You are on page 1of 8

Lista de Reviso de Qumica

Sucesso!!!

1. (Unicamp) A figura adiante mostra o esquema de um processo usado para a obteno de gua potvel a partir de gua salobra (que contm alta concentrao de sais). Este "aparelho" improvisado usado em regies desrticas da Austrlia.

a) Que mudanas de estado ocorrem com a gua, dentro do "aparelho"? b) Onde, dentro do "aparelho", ocorrem estas mudanas? c) Qual destas mudanas absorve energia e de onde esta energia provm? 2. (Unesp) Como o dixido de carbono, o metano exerce tambm um efeito estufa na atmosfera. Uma das principais fontes desse gs provm do cultivo de arroz irrigado por inundao. Segundo a Embrapa, estima-se que esse tipo de cultura, no Brasil, seja responsvel pela emisso de cerca de 288 Gg (1Gg = 1 10 gramas) de metano por ano. Calcule o nmero de molculas de metano correspondente. Massas molares, g . mol-: H=1 e C=12. Constante de Avogadro = 6,0 10. 3. (Ufrrj) A curva do grfico a seguir mostra a solubilidade de um certo soluto em gua.

Responda s perguntas a seguir, justificando sua resposta. a) Qual ou quais dos pontos do grfico representam uma soluo saturada homognea? b) Indique em que pontos do grfico existem solues saturadas heterogneas. c) Atravs do conceito de soluo insaturada, aponte no grfico o(s) ponto(s) onde esta situao ocorre. d) Que procedimentos podem ser utilizados para precipitar (cristalizar) parte do soluto da soluo D, sem alterar as

pag.1

Lista de Reviso de Qumica

quantidades do solvente e do soluto da referida soluo? TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Ufrs) - Algumas cadeias carbnicas nas questes de qumica orgnica foram desenhadas na sua forma simplificada apenas pelas ligaes entre seus carbonos. Alguns tomos ficam, assim, subentendidos. - Constantes fsicas: 1 bar = 10 N.m- 1 faraday = 96500 coulombs R = 8,314 J.mol- K- 4. Observe o grfico a seguir, que representa a variao da solubilidade de sais com a temperatura.

Sucesso!!!

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmaes, feitas por um estudante ao tentar interpretar esse grfico. ( ) O cloreto de sdio e o sulfato de ltio apresentam solubilidade constante no intervalo considerado. ( ) No intervalo de O C a 100 C, a solubilidade do iodeto de potssio aproximadamente duas vezes maior que a do nitrato de sdio. ( ) O nitrato de prata o sal que apresenta o maior valor de solubilidade a OC. ( ) A solubilidade do iodeto de potssio a 100 C aproximadamente igual a 200 g/L. ( ) Quatro dos sais mostrados no grfico apresentam aumento da solubilidade com a temperatura no intervalo de OC a 35 C. ( ) A 20 C, as solubilidades do cloreto de sdio e so sulfato de sdios so iguais. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) V - F- V - F - F - F. b) F - V - F - V - F - F. c) F - F - F - F - V - V. d) V - F - F - V - F - V. e) F- V - V - F - V - F.

pag.2

Lista de Reviso de Qumica

5. cido actico e bromo, sob presso de 1atm, esto em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante. Nessas condies, qual o estado fsico preponderante de cada uma dessas substncias? Dados: o cido actico apresenta temperatura de fuso igual a 17C e temperatura de ebulio a 1 atm igual a 118C. O bromo apresenta temperatura de fuso igual a - 7C e temperatura de ebulio a 1 atm igual a 59C.

Sucesso!!!

a) cido actico slido e bromo lquido. b) cido actico lquido e bromo gasoso. c) cido actico gasoso e bromo slido. d) cido actico slido e bromo gasoso. e) cido actico gasoso e bromo lquido. 6. (Ufes) Sobre o diagrama de fases do CO, apresentado a seguir, pode-se afirmar:

a) presso de 8 atm e -40C de temperatura, o CO um gs. b) no ponto A, h um equilbrio slido-lquido. c) presso de 1 atm e 25C de temperatura o CO slido se sublima. d) o ponto B pode ser chamado ponto de ebulio. e) o ponto C representa um sistema monofsico.

pag.3

Lista de Reviso de Qumica

7. (Ufmg) Um lquido puro est em ebulio em um recipiente aberto. Em relao ao sistema e aos seus componentes, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO a) A energia cintica mdia das molculas no lquido igual das molculas no vapor. b) A energia potencial das molculas no lquido igual das molculas no vapor. c) A energia trmica absorvida pelo lquido usada para transform-lo em vapor. d) A presso de vapor do lquido igual presso atmosfrica. e) A temperatura permanece constante durante a ebulio. 8. (G1) O cido sulfrico um dos cidos mais utilizados na industria qumica. Uma amostra contendo 200 g de HSO puro contm um nmero total de quantos tomos? Dados: M(HSO) = 98 g/MOL. Nmero de Avogadro: 6,02 10. a) 1,23 10 b) 1,23 10 c) 8,60 10 d) 8,60 10 e) 8,60 10 9. (G1) Referindo-se a 180 mL de HO (dHO =1 g/mL), afirma-se que I - possui 10 mols de molculas; II - se decompe em 160 g de oxignio; III - contm 6,02 10 molculas; IV - apresenta 10 tomos de oxignio; V - contm 20 mols de tomos de hidrognio. So corretas apenas as afirmativas a) I, II e V. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) II, IV e V.

Sucesso!!!

pag.4

Lista de Reviso de Qumica

10. (Ufg) Leia os dados da tabela a seguir.

Sucesso!!!

Qual a quantidade de matria, do metal da segunda srie de transio, produzida em 2003? a) 2,99 10 mol b) 3,56 10 mol c) 3,65 10 mol d) 3,87 10 mol e) 4,21 10 mol 11. (Ufg) O corpo humano necessita diariamente de 12 mg de ferro. Uma colher de feijo contm cerca de 4,28 10- mol de ferro. Quantas colheres de feijo, no mnimo, sero necessrias para que se atinja a dose diria de ferro no organismo? a) 1 b) 3 c) 5 d) 7 e) 9 12. (Unifesp) A nanotecnologia a tecnologia em escala nanomtrica (1 nm = 10- m). A aplicao da nanotecnologia bastante vasta: medicamentos programados para atingir um determinado alvo, janelas autolimpantes que dispensam o uso de produtos de limpeza, tecidos com capacidade de suportar condies extremas de temperatura e impacto, so alguns exemplos de projetos de pesquisas que recebem vultuosos investimentos no mundo inteiro.Vidro autolimpante aquele que recebe uma camada ultrafina de dixido de titnio. Essa camada aplicada no vidro na ltima etapa de sua fabricao. A espessura de uma camada ultrafina constituda somente por TiO uniformemente distribudo, massa molar 80 g/mol e densidade 4,0 g/cm, depositada em uma janela com dimenses de 50 100 cm, que contm 6 10 tomos de titnio (constante de Avogadro = 6 10 mol-) igual a a) 4 nm. b) 10 nm. c) 40 nm. d) 80 nm. e) 100 nm.

pag.5

Lista de Reviso de Qumica

13. (Fatec) A partir do grfico a seguir so feitas as afirmaes de I a IV.

Sucesso!!!

I. Se acrescentarmos 250 g de NHNO a 50 g de gua a 60 C, obteremos uma soluo saturada com corpo de cho. II. A dissoluo, em gua, do NHNO e do NaI ocorre com liberao e absoro de calor, respectivamente. III. A 40 C, o NaI mais solvel que o NaBr e menos solvel que o NHNO. IV. Quando uma soluo aquosa saturada de NHNO, inicialmente preparada a 60 C, for resfriada a 10 C, obteremos uma soluo insaturada. Est correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 14. (Unifesp) As solubilidades dos sais KNO e NaC, expressas em gramas do sal por 100 gramas de gua, em funo da temperatura, esto representadas no grfico a seguir.

pag.6

Lista de Reviso de Qumica

Sucesso!!!

Com base nas informaes fornecidas, pode-se afirmar corretamente que: a) a dissoluo dos dois sais em gua so processos exotrmicos. b) quando se adicionam 50 g de KNO em 100 g de gua a 25C, todo o slido se dissolve. c) a solubilidade do KNO maior que a do NaC para toda a faixa de temperatura abrangida pelo grfico. d) quando se dissolvem 90 g de KNO em 100 g de gua em ebulio, e em seguida se resfria a soluo a 20C, recupera-se cerca de 30 g do sal slido. e) a partir de uma amostra contendo 95 g de KNO e 5 g de NaC, pode-se obter KNO puro por cristalizao fracionada. 15. (Fuvest) Azeite e vinagre, quando misturados, separam-se logo em duas camadas. Porm, adicionando-se gema de ovo e agitando-se a mistura, obtm-se a maionese, que uma disperso coloidal. Nesse caso, a gema de ovo atua como um agente a) emulsificador. b) hidrolisante. c) oxidante. d) redutor. e) catalisador.

GABARITO
1. a) evaporao e liquefao b) A evaporao na superfcie da gua salobra e a liquefao na superfcie do plstico. c) A evaporao, que absorve energia do Sol. 2. 16 g ----- 6 10 molculas (CH) 228 10 g ----- n n = 1,08 . 10 molculas CH. 3. a) A soluo D, pois nesta soluo a quantidade de soluto dissolvida igual a sua solubilidade. b) Nos pontos A e C, pois nestas solues a quantidade de soluto est acima da solubilidade. c) As solues insaturadas possuem uma quantidade de soluto inferior a solubilidade na temperatura analisada. O ponto B corresponde a esta situao. d) Verifica-se pelo grfico que o soluto tem dissoluo endotrmica (com absoro de energia), pois sua solubilidade aumenta com a elevao da temperatura. Reduzindo a temperatura podemos cristalizar parte do soluto da soluo D. 4. [C] 5. [E]

pag.7

Lista de Reviso de Qumica 6. [C] 7. [B] 8. [D] 9. [A] 10. [B] 11. [C] 12. [C] 13. [B] 14. [E] 15. [A]

Sucesso!!!

pag.8

You might also like