You are on page 1of 3

Principais leis de proteo ambiental no Brasil

- Novo Cdigo Florestal Brasileiro - Lei n 4771/65 (ano 1965) - promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no territrio nacional e as demais formas de vegetao, ...so bens de interesse comum a todos os habitantes do Pas. - Poltica Nacional do Meio Ambiente - Lei n 6938/81 (ano 1981) - tornou obrigatrio o licenciamento ambiental para atividades ou empreendimentos que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalizao e criou regras mais rgidas para atividades de minerao, construo de rodovias, explorao de madeira e construo de hidreltricas. - Lei de Crimes Ambientais - Decreto n 3179/99 (ano 1999) - instituiu punies administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluio da gua, corte ilegal de rvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais. - Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SUNC) Lei n 9985/2000 (ano 2000) - definiu critrios e normas para a criao e funcionamento das Unidades de Conservao Ambiental. - Medida Provisria n 2186-16 (ano 2001) - deliberou sobre o acesso ao patrimnio gentico, acesso e proteo ao conhecimento gentico e ambiental, assim como a repartio dos benefcios provenientes. - Lei de Biossegurana - Lei n 11105 (ano 2005) - estabeleceu sistemas de fiscalizao sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente. - Lei de Gesto de Florestas Pblicas - Lei n 11284/2006 (ano 2006) - normatizou o sistema de gesto florestal em reas pblicas e criou um rgo regulador (Servio Florestal Brasileiro). Esta lei criou tambm o Fundo de Desenvolvimento Florestal.

ASPECTOS LEGAIS Para uma anlise da legislao ambiental brasileira, obrigatoriamente, temse que iniciar nosso estudo pela Lei Maior do Pas, ou seja, pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Pela primeira vez, o meio ambiente foi objeto de tratamento direto e minucioso no texto constitucional, considerado como parte integrante do patrimnio pblico e indispensvel existncia da vida e manuteno de sua qualidade e que, nessa condio, deve ser objeto de ateno e proteo por parte do poder pblico e da coletividade. Assim, o Captulo VI, da Constituio Federal, trata exclusivamente, do meio ambiente, interessando especificamente o disposto no Artigo 225:
Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Neste sentido incontestvel que o texto constitucional e a prpria legislao ordinria visam proteger a qualidade do meio ambiente em funo da qualidade da vida humana. Assim sendo, h inegvel interesse pblico na proteo ambiental. O interesse que est em questo, e que deve ser objeto de proteo, pertence coletividade como um todo, a um nmero indeterminado de pessoas que so seus integrantes. Trata-se, portanto, de um interesse difuso, superior ao interesse coletivo e ao interesse particular. Neste contexto, de acordo com o Ministrio de Minas e Energia MME (2006, p. 1):

A Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL foi criada pela Lei N 9.427, de 1996. Autarquia em regime especial, vinculada ao Ministrio de Minas e Energia, tem como atribuies regular e fiscalizar a gerao, a transmisso, a distribuio e a comercializao da energia eltrica; mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor eltrico e entre estes e os consumidores; conceder, permitir e autorizar instalaes e servios de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do servio; exigir investimentos; estimular a competio entre os operadores e assegurar a universalizao dos servios.

Sendo assim, a viabilidade de construo de novas usinas hidreltricas gerenciada pela ANELL. Compete a ela tambm implementar as polticas e diretrizes do Governo

Federal para a explorao de energia eltrica e o aproveitamento dos potenciais de energia hidrulica. Muitas atribuies legais da ANEEL esto diretamente ligadas rea de hidrologia e aos recursos hdricos, das quais se destacam: a) desenvolver atividades relativas aos aproveitamentos de energia eltrica; b) definir o aproveitamento timo do potencial de energia hidrulica; c) promover as licitaes destinadas a contratao para a produo de energia eltrica e para a outorga de concesso com vistas ao aproveitamento de potenciais hidrulicos; d) regular e fiscalizar a conservao e o aproveitamento dos potenciais hidrulicos; e) definir e arrecadar os valores relativos compensao financeira pela explorao de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica; f) homologar dos valores das energias asseguradas das centrais eltricas; g) promover a articulao como os Estados e o Distrito Federal para o aproveitamento energtico dos cursos de gua e a compatibilizao com a poltica nacional de recursos hdricos.

You might also like