You are on page 1of 2

Digo, consequentemente, que estes Estados conquistados e anexados a um Estado antigo, ou so da mesma provncia e da mesma lngua, ou no o so: Quando

o sejam, sumamente fcil mant-los sujeitos, mxime quando no estejam habituados a viver em liberdade, e para domin-los seguramente ser bastante ter-se extinguido a estirpe do prncipe que os governava, porque nas outras coisas, conservando-se suas velhas condies e no existindo alterao de costumes, os homens passam a viver tranquilamente, (...). Mas, quando se conquistam territrios numa provncia com lngua, costumes e leis diferentes, aqui surgem as dificuldades e necessrio haver muito boa sorte e habilidade para mant-los. E um dos maiores e mais eficientes remdios seria aquele do conquistador ir habit-los. Isto tornaria mais segura e mais duradoura a posse adquirida, como ocorreu com o Turco da Grcia, que a despeito de ter observado todas as leis locais, no teria conservado esse territrio se para a no tivesse se transferido. Isso porque, estando no local, pode-se ver nascerem as desordens e, rapidamente, podem ser elas reprimidas; a no estando, delas somente se tem notcia quando j alastradas e no mais passveis de soluo. Outro remdio eficaz instalar colnias num ou dois pontos, que sejam como grilhes postos quele Estado, eis que necessrio ou fazer tal ou a manter muita tropa. Com as colnias no se despende muito e, sem grande custo, podem ser instaladas e mantidas, sendo que sua criao prejudica somente queles de quem se tomam os campos e as casas para ced-los aos novos habitantes, os quais constituem uma parcela mnima do Estado conquistado. Ainda, os assim prejudicados, ficando dispersos e pobres, no podem causar dano algum, enquanto que os no lesados ficam parte, amedrontados, devendo aquietar-se ao pensamento de que no podero errar para que a eles no ocorra o mesmo que aconteceu queles que foram espoliados. Deve, ainda, quem se encontre frente de uma provncia diferente, como foi dito, tornar-se chefe e defensor dos menos fortes, tratando de enfraquecer os poderosos e cuidando que em hiptese alguma a penetre um forasteiro to forte quanto ele. E sempre surgir quem seja chamado por aqueles que na provncia se sintam descontentes, seja por excessiva ambio, seja por medo,(..). E a ordem das coisas que, to logo um estrangeiro poderoso penetre numa provncia, todos aqueles que nela so mais fracos a ele dem adeso, movidos pela inveja contra quem se tornou poderoso sobre eles; tanto assim que em relao a estes no se torna necessrio grande trabalho para obter seu apoio, pois logo todos eles, voluntariamente, formam bloco com o seu Estado conquistado. Apenas deve haver o cuidado de no permitir adquiram eles muito poder e muita autoridade, podendo o conquistador, facilmente, com suas foras e com o apoio dos mesmos, abater aqueles que ainda estejam fortes, para tornar-se senhor absoluto daquela provncia. E quem no encaminhar satisfatoriamente esta parte, cedo perder a sua conquista e, enquanto puder conserv-la, ter infinitos aborrecimentos e dificuldades.

Quando aqueles Estados que se conquistam, como foi dito, esto habituados a viver com suas prprias leis e em liberdade, existem trs modos de conserv-los: o primeiro, arruin-los; o outro, ir habit-los pessoalmente; o terceiro, deix-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando em seu interior um governo de poucos, que se conservam amigos, porque, sendo esse governo criado por aquele prncipe, sabe que no pode permanecer sem sua amizade e seu poder, e h que fazer tudo por conserv-los. que, em verdade, no existe modo seguro para conservar tais conquistas, seno a destruio. E quem se torne senhor de uma cidade acostumada a viver livre e no a destrua, espere ser destrudo por ela, porque a mesma sempre encontra, para apoio de sua rebelio, o nome da liberdade e o de suas antigas instituies, jamais esquecidas seja pelo decurso do tempo, seja por benefcios recebidos. Por quanto se faa e se proveja, se no se dissolvem ou desagregam os habitantes, eles no esquecem aquele nome nem aquelas instituies, e logo, a cada incidente, a eles recorrem como fez Pisa cem anos aps estar submetida aos florentinos. Apanhado do livro O Prncipe de Nicolau Maquiavel.

You might also like