You are on page 1of 20

A QUESTO AGRRIA BRASILEIRA1

Alzira Salete Menegat2 A reordenao do espao agrrio representa atualmente um vasto campo de pesquisas em todas as reas de conhecimento. uma das problemticas brasileiras mais srias, que tem seu incio quando da colonizao do Pas pelos europeus, posto que as questes centrais em relao ao desenvolvimento, explorao e ao povoamento esto intimamente ligadas forma como se deu a ocupao do espao agrrio brasileiro, baseado na concentrao de terras. A fase da modernizao da agricultura brasileira, iniciada nas dcadas de 1950 e 1960, acentuou mudanas, quando a industrializao urbana se consolidou e se espraiou para o campo, provocando uma grande excluso do homem que vivia no campo. Nesse perodo, muitos foram os trabalhadores que perderam o acesso terra e se viram obrigados a procurar outros espaos, buscando nas cidades a soluo para sua excluso, inserindo-se no assalariamento urbano como forma de gerar sua sobrevivncia. Com isso, perderam a ligao com o meio rural, passando a depender, no meio urbano, de ocupaes intermitentes, irregulares, em virtude da pouca especializao que possuam. As mudanas que comearam a se processar no meio rural brasileiro nas dcadas de 1940 e 1950, tiveram parte de suas razes no desenvolvimento da industrializao nas cidades, o que estendido ao campo, propiciou uma diminuio das distncias, aproximando campo e cidade. Isso se deu especificamente nas relaes de produo e de trabalho existentes entre os dois espaos. O estudo de Mller3 , baseado em indicadores econmicos para refletir as mudanas agrcolas, evidencia que nas dcadas de 1940 e 1950, a

Essas reflexes so parte de uma pesquisa em andamento, realizada no municpio de Corumb, Estado de Mato Grosso do Sul, com o intuito de construo de Tese de Doutorado em Sociologia. 2 Graduada em Histria pela UFMS, Cmpus de Corumb, mestre em Sociologia pela UFPB, Cmpus de Joo Pessoa e doutoranda em Sociologia pela UNESP, Cmpus de Araraquara. 3 MLLER, Geraldo. Estado, estrutura agrria e populao: estagnao e incorporao regional. Rio de Janeiro: Vozes/CEBRAP, 1980.
1

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

117

agricultura apresentava ainda moldes primitivos tradicionais, dando os primeiros passos em direo a uma modernizao que modificaria as relaes produtivas do campo brasileiro. Tais mudanas tornaram-se evidentes em meados da dcada de 1960, intensificando-se na dcada de 1970. Se nas dcadas de 1940 e 1950 a agricultura apresentava moldes primitivos de produo, a dcada de 1960 trouxe tona outro modelo - a industrializao da agricultura. Notamos que por volta da dcada de 1970, o Brasil passou a ostentar um complexo agroindustrial que em nada se assemelhava ao dos anos 50. A partir desse perodo, praticamente metade da produo agrcola era de interesse dos setores demandantes de matrias-primas e a outra metade dependia da indstria de mquinas e demais insumos industriais, formandose assim um casamento quase perfeito entre campo e cidade. As mudanas ocorridas, motivadas especialmente pela industrializao, tornaram os setores industriais e agrcolas interdependentes, criando um complexo agroindustrial. Com essa mudana, a estrutura e a dinmica da propriedade rural tambm modificaram-se. A atividade agrcola passou a exigir um cuidado maior, uma vez que j no bastava mais possuir terras; tornava-se necessria a inovao tcnica para o incremento da produo, mesmo na pequena propriedade. A crescente industrializao aplicada a esse espao processou mudanas que no se restringiram aos aspectos tcnicos e econmicos; o processo envolveu a estrutura agrria como um todo, refletindo-se tambm na estrutura social, nas condies e nas relaes de trabalho. A partir do incremento tecnolgico nas atividades rurais, houve uma diminuio dos trabalhadores autnomos, representados pelos pequenos arrendatrios e pelos parceiros, acabando por resultar em um aumento do nmero de trabalhadores assalariados. A industrializao urbana voltou-se para o campo transformando-o sua imagem e semelhana, repassando-lhe uma base tcnica e, por extenso, uma srie de produtos industriais, tais como adubos, defensivos e mquinas. No Brasil isso provocou uma revoluo agrria que alterou basicamente a forma de produzir no espao rural brasileiro, especialmente porque nesse espao havia a conjugao de dois fatores - latifndio e mo-de-obra barata.
118 Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

No perodo supramencionado, o Estado teve um papel fundamental, conforme nos indica Oliveira 4 : ele chamou para si diversas funes, assumindo integralmente o comando do perodo. Foi o Estado o promotor das bases para o desenvolvimento industrial, criando empresas de carter estatal, implantando assim as foras produtivas capitalistas, como aconteceu nos governos de Getlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Contou tambm com a ajuda do capital estrangeiro, que se instalou no Brasil nos anos 50; junto com ele, surgiram os interesses internacionais que se ligaram ao governo e burguesia nacional. Foi a partir da dcada de 1960 que se iniciaram efetivamente as mudanas no espao agrrio, comeando pela criao do fomento agrcola, com crdito subsidiado, o que representou um incentivo para o desenvolvimento da produo do setor. Criou-se tambm o Sistema Nacional de Crdito Rural, que vinha acompanhado de um carter seletivo de bens e propriedades. Seletivo porque facilitou a modernizao do campo, mas provocou a concentrao da propriedade, fazendo desaparecer muitos pequenos proprietrios que no dispunham de condies de se manter. Neves5 aponta para mudanas na agricultura brasileira a partir da dcada de 1970, observando que elas estariam na formulao de um novo modelo de desenvolvimento agrcola baseado, entre outras coisas, na expanso da fronteira, no uso extensivo de mo-de-obra, no sistema de extenso e na poltica de preos mnimos. Esse novo modelo, definido como processo de modernizao da agricultura, trazia embutido o desejo de aumento da produtividade. Para atingir esse objetivo, incorporou novas tecnologias agrcolas e polticas de crdito. Podemos citar como exemplo do fortalecimento desse processo a criao da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria), em 1972 e da EMBRATER (Empresa Brasileira de Assistncia Tcnica e Extenso Rural), em 1974, que representavam a possibilidade de divulgao de novas tecnologias voltadas para o suporte das aes em desenvolvimento. Formou-se ento um saber baseado na utilizao da cincia e da tecnologia, com propostas
OLIVEIRA, Francisco de. A economia da dependncia imperfeita. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. NEVES, Delma Pessanha. As polticas agrcolas e a construo do produtor moderno. ANPOCS - GT Estado e Agricultura, Caxambu, 1987.
4 5

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

119

modernizantes, buscando formar produtores especializados em atividades agrrias. Observamos que o Estado aparece como o instrumento capaz de realizar/implementar aes que levam modernizao do campo. O Estatuto da Terra e o Estatuto do Trabalhador Rural, ambos criados na dcada de 1960, so medidas do Estado voltadas para o incentivo dessa mudana. Foram transformaes que aconteceram no de forma homognea, mas diferenciada, especialmente quando se analisam as relaes de trabalho6 . Ferrante7 destaca que o Estatuto do Trabalhador Rural foi uma criao ideolgica do Estado, direcionada a acalmar os nimos dos trabalhadores e que buscava obter meios de mobilizao poltica das massas rurais. Buscava tambm incorporar as massas rurais ao regime poltico do Estado populista e, por esse motivo, a elaborao do Estatuto foi cercada de desinteresse, mesmo por parte das foras de esquerda. Ainda segundo Ferrante, o Estado elaborou-o de maneira errnea:
[...] foi montado de uma perspectiva errada, tomando-se como modelo o trabalhador urbano, sem ser levada em conta a diversificao das relaes de trabalho rurais. De certa forma, vrios benefcios por ele assegurados (salrio mnimo, frias, aviso prvio, outros), de longa data eram de direito do trabalhador rural permanecendo, entretanto, como letra morta, sem que houvesse denncias por parte das foras polticas interessadas, da escandalosa violao da lei, nem um movimento mais intenso de reivindicao por parte dos trabalhadores rurais. Principalmente, por ter havido, quase que pura e simplesmente, uma transposio para o trabalhador rural das disposies legais traadas para a legislao trabalhista ligada ao trabalhador urbano. O Estatuto falhou e acima de tudo, abriu perspectivas para a fraude e no aplicao da lei8 .

A falha maior do Estatuto foi tratar o trabalhador rural imagem e semelhana do trabalhador urbano. Segundo Ferrante, a criao do
6 Vrios autores tratam do tema, dentre eles: Jos Gomes da Silva (1971), Martins (1991 e 1998), Ianni (1978) e Jos Graziano da Silva (1982). 7 FERRANTE, Vera Lcia S. Botta. O Estatuto do Trabalhador Rural e o FUNRURAL: ideologia e realidade. Perspectiva, Ano I, v. I, So Paulo, 1975. p.189-202. 8 FERRANTE, Vera Lcia S. Botta, 1975, p. 195.

120

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

FUNRURAL em 1972, levou o presidente da Repblica a revogar, em 1973, o Estatuto do Trabalhador Rural. Assim, o Sindicato perdeu fora, uma vez que o governo poderia desempenhar as atribuies que eram antes desempenhadas pelo Sindicato. O fato que os ltimos anos da dcada de 1960, foram marcadas por um aumento do assalariamento e pela proletarizao do trabalhador do campo. O trabalhador passou a no ser mais um trabalhador fixo, mas um trabalhador assalariado, sazonal, aquele que expulso do campo e vai para a cidade, retornando ao campo em momentos de crise urbana, desta feita para trabalhar de forma sazonal. As mquinas, os insumos, a tecnologia modificaram a base tcnica no campo e contriburam para a alterao nas relaes de trabalho. A partir da ocorreu uma reorganizao da agricultura, em razo da vida urbana e da indstria. A agricultura passou a produzir a matria-prima necessria indstria. O trabalho foi desqualificado, simplificado, uma vez que ocorreu o deslocamento do saber do trabalhador para a tcnica, para o saber tcnico, elevando a qualidade do trabalho, produzido com menos custo. E qual foi o resultado disso? Essas mudanas nas relaes de trabalho tiveram como resultado a unificao do trabalho da cidade e do campo, que passaram a conhecer quase as mesmas relaes de trabalho. Isso se deu porque medida que o campo se industrializava, ele se tornava um ramo da indstria. Aconteceu ento a proletarizao do trabalhador do campo, tornado um assalariado e sob as mesmas regras do trabalhador urbano. Essa situao provocou o aparecimento de um mercado de trabalho quase nico, extinguindo as diferenas entre campo e cidade; o modo prprio da vida rural foi sendo transformado, acabando por se aproximar daquele da cidade. Lopes9 ressalta que as inmeras transformaes ocorridas na agricultura brasileira, modernizando especialmente seus instrumentos de trabalho, resultaram em modificaes no quadro de trabalhadores, reduzindo significativamente parte da mo-de-obra utilizada pela empresa rural, diminuindo o nmero de colonos residentes, parceiros e posseiros utilizados no processo produtivo. Por outro lado, o mesmo autor afirma
9 LOPES, Juarez Brando. Empresas e pequenos produtores no desenvolvimento do capitalismo agrrio em So Paulo (1940-1970). Estudos CEBRAP, So Paulo, n. 22, 1987. p. 42- 110.

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

121

que ocorreu, a partir de meados do sculo XX, um desenvolvimento da rea ocupada pela grande propriedade. Essa concentrao teve como fator primordial, o aumento do nmero de trabalhadores excludos das propriedades que, com o incremento da produo por meio de mquinas, no mais necessitavam de uma grande poro de mo-de-obra humana. No podemos supor que o aumento da grande propriedade ocorreu unicamente em razo da diminuio, do desaparecimento das pequenas propriedades agregadas grande propriedade. Esse foi um dos pontos principais; no entanto, a ampliao da grande propriedade deu-se tambm atravs da formao e da incorporao de reas ainda no utilizadas no processo produtivo, especialmente nos Estados com agricultura menos desenvolvida, o que alargou ainda mais o domnio das grandes propriedades. O Estatuto da Terra, aprovado em 1964, intentou nortear uma redefinio do espao agrrio brasileiro. Santos10 destaca que essa lei agrria contemplava esse objetivo; porm, para o autor, havia alguns entraves, j que era uma lei apoiada nas grandes empresas rurais e tinha como outro de seus objetivos o avano das reas agrcolas. No objetivava dividir a terra nos Estados brasileiros economicamente desenvolvidos, mas antes, visava criar um canal para a expanso das fronteiras agrcolas brasileiras em direo s reas no exploradas. Deu-se assim o incentivo explorao do ento Estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da Amaznia e de unidades federativas que apresentavam menor ndice de explorao agrcola. Com isso, manteve-se intocada a hegemonia do grande latifndio localizado nos Estados mais desenvolvidos, onde as terras possuam um alto valor no mercado imobilirio. A emigrao, que teve seu pice na dcada de 1970, para reas das novas fronteiras ainda existentes, especialmente para aquelas localizadas na regio Centro-Oeste, funcionou como uma vlvula de escape para resolver os problemas de parte dos excludos da terra11 . Foi exatamente o esgotamento da fronteira nos Estados desenvolvidos que fez emergir os movimentos organizados em favor da reforma agrria. Isso porque os Estados com maior desenvolvimento agrcola afirmavam estar com suas fronteiras esgotadas,
10

SANTOS, Jos Vicente Tavares dos. As novas terras como forma de dominao. Lua Nova, So Paulo: Marco Zero, n 23, 1991. p. 67-81. 11 GRAZIANO DA SILVA, Jos. Modernizao dolorosa. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.
122 Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

como foi o caso de So Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Os governos desses Estados protegiam proprietrios com reas no produtivas, mantidas como reas de reserva de valor, que eram (e ainda o so) utilizadas com pequenas criaes de gado, utilizadas como aquele elemento que, na conceituao de Graziano da Silva, garantia o fechamento da fronteira agrcola. Os governos militares, como nos mostra Farias12 , contriburam para a manuteno da estrutura agrria baseada no latifndio, visto que seus representantes tencionavam modernizar ao mximo o campo, aprofundando seu carter capitalista e concentrador, sem interferir na estrutura da propriedade privada da terra. O resultado desse processo foi a expulso de trabalhadores do campo, que passaram a deter somente sua fora de trabalho, numa relao ilusria de liberdade e igualdade. No entanto, no podemos deixar de acentuar as mudanas positivas desencadeadas a partir da Lei de Terras. Delgado13 mostra-nos que, conforme previa a lei 4.504, de 30/11/64, definida no Estatuto da Terra, visava-se ao aproveitamento no s das reas pblicas, mas tambm das terras consideradas improdutivas, realocando produtores e promovendo a melhor distribuio de terras, aumentando, a quantidade de alimentos. Importa considerar que essa lei passou por novas discusses na Constituio de 1988, vindo luz a Lei n 8.629, de 25/02/93, que redefiniu os critrios operacionais da Lei Agrria, no que diz respeito propriedade produtiva, pequena e mdia propriedade, grau de utilizao e grau de eficincia na explorao de terras e, a partir desses critrios, delimita as condies para desapropriao de terras com vistas a reforma agrria14 . Era o primeiro passo para uma mudana na estrutura agrria brasileira. Continuando nossa anlise histrica na percepo da redefinio do quadro agrrio brasileiro, encontramos outras medidas, sempre tmidas,
FARIAS, Marisa de Ftima Lomba de. Acampamento Amrica Rodrigues da Silva: esperana e desiluses na memria dos caminhantes que lutam pela terra. Dissertao (Mestrado em Sociologia), Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Araraquara, 1997. 13 DELGADO, Guilherme Costa. Agricultura familiar e poltica agrcola no Brasil. Reforma Agrria ABRA, So Paulo, vol. 24, n 3, 1994. p. 5-35. 14 Delgado, 1994, p.8.
12

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

123

em direo restruturao da propriedade, criadas durante o perodo militar. Conforme Santos15 , uma nova metodologia de colonizao foi criada no governo do General Costa e Silva (1967-1969), com o intuito de amenizar o problema no campo. Nesse governo, instituiu-se a desapropriao de terras mediante indenizao antecipada das reas desapropriadas, que teria que ser paga com ttulos da dvida pblica e correo monetria. Essa medida representou um timo negcio para os proprietrios que possuam terras com qualidade imprpria para a agricultura, que eram superfaturadas no momento da desapropriao, gerando grandes lucros aos seus proprietrios. Outra medida na busca de mudanas no espao agrrio brasileiro durante os governos militares, foi a deciso tomada em 1971 pela Unio, a respeito das terras situadas na faixa de 100 quilmetros de largura das rodovias federais da Amaznia Legal, que estavam em poder dos Estados. A posse dessas terras devolutas pela Unio representava, naquele momento, novos locais para a implantao de projetos de colonizao, projetos esses que, como nos mostra Santos, vinham acompanhados de toda uma ideologia e incentivos que visavam encorajar trabalhadores da terra a buscarem as novas reas agrcolas. Essa ideologia foi muito difundida no Rio Grande do Sul, onde as propriedades eram pequenas para o nmero de filhos que cada famlia possua. Essas famlias vislumbravam na colonizao de novas reas a possibilidade de ampliar o tamanho de suas propriedades. Um dos grandes atrativos que se apresentavam nessas novas reas eram os baixos preos por hectare, muito aqum daqueles praticados na regio de origem dos colonos. Com essa expectativa, muitas famlias gachas venderam suas pequenas propriedades e partiram em busca de novas terras na rea amaznica; porm, muitos deles acabaram por esbarrar em diversas dificuldades, dentre elas: a falta de incentivos prometidos pelo Estado, o descaso do governo, o que resultou no fracasso de vrios agricultores no novo espao agrcola. O mesmo procedimento tambm foi utilizado com a licitao das terras pblicas na nova fronteira agrcola, o que, segundo Palmeira16 , concentrou
PALMEIRA, Moacir. Burocracia, poltica e reforma agrria. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: UNESP, 1994. p. 49-65). 15 SANTOS, Jos Vicente Tavares dos. As novas terras como forma de dominao. Lua Nova, So Paulo: Marco Zero, n 23, 1991. p. 67-81.
16

124

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

as propriedades que se formavam na nova rea agrcola nas mos de grandes grupos econmicos, em virtude do tamanho dos lotes nessas faixas de terras, variando entre 500 e 2.999 mil ha, fato que impedia os posseiros de adquirirem os lotes, em razo do valor total de cada lote. Mesmo com preos baixos por hectares, o lote acabava por se tornar caro, para os posseiros e os pequenos proprietrios, pouco capitalizados, em face da extenso das reas alienadas em cada lote. Os interesses e os incentivos fiscais eram ento assegurados aos grandes proprietrios, sendo a prpria burocracia do Estado, por intermdio do INCRA, que assegurava as demandas dos grandes latifndios e garantia seu crescimento, transferindo terras pblicas a grupos particulares, fato que, segundo Palmeira, fez da agricultura um grande negcio. Todo o processo de compra era feito a partir e atravs do Estado, tendo o INCRA como o agente para os grandes negcios de terras; mais do que um Estado mediador de interesses, o Estado tornou-se tambm parte nessa questo17 , nutrindo em seu interior interesses de classes. Ao recorrermos aos estudos de Leite18 , vemos que naquele momento, mesmo o Estado no possuindo poder prprio, acabou por assumir uma importncia vital, uma vez que se tornou o lugar e o centro do exerccio do poder, atuando como depositrio dos interesses da classe dominante, assegurando a ela possibilidades de ampliar seus domnios. O predomnio do latifndio no campo brasileiro algo presente ao longo de toda a histria brasileira. Martins19 , ao analisar os nmeros apresentados pelo Censo Agropecurio de 1975 apresenta o seguinte quadro: 52,3% dos estabelecimentos rurais do pas tinham menos de 10 ha e ocupavam uma rea de 2,8% de toda a terra utilizada. Em contrapartida, 0,8% dos estabelecimentos tinham mais de 1.000 ha e ocupavam 42,6% da rea total e menos de 1% dos estabelecimentos ocupavam quase a metade da terra20 . Tambm devemos levar em considerao o tempo que separa o perodo analisado pelo autor, que se ocupou de dados apresentados pelo Censo
PALMEIRA, Moacir, 1994, p.50. LEITE, Srgio. Reforma agrria no Brasil: ontem e hoje. Universidade e Sociedade. SP, agosto de 1995. 19 MARTINS, Jos de Souza. Expropriao e Violncia: a questo poltica no campo. 3. ed. SP: Hucitec, 1991. 20 MARTINS, Jos de Souza, 1991, p.45-6.
17 18

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

125

de 1975, da situao agrria vigente em nossos dias. Ao realizarmos essa comparao, chegaremos a outros nmeros, j que necessrio considerar que no perodo estudado por Martins ocorria o alargamento, o avano das fronteiras agrcolas brasileiras em direo aos Estados brasileiros com pouco desenvolvimento agrrio, como Acre, Amazonas e Mato Grosso, alm da implantao, mesmo que tmida, do Programa Nacional de Reforma Agrria. No entanto, acreditamos que se aconteceu um aumento da pequena produo, esse aumento tambm ocorreu com a grande propriedade, mantendo-se no espao rural a convivncia entre essas duas estruturas, com a predominncia da grande propriedade. Por isso, tornase importante que efetuemos uma comparao entre os nmeros apresentados por Martins, que refletem uma realidade de meados da dcada de 1970, com os nmeros fornecidos pelo Recadastramento de Imveis Rurais realizado em 1992, pelo INCRA. Assim procedendo, podemos acompanhar o percurso da pequena produo, conhecendo a rea destinada a esse tipo de atividade a partir da criao dos projetos de reforma agrria. Os dados de 1992, apresentados por Corbucci21 , a respeito da situao rural de cada regio do Brasil, permitiu-nos estruturar o seguinte quadro: do total dos imveis rurais brasileiros, 2.729.068 encontram-se representados pela pequena propriedade, seguidos de 249.410 representados pela mdia propriedade e 87.554 pela grande propriedade. Esses nmeros demonstram um percentual de 89,01% de pequenos proprietrios; 8,13% de mdios proprietrios e 2,8% de grandes proprietrios. Observando esses dados, que mostram um nmero elevado de pequenos proprietrios, se comparados aos grandes proprietrios, podemos pensar que no Brasil existe um predomnio da pequena propriedade. No entanto, esta no a realidade que se apresenta quando comparamos o nmero de imveis com a rea ocupada por esses imveis. Ao realizar tal comparao, chegamos ao seguinte quadro: 23, 50% das terras so ocupadas por pequenos proprietrios (89,01% dos proprietrios); 19,97% da rea pertence a mdios proprietrios (8,13% dos proprietrios)
CORBUCCI, Regina Clia. Pequenas propriedades rurais: estrutura fundiria e integrao. In: Bencio Viero Schmidt et al. (orgs.). Os assentamentos de reforma agrria no Brasil. Braslia: UNB, 1998. p. 281-306.
21

126

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

e 56,53% das terras brasileiras esto sob o domnio dos grandes proprietrios (2,8% dos proprietrios). Isso representa dizer que o desequilbrio rural apresentado por Martins na dcada de 1970, ainda se mantm na dcada de 1990, tendo mesmo aumentado. A grande propriedade, que ocupava 42,6% da rea brasileira em 1975, passou a ocupar 56,53% da rea em 1992, num incremento de 13,93%, mesmo havendo se processado o avano das fronteiras em direo aos Estados menos desenvolvidos e com o processo de diviso de terras improdutivas por meio da Reforma Agrria j consolidado, contribuindo para a formao de novas pequenas propriedades. Conforme os dados apresentados por Corbucci, percebemos que na regio Sul, a pequena propriedade, que apresenta um total de 1.002.121 imveis, com uma rea de 17.215 ha, representando 40,6% da rea total, supera a rea ocupada pela grande propriedade. Esta ltima possui naquela regio, um total de 19.593 imveis, ocupando uma rea de 16.165 ha, representando 38,1% da rea total. Nas demais regies brasileiras, este no o quadro que se apresenta, existindo o predomnio da grande propriedade, sendo ela aquela que ocupa o maior percentual de terras. Outro passo rumo a uma redefinio de terras, veio luz no ltimo ano do governo Figueiredo, quando foi criado o Ministrio Extraordinrio de Assuntos Fundirios, apontando para a importncia da questo agrria brasileira, o que seria evidenciado na Nova Repblica, quando da criao do MIRAD, em 1985, ministrio especfico para tratar da questo. Essa medida mostrou-se insuficiente para a elaborao de polticas pblicas capazes de intervir efetivamente na estrutura fundiria brasileira. O MIRAD foi extinto atravs do decreto n 7.739, de 20.3.1989, sendo recriado o INCRA, atravs do decreto n 97.886, de 26.6.1989, desta feita vinculado ao Ministrio da Agricultura22 . Notamos que foram nfimas as medidas tomadas pelos governos militares objetivando a reintegrao de cidados, sendo que o que mais se deu nesse perodo foi a excluso de trabalhadores. DAquino23 nos mostra
22 PALMEIRA, Moacir. Burocracia, poltica e reforma agrria. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: UNESP, 1994. p. 49-65). 23 DAQUINO, Teresinha. Reforma Agrria e cidadania em tempos de globalizao. Simpsio Multidisciplinar Internacional O pensamento de Milton Santos e a construo da cidadania em tempos de globalizao, UNESP, Marlia, 1997.

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

127

que a poltica governamental dos governos militares, que tinham como lema fazer o bolo crescer, acabou sendo responsvel especialmente pela degradao dos solos, expulso do homem do campo (dando origem ao bia-fria), numa poltica perversa que ajudou a formar um grande exrcito de desgarrados em todo o pas24 , acentuando a velha questo agrria no Brasil. Ainda conforme DAquino, a questo conheceu diversas fases de intensificao: na dcada de 1930, a excluso relativa crise do caf; nos anos de 50 a 70, a industrializao estendida ao campo e nos anos 80, as conseqncias dessa industrializao em meio ao milagre brasileiro, evidenciando que a posse da terra no pode ser vista de maneira isolada, pois a terra a base do poder poltico local e regional. Observamos ento que o passo decisivo em direo a uma efetiva mudana na estrutura agrria brasileira, como resultado das inmeras reivindicaes dos trabalhadores do campo, apareceu em 1985, quando da aprovao do I Plano Nacional de Reforma Agrria - PNRA, criado pelo decreto n 91.766, de 10.12. 1985, que teve vigncia at 1989. Mesmo com inmeras lacunas, o projeto de reforma agrria brasileira estava definitivamente concretizado. Este era um dos grandes objetivos da luta dos trabalhadores desprovidos da terra, aparecendo como o carro chefe nas pautas dos encontros desses trabalhadores em fins da dcada de 1970 e incio dos anos 80. Estabelecera-se ento um jogo de foras no processo de reforma agrria, estando de um lado as presses do movimento dos trabalhadores, o principal elemento na acelerao do processo, e de outro lado, as polticas do Estado, por vezes escassas e lentas. A expropriao do homem do campo contribuiu, entre outros fatores, para a organizao dos trabalhadores e o aparecimento de segmentos representativos dos sem-terra, como a Comisso Pastoral da Terra (CPT) na dcada de 1970 e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) nos anos 80, ambas organizaes de apoio luta pela terra, mediadores de um trabalho organizacional baseado na conscientizao e na relao f e vida, buscando dar voz a quem no tem voz25 . O MST um movimento que tem colocado em questo as aes do Estado no que tange estrutura agrria. O mapeamento das terras
24 25

DAQUINO, Teresinha, 1997, p.7. FARIAS, Marisa de Ftima Lomba de Id. Ib. 1997.
Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

128

improdutivas que podem servir para assentar famlias, serve como exemplo da ao do MST, que por sua atuao, acabou forando o governo a elaborar um estudo buscando levantar a quantidade de terras ociosas ou irregulares para fins de reforma agrria. Logo, foi a partir da emergncia de movimentos sociais organizados, que passaram a exigir espaos no contexto agrrio brasileiro, que tivemos a implantao e a consolidao do projeto de reforma agrria, e atravs dele, podemos assistir a um pequeno incio de mudanas no meio rural. Em nossos dias, essa mudana efetua-se atravs dos assentamentos rurais, que representam uma recente e tmida reestruturao das terras brasileiras em favor da formao de pequenas propriedades, atendendo a produtores sem-terra, excludos do processo agrcola brasileiro.

REFORMA AGRRIA: UMA NOVA ESTRUTURA NO ESPAO RURAL


BRASILEIRO

Nos ltimos anos, a sociedade brasileira tem presenciado, atravs da reforma agrria, a uma restruturao, mesmo que inspida, da propriedade rural. Essa restruturao tenta quebrar a hegemonia do latifndio, intocada durante sculos em nossa histria. Percebemos tambm que a discusso sobre a diviso de terras sempre esteve em pauta no Brasil como uma questo econmico-poltica, como Andrade26 nos indica:
[...] uma questo econmico-poltica mas tambm uma relao social caracterizada pelo mando/subservincia, pela escravido/sujeio, uma das marcas culturais de nossa sociedade rural, ainda no totalmente superada. A nossa oligarquia rural sempre procurou evitar qualquer ao que contestasse a propriedade da terra, utilizando-se para isto de seu prestigio poltico e do uso da mquina do Estado, para coibir qualquer ameaa estrutura fundiria vigente.

Assim, a questo da luta pela terra acirrou o debate a respeito da necessidade de mudanas no espao agrrio e atualmente se acentua uma reordenao da posse da terra feita com a inteno de minimizar situaes de contestao provocadas pelos movimentos sociais, mantendo-se o
26 ANDRADE, Sandra Maria Correia de. Trabalhadores rurais e luta pela terra no Nordeste. ANPOCS - 20 Encontro Anual, GT - Processos sociais agrrios, Caxambu, Minas Gerais, 1996, p.2)

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

129

quadro agrrio do latifndio praticamente intocvel, salvaguardando assim os interesses da grande propriedade, mesmo daquelas que se apresentam improdutivas. Bergamasco27 coloca-nos o fato de os projetos criados nas ltimas dcadas representarem mais uma alternativa para os governos resolverem conflitos sociais localizados do que uma busca por solucionar a pobreza e a excluso social. David et al28 compartilham desse pensamento quando afirmam que os programas de colonizao, regulamentao fundiria e desapropriao empreendidos pelos governos nas ltimas dcadas, mostram-se como as formas tradicionalmente utilizadas para enfrentar a questo do acesso terra, sendo, pois, formas que encobrem as reais necessidades de se empreender uma poltica de diviso de terras no Brasil. Para as autoras, essas so formas empregadas mais com o intuito de atender a presses diversas, dentre elas: presses sociais e polticas, freqentemente explosivas, do que visando obter um desenvolvimento rural duradouro, relacionado aos incrementos sustentados da produo, da produtividade e do emprego, que resultariam em melhorias na qualidade de vida da populao29 . Os dados apresentados por David et al, referentes implantao de assentamentos, mostram um pouco do quadro de mudanas. As autoras tomaram por base dados de meados da dcada de 1980, quando foi implantado o Programa Nacional de Reforma Agrria no Brasil, e analisaram esses dados at o ano de 1994:
O governo Sarney (1985-1990) havia fixado, inicialmente, a meta de dar acesso propriedade da terra a 1,4 milho de famlias, mas beneficiou efetivamente apenas 90 mil, menos de 6% do total pretendido. Durante o governo Collor (1990-1992), no qual prometeu inicialmente terra a 500 mil famlias, foram praticamente interrompidos tanto o processo de inscrio de novas terras ao cadastro como novas desapropriaes. Neste perodo, somente 23 mil famlias receberam o ttulo de propriedade da terras,
27 BERGAMASCO, Sonia Maria Pessoa Pereira. A realidade dos assentamentos rurais por detrs dos nmeros. Estudos Avanados, V. 11, n 31, So Paulo: IEA, 1997. 28 DAVID, Maria Beatriz de Albuquerque et al. Atlas dos beneficirios da reforma agrria. Estudos Avanados, v. 11, n 31, So Paulo: IEA, 1997. 29 David et al, 1997, p. 51.

130

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

provenientes do estoque deixado pelo governo precedente. O governo de Itamar Franco (1992-1994), que havia previsto dar acesso terra a 20 mil famlias em 1993 e a 60 mil em 1994, beneficiou somente 12.600 famlias30 .

A anlise desses dados comprova como a questo de terras no Brasil sempre foi secundria. O I PNRA estabelecia como meta assentar, durante o perodo de 1985 a 1989, 1,4 milhes de famlias em 43 milhes de ha. No entanto, foram assentadas 89.950 famlias em 4,5 milhes de ha, representando 6,4% do nmero de famlias previstas inicialmente e 1,5% de ha da meta estabelecida31 . Durante os governos de Jos Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco, o nmero previamente estabelecido de famlias que seriam beneficiadas com terras, acabou sendo reduzido em porcentagens absurdas, mostrando que a reforma agrria ainda no parte fundamental dos programas dos governos brasileiros. Quanto ao governo de Fernando Henrique Cardoso, no primeiro mandato (1995-1998) seu programa de reforma agrria previa distribuir 400 mil ttulos de propriedades. No entanto, aps sua eleio, este objetivo de campanha foi reduzido meta de beneficiar 260 mil famlias para os quatro anos de governo. Conforme dados do INCRA, o governo de Fernando Henrique Cardoso desapropriou no perodo que vai de 1995 at o ano de 2000, j no segundo ano de seu segundo mandato, 10.385.114 ha, beneficiando 372.866 famlias, em 2.723 projetos de assentamento. Esse perodo, se analisado de forma global, no se estabelecendo uma separao entre as polticas de assentamento e as polticas de regulamentao, aparece na histria da reforma agrria como o perodo em que se deu o melhor desempenho do governo federal em termos de nmero de famlias assentadas, hectares desapropriados e incentivos para a produo. Dos nmeros acima, parte se referem desapropriao de novas reas para a criao de assentamentos e parte oriunda da regulamentao de reas j existentes, ocupadas por posseiros, porm sem o ttulo de posse ou mesmo de assentamentos j instalados, mas com parceleiros sem o
31

David et al, 1997, p. 51. FERREIRA, Brancolina. Estratgias de interveno do estado em reas de assentamento: as polticas de assentamento do governo federal. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: Unesp, 1994. p. 31.
30

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

131

ttulo de posse definitiva. O problema que o governo no evidencia os nmeros executados em cada situao, apresentando-os num total geral, o que torna impossvel avaliarmos individualmente seu desempenho, isto , separando suas aes no que se refere s polticas de desapropriaes e suas aes para com as regulamentaes jurdicas. Ao analisarmos as polticas agrrias do atual governo, necessrio estabelecermos diferenas entre a poltica agrria e a poltica agrcola. Partindo da definio de Leite32 , entendemos a primeira como o conjunto de instrumentos relacionados reordenao do espao agrrio e ao apoio e promoo de pequenos produtores. Essa poltica diz respeito criao de novas reas em favor de famlias que se encontram espera de terras, para serem assentadas em projetos de reforma agrria. Acontece ento a desapropriao de uma grande rea, normalmente improdutiva, em favor da criao de uma nova rea que ser dividida em pequenas parcelas, com a finalidade de atender a famlias que se encontram excludas do processo agrcola brasileiro. por meio dessa poltica que se d, entre outras coisas, a regulamentao de reas j existentes, seja de posseiros, assentados, pequenos agricultores ou mesmo a regulamentao de grandes propriedades. Essa ao de regulamentao uma medida voltada para a parte jurdica da propriedade, no demandando necessariamente a criao de novos espaos, mas legalizando juridicamente aqueles j existentes. J as polticas agrcolas voltam-se para dar suporte ao desenvolvimento das propriedades, sejam elas pequenas ou grandes. So as aes de fomento que o governo cria com a inteno de propiciar o desenvolvimento do setor agrcola, indo desde a criao de linhas de crdito para a produo, a fixao de preos mnimos para os produtos, o apoio a comercializao da produo, at outras aes voltadas ao andamento produtivo. Se os nmeros alcanados no governo de Fernando Henrique Cardoso parecem, em um primeiro olhar, ter atingido o que foi programado, percebemos ainda que eles no apenas nos mostram a criao de novas reas, mas tambm as regulamentaes, sempre mais fceis de serem executadas, visto cumprirem somente formalidades burocrticas. Importa reconhecermos que neste governo, se tomarmos como total os nmeros
32 LEITE, Srgio. Reforma agrria no Brasil: ontem e hoje. Universidade e Sociedade. SP, agosto de 1995.

132

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

apresentados e estabelecermos comparaes com os nmeros alcanados pelos governos anteriores, notaremos que a quantidade de assentamentos criados cresceu. No entanto, esses nmeros ainda so insuficientes para minimizar o problema, cada vez mais crescente, da excluso de famlias que hoje se encontram espera de terras em inmeros acampamentos. Leite33 mostra s deficincias das polticas do Estado no que se refere s dificuldades no ps-assentamento, especialmente as que dizem respeito aos financiamentos, sempre oferecidos com curta durao, no possibilitando ao assentado ao menos organizar-se produtivamente. Os assentamentos apresentam-se, ento, como o espao de reordenao de terras que tem contribudo para o aumento da chamada pequena produo, levando ao surgimento de novos atores no meio rural, fortalecendo atividades baseadas na agricultura familiar, colaborando no aumento do nmero de empregos e da produo de alimentos no Pas. Mesmo com todas as falhas que o projeto de reforma agrria traz, observamos, nessa emergncia de movimentos organizados e de atores excludos, que as novas pequenas propriedades, originrias de latifndios e criadas pelo Estado, fazem diminuir parte do exrcito de excludos, propiciando condies de insero produtiva e social.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDRADE, Sandra Maria Correia de. Trabalhadores rurais e luta pela terra no Nordeste. ANPOCS - 20 Encontro Anual, GT - Processos sociais agrrios, Caxambu, Minas Gerais, 1996. ABRAMOVAY, Ricardo. O mundo desencantado dos assentamentos. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: UNESP, 1994. p. 313-320. BAVARESCO, Pedro Antnio. Uma anlise das condies scioeconmicas das famlias do assentamento Annoni (fase IV no Rio Grande do Sul). In: TEDESCO, Joo Carlos (org.). Agricultura Familiar: realidade e perspectivas. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. p.251-309. BERGAMASCO, Sonia Maria Pessoa Pereira. A realidade dos assentamentos rurais por detrs dos nmeros. Estudos Avanados, V. 11, n 31, So Paulo: IEA, 1997.
33

LEITE, Srgio. Reforma agrria no Brasil: ontem e hoje. Universidade e Sociedade. SP, agosto de 1995.
133

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

CORBUCCI, Regina Clia. Pequenas propriedades rurais: estrutura fundiria e integrao. In: Bencio Viero Schmidt et al. (orgs.). Os assentamentos de reforma agrria no Brasil. Braslia: UNB, 1998. p. 281-306. DAVID, Maria Beatriz de Albuquerque et al. Atlas dos beneficirios da reforma agrria. Estudos Avanados, v. 11, n 31, SP: IEA, 1997. DAQUINO, Teresinha. Reforma Agrria e cidadania em tempos de globalizao. Simpsio Multidisciplinar Internacional O pensamento de Milton Santos e a construo da cidadania em tempos de globalizao, UNESP, Marlia, 1997. DELGADO, Guilherme Costa. Agricultura familiar e poltica agrcola no Brasil. Reforma Agrria - ABRA, So Paulo, vol. 24, n 3, 1994. p. 5-35. FARIAS, Marisa de Ftima Lomba de. Acampamento Amrica Rodrigues da Silva: esperana e desiluses na memria dos caminhantes que lutam pela terra. Dissertao (Mestrado em Sociologia), Faculdade de Cincia e Letras da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Araraquara, 1997. FERRANTE, Vera L. S. Botta. O Estatuto do Trabalhador Rural e o FUNRURAL: ideologia e realidade. Perspectiva, Ano I, v. I, SP, 1975. p.189202. ______________. Diretrizes polticas dos mediadores: reflexes de uma pesquisa. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: UNESP, 1994. p 127-144. ______________& Silva, Maria Aparecida. Roupa Nova para um velho sonho: assentamentos de trabalhadores rurais e reforma agrria. Revista So Paulo em Perspectiva, v.1, n 3, So Paulo: out./dez., 1987. p.32-40. FERREIRA, Brancolina. Estratgias de interveno do estado em reas de assentamento: as polticas de assentamento do governo federal. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: Unesp, 1994. p.29-47. IANNI, Otvio. A luta pela terra. Petrpolis: Vozes, 1979. LEITE, Srgio. Reforma agrria no Brasil: ontem e hoje. Universidade e Sociedade. So Paulo, agosto de 1995. LOPES, Juarez Brando. Empresas e pequenos produtores no desenvolvimento do capitalismo agrrio em So Paulo (1940-1970). Estudos CEBRAP, So Paulo, n. 22, 1987. p. 42- 110. MARTINS, Jos de Souza. O Cativeiro da terra. 7. ed. SP : Hucitec, 1998.
134 Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

_____________. Expropriao e Violncia: a questo poltica no campo. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1991. MEDEIROS, Leonilde Srvolo de. Os trabalhadores rurais na poltica: o papel da imprensa partidria na constituio de uma linguagem de classe. Estudos: sociedade e agricultura, n 4, Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ CPDA, Julho de 1995. MLLER, Geraldo. Estado, estrutura agrria e populao: estagnao e incorporao regional. Rio de Janeiro: Vozes/CEBRAP, 1980. NEVES, Delma Pessanha. As polticas agrcolas e a construo do produtor moderno. ANPOCS - GT Estado e Agricultura, Caxambu, 1987. OLIVEIRA, Francisco de. A economia da dependncia imperfeita. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. PALMEIRA, Moacir. Burocracia, poltica e reforma agrria. In: Leonilde Medeiros et al. Assentamentos Rurais: uma viso multidisciplinar. So Paulo: UNESP, 1994. p. 49-65). SANTOS, Jos Vicente Tavares dos. As novas terras como forma de dominao. Lua Nova, So Paulo: Marco Zero, n 23, 1991. p. 67-81. SILVA, J. Gomes da. A reforma agrria no Brasil: frustrao camponesa ou desenvolvimento? Rio de Janeiro: Zahar, 1971. GRAZIANO DA SILVA, Jos. Modernizao dolorosa. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Razes histricas do campesinato brasileiro. In: TEDESCO, Joo Carlos (org.). Agricultura Familiar: realidade e perspectivas. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. p.251-309.

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8 | jul./dez. 2002.

135

136

Revista Jurdica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 4 | n. 8| jul./dez. 2002.

You might also like