You are on page 1of 2

Metodologia para a Cincia Poltica 2 Professoras Marilde Loiola Menezes e Daniela Rocha 2/2011 Aluno: Kleber Chagas Cerqueira

a Roteiro de Leitura: Os Estabelecidos e os Outsiders Norbert Elias & John Scotson. A teorizao de Elias pressupe a existncia de um tema humano universal situado nas relaes entre estabelecidos e outsiders, em que o poder e aspiraes do primeiro grupo no se resumem sua supremacia econmica, e essas relaes podem mesmo existir em condies de relativa igualdade de recursos econmicos e materiais. Nesse sentido, procura ir alm da abordagem marxista clssica, que reconhece como importante, mas limitada, justamente por no ser capaz de incorporar esses elementos no econmicos e materiais de diferenciao social. Elias busca nas auto-imagens e nas autorrepresentaes de estabelecidos e outsiders a explicao para o fenmeno, lembrando que a prpria linguagem cristaliza elementos valorativos e estigmatizadores (ex. nobre, vilo, os grandes mal lavados) e que todo grupo estabelecido cria um tipo especfico de fantasia coletiva que justifica e racionaliza os estigmas e preconceitos. No caso especfico do livro, procura construir um modelo explicativo em pequena escala (um microcosmo) da figurao que acredita ser universal, a partir da anlise dos valores e dos comportamentos de segmentos distintos de trabalhadores de uma pequena comunidade na periferia de uma cidade inglesa (Winston Parva; nome fictcio): um paradigma emprico generalizvel e aplicvel a unidades sociais maiores. Apesar das inmeras semelhanas entre os habitantes das duas partes de Winston Parva (habitaes, nacionalidade, tnica, cor, ocupao, renda e nvel educacional), ou seja, pertencentes a uma mesma classe social, de um ponto de vista sociolgico ortodoxo, os da parte composta por residentes mais antigos, instalados na regio havia duas ou trs geraes, consideravam-se superiores aos da parte ocupada por recm-chegados. E no apenas isso, mas estes ltimos se sentiam, de fato, inferiores. A explicao estaria no grau de coeso interna e de controle comunitrio propiciado ao grupo dos estabelecidos pelos laos de amizade e solidariedade entre as famlias, pelos anos de convivncia anterior no local. Por meio disso eles conseguiam reservar para seu grupo os cargos mais importantes das organizaes locais, como o conselho, a escola, o clube.

Ao descrever a pesquisa, Elias apresenta Winston Parva dividida em 3 zonas: a zona 1 de classe mdia e as zonas 2 e 3 de trabalhadores. Entre essas duas que se verificou a oposio entre estabelecidos e outsiders, porque apesar da semelhana geral entre os moradores das duas zonas, os da zona 2 (bairro operrio antigo, do final do sc. XIX; Aldeia) foram identificados como estabelecidos, e os da zona 3 (dos recmchegados, construda na dcada de 30), como outsiders. O uso do mtodo adotado, anlise e sinopse de configuraes, ao invs do estatstico, muitas vezes considerado essencial para se produzir uma pesquisa social cientificamente robusta, revelou o fato importante de que os dados sociais podem ser sociologicamente significativos sem ter significao estatstica e podem ser estatisticamente significativos sem ter significao sociolgica.

You might also like