You are on page 1of 8

MATERIA: 1 Constituio da materia; 2 substncia simples e composta; 3 propriedades gerais e especificas das materias; 4 estados fisicos e mudanas de estado;

5 fenomeno fisicos e quimicos; 6 misturas homogneas - desdobramento de misturas.

_______________________________________________________________ ______ MATRIA, TOMOS E MOLCULAS: Tudo aquilo que nos rodeia e ocupa um certo espao tem o nome de matria. A parte mais pequena da matria, que contm as mesmas caractersticas da mesma matria tem o nome de molcula. Mas esta molcula, possvel de ser ainda mais dividida em constituintes mais pequenos os quais tm caractersticas bem diferentes da prpria matria. Estes constituintes recebem o nome de tomos, palavra grega que significa no divisvel. Esta palavra deixou de ser apropriada j que hoje em dia consegue-se dividir os tomos em partculas ainda mais pequenas. Exemplo: a gua a matria que formada por molculas. As molculas de gua so por sua vez formadas por trs tomos. Dois tomos de hidrognio e um tomo de oxignio.

Molcula de gua constituda por dois tomos de oxigno e um tomo de hidrognio RESUMO: a matria constituda por molculas. As molculas so constitudas por tomos.

2- Substncias simples e substncias compostas


A molcula de gua formada por dois tomos de hidrognio e um de oxignio. J o gs nitrognio, que existe na atmosfera, formado pela unio de dois tomos de nitrognio. O mesmo vale para o gs oxignio. Dizemos ento que o oxignio uma substncia simples, j que formado pela unio de tomos quimicamente iguais. A gua uma substncia composta, pois formada pela unio de tomos diferentes. Compreenda melhor analisando a imagem ao lado. Algumas substncias compostas so formadas por ons diferentes, como o caso do cloreto de sdio, que tem ons de sdio e de cloro. Portanto, uma substncia pura pode ser simples, quando formada por apenas um tipo de tomo, ou composta, quando em sua frmula h mais de um tipo de tomo ou de on.

Resumindo: Substncias Simples so aquelas formadas por um nico tipo de elemento qumico. Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 . Substncias compostas so aquelas formadas por mais de um tipo de elemento qumico. Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.

3- Propriedades Gerais da matria


A matria tem 8 propriedades gerais, isto , 8 caractersticas comuns a toda e qualquer poro de matria: inrcia, massa, extenso, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

inrcia: A matria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma fora aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola s entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo at parar de novo. massa: uma propriedade relacionada com a quantidade de matria e medida geralmente em quilogramas. A massa a medida da inrcia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inrcia. Massa e peso so duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balana. O peso uma fora medida pelos dinammetros. extenso: Toda matria ocupa um lugar no espao. Todo corpo tem extenso. Seu corpo, por exemplo, tem a extenso do espao que voc ocupa. impenetrabilidade: Duas pores de matria no podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matria: ponha gua em um copo e marque o nvel da gua com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nvel da gua subiu. Isto significa que duas pores de matria (gua e sal), no podem ocupar o mesmo lugar no espao (interior do copo) ao mesmo tempo. compressibilidade: Quando a matria est sofrendo a ao de uma fora, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime. elasticidade: A matria volta ao volume e forma iniciais quando cessa a compresso. No exemplo anterior, basta soltar o mbolo da seringa que o ar volta ao volume e forma iniciais. divisibilidade: A matria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedao de giz at reduzi-lo a p. Quantas vezes voc dividiu o giz !? descontinuidade: Toda matria descontnua, por mais compacta que parea. Existem espaos entre uma molcula e outra e esses espaos podem ser maiores ou menores tornando a matria mais ou menos dura.

Propriedades especficas da matria


Organolpticas: a) cor: a matria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade percebida pela viso;

b) brilho: a capacidade de uma substncia de refletir kluz a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela viso; c) sabor: uma substncia pode ser inspida (sem sabor) ou spida (com sabor). Esta propriedade percebida pelo paladar; d) odor: a matria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorfera (com cheiro). Esta propriedade percebida pelo olfato; Fsicas: Entre as propriedades fsicas encontram-se o ponto de fuso, o ponto de ebulio e o calor especfico, mas vamos estudar outras duas propriedades: a) densidade: o resultado da diviso entre a quantidade de matria 'massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo igual a m/v. Se a massa medida em gramas e o volume em cm cbicos, a densidade obtida em gramas por cm cbicos. Ex: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e est ocupando um volume de 2000 cm cbicos ? de 0.1 g/cm cbico. b) dureza: a resistncia que a superfcie de um material tem ao risco. Um material considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece. 4- ESTADOS FSICOS DA MATRIA A matria se apresenta em 3 estados fsicos:slido, lquido e gasoso. Slido: No estado slido, o corpo tem forma e volume definidos. A matria em estado slido pode se apresentar compacta, em pedaos ou em p. Os corpos so formados pela reunio de molculas, e entre as molculas desenvolvem-se duas foras: coeso (fora que tende a aproximar as molculas entre si) e repulso (fora que tende a afast-las umas das outras. No estado slido, a fora de coeso muito forte. Por isso, o movimento das molculas pequeno e elas apenas vibram. Lquido: No estado lquido, a matria tem forma varivel e volume definidos. As molculas tem menos fora de coeso do que nos slidos. Por isso, elas se deslocam mais. Gasoso: No estado gasoso, a matria tem forma e volume variveis. Nos gases, as molculas se movem livremente e com grande velocidade. A fora de coeso mnima e a de repulso enorme.

MUDANAS NO ESTADO DA MATRIA Fuso: a passagem do estado slido para o lquido. Quando fornecemos calor a um corpo, suas partculas vibram mais. A uma determinada temperatura, as partculas do slido vibram com tanta intensidade que algumas chegam a vencer a fora de coeso e passar ao estado lquido. Isso chama-se fuso. Cada substncia tem sua temperatura de fuso caracterstica a uma determinada presso. Essa temperatura chama-se ponto de fuso. Solidificao: a passagem do estado lquido para o slido. Quando se resfria um corpo, suas molculas vibram menos. a uma determinada temperatura, as substncias lquidas transformam-se em slidas porque a fora de coeso aumenta e a agitao molecular diminui. Essa temperatura, o ponto de solidificao, igual temperatura do ponto de fuso dessa mesma substncia. Vaporizao: a passagem do estado lquido para o gasoso. Pode ocorrer por evaporao (passagem lenta e espontnea estimulada pela temperatura, ventilao e superfcie de evaporao), ebulio (passagem com grande agitao molecular e a formao de bolhas) e calefao (passagem brusca). Condensao: Tambm chamada liquefao, a passagem do estado gasoso para o estado lquido. Sublimao: a passagem direta do estado slido para o gasoso ou viceversa

5- Fenmenos fsicos e fenmenos qumicos Fenmeno toda e qualquer transformao que ocorre com a matria, na qual ocorrem mudanas qualitativas na composio. Um fenmeno pode ser classificado em fsico ou qumico. Fenmeno qumico todo aquele que ocorre com a formao de novas substncias. Um fenmeno qumico, como a combusto, transforma uma substncia em outra, com diferentes propriedades qumicas. Fenmenos fsicos so todas as transformaes da matria sem ocorrer alterao de sua composio qumica. todo fenmeno que ocorre sem que haja a formao de novas substncias. O fenmeno qumico altera a natureza da matria. O fenmeno fsico altera apenas a forma da matria. Veja a demonstrao com o papel: Fenmeno Qumico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;

Fenmeno Fisico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma. Exemplos de fenmenos qumicos: o enferrujamento do ferro, a respirao dos seres vivos, a fotossntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenmenos qumicos so tambm denominados reaes qumicas, e so descritos atravs de equaes. Combusto do etanol ou lcool comum: Nesta reao qumica, uma molcula de etanol (C 2 H 5 OH) reage com trs molculas de gs oxignio do ar atmosfrico (O 2), produzindo duas molculas de gs carbnico (CO 2) e trs molculas de gua, conforme a equao: C 2H 5 OH(l) + 3 O 2(g) => 2 CO 2(g) + 3 H 2O(l) + calor Exemplos de fenmenos fsicos: a queda de um corpo, a reflexo da luz em um espelho, a dilatao dos corpos, os pontos de fuso e ebulio, a densidade absoluta, etc. As mudanas de estado fsico sofridas pelas substncias so propriedades fsicas da matria (ponto de fuso e ebulio). A fuso do gelo e a evaporao do lcool so exemplos dessas propriedades.

6- MISTURAS HOMOGENEAS Mistura um material que rene duas ou mais substncias, sem que ocorram alteraes nelas, mantendo-se portanto, as caractersticas e propriedades das substncias envolvidas. As misturas podem ser divididas em: Mistura homognea aquela que apresenta as mesmas propriedades em to qualquer parte da sua extenso, apresenta apenas uma fase, portanto, monofsica. Exemplo: gua + lcool; Mistura heterognea aquela que no apresenta as mesmas propriedades em todas as partes de sua extenso. Apresentam duas ou mais fases, podendo ser: bifsica, trifsica ou polifsica. Exemplo: gua + leo, bifsica;

Resumindo: quando voc mistura duas ou mais substancias, se elas se misturarem a ponto de voc s v-las como se fossem uma s, mistura homognea por exemplo quando voc mistura gua e lcool, porm se elas se misturarem e voc conseguir ver as duas de forma que apresentem duas ou mais fases, mistura heterognea, ex: a gua e o leo no se misturam totalmente, logo, em poderemos ver a gua e o leo de forma separada, temos, ento uma mistura heterognea.

DESDOBRAMENTO

Misturas homogneas
Evaporao: separa lquido do slido. Quando exposta ao ar e sob temperatura ambiente, a parte lquida da mistura evapora-se, enquanto a parte slida fica depositada. Destilao: lquido do slido. A mistura aquecida em um balo A at a ebulio, o componente lquido despende-se do sistema na forma de vapor, este passando pelas paredes frias do condensador volta ao estado lquido e vai gotejar em um balo B. Assim a parte slida fica retida no balo A enquanto a lquida vai para o B. Destilao fracionada: vrios lquidos cujos pontos de ebulio sejam diferentes. O aparelho o mesmo da destilao simples, contendo apenas um termmetro a mais. A mistura aquecida e os lquidos vo destilando na ordem crescente de seus pontos de ebulio. Solidificao fracionada: baseia-se no ponto de solidificao das substncias, quando as duas esto dissolvidas num mesmo lquido. Fuso fracionada: usada para separar substncias contidas numa mistura slida, baseia-se no de que o ponto de fuso uma temperatura caracterstica de cada slido. Sublimao: aplica-se a substncias que passam diretamente do estado slido para o estado de vapor. Recolhe-se os seus vapores e depois os mesmos so sublimados, separando-se do restante da mistura. Liquefao e vaporizao fracionada: misturas constitudas por vrios gases. Em aparelhagem especial a soluo gasosa continuamente resfriada e medida que os pontos de liquefao dos componentes vo sendo atingidos os mesmos vo passando ao estado lquido. A seguir so submetidos evaporao fracionada, separando-se dessa maneira os vrios gases.

Misturas heterogneas

Catao: separar slidos. Consiste em separar com uma pina ou simplesmente com a mo, os fragmentos quando estes forem grandes e diferentes. Ventilao: separar os slidos. Consiste na separao de uma das fases submetendo a mistura a uma corrente de ar; s pode se usada quando uma das fases muito leve em relao a outra, ou seja possuem densidades diferentes. Levigao: separao de slidos. A mistura submetida a uma corrente lquida (gua). Um dos componentes sendo muito mais leve que o outro arrastado pela correnteza e o outro fica. Flotao: substncias slidas de densidades diferentes. Coloca-se um lquido de densidade intermediria na mistura. Isso faz com que o lquido separe as substncias: a de menor densidade fica na superfcie do lquido e a de maior densidade abaixo. Peneirao ou tamizao: pode ser usado quando as fases do sistema se reduzem a gros de diferentes tamanhos quando o sistema triturado; por meio de uma srie de peneiras cujas malhas so gradativamente menores pode-se separar os componentes.

You might also like