You are on page 1of 2

CONVENO CONTRA A TORTURA E OUTROS TRATAMENTOS OU PENAS CRUIS, DESUMANAS OU DEGRADANTES

A Conveno das Naes Unidas contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes (Resoluo 39/46 da Assemblia Geral das Naes Unidas) foi estabelecida em 10 de dezembro de 1948. A Conveno foi ratificada pelo Brasil em 28 de setembro de 1989. Elaborada num contexto voltado para a ampla necessidade de proteo ao cumprimento das leis, frente ao respeito dignidade humana, tal conveno condena prticas vexatrias, humilhantes, degradantes e que possam ferir a cidadania num Estado democrtico de direitos.

Constitui-se de 33 artigos, dentre os quais destacam-se os seguintes: Artigo 1 - Para fins da presente Conveno, o termo "tortura" designa qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, fsicos ou mentais, so infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informaes ou confisses; de castig-la por ato que ela ou terceira pessoa tenha cometido, ou seja, suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas; ou por qualquer motivo baseado em discriminao de qualquer natureza; quando tais dores ou sofrimentos so infligidos por um funcionrio pblico ou outra pessoa no exerccio de funes pblicas, ou por sua instigao, ou com o seu consentimento ou aquiescncia. No se considerar como tortura as dores ou sofrimentos que sejam consequncia unicamente de sanes legtimas, ou que sejam inerentes a tais sanes ou delas decorram. O presente artigo no ser interpretado de maneira a restringir qualquer instrumento internacional ou legislao nacional que contenha ou possa conter dispositivos de alcance mais amplo. Artigo 2 - (...) 1 Cada Estado Membro tomar medidas eficazes de carter legislativo, administrativo, judicial ou de outra natureza, a fim de impedir a prtica de atos de tortura em qualquer territrio sob sua jurisdio.

2 Em nenhum caso podero invocar-se circunstncias excepcionais, como ameaa ou estado de guerra, instabilidade poltica interna ou qualquer outra emergncia pblica, como justificao para a tortura. Artigo 3 (...) 1 Nenhum Estado Membros proceder expulso, devoluo ou extradio de uma pessoa para outro Estado, quando houver razes substanciais para crer que a mesma corre perigo de ali ser submetida a tortura. 2 A fim de determinar a existncia de tais razes, as autoridades competentes levaro em conta todas as consideraes pertinentes, inclusive, se for o caso, a existncia, no Estado em questo, de um quadro de violaes sistemticas, graves e macias de direitos humanos. Artigo 16 (...) 1 Cada Estado Membro se comprometer a proibir, em qualquer territrio sob a sua jurisdio, outros atos que constituam tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes que no constituam tortura tal como definida no "artigo 1", quando tais atos forem cometidos por funcionrio pblico ou outra pessoa no exerccio de funes pblicas, ou por sua instigao, ou com o seu consentimento ou aquiescncia. Aplicar-se-o, em particular, as obrigaes mencionadas nos "artigos 10, 11, 12 e 13", com a substituio das referncias a outras formas de tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes. 2 Os dispositivos da presente Conveno no sero interpretados de maneira a restringir os dispositivos de qualquer outro instrumento internacional ou lei nacional que proba os tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes ou que se refira extradio ou expulso.

You might also like