You are on page 1of 11

Licitaes Professor Alessandro Dantas

1 - Idia e contexto das licitaes na gesto do interesse pblico. Adm ----------------------------------------------------------------------> Int Pblico PSP - Prestao de servios pblicos Escola --> obra Uniformes, merenda, cadernos --> compras Provedor de internet --> servios 2 - Conceito de licitao 3 - Caractersticas da licitao a) procedimento adminstrativo b) visa efetivar a isonomia c) fomentar o desenvolvimento nacional sustentvel d) julgamento objetivo e) aferir a proposta mais vantajosa Educao Pblica

4 - Fases e atores da licitao

5 - Licitao contrato administrativo Regra: Licitao (antecedente necessrio) Contrato administrativo (conseqente lgico)

5.1. Contratos administrativos no-antecedidos de licitao 5.2. Licitaes sem a confeco de posterior contrato

6. Obrigados a licitar a quem se aplica a Lei de Licitaes? - Unio e seus rgos; - Estados e seus rgos; - Distrito Federal e seus rgos; - Municpios e seus rgos; - Autarquias, inclusive as de controle das profisses; - Agncias Reguladoras; - Agncias Executivas; - Fundaes pblicas; - Empresas pblicas; - Sociedades de economia mista; - Demais sociedades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal; - Fundos especiais.

ATENO: Segundo o posicionamento do Tribunal de Contas da Unio os servios sociais autnomos, como, por exemplo, SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, no esto sujeitos ao rigor da Lei de Licitaes, mas devem obedecer ao procedimento de contratao previsto em seus regulamentos devidamente publicados, onde devero observar os princpios da impessoalidade, moralidade e economicidade, sendo necessria, no mnimo, a realizao de cotao prvia de preos no mercado antes da celebrao do contrato.

Contratao no mbito dos servios sociais autnomos: 1 - Observncia dos princpios da licitao constantes do inciso XXI do art. 37 da Constituio Federal Conquanto os servios sociais autnomos no se sujeitem s mesmas normas que regem a administrao pblica, tambm devem respeitar os princpios constitucionais a ela aplicveis, entre os quais os da licitao, insculpidos no art.

37, XXI, da Constituio Federal, por ostentarem capacidade tributria ativa e gozarem de privilgios prprios dos entes pblicos. Foi esse o entendimento defendido pelo relator, ao apreciar recurso de reconsiderao interposto pelo Servio Social do Comrcio/Administrao Regional do Acre (SESC/AC) contra a seguinte determinao que lhe foi expedida por meio do Acrdo n. 2.210/20091 Cmara: adote providncias para o exato cumprimento do disposto no art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, abstendo-se de incluir, em suas licitaes, exigncias que contrariem os princpios da isonomia, da legalidade, da competitividade, da proporcionalidade e da razoabilidade.... . Acrdo n. 3493/2010-1 Cmara, TC-019.680/2009-2, rel. Min. Walton Alencar Rodrigues, 15.06.2010.

ATENO: H o entendimento do TCU no sentido de que algumas normas regras licitatrias se aplicam ao OSCIP (Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico), quando da gesto de recursos pblicos federais recebidos mediante transferncias voluntrias, especialmente no que diz respeito observncia dos princpios da impessoalidade, moralidade e economicidade. Quanto a outros pontos, por exemplo, poder de aplicao de penalidades, o TCU entende que as OSCIP no possuem estes atributos e poderes.

Submisso das OSCIPs Lei n. 8.666/93


Existem direitos potestativos inseridos na Lei n. 8.666/93 que so competncias privativas de entes que integram a administrao pblica, tais como: aplicao de multas, resciso unilateral de contratos e declarao de inidoneidade de licitantes. Essas prerrogativas, que privilegiam o princpio da supremacia do interesse pblico, no se conferem a entidades privadas. Com base nesse entendimento, o Plenrio determinou Fundao Instituto de Hospitalidade (OSCIP) que, quando da gesto de recursos pblicos federais recebidos mediante transferncias voluntrias, observe os princpios da impessoalidade, moralidade e economicidade, alm da cotao prvia de preos no mercado antes da celebrao do contrato, de acordo com o art. 11 do Decreto n 6.170/2007. Em seu voto, o relator ressaltou o entendimento esposado no voto revisor que fundamentou o Acrdo n. 1.777/2005-Plenrio, no sentido de no se

aplicar in totum os dispositivos da Lei n 8.666/1993 a entes privados que administrem recursos pblicos federais, como o caso das OSCIPs. Acrdo n. 114/2010-Plenrio, TC-020.848/2007-2, rel. Min. Benjamin Zymler, 03.02.2010.

7. Fundamentos da licitao na Constituio Federal Art.37, inciso XXI Art. 22, inciso XXVII Art.173, pargrafo 1 Art. 175 8 - Princpios do procedimento licitatrio

Legalidade Isonomia. Impessoalidade Moralidade/Probidade administrativa Publicidade Eficincia Vinculao ao instrumento convocatrio Julgamento objetivo Adjudicao compulsria

9- Procedimento licitatrio
composto de 2 etapas Etapa Interna Na etapa interna da licitao tem-se, em resumo, os seguintes atos: -Necessidade de contratao de algo (objeto), o que em regra externada por uma requisio; - Especificao adequada do objeto a ser licitado, dispondo sobre sua qualidade e quantidade; - Pesquisa de preos no mercado do objeto que se quer contratar (preo estimado para a contratao); - Indicao dos recursos hbeis; - Definio da modalidade licitatria; - Designao da Comisso de Licitao; - Confeco do instrumento convocatrio; - Anlise da legalidade do instrumento convocatrio (parecer Artigo 38, pargrafo nico da Lei de Licitaes). 4. Etapa externa1 - Publicao do edital ou carta convite; - Habilitao dos licitantes; - Julgamento das propostas; - Homologao; - Adjudicao.
1

Etapa externa com base no procedimento da modalidade concorrncia. A depender da modalidade esses fases podero ser modificadas em sua ordem e exigncia.

Graficamente tem-se:

1 FASE: Publicidade do instrumento convocatrio

--> levado ao conhecimento da coletividade a inteno do Poder Pblico em contratar algo --> inicia o prazo para os interessados se prepararem --> inicia o prazo para a impugnao do instrumento convocatrio

Instrumento Convocatrio
Edital -------> DO + JGC - publica s o aviso, no precisa ser na ntegra. Carta Convite

Alterao do instrumento convocatrio De ofcio Em razo da procedncia de uma impugnao Quem pode impugnar CIDADO - Todo o prazo de publicidade, menos os ltimos 5 dias teis

PIC

HAB

LICITANTE - Todo o prazo de publicidade, menos os ltimos 2 dias teis Providncias que devem ser adotadas em decorrncia da alterao do edital. Entrega dos envelopes de habilitao e proposta.

Recebimento pela Comisso de Licitao e procedimentos a serem adotados. Abertura do envelope de habilitao 2 FASE: Habilitao Objetivo Quem responsvel O que analisado Regularidade Jurdica Reguilaridade Fiscal Capacidade Tcnica Idoniedade Econmica Financeira Cumprimento ao artigo 7, inciso XXXIII da CF. Elaboraao da ATA Publicidade da ATA Recursos Prazo, efeitos que o recurso recebido. 3 FASE: Julgamento das propostas Devoluo das propostas dos licitantes inabilitados Objetivo Quem responsvel Abertura das propostas Teste de classificao Aferio da proposta mais vantajosa Tipos licitatrios Empate fcto - LC 123/2006 Elaboraao da ATA

Publicidade da ATA Recursos Prazo, efeitos que o recurso recebido. 4 FASE: Homologao O que Quem faz O que pode ocorrer nesta fase possibilidade de motivao aliunde por parte da Autoridade Superior. 5 FASE: Adjudicao O que Quem faz Efeitos da adjudicao D direito contratao? possvel a revogao da licitao aps a adjudicao? Entendimento do STJ (informativo)

Fim da licitao e convocao para assinar o contrato administrativo


Prazo de validade das propostas Convocao dentro do prazo. Licitante obrigado a assinar o contrato? Consequencias caso no assine? Convocao fora do prazo. Licitante obrigado a assinar o contrato?

Consequencias caso no assine?

Modalidades Licitatrias (Aula 2)

You might also like