You are on page 1of 19

SERVIO DE NOTCIAS REGIONAIS______________________________________

MADEIRA EMIGRANTE
______________________________________DE 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2011 ATUALIDADES

Revela em entrevista TVI que no ir aumentar impostos e que vai privatizar, a comear pelos transportes

Presidente garante que no vai despedir ningum


O presidente do Governo Regional da Madeira disse em entrevista, no passado dia 18 de novembro, no Jornal das 8 da TVI, que no vai aumentar os impostos na Madeira. Por outro lado, revelou que vai iniciar privatizaes na Regio Autnoma, a comear pelos transportes. Outro ponto importante o seu compromisso em no fazer despedimentos na Funo Pblica. Isso, para mim, sagrado. Quanto ao equilbrio que ter de fazer nas contas pblicas, admitiu que ir fazer menos obras. No sacrifico salrios para fazer obras. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Jos Alberto Carvalho, disse que as reunies que manteve estes dias em Lisboa foram protocolares e que as faz sempre que toma posse para trocarmos impresses acerca do mandato que se vai seguir. Em relao em concreto reunio mantida no incio da semana com o primeiro-ministro Passos Coelho disse que os assuntos abordados foram obviamente, a situao financeira do Pas, em especfico a situao financeira da Madeira, a sua articulao com a situao financeira nacional. Depois, referiu que abordaram temas polticos de administrao pblica e outros mais pormenorizados, que tm a ver com o resolver de casos pontuais polticos. questo do jornalista que quis saber se foi abordado o plano para o resgate financeiro da Madeira, o presidente do Governo respondeu prontamente que o acordo no est feito. Mas deixou claro que o Estado responsvel pelas dvidas do Estado e a Regio Autnoma responsvel pelas dvidas da Regio Autnoma. Adiantou que os emprstimos feitos para o Estado, vo ser feitos nos mesmos termos para a Madeira. O Estado no vai lucrar com a Regio Autnoma. Ou seja, evidenciou que o Governo Regional vai pagar as mesmas taxas de juro que o Estado vai pagar para ter liquidez durante o mesmo tempo, o que considera minimamente justo. Complementou dizendo que, dentro do que vai ser ajustado no plano financeiro, as formas de conseguir receita e as despesas que se vo cortar, no Lisboa que diz, porque a Regio autnoma. Isso agora uma deciso do Governo autnomo.

Zona Franca da Madeira Disse ainda que o Governo da Repblica iniciou o esforo da Zona Franca da Madeira para ir por diante. O que acentuou ser por uma razo muito simples. Se a Zona Franca da Madeira acabasse era no s pssimo para a Madeira como para todos os portugueses. Neste ponto sublinhou mesmo que o Centro Internacional de Negcios da Madeira at tem de ser mais competitivo. E no quis deixar de explicar o que diz ser uma coisa que ainda no se percebeu aqui no Continente. A maior parte das pessoas no entendeu devido a uma campanha que houve contra a zona franca portuguesa que a Zona Franca da Madeira, que beneficiava outras concorrentes como, por exemplo, Chipre, Malta e Luxemburgo. Continuou a explicar: fazia-se crer ao povo portugus que o Estado portugus ou a Regio Autnoma recebiam menos impostos pelo facto de estarem empresas na Zona Franca. Ora as empresas que l esto no entram de dentro do Estado portugus para l.

Vm do exterior. E se no estiverem na Madeira escolhem outro stio qualquer para ir. Neste domnio, sublinhou que, se no tivesse havido, por parte do Governo socialista a ilegalidade, porque, repare, o Governo socialista notifica a Unio Europeia que interrompe as negociaes para o aperfeioamento dos benefcios fiscais na Madeira; para tornar a Madeira mais concorrente em relao s outras praas, em plena gesto. Isto ilegal. O Governo da Repblica no podia, em perodo de gesto, fazer uma notificao destas, clarificou. Alm disso, Alberto Joo Jardim apontou que como vai haver uma responsabilidade grande da Madeira para fazer o ajustamento financeiro, a Madeira s tem duas espcies de bens transaccionveis: o Turismo e a Zona Franca. Recordou que a praa madeirense ir dar no prximo ano 140 milhes de euros de IRC e que proporciona j cerca de 2.800 postos de trabalho directos e indirectos. No que refere no ida do primeiro-ministro tomada de posse do seu Governo disse que no fazia sentido. Lembrou que antes, a posse era dada pelo existente Ministro da Repblica. Mas, segundo a ltima reviso constitucional, passou a ser dada pelo parlamento regional pelo que no aqui nenhum drama nem nenhum romance.

Observatrio at final do primeiro semestre

At ao final do primeiro semestre do prximo ano, a Cmara Municipal do Funchal espera ter o Observatrio de Mobilidade do Funchal em pleno funcionamento. Segundo adiantou o vice-presidente da autarquia, esta uma das medidas previstas no mbito do programa CIVITAS e que neste momento j est em execuo. De acordo com Bruno Pereira, o fenmeno da mobilidade mexe com muitos indicadores, estatsticas e informao, informao essa que est dispersa por um conjunto de entidades (por exemplo, a Direco Regional dos Transportes Terrestres tem o nmero de viaturas matriculadas na Regio, a PSP e os bombeiros tm os nmeros de acidentes, as empresas de transportes pblicos tm os nmeros de passageiros transportados, etc.), pelo que h a necessidade de concentrar a mesma, a qual fundamental para compreendermos este fenmeno numa base de dados nica. Este era um quarto vector do Estudo de Mobilidade apresentado em Janeiro de 2008, designadamente a compreenso do fenmeno e a sua monitorizao, atravs da criao desse Observatrio.

Observatrio adjudicado O Observatrio de Mobilidade j est adjudicado a uma empresa que, neste momento, est a criar esta ferramenta do ponto de vista informtico. Segundo o vice-presidente da Cmara Municipal do Funchal, h um ms e tal decorreu uma primeira reunio com um conjunto alargado de entidades que sero depois fornecedoras de informao do Observatrio. Bruno Pereira refere que para melhor compreender o fenmeno da mobilidade do Funchal, o Observatrio ser uma estrutura que ir recolher essa informao, ir trat-la e ir disponibilizar a todas essas mesmas entidades. Tal como explica o responsvel, no uma informao para utilizar internamente pela Cmara. uma compilao que ser utilizada por todas as entidades, mas que, para a Cmara, para as empresas de transporte pblico, de uma utilidade tremenda, porque ter numa base de dados nica um conjunto de informao que hoje em dia muito difcil de chegar, como por exemplo qual a taxa de ocupao dos parques de estacionamento no Funchal, a demografia escolar, entre outros aspectos. O autarca frisa ainda que o Observatrio um bem, uma mais-valia que temos para compreender este fenmeno da mobilidade na nossa cidade.

Mobilidade com vrios vectores O Estudo de Mobilidade do Funchal implica vrios vectores, alm da criao do Observatrio. Em primeiro lugar est a promoo do transporte pblico, que mais eficiente para a cidade do ponto de vista ambiental e energtico. Nessa ordem de ideias, foi candidatado ao CIVITAS um conjunto de medidas, em articulao com a Horrios do Funchal. O segundo aspecto prende-se com a promoo dos modos suaves de transporte - andar a p, de bicicleta e outras formas de transporte no poluentes, nomeadamente os veculos elctricos. Por fim, outra linha tem a ver com a ligao entre a mobilidade e o ordenamento do territrio. A este respeito, Bruno Pereira lembra que o Plano Director Municipal de 1997 definiu novas centralidades, tais como a Ajuda, o Amparo, a Casa Branca, a Madalena ou a Penteada, nas quais se definia o uso do solo de uma forma repartida maioritariamente habitao, mas tambm comrcio e servios. Ao criar-se nestas zonas mais distantes do centro o pequeno comrcio e servios, estamos a evitar necessidades de deslocao, diz o responsvel, acrescentando que estas novas centralidades significam tambm menor mobilidade. Em termos futuros, no que concerne mobilidade, o nosso interlocutor refere que h que aguardar pelo processo de privatizao da Horrios do Funchal, o qual fundamental e ter de ser bem estudado. Poder ser uma oportunidade para ter melhores transportes, mais racionais. Mas teremos de aguardar o desfecho de todo esse processo, rematou.

Cerca de 14 mil estacionamentos A cidade do Funchal tem actualmente cerca de 14 mil lugares de estacionamento, pblicos e privados. Segundo o vice-presidente da Cmara Municipal do Funchal, a taxa de ocupao dos parques de estacionamento varia de infra-estrutura para infra-estrutura, sendo que tem vindo a diminuir, devido ao facto de nos ltimos anos ter vindo a crescer a oferta de espaos. Neste mbito, d o exemplo dos parques da Avenida S Carneiro, da Rua 5 de Outubro, do Hospital, do Clube Naval, entre outros. Bruno Pereira adianta que os parques pblicos (da Cmara) so o do Edifcio 2000, o do Campo da Barca, o da Praa Severiano Ferraz, o Colombo e o da Praa da Autonomia, embora alguns sejam para reservas. Depois, acrescenta, houve outros concursos em concesso, como o Tecnoparque, o parque do Almirante Reis ou o do Largo da Forca. Estes, juntamente com um conjunto de parques privados que abriram recentemente, fazem com que, segundo o responsvel, o nmero de lugares de estacionamento existentes na cidade do Funchal hoje em dia seja superavitrio. H mais lugares do que clientes todos os dias a estacionar, adianta. Para alm do maior nmero de lugares de estacionamento, a difcil conjuntura tambm tem contribudo para a diminuio da taxa de ocupao dos parques. Alis, o nosso interlocutor refere que nalgumas zonas da periferia da cidade (como a Avenida de So Tiago Menor, os Ilhus, a Pena, o Til ou a Quinta Deo) notrio um ligeiro aumento do estacionamento, por vezes a roar entre o regular e o irregular.

Encerramento foi sucesso A poltica de encerramento de ruas ao trnsito para ser mantida nos arruamentos onde isso j acontece. Questionado sobre a eventualidade de avanar com mais fechos, Bruno Pereira sustenta que o encerramento de uma rua pressupe um estudo aprofundado e no uma deciso que seja tomada de nimo leve, pois h que ter em considerao um conjunto de variveis, nomeadamente se h moradores, como ser servido o comrcio, se h hotis, a segurana, entre outros. Conciliando estas realidades, diz que no h muitos mais arruamentos a fechar. Poder haver ajustes pontuais, refere, acrescentando que os encerramentos verificados foram um sucesso.

Linha verde com resultados positivos A introduo da Linha Verde teve resultados positivos, j que, alm dos passageiros locais, verifica-se a venda de kits aos hotis que ficam situados ao longo do trajecto, havendo muitos turistas a utilizar esta linha para se deslocar at ao centro da cidade.

Questo da mobilidade colocada na agenda poltica da cidade Entre as vrias medidas adoptadas no mbito da poltica de mobilidade, tem havido resultados diferentes, uns positivos e outros menos satisfatrios. Mas, acima de tudo, Bruno Pereira destaca que conseguimos colocar isso na agenda poltica da cidade e conseguimos que os cidados considerassem este como um assunto importante. Sensibilizar os mais novos A Cmara do Funchal, juntamente com psiclogos, a Horrios do Funchal e a PSP, tem vindo a trabalhar com algumas escolas, no sentido de sensibilizar as crianas e jovens para as questes da mobilidade, havendo resultados muito interessantes.

Onze anos depois de ser construdo

Estrutura do Aeroporto da Madeira sem problemas


Onze anos depois de construda, a estrutura do nico aeroporto portugus sobre o mar mantm-se sem problemas, revelam os ltimos estudos de monitorizao da empresa que gere o Aeroporto da Madeira. A pista, incluindo o conjunto dos elementos estruturais que a integram, tem demonstrado um comportamento, sob a aco das cargas de aterragens e descolagens, perfeitamente dentro dos parmetros para que foi dimensionada, afirmou Lusa, Duarte Ferreira, vogal da Aeroportos e Navegao Area da Madeira (ANAM). Volvidos estes anos, o comportamento dos 180 pilares erguidos sobre o mar e da pista de 2.781 metros do Aeroporto da Madeira tem estado de acordo com os clculos do projectista e dos engenheiros responsveis, avanou. Tendo registado at agora 238.103 movimentos - aterragens e descolagens -, a pista e demais estruturas que compem a plataforma erguida parcialmente sobre o Oceano Atlntico, tm sido monitorizadas pelo Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Fruto das medies efectuadas, das tenses e deformaes resultantes do impacto das aterragens, que no caso de um Boeing 747/400 prev uma carga mxima de 400 toneladas, o responsvel da ANAM assegurou que as diferenas existentes so as normais que resultam dos processos de fluncia e retraco do beto que foram previstos no modelo de clculo em que se baseou o projecto executado. Ao longo dos ltimos 11 anos, a empresa responsvel pela gesto do Aeroporto da Madeira investiu 1,9 milhes de euros em obras de conservao e manuteno associadas superestrutura e pista, caminhos de circulao e plataforma. O responsvel disse que as estruturas de beto tm uma vida til de 75 anos, estando identificado o ano de 2017 como o de referncia para novas aces de manuteno. Cuidado diferente tem a pista, que tem de ter uma manuteno de acordo com os parmetros da International Civil Aviation Organization (ICAO). Esta exigncia j obrigou realizao de trs aces de limpeza de borracha que se acumulava na pista, reconhecendo Duarte Ferreira que o LNEC recomendou, num dos seus ltimos relatrios, o reforo e perfilamento da pista.

Nova pista j recebeu 24 milhes de passageiros Desde que a nova pista foi inaugurada, passaram pelo Aeroporto da Madeira, 24 milhes de passageiros, sendo que o crescimento mdio do nmero de passageiros/ano da ltima dcada foi cerca de 15 por

cento superior mdia da dcada anterior ampliao, disse. Se antes da ampliao da pista as aeronaves que operavam com maior frequncia eram o Airbus 319 de 68 toneladas com capacidade para 132 passageiros, hoje, so mais frequentes aeronaves com peso superior a 150 toneladas e capacidade para mais de duzentos passageiros. A construo do Aeroporto da Madeira custou 536,4 milhes de euros, pagos por fundos comunitrios (226,3 milhes), emprstimos bancrios (282 milhes) e fundos prprios da empresa (28,2 milhes), tendo j sido amortizados 78,6 milhes de euros.

Tema esta em anlise na Unio Europeia

Cruzeiros abastecidos a gs natural no Funchal


O eurodeputado madeirense, Nuno Teixeira, disse na passada semana, em Bruxelas, que o abastecimento dos navios de cruzeiro com gs natural representa uma janela de oportunidade para a Regio Autnoma da Madeira, dada a sua posio geoestratgica nas rotas martimas. O assunto esteve em foco, na passada quarta-feira, dia 23 de novembro, na Comisso de Transportes e Turismo, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a apresentao do relatrio elaborado pelo coordenador de Redes Transnacionais da Comisso Europeia, Valente de Oliveira, e que contou com a presena de Nuno

Teixeira. O eurodeputado madeirense na sesso de perguntas ao coordenador do projecto, fez valer a importncia das Regies Ultraperifricas que muitas vezes so olhadas como o parente pobre, mas em muitos outros aspectos so um trunfo para a Europa visto que a UE tem a maior Zona Econmica Exclusiva do Mundo, exactamente porque dos 25 milhes de km2, 15 so proporcionados pelas RUP. Este trabalho em particular que est a ser coordenado pelo Professor Valente de Oliveira, tem aspectos que podem ser estratgicos para a Madeira, nomeadamente a alterao dos combustveis nos navios, transformando-os em barcos movidos a gs natural liquefeito, realou Nuno Teixeira aos jornalistas aps a reunio. Essa pode ser uma oportunidade e um potencial que a Madeira e a cidade do Funchal pode explorar no sentido de se tornar um ponto de abastecimento, uma vez que as distncias so encurtadas e porque este tipo de combustvel faz com que os navios tenham uma autonomia menor, e isso um ponto de interesse e temos que acompanhar com ateno. Alem disso, realou o eurodeputado, esta uma energia limpa e seguindo os objectivos da Unio Europeia de um crescimento sustentvel, inteligente e inclusivo, e com a reduo de CO2, contribui para que esta seja uma realidade no futuro, mas algo que trs tambm um efeito positivo. Tudo o que diga respeito a acessibilidades e a diminuio das distncias entre regies tem uma importncia acrescida, defendeu o eurodeputado. Por outro lado, Nuno Teixeira salientou que a Madeira apresenta-se em destaque nesta questo, visto que uma parte do investimento j est feita. D-se essa particularidade de recentemente a Madeira ter reconvertido a central de produo de energia elctrica que antes funcionava a fuel e agora est preparada para funcionar com gs natural liquefeito. Parte desse trabalho j foi feito, fruto tambm daquilo que tem sido uma estratgia do Governo Regional e em particular da Vice-presidncia, que desenvolveu o Plano Energtico Regional e todas essas matrias foram atempadamente pensadas e creio que h aqui uma janela de oportunidade que temos de aproveitar e explorar ao mximo, realou. Por seu turno, Valente de Oliveira salientou aos jornalistas madeirenses presentes em Bruxelas que comea a surgir a possibilidade de uso de gs natural (LNG) para resolver problemas pontuais e a interessa ao Funchal durante o tempo em que l esta o navio de cruzeiro, ele poder desligar os motores que tem de produzir electricidade e passar a consumir outra energia, explicou. O ex-ministro portugus deu como exemplo a quantidade de navios que vo aportar o Funchal no final do ano, situando-se em 10 cruzeiros com uma capacidade de trs mil passageiros e tripulantes por embarcao. Segundo referiu, uma cidade com trs mil passageiros que durante umas horas, o Funchal passa a ter mais 30 mil habitantes e os portos no tem habitualmente capacidade para fornecer electricidade para tanta gente, de maneira que estamos a ver de que maneira que pode fazer-se o fornecimento aos navios com gs natural. O Funchal tem muito interesse em acompanhar os desenvolvimentos que se vo passando neste domnio. Que combustveis que solues para estas passagens curtas, mas que so de impacto muito forte pontual e tudo isso importante para o Funchal, concluiu.

COMUNIDADES

Comunidade portuguesa vira-se para outras companhias areas

TAP perde 20 mil passageiros na rota LisboaJoanesburgo


O encerramento em junho da rota da TAP Lisboa-Joanesburgo e as altas tarifas praticadas pela transportadora area custaram-lhe a perda de quase 20 mil passageiros por ano, garantiram Lusa os dois maiores agentes de viagem portugueses da frica do Sul. Para Adriano Leo, scio-gerente da Lusoglobo Travel, "cinco meses aps o encerramento dos escritrios e operaes da TAP em Joanesburgo tornou-se evidente que a deciso da transportadora area nacional no justificvel, nem do ponto de vista comercial nem do apoio que deveria merecer uma das maiores comunidades portuguesas no mundo". Em janeiro deste ano, a TAP anunciou em comunicado enviado agncia Lusa que a partir de junho iria deixar de voar para Joanesburgo, passando a voar at Maputo e dependendo das Linhas Areas de Moambique (LAM) para transportar os seus passageiros entre a cidade sul-africana e a capital moambicana. Silvrio Silva e Ariano Leo calculam que o nmero de passageiros que as suas agncias canalizavam para a TAP e que hoje viraram as costas transportadora area portuguesa se situa entre os 19 e os 20 mil. A alem Lufthansa, a espanhola Ibria e a francesa Air France so apontadas como os grandes beneficirios do "abandono da comunidade portuguesa pela TAP", expresso usada por ambos os agentes. "Em particular para os naturais da Madeira, que constituem uma enorme fatia dos mais de 300 mil portugueses residentes na frica do Sul, a retirada da TAP forou-os, para alm de todos os outros inconvenientes da ligao por Maputo, a fazer uma escala adicional numa viagem que tem necessariamente de passar por Lisboa para apanharem as ligaes para o Funchal", recorda Adriano Leo. Nos balces da Novo Mundo, nesta altura do ano um bilhete TAP Joanesburgo-Lisboa via Maputo custa 21 157 rands (1 958 euros), enquanto na Ibria, via Madrid custa 7 973 rands (738 euros) e na Lufthansa, via Frankfurt, ora em 8 138 rands (753 euros).

ECONOMIA e FINANAS

Mercado suio o terceiro enquanto o francs est em primeiro lugar com o consumo de 1.121.397 litros em 2010

Vinho Madeira promove-se em Zurique e Paris


A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, atravs do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) realizou, no decorrer da ltima semana, aces de promoo do Vinho Madeira no mercado suo e francs (Zurique e Paris), conforme disse Paula Cabao. Uma aposta que se prende, segundo aquela responsvel, com a importncia dos mercados em termos de exportaes do Vinho Madeira. Isto porque o mercado francs , actualmente, o primeiro de comercializao deste produto regional, tendo registado, no ano de 2010, um volume de 1.121.397 litros, o equivalente a um

rendimento bruto de 3.316.403,28 euros. O mercado suo, embora no tendo a mesma expresso do mercado francs, o terceiro em termos de exportao do Vinho Madeira fora da Unio Europeia (UE). Estas aces de promoo, que decorreram em locais de charme, nomeadamente no Carlton Restaurant, em Zurique, e no Hotel de Crillon em Paris, tiveram um programa semelhante nas duas cidades, iniciando-se com a realizao de um seminrio sobre Vinho Madeira que inclua uma prova comentada, ao qual se seguiu a realizao das iniciativas abertas, que decorreram ao longo de vrias horas e onde os inscritos puderam degustar ma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes em cada prova. Os seminrios foram conduzidos por sommeliers que tinham em comum grande conhecimento e apreo pelo Vinho Madeira: Thomas Vaterlaus foi o orador em Zurique e Georges dos Santos falou em Paris. As provas foram especificamente direccionadas para um pblico-alvo constitudo por profissionais e prescritores tais como pessoas da hotelaria e da restaurao, importadores, distribuidores, retalhistas, bem como imprensa especializada. As provas contaram com a presena dos embaixadores de Portugal nos respectivos pases, nomeadamente Jos de Carvalho Lameiras (Suia) e Francisco Seixas da Costa, (embaixador em Frana).

Muita gente nas promoes A afluncia foi muito positiva, segundo acrescenta a representante do Instituto do Vinho Madeira, tendo envolvendo mais de 200 participantes no conjunto destas aces. Uma comitiva regional esteve presente em todos os eventos, sendo constituda pelos representantes das cinco empresas que colaboraram com a iniciativa promovida pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira: Pereira de Oliveira, Lda, Madeira Wine Company, SA, Henriques & Henriques, Vinhos, SA, Justinos Madeira Wines, SA e Vinhos Barbeito, Lda. Recorde-se que a Madeira criou o seu Instituto do Vinho em 1979, altura em que considerou a extrema importncia daquele produto regional. Sucedendo Delegao da Junta Nacional do Vinho na Regio, o Instituto do Vinho da Madeira teve como principal misso assegurar a conveniente disciplina da produo e do comrcio do Vinho Madeira e, em geral, coordenar na Regio Autnoma da Madeira as actividades vitivincolas. Actualmente, o IVBAM integra tambm o bordado e o artesanato da Madeira.

Secretrio regional do Ambiente apela utilizao do melhor percurso pedonal da Regio

Aposta nos percursos


O secretrio regional do Ambiente e Recursos Naturais garantiu na passada semana que o Governo Regional vai continuar a apostar na recuperao de percursos pedonais, como j o fez no que liga o Lombo do Urzal ao Curral das Freiras. Um percurso antigo, com cerca de 10 quilmetros e cuja recuperao implicou um investimento de 240 mil euros. Segundo Manuel Antnio Correia, esta uma das formas de estimular a economia de pequenas freguesias rurais. Esta ligao do Lombo do Urzal ao Curral das Freiras um dos melhores percursos da Regio, disse o secretrio regional, que aproveitou para apelar a que os madeirenses o utilizem. Manuel Antnio Correia salientou que este era o caminho que os antigos usavam para vir da Boaventura ao Funchal e que, apesar de antigo, est bem recuperado e com boas condies de utilizao. Na sua opinio, a utilizao do percurso ter impactos econmicos na Boaventura, nomeadamente ao nvel da restaurao e comrcio, visto que os turistas que por ali andarem acabaro por comer ou comprar algumas recordaes naquela freguesia. O governante frisou ter estado presente naquela cerimnia de aniversrio pelo reconhecimento dos madeirenses mais marcantes em termos de ruralidade, como o so o povo, dirigentes e instituies da Boaventura.

Uma das suas preocupaes foi incentivar os presentes, nomeadamente os jovens, a investir na agricultura. Para isso contam com o apoio governamental, quer em termos financeiros, quer na construo de infraestruturas. Neste contexto, anunciou que o Governo ir construir mais dois caminhos rurais, que permitiro acesso a mais terra cultivvel.

Trabalho j comeou em algumas artrias da cidade do Funchal

Montagem envolve cerca de 120 pessoas


A Luzosfera, empresa do Grupo Siram, j est na rua a montar a iluminao decorativa de Natal. Sero aplicados 28.000m de mangueira luminosa e aplicadas cerca de 220.000 lmpadas e 500.000 micro lmpadas.

Os madeirenses h muito que se habituaram ao Natal com luz. Constituindo a poca natalcia um dos momentos de celebrao mais consensual do Mundo, tambm na Madeira os seus festejos possuem grande tradio, pelo que as iluminaes decorativas de Natal e Fim do Ano assumem-se como um dos mais importantes cartazes turstico e cultural da Regio. Todos os anos ha expectativa relativamente iluminao que vai decorar as ruas do Funchal. Todavia, sabido que na concepo deste cartaz, a tradio reinventada, atravs de abordagens inovadoras e arrojadas nos materiais, cores, formas e conceitos. A Luzosfera - Construes, Lda, empresa do Grupo Siram encarregue da iluminao decorativa, j iniciou os trabalhos de montagem. Num contacto estabelecido com a gerncia da Luzosfera, o Jornal da Madeira ficou a saber que, nestas duas semanas e meia, cerca de 120 pessoas estaro directamente envolvidas nas montagens, as quais j iniciaram em algumas das artrias da cidade. Dia aps dia, o Funchal ir preencher-se com toda a sua ornamentao festiva. No total, sero 72 as ruas, espaos e praas que vo receber ornamentao luminosa. Sero aplicados 28.000m de mangueira luminosa, correspondendo a 950.000 microlmpadas. Alm disso, sero ainda aplicadas cerca de 220.000 lmpadas e 500.000 microlmpadas. Segundo manifestou a gerncia desta empresa, na concepo da sua proposta de iluminao decorativa houve a preocupao de os motivos decorativos adornarem os espaos com cores convidativas, com uma iluminao decorativa cintilante que transmita dinamismo e festividade. A inteno fazer com que, mesmo com a luz do dia, o brilho das luzes encante quem passeie, inspire os comerciantes e a populao em geral, para que decorem as suas montras e os seus lares, ampliando assim a beleza e o encanto da cidade.

Cidade dividida em cinco centralidades A distribuio de motivos decorativos ao longo das principais artrias da cidade tem por base as temticas definidas no programa de concurso e a capacidade artstica da Luzosfera, que teve em conta a criao de motivos com as dimenses adequadas e representativos de uma srie de conceitos. Deste modo, a cidade ser dividida em cinco centralidades, cada uma com um tema associado aos usos e costumes da ilha, tradies universais da poca natalcia, religiosidade, cultura contempornea e elementos da fauna e flora. Um trabalho feito com o intuito de harmonizar as decoraes natalcias com os espaos e promover uma linha contnua e harmoniosa entre os vrios motivos decorativos, com o objectivo de tornar o anfiteatro da cidade do Funchal numa lapinha gigante, onde todos os elementos se encaixam na orografia.

SADE

Secretrio dos Assuntos Sociais diz que as orientaes dadas pelo presidente do governo vo ser seguidas

Madeira sem aplicar taxas moderadoras


O secretrio regional dos Assuntos Sociais afirmou, na passada semana, que a troika no manda na Madeira e que se as ordens, para j, vo no sentido de no haver taxas moderadoras, assim acontecer. A orientao do senhor presidente do Governo para no implementar taxas moderadoras no servio pblico de sade. Seguirei essa orientao e irei fazer cumpri-la, deixou claro. Francisco Jardim Ramos falava aos jornalistas margem da cerimnia que decorreu na Unidade de Formao e Desenvolvimento do Ncleo de Apoio do Hospital dr. Nlio Mendona referente ao Dia Europeu dos Antibiticos. Na ocasio, o titular da pasta dos Assuntos Sociais esclareceu, tambm, os rumores que correm de que podero desaparecer 600 pessoas da rea da Sade. Na administrao Pblica regional, no h inteno de despedir nenhum profissional que esteja afecto aos nossos servios, disse Francisco Jardim Ramos. Ns (Governo) temos um plano que vamos executar. Uma reduo de 15 por cento nas estruturas e de 15 por cento nas chefias, referiu, para logo acrescentar que est prevista ainda uma reduo de 2 por cento nos profissionais (mas os que iro para aposentao). No caso concreto das pessoas que trabalham na Vila Passos, onde funcionava a Secretaria Regional dos Recursos Humanos, o secretrio regional explicou que os funcionrios de cada servio esto a ser transferidos pelo que no vejo qualquer problema. J quanto orgnica da sua Secretaria, Francisco Jardim Ramos voltou a lembrar que est praticamente feita. O secretrio recordou que ao nvel do IASade j havia sido feita juno de direces regionais. Quanto a estruturas inter-mdias, aquele governante admitiu que vamos conseguir reduzi-las e atingir o objectivo que nos foi proposto que o da reduo em 15 por cento. J na cerimnia que assinalou o Dia Europeu dos Antibiticos, e dirigindo-se a uma repleta plateia de profissionais do Hospital, o secretrio regional dos Assuntos Sociais referiu que a Regio Autnoma da Madeira assinou, ontem, no Porto, uma declarao de princpios que concretizam a aliana portuguesa para a preveno do antibitico. Esta declarao tem objectivos, propsitos e aces entre cerca de 20 entidades e instituies nacionais ligadas rea do antibitico, de forma a garantir o empenho de todas as instituies na preservao da eficcia do antibitico. O Dia Europeu, com a campanha Vamos reduzir a resistncia aos antibiticos, foi aproveitado para o secretrio regional alertar para o facto de os antibiticos habitualmente utilizados j no serem to eficazes. Garantir a eficcia dos mesmos tornou-se, por isso, um grande desafio para a sade pblica. Assim, o secretrio dos Assuntos Sociais defendeu a utilizao responsvel dos mesmos. Francisco Jardim Ramos disse que os pases do sul da Europa so aqueles que apresentam as taxas de resistncia mais elevadas aos antibiticos, onde se regista o maior consumo dos mesmos. O que nos leva a concluir que quanto mais so utilizados, maior a resistncia, disse. O secretrio pediu por isso, quer aos profissionais de sade, quer aos doentes, a prescrio e consumo moderado dos antibiticos. Sabe-se que, entre a 80 a 90 por cento da prescrio de antibiticos ocorre, pelos mdicos de famlia, nos centros de sade. Principalmente para tratar infeces respiratrias, sublinhou sem, contudo, admitir, margem da cerimnia, que esta era uma crtica aos mdicos. Antes disso, que preciso alertar tambm o utente.

Pedro Ramos diz que a nova ferramenta traz uma melhoria na segurana e na qualidade

Centro de Simulao em Janeiro


O Centro de Simulao Clnica do Hospital Dr. Nlio Mendona dever ser inaugurado em Janeiro do prximo ano. O novo centro representa mais uma ferramenta ao dispor desta instituio na rea da formao e diferenciao dos profissionais de sade, a qual privilegia os simuladores e os manequins em detrimento da vertente dos modelos animais. De acordo com Pedro Ramos, director do Servio de Urgncias do Hospital Dr. Nlio Mendona, a simulao hoje um gold standard na formao e diferenciao, porque permite um treino repetido, peridico e que, em caso de erros nos vrios cenrios, no tem qualquer implicao nem para o estudante, nem para o paciente. E, como tal, traz uma melhoria na segurana e na qualidade da prestao dos profissionais, depois de terem um treino prolongado antes de tomarem contacto com os doentes. Actualmente, a simulao j representa 70% da formao. O centro que estar disponvel a partir de Janeiro do prximo ano para toda a gente, ficando preparado para formar e treinar nas reas anestsica, cirrgica, mdica, cuidados intensivos, peditrica, obsttrica e no trauma, emergncia e catstrofe. Alm disso, o Centro de Simulao Clnica vai permitir ps-graduaes na rea do Direito da Biotica e da Gesto da Comunicao Clnica. Para isso tem quatro salas de actuao, quatro salas tcnicas e trs salas de discusso de cenrios. Neste momento, o centro est numa fase de acabamento, estando a receber material diverso, por exemplo, os manequins.

EDUCAO E CULTURA

Cmara Municipal de Cmara de Lobos j tem os primeiros equipamentos relacionados com a imprensa

Impressoras j esto no Museu


O Museu de Imprensa da Madeira, uma iniciativa da Cmara Municipal de Cmara de Lobos, j comeou a receber os primeiros esplios, nomeadamente mquinas antigas da Imprensa Regional, e de algumas tipografias, estando previstas outras provenientes do Jornal da Madeira. O presidente da Cmara Municipal, Arlindo Gomes, pretende, agora, alargar esse esplio a outras reas da comunicao, como por exemplo antigos gravadores ou mquinas de escrever, entre outros antigos meios rudimentares de fala ou escrita, incluso codificada. Neste sentido, o autarca garante que o Museu estar em funcionamento durante o prximo ano. Ou seja, at Dezembro de 2012 estar totalmente operacional e aberto ao pblico. Por outro lado, Arlindo Gomes anuncia que o futuro museu far parte da Rede de Museus Sem Fronteiras da Imprensa da Europa, no mbito de um protocolo j assinado entre o organismo madeirense o Museu de Imprensa do Porto. O local j est escolhido: ficar no mesmo edifcio onde est localizada a biblioteca, num andar abaixo. O piso ser todo para o Museu. Os acessos far-se-o a partir do Largo da Autonomia, no centro da vila. O presidente da Cmara diz que as primeiras mquinas j esto no espao, nomeadamente da Imprensa Regional e de algumas tipografias, como o caso da Cames e da Natividade, que ofereceram mquinas com mais de 100 anos. As do JM tambm sero cedidas, conforme despacho do Governo. O Museu vai desenvolver-se numa rea de 2.200 metros quadrados, o que permitir, ainda segundo o edil, oferecer aos visitantes uma boa demonstrao da evoluo da Imprensa e da comunicao na

Madeira. Para alm dos esplios j identificados, Arlindo Gomes apela para quem tenha mquinas ligadas imprensa ou impresso que os disponibilizem para o Museu. Podem ser de impresso, de escrever, de gravar ou de copiar ou mesmo antigos telgrafos, explicita. Neste sentido, o presidente da Cmara Municipal de Cmara de Lobos diz que vai manter, nos prximos tempos, contactos com diversas instituies, desde rgos de Comunicao Social ao Exrcito e marinha, passando por outras Cmaras e departamentos governamentais, bem como ainda os Correios ou a PT, no sentido de sensibiliz-los a colaborar, disponibilizando equipamentos j em desuso.

Festival homenageia compositor Franz Liszt


Teve incio, no passado dia 21 de novembro, no Teatro Baltazar Dias o Festival Madeira Liszt 2011 que celebra o bicentenrio do nascimento do compositor hngaro Franz Liszt. O evento, que termina a 27 de Novembro, promovido pela Associao Amigos do Conservatrio de Msica da Madeira e tem como director artstico Robert Andres. O festival complementa a msica, em cinco concertos, com o cinema e a gastronomia, oferecendo aos espectadores uma experincia diferente. O arranque do Festival aconteceu, ontem, no Teatro Baltazar Dias com o recital do pianista Balzs Szokolay. No dia 22, foi projectado o filme Lisztomania, de Ken Russell, em ingls, sem legendas e para maiores de 18 anos. Houve ainda uma palestra com o tema Lisztomania: virtuosismo, fetichismo e idolatria com o mestre Rui Magno Pinto. No dia 23 de Novembro, teve lugar um recital de Msica de Cmara com a soprano Carla Isabel Moniz, sendo que no violino estar Lus Cunha, no violoncelo, Lszl Szepesi e no piano Honor OHea e Robert Andres. No dia 24, a noite dedicada gastronomia hngara no restaurante Il Gallo DOro. A 25 de Novembro, sexta-feira, a partir das 20 horas houve um recital de piano com Ral da Costa. No sbado, h um recital de piano a quatro mos com Elvira Foti & Roberto Metro, de Itlia. O recital de encerramento deste Festival ser com o maestro Victorino dAlmeida que far improvisaes sobre temas de Liszt. De salientar que o compositor hngaro marcou a histria mundial da msica pela ousadia e genialidade da sua obra, pelas revolues impostas ao estilo e linguagem musical da poca. Ainda hoje considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos.

Lava Fervente
A cerimnia registou a presena, para alm da secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes, do director regional dos Assuntos Culturais, do reitor da Universidade da Madeira e da docente Ana Isabel Moniz. A Antologia Lava Fervente da autoria de Dalila Pestana.

As restries oramentais podero fazer com que o ritmo de publicaes diminua mas a secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes no quer que a diferena seja significativa. Este ano, foram publicadas duas revistas e seis livros, faltando apenas um. No prximo ano, o Governo vai manter a sua poltica de apoio Cultura nas suas diferentes manifestaes. Conceio Estudante disse-o, na passada semana, na apresentao pblica da Antologia Lava Fervente, da obra de Albino de Menezes, organizada por Dalila Pestana. Na cerimnia, que decorreu no auditrio da Reitoria da Universidade da Madeira, a secretria regional da Cultura afirmou esperar que no se interrompa o fluxo de publicaes feitas at agora e deixou o desejo de que a UMa seja a casa onde toda a gente se sinta como parte da mesma e que cada faa dela, a sua casa. A apresentao da Antologia Lava Fervente esteve a cargo de Ana Isabel Moniz, da Universidade da Madeira. A obra o incio da coleco Antologia e da responsabilidade de Dalila Pestana, licenciada em

Lnguas e Literaturas Modernas pela Universidade da Madeira e onde realizou o mestrado durante o qual investigou a vida de um autor madeirense: Albino de Menezes. Esta coleco da Antologia Lava Fervente pode ser utilizada pelo pblico em geral, no sendo uma coisa exclusivamente escolar, conforme explicou Marcelino de Castro, director do servio de publicaes da Direco Regional dos Assuntos Culturais. O prefcio desta obra est a cargo de Arnaldo Saraiva.

Jaime Freitas diz que as escolas tomam decises em prol dos alunos e dos resultados

Escolas da RAM com meios para serem autnomas


O secretrio regional da Educao e Recursos Humanos garantiu na passada semana tarde na Calheta que as escolas da Regio tm meios para serem autnomas, o suficiente. Jaime Freitas falava na cerimnia das comemoraes dos 30 anos da Escola Bsica e Secundria daquele concelho. O secretrio que tutela a Educao na Madeira, defendeu que a ideia geral que as escolas devem ter os meios adequados, devem ser centros de deciso responsveis e devem desenvolver todas as actividades e tomar todas as decises em prol dos seus alunos e dos resultados. Do ponto de vista financeiro e apesar das dificuldades, preciso que todos faamos um esforo no sentido de sabermos gerir aquilo que est disponvel, mas sempre sem deixar de cumprir objectivos, de levar os servios com a mesma qualidade a todas as pessoas que a eles tm direito, acrescentou Jaime Freitas. As parcerias com instituies privadas que podem atenuar dificuldades e elevar a almejada qualidade, uma medida no mbito da autonomia das escolas, podem ser uma sada a adoptar, com iniciativas que interessem comunidade escolar, porque a escola e os alunos devem estar no centro das atenes. J o presidente do Conselho Executivo diz que o grande desafio da escola procurar novas oportunidades, nova capacidade de resposta para toda a comunidade, dentro do conceito cada vez mais presente que retornar escola num contexto de educao ao longo da vida. Antnio Lucas diz que neste sentido a Escola da Calheta est de h uns anos a esta parte a virar-se para o exterior, oferecendo novas propostas de acrscimo de formao e validao de conhecimentos e formao adquirida; est a um novo pblico-alvo e um grande trabalho da escola, acrescenta.

Associao Desportiva do Campanrio aproveita iniciativa para plantar mais castanheiros

Festa da Castanha volta ao Lugar da Serra


A Associao Desportiva do Campanrio (ADC), juntamente com o Centro Comunitrio do Lugar da Serra, Escolas do Lugar da Serra e So Paulo, ACD So Paulo e Parquia de So Paulo promoveu, na passada semana, a Festa da Castanha da Serra 2011 encontro popular de acordees e concertinas. Depois das condies climatricas terem obrigado ao adiamento da festa do passado dia 13 para o ltimo domingo, a chuva miudinha que caiu pela manh e o fresquinho da serra no impediram as pessoas de se deslocarem ao local e passarem um dia diferente, em convvio. Esta Festa da Castanha da Serra, que vai na 2. edio realizou-se na serra do Campanrio, no concelho da Ribeira Brava. Teve como objectivo promover o convvio, as zonas altas do Campanrio e Ribeira Brava e o lado positivo dessas populaes que, muitas vezes, so relegadas para um segundo plano, pelo isolamento e por outros factores, explicou Lus Drumond. A propsito, adiantou o presidente da direco da ADC, a castanha tem a identidade desta populao porque embora se fale muito no Curral, que uma das zonas de maior produo, nas serras do Campanrio que existem grandes extenses de produo e uma grande tradio.

O dia comeou com a celebrao da eucaristia, presidida pelo proco de So Paulo. Um dos pontos altos foi o arranque da plantao de castanheiros. A medida decorre do Plano de Sustentabilidade Ambiental, promovido na Feira do Campanrio 2011. Nesse evento, chegamos concluso que, para compensarmos o impacto que causamos ao ambiente, desde os consumos energticos aos lixos produzidos, haviamos de plantar volta de 60 rvores, adiantou Lus Drumond. O dia foi animado por diversos grupos de acordees e cantares populares daquela zona. Houve jogos tradicionais e slide bem como iguarias tpicas feitas com castanhas.

RELIGIO

Diocese discutiu mtodos e possibilidades

Transmisso da f s novas geraes


O tema da transmisso da f nos nossos dias exige uma anlise especfica por parte da pastoral da Igreja. Foi o que aconteceu durante a Jornada diocesana do apostolado dos leigos, realizada no Colgio de Santa Teresinha, no passado sbado dia 19 de novembro, com vrios oradores. Aos cerca de 400 participantes foi proposta a tarefa ou misso de acolherem os desafios da actualidade como importantes motivaes para o anncio da mensagem do Evangelho. Nunca podemos fazer confrontos entre pocas nem situaes, porque, ao longo dos tempos, da Histria, as circunstncias sempre foram mudando, mas preciso dar respostas adequadas ao que de novo se vai encontrado, explicou D. Antnio Carrilho aos jornalistas. Perante as dificuldades, em cada tempo, a Igreja sempre procurou reflectir e redescobrir a sua misso, a partir das realidades concretas e reais das pessoas. O Evangelho no uma questo terica, uma questo de vida e, por isso mesmo, necessrio conhecer a vida para propor uma mensagem, que deve ser acolhida e posta em prtica. Estamos convencidos dela e no podemos cal-la, reconheceu o Bispo do Funchal que participou na Jornada durante todo o dia.

Contributos intemporais da pastoral diocesana A transmisso da f foi tambm abordada do ponto de vista dos contributos da diocese, feita pelo cnego Fiel de Sousa, Vigrio-Geral e proco de So Pedro, tendo por base as respostas dadas ao inqurito sobre Repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Na nossa diocese temos problemas prprios da Igreja, em geral, e outras realidades especficas, que se enraizam em tradies intemporais, como as Missas do Parto, as Visitas do Esprito Santo s comunidades, as Festas do Santssimo Sacramento ou do Senhor; quer dizer, vivncias que perduram e que a transmisso da f s novas geraes ter que ter sempre em conta. A jornada incluiu ainda uma discusso alargada sobre as novas perspectivas e mbitos de aco; e terminou com as Vsperas solenes de Cristo-Rei.

Bispo do Funchal presidiu a missa campal no Garajau (Canio)

Valores do Reino so actuais


O homem novo identifica-se com o reino de verdade, santidade e graa, disse ontem D. Antnio Carrilho, na homilia da concelebrao eucarstica a que presidiu, no passado domingo tarde, no Garajau. Perante centenas de pessoas, que participaram na peregrinao organizada pelas Conferncias de So Vicente de Paulo, o Bispo do Funchal explicou que o Reino de Cristo tem a ver com cada pessoa, com o caminho que cada um escolhe, com as suas prprias opes e comportamentos, com a vida em cada dia e hora. A mensagem deste Reino frontal, e directa ao corao, conscincia pessoal, mas tambm uma exigncia de compromisso de cada um no testemunho e na interveno social, sublinhou. Queremos uma sociedade nova, queremos que este mundo dos homens se manifeste com valores que ns apreciamos e que o Evangelho to bem explicita, ento, concretamente, quando se fala de justia, somos sensveis s injustias e queremos justia, sensveis violncia, ao dio, vingana e guerra, e queremos o amor, a paz, disse.

Ajuda fraterna na actualidade O Bispo do Funchal, na sua homilia de Cristo Rei, destacou ainda o apostolado os Vicentinos, que procuram ir aos encontro dos mais carenciados e apelou a que continuem a dar alma aquilo que fizerdes, com este esprito do mandamento do amor, com este sentido de identificar Cristo nos outros; s assim, com a ajuda fraterna o homem est no caminho de Deus. Por outro lado, D. Antnio lembrou a recente mensagem dos Bispos dirigida aos portugueses, intitulada Esperana em tempo de crise, em que reconhecem as actuais dificuldades e as incertezas quanto ao futuro, tanto na economia como na vida social, para a generalidade dos cidados e muito especialmente os mais pobres e frgeis; e afirmam a solidariedade com quem mais precisa de palavras e gestos de esperana. Na compreenso crist da vida, a generosidade e a coragem com que se superam as dificuldades so fermento de uma sociedade nova, assinalam. Com o Bispo do Funchal, celebraram os padres Rogrio Vieira (proco do Canio), Gil Pereira (Padres da Misso), Antnio Ramos (proco das Preces e Piquinho) e Antnio Estvo Fernandes (secretrio episcopal). A animao litrgica foi do Grupo de Jovens da parquia do Canio.

No domingo 4 de Dezembro na igreja de Boaventura

Apicultores vo celebrar festa de Santo Ambrsio


Um grupo de apicultores madeirenses vai celebrar a festa de Santo Ambrsio no prximo dia 4 de Dezembro, na igreja paroquial da Boaventura, iniciando-se a missa s 11 horas, presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emrito do Funchal e concelebrada pelo proco, Pe. lio Gomes. O programa inclui ainda um almoo de confraternizao, s 13 horas no restaurante So Cristvo na Boaventura. A festa litrgica em honra do santo protector dos apicultores assinalada a 7 de Dezembro. Contudo, e tendo em conta que um dia de semana, os apicultores encarregues da festa acharam por bem antecip-la para o dia 4, que um domingo para que todos

tenham oportunidade de participar. Esta actividade iniciou-se h 23 anos quando um grupo de apicultores madeirenses decidiu homenagear Santo Ambrsio, o padroeiro dos que se dedicam apicultura, agradecendo os dons recebidos e pedindo proteco para as colmeias. Nestes ltimos anos uma doena tem dizimado muitas abelhas na Madeira e como referem alguns apicultores se no forem tomadas medidas de precauo em breve deixaro de existir colmeias na Madeira, como j se verifica no Porto Santo. Realam, no entanto o importante apoio da Direco Regional de Agricultura e Desenvolvimento na Rural, que tem distribudo medicamento apropriados ao combate da praga. Actualmente existem na Madeira 178 apicultores com 4.016 colmeias e 359 apirios. A abelha foi adoptada como emblema de. Santo Ambrsio, que em obras de arte, frequentemente representado com uma colmeia. Diz a tradio que quando nasceu foi visitado por um enxame de abelhas, preconizando a eloquncia que demonstraria mais tarde.

Hoje na Calheta, Vitria-Santa Rita e Santo Amaro

Parquias assinalam final de ano jubilar


O encerramento das celebraes dos 50 anos das parquias do Atouguia e So Francisco Xavier, situadas na freguesia da Calheta, foi assinalado na ltima quinta-feira, dia 24 de novembro, com uma Missa presidida por D. Antnio Carrilho no pavilho da Escola Bsica e Secundria da Calheta, s 19h30. Nesta data no ano de 1960 foi publicado o decreto de D. David de Sousa, ento Bispo do Funchal, que institua as novas parquias da Diocese do Funchal, cuja entrada em funcionamento se verificou a 1 de Janeiro de 1961. Tambm na mesma data, na parquia de Santo Amaro, as 19h30 fez-se o encerramento do ano jubilar da criao da parquia com Missa de aco de graas e um tempo de adorao, coordenada pelos movimentos da parquia. Ser ainda dado incio ao trinio das comemoraes dos 500 anos da criao da Diocese do Funchal. Na parquia da Vitria-Santa Rita, dia 24 de novembro, pelas 18h30 foi celebrada a Eucaristia seguida de adorao ao Santssimo Sacramento at s 21 horas, assinalando tambm o final das comemoraes dos 50 anos daquela parquia situada na freguesia de So Martinho. O Decreto sobre a actualizao das Parquias da Diocese do Funchal, criou o Arciprestado de Cmara de Lobos, com as parquias dos Concelhos de Cmara de Lobos e da Ribeira Brava, manteve inalteradas 16 das 52 parquias existentes e desmembrou as outras 36 em 50 novas parquias, ficando assim a Diocese do Funchal com 102 parquias. Actualmente esta Diocese tem 96 parquias.

DESPORTO

Secretrio regional da Educao visitou o Complexo do Martimo em Santo Antnio

Desporto complementa formao educativa


O secretrio regional da Educao considera que o Desporto visto pela governao como um complemento para a formao e educao dos jovens. Jaime Freitas esteve no passado fim-de-semana nas instalaes desportivas do Martimo, em Santo Antnio e no final da visita guiada ao complexo, congratulou-se pelo papel que desenvolvido pelo clube na sociedade, quer ao nvel da Educao quer do Desporto. Com esta visita ao complexo do Martimo, pretendemos dar um sinal sociedade madeirense de que valorizamos o desporto de uma forma muito significativa, olhando para ele como um complemento para a formao e educao dos jovens, destacou Jaime Freitas que foi recebido pelo

presidente Carlos Pereira. A formao de activos tem de ser multi-dimensional e o Martimo desempenha um papel muito importante, sem esquecer que a escola no pode aportar tudo na Educao, explicou o governante, aps uma visita guiada ao complexo dos verde-rubros. Para Jaime Freitas, o Desporto cumpre objectivos que a escola no consegue cumprir, pela razo de que escola tem de ser inclusiva e por isso no pode desenvolver mecanismos de competitividade, porque tem que ser abrangente. Contudo, o titular da pasta do Desporto considera que a competitividade tambm factor importante e, como tal as pessoas, desde as crianas aos adultos, tm que ser competitivos, com lealdade no cumprimento de regras e enquadrados num princpio fundamental que o respeito pelo outro e isto aprende-se no desporto, de uma forma muito significativa, observou. Por isso, conforme concluiu, o Desporto uma parte complementar da eduo formal que proporcionada pelo sistema escolar, Durante a visita s instalaes do Martimo, Jaime Freitas conheceu de perto o Colgio que funciona no interior do complexo, tendo ficado com impresses muito positivas. O colgio faz todo o sentido numa triologia que tem de existir, em que os pontos essenciais so o treinador, o encarregado de educao e o clube. Aqui tem de haver um entendimento perfeito, no sentido de que cada um possa cumprir o seu papel, explicou Para o governante, o Colgio do Martimo, constitui uma boa estratgia, uma vez que o estabelecimento de ensino cumpre tambm uma funo social, porque acolhe crianas que vivem na zona de Santo Antnio, proporcionando-lhes o acesso Educao, considerou. O secretrio da Educao falou ainda do objetivos das visitas aos clubes, afirmando que as mesmas pretendem a obteno de uma viso sobre a Educao, numa perspectiva multi-disciplinar e multidimensional, uma vez que, segundo explicou, o trabalho que feito nas escolas fundamental, sem esquecer que h outras vertentes, mas vincando que o propsito no contempla a criao de cenrios ou de compartimentos isolados.

Clubes tm misso de coeso social O governante madeirense considerou tambm, durante a visita ao complexo do Martimo, que os clubes tm uma misso de coeso social e de serem uma fonte de congregao, volta dos quais se conglomeram boas vontades e muitas sinergias para que tudo seja trabalhado num determinado sentido, afirmou o secretrio da Educao.

Martimo soma e segue na Taa de Portugal

Invencibilidade mantida em vora


Foi um Martimo srio, como no poderia deixar de ser, aquele que se apresentou em vora ante o Juventude local. Pedro Martins fez poucas alteraes em relao ao habitual e mesmo os que entraram so utilizados com regularidade a partir do banco. Ainda assim, talvez levada pela festa que as boas gentes eborenses fizeram em torno do jogo, a equipa madeirense entrou algo confiante demais, mantendo a posse de bola, mas com pouca rapidez no ltimo tero do terreno. A primeira oportunidade surgiu dos ps de Heldon que serviu Danilo com cruzamento da esquerda para este, de p direito, atirar ao lado quando tinha tudo para marcar o tento inaugural. Este lance acordou a equipa da casa em termos atacantes que, em dois minutos, tiveram duas boas oportunidades para marcar. Primeiro Divaldo e depois Tavares com arrancada poderosa e bom remate para a defesa segura de Ricardo Ferreira. O Juventude comeou a denotar algum cansao, com o Martimo a manter o controle de bola, mas j sem a pose de alguma superioridade evidenciada antes. Assim sendo, os lances de perigo foram surgindo com naturalidade junto da baliza de Tiago Martins. As mais flagrantes oportunidades pertenceram a Joo Guilherme e Danilo, mas em ambas as ocasies o guarda-redes dos azuis-e-brancos fechou bem o cofre. Pedro Martins lanou Benachour na segunda parte e a equipa ganhou outra vivacidade atacante. A vontade de marcar era muita para evitar esforos extra e foi isso mesmo que aconteceu passagem do minuto 53. Briguel rematou de fora da rea na ressaca de um canto, a bola foi parar exactamente aos ps de Bab que rodou sobre si e disparou para o nico golo da tarde, o da passagem eliminatria seguinte. Mas no foram favas contadas at final, com a equipa eborense a nunca desistir de alcanar o empate que lhe permitiria pelo menos mais trinta minutos de Taa de Portugal. E esteve perto de acontecer ao minuto 75 com um deslumbrado Martelo a atirar ao lado quando s tinha um defesa pela frente. At final, foi, contudo, o Martimo a ter mais oportunidades de golo, com Bab a desperdiar uma boa chance j

para l da compensao. No final, a vitria assenta bem no Martimo que foi humilde quando teve que ser e segue em frente para a quinta eliminatria da Taa de Portugal deixando por terra a um valoroso adversrio que vendeu muito cara a derrota.

No esperava tanta provocao e hostilidade O treinador do Martimo apresentou-se depois do jogo algo agastado com os acontecimentos do jogo, sobretudo com algumas provocaes vindas da bancada que situada mesmo em cima do relvado. Pedro Martins no poupou mesmo crticas ao adversrio, revelando que esperava outro comportamento de um clube que h 14 anos no conhecia as luzes da ribalta: Em jogos da Taa de Portugal normal haver elevados nveis de competitividade ante adversrios de divises inferiores, mas no estava espera de tanta provocao e tantos momentos hostis por parte do adversrio. Algumas situaes extravasaram o que futebol. Em jogos da Taa normal os clubes mais pequenos apresentarem-se com grande motivao e isso talvez explique o que se passou Em termos do resultado, Pedro Martins considerou que as coisas acabaram bem, mas apontou um problema de piso: O resultado justo. No estivemos to bem em determinados momentos porque o relvado e a sua irregularidade no nos ajudou. Fomos uns justos vencedores, pois nem me recordo de algum lance de perigo criado pelo Juventude de vora. Em relao ao golo, o tcnico no encontrou nenhuma ilegalidade: Foi um golo normal. O Bab est em jogo! Jorge Vicente, treinador do clube eborense, leu assim os acontecimentos da partida: Pareceu-me que era difcil ser equilibrado nos noventa minutos, mas penso que tivemos momentos em que conseguimos desequilibrar o adversrio. Tentmos a surpresa, que passava por marcarmos um golo para seguirmos em frente, mas no aconteceu! Trabalhmos bem e fomos consistentes, mas o golo sofrido atraioou-nos. Crimos oportunidades mas o jogo vale pela consistncia. Toda a gente esperava um maior desequilbrio e at eu esperava um Martimo mais dominante. No ficmos a dever nada. Ficou foi-nos a faltar um golo e ganhar. Tinha essa ambio. Quanto ao relvado, no me parece que estivesse to mal como isso. H relvados na Liga de Hora em piores condies.

Nacional segue em frente na Taa depois de afastar o Paos de Ferreira

Respirar de alvio s nos penltis


O Nacional venceu no passado domingo, dia 20 de novembro, o Paos de Ferreira, e garantiu a passagem aos oitavos de final da Taa de Portugal, numa partida onde ainda teve de sofrer um pouco, resolvendo a eliminatria nas grandes penalidades. Os alvinegros at entraram com determinao no desafio, e aos sete minutos deram o primeiro sinal de perigo do Nacional. Num contra golpe bem definido por Mateus, o avanado angolano entregou a bola a Stojanovic que facilmente ganhou a linha de fundo, conseguindo cruzar rasteiro para o interior da rea onde Mario Rondon e de novo Mateus no conseguiram encostar para

golo. A formao madeirense mandava no jogo, aproveitando o nervosismo evidenciado pelos jogadores do Paos de Ferreira, sempre muito pressionados pelo pblico, pagando a factura de um incio de temporada desastroso. Da que tivessem sido necessrios 15 minutos para que a equipa da capital do mvel conseguisse chegar com perigo relativo junto baliza defendida por Vladan. Num remate exterior Josu no conseguiu mais do que atirar a bola ao lado mas, escassos minutos depois, o central Fbio Faria quase inaugurou o marcador, cabeceando forte, valendo ento o posicionamento de Claudemir que evitou o golo j bem perto da linha. O Nacional respondeu de imediato por intermdio de Mihelic que, de longe, rematou com violncia mas teve o azar de encontrar pela frente, o corpo de um adversrio quando a bola ia claramente em direco baliza. No marcou o internacional esloveno, certo, mas logo depois assistiu na perfeio o central Neto que de cabea, aps um canto curto, abriu o marcador colocando em vantagem a equipa madeirense. E se o Paos de Ferreira j acusava a presso, as coisas complicaram-se ainda mais at ao intervalo com segundo golo do Nacional a surgir aos 39 minutos, marcado por Mateus, respondendo a uma assistncia de Juliano. Uma reentrada desconcentrada e com pouca intensidade permitiu ao Paos de Ferreira ganhar o domnio de jogo e bem cedo reduzir a desvantagem num lance infeliz de Stojanovic que, pressionado por

Melgarejo, introduziu a bola na sua prpria baliza. Com mais de meia-hora para jogar, os pacenses acreditaram que era possvel a reviravolta e rapidamente chegaram igualdade, de novo com Melgarejo envolvido na jogada. O jovem paraguaio cedido pelo Benfica recebeu de peito uma bola endossada por Josu e, num remate acrobtico, marcou um golo verdadeiramente espectacular. Da at ao prolongamento equilbrio total e raros lances de perigo. O tempo extra comeou logo a sorrir ao Nacional dada a expulso de Josu aos cinco minutos. Com mais um elemento em campo, a equipa madeirense podia ter sentenciado a eliminatria mas Skolnic e Mateus no conseguiram melhor do que acertar nos ferros da baliza de Antnio Filipe. Tudo se resolveu nas grandes penalidades a favor do Nacional. Alimentar o sonho de chegar final No final do desafio, Pedro Caixinha, treinador do Nacional da Madeira, mostrou-se satisfeito com o desfecho da eliminatria, mas confirmou que faltou alguma concentrao na segunda parte. Sabamos que iramos enfrentar dificuldades depois do intervalo e sobre isso no me cansei de alertar os jogadores, mas a verdade que consentimos o empate. Nesse perodo tnhamos que ser mais agressivos e jogar com a intranquilidade do Paos de Ferreira o que no conseguimos fazer, explicou o tcnico do Nacional, acrescentando: No conseguimos encontrar forma de matar o jogo marcando o terceiro golo e com isso permitimos que o adversrio fosse feliz e eficaz nas ocasies que criou. Pedro Caixinha confirmou que s aps o empate a equipa madeirense voltou a dominar o jogo. Voltmos a ter mais bola e dominamos o prolongamento beneficiando tambm da expulso do atleta do Paos de Ferreira, disse o treinador. Depois do susto, a equipa espera agora adversrio para os oitavos de final da competio: Temos que ver o que o sorteio nos ir reservar. O Nacional j defrontou fora de casa duas equipas da I Liga e conseguiu passar. Vamos continuar a perseguir o sonho de chegar final, concluiu Pedro Caixinha. Do lado adversrio, Lus Miguel considerou injusta a eliminao do Paos de Ferreira: O Nacional foi duas vezes nossa baliza e fez dois golos. Nestes 120 minutos demos uma resposta sobre a seriedade do nosso trabalho e justificmos a vitria porque soubemos recuperar da desvantagem. Pensei que conseguiramos vencer o jogo nos 90 minutos mas, com menos um jogador no prolongamento, as coisas tornaram-se bem mais difceis.

Parapente - Campeonato Regional de 2011 terminou com seis mangas vlidas

Dcio Abreu novo campeo


No prximo dia 11 de Dezembro realizar-se- a Gala de Voo Livre da Madeira, num restaurante do Funchal, para a entrega dos prmios referentes a poca desportiva de 2011.

Validadas no total seis mangas, terminou o Campeonato de Parapente da Madeira, com a realizao do Torneio de Cmara de Lobos, no passado domingo, dia 20, que consagrou como campeo o piloto do CSD Cmara Lobos, Dcio Abreu. Relativamente prova, com voos inicialmente previstos para o Cabo Giro e aterragem na Praia Formosa, a direco tcnica da Associao de Voo Livre da Madeira viu-se na obrigao de alterar o local da descolagem para o Cho da Lagoa, pois em Cmara de Lobos o vento estava com uma direco NNW e com alguma intensidade. Dessa forma, foi desenhada uma prova com 13,6 km, com descolagem no Cho da Lagoa, no Parque Ecolgico do Funchal, com uma baliza GPS no campo do Nacional e aterragem na Praia Formosa. O vencedor foi precisamente o piloto que viria a tornar-se campeo regional Dcio Abreu, que percorreu a distncia definida pela organizao em 25m52s, a uma velocidade mdia de 37,7 km/h, voando a uma altitude de 1.458 metros, para um total de 438 pontos. O seu colega de equipa, Nuno Caador, anterior campeo regional e que estava na luta pela revalidao do ttulo, demorou mais quatro minutos a fazer o percurso, pois andou a uma velocidade mdia mais baixa, na ordem dos 33 km/h, somando 391 pontos. A fechar o pdio, classificou-se Evandro Amaro, piloto do Clube Naval da Calheta, que fez o percurso em 37 minutos, obtendo 343 pontos. Por equipas, o CSD Cmara Lobos venceu mais esta prova com 829 pontos, seguido do CN Calheta com 343 e da AAUMa com 194 pontos. No que concerne s contas do Campeonato Regional de

Parapente - edio 2011, participaram 23 pilotos de cinco clubes regionais. Dcio Abreu somou 3.496 pontos, Nuno Caador 3.255 pontos e Bernardo Faria 2.785. Por clubes, o CSD Cmara Lobos revalidou o ttulo regional com 7.870 pontos, a AAUMa ficou com 3.359 pontos e o CN Calheta terminou com 2.969. De realar esta poca a aposta ganha na formao de base de novos pilotos, bem como na postura dos pilotos, de grande empenho, responsabilidade e vontade de evolurem em segurana.

22. Ronda dos Castanheiros/TT Verde


Integrada no Calendrio Nacional de Todo-o-Terreno Turstico, o Grupo Desportivo do Estreito volta a organizar em 2001 a 22. dio do Ronda dos Castanheiros/TT Verde, marcada para o dia 4 de Dezembro. Com inscries abertas at sexta-feira (dia 25), pilotos e mquinas vo percorrer caminhos acessveis ao longo das serras do concelho de Cmara de Lobos, em locais desconhecidos da maioria dos madeirenses. Trata-se de uma prova referncia no TT nacional, com grandes nomes a constarem do seu palmars (como o caso de Carlos Sousa), assim como pela importante componente prtica na defesa do meio ambiente. Esta preocupao traduzida no slogan: 1. a Natureza, 2. o Homem, 3. a Mquina, com os participantes - num evento que tem um limite a 25 viaturas - a recolherem todo o lixo encontrado e a plantarem rvores durante o percurso. A Ronda dos Castanheiros/TT Verde tem um grau de dificuldade mdio/baixo e h dois anos a esta parte decorre por esta altura do ano. A concentrao a 4 de Dezembro acontece entre as 8h/9h no centro da cidade de Cmara de Lobos e o final est previsto para as 18h, no Estreito.

You might also like