You are on page 1of 36

CMC

Curso de Maturidade Crist

VIDA TRANSFORMADA
Comunidade Batista da Paz

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

A TERRA DA MENTE Salmo 19:7 A lei do SENHOR perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR fiel e d sabedoria aos smplices. Nossa mente: Um campo de batalha Marcos 12:30, "Amars, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas foras. II Corntios 4:4, ... o deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus. A mente do homem a sede da alma e a rea de combate do mundo espiritual, na mente que acontece toda guerra espiritual, na mente que voc vence o diabo ou derrotado. possvel que um filho de Deus tenha uma nova vida e um novo corao e ainda no ter uma nova cabea, muitas vezes as intenes do corao so puras, mas os pensamentos na cabea so confusos, se a nossa mente no renovada a nossa vida est destinada a ser desequilibrada e estreita. O povo de Deus precisa saber que se deseja viver uma vida plena, sua mente deve ser renovada. A bblia declara enfaticamente que devemos ser transformados pela renovao da nossa mente. Romanos 12:2 O diabo vai tentar de todas as maneiras se infiltrar na sua mente, nas suas emoes para que ele consiga vencer voc na vida espiritual. Muitas coisas que acontece na sua vida so resultados dessas conquistas que o diabo alcana na sua mente e nas suas emoes no decorrer do tempo. A sua mente como um computador, talvez voc ficou anos recebendo informaes aps informaes que foram formando suas opinies, que foram formando os seus valores e hoje sua vida a influncia completa disso, quando ns nos convertemos, ento comea uma grande batalha, pois recebemos muitas informaes erradas, padres errados na nossa vida. Agora voc precisa trocar o programa do computador.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

22

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Quem esta no controle da mente Pergunte a si mesmo? Quem controla a minha mente? Eu mesmo? Se isso verdade porque voc no pode control-la agora? Deus que controla a minha mente? Se no sou eu e nem Deus que comanda minha vida mental, quem ento est no controle, s existe uma resposta, os poderes das trevas, por isso logo que perdemos o controle da nossa mente, perceberemos que o inimigo que est no comando. A inteno de Deus que o homem tenha controle de si mesmo, o homem tem autoridade para controlar cada de uma de suas capacidades naturais e assim sujeitar todos os seus pensamentos ao poder da sua vontade. Sempre que aparecer um pensamento voc deve perguntar a si mesmo: Esses pensamentos so meus? Sou eu que estou pensando? Se no sou eu, ento deve ser o diabo. E importante saber que neste caso voc no teve a inteno de pensar, mas ainda assim esses pensamentos brotaram em sua cabea. Os demnios esto tentando injetar pensamentos na sua cabea e assim leva-lo aceitar com sendo seu. Eles querem inicialmente trabalhar na mente para depois alcanar sua emoo e sua vontade A bblia mostra que os demnios tm poderes tanto para comunicar idias na mente como para tira-las Joo 13:2 - E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no corao de Judas Iscariotes, filho de Simo, que o trasse, Lucas 8:12 - E os que esto junto do caminho, estes so os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do corao a palavra, para que no se salvem, crendo; Imagens e pensamentos Imagens e pensamentos so os elementos bsicos com que Satans trabalha na mente do homem para destru-lo.Satans, atravs de imagens e pensamentos distorcidos, monta seu ataque na personalidade do homem, com o fim de distorc-la at que no mais se vislumbre nela a imagem de Deus. Ele trabalha primeiramente com uma imagem, um pensamento, um sentimento, que por fim vai expressar uma reao.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 23

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Satans sempre trabalha com uma seqncia na sua mente, voc precisa compreender esse processo, sempre assim: Olha a rvore, Depois outro pensamento veja como ela boa pra ser comida, como ela bonita Sempre ele trabalha com imagem por que atravs da imagem que ele vai entrar, ele disse veja como boa para dar entendimento, ele despertou um pensamento e ao mesmo tempo um sentimento que aguou a vontade da Eva e depois que ela aceitou o pensamento, teve o sentimento, a vontade, a vontade fruto do sentimento, e comeu o fruto. Se algum tentado na rea sexual ele vai primeiro mostrar a mulher pro homem. Olha como ela bonita! Quando ele comea olhar isso vai produzir um pensamento, porque a imagem j est dentro da sua mente. s vezes seu casamento no est bom e ele vai colocando um pensamento, e aquela pessoa vai se aproximando at aquele pensamento vai sendo alimentado at ter o desejo, e no momento oportuno vem a reao e ento a queda. No momento que voc decidiu no seu corao pecar, pra Deus, voc j pecou. Se voc odiar seu irmo, voc j matou, muitos no compreendem isso, precisamos se arrepender diante de Deus. Quando odiamos, j matamos. importante voc compreender bem essa seqncia que satans trabalha na vida de todo homem para lev-lo a queda, ele vai ficar usando imagens pra te mostrar, por isso guarde seus olhos, seus olhos so instrumentos de Deus e voc no deve est colocando seus olhos em qualquer coisa, por que essa a seqncia. Ns estamos falando de batalha espiritual, tem irmos que acham que guerra espiritual e s jejuar e amarrar demnios, mas eu te digo que muito mais do que isso, por que a maior batalha espiritual acontece na sua mente e se voc no compreender como o diabo trabalha, voc no vai saber anular os ataques que ele vem pra te atacar e ele sempre vai usar isso, por isso cuidado, naquilo que voc tem colocado seus olhos, por que tudo vai comear com imagem exteriores. Ele comea no reino fsico para depois alcanar sua vontade. Ele no vir com um chifre na cabea e um tridente na mo, pois assim todo mundo correria dele. A bblia diz que ele vem como anjo de luz para enganar se possvel os prprios filhos de Deus.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

24

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Ele vem com sofismas, ou seja, com uma mentira com cara de verdade. O diabo no vai falar mentiras na sua cabea ele vai falar uma verdade distorcida, esse sofisma uma verdade distorcida para tentar convencer voc que aquilo o melhor pra sua vida, afinal de contas seu casamento est to ruim, sua esposa terrvel, voc merece ser feliz, Deus tem o melhor pra voc. E assim ele vai colocando confuso no seu casamento, ele vai argumentando, ele vai usando at a palavra de Deus para convencer que voc tem toda razo. Tem gente que arruma base na palavra de Deus at para ser homossexual. O diabo usa a prpria palavra de Deus para derrubar o homem A sua mente no do diabo sua,e voc pode us-la como quiser! A sua mente pode ser usada pelo Senhor ou pelo diabo. O diabo um intruso. A nica arma que ns temos contra ele a palavra de Deus implantada nos nossos coraes. A palavra do Senhor implantada na sua mente e no seu corao a nica arma que ns temos para atacar essas imagens e esses pensamentos que o diabo coloca na nossa mente. II Corntios 4:4, "o deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus. Tipos de mentes que so palcos das aes do Diabo 1. Uma mente no renovada.

uma mente no ajustada aos padres expressos na Palavra de Deus uma mente que no est em linha com a palavra. Se a mente de uma pessoa no renovada depois da sua converso isto representa um forte territrio das maquinaes dos demnios. Uma mente no renovada constitui a melhor oficina de trabalho do diabo. Por isso tanto esforo que o diabo emprega para manter voc na ignorncia da palavra de Deus. Nossa mente deve ser renovada e no aniquilada! Romanos 12:2- E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

25

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

2.

Uma mente carnal

Uma mente baseada na carne, nos sentidos (viso, tato, olfato, audio, paladar). Romanos 8:6, A inclinao da carne morte.... Uma pessoa que tem mania de doena, ela tem um sintoma e comea aceitar e acreditar que esta doente. 3. Uma mente vazia e desocupada

Deus criou o homem com uma mente para ser usada. Uma mente ocupada um obstculo as aes do Diabo. Mente vazia oficina do Diabo, exercite a sua mente, pois assim voc barra a ao maligna, Encha e ocupe sua mente com boas coisas e os demnios no encontraram brecha para atuar nos seus pensamentos. O Processo de suicdio um exemplo de mente vazia, no do dia para noite, que algum chega ao suicdio, so pensamentos, mentiras e enganos que o diabo vai colocando, vai produzindo na pessoa que ele no tem nenhum valor, que ela no vai dar nada na vida mesmo, que esse o destino dela. 4. Uma mente passiva

O que passividade? deixar ser dominado por qualquer fora alheia a sua vontade. A passividade um meio que o diabo usa para atingir um fim, ou seja, o controle absoluto do homem. Ele quer o homem passivo escravizado para que possa facilmente manipul-lo. Enquanto Deus espera uma rendio inteligente, uma deciso da vontade de obedecer a sua palavra. A diferena entre uma mente passiva e uma mente vazia e que uma mente vazia no usada e a mente passiva fica espera de alguma fora exterior para ativa-la. A passividade reduz o homem numa maquina, a passividade oferece aos demnios a oportunidade de ocupar tambm vontade e o corpo do crente. Se o diabo conseguir controlar as informaes na sua mente ele vai alcanar resultado naquilo que ele est te informando e voc vai comear reagir de acordo com essas informaes.Mas se voc que dono da sua mente, controlar as informaes na sua cabea
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 26

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

de acordo com a palavra de Deus voc vai vencer, o resultado depende de quem controla as informaes na sua cabea. Deixar seus prprios poderes de pensar e receber todo pensamento que vem de fora passividade da mente Uma mente passiva uma porta aberta para os demnios. Colossenses 2:8, Cuidado que ningum vos venha a enredar com sua filosofia e vs sutilezas, conforme a tradio dos homens, conforme os rudimentos do mundo e no segundo Cristo. CARACTERSTICAS DE INFLUNCIA MALIGNA NA MENTE Como saber quando estamos recebendo influencia direta do Diabo em nossa mente. Veja alguma caracterstica dessas influncias: 1. Pensamentos que invadem a nossa mente, sem aviso.

II Corntios 10:5, ... e levando cativo todo pensamento obedincia de Cristo,... 2. Pensamentos que nos levam a uma ao impulsiva.

I Corntios 14:32, O Esprito do profeta est sujeito ao profeta 3. Pensamentos que causam confuso mental,

I Corntios 14:33, porque Deus no de confuso, e sim de paz. 4. 5. 6. Pensamento que produzem incredulidade, desnimo e tristeza. Pensamentos de vingana e violncia Pensamentos de Imoralidade e impureza

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

27

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

7.

Uma mente fechada

Uma atitude de "tenho tudo", "tenho a ltima revelao", "eu sou o nico certo", "pelo eu ministrio vir o avivamento". Se algum a nica pessoa a entender uma verdade de um modo diferente dos demais, existe uma boa probabilidade de engano.Para evitarmos os laos do engano devemos estar sempre voltados ao exame das Escrituras, na dependncia do Esprito Santo, em atitude de humildade e obedincia. Quem julga ter a ltima palavra em todas as coisas e adota uma atitude de intolerncia em relao aos que entendem de modo diferente alguma doutrina, revela estar dominado pelo erro ou engano. Caracterstica de uma mente fechada
a. b. c. d. e.

Recusa-se at mesmo a analisar um pensamento contrrio ao seu. No consegue ver as coisas por um ngulo mais aberto So indispostos a ouvir outros Julgam-se senhores da verdade.

Legalismo religioso - Pessoas que discutem em volta de ponto de vista doutrinrios, agresses com palavras, zelo que leva a briga. J 5:2, ... o zelo do tolo o mata. Algum que tem a mente s capaz de ouvir coisas com as quais no concorda, respeitando o ponto de vista do outro, no permitindo que esse tipo de discordncia afete sua comunho com seu prximo. 8. Uma mente debaixo de engano ou sofisma

O que um sofisma? uma convico errada acerca de qualquer coisa, sem que a pessoa tenha a menor conscincia de erro. Ela se convence que aquilo a verdade e sua mente est fechada a qualquer pensamento contrrio as suas convices. Precisamos clamar a Deus e pedir que ele nos revele as reas de engano na nossa vida. 9. Um esprito mstico

tendncia de espiritualizar tudo. possvel uma pessoa receber uma direo que parece divina, mas no . Todos os sonhos, vises, pensamentos, revelaes e direes

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

28

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

devem ser primeiros testados a luz da Palavra escrita e as convices que Deus nos traz ao corao. Tem pessoas que se recebe uma profecia, logo aceita. Parece no ter problema, mas acontece que isso pecar contra o mandamento de provar todos os espritos I Joo 4:1, Amados, no deis crdito a qualquer esprito; antes, provai os espritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo fora. 10. Mau entendimento da verdade

A pessoa ouve uma mensagem e isola uma frase de todo um contexto, e chega a concluses que nada tm a ver com o que foi ouvido.O mesmo ocorre com a leitura da Palavra, II Pedro 3:15-16, ... como igualmente o nosso amado irmo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epstolas, nas quais h certas coisas difceis de entender, que os ignorantes e instveis deturpam, como tambm deturpam as demais Escrituras, para a prpria destruio deles. . 11. Desequilbrio doutrinrio O ensino da Bblia abrange todos os aspectos da vida crist e todos ns temos de ser instrudos em todos eles Se algum s prega poder, ou s cura, ou s libertao, ou s batismo no Esprito Santo, uma nica faceta da verdade, seja ela qual for, o engano facilmente se estabelecer. Atos 20:27, ... porque jamais deixei de vos anunciar todo o desgnio de Deus. Mateus 28:20, ... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

29

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

A PASSIVIDADE NA MENTE Sintomas de passividade na mente 1. Pensamentos repentinos

So verdadeiros intrusos que penetram sem serem convidados. Acontece acidentalmente com cada pessoa, mas havendo uma mente ativa, eles so logo abortados. Quando ocorre com freqncia passividade. 2. Paradas repentinas do pensamento

Podemos chamar de branco na mente. A mente pra e o pensamento interrompido por uma interferncia externa. 3. Pensamentos prisioneiros de certos padres

Um exemplo disso so pensamentos de rejeio. A pessoa v tudo, analisa tudo a partir desse pensamento de rejeio. Mesmo que as circunstncias e atitudes das pessoas sejam irreais. Sua concluso, porm, ou seja, em sua mente, aquilo uma realidade, isso acontece em relao ao medo, preocupao ou qualquer outra rea. 4. 5. Idias absurdas e sem sentido Imaginao descontrolada

Imaginao fora da realidade mente dada a devaneios. 6. Sonhos e fantasias

Fantasias constantes e sem controle, castelos no ar, sonhos irreais.Os Sonhos e as vises de Deus capacitam o homem a ser normal, tranqilo, cheio de raciocnio e consciente. Os sonhos inspirados por Satans, so grotescos, impetuosos, tolos e tornam a pessoa arrogante, atordoada, confusa e irracional. 7. Insnia

A pessoa deita e comea pensar pensamentos descontrolados e perde o sono completamente, quando freqente e sinal de passividade. 8. Esquecimento

evidncia da falta de concentrao, de ordem e anlise na mente. Um esquecimento casual no, mas se for padro, algo constante sinal de alerta.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 30

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

9.

Falta de concentrao

Pensamentos sempre devaneando. A pessoa normal capaz de dirigir sua ateno ao que ela deseja. Pessoas que comeam a ler um livro ler trs pginas e no sabe o que leu. Quando vai orar, comea pensar na conta que tem que pagar, ler a bblia pensando em outra coisa. Tem que exercitar a mente e traz-la de volta, tantas vezes que forem necessrias. 10. Perda da habilidade de comunicao

Os pensamentos so confusos e tornar-se difcil express-los e fazer-se entender. Pessoas que fala, fala e no diz nada, no consegue organizar as idias de forma lgica e organizada. 11. Incapacidade de raciocinar A pessoa no desenvolve um raciocnio claro, no consegue entender, isso faz alguns pensar que no so inteligentes, mas o problema a mente e passiva.Todos esses sintomas evidenciam uma obra do diabo para impedir que usemos nossa capacidade de pensar, raciocinar, refletir, julgar, comparar, decidir com um fim de ter ele o domnio da nossa mente. Como vencer a passividade da mente Reconhea que o problema existe Confesse a palavra em voz alta Apalavra de Deus a espada do esprito e devemos usar a palavra como arma de guerra. Orar a Bblia, confessar, pegar tudo que a Bblia diz sobre a rea de mais tentao e orar e citar at renovar a mente. Expulse o engano pela palavra Vamos ver algumas medidas prticas: O engano expulso pela verdade. Identifique o problema voc tem Pea ao Esprito Santo para te iluminar No aceite esprito de dvida, analise a questo e estude a palavra, a luz vir. Resista cada mentira lanada em sua mente com textos da Bblia que se ajustam ao seu caso Lance fora, uma a uma, cada mentira e suas obras. Deixe a luz da Palavra penetrar cada rea de sua vida.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 31

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Se voc se expe, com sinceridade e busca a verdade de Deus ela ir penetrando em sua mente e trar revelao. Mesmo que parea um processo demorado, persevere, o Esprito Santo est do seu lado, te ajudando a edificar esses muros. Renove a sua mente Nosso padro de pensamentos depende daquilo que tem sido lanado na mente. Depende do que alimenta nossa mente. Pensamentos do mundo, conceitos expressos na televiso, conceitos religiosos, etc. devem ser detonados da nossa mente. Deveramos estar to cheios da Palavra e com a mente to renovada que quando qualquer pensamento contrrio Palavra, logo uma poro ou um versculo aplicvel quela situao pudesse vir tona sem esforo. O estudo regular e sistemtico da Palavra de Deus fundamental na renovao da mente. Quando expomos nossas mente palavra de Deus, ela vai sendo renovada, restaurada, a verdade vai sendo impressa. Paulo nos exorta Romanos 12; 2 um imperativo: no vos... Mas transformai-vos... Para que experimenteis... vontade de Deus. E como saber a vontade de Deus? Pela palavra Exercite a Mente Hebreus 5: 14, Mas o alimento slido para os adultos, para aqueles que, pela prtica, tm as suas faculdades exercitadas para discernir no somente o bem, mas tambm o mal.. A mente ativada pelo ato de sua vontade.tome posio: essa mente minha, e vou us-la, no permitirei que foras estranhas a controlemSatans s tem o direito que ns lhe damos Tome a iniciativa de decidir de acordo com o seu discernimento. No dependa dos outros para tomarem as suas decises. Exercite a mente tomando iniciativas -Muitas pessoas se sentem incapazes de tomar decises, at nas coisas mnimas. melhor errar em campo, do que ser um mero expectador, por medo de errar.Os erros so instrumentos de amadurecimento Desenvolva o hbito de pensar, raciocinar, lembrar, entender. A mente responde ao exerccio, assim como o nosso corpo. Medite sobre textos da palavra, analisando o que voc ouviu e leu, Faa plano.Se voc no est habituado persevere no incio parece difcil, mas no desista. No deixe sua mente solta, force-a a pensar. Use o tempo de ociosidade da mente para ativ-la. Reaja resistindo e expulsando os demnios.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

32

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Caractersticas de uma mente livre Os Pensamentos sujeitos a Cristo, II Corntios 10:5. Mente em linha com o seu esprito recriado, Romanos 8: 5-8. Mente livre para pensar, concentrar, perceber, lembrar, raciocinar, avaliar, discernir, julgar e compreender. Atos 17:11, Ora, estes de Beria eram mais nobres que os de Tessalnica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

A TERRA DA VONTADE Joo 1:13, ... os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de (da vontade de) Deus. Anlise da Vontade A vontade do homem o seu rgo de deciso. "Nossa emoo expressa como sentimentos, nossa mente diz o que pensamos, nossa vontade comunica o que queremos. Deus criou o homem com capacidade para tomar decises. Deus deu ao homem uma vontade livre. A vontade do homem o seu eu real. A vida espiritual comea com uma escolha Jesus declarou, "Pai, se queres, passa de mim este clice; contudo, no se faa a minha vontade, mas a tua" - Lucas 22:4.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

33

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Se a nossa vontade no for renunciada, a vida de Deus no tem como se expressar, nosso ego freqentemente inimigo da vida de Deus, nosso crescimento ser severamente atrofiado se no estivermos prontos a morrer para a nossa vontade. vontade de Deus deve se tornar o alvo da nossa vida, em vez do eu. A vontade do homem unida a vontade de Deus A nossa vida de unio com o Senhor tem dois passos, a unio de vida e a unio de vontade. Somos unidos com ele em vida no momento em que nascemos de novo e passamos a receber a sua vida em ns, essa unio interna. necessrio que haja tambm uma unio externa, ou seja, a unio da vontade. Essas duas unies esto relacionadas, uma depende da outra. Quando a vontade do homem se une de Deus, a conseqncia natural a obedincia. Uma vez que a nossa vontade estiver completamente unida a Deus poderemos submeter espontnea e completamente a ele. Se estivermos unidos com Deus na sua vontade cessaremos de vez com toda atividade que brota de ns mesmos. Muitos crentes, embora salvos, no so totalmente submissos vontade de Deus. Muitas vezes Deus vai usar algumas circunstncias para nos conduzir obedincia. Nossa vontade excessivamente obstinada, e ela se recusa a obedecer a Deus at ser severamente disciplinada. Da unio da nossa vontade com a vontade de Deus, brota um nico corao. A vontade, um censor dos pensamentos Usamos a nossa vontade para rejeitar os pensamentos projetados pelo inimigo no nosso subconsciente. com a vontade que escolhemos o que havemos de colocar na mente. Quando a vontade cessa de resistir a Satans em alguma rea, ele assume o controle da mesma. Uma vontade livre est intrinsecamente ligada a uma mente renovada com a Palavra de Deus.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 34

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Atravs da renovao da mente, a tentao perde sua fora. Jesus disse: Joo 14:30, "Vem a o prncipe deste mundo, e ele nada tem em mim. A Priso da Vontade A vontade tambm pode se tornar prisioneira, como acontece com a mente e qualquer outra rea da nossa vida. O homem que no conhece a Deus j vive sob o domnio do pecado, e, por conseguinte, sua vontade vive presa; ns porm, apesar de j termos uma experincia com Cristo, ainda assim Satans tentar estabelecer domnio da nossa vontade e mant-la aprisionada. Duas maneiras que Satans trabalha pra aprisionar a vontade: Priso pelo engano A mentira ou engano a estratgia mais comum usada pelo inimigo para tornar o filho de Deus prisioneiro em alguma rea da sua vida. O objetivo final impedir ao, o uso da vontade, uma tomada de posio. Precisamos ficar alerta, pois o diabo sutil e muitas vezes usar a prpria bblia para nos induzir ao engano. Exs.:
a.

I Tessalonisenses 5:18, Em tudo dai graas

Conceito errado: Aceitarei todas as circunstncias como sendo vontade de Deus. Conceito correto: Eu me submeterei a Deus em todas as circunstncias, porque no meio de todas elas Ele me dar vitria. Princpio: Submisso a Deus e resistncia ao mal devem caminhar juntos, Tiago 4:7.
b.

Mateus 26:42, ... faa-se a tua vontade.

Conceito errado: Deus escolhe por mim; eu no tenho que escolher.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

35

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Conceitos corrigem: Eu tenho vontade, mas confronto a minha com a de Deus e decido escolher fazer a Sua vontade. Em outras palavras, fao a vontade de Deus no exerccio da minha prpria vontade. Princpio: Deus nunca substitui Sua vontade pela do homem. Ele apela deciso deste. A priso pela passividade da vontade A passividade da vontade quando a pessoa deixa de ser ativa no uso da vontade, se ela no usa sua vontade, suas aes sero determinadas por outras fontes. Cada vez que algum vive ao sabor das circunstncias, est indo na direo perigosa. Deus no usa o crente de vontade passiva, os demnios tiram vantagem da passividade da vontade e induzem as pessoas a seguir impulsos fora de seu controle. Deus est a procura de homens com as suas vontades submissas a vontade dEle, no homens sem vontade ou com uma vontade passiva. Mateus 11:12, Desde os dias de Joo Batista at agora, o reino dos cus tomado por esforo, e os que se esforam se apoderam dele. Deus quer que o crente coopere com Ele, exercitando sua vontade e usando suas habilidades, para que ele seja cheio do Esprito Santo. Sintomas de passividade da vontade Preguia ou indolncia na vontade. Inconstncia - muitas tarefas inacabadas. Incapacidade de concentrao da mente. Preguia fsica, aes mecnicas. Incapacidade de tomar decises ou iniciativa

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

36

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Libertao da Vontade No existe priso que no possa ser quebrada, quando nos expomos s verdades da Palavra de Deus. A vontade liberta pelo recebimento da verdade. O engano exposto com a verdade. S o conhecimento da verdade pode nos levar a libertao da vontade. Joo 8:32, "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertar Osias 4:6 O meu povo est sendo destrudo, porque lhe falta o conhecimento.... Somos todos suscetveis ao engano e por isso precisamos adotar uma posio de humildade e coragem de enfrentar os problemas de frente, dispostos a saber a verdade sobre ns mesmos, para que algo seja feito para o devido conserto. A passividade da vontade quebrada pela ativao da vontade. Nossa vontade ativada quando respondemos vontade de Deus. Cada vez que voc toma conhecimento de algo que agrada a Deus e decide faz-lo, est ativando sua vontade. A vontade ativada pela f. Quando voc est andando em f, est ativando sua vontade, pois no h nada passivo na f, a f exige ao. A vontade fortalecida pela verdade. Quanto mais voc se expe a verdade, tanto mais fortalecido em sua vontade, pois quando voc conhece a verdade em determinada rea, voc vence o engano e isso leva voc a fazer decises coerentes. O poder do Esprito Santo em nosso Esprito a fora que pode expulsar as prises da vontade. Ele habita em nosso homem interior e seu poder est a nossa inteira disposio.Saiba que voc conta com a maior fora do universo para despedaar todas as ataduras da alma. O exerccio da vontade vem pela tomada de decises.
a. Firme-se, portanto, em suas decises e rompa com a inconstncia.

Voc tem tido dificuldades nessa rea? Comece com pequenos alvos para a semana. Decida fazer algo e v at o fim. Pode ser a leitura de um livro, comece com pequeno e v estabelecendo alvos maiores. Decorar um versculo por semana, por exemplo. Quando voc

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

37

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

for atingindo seus alvos voc estar rompendo com as cadeias do diabo e vencendo a vontade passiva.
b. Esteja disposto a tomar decises mesmo que corra o risco de errar.

Quem no entra em campo por medo de errar, nunca sai da posio de expectador passivo. No permita que o inimigo use um erro seu para destruir sua vida. Se a criana se deixasse dominar pelo medo de cair hoje ningum andaria.
c. Aceite a responsabilidade de tomar decises.

Muitas pessoas temem tomar decises por medo das conseqncias. O homem de fato responsvel pelo que escolhe. Se decidir errado aprenda com os erros e procure ajustar sua vontade a vontade de Deus. Tente outra vez!
d. Oponha-se ao domnio do inimigo

A vontade tem uma batalha a ser travada que consiste em: ... resistir ao diabo..." Tiago 4:7.Resista-o com determinao, enquanto voc no se levantar com um esprito de resistncia e perseverana, a passividade continuar instalada. Levante-se com firmeza e reaja. Resista a toda forma de domnio satnico .
e. Recupere todo o terreno perdido.

Se o inimigo ainda tem uma rea de domnio em sua vida, no se d por vencido. A verdade que voc mais que vencedor. Jesus j conquistou a vitria por voc.

A TERRA DAS EMOES As emoes so alvos constantes dos bombardeios do inimigo.Uma ferida na alma desencadeia uma srie de dificuldades que se arrastam pela vida, at Jesus operar a cura. As pessoas com feridas na alma tm dificuldade de se relacionarem adequadamente, tanto em casa, como, na igreja e na sociedade. O medo, a sensibilidade e a desconfiana so causas de atritos e separam as pessoas. As feridas produzidas por satans As feridas emocionais danificam a personalidade

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

38

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Quando algum ferido nas emoes, para de crescer. Pode crescer fisicamente, mas crescimento no revela a maturidade emocional. Algum pode ser adulto fisicamente falando, mas criana nas emoes. O propsito de satans ferir o homem. Satans tem um projeto de ferir cada pessoa que nasce no mundo com a finalidade de destruir sua vida. Ns somos o produto de todas as experincias da nossa vida, quando nascemos trazemos os traos hereditrios, mas so as diversas experincias que vo formar o nosso carter. As experincias marcam hoje nosso modo de ser, de agir e de sentir. Satans se aproveita dessas experincias para impedir o crescimento emocional, para que a pessoa no atinja o potencial projetado por Deus para o ser humano. Gnesis 3:15, Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea e tu lhe ferirs o calcanhar. O homem seria ferido, mas a cabea do agressor seria esmagada (cabea chata) ferida no calcanhar e facilmente sarada, mas esmagamento de cabea fatal. J experimentou as feridas de Satans Satans destruiu e tirou tudo de J, bens, sade, filhos, s deixou a esposa, que era um instrumento dele para ferir ainda mais a J e alguns amigos que eram instrumentos de acusao e calnia. Satans especialista em usar as pessoas mais chegadas como instrumentos de feridas emocionais. Tudo isso retrato de como o inimigo tem prazer em esmagar a alma humana. Mas, louvado seja Deus, que revela que o crente se levantar do p e mesmo em toda a prova dir com confiana: J 42:10-13 Deus especialista em transformar os golpes inimigos contra seus filhos, em ocasies de dobrada bno.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

39

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Satans quem rouba e destri, e Deus quem d e edifica. Deus muito bom. Ele Pai. As feridas e opresses so obras satnicas e no divinas Deus quem nos livra e nos sara. Jesus foi ferido em nosso lugar: Isaias 53:5, "... Ele foi ferido por causa das nossas transgresses, e esmagado por causa das nossas iniqidades...". O sacrifcio de Jesus na cruz do calvrio foi vicrio, isto , substituto. Isto quer dizer que no precisamos mais carregar o fardo de algo que ele j suportou. No temos que sofrer o que ele j sofreu em nosso lugar. Como substituto legal do homem, Ele recebeu em sua alma e em seu corpo todo tipo de ferida que Satans coloca sobre o homem. Ele foi trado por um amigo ntimo, Mateus 26:23. Jesus foi rejeitado e desprezado, Isaas 53:3. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele no fizemos caso. Jesus foi falsamente acusado, Mateus 12:24. Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este no expele demnios seno pelo poder de Belzebu, maioral dos demnios. Jesus foi odiado, Mateus 27:22-23. Replicou-lhes Pilatos: Que farei, ento, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porm cada vez clamavam mais: Seja crucificado! Jesus foi esquecido e abandonado na hora em que mais precisava de seus amigos. Jesus sofreu todo tipo de ferida na alma foi odiado, rejeitado, desprezado, caluniado, esquecido, trado, abandonado e ele sabe exatamente a dor que voc sente e s Ele pode sarar o teu corao e voc poder dizer: Isaas 53: 5 O castigo que me traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras eu fui sarado.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

40

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Os principais alvos de Satans. As crianas inocentes so alvos de satans. Elas no tm condies de analisar as circunstancias por isso se tornam vtimas indefesas e um alvo para ataques do inimigo. Como as feridas se instalam numa criana Antes mesmo do nascimento Circunstancias adversa durante a gravidez exercem influencia negativas sobre ela. Tudo que ocorre durante a gravidez, tem reflexo sobre a criana. Os filhos ilegtimos so inevitavelmente feridos uma criana que cresce sem nunca saber quem o pai - rejeio. Durante a infncia A infncia afetada atravs de pais cruis, abusos fsicos e sexuais e castigos desumanos. A rejeio tambm pode vir na infncia.Uma criana rejeitada crescer com a incapacidade de amar e receber amor. Os filhos de Deus so alvos tambm No primeiro momento que as pessoas nascem de novo sofrem rejeio. Muitas vezes os novos convertidos so rejeitados pela famlia, amigos. O mundo sempre vai rejeitar o seguidor de Jesus, o diabo faz isso para levar a pessoa a desistir de seguir Jesus. No somente o novo crente, mas tambm os novos na vida cheia do Esprito.Para lev-los ao desencorajamento e silenci-los. Algum est sendo poderosamente usado por Deus em alguma rea de ministrio, e logo as investidas se fazem sentir, trazendo calnia, crtica, rejeio atravs at de colegas, amigos e colaboradores. Porm existe uma posio em Deus em que nenhuma das investidas de Satans ter poder de nos atingir e nos ferir. A gua da palavra tem que apagar todos os dardos inflamados do maligno. Ele levou sobre si nossas dores, para que no tenhamos de lev-las outra vez. Nunca esquea Pelas suas feridas ns fomos sarados.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

41

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

A Priso das Mgoas. As feridas se tornam mgoas. As feridas se no forem tratadas se transformam em magoas Atrs das feridas se esconde um plano maquiavlico: tornar-nos prisioneiros da mgoa. Ponha isso no seu corao. Cristo j nos libertou e no podemos nos dar o luxo de ficarmos magoados. Pois se eu deixo acontecer terei sido apanhado pela gaiola do diabo, a mgoa uma verdadeira gaiola do diabo querendo nos aprisionar. Se voc aceitar a mgoa voc ficar preso na gaiola do diabo. A mgoa uma priso Os seus sentimentos so alimentados com a mgoa. E voc se torna prisioneiro da pessoa que o feriu.Mateus 18:23-35. Se voc est magoado com algum voc se torna seu escravo. Voc o carrega atrelado em sua mente e sentimentos o tempo todo. Ficamos presos na incapacidade de amar ou ser amado.Por isso que muitos casamentos acabam em separao, as pessoas magoadas no so capazes de amar. Se a mgoa for aceita e alimentada, d lugar para um esprito maligno ocupar a vida de uma pessoa. Jesus veio libertar aqueles que esto presos por dentro, as prises espirituais so quebradas por Jesus. Lucas 4:18, O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos...

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

42

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Concluso: Muitos esto buscando psiclogo e psiquiatra a fim de resolverem seus problemas, mas infelizmente eles os prprios psiclogos precisam de libertao. No ser pela psicologia, nem pela psiquiatria que a personalidade do homem pode ser restaurada. Pode ter algum alvio, mas cura real s Deus pode dar ao homem. S ele pode localizar a causa dos problemas e dar a ele o remdio certo. O Esprito Santo que nos revela a causa dos comportamentos ele que vai operar a cura. Todos os problemas tm origem espiritual e h recursos em Deus para sua soluo. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Jesus foi enviado para curar os quebrantados de corao e a pr em liberdade os feridos Lc 4:18

RAZES DE AMARGURA E A FORA DO PERDO Feridas e Amarguras Amargura um sentimento produzido pela ferida de mal estar, ressentimento e mgoa. Esse sentimento d lugar quebra de relacionamentos.Uma estratgia do inimigo para provocar separao dio entre as pessoas. H uma reao em cadeia. Primeiro vem a ferida, aparentemente sem problemas. Muitas pessoa so como uma maa que cai e batida, por vrios dias no d sinal de apodrecimento depois, porm vemos uma mancha escura e ma esta podre Segundo, a ferida desenvolve-se em mgoa acalentada em banho-maria, acariciada, lembrada. Terceiro aquela rea comea a manifestar sinais de apodrecimento, ao se expressar em reaes negativas, como silncios vingativos, respostas rspidas, isolamento, agresses. O fim uma pessoa amargurada, cuja presena evitada por que faz mal.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 43

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

A pessoa fica revivendo a cena, essa a maneira de alimentar a ferida, sempre que sua mente se detm em lembranas desagradveis, voc est fazendo a ferida virar amargura. Hebreus 12:15, "Que ningum seja faltoso, separando-se da graa de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados. A amargura vai se aprofundando, crescendo e produzindo seus frutos amargos, afeta todo estado de alma e todos que esto a sua volta. Permitir a amargura andar em desobedincia e andar em desobedincia sair da proteo divina. A amargura o veneno da alma. 1. As amarguras so feridas emocionais produzidas nos relacionamentos.

Relacionamento entre pais e filhos. Porque os mais prximos de ns? Porque quanto mais prximos mais profundas so as feridas. Relacionamento entre marido e mulher. Quando Satans no arrebenta com a pessoa na infncia, ele arrebenta no casamento.Satans tem um dio cruel do homem, por isso ele usa aqueles dos quais se espera mais amor, compreenso, carinho, para estraalhar mais a alma humana.

2.

A amargura envenena todo o sistema da pessoa.

Uma pessoa amargurada extravasa sua magoa de muitas formas No seu falar. O amargurado deixa extravasar em sua conversa o que est na alma. Com suas atitudes. A pessoa passa a ser rspida, vingativa, crtica ou fechada.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 44

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Em seu corpo com enfermidades fsicas. Problemas nervosos, dores de cabea, insnia. lceras, doenas de pele, presso alta e tantas outras. 3. A Amargura contamina os outros.

Em hebreus 12:15 na linguagem de hoje diz: Tomem cuidado para que ningum abandone a graa de Deus. Cuidado, para que ningum se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno. 4. A amargura levanta paredes de isolamento.

Solido Solido um estado de alma. Algum pode sentir-se s em meio uma multido. As pessoas amarguradas tendem a afastar as pessoas delas, pois muitas vezes elas descarregam suas mgoas sobre os outros. Por medo de ser mais ferido. Quando algum diz: no confio em ningum, eu prefiro ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro, est refletindo razes de amargura. Por medo de que as feridas internas e fraquezas sejam reveladas. Tem pessoas se escondem atrs de uma mscara, quem no tem o que esconder, no teme o convvio das pessoas. 5. A amargura quebra relacionamentos

Quando algum d lugar a amargura seu relacionamento com a famlia e com os amigos sofre constantes choques. Isso afasta dela as pessoas, e o dilogo evitado, para no provocar maiores problemas. No andar em comunho andar em trevas 1 Joo 2,9-11 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmo, at agora, est nas trevas. Aquele que ama a seu irmo permanece na luz, e nele no h nenhum tropeo.Aquele, porm, que odeia a seu irmo est nas trevas, e anda nas trevas, e no sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

45

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

6.

A Amargura gera cegueira espiritual

Primeiro a cegueira nos impede de agir com sabedoria No teremos luz suficiente para analisar as situaes e agiremos pelo impulso do momento Segundo a cegueira nos impede de ver-nos a ns mesmos Terceiro, a cegueira impede-nos ainda de ver os outros como eles realmente so. Quem anda na luz saber descobrir os valores das outras pessoas, mas quem anda em trevas s ver trevas. 7. A amargura nos torna insensveis

A amargura nos leva a uma vida egocntrica. Indiferente s necessidades dos outros. Quem vive voltado para dentro de si, revivendo suas mgoas e problemas, fica alheio ao que se passa ao seu redor. Como o cachorro que fica lambendo as suas prprias feridas. 8. Imaturidade

O crescimento emocional interrompido por ocasio da ferida. A personalidade no amadurece com o corpo. Para que ocorra maturidade emocional a pessoa tem que ser curada e liberta de todas as feridas e mgoas. Veja o processo - ferida > mgoa > amargura > quebra de relacionamentos > cegueira espiritual > insensibilidade > imaturidade A fora do perdo 1.
a.

Sintomas da falta de perdo Mgoas de si mesmo, criando sintomas de:

culpa inferioridade Indignidade (autodepreciao) vergonha dio At chegar ao suicdio

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

46

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

b.

Mgoas de outros, criando sintomas de: ressentimento amargura mgoa raiva dio vingana retribuio At chegar ao assassinato. Mgoa de Deus, criando sintomas de:

c.

Dvida (da Palavra, das promessas de Deus) incredulidade rebelio At chegar a feitiaria e culto de satans ou atesmo

2.

A amargura mantm a pessoa presa ao seu passado.

A preveno contra esses sintomas e permanecer continuamente no esprito de perdo. Quando for ferido perdoe imediatamente. No veja a pessoa que a feriu. Veja Satans usando aquela pessoa que voc ama para lhe ferir. Nossa luta no contra as pessoas, mas contra as foras das trevas que usam as pessoas. Ef 6:12 3. O perdo libera a ao de Deus

Andar em perdo andar em vitria. Um crente algum que foi perdoado e vive perdoando. Pr. Melem Huber 4. A definio de perdo:

a. Apoluo (ap-ol-oo'-o) apoluw - libertar, livrar algum de alguma coisa, deixar ir.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 47

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Lucas 13:12, Vendo -a Jesus, chamou -a e disse-lhe: Mulher ests livre (apoluo) da tua enfermidade.
b. Aphiemi (af-ee'-ay-mee) afihmi deixar ir, mandar embora.

I Joo 1:9, Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar (aphiemi) os pecados e nos purificar de toda injustia. Mateus 13:36, Ento, despedindo (aphiemi) as multides, foi Jesus para casa.
c. Perdoar, portanto, deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, aquele

que nos feriu. no levar em conta o mal causado; no reter consigo a mgoa ou ferida; agir como se o incidente nunca houvesse acontecido. 5. Como Deus perdoa, devemos perdoar.

O nosso perdo libera o perdo de Deus para ns. Mateus 6:14-15, "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar a vs; se, porm, no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoar vossas ofensas" Marcos 11:25-26, Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra algum, para que tambm vosso Pai que est no cu, vos perdoe as vossas ofensas. Mas se vs no perdoardes, tambm vosso Pai, que est no cu, no vos perdoar as vossas ofensas. O nosso perdo libera o perdo de Deus para os outros. Joo 20:23, Se de alguns perdoardes os pecados, so-lhes perdoados; se lhos retiverdes, so retidos. Mateus 18:23-34 A parbola do credor incompassivo O perdo libera a cura de Deus Existem muitas enfermidades por causa da falta de perdo
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 48

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Tiago 5:16, Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. . O perdo de Deus deve ser nosso padro de vida. Efsios 4:32, Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo. Colossenses 3:13, Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vs tambm. Mateus 5:23-24, Se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e a lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa ali a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmo, e depois vem apresentar tua oferta. O perdo um ato da vontade. Voc decide perdoar! O perdo no um sentimento, um ato de obedincia, uma deciso. Faa uma lista dos relacionamentos do passado que foram ou so maus. Coloque cada nome. Deixe que o Esprito Santo o dirija, trazendo lembrana o que deve ser lembrado. Analise cada um dos relacionamentos e descubra as razes porque eram maus. Anote-as. No tente fugir da realidade. Lide com cada relacionamento e libere a pessoa pelo perdo. Traga cada caso diante de si e diante de Deus e, nominalmente, por uma deliberao da sua vontade, perdoe a cada um. Voc poder descobrir que nem sempre a culpa foi do outro, como julgava, e dever pedir perdo queles a quem voc ofendeu. Caso a pessoa j tenha morrido, faa-o apenas diante de Deus. Voc precisa pedir perdo pessoa pela sua atitude no perdoadora, caso ela tenha conhecimento disso. Se sua atitude desconhecida, no sbio abordar o assunto com a pessoa, pois ela pode no estar preparada para isso e feridas poderiam ser causadas. Confesse a falta diante de Deus e mude de atitude.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

49

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

RAZES DE REJEIO O homem foi criado a imagem de Deus, e para que ele cresa com a personalidade sadia ele deve se ajustar aos princpios estabelecidos por Deus para seu pleno desenvolvimento. A principal necessidade que ele tem de amor, por que Deus mesmo amor. O amor a base do relacionamento entre Deus e o homem e entre o homem e seus semelhantes. Para o desenvolvimento sadio da personalidade do homem, existem algumas necessidades bsicas a serem supridas: amor, aceitao e compreenso. Quando esse amor negado vo aparecer carncias, feridas e razes de rejeio. Vimos que as maiores feridas vm atravs das pessoas mais prximas de ns, muitas vezes pais e cnjuges, a que Satans entra. A Fonte da Rejeio A famlia que deve suprir as necessidades de amor, aceitao e compreenso, quando isso no acontece ela se torna a principal fonte de rejeio. Relacionamentos Pais e Filhos Antes do nascimento Uma gravidez indesejada fruto de relacionamento ilcito, estupro, problemas financeiros, enfermidade. Se a me no aceitar a criana ela deixas marcas de rejeio nela. No nascimento Traumatismos no parto, parto sem assistncia, morte da me e rejeio do pai, etc A ausncia de amor e aceitao no nascimento marcam o beb que crescer com razes de rejeio. Crianas adotadas ou abandonadas A criana est ligada a me tambm pelas emoes, quando ela entregue a outros fica uma marca em sua alma Pais que no conseguem comunicar amor Muitos pais no receberam demonstraes de amor, e por isso no sabem demonstrar amor por seus filhos, a criana no entende que roupas, sapatos, comidas so demonstrao de amor, pra ela amor abraos, carinho, ateno. Atitudes de carinho e aceitao, ser carregada, colocada no colo ouvir expresses de amor e carinho. Se isso no acontece ela se sentir rejeitada.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 50

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Pais que sofrem de rejeio Se eles nunca experimentaram uma cura eles tambm manifestam rejeio e comea uma cadeia, sentem-se rejeitados e rejeitam as pessoas. Pais viciados Filhos so alvos de agresses e violncia ou desprezo e indiferena. Substituindo o amor com materialismo Pais que trabalham tanto em busca de coisas e entregam seus filhos aos cuidados de terceiros. Podem at ter brinquedos, as melhores roupas, boas escolas, mas se no tiver o amor demonstrado atravs do tempo com elas, a rejeio vem. Pais demasiadamente preocupados Pais inquietos com tanto coisa que no tem tempo e pacincia com os filhos esto passando rejeio. Pais perfeccionistas Pais crticos, s se dirigem aos filhos em tom de reprovao e condenao, esto sempre gritando com eles e exigindo que ajam como adultos Pais que realizam seus sonhos atravs dos filhos Pais que queriam seguir uma profisso e por alguma razo no conseguiram e foram o filho a seguir aquela carreira. Relacionamentos na Escola Depois do lar a escola o lugar mais importante para a formao da personalidade, pois l a pessoa grande parte da sua vida. Crticas cruis de professores Crticas dos professores que trazem vergonha para as crianas, castigos imerecidos por falta de investigao dos fatos. Grupinhos e exclusivismo na escola Reprovao Por causa da raa, posio social, roupa, levam a discriminao. Fracassos na escola, no consegue praticar esportes, problema de memria, de viso, de sade podem deixar marcas profundas por causa da atitude de rejeio dos colegas. A pessoa no se encaixa nas exigncias do grupo. Relacionamentos Sociais Preconceitos raciais Preconceitos de classe econmica status Relacionamentos com Deus
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 51

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

O prprio pecado separa o homem de Deus. O homem suscetvel a rejeio por causa do pecado, a culpa traz auto-rejeio, se isola. Ex. de Ado e Eva no Jardim. Por causa da culpa o homem mais capaz de aceitar a rejeio do que o amor de Deus e dos homens. Resultados da Rejeio Imaturidade emocional A rejeio bloqueia o crescimento emocional. No casamento, dois adultos se casam, mas agem como crianas, duas sangues-sugas, esperando receber do outro o que no teve. Nenhum marido poder ser pai para a esposa e vice-versa. 2. Amor aspirador Excessiva dependncia emocional,a pessoa suga toda ateno e amor do outro, mas nunca se satisfaz., criando srios problemas no casamento.Mania de doena para chamar a ateno, ser mimada. O homem quer que a esposa cuide dele como a me cuida do beb. Cimes doentios, at nas amizades. 3. Pessoa se torna asfixiante em suas relaes No d descanso sempre em cima do outro querendo exclusiva ateno. Atitude adoradora- o centro da sua vida gira em torno do outro. 4. Busca exagerada de coisas Busca de possesses lhe d status e ela pode ser aceita, qualquer coisa que pode indicar sucesso e o que trar aplauso. Carreira lhe dar aceitao, ou intelectualismo lhe dar reconhecimento. Solido e medo Levam as pessoas a construir muros para se proteger de novas feridas. 6. Auto-rejeio Perda do valor prprio- Auto imagem-negativa, tende a comparar-se com outros, o que provoca um complexo de inferioridade. Cada pessoa tem suas caractersticas que se forem desenvolvidas de forma correta podem manifestar a beleza projetada por Deus para cada personalidade. 7. Perda de identidade prpria Busca se identicar com outro pessoa, busca imitar outros, ou se identificar com o seu grupo. 8. Relacionamento instvel com Deus
52

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

Buscam a aceitao pelo servio.Tenta substituir o amor pelo ativismo. Muitos trabalham para Deus , mas no tem intimidade nenhuma com ele 8. Incapacidade de amar e receber amor. H. Passos para Sair da Rejeio

Se voc apresenta esses sintomas sua maior necessidade de cura, e no da ateno de quem quer que seja. Novos hbitos de pensamento tero que ser formados, a entra tambm a renovao da mente. Voc no precisa mais sofrer algo que Jesus j sofreu no seu lugar, tome posse, aceite o amor e tome conscincia que Deus lhe aceita e tem tudo que voc precisa e te preenche completamente. E s voc querer. Quando algum sarado receber tanto amor de Deus que em vez de viver lamentando as experincias passadas, usar aquela experincia para ajudar outros. A rejeio pode destruir a vida de uma pessoa, mas em Cristo toda rejeio poder ser arrancada, pois Jesus deu a maior demonstrao de amor por ns, em renunciar a sua glria, se tornar um homem e pagar o preo por ns na cruz para a nossa redeno. Na cruz ele levou toda rejeio. Isaas 53:3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele no fizemos caso. Vemos aqui o quadro de rejeio sofrida por Jesus como nosso substituto, para que fossmos sarados Jesus tem tanto amor para ns, que no s nos curou das rejeies , como tambm nos supre completamente de amor, de aceitao e compreenso. 1. 2. Perdoe os que o rejeitaram Libere toda rejeio para Cristo

Perdoar todos que nos rejeitaram. Perdoamos por um ato da vontade No se esquea: Ele estava na cruz tomando o seu lugar, ele j sofreu toda rejeio no seu lugar, pelas suas feridas ns fomos sarados. 3. 4. 5. 6. Aceite o fato de que voc amado Encontre a sua identidade em Cristo Aceite-se a si mesmo Clame por libertao e receba restaurao

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

53

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

I.

As Chaves para a Cura Interior

Lidar com o passado na presena do Senhor. Filipenses 3:13, ...esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto... O perdo nos liberta do passado. Jesus que cura, o que voc no pode fazer Ele faz! A cura interior no elimina a lembrana, mas remove a dor da memria! O alvo da cura interior paz. J. A Substncia da Cura Interior

A presena do Senhor Jesus na experincia sofrida. 2. K. O amor do Senhor na experincia. Passos para a Cura Interior

Localize os problemas Limpe a ferida Quebra todos os laos de sangue at a quarta gerao. Libere o passado Quebre o jugo de satans Precaues!!

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

54

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

1. Cura interior no cavar todo o lixo do passado. O que j foi vencido no deve ser desenterrado. 2. No se envolva em introspeco. Lida-se com aquilo que o Esprito Santo traz tona. A introspeco pode tornar-se doentia. Quando algum se coloca diante de Deus e roga: "Sonda-me, Deus," Ele o far. As coisas que Ele apontar devem ser tratadas. 3. O ministrio de cura o ministrio do Senhor, portanto devemos ser sensveis ao que Ele est fazendo. 4. No sistematize a obra do Esprito. Cada pessoa tem uma experincia diferente e o modo do Esprito Santo lidar com cada uma delas, pode ser diferente. 1. A f da pessoa deve ser fortalecida para enfrentar a realidade de uma memria que di. No empurre; no pressione. A submisso ao Esprito e obedincia da Palavra so a parte do homem. A cura vem de Deus. L. Advertncias !!

1. Haver batalha espiritual. Aquele que dominou por tanto tempo uma rea, no sair sem resistncia. Resista at o fim e a vitria ser sua. E no se esquea, que as batalhas precedem a vitria. Depois de cada uma delas voc estar qualificado para nveis mais elevados de confronto. Portanto, no se assuste (I Pedro 5:9; Filipenses 4:13; Joo 8:36). 2. Cura interior um processo. No algo que acontece instantaneamente uma nica vez. um processo de reprogramao de todo o modo de viver e encarar as situaes da vida. E hoje uma rea pode ser exposta e tratada, mas mais tarde a obra naquela mesma rea ser aprofundada. Deus, na Sua sabedoria, no traz tudo tona de uma vez. Ele lida conosco um passo de cada vez, rea por rea, e assim vai embelezando nosso carter. 3. Lembre-se que uma cirurgia. Depois dela voc precisa de repouso. Descobrir razes na alma, reas sob controle inimigo e lidar com elas, deixa uma necessidade de repouso e recuperao. Descanse em Deus. Um tempo de sossego onde voc possa comungar com o Pai em calma e descanso, ser um grande bem. 4. Deus j fez a Sua parte para o curar; o irmo fez a sua, ministrando-lhe. Agora voc tem que fazer a sua parte. Se voc no agir e fizer a parte que lhe compete, conforme o ensino da Bblia, nada acontecer.
Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br 55

Curso de Maturidade Crist CMC

Vida Transformada

5. No se esquea de que Deus ama voc. A contnua conscincia desse fato ajudar no processo de cura e restaurao, ao longo da vida. M. A Sua Parte na Cura Interior

Ore sem cessar (I Tessalonicenses 5:17). Em todo o lugar conserve-se em orao. 2. 3. 4. 5. 6. Tenha um programa de leitura, meditao e estudo da Bblia. Louve sempre ao Senhor, a despeito das circunstncias. Submeta-se diariamente a Deus. Dedique sua casa ao Senhor. No o trate como hspede, mas como Rei. Fique firme contra Satans.

7. Una-se a uma Igreja local, onde a Palavra de Deus pregada e o Esprito Santo tem liberdade. 8. 9. 10. Arranje um parceiro de orao. Aceite a cura interior de Deus. Perdoe e restaure constantemente.

Ande no Esprito. 12. Alcance outros.

Comunidade Batista da Paz www.comunidadepaz.org.br

56

You might also like