You are on page 1of 7

ESCOLA SECUNDRIA CAMILO CASTELO BRANCO (401055)

Prova Escrita de Biologia e Geologia 1


Curso Cientfico-Humanstico de Cincias e Tecnologias

Durao: 90 min
Data: 2 de Dezembro de 2010

VERSO 1

Cot

Grupo I A figura 1 representa 0 perfil geolgico que permite identificar uma srie sedimentar cujos estratos apresentam dobras e fsseis de trilobites (A) e uma srie sedimentar com estratos que contm amonites (B). O estudo do perfil permite deduzir a sequncia temporal de aparecimento das estruturas geolgicas da regio bem como inferir algumas das caractersticas do ambiente que ai existira no momento da sua formao.

Figura 1 Perfil geolgico


6

1. 1. 2. 3.

As afirmaes seguintes dizem respeito s rochas presentes no perfil geolgico da figura 1. Os arenitos e as argilas resultaram de um processo contnuo de sedimentgenese. possvel o aparecimento de detritos da srie dobrada nas rochas sedimentares que constituem a srie B. Os depsitos vulcnicos so constitudos por rochas magmticas intrusivas.

Seleccione a nica opo que as avalia correctamente (A) (B) (C) (D) 2.
10

1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas. 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao perfil geolgico representado na figura 1. As sries sedimentares A e B formaram-se em ambientes marinhos. A srie A depositou-se no decorrer da Era de Paleozica e a srie B durante a Era Mesozica. razovel supor que os estratos da serie sedimentar A se depositaram dobrados. A origem do estrato da srie B assinalado com o nmero 2 antecedeu a origem do estrato nmero 1. Entre a srie A e a srie B houve interrupo da deposio de materiais sedimentares e a eroso da srie A. A falha assinalada na figura a estrutura geolgica mais recente. As rochas magmticas representadas foram as ltimas rochas a formarem-se. A deposio de sedimentos das sries A e B enquadra-se numa perspectiva geolgica de cariz catastrofista. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta.

(A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) (H)


6

3.

As rochas sedimentares como os arenitos, formaram-se a partir de fragmentos slidos de rochas pr-existentes obtidos por processos de (A) (B) (C) (D) meteorizao fsica e meteorizao qumica. sedimentognese e diagnese. transporte e sedimentao. meteorizao e eroso.

BG1 SubDepartamento 520

Verso 1

1/7

4.

Seleccione a nica opo que permite preencher os espaos de modo a obter uma afirmao correcta.

A presena de fsseis de amonites nos estratos sedimentares evidencia uma estreita relao entre a _____ e a _____, provando que estes so subsistemas ____. (A) (B) (C) (D) 5. biosfera () atmosfera () complexos. biosfera () geosfera () abertos. hidrosfera () atmosfera () complexos. hidrosfera () geosfera () abertos. Seleccione a nica opo que permite preencher os espaos de modo a obter uma afirmao correcta.

A idade de uma amostra de rocha foi avaliada em 400 Ma. Sabendo que possui 25% de istopo pai podemos afirmar que o tempo de semi-vida __________e que possui ________ de istopo-filho. . (A) 400M.a () 75%. (B) 400M.a () 25%. (C) 200M.a () 25%. (D) 200M.a ( ) 75%.
6

6.

Seleccione a nica opo que permite preencher os espaos de modo a obter uma afirmao correcta.

A aplicao do ____ atribui uma idade superior aos estratos mais profundos relativamente aos superficiais e ____ definir a poca temporal da sua formao. (A) princpio da sobreposio () no possibilita. (B) princpio da identidade paleontolgica () no possibilita. (C) princpio da sobreposio () possibilita. (D) princpio da identidade paleontolgica () possibilita. Grupo II Na figura 2 esto representadas vrias placas tectnicas. Os esquemas I, II e III referem-se a trs tipos de fronteiras de placas. O esquema IV ilustra um perfil topogrfico dos fundos marinhos entre os pontos FF, muito simplificado e sem preocupao de escala.

Figura 2 Representao esquemtica de diferentes fronteiras tectnicas


BG1- Subdepartamento 520 Verso 1 2/7

1. 2.

Identifique o tipo de fronteira de placas representado em I, II e III, respectivamente. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas interpretao dos esquemas da figura 2. (A) No limite de placas representado por II ocorre a ascenso de magmas com formao de nova crusta ocenica de natureza grantica. (B) No limite entre a placa das Carabas e a placa de Cocos no esto, actualmente, a ocorrer modificaes no material da litosfera. (C) Na placa Africana no se observam limites do tipo conservativo. (D) A partir dos dados disponveis, possvel afirmar que o Oceano Atlntico est a aumentar de dimenso. (E) No limite de placas representado por I as rochas mais densas do fundo ocenico esto a emergir por baixo da litosfera continental. (F) Os movimentos das placas litosfricas resultam de correntes de conveco, isto , movimentos de materiais a diferentes temperaturas no interior do planeta. (G) As placas tectnicas so fragmentos rgidos constitudos pela crusta e parte de cima do manto superior. (H) Da actividade tectnica existente na fronteira I resultam plataformas estveis ao nvel do continente sul-americano.

10

12

3.

Nos itens 3.1 e 3.2, e de acordo com o esquema IV da figura 2, seleccione a nica opo que permite preencher os espaos, de forma a obter uma afirmao correcta. 3.1. A estrutura assinalada com D corresponde a um(a) ______, local onde ocorre a ______ dos fundos ocenicos. (A) rifte () expanso. (B) crusta ocenica (...) destruio. (C) dorsal ocenica () destruio. (D) dorsal ocenica () expanso. 3.2. A regio C corresponde a uma _____, local onde so encontradas rochas de natureza basltica mais _____ e ________ do que aquelas encontradas na regio D. (A) plancie abissal() antigas ()mais densas. (B) fossa abissal() antigas () mais densas. (C) plancie abissal() recentes () menos densas. (D) dorsal ocenica () recentes () menos densas.

12

4.

Explique por que motivo a Teoria da Tectnica de Placas, que defende a mobilidade das placas litosfricas, pode ser considerada uma teoria Uniformitarista. Grupo III

1.

Analise as formulaes que se seguem, relativas a acontecimentos que, de acordo com a Hiptese Nebular Reformulada, explicam a origem e formao do Sistema Solar. Reconstitua a sequncia temporal dos acontecimentos mencionados, colocando por ordem as letras que os identificam. Inicie a ordenao pela letra D. (A) Os protoplanetas, por acreo de novos materiais, originaram os planetas. (B) Os planetesimais, por acreo de novos materiais, originaram os protoplanetas. (C) A fora de gravidade provocou a aglutinao de poeiras constitudas por diferentes minerais que formaram planetesimais. (D) Nbula formada por gases e uma poeira muito difusa. (E) A contraco da nbula provocou o aumento a sua velocidade de rotao. (F) A nbula contraiu-se devido existncia de foras de atraco gravtica entre as suas partculas. (G) Arrefecimento da nbula, que comeou a adquirir a forma de disco muito achatado, em torno de uma massa densa e luminosa de gs em posio central (proto-sol).

BG1- Subdepartamento 520

Verso 1

3/7

2.

O grfico da figura 3 foi elaborado a partir de clculos relativos temperatura interior da Terra em diferentes momentos da sua histria.

Figura 3 Variao da temperatura no interior da Terra


10

2.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas evoluo da Terra. (A) A crosta primitiva foi completamente reciclada. (B) Ao processo de diferenciao seguiu-se um processo de acreo de planetesimais. (C) O bombardeamento do planeta, a contraco gravitacional e a desintegrao de certos elementos esto na origem da energia interna da Terra. (D) Na actualidade, existem grandes pores da crosta que guardam vestgios da infncia da Terra. (E) Segundo muitos investigadores a Terra teria originalmente uma estrutura homognea. (F) A desintegrao radioactiva terminou ao fim de 0.5 M.a. (G) O vulcanismo responsvel pela formao de estruturas exgenas na superfcie terrestre. (H) A libertao de vapor de gua foi um acontecimento precoce na evoluo do planeta 3. Estabelea a relao entre cada termo da coluna I e uma definio da coluna II. COLUNA I Planetas Gigantes Asterides Meteoros Planetas secundrios Cometas COLUNA II Corpos primitivos do sistema solar, de pequenas dimenses, rbitas muito excntricas e visveis periodicamente. Corpos numerosos, com formas e dimenses variadas, que orbitam entre Marte e Jpiter. Planetas rochosos com pequena massa e grande densidade. Planetas de baixa densidade, geralmente com anis e numerosos satlites. Rasto luminoso resultante do atrito de um corpo rochoso com a atmosfera. Planetas que orbitam em torno de outros planetas.

(A) (B) (C) (D) (E)

1.

2. 3. 4. 5. 6.

12

4.

O quadro I evidencia algumas propriedades de trs planetas do sistema solar, indicados como A, B e C. Caractersticas Perodo de rotao Raio (Km) Massa Densidade mdia Nmero de satlites Composio da Atmosfera Temperatura mdia superfcie Planeta A 23,9 6378 1 5,5 1 N2, O2 +15 Planeta B 24,5 2440 0,1 5,4 0 Ausente +173 Planeta C 10 60 000 95,1 0,6 47 H2, He -180

Quadro I Algumas propriedades planetrias

BG1- Subdepartamento 520

Verso 1

4/7

4.1. Seleccione a nica opo que permite preencher os espaos de modo a obter uma afirmao correcta: Os planetas A e C, podem considerar-se, respectivamente ______ e _____ e o planeta B poder corresponder a ______. (A) (B) (C) (D) telrico () gasoso () Mercrio. telrico() telrico () Marte. gasoso () gasoso () Saturno. telrico () gasoso (...) Marte.

4.2. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta: A propriedade planetria que poder explicar o grande nmero de satlites do planeta C, poder ser a sua (A) (B) (C) (D) 5. densidade temperatura massa composio da atmosfera

Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correcta. possvel determinar a idade de formao do Sistema Solar recorrendo a mtodos de datao absoluta. Sero condies necessrias para que uma dada rocha possa ser utilizada com este fim: a rocha ser oriunda de um astro do Sistema Solar onde _____ actividade geolgica interna e a amostra no ter sido alvo de _____ posterior. (A) no se tenha verificado () contaminao. (B) no se tenha verificado () alterao fsica. (C) se tenha verificado () contaminao. (D) se tenha verificado () alterao fsica.

6.

Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta: Os meteoritos que mais contribuem para o nosso conhecimento sobre a origem e formao do sistema solarem so os (A) (B) (C) (D) sideritos. siderlitos. condritos. acondritos.

12

7.

Explique porque motivo, a marca da bota deixada por Neil Armstrong, na superfcie da Lua, permanece e, provavelmente, vir a permanecer, inaltervel durante alguns milhes de anos. Grupo IV

Depois de partirem da Florida, as tartarugas marinhas dirigem-se para os Aores, antes de se deslocarem para sul. Ali, passa uma corrente que segue para o Atlntico Norte e que as poderia conduzir para um frio fatal. Como fazem, ento, para no se enganarem na rota? Sabe-se que elas se orientam graas ao campo magntico terrestre, que como quem diz: a sua sorte depende do que se passa a 6350 Km abaixo das suas barbatanas. Ainda por cima, quando se sabe que o campo magntico no pra de mudar () sem consequncias, parece, para as tartarugas marinhas. Mas ser sempre assim? Se no for, que grandes perturbaes sofrer a Terra? O problema que, para prever as variaes do campo magntico terrestre, seria preciso conhecer a sua origem. O centro da Terra ser constitudo por ferro fundido em turbulncia, capaz de gerar o magnetismo? Ou conter urnio ou potssio 40, comportando-se como um georreactor? Enquanto os cientistas discutem as hipteses, o destino de numerosas espcies animais est em jogo, j que o campo magntico tem influncia directa na sua sade. De facto, ele comporta-se como um escudo contra as partculas csmicas radioactivas, evitando mortalidades e mutaes. Nos picos de actividade solar, esses bombardeamentos perturbam o campo

BG1- Subdepartamento 520

Verso 1

5/7

geomagntico, de tal maneira que originam tempestades magnticas capazes de afectar satlites ou redes de distribuio de electricidade.
Science &Vie, Julho de 2004 (adaptado)

Os estudos sobre o paleomagnetismo revelaram-se decisivos para impor a teoria da Tectnica de Placas. O esquema da figura 4 ilustra uma zona de convergncia de placas tectnicas, de onde se destaca um pormenor do fundo ocenico, no qual se regista uma sequncia de anomalias magnticas, ora com polaridade normal, ora com polaridade inversa. Figura 4 Anomalias magnticas nos fundos ocenicos

1.

Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. A ideia que o autor do texto pretende transmitir, ao afirmar que a sorte das tartarugas marinhas depende do que se passa a 6350 Km abaixo das suas barbatanas, que o seu comportamento controlado (A) (B) (C) (D) pelo campo geomagntico que tem origem nas guas profundas do oceano. pelo campo geomagntico que tem origem no centro da Terra. pelas alteraes do campo magntico terrestre com origem no centro da Terra. pelas alteraes do campo magntico terrestre com origem nas guas profundas do oceano.

2.
6

Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. As grandes perturbaes que a Terra sofrer, referidas no segundo pargrafo do texto, devem-se (A) (B) (C) (D) s inverses do seu campo magntico. s inverses do seu campo gravtico. ao facto de existir um campo magntico. ao facto de existir um campo gravtico.

3.
6

Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. O Paleomagnetismo, em Geologia, baseia-se no princpio de que (A) (B) (C) (D) as rochas ocenicas modificam, ao longo do tempo, as suas propriedades magnticas. todas as rochas registam as caractersticas do magnetismo terrestre. certas rochas mantm caractersticas do campo magntico contemporneo da sua formao. na mesma rocha, de origem magmtica, alguns minerais acusam polaridade normal e, outros, polaridade inversa.

4.
6

As afirmaes 1, 2 e 3, dizem respeito importncia do geomagnestismo. 1. 2. 3. A existncia do campo magntico terrestre apoia o modelo sobre a composio e as caractersticas fsicas do ncleo terrestre. O paleomagnetismo apoia a hiptese da deriva continental e a formao dos fundos ocenicos a partir do rifte. As inverses magnticas apresentam-se assimtricas de um e do outro lado do rifte.

Seleccione a nica opo que as avalia correctamente. (A) (B) (C) (D) 2 e 3 so verdadeiras; 1 falsa. 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. 3 verdadeira; 1 e 2 so falsas. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas.

BG1- Subdepartamento 520

Verso 1

6/7

5.

Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Relativamente ao esquema da figura 4, podemos afirmar que existe um rfte (A) (B) (C) (D) a 70 Km da anomalia datada de 2,o M.a. entre a anomalia datada de 2,o e anomalia datada de 4,0 M.a. que se encontra assinalado com o nmero 2 que se encontra assinalado com o nmero 3.

10

6.

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas aos mtodos do estudo do interior da geosfera. (A) Os mtodos directos permitem obter dados sobre a estrutura e composio de todas as camadas que constituem a geosfera. (B) Os mtodos indirectos so tambm designados por mtodos geofsicos e incluem a gravimetria, a geotermia e o geomagnetismo. (C) A existncia de um campo magntico terrestre suporta a existncia de um ncleo externo no estado lquido. (D) Quando a gravidade medida e corrigida, tendo em conta a altitude e a latitude, superior mdia, designa-se por anomalia gravimtrica negativa. (E) As zonas de elevado grau geotrmico so zonas tectonicamente activas ou zonas quentes. (F) Quando se formam, todos os minerais sofrem um processo de magnetizao, registando o campo magntico actual. (G) As perfuraes da crusta realizadas com recurso a brocas, indicam-nos que a temperatura aumenta com a profundidade terrestre, verificando-se em simultneo um menor gradiente geotrmico. (H) Certas rochas retm uma memria do campo magntico terrestre no tempo da sua formao, denominado paleogeotermismo.

20

7.

Explique a importncia do magnetismo terrestre para o estudo do interior da geosfera.

200

FIM

BOM TRABALHO

BG1- Subdepartamento 520

Verso 1

7/7

You might also like