You are on page 1of 5

O Modelo de Heckscher-Ohlin e o Paradoxo de Leontief

O modelo de Heckscher-Ohlin (Teoria Sueca de Comrcio Internacional) tambm conhecido como a teoria das propores dos fatores. O que ele significa? Significa que um pas se especializar em exportar bens nos quais utiliza seus fatores produtivos mais abundantes de modo intensivo. Assim, se somos abundantes em capital, o teorema nos diz que nosso pas dever se especializar na exportao de produtos que requeiram bastante capital na sua produo. Perceba o contraste com relao ao modelo original de Ricardo. L o que tnhamos era apenas um fator de produo. Naquele caso, as vantagens comparativas eram causadas apenas por diferenas nas produtividades do trabalho em cada pas. No modelo de fatores especficos, a estria no era muito distinta. A diferena estava apenas em incluir fatores de produo cuja mobilidade era igual zero. Naquele caso, os efeitos do comrcio sobre a distribuio de renda podiam ser facilmente analisados. A concluso principal a de que fatores especficos ao setor exportador ganham e fatores especficos ao setor importador perdem, enquanto os fatores com mobilidade podem ganhar ou perder. No modelo de Heckscher-Ohlin, a fonte de comrcio entre as naes gerada apenas pelas diferenas nos recursos que cada pas possui. O modelo leva em conta a abundncia relativa dos fatores de produo e a tecnologia de produo (que diz respeito, aqui, intensidade relativa com a qual os fatores de produo so utilizados na produo de diferentes bens). Vamos, ento ao modelo: O modelo de uma economia com dois fatores de produo Dois bens (alimentos (a) e roupas (t)) Dois insumos (trabalho (L) e terra (T)) Considere a seguinte notao: i) aTt = acres de terra usados para produzir um metro de roupa; ii) aLt = horas de trabalho usados para produzir um metro de roupa; iii) aTa = analogamente para terra-alimentos (este ltimo medido em calorias) e, iv) aLa = analogamente para trabalho-alimentos; v) L, T = oferta total, na economia, de trabalho e terra.

A idia deste modelo a de que os fabricantes podem produzir uma unidade de um bem e uma do outro usando diferentes intensidades de insumos. Assim, no se fala de quantidades do fator necessrias produo de um bem, mas sim de quantidades usadas na produo do mesmo. Se a diferena ainda no est clara, lembre-se que "necessria" no sinnimo de "usada (utilizada)". Assim, para se produzir uma caloria de alimentos, tem-se uma isoquanta desenhada nos eixos (aTa e aLa). A quantidade utilizada de cada insumo depender da razo dos preos dos insumos relativos. Chamando de "r" a renda da terra e "w" o custo da mo-de-obra, a quantidade produzida se dar (se a isoquanta bem comportada) na tangncia entre a reta de custos e a isoquanta. [veja o grfico feito em sala] Uma das implicaes do exposto at aqui que um bem no pode ser, ao mesmo tempo, intensivo nos dois fatores de produo. Suponha, por enquanto, que um pas produza ambos os bens. Se ambos so produzidos em um regime de concorrncia perfeita, o preo final dos bens ser igual ao custo de se os produzir (bvio, pois P = CMg). Se assim o , ento o preo depende do custo dos insumos. Ceteris paribus, e.g., quanto maior "r", maior ser o preo do produto. Mas, perceba que se a terra (T), com custo "r", pouco utilizada na produo do bem, o impacto sobre o preo muito pequeno. J, o trabalho (L), que seria o fator mais utilizado na produo do bem, teria um impacto muito maior, relativamente terra, sobre o preo final do produto. Isso nos leva a... ...concluir que existe uma relao entre w/r e Pt/Pa (o relativo dos preos dos produtos desta economia). Essa relao conhecida como efeito de Stolper-Samuelson, pois a estes dois autores devemos a exposio original deste fato. [grfico feito em aula]. Suponha que, por algum motivo, o Pt/Pa aumente. Isso leva a um aumento de w/r gerando maior emprego na produo de roupas e de alimentos. Adicionalmente, existe um aumento na renda dos trabalhadores, relativamente do dono da terra. Aps o aumento de Pt/Pa, teremos um aumento da razo T/L na produo de cada bem (afinal, a terra passa a ser relativamente mais barata). Isso nos leva a um aumento da PMgL, o que explica o w/Pt e w/Pa maiores. Por outro lado, a PMgT cai, de forma que a renda dos donos da terra cai.

Assim, perceba, neste modelo uma mudana no preo dos bens leva a um ganho para os proprietrios de um fator de produo enquanto os proprietrios dos outros fatores perdem.

Dado o preo relativo Pt/Pa, fcil verificar a quantidade empregada de trabalhadores em cada setor. Basta observar a caixa [ver grfico de alocao de recursos em aula] na qual se mede, no eixo horizontal, L e, no vertical, T. Do lado esquerdo crescendo para o lado direito (ou para cima, se voc estiver olhando o eixo vertical) temos L e T empregados na produo de roupas. Vindo de cima para baixo, analogamente para alimentos. Observe as retas que partem da origem inferior e superior. O ponto de interseo entre elas mostra a alocao dos recursos na economia. O que acontece se ocorrer um aumento na quantidade de terra ofertada? Os eixos verticais crescem, e, portanto, a quantidade de trabalho empregada na produo de alimentos aumenta. Da mesma forma ocorre com a quantidade de terra usada para a produo de alimentos. A anlise est sendo feita ceteris paribus ! Perceba que a quantidade de terra e trabalho utilizadas na produo de roupas caem!! Assim, mantidos os preos constantes, um aumento na quantidade de terra ofertada na economia leva a uma queda no produto que trabalho-intensivo. Os fatores, agora, foram incorporados produo de alimentos, cujo produto cresceu mais do que proporcionalmente ao aumento na oferta de terra. Isso quer dizer que a CPP se desloca para cima, s que desproporcionalmente, favoravelmente aos alimentos. Assim, geralmente uma economia tender a ser relativamente mais eficiente na produo de bens que so mais intensivos nos fatores nos quais o pas mais bem dotado.

Efeitos do Comrcio Internacional entre Economias com Dois Fatores Convergncia dos preos relativos - Verifique voc mesmo, com RS e RS* (a curva de oferta relativa para o pas estrangeiro) que, para uma dada RD, o preo relativo de equilbrio tender a ficar no meio dos preos relativos de equilbrio existentes no pr-comrcio. Ora, se o preo relativo converge, e se existe uma relao direta entre os preos relativos e o preo relativo dos fatores, voc observa que o preo relativo dos fatores tender a ser o mesmo nos dois pases!! Esse resultado conhecido como equalizao dos preos dos fatores. Os proprietrios dos fatores de produo abundantes (lembre-se: abundncia relativa) ganham com o comrcio, mas os proprietrios dos fatores relativamente escassos perdem.

Mas, no mundo real, esse resultado no necessariamente ocorre. Isso significa que, em certo sentido, nosso modelo limitado em seu poder de previso sobre o que acontecer ao comrcio mundial. Quais as limitaes? Assumimos que os pases produzem ambos os bens, o que no necessariamente verdade. Assumimos tambm que a tecnologia de produo nos dois pases era a mesma, o que tambm no necessariamente se verifica no mundo real. Se existirem barreiras ao comrcio (e.g., custos de transporte), ento os preos podem no se equalizar.

O Paradoxo de Leontief Em 1953, Leontief estudou a economia americana sob o ponto de vista do Teorema de Heckscher-Ohlin. Como naquele pas os trabalhadores produziam com muito mais capital do que por trabalhador do que seus parceiros comerciais, e seguindo o teorema, esperava-se que os dados mostrassem um comportamento exportador de bens capital-intensivo e importador em bens trabalho-intensivo. Contudo, Leontief encontrou, com seu estudo, que as exportaes americanas eram menos capital-intensivas do que as importaes. Como explicar esse resultado? Uma explicao parcial a de que a estrutura de tarifas nos EUA tenderia a proteger indstrias que usam grandes quantidades de trabalho noqualificado, viesando as importaes para produtos mais capital-intensivos. O modelo supe que no exista reverso de fatores. Ou seja, assume-se que um bem sempre tem uma intensidade de fator dominante, independentemente dos preos relativos. Se, por exemplo, produtos agrcolas fossem mais capital-intensivos nos EUA, mas o reverso ocorresse em outros pases, ento existiria o que se chama de reverso de fatores. Outra tentativa de explicao seria assumir reverso de demanda. Esta ocorreria se um pas tivesse forte preferncia por um bem que fosse produzido mais intensamente produzido com o fator abundante do pas. Contudo, no parecem haver evidncias de que isso ocorra no comrcio mundial. A explicao que atualmente parece ser a mais importante a de que o teorema pecaria por ignorar um importante insumo: o capital humano. O paradoxo, assim, seria resolvido da seguinte forma: Suponha que o fator mais abundante nos EUA fosse o capital humano e no o trabalho, simplesmente. As exportaes americanas, assim, tenderiam a ser mais capital humanointensivas do que os produtos importados.

De qualquer forma, o estudo de Leontief representa um importante marco de desenvolvimento terico para a Economia Internacional, pois novas teorias de comrcio surgiram na tentativa de explicar os resultados daquele autor. Krugman, contudo, aponta o fato de que, no comrcio norte-sul entre os EUA e a Coria do Sul, o teorema parece ser respeitado. Contudo, mesmo assim, importante que consideremos diferenas outras que influem, certamente, nos resultados dos testes. Diferenas tecnolgicas, barreiras tarifrias, poder de monoplio, economias de escala so alguns dos fatores mais importantes nesse tipo de problema.

You might also like