You are on page 1of 16

Direito Ambiental

Trabalho valor 3 pontos (dias 03, 05 e 09 de setembro) Principais caractersticas, problemas legislao brasileira e estudo de caso.

Atividade avaliativa valor 3 pontos, (19/09) Avaliao final- valor 4 pontos, dia 10/10 Atividade avaliativa valor 1 ponto 24/10 Atividade avaliativa valor 2 pontos 07/11 Atividade avaliativa valor 1 ponto 21/11 Avaliao final valor Algumas questes sobre aquecimento global 1. Ele existe realmente? 2. O que efeito estufa? 3. O aquecimento no um fenmeno natural? 4. O aquecimento global causado pelo buraco na camada de oznio?

Legislao ambiental no Brasil


Lei 4771/65 Cdigo Florestal Conferncia de Estocolmo 1972

A pessoa jurdica vai responder pelo crime ambiental, mas dever ser analisado caso a caso (a empresa obteve lucro direto ou indireto?) Se existe responsabilidade civil, no interessa se a atividade licita ou no.

Remediao - a remediao caiu em desuso, hoje em dia utilizamos a preveno e a cautela. Preveno e cautela a falta de conhecimento cientifico no desculpa para no ser responsabilizado a responsabilidade objetiva (ex.: industria txtil da Maria = responsabilidade objetiva do particular, e dos Estado solidariamente). Princpios do Direito Ambiental 1. Principio da preveno 2. Principio da prudncia ou cautela ou da preveno (preveno diferente de precauo, a fase da cautela chega ao Brasil em 1992)

3. Principio da informao 4. Principio do equilbrio (parcelamento da divida para as pequenas empresas) 5. Principio do limite 6. Principio da oportunidade para participao pblica, ou da participao 7. Principio do poluidor pagador, ou da responsabilidade (quem tem o bnus, tem o nus) 8. Principio do usurio pagador 9. Principio da cooperao (os Estados tem que agir de forma conjunta) 10. Principio da reparao Integral

Poltica Nacional do Meio Ambiente


Lei 6938/81 Art. 2 (principio) Poluidor tanto pessoa fsica quanto pessoa jurdica Principio da PNMA Instrumento da PNMA o Criao do SISNAMA, padres de qualidade CONAMA, avaliao de impacto ambiental (EIA RIMA [relatrio de impacto ambiental] no existe RIMA sem EIA, mas existe EIA sem RIMA). AIA avano da conscincia ambientalista.

Impacto a alterao do estado natural. O impacto pode ser positivo ou negativo. Avaliao dos impactos avaliao todo procedimento. Deve prever medidas de monitoramento. Avaliao composta por um conjunto de mtodos. Trata de um impacto ambiental, mas tambm uma analise social e econmica.

EIA
Dividido em duas fases: 1. Diagnostico 2. Prognostico Objetivos do EIA proteo, garantia, segurana ... O EIA vem direito do principio da preveno. Deve falar de toda a rea que vai ser atingida com uma atividade. Licenciamento ambiental

Gnero: existe trs tipos de licenciamento Licena prvia analise do projeto (LP) Licena de instalao licena para construir (LI) Licena de operao de acordo com o andamento da indstria (LO)

CONAMAA Lista o que precisa de licenciamento ou no. LP no superior a 5 anos LI no superior a 6 anos LO varia entre 4 a 10 anos.

ZEE Zoneamento Ecolgico Econmico


voltada a poltica de zoneamento e ocupao do solo, ele mais voltado para reas urbanas. 1. Previso legal a. Dec. Lei 1413/75 b. L.6938/81 c. Dec. 4297/02 2. Natureza Jurdica um instrumento de direito pblico de restrio a propriedade privada. Possui carter discricionrio (o estado que determina quais as funes de cada rea naquele zoneamento), sua manifestao uso do poder de policia do Estado. 3. Zoneamento X Direito Adquirido Existe direito adquirido a propriedade e no de poluir, neste caso o particular dever adequar a sua atividade as normas do ZEE. Podendo o municpio obrigar o particular a mudar de zona. 4. Elaborao e alterao a. Lei no necessariamente deve ser feito por meio de lei. Pode ser feito tambm por um decreto do executivo (ou por um projeto de lei de autoria do poder executivo). Entretanto, a sua alterao feita apenas por uma lei. b. Consulta pblica sim, deve haver estudos tcnicos e consultas pblicas. c. Prazo o zoneamento vai valer por no mnimo dez anos (somente poder ser modificado aps o prazo de 10 anos, salvo se esta modificao for feita para ampliar o rigor deste zoneamento).

Espaos Territrios Especificamente Protegidos

1. Previso legal a. Art. 225 1 e 4 CF/88 b. Lei 4771/65 c. Lei9985/00 2. Normas gerais a. Criao pode ser criada por qualquer instrumento (decreto, ou projeto de lei de autoria do executivo). b. Modificao pode ser feita pelo mesmo ato que a criou, ou por lei (quando for diminuir a proteo que foi dada a rea de proteo). Obs.: se foi criada por decreto pode ser modificada por decreto, ou criada por lei pode ser criada por lei (1 parte). 3. rea de preservao permanente - APP a. Lei 4771/65 b. Caracterstica principal podem ser encontradas em reas urbanas ou rurais. APP compreende o solo + vegetao. No necessrio que a vegetao seja nativa, basta que seja vegetao. As APPs j so pr determinadas no Cd. Florestal. Em regra as margens dos cursos dgua so reas de preservao permanente, mangues, topos de montanhas, etc... c. Localizao d. Composio e. Existe possibilidade de supresso de vegetao? sim, desde que exista um estudo tcnico, e o projeto que seja fundamentado em uma grande necessidade publica. E rea desmatada deve perfazer no mximo 5% daquela rea preservada (se com os estudos tcnicos forem comprovados que voc precisa de uma rea maior, poder ser liberada tal medida territorial, desde que haja uma compensao desta rea desmatada). Supresso de vegetao no autorizada feita depois de 22/07/08 - a nica sanso que no poder pedir autorizao para o desmate de novas reas. f. Aspectos tributrios 29/08/2011

Espaos Territoriais Especialmente Protegidos


1. APP (rea de preservao permanente)

2. RL (reserva legal) um percentual da propriedade, tendo o proprietrio a liberdade de escolher este percentual (qual a parte do seu territrio que ele quer preservar), todavia, o rgo ambiental que vai dar o aval para esta delimitao. Critrios: se em sua propriedade tiver uma APP sua reserva legal dever ser contigua a APP, dentre outros. Na RL a proteo obrigatoriamente sobre o solo e a vegetao nativa. Uma reserva legal no pode ser desmatada (analisar as excees para compensao deste desmatamento). 3. SNUC sistema nacional das unidades de conservao (lei 9.985/00) a. Finalidades das unidades de conservao a proteo ambiental; viabilizar pesquisas cientficas; manejo sustentvel (em algumas unidades). b. Regime jurdico existe uma limitao administrativa do uso, que vai depender do objetivo de cada unidade de conservao. c. Criao i. Estudos tcnicos (o mesmo das consultas pblicas) ii. Consultas pblicas obrigatria a audincia pblica, exceto para (a criao): estao ecolgica e reserva biolgica. Ser for fazer alguma modificao, ser obrigatria a realizao de estudos tcnicos e consultas pblicas para todas as modalidades. iii. Limitaes administrativas provisrias (exceto: atividades agropecurias, atividade econmica em andamento, obras pblicas licenciadas) possvel a imposio de limitaes temporrias, que visam proteger o objetivo da rea de preservao a ser criada. Estas limitaes administrativas temporrias iro vigorar para um prazo de sete meses, podendo ser renovado este prazo (se a rea de preservao estiver prestes a ser implementada). d. Alterao/extino poder ser feita pelo instrumento que a criou (se extino ou alterao para diminuir a proteo deve ser sempre por lei, se for uma alterao para aumentar a proteo poder ser feita pelo instrumento que a criou, podendo ser lei ou decreto). Para toda alterao deve ser realizados estudos tcnicos e consultas pblicas. e. Gesto i. SISNAMA 1. rgos ambientais Estados/municpios 2. Instituto Chico Mendes unidade de conservao federal. 3. OSCIP (organizao da sociedade civil de interesse pblico) a. Termo de parceria possibilidade das OSCIP fazer um termo de parceria com os rgos do SISNAMA.

f.

Conselhos i. Consultivo e deliberativo o conselho consultivo sempre ir existir nas unidades de proteo integral. A existncia do conselho deliberativo ir depender do plano de manejo e regime jurdico das unidades de conservao.

g. Plano de Manejo i. Zoneamento ii. Normas para uso da rea iii. Manejo de recursos naturais iv. Integrao do espao com seu entorno 1. ZA (zona de amortecimento) rea onde existe proteo ambiental, porm de uma forma ecolgica. Ela pode ser explorada, mas de forma sustentvel. 2. CE (corredor ecolgico) um gravame na propriedade que visa a proteo do transito de espcies entre uma rea de preservao e outra. 3. MOSAICO - a sobreposio de unidades de conservao. Quando se tem um mosaico necessria a criao de um conselho do mosaico. h. Categorias i. Proteo integral 1. Estao ecolgica 2. Movimento natural 3. Reserva pblica 4. Refugio da vida selvagem 5. Parque nacional ii. Desenvolvimento (uso) sustentvel 1. rea de proteo ambiental 2. Reserva extrativista 3. Reserva de fauna 4. rea de relevante interesse ecolgico 5. Reserva particular do patrimnio natural

6. Reserva do desenvolvimento sustentvel 7. Floresta nacional

Unidade/ categoria de prot. ambiental Estao ecolgica

Objetivo

Posse e domnio

Visitao pblica Proibida (salvo se o objetivo for educao ambiental), as regras para esta visita so as determinadas pelo plano de manejo.

Pesquisa cientifica

Modificao do ecossistema Sim. Esta modificao tem que ser fundada em estudos. Ela pode ser de 3% da rea, que no podem ultrapassar 1.500 hectares. No possvel.

Preservao Pesquisa cientifica

Reserva Biolgica

Preservao integral do ecossistema, sem interveno humana ou modificao ambiental. Salvo se a interveno humana for para recuperao da rea. Parque Preservao Nacional de (e.g.: Serra ecossistemas do Cip, de grande Canastra, beleza etc) cnica. Realizao de pesquisas cientficas/ educao ambiental/ recreao/ turismo

Pblicos. Vai Proibida, Somente ocorrer salvo se for com desapropriao por motivo autorizao de educao prvia do ambiental, e rgo as regras para ambiental, e esta visitao dentro dos devem estar limites do no plano de plano de manejo. manejo.

Pblicos, propriedade privadas sero desapropriadas.

Permitida Possvel com No dentro das prvia permitida. normas do autorizao plano de do rgo manejo. ambiental.

Monumento natural (e.g.: Rio So Francisco)

ecolgico. Preservar stios naturais raros e singulares.

Refugio da Proteger vida ambientes silvestre naturais para assegurar reproduo de espcies da fauna (tanto a local residente quanto a migratria) e flora.

Pblico ou privado. (poder ter propriedade privada, contudo ela ter que se adequar as normas e restries do plano de manejo, se no se adequar haver desapropriao da rea. Pblicas ou particulares. (poder ter propriedade privada, contudo ela ter que se adequar as normas e restries do plano de manejo, se no se adequar haver desapropriao da rea.

Permitida No h No dentro das previso permitida. normas do legal. (o plano de rgo manejo. ambiental decidir caso a caso).

Permitida,

Permitida No com possvel. autorizao do rgo ambiental.

Uso sustentvel APA (rea de proteo ambiental) E.g.: APA CARSTE Lagoa Santa

Objetivo Proteger a diversidade biolgica e disciplinar a ocupao e assegurar a sustentabilida de dos recursos naturais.

Posse e domnio Pblicos ou privados. As propriedade s privadas tm que estar de acordo com as restries das normas de ocupao.

Visitao pblica Pblicas dependem de autoriza o prvia do rgo ambiental. Particulare s, cada proprietri o estipula as suas regras.

Pesquisa cientifica Permitida, de acordo com as normas do rgo ambiental. Nas propriedad es particulares o proprietri o vai estabelecer as condies.

Caractersticas rea muito extensa. Ocupao humana relativa. Dotado de atributos naturais e culturais importantes.

rea de Relevando interesse ecolgico (e.g.: Ilha Grande RJ, e Vale dos Dinossauros Paraba)

Manter os Pblicos ou No tem No h rea em geral ecossistemas privadas. previso previso pequena, com naturais de legal. legal. pouca ou importncia nenhuma regional ou ocupao local. humana. Caractersticas naturais extraordinrias e abriga exemplares raros de fauna e flora. Floresta Uso mltiplo, Pblicos. Permitida, Possvel, Cobertura Nacional sustentvel Propriedade com com florestal (floresta da dos recursos particular autoriza autorizao predominantemen Tijuca) naturais, ser o do rgo do rgo te nativa. pesquisa desapropria ambiental. ambiental possvel a cientifica e da permanncia das explorao populaes sustentvel. tradicionais. obrigatrio o conselho consultivo. Reserva Proteo da Pblicos Permitidos Permitido rea utilizada por extrativista vida e cultura populaes das extrativistas, que populaes complementam tradicionais e sua subsistncia uso com agricultura e sustentvel criao de dos recursos. animais de pequeno porte. Obrigatrio a existncia do conselho deliberativo. Proibio de explorao de recursos minerais e caa. Explorao comercial de recursos madeireiros permitida dentro das normas do plano de manejo (de forma complementar). Reserva de Realizao de Pblico Permitida Permitida. rea natural com fauna estudos dentro das populao e tcnicos sobre normas do animais de o manejo plano de espcies nativas econmico manejo. ou migratrias. sustentvel Proibio de

dos recursos da fauna. Reserva de Preservao e Pblico. desenvolvimen assegurar to sustentvel condies e meios necessrios para a reproduo e melhoria dos modos da qualidade de vida da populao local, e valorizar, conservar e aperfeioar as tcnicas de manejo. Reserva Conservar a Particular. particular do diversidade patrimnio biolgica. natural.

caa. Permitida, dentro das normas do plano de manejo Permitida, dentro das normas do plano de manejo rea natural que abriga populaes tradicionais, cuja subsistncia se d em sistemas sustentveis. Obrigatrio conselho deliberativo. Permisso da substituio da cobertura vegetal. O plano de manejo deve prever zona de amortecimento e corredor ecolgico. rea particular gravada com perpetuidade, e deve ser averbado no registro de imveis.

Permitida Possvel. com objetivos tursticos, recreativo e educacional

30/09/2011

Dano Ambiental
Comentrios gerais Dupla face se tem uma industria que poliu o rio de uma determinada forma vai estar gerando um dano ambiental, e tambm um prejuzo individualizado das pessoas que moram a beira do rio. O dano ambiental no um dano apenas a coletividade, tem um dano ambiental e tambm um dano a coletividade. O dano individualizado ter prazo prescricional, j o dano ambiental imprescritvel. Disperso das vitimas um dano ambiental pode gerar conseqncia em mais de um municpio, podendo englobar mais de um estado. Isto dificulta a responsabilidade. Dificuldade de valorao diante da disperso das vitimas fica difcil valorar, e mais, no h como valorar quando custa uma espcie animal que foi extinta. Formas de reparao (a indenizao dever sempre incidir) o o Restaurao a recomposio da rea que foi atingida. Compensao se no for possvel a reparao que ser feita a compensao (sendo esta compensao feita em outra a rea que foi atingida por algum dano ambiental). A compensao no necessariamente vai se dar em recuperao de

rea, poder ser feita uma compensao atravs de equipamentos para ajudar na fiscalizao. o Indenizar pagar pelo dano causado.

Responsabilidade Civil Sistema dualista Teoria do risco responsabilidade objetiva. Pressupostos (para que se configure a responsabilidade basta a ocorrncia do dano e o nexo de causalidade, no interessa se a conduta licita ou ilcita). o o o Evento danoso Nexo de causalidade Inverso do nus da prova

Excludentes no existe nenhum excludente.

A diferena entre responsabilidade administrativa e responsabilidade civil que a responsabilidade civil independe de ilicitude da conduta. J a responsabilidade administrativa requer a existncia de um ilcito administrativo. Responsabilidade administrativa Regime o o Objeto Objetivo

Pressupostos o o Conduta (pessoal?) a responsabilidade administrativa uma responsabilidade pessoal, no pode ser transferida ao novo adquirente do imvel. Ilicitude aqui a conduta deve ser necessariamente ilcita, deve existir um ilcito administrativo.

Excludente? sim, salvo se concorrer para o dano. Inverso do nus da prova

A responsabilidade administrativa no objetiva, h uma analise de dolo e culpa. Responsabilidade penal Elemento subjetivo Sujeito ativo

o o o o o 17/10/2011

Pessoa fsica Pessoa jurdica Condies Crimes culposos Direito pblico ou privado?

Sanes administrativas
I. Advertncia aplicada para as infraes cuja multa seja de valor mximo R$1.000, e de baixo potencial de dano. Aps o recebimento de uma advertncia, s poder receber outra, trs anos a contar da data deste auto de infrao. Multa simples pode variar de R$50 reais a R$50 milhes de reais. Este valor vai depender da infrao administrativa, e dos antecedentes, agravantes e atenuantes. A multa simples pode ser majorada se o agente j tiver praticado outra infrao ambiental, se no prazo de cinco anos a contar da lavratura do auto de infrao cometer a mesma infrao, a multa ser triplicada. Se for infrao diferente, a multa ser duplicada. Multa diria j prevista no auto de infrao. aplicada quando o agente no cumpre com o determinado pelo fiscal ambiental, sendo fixadas as astreintes, podendo variar de R$50 a 10% de valor da multa. Apreenso possvel a apreenso animas e maquinrios. Destruio/inutilizao ser feita em um bem que foi modificada para a prtica de um ilcito. Sempre que for destrudo/doado, ser feita uma avaliao do bem para efeitos futuros. Suspenso de venda/fabricao Embargo de obra/atividade ser feita mediante a execuo de uma obra em um local no permitido, podendo j ser determinada a demolio desta obra, o nus desta demolio sempre recair para o proprietrio. Caso a demolio cause um dano ambiental maior, ela ser mantida, e outras sanes sero aplicadas. Demolio Suspenso parcial/total das atividades suspenso parcial recai apenas na rea que descumpre as normas, e a suspenso ir ocorrer at que se regularize as atividades, sendo estabelecido um prazo. Restritivas de direito (so penas acessrias, e costumam vir no julgamento) a. Suspenso de registro/licena b. Cancelamento de registro c. Perda/restrio de incentivos fiscais

II.

III.

IV. V.

VI. VII.

VIII. IX.

X.

d. Perda/suspenso em linhas de financiamento e. Proibio de contratar com a Administrao Pblica (3 anos)

Processos administrativos
Competncia infrao municipal rgo ambiental municipal, e assim sucessivamente para cada uma das esferas. No existe recurso da esfera municipal para estadual, nem da estadual para a federal. Regra geral, a competncia para apurao ser do IBAMA na esfera federal. Iniciativa pode ser ex officio, ou atravs de denuncia. Ampla defesa possibilidade do contraditrio, tomar conhecimento dos atos, e a possibilidade de contradizer. A possibilidade de se constituir um advogado. Defesa o infrator tem o prazo de vinte dias para apresentar a sua defesa, a contar do inicio do processo (dentro desses vinte dias ele pode pagar a multa com o desconto de 30%) Instruo Julgamento finalizada a instruo o julgamento deve ocorrer dentro de 30 dias. Recursos sero interpostos no prazo de 20 dias para recorrer ao rgo que o julgou. Esta autoridade tem o prazo de 5 dias para modificar a deciso. Se no quiser modificar, se quiser manter a deciso, passados 5 dias a autoridade encaminha o recurso para o seu superior. Este superior pode: manter a deciso, ou reform-la inclusive para agravar a deciso. Discordando desta deciso, poder interpor um novo recurso (20 dias) para o rgo que o julgou (o superior) enquanto isso a multa est suspensa, as outras sanes podem estar suspensas ou no caso a deciso seja mantida, o recurso ser encaminhado para o CONAMA, onde em hiptese alguma poder ser reformado para agravar a deciso. Efeitos suspensivo? -

Uma vez lavrado o auto de infrao ele ser convertido em um processo administrativo dentro de cinco dias.

31/10/2011

Poltica Urbana
1 Funo social da propriedade urbana Poder ocorrer a desapropriao por descumprimento da funo social urbana. Os artigos 182 e 183 da CF discriminam a funo social da propriedade urbana, estes artigos so regulamentados

pelo estatuto da cidade. Como funo social a propriedade deve atingir as suas funes bsicas (moradia, lazer etc). Ainda pelo estatuto da cidade estabelece que cada plano diretor vai estabelecer o que entende como funo social da propriedade urbana. 2 Desvio de finalidade Exercer uma atividade que cause degradao ambiental; A explorao do imvel acarreta um aumento do trafego, e rea no comporta este aumento; Imvel cuja explorao econmica incompatvel com a rea;

3 Plano diretor Obrigatoriedade Grandes objetivos Previso constitucional o o Cidades com populao acima de 20 mil habitantes Municpio que queira utilizar o parcelamento ou a edificao compulsria, o IPTU progressivo, e a desapropriao por ttulos

Previso legal o o o Municpios com vocao turstica; Municpio que possua atividade degradante; Municpio que faa parte de regio metropolitana;

4 Parcelamento/Edificao compulsrias Imvel no utilizado (para o plano diretor de BH) : o o o Aquele imvel que no possua construo; Possua construo, mas ela esta abandonada por mais de cinco anos; Imvel com construo que no seja regularizada.

Imvel subutilizado: o Possui construo mas o coeficiente de aproveitamento inferior ao previsto para aquela zona;

Excees: o reas em que no haja infra-estrutura bsica fornecida pelo municpio;

Imvel comercial em que a rea construda seja abaixo do coeficiente de aproveitamento, mas, todo o restante do imvel inteiramente aproveitado economicamente.

Procedimento o A partir do momento em que recebe a notificao deve averb-la no registro do imvel, ento comea a contar o prazo de um ano para que o proprietrio entregue o projeto da edificao para a prefeitura. Caso o imvel seja vendido o novo proprietrio contar com o prazo restante para apresentar o projeto. Aps apresentado o projeto, e autorizado, comea a contar o prazo de dois anos para que a construo seja iniciada.

5 IPTU progressivo Procedimento ser cobrado caso o proprietrio descumpra com a construo. Em cinco anos a alquota do IPTU pode chegar a 15%. Caso a construo inicie cessa o IPTU progressivo. Vencido os cinco anos, o municpio poder desapropriar o imvel, fazendo o pagamento atravs de ttulos da divida pblica.

6 Desapropriao por ttulos da dvida pblica Valor o pagamento ser feito pelo valor do imvel. Toda valorizao decorrente exclusivamente de obra pblica ser descontada. Resgate ser feito no prazo de at cinco anos.

7 Direito de preempo O municpio tem o direito de comprar o imvel nas mesmas condies que o particular. O municpio deve se manifestar dentro do prazo de 30 (trinta) dias. 04/11/2011 Usucapio especial urbana So para reas de ate 250m. Com posse mansa e ininterrupta durante cinco anos. Aquele que requer a usucapio no pode ter outro imvel, e beneficiado apenas uma nica vez. Usucapio coletivo Utilizado para as comunidades. Existe um condomnio em que cada morador vai ter uma frao ideal do terreno, a participao do MP obrigatria. Para o fim deste condomnio devem ser cumpridos dois requisitos: 1 anuncia de 2/3 dos condminos 2 investimento em infraestrutura. Direito de preempo (outros comentrios)

Vigncia o prazo para poder gravar o imvel de at cinco anos. possvel a renovao, todavia, a mesma somente poder ser feita um ano aps o termino do prazo de vigncia. No existe limite para a quantidade de renovaes. reas especficas este gravame deve ser motivado e justificado, e recai sobre reas especficas.

Outorga onerosa do direito de construir comprar do municpio o direito de construir at o coeficiente de aproveita mximo (CAM) C.As bsico e mximo Estoque de potencial construtivo o coeficiente que o municpio pode vender ao particular para que este possa ampliar o seu potencial construtivo. Este estoque vlido por um perodo no inferior a dois anos (lei em BH). possvel ultrapassar o CAM? imvel residencial pode construir alm do coeficiente mximo, desde que, este a mais seja para construo de garagem ou estacionamento. Claro que ter que pagar uma quantia a mais chamada outorga complementar. Edifcios pblicos pode construir at o potencial mximo, sem que haja uma contra prestao.

You might also like