias, como as psicanalticas e cognitivistas, dizem-nos que o desenvolvimento dos seres humanos acontece consoante os estdios de desenvolvimento. O estdio uma estrutura cognitiva que engloba um conjunto relativamente homogneo de operaes mentais. Estes so qualitativamente distintos e as diferenas das qualidades das operaes mentais so de grau. As descries dos estdios so especficas para diferentes domnios de funcionamento. No existe uma teoria nica do super-estdio, em vez disso temos dados objectivos que apoiam uma sequncia ordenada de etapas integrantes do crescimento. Os estdios so sequenciais, cada

estdio constitui-se a partir do ltimo e desenvolvimento vai progredir de um nvel menos complexo para outro mais complexo. O crescimento de estdio para estdio est dependente de uma apropriada estimulao, atravs do processo de interaco. A educao desenvolvimentista envolve o contributo proporcional tanto da estimulao como do suporte emocional do crescimento - ideia oposta ao pressuposto de que o crescimento e uma manifestao automtica. Em certos momentos nenhum individuo se encontra completamente num s estdio, devemos ento afirmar que o mtodo habitual de processamento utilizado num domnio especfico est relacionado com um estdio em particular. Ento, para este indivduo, ser o estdio modal que representa o estdio preferencial, no sendo o estdio fixo. Contextualismo desenvolvimental A vida humana est organizada em diferentes nveis, a partir dos quais pode ser observada: Biolgico, Psicolgico, Social e Histrico. As variveis dos diferentes nveis de organizao existem numa relao recproca designada por interaccionismo dinmico. Estas relaes entre os nveis de organizao torna-se o foco da anlise desenvolvimental, segundo esta teoria a mudana de relao entre nveis constituem o processo bsico de mudana desenvolvimental humana. Os primeiros meses de vida Nos primeiros meses de vida o recm-nascido tem: Respostas - reflexos, sorrisos, tenso ou relaxamento Capacidades perceptveis: visuais (sistema visual primrio e secundrio) auditivas (o beb localiza o som e tem percepo da fala) olfactivas e gustativas. Os factores de ateno despoletam-se no beb atravs de contorno, movimento, intensidade e familariedade. Demonstra a emoo atravs da aflio ou satisfao Aprendizagem deste processa-se pelo condicionamento clssico e operante.

Desenvolvimento Cognitivo

A cognio do beb nos dois primeiros anos, segundo Piaget, passa-se em 6 estdios: UM, dos 0 ao 1 ms, descobre os reflexos; DOIS, dos 1 aos 4 meses, reaces circulares primrias (discriminao e coordenao de aces sensrio motoras); TRS, dos 4 aos 8 meses, acontecem as reaces circulares secundrias (discriminao e classificao, permanncia do objecto e memria); QUATRO, dos 8 aos 12 meses, acontece a coordenao sequencial de esquema, isto o beb melhora a sua discriminao e classificao, a permanncia do objecto e descobre a relao causaefeito; CINCO, dos 12 aos 18 meses, reaces circulares tercirias, melhora a relao causa-efeito, classifica e faz a representao do objecto, atravs da sua permanncia. SEIS, dos 18 aos 24 meses, emergncia da representao simblica (classificao, relao causa-efeito, conceito de objecto.

Desenvolvimento Pessoal De acordo com Freud, a criana encontra-se no estdio Oral, desde o nascimento aos 18 meses, o beb satisfaz as suas necessidades atravs da suco e da alimentao. Erikson completa a teoria, dizendo que o beb est no estdio sensrio-oral, do nascimento aos 18 meses, que as suas relaes significantes so com a me e que o acontecimento importante a alimentao. O conflito a confiana bsica vs. Desconfiana e caso o conflito seja bem resolvido a criana ter esperana. Nos primeiros dois anos de vida, as diferenas individuais que pudemos observar em cada indivduo so: nvel de actividade, regularidade, resposta nova estimulao, irritabilidade, aconchego, humor, ateno, persistncia e susceptibilidade distraco.

Desenvolvimento social O sorriso e a vinculao. A vinculao so as relaes que a criana estabelece com os outros membros do grupo de carcter permanente, esta ocorre quando vria respostas, no reportrio comportamental, ficam organizadas num sistema que dirigido e corrigido em funo de um objectivo: procura e manuteno duma proximidade espacio-temporal, relativamente me. A vinculao vai ser, ento, segura, insegura, ou a no vinculao. A vinculao tem uma abordagem etolgica, psicanaltica, behaviorista, cognitivista e das teorias da comunicao.

A criana

Desenvolvimento Cognitivo (Piaget) Estdio pr-operatrio representao, realismo, egocentrismo, centrao. Conceitos: simplistas, idiossincrticos, absolutos, inacessveis. Formao do conceito de tempo, espao e nmero. Estdio das operaes concretas lgica, descentrao, reversibilidade, ateno selectiva, flexibilidade. Desenvolvimento Pessoal Freud: Estdio anal, dos 18 aos 3 anos Estdio flico, dos 3 aos 6 anos Estdio de latncia, dos 6 anos at puberdade. Erikson: Anal-muscular, dos 18 aos 3 anos. As relaes significativas passam-se com os pais e o acontecimento importante controlo dos esfncteres. O conflito caracterstico desta idade autonomia vs. Vergonha e se for bem resolvido a criana ter vontade. Locomotor, dos 3 aos 6 anos. As relaes significativas encontram-se na famlia e o acontecimento importante a independncia. O conflito caracterstico desta fase a iniciativa vs. Culpa e a resoluo d um sentido de finalidade s crianas. Latncia, dos 7 aos 12 anos. As relaes significativas passam-se no bairro/escola e o acontecimento importante a entrada na escola. O conflito a realizao vs. Inferioridade e a sua resoluo forma competncia. Segundo Matos (2005) o desenvolvimento social da criana passa-se por 3 dimenses: famlia, amigos/jogos e escola. A famlia o primeiro grupo social da criana e, tambm, o mais importante. Este transmite habilidades e valores. O comportamento parental deve proporcionar um ambiente de confiana, deve responder ao desconforto, interaces sociais, pedidos e comportamentos, deve, ainda, resolver conflitos e dificuldades interpessoais.

O comportamento parental determinado por factores relativos criana, bem como factores relativos ao progenitor (histria do seu desenvolvimento, personalidade e traos psicopatolgicos, satisfao no trabalho, satisfao com as relaes conjugais, qualidade da rede social de apoio). Uma criana que disponha de uma boa gesto de prticas educativas, sincronizao na interaco e de qualidade afectiva na relao pais-filhos ir desenvolver competncias sociais e, consequentemente, teremos crianas mais responsveis, menos inibidas e agressivas, centradas na soluo de problemas e com maior facilidade na descodificao de pistas sociais e na interpretao de comportamentos. As relaes de amizade vo despoletar, nas crianas, mudanas sociais e, consequentemente, cognitivas. A amizade facilita aprendizagens como a cooperao e a intimidade atravs de uma relao recproca; os amigos so mais conciliadores na resoluo de problemas e conflitos; a idade e o gnero constituem dois factores importantes nas relaes de amizade. Matos: At aos 5 anos egocntricas, dificuldades na expresso verbal e limitaes na compreenso da intencionalidade relaes sociais muito limitadas. 5 aos 8 anos desenvolvimento da compreenso emptica 8 anos planeamento, memorizao, pensamento simblico, descentrao aprendizagem e regulao das relaes interpessoais. 10 anos aceitao de regras, necessidade de convvio com os pares relaes de amizade com compreenso, lealdade e confidencialidade recproca. Desenvolvimento social (Selman) Estdio da perspectiva egocntrica, dos 3 aos 6 anos: a criana no distingue a diferena entre a sua interpretao de uma situao social e a de outra pessoa, nem consegue perceber que a sua perspectiva pode no ser a verdadeira. Estdio da perspectiva subjectiva, dos 5 aos 9 anos: a criana percebe que as outras pessoas podem ver as coisas de forma diferente, mas ainda no consegue assumir simultaneamente a sua perspectiva e a de outro.

Estdio da perspectiva auto-reflexiva ou recproca, dos 7 aos 12 anos: as crianas percebem que as outras pessoas podem pensar ou sentir de forma diferente. Nesta altura j capaz de assumir a perspectiva de outra pessoa e torna-se consciente que o outro tambm capaz de assumir a sua perspectiva.

Aceitao social/popularidade As crianas que tero mais facilidade em atingir a aceitao social so: mais confiantes, empticas, mais activas, mais descentradas; com maior competncia lingustica e atltica, aparncia fsica e aspectos motores; maior capacidade para resolver problemas, liderar o grupo, abordagem social menos agressiva; mais inteligentes e orientadas para a soluo de problemas; boas vtimas, bons membros para a explorao do grupo. Escola A escola traz 2 grupos de referncia importantes para a criana, os colegas e os professores. E esta faz comparao com o grupo de pares atravs das tarefas escolares e sociais. A escola funciona como promotora da socializao, fornecendo contextos de interaco extra-familiares e modelos de aprendizagem e promovendo a socializao como parte de um currculo, centrado no desenvolvimento pessoal e social. Tem, tambm, a funo de preveno do desajustamento, atravs de programas de preveno que promovam as competncias sociais, com interveno com enfoque no individuo, contemplando o professor e todo o envolvimento escolar, bem como outros elementos relevantes do seu universo relacional e formando programas preventivos nos anos de transio

Desenvolvimento Moral (Kohlberg) Moralidade pr-convencional ou pr-moral As avaliaes do comportamento so geralmente classificados em bom ou mau. As decises morais so egocntricas, baseadas no interesse prprio e determinantes pela antecipao de custos ou benefcios Estdio 1 (Preocupao com o prprio) a obedincia e as decises morais so baseadas em formas de poder simples, do tipo fsico e material. O comportamento baseado no desejo de evitar uma punio fsica severa por parte de um poder superior. Estdios 2 (Satisfao das necessidades pessoais) neste estdio no se consideram as necessidades das outras pessoas a no ser que pensem que, ao faz-lo, isso os poder beneficiar. A ideia tentar perceber de que forma se pode fazer negcio ou trocar favores. Neste estdio h uma orientao materialista, no sentido em que as discusses morais se expressam em termos instrumentais e fsicos

O adolescente A adolescncia marcada por um desenvolvimento fsico, cognitivo e ecolgico. O adolescente toma conscincia de si e comea a afirmar a sua identidade, descobre e elabora o seu prprio sistema de valores sociais, ticos e culturais e, ainda, desenvolve um sentimento de individualismo e de integrao social. Desenvolvimento cognitivo O adolescente sofre um aumento do conhecimento, tem maior organizao, planeamento e controlo na capacidade de pensar, consegue realizar vrias tarefas cognitivas em simultneo devido a um processamento mais rpido e automtico Abordagem baseada no sistema de processamento de informao De acordo com Piaget o adolescente encontra-se no estdio das operaes formais, onde o pensamento se torna proporcional, faz anlise combinatria e um raciocnio probabilstico, correlacional e abstracto. As operaes mentais tornam-se mais abstractas, complexas, lgicas e flexveis.

Desenvolvimento Pessoal Freud Estdio genital reviso dos temas da dependncia (perodo oral), da independncia (perodo anal) e identidade (perodo flico) para a preparao de um estado adulto e em pleno funcionamento. Erikson Estdio 5, adolescncia, entre os 12 e os 18 anos. As relaes significativas passamse com os pares, o conflito a identidade vs. Difuso e como resultado a fidelidade. A crise da adolescncia caracteriza-se pelas vulnerabilidades fornecidas por uma srie de factores: ambivalncia com a famlia, confuso de identidade, definio psicossocial de si, experincias afectivas, experincias sexuais, escolhas profissionais.

Desenvolvimento Social Matos (2005) A adolescncia caracterizada por um papel sexual definido e socialmente aceitvel. As relaes sociais passam de unissexuais a heterossexuais: coexistncia de dois grupos diferenciados; primeiras relaes heterossexuais, superficiais e geralmente antagnicas; primeiras trocas heterossexuais individualizadas; organizao de novos

grupos heterossexuais; desintegrao progressiva dos grandes grupos heterossexuais, organizao de novos grupos mais restritos. Diferenas entre gneros Masculino maior autonomia, divertimentos, orientada para a actividade de grupo, maior nmero de actividades, maior importncia a diferentes skills, performance e autosuficincia. Feminino organizao precoce de grupos ntimos mais secretos e mais exclusivos, contactos sociais, relaes mais fortes e com menor nmero de elementos, satisfao afectiva e prazer de uma intimidade partilhada. Selman Estdio da perspectiva mtua, entre os 10 e os 15 anos o adolescente consegue ver a sua interaco com o outro na perspectiva de uma terceira pessoa, isto , percepciona o seu eu da mesma forma que os outros. Estdio das perspectivas profundas e scio-simblicas, da adolescncia at idade adulta reconhecimento de que as pessoas so nicas e resultado das suas vivncias pessoais. Os indivduos conseguem formar perspectivas diferentes uns sobre os outros a nveis diferentes e conseguem perceber a relatividade destas perspectivas. Segundo Matos, os grupos tm uma importncia significativa no desenvolvimento social dos adolescentes proporcionando um espao de apoio e partilha de experiencias e opinies. A vulnerabilidade prpria desta fase da vida, h um aumento do afastamento entre as idades e h uma desvinculao da famlia. As funes dos grupos durante a adolescncia so: Estabelecimento de relaes de reciprocidade, que favorecem o desenvolvimento e reduzem as frustaes; Constitui um espao de aprendizagem social, das formas de se relacionar com os outros, longe da famlia; Refora as discriminaes entre classes sociais e etrias; Refora as diferenas entre os sexos. Famlia (Toumbourou) A famlia deve criar e manter uma forte ligao afectiva com os filhos; constituir um espao de apoio; discutir tranquilamente com os filhos valores, atitudes e

comportamentos; supervisionar comportamentos; utilizar a recompensa, o elogio e encorajamento como estratgias educativas.

A influncia do grupo de pares determinada pelo gnero, idade, comportamento alvo, nvel de aceitao, estatuto do grupo e deteorizao das relaes com os adultos. Esta influncia caracteriza-se por: Reforo, os pares constituem uma das fontes de reforo mais potentes. Muitos dos comportamentos apresentados pelos adolescentes so mantidos, fortalecidos ou eliminados em funo das reaces favorveis ou desfavorveis do seu grupo; Modelos sociais, o grupo de pares constitui uma fonte de informao acerca dos diversos comportamentos adequados s diversas situaes; Presso normativa, os pares funcionam como fortes agentes de presso no sentido da aceitao das normas implcitas ou explcitas do grupo. Comparao social, os adolescentes obtm dados relativos sua personalidade e competncias, atravs da comparao dos seus comportamentos com os dos seus companheiros. Na medida em que as suas idades so similares, o grupo de pares constitui a escolha mais lgica para a comparao social; Agentes de persuaso, os pares podem funcionar como potentes agentes de persuaso, via conflito cognitivo, ao apresentarem e debaterem um conjunto de argumentos novos ou mais sofisticados, que ao serem assimilados e adoptados conduziro a uma mudana das suas atitudes anteriores; Desenvolvimento Moral (Kohlberg) Moralidade convencional a moralidade convencional caracteriza-se pelo reconhecimento dos direitos dos outros e o desejo de estar em conformidade com as normas sociais.

Estdio III: Moral interpessoal Neste estdio, o que est certo ou errado determinado pela satisfao ou insatisfao dos outros. A aprovao ou desaprovao do comportamento por pessoas significativas constitui o critrio base para as definies e bom ou mau. O objectivo ser um bom rapaz/uma boa rapariga para ser aceite. Estdio IV: Moral social Neste estdio, verifica-se a separao entre desejo de aprovao e sentido de dever. Acredita-se na existncia de uma ordem social, determinada por leis que preciso respeitar e cumprir.

O adulto A idade adulta caracterizada por estabilidade/transio, acontecimentos de vida positivos/negativos, questionamento e maturidade. O jovem adulto passa por 3 fases da sua vida, a entrada no mundo adulto (entre os 22 e os 28 anos), a transio dos 30 anos (28 e os 33 anos) e a estabilizao (entre os 33 e s 40 anos). O jovem adulto vai sofrer, ento, eventos que o iro marcar: ter que desempenhar diferentes papis, responsabilidade, separao dos pais, dissociao de grupos anteriores, formao de novo grupos, relaes mais duradouras, acontece o matrimnio, definio de papeis femininos e masculinos na estrutura familiar e ajustamentos tpicos vida matrimonial: ajustamento ao cnjuge, ajustamento financeiro, ajustamento s famlias de origem, ajustamento paternidade. Meia-idade 4 fases: transio para a meia-idade (40-45), entrada para a meia idade (45-50), transio dos 50 anos (50-55), culminar da meia idade (55-60) maturidade, esteretipos sociais, mudanas fisiolgicas/psicolgicas, mudanas na estrutura familiar cnjuge/filhos/pais, interpessoais. profisso, crise de meia-idade, auto-imagem e relaes

Desenvolvimento Cognitivo Pragmatismo na resoluo de problemas da vida real, possibilidade de mltiplas solues, raciocnio dialctico coexistncia entre a relatividade do pensamento (contextualidade) e a universalidade do mesmo (regras gerais). O que demonstra flexibilidade cognitiva.

Desenvolvimento Pessoal (Erikson)

Estdio do jovem adulto, entre os 19 aos 40 anos, as relaes significativas passamse o companheiro e os amigos e o acontecimento importante so as relaes amorosas. O conflito bsico e a intimidade vs. Isolamento e a resoluo o amor. Estdio da meia-idade, entre os 40 e os 65 anos, as relaes significativas so a famlia e os colegas de trabalho. Acontecimento marcante a maternidade/paternidade. O conflito que marca a generatividade vs. Estagnao e se o conflito for resolvido positivamente a resoluo o cuidar.

Desenvolvimento Moral (Kohlberg) Na moralidade ps-convencional as decises morais dependem de princpios escolhidos pelo individuo, com base em princpios universais de justia que tm validade para alm das normas dos grupos de referncia, acordos sociais ou leis vigentes. Estdio V: Contracto social e orientao legalista o que correcto o que toda a sociedade decide. A sociedade pode alterar normas atravs da concordncia de todos com a alterao em questo. As alteraes da lei so habitualmente efectuadas por razes do maior bem para o maior nmero de pessoas. Estdio VI: princpios ticos universais o que correcto uma questo da conscincia do prprio, baseada em princpios ticos (que so princpios mais elevados que qualquer lei) que se aplicam a todos (todas as naes, pessoas, etc). Os princpios ticos mais importantes tratam da justia, da igualdade, da dignidade das pessoas.

O geronte A idade cronolgica, biolgica, psicolgica, social e a percebida. No geronte encontramos a senescncia e a senilidade. As modificaes intelectuais deteorizao mental (fisiolgica e patolgica), esta influenciada por factores culturais, condies de educao e estimulao intelectual. Encontramos, nesta fase da vida Lentificao das reaces e dos processos intelectuais, devido a: perda de neurnios, diminuio do sinal-ruido no SNC, aparecimento das placas senis e diferenas interindividuais na velocidade psicomotora que pode ter efeitos negativos (fadiga, drogas e inactividade) e efeitos positivos (motivao, prtica e exerccio fsico);

Diminuio da memria devido a: lentificao dos processos de memria, declnio da memria secundrio (mdio prazo) e primria (curto prazo) Processamento de informao declnio do processamento controlado da informao, pensamento mais concreto, regidez conceptual e dificuldades na resoluo de problemas

Aspectos scio-emocionais Vulgarmente, associamos a velhice pobreza, solido, doena e ao isolamento social. Encontramos o esteretipo de que os gerontes so rgidos, dogmticos, conservadores exagerados, pessimistas, inseguros, egocntricos, avarentos, dependentes, desleixados, irritveis. Tambm reconhecemos sabedoria, auto-controlo e moderao. Segundo Jung (1933) a personalidade evolui constantemente. Os gerontes tm tendncia para a introverso, contraco do espao psicolgico, atenuam-se caractersticas do prprio sexo e surgem atributos do sexo oposto. Erikson Estdio da maturidade, com mais de 65 anos. O acontecimento importante a reflexo e aceitao do percurso de vida e o conflito bsico a integridade vs. Desespero, resoluo sabedoria. A grande diversidade entre idosos em relao ao estilo adaptativo e reaces emocionais. Existe uma grande constncia das caractersticas do indivduo ao longo da vida, as disposies fundamentais matem-se estveis, como as caractersticas da personalidade interesses dominantes, atitudes e valores; representao cognitiva do mundo e da vida; estilo de vida, relaes adaptativas prprias de cada indivduo; mecanismos de defesa e superao. No entanto, os traos especficos sofrem alteraes maior rigidez perceptiva e de pensamento; maior dificuldade adaptativa s modificaes do meio; maior intolerncia ambiguidade, maior tendncia ao dogmatismo; maior interesse pelos seus problemas, emoes e sade; atitude mais conformista perante a vida. Existe uma maior energia do ego (maior reaco a estmulos internos e acontecem modificaes no estilo de actuao do ego. Existem 3 teorias que relatam a satisfao e adaptao e enquanto aspectos scioemocionais: Teoria da actividade para uma velhice com sucesso necessrio estar ocupado e desempenhar papis na famlia e sociedade, importante ter actividades e contactos sociais diversificados e estar orientado para o futuro. O isolamento a principal causa de infelicidade. A satisfao vai derivar de uma auto-imagem

positiva, resultante da percepo de que se capaz de atingir objectivos pessoais e de manter uma interaco social mutuamente gratificante. Teoria do desligamento existe, nos gerontes, uma tendncia natural para a reduo dos contactos sociais, um processo intrnseco. Este processo de desligamento um mecanismo adaptativo que limita as tarefas e o envolvimento social para alcanar um novo estado de equilbrio. Existe uma obrigao de desempenhar papis activos na famlia ou na sociedade que pode despoletar pessimismo ou descontentamento. Teoria da mudana de papis a satisfao de viver est correlacionada com o nvel de actividade. Segundo esta teoria o desligamento, como forma de adaptao pouco frequente: temporrio (situaes de transio) e selectivo no reforo das ligaes familiares (papis perifricos)

Os padres de envelhecimento: Reorganizadores - mantm plena actividade, substituindo as actividades cessantes por outras novas - elevada satisfao de viver Focalizados - mantm actividades em reas preferidas - elevada satisfao Persistentes - persistem nas tarefas da meia-idade - satisfeitos enquanto possvel Restringidos - reduziram actividades e contactos como meio de defesa - satisfao moderada a alta Apoiados - tm o suporte emocional que lhes necessrio - nvel mdio de actividade e satisfao Apticos escassa motivao e pouca actividade - satisfao mdia a baixa Desorganizados - possvel desorganizao intelectual ou falta de controlo emocional - pouca actividade e satisfao mdia a baixa A satisfao, no geronte, est relacionada com o envolvimento e a motivao para o seu projecto de vida e este projecto, est associado a satisfao existencial. A inexistncia de um projecto de vida est associada a sentimentos de perda do sentido da vida e de no continuidade do eu.

Desenvolvimento da competncia social e socializao A competncia social um comportamento interpessoal global que inclui componentes da comunicao verbal e no-verbal, habilidades sociais especficas,

capacidade de identificao e soluo de problemas, capacidade de dar respostas comportamentais assertivas na regulao das relaes interpessoais. Conjunto de cognies, emoes e comportamentos de um indivduo num contexto interpessoal, que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opinies, direitos de um modo adequado situao, respeitando estes mesmos comportamentos nos outros. Assim, a competncia social vai-se traduzir numa avaliao de um comportamento social enquanto comportamento adequado.

Competncias Sociais Bsicas: Ouvir; Iniciar uma conversa; Ter uma conversa; Fazer perguntas; Dizer obrigado; Apresentar-se; Apresentar outras pessoas; Dar um elogio; Competncias Sociais Avanadas; Pedir ajuda; Dar instrues; Seguir instrues; Pedir desculpa; Convencer os outros Competncias para lidar com os sentimentos: Conhecer os sentimentos; Expressar os sentimentos; Compreender os sentimentos dos outros; Expresso de sentimentos adequados situao; Competncias alternativas agressividade; Pedir permisso; Partilhar alguma coisa; Ajudar os outros / Pedir ajuda; Negociar / Combinar; Usar autocontrolo; Defender os seus direitos

Competncias para lidar com o stress: Fazer uma queixa; Responder a uma queixa; Lidar com a excluso; Responder persuaso; Lidar com uma acusao; Preparar-se para uma conversa difcil; Lidar com a presso do grupo. Competncias de planeamento: Saber o tem de fazer numa situao; Identificar o que causa o problema; Definir objectivos; Reconhecer as suas capacidades; Reunir informao sobre os problemas; Organizar problemas pela importncia; Tomar uma deciso; Concentrar-se numa tarefa.

Um dfice de competncias sociais est correlacionado com desajustamento escolar, desajustamento familiar, consumo de substncias e delinquncia.

O comportamento ou competncia social o resultado das motivaes e expectativas (estrutura de valores, auto-eficcia e controlo), de competncias emocionais (regulao afectiva, capacidade para lidar com situaes de tenso) dos problemas de regulao e de skills comportamentais (negociao, assertividade, skills de comunicao, comportamento pr social), cognitivos (aquisio de conhecimentos,

capacidade de tomar decises, processamento de informao). Assim sendo, a competncia social depende da nossa sade mental.

As habilidades sociais implicam o input (habilidades de descodificao), o processamento (habilidades de deciso) e o output (habilidades de execuo). Habilidade de descodificao a capacidade de recepo, percepo e interpretao. A falta desta habilidade ira criar evitamento perceptivo devido ansiadade, baixo nvel de discriminao e preciso, erros sistemticos, esteretipos imprecisos ou com uso abusivo, erros de distribuio, efeito de halo. Habilidades de deciso so a procura de resposta e a avaliao da utilidade. A falta desta habilidade ir criar fracasso na escolha de alternativas e na descriminao de aces adequadas e eficazes, lentido ou ausncia de tomada de deciso, fracasso na aquisio de conhecimento correcto para a tomada de decises, tendncia para tomar decises negativas Habilidades de execuo pressupe execuo e auto-observao. A falta desta O modelo tripartido da competncia social mostra-nos que esta est dependente de 3 skills: Perceptivas aquisio de informao social e cultural; percepo de situaes; ateno. Cognitivos identificao de situaes e problemas; tomada de deciso; expectativas/motivaes Comportamentais realizar; gesto emocional habilidade causa dfices no reportrio de habilidades

comportamentais, ansiedade que bloqueia a execuo, distores cognitivas.

Aprendizagem de comportamentos sociais, assertividade, auto-eficcia e importncia apreendida A assertividade a capacidade de expressar sentimentos, atitudes, desejos, opinies, direitos de um modo adequado situao, respeitando estes mesmos comportamentos nos outros.

A Assertividade envolve a afirmao dos direitos pessoais e a expresso de sentimentos, pensamentos e crenas, de uma forma honesta e apropriada sem violar os direitos dos outros. Esta engloba dois tipos de respeito: o respeito por si prprio (expressando as necessidades prprias e defendendo os direitos prprios) e o respeito pelos outros (respeitando as outras pessoas e os seus direitos).

Estilo Relacional: No comportamento assertivo, o aspecto no-verbal est de acordo com o aspecto verbal, dando-lhe suporte. Verifica-se uma linguagem fluente e contacto visual firme mas no excessivo. No comportamento INIBIDO, verifica-se uma falta de respeito pelas necessidades do prprio indivduo, assim como falta de respeito pelos outros na medida em que no os considera capazes de aceitar a sua individualidade. Entre outros aspectos, verifica-se contacto visual evasivo, gestos nervosos, linguagem hesitante e com bastantes pausas. Todo este conjunto de comportamentos evidencia ansiedade, reduzindo o impacto da mensagem que est a ser transmitida verbalmente. No comportamento AGRESSIVO verifica-se uma violao dos direitos dos outros, tal como um desejo de dominar o outro. Entre outros aspectos verifica-se um contacto visual dominador, tom de voz estridente assim como uma proximidade corporal exagerada.

Para treinar a assertividade: Reconhecimento de respostas inibidas e agressivas Valorizao dos direitos prprios e dos outros Reconhecimento e modificao de pensamentos Diminuio da ansiedade e aumento da auto-confiana Expressar pensamentos/opinies negativos e positivos Linguagem do Eu Resistir presso (disco riscado, resposta selectiva)

Comear por comportamentos que levam a respostas positivas dos outros: expresso no verbal escuta activa

empatia expressar afecto Depois pedir e aceitar ajuda auto-controlo/ descontraco expressar acordo/ dizer opinio aceitar criticas / fazer crticas defender direitos A linguagem da assertividade inclui: afirmaes comeadas por Eu (Eu penso; Eu sinto; Eu quero), afirmaes de preferncias pessoais e significados pessoais (Esta a forma como eu vejo isto; Na minha opinio; assim que eu me sinto; isto que significa para mim) afirmaes de solicitao (Eu quero; Eu preciso), Afirmaes de oferta de compromisso (Eu gostaria assim Como que tu gostarias?; Eu penso O que pensas?; O que seria para ti um compromisso aceitvel?; Conseguimos resolver isto? Quando que podes?), pedir clarificao em vez de assumir, Evitar afirmaes envolvendo acusao e reclamaes (Tu fazes-me; Tu pensas; Tu devias / no devias; culpa tua No penses que; Basta tu), skills verbais especficos: Afirmaes Eu, Repete aquilo que pretendes, seja persistente. Apercebe-te do que o outro est a dizer, e depois repete a tua opinio, necessidade, etc. D feedback Responde ao que a outra pessoa est a dizer Formula das afirmaes Eu 1. Eu (descreve como te sentes) 2. Quando (descreve o comportamento do outro) 3. Porque (apresenta as consequncias do comportamento) 4. Eu prefiro (oferece uma alternativa ou compromisso)

Teoria da auto-eficcia Os julgamentos que as pessoas fazem acerca da sua eficcia pessoal constituem os melhores preditores do seu envolvimento e persistncia em diferentes tarefas. Dependendo das percepes de autoeficcia comportamental, as pessoas tm mais ou menos probabilidade de praticar um comportamento, de desenvolver mais esforos para a sua realizao e de persistir perante situaes adversas.

A auto-eficcia est relacionada com as crenas pessoais nas suas possibilidades para a realizao de uma aco necessria obteno de uma consequncia. As percepes ou julgamentos de auto-eficcia tm origem em quatro fontes: Experincias de prtica eficaz Experincias vicariantes Persuaso verbal Estados fisiolgicos As crenas na eficcia esto na base da aco humana. A crena existe na capacidade de realizao (auto-eficcia de realizao), nas potencialidades das aces para atingir objectivos e para ultrapassar obstculos (auto-eficcia de resultados). Assim a vulnerabilidade ao stress reduzida e, consequentemente, aumenta-se a resilincia.

O papel das emoes no comportamento social As emoes so sentimentos que geralmente tm elementos psicolgicos e cognitivos e que influenciam o comportamento.

As capacidades emocionais so: Identificar e rotular sentimentos Expressar sentimentos Avaliar intensidade de sentimentos Gerir sentimentos Adiar recompensa Controlar impulsos Lidar com e aprender a reduzir o stress Lidar com a ira Distinguir sentimentos e aces

Capacidades cognitivas: Auto-conversa / dilogo interior Perceber situaes sociais e o papel de cada um Passos para a soluo de problemas Compreender o ponto de vista dos outros Compreender a cultura social da comunidade Atitude positiva face vida e futuro Auto-conscincia: expectativas realistas face a si prprio

Cincia do EU (Goleman ,1995) Conhecer-se a si prprio e ter vocabulrio para descrever opinies, sentimentos, emoes, pensamentos, reaces (reconhecer nos outros) Tomada de decises e identificao do motor da deciso: sentir ou pensar? Gerir sentimentos: reconhecer e lidar com medos, ansiedade, ira, tristeza, stress( auto-conversa) Empatia: diferenas e aceitao inter-individual Comunicao: falar de si e ouvir Abertura: saber quando confiar, falar de si, procurar ajuda Auto-aceitao e orgulho pessoal Responsabilidade pessoal Assertividade Liderana e dinmica de grupos Soluo de conflitos - modelo ganha/ ganha

Inteligncia emocional Inteligncia emocional traduz-se na capacidade de a pessoa se motivar a si mesma e persistir a despeito das frustraes; de controlar impulsos e adiar a recompensa; de regular o seu prprio estado de esprito e impedir que o desnimo subjugue a faculdade de pensar; de sentir empatia e ter esperana

You might also like