You are on page 1of 41

O Conceito de Capital Humano na Economia Social de Marshall

Ribeiro Preto 2011

O Conceito de Capital Humano na Economia Social de Marshall


Monograa apresentada Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade de Ribeiro Preto como requisito disciplina REC0520 Monograa II e para obteno do ttulo de bacharel em cincias econmicas.

Orientador:

Ricardo Luis Chaves Feij

U NIVERSIDADE DE S O PAULO FACULDADE DE E CONOMIA , A DMINISTRAO E C ONTABILIDADE DE R IBEIRO P RETO D EPARTAMENTO DE E CONOMIA

Ribeiro Preto 2011

Pacheco, Luiz Henrique O Conceito de Capital Humano na Economia Social de Marshall. Ribeiro Preto, 2011 40 pginas Monograa, apresentada Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade de Ribeiro Preto. Departamento de Economia. Universidade de So Paulo. Orientador: Feij, Ricardo Luis 1. Educao. 2. Capital Humano. 3. HPE. 4. Marshall.

Felicidade signica reetir o que importante na vida. Signica ponderar os mritos relativos de diferentes caminhos e pr em relevo a extenso do hiato que nos separa, individual e coletivamente, da melhor vida ao nosso alcance. Eduardo Giannetti

Agradecimentos
Ao longo de uma trajetria, acumulamos dvidas. Algumas impagveis. Outras com execuo inceta, posto que lquidas, certas e vencidas. Talvez pelo fato de palavras no conseguirem pag-las. Nesse agradecimento, no pretendo resgatar essas duplicatas, mas acuso que as reconheo e que as pagarei num futuro incerto. A minha dvida maior com meus pais, Luiz e Lucia, que sempre apoiaram minhas escolhas e me deram o suporte necessrio at aqui. Gostaria de agradecer aos colegas de turma pelos momentos, tanto de seriedade quanto ldicos. Ao meu orientador pela dedicao e tempo. E ao meus avs, Edino e Maria, que aqui em Ribeiro Preto sempre me auxiliaram naquilo que eu precisei.

Sumrio

Resumo Abstract 1 Introduo 1.1 1.2 1.3 2 Apresentao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Introduzindo Marshall . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A economia Social de Marshall . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . p. 8 p. 8 p. 10 p. 13 p. 18 p. 18 p. 20 p. 25 p. 25 p. 30 p. 32 p. 32 p. 35 p. 37 p. 39

Origens do Conceito de Capital Humano 2.1 2.2 A Revoluo Marginalista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O Conceito de Capital Humano entre os Clssicos . . . . . . . . . . . . . . .

Contribuio de Marshall ao Conceito 3.1 3.2 O Capital Humano no Sistema Marshalliano . . . . . . . . . . . . . . . . . . Recomendaes Normativas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Concluso 4.1 4.2 4.3 As Diferenas entre a Teoria do Capital Humano Clssica e Moderna . . . . . Crticas teoria do Capital Humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Consideraes Finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Referncias

Resumo
A fazer

Abstract
a fazer

Introduo

1.1

Apresentao

Uma pessoa no nasce sabendo, o que dizem. Ao longo de sua vida, um indivduo ter que adiquirir habilidades. Ter que ser alimentado, educado, vestido e ter um lar. A famlia ter que prepar-lo para enfrentar o mundo. E quando estiver formado ir ofertar sua mo-de-obra na economia de mercado. Esse o caminho que a maioria das pessoas tero de seguir se no quiserem viver num estado de pobreza e privao. No primeiro momento, quando a pessoa ainda criana, a famlia tem papel fundamental em sua formao. no lar que o adulto capaz se formar. Mas o processo no termina a. No segundo momento, de adulto, a pessoa ter que cuidar de si. As deciso de continuar melhorando sua prpria condio estar em suas mos. Investir em educao ou ir trabalhar ser um dilema 1 . Mas, nem sempre a situao foi assim. No incio sculo XIX o ensino bsico no era compulsrio. O poder pblico no era guardio da famlia. A deciso de cuidar bem dos lhos estava nas mos dos pais. Em geral, aquelas famlias que gozavam de boa situao material cuidava bem da prole. Mas, o grosso da populao enfrentava a labuta diria para por alimento na mesa e alimentar a famlia. Para os rebentos de uma famlia pobre, no existia muitas alternativas, desde cedo sua rotina se limitaria as fbricas poeirentas e insalubres. E essa condio continuaria a se repetir nas prximas geraes. Em meio s novas relaes econmicas presentes na sociedade inglesa que vivenciava a segunda revoluo industrial, um grupo de pensadores passou a se preocupar com a condio da classe operria e das famlias. Nesse contexto, alguns economistas clssicos comearam a teorizar sobre a importncia da formao do homem e suas implicaes tanto em relao ao pas quanto ao nvel do agente.
1

Durante o processo de aprendizagem, a pessoa se educa e a educao passa a fazer parte indissocivel de sua pessoa. No podemos vender ou compartilhar. Aquilo que vai dentro de nossa cabea no pode ser requerido como propriedade, entretanto, conseguimos renda dessa posse, por isso pertinente trat-la como capital humano.

O interesse em estudar a matria do investimento no homem portanto antigo. Como veremos, desde Adam Smith a matria est presente nas publicaes econmicas. Mas, o tratamento emprico do capital humano iria iniciar-se com mais consistncia somente na dcada de 1960. Entre Smith e Becker existe um grande nmero de autores que estudaram a questo, com abordagens muito distintas. Entre esses economistas podemos destacar Alfred Marshall que comeou a tratar da questo do capital humano dentro da perspectiva da economia social, ou seja, ele foi o primeiro a perceber que o processo de acumulao de capital intelectual no tinha implicaes apenas no campo da macroeconomia, mas tambm no nvel do agente. Ele percepeu que educando-se, o ingls melhoraria sua prpria condio e conseguiria vencer o crculo vicioso de pobreza e incompetncia. Marshall o primeiro pensador a dar consistncia analtica a questo do capital humano, sempre destacando os benefcios dessa teoria riqueza da nao. Entretanto aps a sua morte, passaram-se dcadas at que o tema voltasse ao debate entre os economistas. Fischer, volta a debater a questo na dcada de 1930. Aps ele, Schultz e outros autores na dcada de 1960 formalizam a teoria do capital humano e a partir da essa teoria passou a fazer parte de forma consistente do arcabouo da teoria econmica. Antes de Marshall, poca de Ricardo e Marx o capital fsico e a acumulao de capital eram os aspectos mais relevantes para as explicaes do crescimento econmico. A contribuio da educao no era totalmente compreendida na produtividade. S Marshall perceberia que o investimento em pesquisa e desenvolvimento passaria a ter peso no planejamento das empresas de pases como os EUA e a Alemanha. O objetivo desse trabalho estudar a teoria do capital humano. No farei um estudo detalhado da metodologia atual de pesquisa nessa rea que destaca-se pela metodologia emprica. O trabalhdo ir se deter a evoluo desse conceito desde os clssicos, com ateno especial a Alfred Marshall que foi o primeiro economista a abordar o tema com a ateno compatvel ao nvel de complexidade. Alm da apresentao, na prxima seo apresentaremos o perl biogrco de Marshall. Ou seja, vamos tecer comentrios sobre sua vida e obra, alm de suas inuncias. Destacamos que preciso entender as inuncias intelectuais para compreender seu projeto de economia social. O que queremos dizer que ele foi inuenciado tanto por economistas clssicos e bilogos quanto por matemticos e lsofos morais. Na ltima seo do captulo 1 apresentaremos a economia social de Marshall. Destacaremos que ele no queria car restrito ao campo da teoria econmica pura. Ele queria sempre que possvel em sua obra agregar em sua obra teorias como losoa econmica e economia social.

10

Segundo Marshall, essa abordagem da economia era vlida por causa do seu objeto de estudo incerto e mutvel. Como veremos no captulo 2, que tem por objetivo apresentar e dicutir o desenvolvimento da teoria do capital humano, Marshall participou dos debates acerca da Revoluo Marginalista e cou triste a forma como evoluiu o mtodo de anlise da economia j que a mquina de prazer e dor de Jevons agradou os tericos. Destacamos tambm que no perodo 1860-70 a economia viveu sua crise terica mais intensa. Marshall comea a escrever depois e desenvolve um discurso conciliador. Na seo seguinte, passamos a estudar a emergncia do conceito de capital humano no projeto de pesquisa dos clssicos e analisamos sua evoluo at Marshall. Nesse ponto destacamos que essa teoria foi iniciada por Smith, com tmido desenvolvimento de Mill e com tratamento srio de Marshall. Ressalta-se tambm que os clssicos no deram a ateno devida ao papel da educao, embora a denio de capital humano cunhada por Smith esteja em voga atualmente. No catulo 3, passamos a ver em detalhes a contribuio de Marshall ao conceito. Veremos como a teoria de capital humano est inserida em seu sistema de pensamento e quais suas recomendaes de ordem normativa ao Estado e s famlias. Portanto, na primeira seo vamos ver que Marshall foi o primeiro economista a perceber que o nvel de produo de uma economia podia estar relacionado qualidade do fator de produo homem. Alm disso, sua previso de que a demanda por crebros qualidicados cresceria foi certeira. Na seo seguinte desse captulo, apresentamos algumas ideias de Marshall no campo normativo. Sua meta sntese era que a educao deveria ser de resposbilidade dos pais, partilhada com o Estado. No captulo que encerra esse trabalho, colocamos primeiramente em relavncia as diferenas entre a teoria do capital humano segundo a viso dos clssicos e segundo a viso que consolidou-se a partir da dcada de 1960 nos EUA. Tecemos crticas teoria do capital humano tanto de forma pontual quanto geral. Por m as consideraes nais encerram esse estudo monogrco.

1.2

Introduzindo Marshall

Alfred Marshall (1842-1924), foi o fundador da escola de economia de Cambridge. Tem como obra seminal Princpios de Economia publicado inicialmente em 1890, obra que foi rapidamente aclamada como bblia do pensamento econmico ingls. Nascido em 26 de julho de 1846 em Clapham, um bairro de Londres, Inglaterra. Marshall era de uma famlia religiosa do Oeste. Seu bisav foi o Reverendo Willian Marshall, seu pai foi bancrio no Banco da Ingla-

11

terra2 . A infncia foi um pouco conturbada. Seu pai era severo e queria destin-lo para a vida do clero. Mas ele queria estudar matemtica e foi atravs de um tio que emprestou o dinheiro que ele conseguiu concluir a graduao no curso que queria 3 . Ele se graduou em 1865. Comeou a lecionar matemtica em 1869 e economia poltica em Cambridge, em 1885. inegvel que o ambiente intelectual que Marshall presenciou enquanto ainda estava na graduao foi muito instigante para sua mente genial. Em 1859, Charles Darwin lana Origem das Espcies. Livro que gera uma srie de debates em Cambridge. Em 1860-62 Herbert Spencer lana First Principles. Esses dois autores iriam inuenciar de forma defnitiva como Marshall compreendia o mundo. Um de seus projetos inacabados foi justamente tentar desenvolver a economia na direo da sua meca, a biologia, atravs de estudos evolucionrios 4 . Podemos listar as inuncias intelectuais de Marshall. Teve dentro do racionalismo ingls sua formao. Indiretamente ele recebeu a doutrina do individualismo que surgiu no sculo XVII atravs de Hobbes e Locke. Esses, haviam inuenciado a obra de Malthus e o sistema milliano. Por sua vez, Mill foi referncia direta para uma gerao de economistas 5 . As razes de seu pensamento vem do evolucionismo de Darwin e do utilitarismo de Bentham. Marshall formou sua identidade intelectual nesse ambiente. Todas essas teorias tinham como meta explicar as vontades econmicas com base nas aes racionais. O pensamento em voga poca em que Marshall comeava a se formar intelectualmente era uma mistura do egosmo natural expresso no "homem econmico"fundidos com aspectos de competio dos economistas clssicos 6 . Portanto, Marshall acredita no individualismo e aceita o postulado da racionalidade das aes humanas. Entretanto, ele no concordava com a teoria do egosmo natural de Hobbes e tambm no aceitava o utilitarismo. Para Marshall as "vontades"no eram exgenas, diferente do que aceitava o utilitarismo. Apesar de sua teoria do avano econmico ser contnua e no dialtica, Parsons (1932) aventa que Hegel e a escola histrica alem tambm exercia uma inncia. Como O Capital de Marx foi traduzido muito tarde para o Ingls aceita-se que a inuncia da teoria marxista tenha representado um papel marginal pequeno no sistema marshalliano.
2

Parsons diz que Alfred Marshall estava em sintonia com o esprito do capitalismo proposto por Weber. Ele tinha internalizado o comportamento diligente e previdente (PARSONS, 1932, p. 320). Como consta em Keynes (1924) Marshall pagou de volta seu tio e mais tarde com parte da herana deixada desse mesmo tio, ele pde conhecer os EUA. Essa tentativa de fundir a bilogia e a economia conhecido na literatura como Marshalls problem porque ele foi o primeiro a abordar o tema, mas como argumenta Cassata e Marchionatti (2011) devido a inuncia da fsica newtoniana da metade do sculo XIX ele no conseguiu colocar em prtica esse projeto. Portanto, por buscar a analogia com a biologia Marshall considerado como um criador parcial da complexidade em economia. Em 1876, Marshall publicou um ensaio defendendo as ideias de Mill intitulado Mr Mills Theory of Value buscando mostrar que a teoria do valor proposta por Mill estava correta e que era uma continuidade daquilo que havia sido sugerido originalmente por Smith. Dois sistemas de pensamento em destaque poca era o utilitarismo e o hedonismo.

12

preciso entender a contribuio de J. S. Mill para entender a obra de Marshall. Foi estudando os Princpios de Economia Poltica de Mill que ele passou a pensar os problemas econmicos. Marshall entra portanto na economia atrado por questes morais e loscas. Ele inclusive traduziu a obra de Ricardo em linguagem matemtica porque era mais inteligvel para ele naquele nvel de conhecimento dos assuntos econmicos. J. M. Keynes diz que o economista deve ter uma rara combinao de dom, que em geral, no so encontradas juntas. Deve dominar a matemtica, gostar de histria, se preocupar com questes pertinentes da administrao pblica e ser um pouco lsofo. Essas qualidades eram encontadas em Marshall. Em 1867 comea a estudar com maior dedicao economia. Um de seus primeiros livros foi os Princpios de Economia de S. Mill que havia sido publicado em 1848. Ele se educa segundo a tica de ver o mundo disseminada por Mill e Ricardo. Recusa a forma utilitarista de entender a economia e com olhos irrequietos que ele v o lanamento em 1871 de Theory of Political Economy de Jevons que para Marshall no abordava de maneira profunda o problema da utilidade marginal. Para ele foi um livro apenas com boas ideias. Lecionando, Marshall acompanhou a tentativa dos marginalistas em romper com o legado clssico. nesse momento que ele se detm no estudo e tenta conciliar a escola clssica com as novas ideias marginalistas. Ele iria propor em 1890 que ao se introduzir a varivel tempo na anlise econmica nem a tica dos custos ou a tica da utilidade estava errada. Isso foi possvel atravs de sua teoria de equilbrio parcial que cou conhecida como "tesoura marshalliana". Portanto, a partir de inuncias em primeira anlise totalmente diferentes, tal como dos economistas clssicos e de bilogos, que devemos compreender a obra de Marshall. Um economista preocupado com a classe trabalhadora inglesa, com intenso de ser lido e compreendido pelo homem da City de Londres e com grande vontade de dar sua contribuio cincia econmica. Ele no publicou muito, o que chamou a ateno de economistas que questionaram sua inuncia to forte para toda uma gerao de economistas. Apesar disso ele dedicava muito esforo em suas publicaes. Seu brilhante pupilo J. M. Keynes o considerava um perfecionista. Por isso existia um grande descompasso entre a redao de uma obra e sua efetiva publicao. Por exemplo, sua obra mais conhecida, os Princpios de Economia, que s seria publicada em 1890, foi desenvolvida durante quinze anos. Em 1923, Money, Credit and Commerce publicado, mas essa obra vinha sendo escrita por Marshall desde 1875, quando da sua viagem aos EUA. Alguns temas permeiam todo o sistema marshalliano. Os princpios da convexidade e da continuidade estava sempre presente naquilo que Marshall escrevia. Para expressar os dois conceitos ele costumava usar as seguintes expresses: The many in the one, the one in the many

13

e Natura non facit saltum, epgrafes de Money, Credit and Commerce e Princpios de Economia respectivamente 7 . Muitos o consideram o primeiro economista pur sang, porque foi um dos primeiros a dedicar a vida para construir a economia como matria independente. Ele de fato prossionalizou a cincia econmica como uma matria autnoma, com alto padro de qualidade e objetividade. A partir de suas inuncias intelectuais e sua mente brilhante, ele desenvolveu a complexidade que a economia merecia. A economia deixa de ser economia poltica e passa a ser somente economics.

1.3

A economia Social de Marshall

Em muitos livros texto, Marshall apresentado como um economista ortodoxo e pragmtico. Em geral, sua viso da sociedade e suas recomendaes normativas so negligenciadas Bowman (2004). O estudante que tem o primeiro contato com a economia tende a achar que ele foi um economista liberal, que era contra a interveno do Estado na economia e cuja contribuio limita-se a "tesoura marshalliana". certo que sua contribuio economia no campo do equilbrio parcial foi grande, ele mesmo acreditava que a maior contribuio de sua vida havia sido a insero da varivel tempo na anlise do equilbrio de mercado. Entretanto, alguns livros de graduo de histria das ideias costumam esquecer de por em relevncia os aspectos polticos, tericos e de mtodo presentes em suas obras. Mas ele j alertava: "O objetivo dominante da economia na presente gerao contribuir para a soluo dos problemas sociais"8 . A preocupao tanto com a condio da classe operria inglesa tanto com a condio do esprito do homem pode ser observada nos textos de Marshall. Ele procurava sempre ter um contato prximo com os escritrios da City e com a vida dos trabalhadores. Assim como Mill, Marshall no tentava ser original em suas ideias. Eles tentaram construir um sistema terico que fosse alm da economia pura, abarcando tambm temas como losoa econmica e economia social com inclinao normativa (FONSECA, 1992, p. 69). Ele desvalorizava o trabalho terico que no era diretamente relacionado com o bem estar e as condies da classe trabalhadora. Nas prprias palavras do Marshall: "era meu desejo conhecer o que era praticvel na reforma
7

Provavelmente essas epgrafes foram adotadas de Origem das Espcies de Darwin, segundo Cassata e Marchionatti (2011). Um comentador diz que: pertinente dizer que Marshall no aceitaria a acusao de esterelidade em sua obra e tambm justo dizer que Marshall se decepcionou com a ateno mnima dada em livros texto atuais em relao a sua viso em poltica e evoluo econmica Bowman (1990, p. 496).

14

social pelo Estado e outras agncias o que me levou a ler Adam Smith, Mill e Lassalle, quatro anos atrs"(KEYNES, 1924, p. 175). nos Princpios de Economia, livro I que ele dene o escopo da economia e como sendo "o estudo da humanidade nos assuntos prticos da vida"e o dever dos economistas: "o supremo m do economista descobrir como este latente ativo social [a saber, a classe trabalhadora]"poderia contribuir para a melhoria da condio econmica da Inglaterra. Pode ser desenvolvido com mais presteza e computado mais largamente. E, devido a sua imerso nos seus anos iniciais de carreira no estudo de tica e moral, ele descartou a denio do "homem econmico", porque o agente no podia ser imune a inuncias ticas e altrutas no seu comportamento. O homem no poderia tirar "frias morais"no campo da escolha econmica 9 . A questo da produo deveria ser afetada de forma decisiva pelo homem. Porque este o agente produtivo dotado de autonomia e iniciativa. Ainda, na viso de Marshall: "o progresso da natureza humana o ncleo do objetivo maior da investigao econmica"((MARSHALL, 1996, p. 54) apud Fonseca (1992). Nesse contexto, consideramos, segundo sua viso, que o objeto de estudo da economia o homem, posto que a cincia econmica seja mais apurada que outras cincias sociais, no podemos compar-la as cincias naturais porque seu objeto de estudo "sutil e mutvel". Os Princpios de Economia inicia-se desse jeito: Economia Poltica ou Economia, um estudo da Humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ao individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados obteno e ao uso dos elementos materiais do bem-estar.(MARSHALL, 1996, p.77)10 . Ou seja, a ateno estar voltada ao indivduo dentro do contexto da sociedade. Mais adiante, Marshall prossegue sobre o mesmo tema: h grandes contingentes da populao, tanto nas cidades como no campo, que crescem com insucincia de alimento, de vesturios e de alojamentos, com educao cedo interrompida a m de irem ganhar o sustento no trabalho, ocupando-se desde ento durante longas horas em esforos exaustivos com corpos mal nutridos, e no tendo assim oportunidade de desenvolver suas mais altas faculdades mentais(MARSHALL, 1996, p. 78).
9

10

Um conceito que permeia todo o sistema marshalliano o fato de que os fatores econmicos e sociais estarem estreitamente ligados. Marshall no foi exclusivamente inuenciado por economistas, mas tambm por lsofos, historiadores e socilogos.

15

Para Marshall, esse contingente estaria "condenado desde o bero"e caria preso ao crculo vicioso de "pobreza e ignorncia", mas os tempos modernos poderiam mudar a situao da classe operria inglesa. O investimento no mais importante dos capitais, a saber, o homem, deveria ser feito para romper com essa condio. curioso notar que no captulo dois, mesmo deixando de usar o termo economia poltica em favor de economia
11

, ele no tira de cena o elemento homem da denio de seu objeto:

"economia um estudo dos homens tal como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinrios da vida"(MARSHALL, 1996, p. 85). Marshall em toda a sua obra, portanto, dizia que a cincia econmica deveria levar em considerao motivaes ticas em suas explicaes. nesse contexto que ele no papel de economista normativo d sua contribuio de como uma sociedade deveria viver e sugeria aes de como melhor-la. Sem deixar de alnetar os clssicos e sua preocupao preemente com aspectos ligados ao crescimento econmico, Marshall deixa claro na passagem abaixo que a preocupao dos tericos deveria estar voltada sobretudo para o indivduo imerso no organismo social: Os antigos economistas ingleses talvez tenham restringido demasiado sua ateno aos mveis da ao individual. A verdade, porm, que o economista, como todos aqueles que estudam a Cincia Social, tem que se ocupar dos indivduos sobretudo como membros do organismo social. Do mesmo modo que uma catedral algo mais que as pedras de que feita, assim como uma pessoa algo mais que uma srie de pensamentos e sentimentos, assim tambm a vida da sociedade algo mais que a soma da vida dos indivduos (MARSHALL, 1996, p. 94). Marshall realmente acreditava que no nal do sculo XIX o rumo da cincia econmica seria uma anlise que colocasse em perspectiva o elemento humano. Ele de fato acreditava que o clculo econmico da utilidade puro, sem implicaes prticas no ganharia terreno na provncia da economia, mas enganou-se. Seu discurso conciliador no ressoou em seus sucessores. A "maleabilidade da natureza humana"foi deixada de lado para se estudar elementos mais quantitativos da economia e seu projeto inacabado de fundir a economia com a biologia evolucionista foi esquecido, embora dessa tradio tenha nascido o projeto de pesquisa keynesiano. Marshall, juntamente com Neville Keynes podem ser considerados os responsveis pelo enfraquecimento da viso da economia segundo o cclulo marginal. Os discursos metodolgicos
11

Aspers (1999) destaca que Marshall referia-se a economia como economics ou social economics e no mais political economics por achar essa denio estreita.

16

de Neville Keynes juntamente com o discurso conciliador do Marshall permitiu uma mudana de direo da cincia econmica. Como veremos, Alfred Marshall participou dos debates ocorridos durante a Revoluo Marginalista. Ele foi o responsvel pela a unicao entre aquilo que os clssicos falavam e aquilo que os marginalistas achavam que deveria ser verdade. Como sustenta Fonseca (2003) a ruptura com o modo antigo de se estudar os assuntos econmicos no uram como Marshall esperava. Marshall acreditava que a interpretao do homem econmico, segundo o clculo de prazer e dor estava equivocada. Para ele, existe variabilidade nas aes humanas. Em Marshall (1996) podemos observar a questo da autonomia do indivduo em agir no presente tendo em vista o futuro. Sua inuncia direta nesse aspecto foi Mill. A preocupao com a importncia do homem no processo de desenvolvimento econmico j chamava a ateno dos primeiros economistas, desde a Revoluo Industrial e os impactos causados por ela na vida da populao. Por isso, os clssicos da economia tentaram estudar o impacto desses acontecimento no nvel da ao individual. Perdida a popularidade, pelo menos no mtodo da viso de economia marshalliana, Lord Robins criou o que seria a denio de economia mais famosa. Para tanto, ele fundiu a anlise marginal de Jevons com o abandono da teoria hedonista da escola de Viena. Nesse contexto, estabelecendo um paralelo com a mecnica pura ele concluiu que "na economia pura, examinamos a implicao da exitncia de meios escassos com usos alternativos". Nesse sentido, o problema da alocao passa a ser a principal preocupao dos economistas. O indivduo pode desaparecer da anlise. O esforo analtico concentra-se na lgica do comportamento individual e o que guia as aes o vetor de preos. Portanto, apesar de todos os esforos de destacar os limites das "analogias mecnicas"como bem descada Fonseca (2003) Marshall acreditava numa metodologia de economia menos matemtica: Apesar da vigorosa tentativa de Marshall de dar continuidade tradio milliana, a reao contra a economia poltica clssica assumiu a forma de um crescente renanmento e formalizao da teoria econmica pura, ou seja, a mecnica do autointeresse e da utilidade (FONSECA, 2003, p.75). Com o levante das novas abordagem da economia, a anlise de bens escassos com ns alternativos toma conta dos programas de pesquisa. As preferncias e as dotaes so dados exgenos e os motivos no econmicos dos agentes so deixados de lado. A alocao ecinte passa a ser o objetivo da anlise. E o projeto marshalliano de economia social, ou seja, de chamar a ateno para o fato de que as economias de mercado modernas dependiam de adequadas

17

bases morais para um funcionamento apropriado (FONSECA, 2003, 75). Marshall falhou e sua previso de que os economistas levariam cada vez mais em conta o aspecto social da economia tambm no aconteceu.

18

Origens do Conceito de Capital Humano

2.1

A Revoluo Marginalista

A economia poltica foi fundada por Adam Smith e F. Quesnay no perodo iluminista. Eles tratavam da matria segundo o pensamento da poca, ou seja, segundo os argumentos das "leis da natureza". Os siocratas, nesse sentido tendiam a achar que a ordem social deveria estar de acordo com uma ordem natural e inclusive atribuam a causa dos males econmicos a uma tentativa de desviar do equilbrio natural. O comportamento humano foi objeto de investigao ainda em Adam Smith, na Teoria dos Sentimentos Morais e tambm pelo mdico B. de Mandeville na Stira das Abelhas. Mas somente muito tempo depois o comportamento humano recebeu uma tentativa consciente de padronizao. T. R. Malthus nos Princpios de Economia Poltica, de 1820, chamava a ateno para que o objeto de estudo da economia fazia essa cincia aproximar-se mais da cincia moral e poltica do que a matemtica. J. S. Mill, em ensaio publicado em 1830, mostrou claramente inuncias de D. Ricardo e sua concordncia com o "homem econmico", mas abandonou essa ideia em 1848, nos emphPrincpio de Economia Poltica. Devido a divergncia de metodologia de anlise entre os clssicos e a nova gerao de economistas que surgia, no ltimo quarto do sculo XIX a cincia econmica enfrentava uma crise de mtodo. Algumas vertentes disputavam intensamente a hegemonia da cincia, a saber a Escola Histrica Inglesa e Alem e os marginalistas. Todos queriam orescer na provncia da economia. Isso ocorria porque o arcabouo de Stuart Mill estava sendo contextado. Jevons volta-se para estudar aspectos da deciso do agente, aqui que surge a "mecnica da utilidade e do auto-interesse"(FONSECA, 2003, p.50). A teoria do "homem econmico"passou a ser premissa bsica tambm para Jevons. Portanto, o arcabouo desenvolvido por Ricardo e difundido por Mill estava em srios apuros. Segundo Feij (2000) quatro pilares da economia poltica es-

19

tavam em xeque: 1) doutrina da populao de Malthus, 2) teoria do fundo de salrios, 3) teoria do valor trabalho e 4) teoria da renda. Em artigo de 1862, Jevons diz acreditar no homem como sendo uma "mquina de prazer e dor". Era o incio da investida no sentido de se criar uma cincia preocupada em estudar um objeto menos varivel e mais constante. Entre 1871 e 1874, outras duas obras surgiram para engrossar as leiras da revoluo. A Teoria da Economia Poltica de William S. Jevons e Elementos de Economia Poltica Pura de Lon Walras. Uma teoria consistente entre clculo marginal e teoria da utilidade comeava a se formar. Portanto nesse contexto que a hiptese do "homem econmico", segundo a denio de Jevons, passa a ser aceita entre os marginalistas. Essa nova forma de interpretar a economia iria permitir a aplicao da matemtica no objeto de estudo que j havia sido considerado "incerto e mutvel". F. Y. Edgeworth d sua contribuio ao tratadar das cincias morais com ferramenta matemtica, incorrendo o custo de perca de variabilidade da conduta humana. nesse momento que a cincia moral separada do clculo econmico. As simplicaes entram em cena. Mas, como ser mostrado a seguir, nem todos os economistas neoclssicos concordavam com essa mudana no tratamento do objeto da economia, em particular Marshall foi um dos responsveis em tecer consideraes negativas teoria do "homem econmico". Apesar do criticismo, a economia marginalista no nal do sculo XIX ainda no havia se consolidado hegemnica. Podemos destacar que o avano neoclssico se preocupou com uma abodagem da teoria do consumo e valor diferente dos clssicos. Deixaram um pouco de lado a teoria do crescimento, a anlise agora mais importante era do impacto marginal dos insumos de produo. Nesse periodo Cournot e Walras desenvolvem a anlise do equilbrio geral da economia em mercados puros. Feij (2000) diz que esse evento tornou-se inapropriadamente conhecido como uma revoluo, haja visto que a ideia de pensamento na margem j era desenvolvida pelo alemo Hermann Gossen. Mas isso no suciente, j que Marshall no considerava o movimento liderado por Jevons uma revoluo. Feij (2000) tambm considera que podemos identicar os anos entre a dcada de 1860 e 1870 como momentos em que a economia poltica viveu sua crise terica mais intensa. Ocorre que esse perodo no considerado uma quebra de paradigma para algo melhor porque "em meio ao interregno confuso de duas dcadas, no se rmou um acordo entre os revoltosos sobre o que deveria substituir as teorias ortodoxas"(FEIJ, 2000, p. 33). A revoluo apareceu na cena econmica para dar maior rigor analtico economia. Os marginalistas que queriam quebrar com o projeto de pesquisa clssico intensicaram suas crticas ao mtodo e ao objeto de estudo da economia. Marshall que comearia a escrever um pouco

20

depois da revoluo, portanto considerado um neoclssico conteporizou e mostrou que a cincia econmica, relativamente nova nos bancos das universidades tinha muito a evoluir com um programa conciliador.

2.2

O Conceito de Capital Humano entre os Clssicos

Na histria das ideias econmicas prtica comum entre os economistas tentar computar os humanos e suas habilidades como parte do estoque de capital da economia. Durante um perodo, tentar estimar o valor de uma pessoa foi o objetivo de vrios deles. Entretanto, outros economistas, entre eles inclui-se Marshall, no tencionavam incluir os humanos ou suas habilidades na sua denio de capital. Marshall, por exemplo, queria apenas deixar claro que investir recursos nos humanos levaria a uma melhora na produtividade destes 1 . O problema da educao da classe trabalhadora no foi consistemtemente abordado pelos clssicos. Eles acreditavamque a educao tinha importncia na formao intelectual e moral de uma pessoa. Eles foram incapazes de reconhecer o papel da mo de obra qualicada no avano da cincia e do progresso econmico. Smith achava o sistema educacional ingls ineciente por falta de mecanismos competitivos entre as escolas Castro (1990.). No contexto da Revoluo industrial, Adam Smith no se preocupava apenas com a acumulao de capital fsico para contribuir para a riqueza de uma nao. Ele se detinha sobre o carter da qualicao da mo de obra da poca. Portanto, o conceito de capital humano no novo. O que deve ser ressaltado que Smith no deniu o termo capital. Na Riqueza das Naes ele falava que as habilidades de uma pessoa era equiparvel a utilidade de uma mquina, pois o seu detentor podia esperar um retorno da atividade. Blaug (1975) diz que Smith estruturou o conceito de capital humano muito prximo ao praticado atualmente. Lanando mo da analogia com a maquinaria da indstria, Smith comparava uma mquina cara a uma pessoa cuja educao foi dispendiosa. O retorno monetrio tanto da mquina quanto da pessoa qualicada deveria ser equiparado: Quando se instala uma mquina cara, deve-se esperar que o trabalho extraordinrio a ser executado por ela antes que se desgaste permita recuperar o capitalnela investido, no mnimo com o lucro normal. Uma pessoa formada ou treinada a custo de muito trabalho e tempo para qualquer ocupao que exija destreza e habilidade
1

Ao contrrio dos economistas que queriam quanticar o valor de uma pessoa, essa linha de raciocnio no tinha um objetivo especco para estudar o capital humano. Eles justicavam a teoria por trs motivos 1) custo de se educar uma pessoa; 2) o produto do trabalho dessas pessoas contribui para a riqueza nacional e 3) se uma pessoa investe na sua prpria melhoria, emphceteris paribus, ela aumenta a produtividade da nao.

21

extraordinrias pode ser comparada a uma dessas mquinas dispendiosas. Esperase que o trabalho que essa pessoa aprende a executar, alm de garantir-lhe o salrio normal de um trabalho comum, lhe permita recuperar toda a despesa de sua formao, no mnimo com os lucros normais de um capital do mesmo valor. E isso deve acontecer dentro de um prazo razovel, levando-se em conta a durao muito incerta da vida humana, da mesma forma como se leva em conta a durabilidade mais certa da mquina (SMITH, 1983, p. 149). No contexto da discusso de Smtith que foi retirado o excero acima discutido a diferena da remunerao entre as prosses. Smith descarta a relao entre esforo com salrio, j que o mineiro ganha bem menos que o alfaiate e realiza um esforo bem maior. A explicao est no esforo de educao. As habilidades com agulha e tesoura exigiam maior tempo de dedicao do que os golpes de picareta. Lanando mo do argumento auto-interessado, Adam Smith tratava o investimento em capital humano como um gasto equiparvel a outro bem de capital. Portanto, o tempo gasto com educao era considerado um investimento 2 . Entretanto, medida que a segunda revoluo industrial avanava e como o trabalho tcnico no tinha muita demanda, os pais preferiam colocar os lhos o quanto antes para trabalhar. Portanto a ideia de que a educao no agregava muito ao trabalho era compartilhada na poca de Smith. Em geral, dois mtodos para mensurar o valor do ser humano eram utilizados: o do custo de produo e do ganhos futuros capitalizados. O primeiro tentava quanticar o custo em se produzir uma pessoa e o segundo tentava estimar o valor presente do uxo de renda futuro. Existiam motivos para essas tentavivas de quanticao. Como destacado por Kiker (1966) so eles: Demonstrar o poder de uma nao; Determinar os efeitos econmicos da educao e gastos em sade e educao; Possibilidade de propor um sistema de imposto mais eciente; Determinar o custo total de uma guerra; Auxiliar nas questes de indenizao judicial em caso de danos.
2

Kiker (1966) cita outros economistas que procederam da mesma forma ao considerar o homem um bem de capital. Entre eles: Petty, Say, Senior, List, Von Thnen, Roscher, Bagehot, Ernst Engel, Sidwick, Walras e Fischer.

22

Um ou mais motivo desses era usado como pretexto por autores que consideravam as pessoas um bem de capital equiparvel ao capital fsico. Willian Petty, em 1691, foi um dos primeiros pensadores a tentar estimar o valor de uma pessoa em termos monetrios. Sua motivao em proceder de tal forma estava ligada ao seu interesse por naas pblicas (Hull, 1899, I, 58995 apud (KIKER, 1966, p. 482)). Petty estimou o valor da classe trabalhadora capitalizando, taxa de mercado, a parcela da renda nacional das famlias derivadas de suas propriedades. Economistas dizem que esse procedimento de Petty foi incorreto pelo grau de agregao. J Willian Farr, em 1853, tendo a mesma motivao de Petty estimou o valor monetrio das pessoas. Sua abordagem foi considerada mais cientca, pois ele utilizou uma estimativa da renda lquida futura (renda menos custos). Essa estimativa possibilitaria a criao de um sistema tributrio mais justo, pois dado que as pessoas produzem, elas seriam tributadas de acordo com seu potencial de gerar renda ao longo da vida. Esse mtodo, contudo, passvel de crticas pois estava considerando como certa uma renda que seria realizada somente no futuro. Escrevendo em 1883, Ernst Engel queria tambm estimar o valor monetrio de uma pessoa. No acreditava na aboragem de capitalizao de renda futura porque difcil estimar o quanto ir produzir um talento genial, mas o custo de produo no sofria muita variabilidade. Por isso ele acreditava nessa abordagem. Entretanto, essa metodologia pode ser incua, j que pode-se questionar a eccia em estimar o custo de produo de um adulto. Theodore Wittstein, em 1867, sugeriu uma metodologia que era um meio termo entre a teoria dos ganhos capitalizados de Farr e do custo de produo de Engel. Seu interesse em avaliar o capital humano estava ligado a sua vontade de estabelecer indenizaes justas em processos judiciais por danos pessoais. Seu argumento era que o que uma pessoa ganhava durante uma vida era pelo menos equivalente ao seu custo de manuteno. Entretanto, esse meio termo de mtodos invvel, pois poderia haver duplicidade de valores. Em meio s tubulncias da crise nanceira da dcada de 1930, Dublim e Lotka, que trabalhavam no mercado de seguros, acreditavam que seria til saber o valor de uma pessoa para poder persuad-la a entender quanto elas deveriam gastar em seguro de vida. Eles ainda calcularam em 1922, o estoque de capital dos EUA. Eles chegaram concluso que esse estoque era da ordem de cinco vezes o estoque de riqueza material da economia americana. A ressalva aqui que mesmo poca essa estimativa foi bastante questionvel. Segundo J. B. Say as habilidades so adquiridas sob um custo e tendem a aumentar a produtividade do trabalhador, portanto elas deveriam ser entendidas como um capital. Mill, Willian Roscher, Walter Bagehot e Sidwick concordavam com Say nesse aspecto. List tambm concordava e achava que as habilidades da populao era o maior bem de capital de uma nao.

23

Mill e Marshall foram em direo contrria de Smith. Os dois no acreditavam o homem como bem de capital. As pessoas no eram a riqueza, mas sim o propsito de existir riqueza, falava Mill. Irving Fischer inclua as pessoas no seu conceito de capital humano. Marshall acreditava que a escolha em educar os lhos no era auto-interessada, por isso atribua educao um aspecto social (cabendo portanto ao Estado faz-la) e que a demanda por trabalho qualicado cresceria. Uma ressalva que deve ser feita que a sociedade em que Marshall vivia era bem diferente daquela de Smith. Alinhando-se viso de Smith, Mc Cultoch e Nassau Senior no viam problemas em considerar o homem como parte da riqueza. Senior qualicava que a diferena entre um homem livre e um escravo era que o livre podia apropriar-se do produto de seu trabalho. Von Thunen, em 1875, no auge da Revoluo Marginalista, disse que muitos problemas sociais seriam minimizados se os gastos com a melhoria das pessoas fossem levados a srio por elas prprias e considera tambm que os gastos em capital humano deveriam ser computados na conta de capital, mesmo sabendo dos problemas que isso causaria 3 . Na questo do capital humano, como arma Blaug (1975), Adam Smith comeou a abordaro tema, Mill deu continuidade e somente tempo depois Marshall iria fazer justia questo, mas foi Schultz (1960) e Becker (1962) quem construiu a matria de forma completa pela primeira vez. Enm os clssicos, em particular Adam Smith, acreditavam que com a diviso do trabalho na fbrica as atividades intelectuais passavam a importar cada vez menos para a deciso de se contratar uma pessoa, ou seja, com o avano do progresso econmico, o investimento em capital humano passaria a ser menor. Nesse sentido, o investimento em pessoas passou a ter menor relevncia, medida que a diviso do trabalho se itensicava. Esse problema teve alguns impactos na sociedade. Os pais passaram a encaminhar os lhos cada vez mais cedo para as fbricas, porque era mais rentvel t-los trabalhando do que conseguindo aprendizagem geral. Smith aparentemente acreditava incuo o impacto da melhoria da ecincia causada pela diviso do trabalho e que isso teria profundas consequncias para a condio de trabalho e para o fenmeno da formao de capital humano. Nesse sentido, Smith estava descrevendo uma substituio secular de trabalhadores no qualicados por qualicados ou o declnio na formao de capital humano (BOWMAN,
3

1990, p. 242).

Esse problema est relacionado natureza dupla dos gastos. Ou seja considerar gastos com educao tambm como investimento pode deixar a anlise viesada.

24

Ou seja, para Smith, a diviso do trabalho no nal do sculo XVIII implicou uma exigncia menor em relao a exigncia de habilidade e experincia. Isso signica que apesar da produtividade do trabalho ter aumentado, a remunerao para o trabalhador qualicado havia diminudo. Por isso que do ponto de vista econmico os pais consideravam ao invs de mandar seus lhos para a escola, mand-los para as fbrica que assim pelo menos eles estariam contribuindo para o sustento da famlia 4 . Mill concordava com Smith na questo de que a diviso do trabalho reduziu a necessidade por trabalhadores qualicados, mas acreditava que a inteligncia geral tinha um papel no negligencivel, porm no conseguiu estabelecer um elo de ligao dessa inteligncia com a produtividade dos trabalhadores, ou seja, falhou em estabelecer uma explicao entre educao geral e aumento de produtividade. Marshall por sua vez, conseguiu estabelecer esse elo. Ele disse que a inteligncia geral seria til para funces gerenciais dentro da rma, e que devido ao estado da educao existia escassez de oferta de trabalhadores educados. Ou seja, no modelo que trata o homem como uma unidade de capital, Mill pouco adicionou, embora ele acreditasse que a educao geral tivesse seu papel, esta era pouco valorizada. Essa baixa valorizao era culpa dos pais que presos ao estado de letargia causado pela pobreza e ignorncia no conseguiam mandar seus lhos para a escola. Portanto, foi Marshall quem encontrou o elo de ligao deixado de lado por Mill. medida que a diviso do trabalho prosseguia nas empresas, Marshall previa que essas empresas comeariam a demandar mo-de-obra de gerentes e surpevisores com inteligncia geral para lidar com diversas tarefas. Ocorre que essa oferta de trabalhadores era um pouco invivel porque dada a estrutura de mercado os agentes no conseguiam perceber o diferencial em se educar e com isso as empresas no conseguiam preencher as vagas. nesse momento que se comea a discutir o treinamento dentro da prpria rma. Smith aceita o indivduo como uma mquina produtiva, e adianta: "o motivo para investir na educao do lho o mesmo daquele do capitalista em investir na aquisio de mquinas, ou seja por questes de anlise de investimentos 5 .

Smith cita o caso da Esccia, pas em que a diviso do trabalho no estava to avanada. A famlia ainda mandava seus lhos para a escola porque no tinham como empreg-los. Isso acontecia porque o grosso das atividades exigia que o aprendiz soubesse ler e escrever. O investimento do pai num lho depende da taxa de desconto intertemporal do agente.

25

Contribuio de Marshall ao Conceito

3.1

O Capital Humano no Sistema Marshalliano

Algumas ideias, embora importantes, cam algum tempo esquecidas, para, aps algum tempo, ressurgirem vigorosas e renovadas, em contexto histrico diverso. Esse o caso da noo de capital humano que aps receber um tratamento tmido de Adam Smith, foi pouco a pouco ignorada ao longo da trajetria das ideias econmicas at Marshall dar-lhe a ateno necessria. Dentro do referencial de Marshall abordar esse conceito era importante porque dever do economista, alm dos estudos econmicos interpretar os fatos e descobrir quais so os efeitos de diferentes causas, ou seja, quais os efeitos para o pas de aumentos da produtividade? Ou ainda, quais so as implicaes para o bem-estar de uma famlia que investe recusos na educao de seus lhos? Essas questes foram respondidas por Marshall em sua obra. Marshall comeou a se interessar pelo tema da formao da classe trabalhadora porque acreditava que o rpido crescimento econmico observado nos EUA e na Inglaterra no nal do sculo XIX era devido ao investimento em pesquisa cientca e educao de qualidade. A partir da, ele emprega um esforo analtico no sentido de entender o papel do aumento da ecncia industrial causado pela educao e tambm para propor solues para aumentar a riquena nacional, atravs de melhor qualicao da classe operria. De fato, Marshall foi o primeiro economista a notar que o nvel de produo de uma economia podia estar ligado qualidade fator de produo homem. Ele acreditava que "a pobreza e a incompetncia esto intimamente interligadas em nvel microeconmico"(FONSECA, 1992, p. 77). Ou seja, uma populao pobre e mal educada continuaria ad innitum experimentando indicadores econmicos ruins. Nesse contexto, "a perdio do pobre a sua pobreza"(MARSHALL, 1996, p.78). Dessa forma, ele conseguiu ressaltar atravs de sua obra a importncia da formao do capital humano para uma nao. Podemos destacar que ele foi pioneiro na forma como tratou a questo. Isso se verica porque, como apresentado no cap-

26

tulo anterior, os clssicos tendiam a considerar as implicaes de educao e sade mais em termos de bem-estar e no sob o ponto de vista dos impactos de tais medidas no desempenho da produtividade do pas. Indo alm do tratamento simples de Smith e Mill, Marshall abordou a questo do capital humano sob a pespectiva moral e da melhoria da condio da classe trabalhadora, portanto ele recusou-se a comentar a questo sob a perspectiva simplista do retorno do investimento. A litaratura que veio depois demorou a perceber que o conceito do capital humano poderia ser mais quanticvel. Por isso, argumenta Schultz (1960) que a matria recebeu pouca importncia por muitos anos. Se os economistas tivessem entendido a questo sob o ponto de vista de Fischer haveria mais trabalhos. Isso quer dizer que, se no conceito de investimento bruto os gastos diretos com educao zessem parte da conta haveria mais interesse por parte dos economistas porque estabelecer realao de causa e efeito seria mais trivial haja visto que a mensurao dos gastos caria mais precisa e convel. Por serem poucas as linhas direcionadas teoria do capital humano, Baumol (2000) diz que a contribuio de Marshall teoria do capital humano foi insignicante se compararmos sua contribuio teoria do equilbrio parcial. Ele sustenta essa tese armando que Marshall no discutiu extensivamente a questo. Apesar disso, Baumol (2000) reconhece o quanto Marshall se esforou para chamar a ateno de todos para a importncia da questo. Marshall admitia que a estimativa do valor do capital do homem pudesse ser til, mas acreditava que esse procedimento era irrealista, por isso ele escolheu sua a abordagem mais "humanstica". O projeto de pesquisa dos clssicos estava voltado para questes de produo e distribuio, por isso a preocupao sempre preemente do investimento em capital fsico, mas Marshall nos Princpios observou que as "aptides humanas constituem meios de produo to importantes quanto qualquer outro tipo de capital"(MARSHALL, 1996, p. 01). Ou seja, no estava muito claro para os economistas clssicos o fato de que se os empresrios tambm investissem em pessoas eles certamente estariam contribuindo para o aumento do retorno do seu capital. Com a Segunda Revoluo Industrial vivenciada na Inglaterra, em meados do sculo XIX, uma das preocupaes de Marshall era com as condies do mercado de trabalho. Ele j discutia que as vrias peculiaridades desse mercado que afetam a oferta e a demanda. Isso ocorria por causa das falhas de mercado em educao e treinamento. A esperana nutrida pelos novos tempos era que a pobreza e a ignorncia seriam gradualmente diminudas da Inglaterra graas aos avanos da maquinaria na indstria e outros avanos no campo da cincia: A esperana de que a pobreza e a ignorncia possam ser gradualmente extintas encontra de fato grande fundamento no seguro progresso das classes operrias

27

durante o sculo XIX. A mquina a vapor livrou-as de muitos labores exaustivos e degradantes; os salrios subiram; a educao progrediu e se tornou mais generalizada; a ferrovia e a imprensa permitiram aos membros de um mesmo ofcio em diferentes partes do pas comunicarem-se facilmente entre si, lanando e levando a efeito uma poltica de linhas amplas e de larga viso; enquanto a crescente procura de trabalho inteligente operou nas classes de artces um crescimento to rpido que elas agora superam o nmero dos trabalhadores no qualicados. Uma grande parte dos artces deixou de fazer parte das classes baixas, no sentido original do termo, e alguns deles j levam uma vida mais renada e superior da maioria das classes altas de um sculo atrs (MARSHALL, 1996, p. 79). A esperana no era sem motivo. Ao longo do sculo XIX, o movimento pelo progresso econmico contagiou outros pases europeus e a renda per capta mundial aumentou exponencialmente. Uma gerao de inventores circulavam pelas ruas de Londres. A iluminao pblica permitiria passeios noturnos, a inveno do motor exploso reduziu o tempo de locomoo e os avanos no processo de fabricao do papel diminuiu o custo do livro. As possibilidades de adquirir cultura haviam se alargado. Uma vida culta para as classes baixas, na viso de Marshall seria possvel. Marshall tambm possua a capacidade de mensurar os impactos ao longo das geraes
1

. Uma criana criada em um ambiente pobre e insalubre tem "as faculdades mentais amor-

tecidas"e pior do que crescer nesse meio, que quando essa criana for adulta ela no ter autonomia e iniciativa para romper o elo entre pobreza e incompetncia e passar o basto para a prxima gerao atravs de seus lhos 2 . Esse um ponto central para sustentar as recomendaes de carter normativo no campo da educao e sade da sociedade inglesa do sculo XIX. Se numa famlia pobre, uma criana com dez anos estava sadia, no havia duvidas, ela iria para executar alguma atividade na fbrica. Os jovens eram vistos como uma oportunidade de criar renda para a famlia. Se os pais no possuam meios de investir capital na criao e educao dos lhos, eles iriam muito cedo para o trabalho duro e exaustivo e por m estariam condenados a levar para o tmulo consigo algum dote intelectual ou empresarial dado pela gentica. Em contraste, aqueles que nascem nos altos estratos da sociedade levam de sada a vantagem de um melhor comeo de vida, graas a seus pais. bvio, diz ele, que o lho de algum j estabelecido nos negcios comea com uma grande vantagem, aprende quase que
1

O investimento nas crianas era limitado pelos recursos dos pais em vrios nveis da sociedade, pelo seu poder de prever o futuro e pela sua propenso em sacricar a si mesmos pelo bem de seus lhos (MARSHALL, 1996, p. 566). Marshall acreditava que melhores condies de criao permitiria o orescimento de um adulto mais capaz.

28

inconscientemente sobre os homens e costumes, comea com maior capital material e tem a vantagem adicional de relaes comerciais j estabelecidas. Disputa injusta. Esse problema seria solucionado com a ajuda do Estado no nanciamento da educao. Nesse sentido, o capital humano deveria ser um bem pblico. Para fundamentar seu argumento, Marshall ilustra o caso da Esccia. Algumas cidades livres s conseguiram sucesso em seu desenvolvimento porque os lhos da classe trabalhadora foram capazes de competir no mercado de gerentes de indstria. O sangue novo aliado a dotaes naturais de inteligncia e inventividade, auxiliou no salto de produtividade de alguns distritos industriais. Mas isso s foi possvel porque essas capacidades dos jovens foram exploradas. Os lhos das classes baixas no poderiam car presos ao torpor da pobreza de seus pais. Nesse caso, as famlias deveriam dividir com o Estado a misso de educar as criaas. Mas no bastaria escolas. Essas crianas deveriam ser bem alimentadas e vestidas para poder aprimorar suas capacidades mentais. Caso alguma famlia no cumprisse a regra, caberia ao Estado cobrar dos pais a consecuo dessa tarefa to imporante para o futuro da Inglaterra. O capital humano na viso de Marshall deveria ser avaliado dentro da famlia. Isso ocorria porque evidente em sua obra a preocupao com os lhos das classes baixas, que estavam presos ao crculo de pobreza e incompetncia. O conhecimento a nossa mais importante mquina de produo e sem acesso a ele uma famlia estaria falhando na criao dos lhos. Alm disso era um desperdcio de recursos porque o investimento no lho do trabalhador tinha rendimento equiparvel ao investimento em cavalos ou maquinaria. Na linha desse raciocnio Marshall cunhou a famosa frase: O mais valioso de todos os capitais o que se investe em seres humanos, e desse capital a parte mais preciosa resulta do cuidado e da inuncia da me, tanto quanto esta conserve os seus instintos de ternura e abnegao, e no se tenha empedernido pelo esforo e fadiga do trabalho no feminino (MARSHALL, 1996, p.124). A me o eixo da famlia. Se o pai j no estivesse se empenhando na formao de capital humano de seus lhos porque no se dava conta do fato desse capital ser rentvel, no caso da me a situao era pior porque num Estado industrial vitoriano, era comum nas famlias pobres longas jornadas de trabalho para a mulher. Na viso de Marshall isso tambm era um grave desperdcio de recursos, porque tarefa da me internalizar conceitos na criana de justeza e hombridade para dal orescer um adulto eciente e capaz: No podemos tratar o custo da produo de homens ecientes como um problema isolado. Devemos tom-lo como parte do problema mais amplo do custo

29

de produo de homens ecientes, juntamente com as mulheres aptas a tornar os seus lares felizes e a criar os seus lhos vigorosos em corpo e esprito, amigos da verdade e da limpeza, corteses e corajosos (MARSHALL, 1996). Com isso Marshall deixou claro que, apesar do argumento da rentabilidade do capital humano, sua preocupao no era o clculo econmico do retorno do investimento em pessoas, seus sentimentos eram mais elevados. O importante para ele era o tipo de adulto que as famlias da sociedade fabril estava criando. Em dez ou doze anos, a sociedade poderia contar com jovens adultos com faculdades mentais elevadas? Ou somente com um caminho de gente capaz de executar tarefas simples nas fbricas? Portanto, sua recomendao era de melhor distribuio de renda e educao bsica de qualidade. Seu argumento era econmico. Uma sociedade no podia permitir que um gnio nascido no seio de uma famlia pobre passasse a vida realizando trabalhos braais. A sociedade inglesa, em particular o Estado, deveria criar mecanismos que garantissem igualdade de partida para as crianas, ou seja, a educao bsica e de qualidade deveria ser universalizada. Era o mnimo que uma sociedade industrial prspera podia fazer para as prximas geraes. Um povo, dizia Marshall, deveria ter algumas qualidades: de ter ateno ao trabalho executado, de ser constante e digno de conana e de ter sempre uma reserva de foras para serem utilizadas em caso de emergncia. Alm de pontualidade, claro. Para desenvolver tais qualidades era necessrio dois tipos de habilidades. Uma geral, adquirida no ambiente familiar na infncia e juventude e outra especializada, desenvolvida no mbito da escola. Indo em direo oposta a Smith, ele previa muito bem que a demanda por crebros bem educados iria crescer. Isso se dava porque medida que a maquinaria avanasse, aumentaria a procura por cargos gerenciais 3 . Um trabalho mental que no tende direta ou indiretamente para promover produo material, por exemplo, o do escolar nas suas tarefas, posto de lado, pois que estamos limitando a nossa ateno produo, no sentido comum do termo. Sob certos pontos de vista, mas no de todos, as expresses terra, trabalho, capital seriam mais simtricas se se entendesse como trabalho os trabalhadores, isto , a Humanidade (MARSHALL, 1996, p. 203). Enquanto Smith argumentava que a maquinaria favoreceria a simplicao das tarefas no trabalho, Marshall acreditava que a maquinaria introduziaria mais complexidade ao processo
3

Marshall argumentava que a educao geral na escola era mais importante que a educao especca no trabalho.

30

produtivo, dessa forma, a demanda por trabalhadores e gerentes que tinham faculdades mentais elevadas e bom discernimento e ainda responsabilidade e conhecimento geral iria subir. Os antigos economistas davam muita pouca importncia ao fato que as faculdades humanas so to importantes quanto outras formas de capitais. (MARSHALL, 1996, p. 229) apud (BOWMAN, 1990, p. 252) O termo "habilidade geral"era o que que Marshall usava para descrever educao geral e "habilidade especializada"para descrever a habilidade em alguma tarefa na rrma. Em relao citao acima, ele concordava com Smith que os gastos com educao podiam ser tratados como um tipo de investimento e os salrios recebidos em virtude da educao como um lucro do capital. Enquanto a parte que a natureza representa na produo mostra uma tendncia para os rendimentos decrescentes, o papel representado pelo homem mostra um papel para os rendimentos crescentes. A questo do capital humano est presente no sistema marshalliano. Ele tinha duas preocupaes: com a famlia e com o somatrio das famlias, a saber, a sociedade. Para ver uma Inglaterra mais forte e prspera, repleta de gentlemans, o crescimento deveria ser lento e gradual, calcado em grande medida no fator de produo humano.

3.2

Recomendaes Normativas

O problema intergenracional se interpe novamente. A questo aqui que as crianas no tem autonomia para proteger seus interesses na sociedade, dessa forma o Estado chamado para fazer esse papel, principalmente quando os pais falham em proteger os interesses de seus lhos. Nem sempre a gerao atual sabe o que ser melhor para as geraes futuras, principalmente quando as famlias em questo esto presas ao crculo de pobreza e incompetncia 4 . Apesar de se considerar liberal, Marshall prope que o Estado estabelea educao compulsria. Seu maior medo era que uma criana com talenteo cientco ou empresarial da classe pobre casse preso s amarras de sua condio e no aproveitasse seus talentos, habilidades por causa do analfabetismo e imprevidncia dos pais. Ou seja educao era responsabilidade do Estado: Somente o Estado podia garantir altos nveis de investimento em capital humano, essencial velocidade do crescimento econmico, altos salrios, e facilita4

Nas classes mais ricas, Marshall sustenta que os pais agiam tendo mais conscincia do futuro e, de fato, investiam em seus lhos. Marshall diz ainda que os pais tomavam a deciso com base no conjunto de informaes que eles tinham, portanto eles eram ignorantes quanto a importncia da educao.

31

o da mudana histrica para um elevado nvel de emprego para a classe trabalhadora (BOWMAN, 1990, p. 258). Na questo da oferta de mentes com educao geral, devido aos problemas econmicos de informao assimtrica e externalidade nesse setor 5 , ele achava que o Estado deveria propor mecanismos de educao de crianas e adultos. "Tornou-se um grande negcio para o crescimento da riqueza da nao que o investimento em capital material ua para investimento em capital humano (personal capital)"(MARSHALL, 1996, p. 681). Mill acreditava que a taxa de natalidade diminuiria com a educao e isso impulsionaria as taxas de salrios, j Marshall argumentava que a educao aumentava a produtividade e o dividendo nacional, portanto maiores salrios seriam pagos. E maiores salrios leva a maiores investimentos em capital humano. Assim como Mill, Marshall acreditava que a questo das externalidades poderia ser contornada com a interveno do Estado. Para ele, somente dessa forma o crculo de pobreza e inucincia seria quebrado. Ademais, ele diz que se considerarmos esse investimento do Estado em capital humano equiparvel a outro investimento fsico, o retorno seria elevado, devido o baixo estoque presente na populao. Considerado liberal, quando o assunto era educao Marshall defendia com contumcia a interveno do Estado para garantir uma educao universal e de qualidade.

A externalidade aqui reside no fato de que os pais estavam pouco propensos a investir na educao de seus lhos ja que ela no lhes daria retorno algum.

32

Concluso

4.1

As Diferenas entre a Teoria do Capital Humano Clssica e Moderna

A premissa bsica dos economistas neoclssicos que comearam a estudar o capital humano reside no fato que nem todas as capacidades de uma pessoa so atribudas no momento de seu nascimento e, ao invs disso, elas so desenvolvidas ao longo da vida por atividades que possuem o atributo de investimento Schultz (1962). E essa forma de investimento possui pelo menos duas implicaes. A primeira refere-se a macroeconomia: investir em pessoas aumenta sua produtividade e consequentemente a renda per capta do pas. A segunda diz respeito a fatores microeconmicos: a educao equaliza a renda diminuindo a desigualdade de renda Schultz (1962). Ou seja, o capital humano contribui para a erradicao da pobreza. Theodor Schultz, Gary Becker e Jacob Mincer so os nomes de maior expresso na teoria de capital humano neoclssico. A principal realizao deles foi deixar claro o papel do capital humano no crescimento econmico de longo prazo. Nesse sentido, eles elevaram posio privilegiada os estudos de capital humano na teoria econmica. Quem conta a histria recente da teoria do capital humano Mark Blaug. Em sua viso, essa teoria derivada de um projeto de pesquisa que veio desenvolvendo-se de forma no consciente por algumas geraes de economistas. Blaug (1975) diz que a teoria foi publicada em um Journal pela primeira vez por Theodore Schultz, em 1962, em um complemento sobre o investimento em seres humanod do peridico Journal of Political Economy. Mas Blaug reconhece que as fontes primrias da teoria de fato foram Smith, Marshall e Fischer. Desde a dcada de 1930 tem-se aventado hipteses para explicar os fatores que inuenciam o crecimento econmico. A funo de produo clssica que leva em conta os fatores terra, trabalho e capital era a nica via para explicar as diferenas de crescimento de renda entre as naes. Ocorre que, depois da segunda guerra mundial, a economia alem e japonesa estavam destrudas, mas esses pases recuperaram-se de forma distinta. O caso da Alemanha foi mais relevante porque fazia funcionar concomitantemente dois regimes, no lado ocidental a economia

33

de mercado e no lado oriental imperava o planejamento central sovitico. No Japo o que chamava a ateno era o fator terra, extremamente escasso. Nesse contexto alguns economistas comearam a procurar explicaes que residiam no fator homem. Ou seja, os economistas perceberam que melhorias no fator de produo homem tinha grande importncia para explicar o processo de crescimento econmico. O que antes era explicado exclusivamente pelo capital fsico passou a ganhar novas abordagens. claro que a importncia de investimento em capital fsico continuou em alta conta, mas gradualmente foi sendo consolidado na literatura da rea que se fosse desenvolvido uma metodologia que conseguisse computar com e?ccia o dispndio em capital humano, este certamente teria grandepeso no processo de crescimento econmico. Jacob Mincer e Theodore Schultz, mesmo tratalhando separadamente, e tomando por base a ideia de Fischer de que tudo era capital, tanto fsico quanto humano, desenvolveram seus respectivos trabalhos. Mincer valeu-se da econometria, estabelecendo relao entre o investimento em educao e renda. Partindo do pressuposto que investir na prpria educao era uma ao racional, Mincer concluiu que a disperso dos rendimentos entre as diferentes ocupaes deveria estar relacionada positivamente ao volume do investimento em capital humano feito nelas. A deciso de gastar recursos com a prpria educao est relacionada com a predisposio de uma pessoa a se preocupar com o impacto no futuro devido s aes do presente. muito difundida atualmente a abordagem do investimento em educao relacionada com estimao de retorno em termos de renda. Portanto, o gasto com educao um recurso intangvel e para Becker (1962) pode ser pea chave para explicar a desigualdade de renda 1 . Schultz (1960) diz que a formao de capital humano nos EUA no pequena e tampouco constante em relao a formao de capital fsico, mesmo se atriburmos grande parte dos gastos com educao na conta de consumo. Por isso o interesse em estabelecer o impacto desse esforo nos indicadores macroeconmicos do pas: Idealmente, ns gostaramos de ter estimativas da formao de capital humano, tanto bruta quanto lquida, e do tamanho do estoque. Ns deveramos tambm gostar de saber quanto, se alguma parte, desse aumento na renda nacional devida ao aumento no estoque de capital e qual tem sido a taxa de retorno do investimento em educao (SCHULTZ, 1960, p. 572).
1

Schultz (1961) diz que "a noo clssica do capital como sendo uma habilidade para executar trabalhos manuais estava errada no perodo clssico e est errada agora".

34

Em virtude do livro de Becker (1975), a teoria que consolidou-se no estudo do capital humano aquela que tenta estimar o retorno do investimento em educao. Becker (1962) argumenta que o melhor retorno do investimento realizado na prpria empresa 2 . Mas, como bem lembra Bowman (1990) a teoria de capital humano dos clssico tem pouca coisa a ver com a desenvolvida por G. Becker. Isso porque primeiro: Smith no tinha clara noo da importncia do investimento em educao geral e segundo: Mill e Marshall no acreditavam na ideia de que educao poderia ser tratada sob a perspectiva do auto-interesse ou pelo retorno de investimento. Alm disso, o que no sculo XIX era educao especca, na poca de Becker no passaria de educao geral. importante notar que a educao a que se referiam os clssicos bem diversa da literatura atual. poca dos clssicos nem existia ensino bsiccompulsrio. Na dcada de 1960 iniciouse uma nova linha de pesquisa que tentava quanti?car o investimento feito no capital humano. A preocupao desses economistas era em separar o componente da demanda "gasto com capital humano"com o do resto, ou seja, separar os gastos diretos com educao, sade e migrao para conseguir melhores oportunidades de emprego dos outros tipos de gasto com consumo 3 . Essa literatura atual trata o gasto com educao como sendo de natureza dupla. Porque pode ser considerado consumo e pode ser considerado investimento. Isso ocorre porque como sustenta Schultz (1961) existem dois tipos de gastos: com consumo puro para satisfazer a necessidade, mesurvel pelo conceito de utilidade. Investimento puro que no satisfaz as preferncias, mas se refere ao futuro. E existe gastos com os dois efeitos. O gasto com educao um deles. Devido essas caractersticas analisar a formao de capital humano pela tica dos gastos pode ser mais difcil. Portanto, os clssicos analisavam o problema do investimento no homem sob a tica da melhoria da condio geral da populao inglesa. J a nova abordagem busca estimar retornos do investimento em capital humano. O objetivo no mais inferir a riqueza nacional devida ao capital personi?cado no homem. Agora a abordagem sob a perspectiva do ganho individual do agente 4 .
2

Schultz (1961) utiliza-se de um conceito marshalliano para justicar gastos com educao: "A qualidade do esforo humano pode ser grandemente melhorada e a produtividade aumentada". Saul (2004) salienta que: "Fisher a fonte primria da teoria moderna do capital humano, na forma em que elasurgiu, no m da dcada de 1950." Gary Becker que iria formalizar a pesquisa emprica do retorno da educao na questo da formao das preferncias toma por base a anlise pioneira de Marshall. Esse anlise consistia no seguinte conceito: as preferncias dos indivduos so geradas de acordo com suas atividades.

35

4.2

Crticas teoria do Capital Humano

Como argumenta Feij (2000) difcil criticar uma anlise losca porque s podemos descartar uma teoria oferecendo em troca outra. Claramente tal tarefa foge ao escopo do escopo de um estudo monogrco de graduao. Essa diculdade ainda mais preemente pela naturaza do objeto de estudo aqui analisado. No houve grandes embates tericos acerca da teoria do capital humano. Ela veio se desenvolvendo ao longo da histria do pensamento econmico. No entanto, podemos tecer algumas crticas pontuais a alguns pontos dos autores apresentados no presente trabalho. Por m podemos tambm fazer uma crtica geral teoria do capital humano. Primeiramente tecerei uma crtica teoria de Smith, depois a Marshall e por m aos economistas que passaram a escrever a partir da dcada de 1960. Smith compreendeu muito bem que a analogia entre capital humano e capital fsico poderia ser vlida. Ele tinha, portanto, uma clara noo de que gastos com educao eram semelhantes a gastos com aquisio de maquinrio. Faltou-lhe contudo estabelecer uma relao entre gasto e retorno futuro esperado da educao. Talvez se ele tivesse captado esse insight, o destino de muitas crianas no seria as fbricas, mas sim o banco de escola. A metodologia de Marshall era dedutiva. Sua investigao era realizada atravs de exemplos cotidianos do cidado ingls. Durante suas aulas ele sempre exigia de seus alunos que apreendessem a teoria econmica a partir do estudo de caso. Nesse sentido, ele no cava preso a teoria econmica pura. Isso deixava a impresso de pouca preciso daquilo que ele falava. Pigou mesmo disse que poca que leu os Princpios achou que conseguiria escrever um livro igual, tamanho a simplicidade de exposio de ideias. Talvez essa caracterstica de Marshall tenha sido herdada de Darwirn e sua procura por prosasmo. Mas essa procura teve consequncias negativas ao seu mtodo. Isso se reetiu no alcance de suas ideias sobre educao. Portanto, argumenta-se que os impactos de suas ideias para os problemas atuais foram menores devido essa falta de mtodo. A literatura que colocou a teoria do capital humano em lugar de destaque a partir da dcada de 1960 tratou o tema sempre visando a agregao de conceitos objetivando alguma estimao. Apesar desse esforo a tarefa de se contabilizar o capital humano no fcil. Valer-se da hiptese de que grande parte do crecimento da renda deve-se ao capital humano tambm requer muitas hipteses auxiliares. Isso ocorre porque difcil colocar essas hipteses sob teste. A atual teoria perocupada em estimar variveis e estabelecer causa e efeito esqueceu o aspecto social moralizante defendido por Marshall. Na viso dele a questao do investimento no homem ultrapassava o aspecto econmico. Portanto, tanto para Marshall quanto para os clssicos havia

36

a questo da classe operria melhorar a condio em que vivia. Ou seja, as questes morais deixaram de ser relevantes na bibliograa mais recente. Mark Blaug tambm criticou a teoria moderna do capital humano. Para ele, a teoria se encontrava em situao crtica. Isso ocorria porque nas pesquisas desses economsitas no constava informaes claras sobre a demanda privada de educao, o papel dos incentivos das empresas ou sobre o impacto da oferta pblica de educao superior. Alm disso, apesar dos objetivos economtricos, esses autores no conseguiram oferecer clculos aceitveis a respeito das taxas de rendimento entre os diferentes tipos de investimentos na formao de capital humano e tambm em razo de que a retomada de clculos para rever resultados contraditrios das anlises terminavam por fazer degenerar o programa de investigao. Houve uma denegerao no programa de estudo do investimento em educao. Nesse sentido, ocorreu a passagem de um estado natural a outro inferior. Porque, para Marshall as decises sobre educao eram tomados dentro do contexto da famlia. Atualmente, como destaca Blaug, exite a dominncia do individualismo metodolgico nos principais investigadores do programa. Ou seja, a idia de que os fenmenos sociais podem e devem ser pensados como tendo seus fundamentos no comportamento individual, e que a formao do capital humano deve ser concebida em termos de decises de indivduos que atuam em defesa de seus interesses prprios. Existe uma crtica que amide feita ao progra de pesquisa em capital humano. Como distinguir gastos diretos com educao com consumo? Infelizmente esse um dos pontos fracos da teoria quando ela tenta fazer clculos e agregaes. Portanto esse o problema causado quando se tentou de toda forma metodologias de mensurao. Esse mtodo de acordo com a lgica formal da teoria econmica neoclssica usa em excesso o "ceteris paribus", que compromete a capacidade explicativa da teoria em questo. Alm disso, podemos apresentar uma tese sobre as limitaes da teoria do capital humano, de forma genrica. Segundo a teoria da tbula rasa o crebro um terreno plano sobre o qual o conhecimento pode ser construdo. Mas, a teoria do capital humano no diferencia as habilidades cognitivas pessoais. Essa falta de distino d margem ao seguinte questinamento: como pessoas com a mesmo nvel de educao recebem renda distinta? Por que h pessoas com maior qualicao e salrios iguais a outros prossionais com menor tempo de estudo. Em algumas metodologias tenta-se contornar a questo atribuindo a causa a aptido que um fator no observvel. Spence (1973) por exemplo, acredita que, se as rmas pudessem identicar um trabalhador pela sua produtividade, elas pagariam a esses um salrio igual ao produto do rendimento margi-

37

nal. O que acaba acontecendo que as rmas pagam a produtividade mdia aos trabalhadores porque no conseguem identicar a produtividade do trabalhador a priori. Uma alternativa sinalizar maior produtividade atravs da educao. Spence disse que essa maneira de agir era vivel porque o custo de educao dos trabalhadores de menor produtividade era maior porque os trabalhadores menos ecientes, em geral, sofrem uma restrio contingencial. No so dotados de aptido para os estudos, o que torna o tempo para receber um diploma maior. O grupo de maior produtividade ir investir em educao se o benefcio marginal for maior que o custo da educao. Portanto, a educao torna-se meramente um equilbrio separador. Ocorre que uma das premissas da atual teoria de capital humano que os indivduos tm a mesma oportunidade de educao, no exite diferenas sociais, e que no existe diferenas de habilidades que possam gerar diferenciao no grau de escolaridade do indivduo. Ou seja, a teoria do capital humano desconsidera o ponto central de teoria de Spence: no levam em conta que pessoas mais inteligentes tem mais facilidade em obter mais diplomas. Dessa forma, o agente estaria sujeito somente a sua taxa de desconto intertemporal. Os custo para se educar entre as pessoas so diferentes e esto relacionados apitido.

4.3

Consideraes Finais

Ao longo dessa monograa estudamos a teoria do capital humano e vimos como o conceito evoluiu desde os clssicos e demos ateno especial ao trabalho de Marshall acerca desse conceito visando compreender seu projeto de economia social. Ou seja, estudamos a evoluo do conceito antes de Marshall, sua contribuio, pioneirismo e suas indicaes de ordem normativa. Procurei fundamentar os argumentos atravs das passagens na literatura tanto primria quanto de comentadores, contextualiz-las em seu perodo, compar-la com as teorias que surgiram na dcada de 1960 e analisar suas implicaes para a sociedade moderna. Podemos armar que Marshall foi pioneiro na forma como abordou o tema do capital humano, principalmente se considerarmos que a sociedade em que vivia estava preocupada em acumular capital. Foi mais profundo que Mill e Smith e deu uma contribuio importante fazendo lobby para que o Estado casse com a responsabilidade pela educao das crianas, argumentando que o desempenho macroeconmico futuro dependeria diretamente da capacidade adquirida por essas crianas na fase de aprendizagem. Desde que o objeto de estudo da economia deixou de ser incerto e mutvel, os trabalhos sobre capital humano passaram a agregar de sobremaneira os indicadores de gastos diretos com educao para conseguirem estimar relaes estveis. Argumentamos que essa forma de olhar

38

a educao alm de ser menos elegante que aquela desenvolvida por Marshall e os clssicos, peca peca por padronizar o comportamento humano diante da escolha de educar-se.

39

Referncias
ASPERS, P. The economic sociology of alfred marshall: An overview. American Journal of Economics and Sociology, v. 58, n. 4, p. 651667, 1999. BAUMOL, W. J. What marshall didnt know: On the twentieth centurys contributions to economics. The Quarterly Journal of Economics, v. 115, n. 1, p. 144, 2000. BLAUG, M. The economics of education in English classical political economy: a re-examination. [S.l.]: Oxford, 1975. BOWMAN, R. S. Smith, mill, and marshall on human capital formation. History of Political Economy, v. 22 n. 2, p. 240259, 1990. BOWMAN, R. S. Marshall: Just how interested in doing good was he? Journal of the History of Economic Thought, v. 26, n. 04, p. 493518, Dezembro 2004. CASSATA, F.; MARCHIONATTI, R. A transdisciplinary perspective on economic complexity. marshall problem revisited. J. Econ. Behav. Organ, v. 3, n. 02, p. 115, 2011. Doi:10.1016/j.jebo.2011.03.002. CASTRO, N. J. d. Economia e educao da escola clssica teoria do capital humano. Texto de Debate. 1990. FEIJ, R. Economia e Filosoa na Escola Austraca. [S.l.]: Nobel, 2000. FONSECA, E. G. d. O capital humano na losoa social de marshall. Revista de Economia Poltica, v. 12 n. 2(46), p. 6487, 1992. FONSECA, E. G. da. O Mercado das Crenas: losoa econmica e mudana social. [S.l.]: So Paulo: Companhia das Letras, 2003. KEYNES, J. M. Alfred marshall, 1842-1924. The Economic Journal, v. 34, n. 135, p. 311372, Setembro 1924. KIKER, B. F. The historical roots of the concept of human capital. Journal of Political Economy, v. 74 n. 5, p. 481499, 1966. MARSHALL, A. Princpios de Economia Poltica Vol. 1. So Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996. PARSONS, T. Economics and sociology: Marshall in relation to the thought of his time. The Quarterly Journal of Economics, v. 46 n. 2, p. 316347, 1932. SAUL, R. P. As razes renegadas da teoria do capital humano. Sociologias, scielo, p. 230 273, 12 2004. ISSN 1517-4522.

40

SCHULTZ, T. W. Capital formation by education. Journal of Political Economy, v. 68, n. 6, p. 571583, Dezembro 1960. SCHULTZ, T. W. Investment in human capital. The American Economic Review, v. 51 n 1, p. 117, 1961. SCHULTZ, T. W. Reections on investment in man. Journal of Political Economy, v. 70, n. 5, p. 18, 1962. SMITH, A. A Riqueza das Naes Investigao sobre sua Natureza e suas Causas. [S.l.]: Abril Cultural, 1983. SPENCE, M. Job market signaling. The quarterly journal of Economics, Oxford University Press, v. 87, n. 3, p. 355, 1973.

You might also like