You are on page 1of 8

Cincias Sociais Unisinos 47(1):64-71, janeiro/abril 2011 2011 by Unisinos - doi: 10.4013/csu.2011.47.1.

07

Michel Foucault, Bruno Latour e algumas linhas de fuga na produo de conhecimentos


Michel Foucault, Bruno Latour and some escape lines in knowledge production
Simone Maria Hning1
simonehuning@yahoo.com.br

Neuza Maria de Ftima Guareschi2


nmguares@gmail.com

Resumo
O objetivo deste artigo discutir algumas alteraes que podem ser produzidas atravs do trabalho de Michel Foucault e Bruno Latour no campo psi, assinalando aspectos que entendemos tornar possvel e frtil tal articulao. Assim, em um primeiro momento do texto, reunimos questionamentos sobre as bases epistemolgicas nas quais a psicologia se funda para tornarse cientfica, bem como algumas problematizaes sobre a dicotomia entre cincias naturais e humanas e sociais. Em um segundo momento, voltamos nossa ateno para os trabalhos de Foucault e Latour para discutirmos os rituais de produo e regulao dos discursos cientficos. Com o intuito de trazer contribuies destes autores para o campo psi, na terceira parte do texto, apontamos algumas estratgias de visibilizao do campo poltico na produo de conhecimento, indicando a necessidade da explicitao da rede de interesses envolvida nas cincias. Por fim, redirecionamos nosso olhar para a psicologia e a produo de subjetividades, apontando para a estreita relao entre a produo cientfica e a produo de modos de vida e de governo. Palavras-chave: cincias, discursos cientficos, modos de vida e de governo.

Abstract
This article discusses some alterations that may be produced in the psy field on the basis of Michel Foucaults and Bruno Latours work by highlighting that in our view make this connection possible and fertile. Firstly, we gather questionings about the epistemological bases on which psychology has been founded in order to become scientific, as well as about the dichotomy between natural sciences and human sciences. Secondly, we turn our attention to Foucaults and Latours works to discuss rituals of production and regulation of scientific discourses. In order to relate these authors contributions to the psy field, in the third part of this text we point out some strategies that make the political field visible in the production of knowledge and signal the necessary process of making explicit the network of interests that is involved in sciences. Finally, we redirect our look to psychology and the production of subjectivity, pointing out the close relationship between scientific production and the production of ways of living and governing. Key words: sciences, scientific discourses, ways of living and governing.

Psicloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Psicologia pela PUCRS, professora adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de PsGraduao em Psicologia da UFAL. Universidade Federal de Alagoas, ICHCA. Campus A.C. Simes. Av. Lourival Melo Mota s/n, Tabuleiro do Martins, 57072-970, Macei, AL, Brasil. 2 Docente pesquisadora do PPGPSI do Instituto de Psicologia da UFRGS, coordenadora do Grupo de Pesquisas Estudos Culturais e Modos de Subjetivao. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia. Av. Ramiro Barcelos, 2600, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.

Simone Maria Hning e Neuza Maria de Ftima Guareschi

65
cujos trabalhos denotam um misto de filosofia sem rigor, tica sem exigncias e medicina sem controle. Tambm Foucault (1999a) problematiza o modo como a Psicologia foi se constituindo como cincia, afirmando que o fato desta rea do conhecimento ou das demais cincias humanas terem nascido do solo epistemolgico moderno no suficiente para defini-las como cincias.
Intil, pois, dizer que as cincias humanas so falsas cincias; simplesmente no so cincias; a configurao que define sua positividade e as enraza na epistm moderna colocaas, ao mesmo tempo, fora da situao de serem cincias; e se se perguntar ento por que assumiram esse ttulo, bastar lembrar que pertence definio arqueolgica de seu enraizamento o fato de que elas requerem e acolhem a transferncia de modelos tomados de emprstimo a cincias (Foucault, 1999a, p. 507).

Nesta ltima dcada, as problematizaes e at mesmo crticas sobre os modos de se produzir conhecimento em psicologia tm ganhado destaque crescente nos debates da rea, principalmente a partir da chamada crise da modernidade. Estes desejveis questionamentos ampliaram a rede de interlocutores com quem os pesquisadores psi tm dialogado. Neste processo, Bruno Latour e Michel Foucault trouxeram importantes contribuies para esta reflexo, acenando com algumas alternativas aos modos j consagrados de se conceber a pesquisa em psicologia. Entre estas contribuies, est a promoo de um tensionamento da cincia e da poltica, articulando a produo de conhecimentos com a produo de modos de vida. Frente a estas questes, o objetivo desse texto discutir algumas alteraes que podem ser produzidas por estes autores no campo psi, assinalando aspectos que entendemos tornar possvel e frtil tal articulao. Assim, em um primeiro momento do texto reunimos questionamentos sobre o estatuto epistemolgico no qual a psicologia se funda para tornar-se cientfica, bem como algumas problematizaes sobre a dicotomia entre cincias naturais e humanas e sociais atravs do trabalho de Georges Canguilhem, Michel Foucault e Bruno Latour. Em um segundo momento, voltando nossa ateno para o trabalho de Foucault e Latour, discutimos os rituais de produo e regulao dos discursos cientficos. Seguindo a perspectiva de trazer contribuies destes autores para o campo psi, na terceira parte do texto, apontamos para algumas estratgias de visibilizao do campo poltico na produo de conhecimento, indicando para a desejvel explicitao da rede de interesses envolvida nas cincias. Por fim, redirecionando nosso olhar para a psicologia e a produo de subjetividades, conclumos apontando para a estreita relao entre a produo cientfica e a produo de modos de vida e de governo.

Entre quase-objetos e quasesujeitos, uma quase-cincia


Uma das crticas mais recorrentes aos conhecimentos produzidos pela Psicologia funda-se na argumentao de que esta ocupa uma posio bastante delicada no territrio da Cincia, especialmente quando esta definida em termos da epistemologia moderna. em funo deste estatuto epistemolgico mal definido que Canguilhem (1973) se refere Psicologia como um empirismo composto destinado transmisso (estratgia de investimento em si mesma), que nem bem se define como tcnica, nem bem como cincia (na medida em que nem seu objeto nem seus mtodos podem ser claramente definidos3), e

Essa posio peculiar, no a presena de um obstculo, no alguma deficincia interna (Foucault, 1999a, p. 506), mas coloca as cincias humanas ao lado das cincias como constituintes de outras configuraes do saber. Em As palavras e as coisas, Foucault (1999a) afirma que o que afasta as cincias humanas das cincias propriamente ditas, conferindo-lhes um diferente status epistemolgico, diz respeito simultnea excluso-incluso das cincias humanas do triedo epistemolgico que as fundamenta, quais sejam, as cincias dedutivas, cincias empricas (cincias da vida biologia; da produo economia; e da linguagem filologia) e reflexo filosfica; bem como constituio da representao como sendo, ao mesmo tempo, o seu campo emprico e objeto. Desse modo, a constituio do objeto que define as cincias humanas a reduplicao do homem na esfera da representao (ser que vive, produz e se comunica; que ao mesmo tempo se oferece aos saberes e busca conhecer) simultaneamente sua condio de possibilidade e causa de sua impreciso. Isso o que determina que esse homem forjado pelas cincias humanas possa ser objeto de um domnio de saber, mas no objeto da cincia. Outras ressalvas em relao produo de conhecimento em Psicologia esto postas na anlise crtica que Latour faz sobre as cincias sociais (cuja denominao, em sua opinio, j problemtica), porm seus argumentos seguem por linhas distintas. A anlise foucaultiana da posio epistemolgica da Psicologia apresentada em As palavras e as coisas constri-se com base na natureza do objeto no sendo esta, porm, a principal crtica de Foucault disciplina, na medida em que ele tambm vai interrog-la do ponto de vista tico e poltico, no que diz respeito s suas prticas de governo. Por sua vez, Latour

Poder-se-ia, claro, argumentar que algumas das abordagens da psicologia possuem estas questes bem delimitadas. No entanto, cabe lembrar que vimos trabalhando com a psicologia como uma unidade institucional, e que estas perspectivas a partir dessas delimitaes no se tornaram independentes e so constituintes dessa grande disciplina que se define como Psicologia. Alm disso, tais especificidades tericas normalmente s fazem sentido nas disputas internas cincia e produzem pouco ou nenhum efeito quando pensamos na disseminao dos discursos psi nas redes sociotcnicas. Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

66

Michel Foucault, Bruno Latour e algumas linhas de fuga na produo de conhecimentos

(2000a) vai argumentar exatamente contra os binarismos e busca combater as grandes divises que constituem o Ocidente, tal como a diviso entre Natureza X Cultura, e por decorrncia o dualismo dos modos de investigao tributrios das cincias duras e sociais, que sustentam uma diviso entre objetos humanos e no-humanos. Para Latour (2000a, p. 114), o ponto nevrlgico est nesta diviso e na tentativa das cincias sociais imitarem as cincias naturais, a qual, ele afirma, tem sido uma comdia de erros, evidente quando, por exemplo, cientistas sociais acreditam que a superioridade dos cientistas naturais esteja relacionada ao controle destes sobre seus objetos; ou quando se tenta reproduzir uma postura em que cientistas desinteressados voltam-se para entidades objetivas que poderiam ser controladas e explicadas em termos causais. Outra forma de reproduo seria insistir que questes sociais requerem outro tipo de cientificidade (p. 114). Sua crtica formula-se, ento, em termos de mostrar que nem os laboratrios so reinos de imparcialidade, controle e desinteresses, nem os cientistas naturais so parciais, tendenciosos, egostas, interessados e assim por diante, embora isso tudo possa fazer parte das pesquisas. A questo central que eles lidam com um tipo de objetividade diferente: a capacidade destes objetos de objetar sobre o que se diz deles. disso que se trata a atividade cientfica em laboratrios, que , paradoxalmente, o que os cientistas sociais tentam evitar quando assumem a postura de um cientista desinteressado buscando produzir conhecimentos sobre sujeitos considerados menos propensos quanto possvel a influenciar o resultado (Latour, 2000a, p. 115) o que aparentemente simularia as condies ideais para a produo de uma cincia to dura quanto as naturais. No entanto, segue Latour (2000a), embora tenha gosto e cheire como cincia dura, isso no passa de uma imitao falsa e barata, pelo fato de que a objetividade exatamente o que permite a uma entidade objetar sobre o que se diz sobre ela (p. 115); portanto, a influncia do objeto, sua resistncia, sua recalcitrncia, o que determina a possibilidade de objetividade. O problema com humanos estaria na sua baixa capacidade em objetar, na medida em que facilmente desempenham o papel de objetos passivos, to logo um jaleco branco lhes pede para sacrificar sua recalcitrncia em nome de objetivos cientficos mais altos (p. 116), e sugere:
Se cientistas sociais quiserem se tornar objetivos, eles tero que encontrar a situao rara, custosa, local, miraculosa onde eles possam fazer seus sujeitos de estudo, tanto quanto possvel, capazes de objetar o que dito sobre eles, ser to desobedientes quanto possvel ao protocolo e ser to capazes de levantar suas prprias questes em seus prprios termos e no naqueles dos cientistas cujos interesses eles no tm que compartilhar! Ento, humanos comearo a se comportar nas mos dos cientistas sociais to interessantemente como objetos naturais nas mos dos cientistas naturais (Latour, 2000a, p. 116).

Porm, adverte Latour, isso no significa o investimento em mais trabalho interpretativo ou qualitativo, mas a busca das situaes raras onde a humanidade no se defina pela intencionalidade, conscincia ou reflexividade. Canguilhem, Foucault e Latour formulam diferentes questes Psicologia, porm todas concernentes impossibilidade de inscrever este modo de saber nas matrizes de um modelo tomado de emprstimo das cincias naturais, seja em funo das indefinies relativas ao seu projeto, objeto ou mtodo, ou ainda interrogando sobre a dimenso tica e poltica destes saberes. Nestes termos, pode-se dizer que a insistncia em agregar esse referencial de cientificidade moderno Psicologia no passa de um engodo, ao mesmo tempo produtivo e grotesco. Extremamente produtivo se pensarmos em tudo que mobiliza e faz funcionar em torno da sustentao deste modelo, da centralidade que o mesmo adquiriu nos programas de formao de profissionais e pesquisadores em Psicologia, nas polticas de financiamento de pesquisa e no valor que se pode agregar aos discursos na contemporaneidade quando estes so adjetivados como cientficos. Grotesco4, porque se sustenta em uma impossibilidade (decorrente da relao que se estabelece entre seu objeto, mtodo e projeto) que, no entanto, no faz ponderar seu poder (especialmente no que concerne ao seu poder de normalizao e moralizao) e no evita que a Psicologia seja frequentemente ridicularizada e desqualificada pelo confronto com o modo absurdo como, muitas vezes, constri e sustenta suas formulaes, embora isso no a desmerea em termos de sua eficcia poltica. Isso possvel porque o que se pe em anlise so os efeitos de verdade e as formas de poder que exercem esses discursos, cujo valor de verdade para alm das instncias de produo cientfica e validao epistemolgica no dado a priori pela condio de ser cientfico, mas pela sua habilidade em tornar-se um modo de vida. A incorporao da Psicologia vida cotidiana no depende de suas credenciais epistemolgicas. Quem, alm dos prprios pesquisadores, pergunta sobre como uma pesquisa foi feita, como se obtiveram os resultados, como uma teoria ou conceito foi construdo, e assim por diante? Logo, essa posio intersticial da Psicologia no organograma da cincia pode ser tomada como condio privilegiada, como fenda por onde possam brotar outras formas de saber resistentes aos universalismos da Cincia, que tantas vezes se ergue para fazer acusaes e alertas em relao periculosidade de saberes no cientficos e, com frequncia, se isenta de uma reflexo sobre seus efeitos e responsabilidades. Entrincheirada pela prpria condio de ser cientfico, ela muitas vezes se autoatribui uma posio de intocvel na medida em que sugere que o cientfico justifica a si mesmo e que as nicas autoridades para question-la seriam os prprios especialistas psi. Essa uma

Tomamos o termo grotesco emprestado de Foucault (2001, p. 15), quando define por grotesco o fato, para um discurso ou para um indivduo, de deter por estatuto efeitos de poder de que sua qualidade intrnseca deveria priv-los. Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

Simone Maria Hning e Neuza Maria de Ftima Guareschi

67
ele, a Universidade como o grande aparelho uniforme dos saberes (p. 219), que seleciona saberes, os quantifica, qualifica, categoriza, homogeneza e os centraliza atravs de suas comunidades cientficas. Pode-se compreender tambm, continua Foucault, como esse disciplinamento dos saberes provocou uma nova forma de dogmatismo:
[...] um controle que no incide, pois, sobre o contedo dos enunciados, sobre sua conformidade ou no com a verdade, mas sobre a regularidade das enunciaes. O problema ser saber quem falou e se era qualificado para falar, em que nvel se situa esse enunciado, em que conjunto se pode coloc-lo, em que e em que medida ele conforme a outras formas e a outras tipologias de saber (Foucault, 1999b, p. 220).

das questes assinaladas por Latour (2000b, 2002) ao problematizar o tratamento assimtrico dado ao que dito pelos cientistas (ideias racionais) e por no cientistas (ideias irracionais). Mas, ento, s nos resta acabar com a Psicologia e fechar a porta das universidades e programas acadmicos de pesquisa? No. Pelo menos no necessariamente. A questo que se coloca no uma disputa sobre qual modelo permitir a produo de uma verdade mais verdadeira, mas conquistar espaos onde se possa fazer falar aquilo que escapa (ou calado) pela epistemologia clssica; no a hierarquizao dos saberes dentro de um sistema epistemolgico cientfico, mas o reconhecimento da existncia de saberes constitudos por diferentes relaes de poder. No significa tampouco o abandono de toda forma de rigor terico, mas de uma nfase necessria na dimenso tica e poltica daquilo que se produz e do que se quer com o que se produz. O que se delimita aqui no apenas a importncia de pensar em termos de conhecimentos de outra ordem, como refere Foucault; mas que se assumir como tal, questionando o que se define como cientfico, seja, talvez, a condio mais digna para os saberes psi. Isso no implica qualquer forma de desqualificao da Psicologia, mas de re-qualificao, pela redefinio e reposicionamento da mesma no domnio dos saberes. Neste sentido, Foucault e Latour juntos fornecem elementos, para pensar a possibilidade certamente no a nica da pesquisa em Psicologia nas instituies acadmicas, sem necessidades de apelos Cincia. A partir desse referencial se enfatiza a anlise dos interesses5 e implicaes polticas da produo do conhecimento em Psicologia, desde o comprometimento das instituies e pesquisadores com a busca do financiamento das pesquisas at sua divulgao e circulao em espaos acadmicos e no acadmicos, bem como o efeito desses discursos na regulao da vida e das coletividades.

A verdade mais verdadeira? Rituais, regulao, poltica e produo da Cincia


A cincia, diz Foucault (1999b), o resultado do disciplinamento dos saberes atravs da organizao das disciplinas em torno de critrios para distinguir o verdadeiro do falso, seleo e normalizao de contedos, classificao hierrquica e centralizao desses saberes num campo maior (a cincia) que ele sintetiza pelas operaes de seleo, normalizao, hierarquizao e centralizao , que vai formular problemas especficos ao policiamento disciplinar dos saberes: problemas de classificao, problemas de hierarquizao, problemas de vizinhana, etc. (Foucault, 1999b, p. 218). Da se pode compreender, prossegue

Essa disciplina da enunciao produziu o duplo efeito de permitir maior circulao de enunciados, tornando-os mais provisrios, ativando as controvrsias e a produo de novos enunciados desbloqueio epistemolgico; ao mesmo tempo em que o controle dos procedimentos de enunciao tornou-se extremamente mais rigoroso, estabelecendo novas relaes entre saber e poder, onde apareceu uma regra nova que j no a regra da verdade, mas a regra da cincia (Foucault, 1999b). Pela regra da cincia, (quase) tudo poder ser dito, uma vez que corresponda aos procedimentos de enunciao, que so usualmente esvaziados de seus contedos tico-polticos. Por sua vez, a provisoriedade dos enunciados garante o contnuo aquecimento da disciplina da enunciao: sempre se ter algo a dizer e o sistema circulatrio da cincia continuar a funcionar. Por isso, necessrio afinar os procedimentos de enunciao, qualificar os diferentes agentes em relao a estes procedimentos. Em outras palavras, fazer com que alguns conheam as regras, fabricando aqueles que podem fazer/falar a cincia. As universidades, as sociedades cientficas, o ensino cannico, as escolas, os laboratrios, o jogo das especializaes, o jogo das qualificaes profissionais, tudo isso uma maneira de organizar, a propsito de uma verdade, posta pela cincia como universal, a raridade dos que podem ter acesso a ela (Foucault, 2006b, p. 317). A partir da problematizao desses jogos e rituais que a arqueologia busca mostrar como o ocidente passou a privilegiar a forma verdade-descoberta que por ora um poder dominante e tirnico (p. 306) em detrimento da verdade-acontecimento, verdade-estratgia, verdade-raio, que em oposio primeira (focada na relao de conhecimento) uma relao de poder. A demonstrao cientfica deriva das transformaes nos procedimentos de produo de verdade sobre o saber emprico no ocidente (a generalizao da tcnica jurdico-poltica do inqurito, sua aplicao ao inqurito da natureza, a rarefao dos que podem descobrir a verdade, a produo de fenmenos atravs da experimentao controlada em laboratrios). Ela evidencia toda uma rede de poder poltico e econmico que a ela se

Como indica a expresso latina inter-esse, interesse aquilo que est entre os atores e seus objetivos, criando assim uma tenso que far os atores selecionarem apenas aquilo que, em sua opinio, os ajude a alcanar esses objetivos entre muitas possibilidades existentes (Latour, 2000b, p. 179). Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

68

Michel Foucault, Bruno Latour e algumas linhas de fuga na produo de conhecimentos

vincula na passagem da Idade Mdia para a sociedade industrial: emergncia de um poder poltico que tem a forma do Estado; extenso das relaes mercantis em escala global; colocao das grandes tcnicas de produo (Foucault, 2006a, p. 314). Essa ligao entre os procedimentos de produo de verdade e a poltica tambm o foco do trabalho de Latour. Este autor atenta para a processualidade da cincia, desafiando uma viso que postula a cincia como aquilo que (como expresso de fatos objetivos no mediados), a partir da compreenso daquilo que se torna. O trabalho cientfico visto sob essa perspectiva deve ser analisado com referncias s instituies na materialidade de organizaes (substantivo) que promovem formas de organizao (verbo), ordenaes e classificaes do mundo. Estas duas formas de organizao no podem ser dissociadas, porque a atividade de organizar necessita de organizaes (substantivo) que a sustente, e no h como se compreender as organizaes (substantivo) sem referncia aos seus atos de organizao (verbo) (Harris, 2005). Na formulao de sua crtica, Latour (2001) contrape a noo de Cincia definida como possuidora de certeza, frieza, distanciamento, objetividade, iseno e necessidade (p. 33) noo de Pesquisa: ela incerta, aberta, s voltas com problemas insignificantes como dinheiro, instrumentos e know-how, incapaz de distinguir at agora o quente do frio, o subjetivo do objetivo, o humano do no-humano (p. 33-34). Alm da disputa entre a Cincia e a Pesquisa, o autor afirma que outra oposio se manifesta nas cincias humanas pelos chamados modelos ps-moderno e no-moderno6. Tudo aquilo que o primeiro invoca como justificao para uma ausncia, mais desmascaramento, mais negao e mais desconstruo, o segundo acolhe como prova de presena, desenvolvimento, afirmao e construo (p. 35). Essa diferenciao e oposio fundamentam-se para Latour no fato de que a modernidade jamais constituiu a ordem do dia (p. 35). A transio da Cincia para a Pesquisa acenaria com a possibilidade de libertar as cincias da poltica a poltica da razo... libertar os no-humanos da poltica da objetividade e os humanos, da poltica de subjetificao (p. 36). Fazer Pesquisa, em vez de participar das guerras das cincias, permite evidenciarmos os acontecimentos invisveis obscurecidos pela etiqueta7 cientfica recusando a separao entre contexto e contedo, to frequente nas produes da Cincia. Mostrar os rituais que produzem acontecimentos, deslocando a questo da descoberta para a produo e evidenciando
6

as relaes de poder a implicadas, o que pretendem Foucault e Latour ao situar historicamente a produo de conhecimentos na sociedade ocidental. Trata-se de estratgias diferentes por um lado, o estudo da cincia em ao; por outro, o estudo da arquegeneaologia dos saberes que podem ser combinadas e que convergem para um objetivo comum de problematizao do universalismo e imperialismo dos discursos que tentam despolitizar as cincias (seja por apelos hierarquia epistemolgica da Cincia, ou pelo recurso epistemologia [poltica] de que fala Latour).

A produo de conhecimentos fora da ordem cientfica oficial


Agregando ingredientes diferentes numa mistura no homogeneizada, mas tampouco incompatvel, buscamos ferramentas no pensamento destes autores que, ao mesmo tempo em que minam o campo do conhecimento institudo, abrem brechas para pensar a importncia da produo de saberes de outra ordem, ao fazer ou deixar falar aquilo que normalmente silenciado no territrio da Cincia. Contudo, no h prescrio metodolgica de como isso possa ser feito e no h pretenso de estabelecimento do que deva ser feito. O que se pode encontrar nestes autores so pistas relativas a um caminho possvel de problematizao e questionamento daquilo que est sendo feito e da organizao de certos modos de fazer. Foucault (2006b) busca mostrar, com sua arqueologia do saber,
[...] que a demonstrao cientfica no fundo nada mais que um ritual, mostrar que o sujeito supostamente universal do conhecimento na realidade nada mais que um indivduo historicamente qualificado de acordo com certo nmero de modalidades, mostrar que a descoberta da verdade na realidade certa modalidade de produo da verdade, trazer assim o que se d como verdade de constatao ou como verdade de demonstrao para o embasamento das qualificaes do indivduo cognoscente, para o sistema da verdade-acontecimento [...] (Foucault, 2006b, p. 306).

Latour (2004), ao propor uma epistemologia poltica8, prope que se faa a anlise explcita dos poderes entre cincias e polticas (p. 376), fazendo visveis seus entrelaamentos:
Quanto s disciplinas cientficas, uma vez tornadas visveis, presentes, ativas, agitadas, cessando de ser ameaadoras, vo poder desprender este formidvel potencial de pluriverso, que

Modernismo um acordo responsvel pela criao de uma poltica em que boa parte da atividade poltica justifica-se por referncia natureza. Assim, modernista toda concepo de um futuro em que a cincia ou a razo desempenharo papel importante na ordem poltica. O ps-modernismo a continuao do modernismo, exceto pelo fato de a confiana na amplitude da razo ter arrefecido. O no-moderno, em contrapartida, recusa-se a atalhar o devido processo poltico, recorrendo noo de natureza, e substitui a linha divisria entre natureza e sociedade pela noo de coletivo [associao de humanos e no humanos] (Latour, 2001, p. 352). 7 Entendida como as boas maneiras e como rtulo de certificao. 8 A epistemologia poltica ope-se aos termos epistemologia enquanto o estudo das cincias; e epistemologia (poltica), ou epistemologia policial, que seria a utilizao do conhecimento cientfico para fins polticos, fazer poltica ao abrigo de toda poltica (Latour, 2004, p. 376). Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

Simone Maria Hning e Neuza Maria de Ftima Guareschi

69
Mas a questo em pauta aqui no diz respeito ao mero acrscimo de emoo, mas explicitao dos modos como a Psicologia vem produzindo o conhecimento que diz ser cientfico e os efeitos deste nos modos de viver o cotidiano. preciso dar visibilidade s condies que acompanharam a produo dos fatos cientficos, regulao da enunciao e aos jogos de poder que constituem o que a cincia. O exame da caixa-preta, proposto por Latour, potencializa no trabalho da pesquisa, a anlise das relaes de saber e poder centrais no trabalho foucaultiano. O olhar para o processo no se centra exclusivamente na apresentao de resultados inequvocos ou conclusivos, de hipteses confirmadas ou refutadas, ou de uma grande descoberta cientfica (requisitos centrais de abordagens cientificistas); mas na visibilizao e reflexo sobre a prpria maquinaria de produo da cincia, no circuito mobilizado nessa produo, da movimentao e articulaes que, tendo acompanhado a produo do fato, artefato ou tese cientfica, so usual e deliberadamente omitidos nas formas finais de comunicao da Cincia. Destaca-se que essa omisso uma importante estratgia para construir a iluso de uma Cincia neutra e objetiva, livre de interesses (polticos, econmicos, ticos, morais...), que sugere que os fatos abordados tenham seguido uma lgica natural, linear e assptica. A abertura do que Latour chama de caixa-preta permite que se transite pela produo disso que se apresenta como o resultado de um processo de investigao cientfica, que convertida em pesquisa nos d visibilidade dos procedimentos, rituais e tcnicas de produo de verdade aos quais o fato ou artefato foi submetido. E aqui, mais uma vez, v-se potencializar o encontro de Foucault e Latour quando se colocam em anlise o cientfico e suas relaes polticas.

elas no tiveram jamais, at aqui, ocasio de desenvolver [...] libertadas de sua funo de epistemologia (poltica), multiplicar os recintos, as arenas, as instituies, os fruns, as experincias, as provas, os laboratrios pelos quais se associam os humanos e os no-humanos, todos novamente libertados. A Cincia est morta, viva a pesquisa e vivam as cincias (Latour, 2004, p. 95).

Diante dos paradoxos vivenciados por aqueles que se aventuram pelo mundo acadmico desejosos por produzir pesquisas e receosos das redues a que tendem muitas vezes os rituais cientficos, Foucault e Latour nos indicam algumas linhas de fuga a partir da recusa ao entendimento dos saberes a partir de um modelo epistemolgico (Ferreira, 2006-2007, p. 2). Tais linhas de fuga no pretendem descartar, desqualificar ou invalidar os procedimentos ditos cientficos. Elas tomam tais procedimentos para coloc-los em anlise no no seu aspecto epistemolgico, mas primordialmente em suas articulaes ticas e polticas. Trata-se exatamente de dar visibilidade aos modos como so construdos os enunciados cientficos, as relaes, alianas e interesses imbricados na produo e materializao dos fatos cientficos e seus experts, evidenciando uma instncia poltica, usualmente oculta e no oficializada da Cincia. A estratgia proposta por Latour (1994, 2001) para esta anlise das relaes que entremeiam a produo de conhecimentos transformar a Cincia, ou melhor, as cincias, em objeto de pesquisa. Fazer das cincias objeto de pesquisa voltar o olhar para o processo de produo investido nas prticas e textos cientficos que mascarado pelos discursos epistemolgicos que revestem o conhecimento, formatando-o a um tipo de retrica especfica que tenta torn-lo impessoal e frio. por isso que Latour insiste que necessrio examinar a caixa-preta das cincias antes que ela seja fechada. No deixar que a experincia e o processo sejam encobertos pela retrica das concluses que se apresentam como produto final objetivadas como fato, artefato, tese ou artigo cientfico. De acordo com Latour (2000b), exatamente quando se chega a um fato ou artefato cientfico que rene elementos em um todo organizado (p. 216), em uma pea nica e coesa, quando muitos elementos so levados a atuar como um s (p. 217), que se tem uma caixa-preta na cincia. O obscurecimento da caixa-preta proporcional ao sucesso da cincia, mas seus contedos podero ser facilmente acessados, se chegarmos antes que se transformem em algo acabado e seu exame far com que desaparea a distino entre contexto e contedo (p. 17). Examinar a caixa-preta significa atentar para as controvrsias que ocorrem no desenvolvimento da pesquisa, os acontecimentos muitas vezes sem prestgio acadmico e as relaes que esto incorporadas ao trabalho cientfico, embora frequentemente velados por uma armadura de objetividade. por isso, diz Latour (2000b), que os textos cientficos parecem aborrecidos e sem vida, de um ponto de vista superficial. Se o leitor recompuser os desafios que estes textos enfrentam, eles passaro a ser to emocionantes quanto um romance (p. 90).

A Psicologia e a produo cientfica de modos de vida


As prticas de investigao delineadas pela Cincia e ainda predominantes na Psicologia privilegiam abordagens que supem a possibilidade de se atingir a verdade, que, como analisa Foucault (2006a, 2006b), embora se considere estar em toda parte e em todo o tempo, cabe a ns encontrar a boa perspectiva, o ngulo conveniente, os instrumentos necessrios (2006a, p. 309). Ela depende, pois, de momentos e de procedimentos pelos quais ela no apenas se desvela, mas se produz, pela qualificao de quem a enuncia, pelo domnio dos instrumentos necessrios para descobri-la, as categorias necessrias para pens-la e a linguagem adequada para formul-la em proposies (2006b, p. 302), ou seja, depende de toda uma tecnologia da construo, tecnologia da demonstrao da verdade correspondente prtica cientfica como descoberta, que encobriu os acontecimentos e colonizou os gestos, o corpo, o pensamento dos indivduos, os territrios e superfcies (p. 315-316) e constitui-se como uma norma universal, na sociedade ocidental. O que esta tecnologia demonstrativa produtora de uma verda-

Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

70

Michel Foucault, Bruno Latour e algumas linhas de fuga na produo de conhecimentos

de-cu (2006b, p. 304) recobre, segundo Foucault, uma forma de verdade anterior em nossa histria, uma verdade dispersa, no universal, local, que no da ordem do que , mas que da ordem do que acontece [...] uma verdade que no constatada mas que suscitada, perseguida [...] que no se d pela mediao de instrumentos, mas que se provoca por rituais (2006b, p. 304), onde o que importa no o mtodo, mas a estratgia. O que vimos tentando assinalar, a partir dos trabalhos de Foucault e Latour que enfatizam o processo de produo e as redes onde a cincia fabricada, que tanto esses rituais de produo, como os fatos ou artefatos produzidos pelas cincias, ultrapassam o mundo acadmico. Isso acontece no por um descuido ou por uma intencionalidade especfica, mas porque, como analisa Latour (2001), a socializao da produo cientfica um dos circuitos de atividades por onde os fatos cientficos circulam9 e, mais do que isso, tal circulao uma das condies que mantm vivas as cincias. A produo cientfica tambm a produo de modos de vida e , simultaneamente, a regulao e governo das populaes. Em outras palavras, ao atentar para essas tecnologias e estratgias de construo de verdades que evidenciam a dimenso poltica da produo cientfica, Foucault e Latour esto enfatizando que nem a constituio, nem os efeitos desses discursos se restringem a uma dimenso epistemolgica. Eles apontam para uma anlise do carter hbrido da subjetividade e dos movimentos que ocorrem na rede sociotcnica, envolvendo a as relaes entre saberes, poderes e governamentalidade.
[...] o que Latour aponta que a nossa subjetividade nada teria de universal; ela seria uma construo histrica, produto de uma srie de articulaes locais. Seria nestas articulaes scio-tcnicas que nossos eus seriam forjados artificialmente. Nada mais prximo da genealogia foucaultiana (Ferreira, 2006-2007, p. 24).

naturalidade de noes centrais para a Cincia Moderna (expressos em dicotomias tais como razo X emoo, Natureza X Cultura, humano X no humano), mostrando que estas foram empregadas para legitimar e efetuar em termos prticos as distines e justificar regimes de diversos tipos (Snchez-Criado, 2005, p. 4). Em ambos os casos, da genealogia e dos estudos das cincias, trata-se de colocar em pauta a anlise da rede de elementos implicada na sua produo. Recusa-se uma postura contemplativa ou essencialista, na medida em que a atividade cientfica produz novas entidades que, por sua vez, do forma a ns mesmos [...] portanto, trata com e d espao a verses de mundo (p. 5). A anlise proposta por Latour conecta-se com a genealogia das subjetividades, em termos foucaultinos, ou seja, a histria das formas prticas e mutveis de conectar e regular ou ordenar as noes sobre o eu, o mundo e os outros (p. 6). Articular a produo destes autores em nossas prticas de pesquisa significa manter vivas as problematizaes sobre o conhecimento que produzimos na e para a Psicologia, as verses de mundo que forjamos e os modos de vida que estes engendram, tensionando sempre este campo de produo que , ao mesmo tempo, epistemolgico, tico e poltico.

Referncias
CANGUILHEM, G. 1973. O que psicologia? Tempo Brasileiro, 30/31:104-123. FERREIRA, A.A.L. 2006/2007. Para alm dos fundamentalismos epistemolgicos: o encontro de Michel Foucault e Bruno Latour na construo diferencial de um mundo comum. Revista Aulas, 3. Disponvel em: http://www.unicamp.br/~aulas/pdf3/03.pdf. Acesso em: 16/05/2011. FOUCAULT, M. 1999a. As palavras e as coisas. So Paulo, Martins Fontes, 541 p. FOUCAULT, M. 1999b. Em defesa da sociedade: curso no Collge de France (1975-1976). So Paulo, Martins Fontes, 382 p. FOUCAULT, M. 2001. Os anormais: curso no Collge de France (19741975). So Paulo, Martins Fontes, 480 p. FOUCAULT, M. 2006a. A casa dos loucos. In: M. FOUCAULT, Problematizao do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanlise ditos e escritos I. 2 ed., Rio de Janeiro, Forense Universitria, p. 309-315. FOUCAULT, M. 2006b. O poder psiquitrico: curso no Collge de France (1973-1974). So Paulo, Martins Fontes. HARRIS, J. 2005. The ordering of things: organization in Bruno Latour. The Editorial Board of the Sociological Review, 53(1):163-177.

Neste sentido, as produes cientficas so parte da rede onde forjamos nossa subjetividade definindo nossos eus, prescrevendo modos de vida e formas de governo. Ao problematizar os modelos e conceitos que so considerados o motor do chamado progresso cientfico, tanto a proposta genealgica inspirada em Foucault, como a perspectiva dos estudos cientficos de Latour, colocam em dvida a
9

Ver o modelo circulatrio da cincia proposto por Latour (2001). Essa proposio aponta para cinco circuitos de atividades por onde os fatos cientficos circulam simultaneamente e sua compreenso possibilitaria a superao do distanciamento entre cincia e sociedade. Ao primeiro desses circuitos, o autor chama de mobilizao do mundo, com o que designa os instrumentos, ferramentas, levantamentos, questionrios e equipamentos utilizados pelos cientistas para tornar o mundo dizvel, os modos de mediao pelos quais os cientistas fazem os objetos girar em torno deles (p. 119). Trata-se dos modos como se mobiliza o mundo para traduzi-lo em argumentos. O segundo circuito, Latour (2001) chama de autonomizao porque diz respeito ao modo pelo qual uma disciplina, uma profisso, uma faco ou uma congregao invisvel se torna independente e engendra seus prprios critrios de avaliao ou relevncia (p. 120). Neste circuito, estabelecem-se as competncias, as disputas por credibilidade, a composio de grupos de pares. Ao terceiro circuito, o autor d o nome de alianas, e este se relaciona insero das disciplinas cientficas em um contexto que lhes garanta existncia e continuidade. Trata-se das relaes com outras disciplinas e com o mundo social, permitindo o fluxo e a pulsao da produo cientfica. A representao pblica constitui o quarto circuito proposto pelo autor e concerne socializao macia da produo cientfica. Por fim, o ltimo circuito proposto chamado de vnculos e ns, o ncleo conceitual da disciplina cientfica, o n que amarra os outros circuitos. Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

Simone Maria Hning e Neuza Maria de Ftima Guareschi

71
LATOUR, B. 2004. Polticas da natureza: como fazer cincia na democracia. Bauru, EDUSC, 411 p. SNCHEZ-CRIADO, T. 2005. El cultivo de las emociones en diferentes tradiciones: Antropologa de la ciencia, William James y Etnopsicologa en la obra de Vinciane Despret. AIBR: Revista de Antropologa Iberoamericana, 42:1-16. Disponvel em: http://www.aibr.org/antropologia/42jul/ libros/jul0502.pdf. Acesso em: 16/05/2011.

LATOUR, B. 1994. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simtrica. Rio de Janeiro, Editora 34, 149 p. LATOUR, B. 2000a, When things strike back: a possible contribution of science studies to the social sciences. British Journal of Sociology, 51(1):107-123. http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-4446.2000.00107.x LATOUR, B. 2000b. Cincia em ao: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. So Paulo, UNESP, 438 p. LATOUR, B. 2001. A esperana de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos cientficos. Bauru, EDUSC. LATOUR, B. 2002. Reflexo sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, EDUSC, 106 p.

Submetido: 04/03/2011 Aceito: 11/04/2011

Cincias Sociais Unisinos, So Leopoldo, Vol. 47, N. 1, p. 64-71, jan/abr 2011

You might also like