You are on page 1of 13

-1-

Igreja Evanglica do Calvrio - IEC

Roteiro para Realizao do

ENCONTR O DE CRIANAS

Elaborado por

Pra Denira Arajo Cunha Mendes e Equipe da Rede de Crianas da IEC

2002

-2-

-3-

PALESTRA:O AMOR QUE ESPERA E PERDOA


Texto: Lc 15:11-32
Este um dos quadros mais impactantes e completos acerca do arrependimento. A parbola do filho prdigo. Filho Prdigo = Esbanjador. Mostra-nos 2 atitudes diferentes: a atitude do Filho Prdigo e a Atitude do Pai.

A ATITUDE DO FILHO

Ingratido e Rebelio A rebelio fruto da ingratido O mais moo disse ao Pai, d-me a parte dos bens que me toca - V.12 Embora tivesse tudo do Pai, queria fugir de casa. Ele decidiu ser dono de si mesmo. Pecado decidir ser seu prprio dono. Quando eu peco, eu digo em outras palavras: DEUS EU NO TE QUERO, no quero fazer tua vontade. Ele tornou-se seu prprio deus, sua prpria lei, sua prpria deciso, senhor do seu nariz, sua prpria vontade, fazia o que queria e da maneira dele, achava que era o melhor. Quando eu reconheo o Senhorio de Deus, Sua lei a minha lei, Seus princpios so meus princpios, MAS QUANDO EU QUEBRO ESTES PRINCPIOS eu estou dizendo: REJEITO A DEUSE A ME TORNO MEU PRPRIO Deus, e estabeleo o que quero para mim. Separou-se do Pai, saiu fora... (viver longe de Deus loucura a pior escolha). Poucos dias depois, o filho mais moo, ajuntando tudo, partiu para um pas distante v.13.

A ATITUDE DO PAI
Respeitou sua deciso: Repartiu-lhes pois os seus haveres- v.12 Somos livres. Mas as conseqncias de se quebrar princpios so inevitveis. Deus quer que o sirvamos por amor e com liberdade, no obrigados ou forados.

A ATITUDE DO FILHO
LONGE DA CASA DO PAI. 1 Os bens so devorados: E ali no economizou os seus bens- v.13 2 os valores morais so destrudos: Vivendo dissolutamente - v.13 3 A runa financeira tambm bate a porta: Havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e comeou a passar necessidades- v.14 Misria espiritual, moral, financeira e fsicas. 4 A humilhao e vergonha batem a porta: Ento foi encostar-se a um dos cidados daquele pas, o qual o mandou para os seus campos a

-4-

apascentar porcos. E desejava encher o estmago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ningum lhe dava nada. v .15,16.

O CAMINHO DE VOLTA PARA O PAI


ATITUDES INTERNAS a - Ele caiu em si- Ento caindo em si, disse: Quantos empregados de meu pai tm abundncia de po, e eu aqui pereo fome! A mente renovada. V-17 Um momento de lucidez Houve um basta Houve um porm. Ele caiu em si depois de ter provado tudo que o mundo oferece para destruir, humilhar, fracassar. No fundo do poo ele despertou. Um momento de luz- Uma frao de luz Paulo diz: No vos conformeis com este sculo. Se ele tivesse se conformado com as bolotas que lhe oferecia o mundo, jamais teria tomado a deciso de regressar para a casa do Pai e BUSCAR UMA SEGUNDA CHANCE. Este momento de lucidez o fez pensar: MESMO TENDO AGIDO LOUCAMENTE eu posso sair desta misria de vida e reatar com o Pai. Voc est satisfeito? Ser que a qualidade de vida que voc vive a que o Pai projetou? Jesus o convida neste encontro a refletir para CAIR EM SI. Quando ele comeou a comparar-se com os empregados do pai (Quantos no passam fome) ele caiu em si e disse: Eu estou aqui Quantos na casa do Pai so mais ntimos com Ele do que eu? Mais apaixonados? Mais felizes? Talvez voc diz: EU TENHO 10 ANOS DE CRENTE e tem gente com menos de 1 ano, mas tem provado mais o Rio de Deus do que eu, eu estou sco!!! NESTE ENCONTRO o Rei convida a cair em si. Voc pode estar na Igreja, porm longe da CASA DO PAI. Ouvindo coisas santas, mas vivendo com porcos. Ouvindo coisas espirituais mas longe delas. Rm 12:1 Renovar a mente o desafio para sair da esterilidade, vazio, frustrao. Chega de superficialidade_ Chega de esterilidade O Encontro PARA DESAFIAR VOC A RENOVAR SUA MENTE COM A PALAVRA DE DEUS E A UNO DO ESPRITO SANTO. Aquele filho agora desacreditado cai em si. Sem amigos. SEM O AMIGO MAIOR!!! Alguns filhos, mesmo assim, no voltam para casa. b Ele tomou uma deciso Levantar-me-ei, irei Ter com meu Pai e lhe direi: PAI,PEQUEI CONTRA O CU E DIANTE DE TI; j no sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus empregados - V.18 e 19. Renovou sua mente no fundo do poo, mas no ficou s a. Tomou uma deciso!!

-5-

Esta 2 atitude do corao fundamental. semelhante a algum que tem ido pelo caminho errado e depois de haver percorrido um longo caminho se d conta do seu erro. Todo errado e longe do Pai, fez uma parada, deu-se conta e mostrou disposto a recomear. DAS PROFUNDEZAS CLAMO A TI SENHOR !!!! Neste Encontro voc est sendo confrontado a cair em si e tomar uma deciso! Mudar de atitude, sair da rebeldia e ingratido. O avivamento s vir sobre os que esto na Casa do Pai. A Festa vai comear e falta voc.

MINISTRAO: 1 3 MINUTOS DE Lucidez reflexo Voc vai olhar no fundo dos seus olhos... 2 Msica: OLHOS NO ESPELHO QUEM VOC HOJE? O QUE O MUNDO FEZ COM VOC? ONDE VOC EST? COMO VOC EST L DENTRO? DEUS V VOC POR DENTRO? NO ADIANTA ESCONDER? 3 Ele tomou uma deciso: levantou-se e foi para o seu pai. Deus quer agora uma deciso sua! Sai, Pensa e Volta, Quabra os Grilhes !!!. A ATITUDE DO PAI 1) O VIU DE LONGE E O OLHOU COM AMOR Estando ele ainda longe, seu Pai o viu- v.20 Mesmo quando estamos longe vivendo em pecado... ELE NUNCA TIRA O OLHO DE NS. Ele sempre estar te esperando para uma reconciliao. Assim foi com Pedro quando negou a Jesus. O Pai nunca saiu do seu lugar, quando voc peca e sai de sua presena. O olhar de amor: tudo sofre, tudo espera, nunca acaba. Cada vez que voc se voltar para Ele haver de encontrar o mesmo olhar. 2) ENCHEU-SE DE COMPAIXO E SAIU AO SEU ENCONTRO Compadecido dele, correndo o beijou e o abraou- v.20 Um olhar que se compadece. Diante do Pecado confessado o Pai sempre ir se compadecer. O arrependimento a chave. E Assim Ele vem a nosso favor Sl 32.5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade no encobri... e Tu perdoaste a culpa do meu pecado. Mesmo o ferindo, se nos arrependermos, Ele sempre sair a se encontrar conosco, nos abraar e nos beijar e dir: Filho, o dia em que se afastaste de Mim, doeu-Me muito, mas Eu sabia que tu regressarias e sempre te esperei A Paternidade de Deus Tremenda! Ele no despertado pela ira: Seu miservel! porque foi embora vai embora se vira. ELE FOI PRIMEIRO AO SEU ENCONTRO..

-6-

NESTE ENCONTRO ELE J ESTAVA AQUI TE ESPERANDO. Dentro de Deus, a despeito de como voc se v em relao ao Pai. No confunda seu pai terreno com este Pai. 3) ELE OUVE A CONFISSO DO FILHO Disse o filho: Pai, pequei contra o cu e diante de Ti, j no sou digno de ser chamado teu filho. Ele est ouvindo a sua confisso agora. No longe, formal, fria, mecnica, religiosa, sca. Agora nos braos do Pai. H choro, quebrantamento. assim que o Pai quer ouvir a sua confisso! MINISTRAO Msica: Nos Braos do Pai (CD 2)

O PLANO DO PAI PARA O ARREPENDIDO


1 DAR UM NOVO TRAJE - V.22 O Pai disse aos servos: Trazei depressa a melhor roupa Deus repreende o acusador, que o acusava porque tinha argumento contra ele = vestes sujas. O arrependimento e a confisso so a chave. O Senhor quer tirar os argumentos, vestes sujas, e TE DAR UMA ROUPA DE GALA/DE FESTA. Foi para isto que se manifestou Seu Filho Jesus Is 53. DIANTE DO TRIBUNAL: Naquela cruz estavam minhas vestes imundas... era minha derrota, ferida, maldio, rebelio, morte... A GRANDE TROCA ... para eu Ter uma Veste de Justia Nupcial Jesus levava ali as vestes sujas do pecado e da fraqueza humana. Ele estava arrancando o escrito de dvida que era contra ns, removendo e o encavando na Cruz Col 2.14. O Pai quer tirar esta roupa velha hoje. QUAL ROUPA? Vestes sujas representam uma vida afetada pelo pecado. Rebelio, ingratido, irritao dio,ira, raiva Ser dono do seu prprio nariz Mentira, independncia Orgulho A Roupa do Pai de Justia.... santa e perfeita. A medida que voc deixar o Pai arrancar a roupa suja, Satans no ter mais autoridade legal sobre sua vida. A cruz tem proviso, tomar posse agora. 2 RESTAURAR A SUA AUTORIDADE v.22 - Ponde-lhe um anel no dedo

-7-

Anel smbolo de autoridade e governo. Filho, este anel o selo sobre todos os documentos, agora tu tens o direito de us-lo, tua palavra ter ordem de autoridade. Neste Encontro Deus estar restaurando seu anel, sua autoridade e poder(de pai, de me, de crente), no importa o que voc tenha feito. Sua posio de Filho- chegar de ser qualquer pessoa.

3 RESTAURAR SEU MINISTRIO V.22 Ponde-lhe sandlias nos ps Quo formosos os ps dos que anunciam a Paz Sandlias da Paz (Ef.6) Voc capaz atravs de Jesus. Posio de dignidade. Hoje voc ser um mensageiro. V.31 O Pai lhe diz: Tudo o que meu teu. Neste Encontro muitos sairo daqui com um ministrio novo, restaurado, arrojado. 4 RESTAURAR A ALEGRIA v. 23 Trazei tambm o bezerro, o cevado e matai; comamos e regozijemo-nos... e comearam a regozijar-se... msicas e danas. A vida crist deve ser acompanhada de muita alegria. As danas aqui estavam dentro dos parmetros de santidade, reconciliao, vitria. ISTO SANTO!!! Lc 15.6-7: Digo-vos que assim haver maior alegria no cu por um pecador que se arrepende, do que por 99 justos que no necessitam de arrependimento. Quando um pecador se arrepende h festa no cu... Se tem festa no cu, tem aqui tambm. A cultura do Cu de festa e dana. Voc est numa festa. O Pai quer ver sua alegria. Deus quer restaurar a sua alegria de ser crente e deseja que voc a manifeste com liberdade e santidade. Sua dana deve ser resultado to somente da alegria de ter Deus te perdoado. No pense que este tipo de alegria nada tem a ver com a espiritualidade... no caso de Mical (que zombou de Davi), que quando o viu danando diante de Deus, o desprezou e o desconsiderou no corao, por isso ficou estril. 5 RESSUSCITAR O FILHO v. 32 Ele estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. No Encontro com Deus, muitas coisas so achadas e ressuscitadas. Deus quer ressuscitar seus sonhos, vida espiritual, vida em famlia, TUDO.

-8-

MINISTRAO: 1 Msica: TEM QUE MUDAR 2 Neste Encontro Deus quer mudar tudo em voc. TEMPO de cair em si. TEMPO de tomar a deciso correta. TEMPO de reconhecer as vestes velhas. TEMPO de abraar o Pai. RECEBA suas vestes novas. RECEBA sua autoridade (anel) RECEBA sua posio de Filho. RECEBA seu novo ministrio maior, sobrenatural 3 RECEBA UM NOVO VINHO, Sua alegria, e ressurreio. MSICA: Este o dia CD :EXALTADO (FAIXA 3)

O AMOR QUE ESPERA E PERDOA (PATERNIDADE DE DEUS)


RESUMO (ADAPTADO PARA CRIANA) Lc 15:1-2; 11-32
A atitude do filho ingratido e rebelio. Na Bblia, a Palavra de Deus, diz que um homem tinha dois filhos. Um, pouco maior pega o lixo joga no cesto arruma a cama, pega o chinelo, no deixa os brinquedos espalhados. Tinha um filho muito desobediente, muito rebelde, fazia de conta que no ouvia, joga o lixo na rua. No vou! Estou cansado o pai trabalha dava brinquedos, comida, passeio, mas esse filho estava cansado de viver na casa dele. Nem a para o meu pai e para a minha me. Agora sou grande, j sei fazer a lio, meu amigo desobedece, quero ser igual a ele, o meu pai vai igreja. O pai falava: - menino, no vai para a rua, perigoso. Que pai chato! A gente faz cada bico! Faz escondido mostra lngua o pai no viu, a me no viu mas Deus viu tenho que obedecer primeiro a Deus. O pai nunca vai descobrir mas Deus que gosta tanto da gente estava esperando para fazer festa. Agora no posso fazer festa. - Pai, quero falar com voc, disse o filho. - Acho que vai me dar um beijo, eu quero um dinheiro, um dinheiro. - Meu filho, todo dinheiro que eu tenho do seu irmo e seu. A gente no pode gastar est no cofrinho, no banco... - Meu filho, aqui tem po, tem biscoito recheado, salgadinho, se voc for o seu dinheiro vai acabar meu filho(tem tudo o que voc precisa s vezes necessrio esperar). - Eu vou morar com minha av, com minha tia. - Cinco vezes a me bate com raiva. Gente grande tambm - T. - Juntou todas as moedinhas .... agora sou um filho rico.

-9-

- Se eu quiser chupar 10 picols ningum vai dizer que no. - No quero mais me enjoada, pai enjoado, com dinheiro, sem dinheiro, tchau um dia eu volto.. Quando a gente faz o que a gente quer estamos desobedecendo, e se a gente mora na nossa casa temos que obedecer. - Tchau meu filho, Deus cuida de voc, quero que voc saiba que amo muito voc cuidado com o seu dinheiro. Tem um monto mas um dia ele pode acabar. - Carregava um monto, nunca vai acabar t velho. No assim sabe de nada no longe de casa, do pai, no tinha que arrumar cama, sapato para l onde est mesmo o meu sapato na casa do meu pai eu tinha que guardar no lugar. - Oh! Esqueci tenho que fazer caf tem problema no, eu mesmo fao. Cad o bolo? A me est l. Ah! Pago algum para fazer. - Agora vou comprar um monte de coisa bonita, skate, patinete comprou tudo. Sabe que ele ia dormir a hora que ele quisesse e achava que era feliz. Deus gostava tanto dele. - Toda noite ele ia passear e gastava tudo cerveja, refrigerante. Acho que vou vomitar... , paga um refrigerante para mim, paga um salgadinho? Pago! E comeou a desperdiar no posso desperdiar o dinheiro. Acabou a farinha, no podia comprar mais po veio uma grande fome. Acabou as frutas, os picols, porque acabou as frutas, no supermercado, nada, nada. - Vou l nos meus amigos! Voc tem alguma coisa ... para me dar. H no tenho no bem que meu pai falou. - Vou arrumar um emprego. J pensou. - Foi cuidar de porco ele come tudo, come casca de verduras, aquele leite que estragou s comia coisa gostosa ele via aquilo . ah! Se eu tivesse um pozinho duro, nem farelo de biscoito. Ele olhou para a comida e falou : ah! Que fome. - Quando ele foi pegar para comer o dono falou: ei, larga isso do porco nem comida aqui eu posso comer. - Mas Deus o que eu vou fazer? - Olha s como estou sujo agora no tinha mais dinheiro, tomava banho sabe quando? Quando chovia tinha a roupa toda rasgada, o pai dele sabia. Quem teve culpa? Foi o pai dele? Ser que obedecer seria melhor? - Vamos ouvir uma msica: Dme um corao igual ao teu o pecado deixa a gente fedorento. (CD Preciso de Ti) - Pea agora: Espelho - FIGURA Deus falou volta para casa do seu pai l voc no precisa trabalhar mas s obedecer. - Oh! Deus, Papai do Cu me perdoa. - Gastei todo o dinheiro, Pai do Cu me perdoa. Sei que meu pai me bateu. Havia regras, pode-no pode. - Ser! Ser! Que meu pai no vai ficar bravo comigo? Quem mandou ser sem vergonha, gastar tudo em picol, em salgadinho ...

- 10 -

- Ah! J sei! Vou falar assim: Pai eu pequei contra Deus. No me chame mais de filhinho, no. Pai eu sou rebelde, desobediente. Olha deixa eu trabalhar como seu empregado. Tem po quentinho. - Aquela mala de rodinha para carregar no tinha, acabou toda. - Quando ele vai chegando deu um passinho para trs. Sabe quando voc faz coisa errada, o pai ........... - Agora no vou ser mais mentiroso, chega, o pai veio correndo deu um abrao no filho. Pai me perdoa eu gastei todo o seu dinheiro. - Shi! No precisava falar nada, fica aqui, eu te amo. Deixa eu te abraar agora que o filho chorou (J tinha chorado de raiva) - Pai, agora eu quero falar: comi comida velha de porco, assisti cada filme feio, no quero mais desobedecer. Me perdoe ele tinha um pai muito bom. Mas alguns de ns no tem um pai bonzinho (figura tia Ester). Tem menina e menino que o [pai no gosta. A professora fala: o seu pai te ama no ama no. - Esse pai estava falando: cala a boca! Oh! Menino vem aqui. As vezes no o pai, a me, as vezes esse pai nem mora com a gente. - Deus gosta tanto de voc! - FIGURA do menino com o papai. - FIGURA do bbado bebendo, jogando com os amigos, fica bebendo no liga para voc. - De olho aberto - pensa no seu Pai do Cu Deus sempre bom nosso Pai do Cu bom. - ILUSTRAO: Bandeira branca MINISTRAO: homens na frente pegar crianas no colo. SBADO DE MANH: - Pai, eu pequei, desobedeci. Deus um pai bom bom demais eu vou fazer. - DRAMATIZAO: roupa, anel, sandlia (vestir a capa, colocar o anel, sandlias e pular de alegria) - Outro irmo o que aconteceu. - Eu gosto de todos os meus filhinhos. Ele desobedeceu, mas, agora quer obedecer.

- 11 -

PATERNIDADE (Filho Prdigo)


PAI, o amor fundamental na vida de um ser humano. Pai humano sabe fazer coisas boas.
Lucas 11.11-12 Pedir po dar pedra Pedir peixe dar cobra Pedir ovo dar escorpio Voc no conhece meu Pai

DEUS NOS COLOCOU EM FAMLIA, PARA TERMOS UM REFERENCIAL, UM MODELO. MAS O PECADO DEFORMOU O MODELO, O REFERENCIAL CRIADO POR DEUS.
CEGO tem olhos, mas no v SURDO tem ouvidos, mas no ouve MUDO tem boca, mas no fala Mos e braos que no tocam Tem ps que no andam

PAI

Promete e no cumpre, ausente, ignorante. Bate com raiva, rgido, bravo, spero. Xinga, mente, no brinca, srio, nervoso. Discute com a me na nossa frente, esquecido. No trata bem a famlia, s os de fora. Abandona, rejeita. No pede perdo, grita, bateu como no deveria, tocou como no devia. No conversa, no leva para passear, no gosta da nossa presena, tanto faz.

- 12 -

No se interessa como voc est na escola, seus amigos, seus brinquedos e brincadeiras. muito ocupado. distrado. S conversa para dar bronca, chamar ateno. No sobra tempo para passear. No toca, no beija, no abraa, no ri.

QUEM QUER UM PAI ASSIM?


Sente V Escuta Toca Vm em nossa direo

PAI

Pai, amigo, presente, protege, alimenta, sustenta. Disciplina, corrige, conversa, toca. Acompanha, sorri, alegre, gosta de festa. Elogia, ama, aceita, recebe, valoriza. amigo, companheiro, d chance, incentiva. No desiste de amar, buscar, incentivar. Confivel. Presente na vida do filho. D ateno, tem tempo. Corre em nossa direo, no uma esttua. Gosta de ter um encontro conosco. Brincalho, sorridente. Presente.

ADOO, UMA TROCA DESIGUAL Gl 4.5-6 Ef 1.5 Somos adotados, logo, somo filhos e temos um novo pai. Seu pai pode ser ausente, exigente, spero, duro, agressivo, tocou voc como no devia, bateu como no devia, no tinha nada para te dar, e voc s recebeu amarguras e tristezas. Mas voc pode ter o privilgio de ter um bom pai, amigo, conselheiro, que d presentes, sorridente, alegre, brincalho e amigo. Ningum se compara ao nosso PAI CELESTE. Ele nos quer. Voc foi recebido na famlia de Deus. Precisa crescer como Jesus: Estatura Sabedoria Graa Diante de Deus e dos homens Agora voc tem um novo nome. Seu Pai, agora est tomando providncias de tudo... Fale com Ele.

- 13 -

You might also like