You are on page 1of 48

Universidade Federal do Paran Curso de Engenharia Industrial Madeireira

ELEMENTOS ORGNICOS DE MQUINAS II AT-102 AT-

M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br

ENGRENAGENS

ENGRENAGENS
INTRODUO: Estes elementos esto presentes em quase todos os sistemas que transmitam potncia de uma unidade motora para uma unidade consumidora. Uma caracterstica extremamente importante o fato que em funo da configurao ou arranjo destes elementos, podemos variar (aumentar ou reduzir) variveis da transmisso, como por exemplo a rotao, velocidade angular e principalmente o torque.

ENGRENAGENS
INTRODUO: A transmisso de movimento rotativo de um eixo para outro ocorre em quase todas as mquina que se possa imaginar. As engrenagens constituem um dos melhores meios dentre os vrios disponveis para essa transmisso. (Sero os mais eficientes?)

ENGRENAGENS
INTRODUO: Quando se constata que as engrenagens de um diferencial de automvel, por exemplo, possa funcionar por 150.000 quilmetros ou mais antes de necessitarem substituio, e quando se conta o nmero real de engrenamentos ou de revolues de um sistema de transmisso, comea-se a avaliar o fato de que o projeto e a fabricao destas engrenagens realmente uma realizao notvel.

ENGRENAGENS
HISTRICO: As engrenagens possuem uma histria longa. Um aparato denominado Carroa chinesa apontando para o Sul supostamente usada para navegar pelo deserto de Gobi nos tempos pr-Bblicos, continha engrenagens rudimentares. Leonardo Da Vinci mostra muitos arranjos de engrenagens em seus desenhos. Aps um grande desenvolvimento e o advento da revoluo industrial, as engrenagens passaram a ser construdos com materiais metlicos muito mais resistentes.

ENGRENAGENS
HISTRICO: As primeiras engrenagens foram provavelmente feitas cruamente de madeira e outros materiais fceis de serem trabalhados. Sendo meramente constitudos por pedaos de madeira inseridos em um disco ou roda.

http://pfdrastromar.wordpress.com/2008/07/29/fazendas-parte-1/

ENGRENAGENS
HISTRICO:

Engrenagens construdas com madeira

ENGRENAGENS
DEFINIO: Denomina-se engrenagem o elemento dotado de dentadura externa ou interna, cuja finalidade transmitir movimento sem deslizamento e potncia, multiplicando os esforos com a finalidade de gerar trabalho. Possuem formato cilndrico (engrenagem cilndrica), cnico (engrenagem cnica), helicoidal (engrenagens helicoidais) ou reta (cremalheira).

ENGRENAGENS
DEFINIO:

Engrenagens

ENGRENAGENS
DEFINIO:

Engrenagens de pequeno e mdio porte

ENGRENAGENS
DEFINIO:

Engrenagens de grande porte

ENGRENAGENS
DEFINIO:

Engrenagens de grande porte para industria do cimento e de acar

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Como relatado na definio, existem diversos tipos de engrenagens entre as principais, destacam-se: Engrenagens de formato cilndrico, Engrenagens de formato cnico, Engrenagens de formato helicoidal, Engrenagens de formato reto, Engrenagem planetria, Parafusos sem fim,

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Engrenagens de formato cilndrico,

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Engrenagens de formato cnico,

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Engrenagens de formato helicoidal,

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Engrenagens de formato reto, conhecidas como cremalheiras.

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Engrenagem planetria,

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Parafusos sem fim,

10

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Outras,
Paralelas, Perpendiculares

Internas, Externas

Hipide Simples, Dupla

ENGRENAGENS
CLASSIFICAO: Obviamente, cada tipo de elemento estar associado a uma aplicao especfica. De maneira geral, deve-se conhecer as cargas e solicitaes que o sistema de transmisso estar submetido a fim de se optar pelo melhor elemento.

11

ENGRENAGENS
PADRONIZAO: As engrenagens, hoje em dia, so altamente padronizadas com relao forma do dente e ao tamanho. Diversas entidades de padronizao estabelecem normas e diretrizes, dentre estas se destaca a AGMA American Gear Manufacturers Association, ABNT e a DIN.

ENGRENAGENS
FABRICAO: Os processos utilizados normalmente para produo de engrenagens so: Usinagem, Fundio, Conformao,

12

ENGRENAGENS
FABRICAO:
Usinagem, Pode ser divido em dois grupos: Usinagem com ferramenta: A usinagem com ferramenta de forma consiste na utilizao da fresa mdulo, fresa de fonta, brochamento entre outros. Usinagem por gerao: efetuada com a utilizao de fresa caracol (hob), cremalheira de corte entre outros. Consiste no processo mais utilizado na industria.

ENGRENAGENS
FABRICAO:
Usinagem,

Processos de usinagem utilizados na construo de engrenagens

13

ENGRENAGENS
FABRICAO:
Fundio, Consiste na deposio de material metlico liquefeito em formas. Entre os processos mais utilizados esto o por gravidade, sob presso e em camadas.

ENGRENAGENS
FABRICAO:
Fundio,

14

ENGRENAGENS
FABRICAO:
Conformao, Os processos mais utilizados so o forjamento, extruso, trefilao, laminao e a estampagem.

ENGRENAGENS
FABRICAO:
Conformao,

15

ENGRENAGENS
MATERIAIS PARA AS ENGRENAGENS: Normalmente se utiliza materiais metlicos resistentes na produo de engrenagens tais como o ao de baixo ou mdio carbono laminados a frio ou a quente, Ferro fundido nodular, Bronze e ao inoxidvel. Dentro os principais aos padro SAE/AISI utilizados, esto o 1020, 1040, 1050, 3145, 3150, 4320, 4340, 8620 e 8640.

ENGRENAGENS
QUALIDADE DAS ENGRENAGENS: A norma DIN especifica doze qualidades em funo da tolerncia. 01 a 04- engrenagens de preciso (laboratrios e radares). 05- engrenagens para mquinas operatrizes, turbinas e instrumentos de medidas. 06-07- engrenagens comuns utilizadas em veculos. 08 e 09-Mquinas em geral, pois no so retificadas. 10 e 12-engrenagens rsticas, utilizadas em mquinas agrcolas.

16

ENGRENAGENS
QUALIDADE DAS ENGRENAGENS: Para definir a qualidade de engrenagem, pode-se basear na sua velocidade perifrica e utilizando a tabela:
Vel. Per. (m/s) <2 2a3 3a4 4a5 5 a 10 10 a 15 > 15 Qualidade 11 a 12 10 a 11 9 a 10 8 a 10 7a9 6a7 6

ENGRENAGENS
TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM: O meio mais fcil de transferir movimento rotatrio de um eixo a outro com um par de cilindros. x x

x x

Conjuntos externos e internos

17

ENGRENAGENS
TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM: Este sistema porm, apresenta algumas deficincias, dentre as mais crticas esto a baixa transmisso de torque e a grande possibilidade de escorregamento.

ENGRENAGENS
TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM: Se o sistema necessitar de sincronia, o escorregamento no pode ocorre, assim existe a necessidade da adio de alguns dentes aos cilindros rodando, tornando-se ento as engrenagens.

18

ENGRENAGENS
LEI FUNDAMENTAL DO ENGRENAMENTO: Conceitualmente, os dentes previnem o escorregamento do sistema de transmisso. Considerando este fato, podemos enunciar a lei: A velocidade angular das engrenagens de um par de engrenagens deve manter-se constante durante o engrenamento.

ENGRENAGENS
LEI FUNDAMENTAL DO ENGRENAMENTO: A razo da velocidade angular mv igual razo do raio de referncia (primitivo) da engrenagem de entrada para aquela da engrenagem de sada.

19

ENGRENAGENS
LEI FUNDAMENTAL DO ENGRENAMENTO:

Pinho

Engrenagem

ENGRENAGENS
LEI FUNDAMENTAL DO ENGRENAMENTO:

20

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: So as engrenagens mais utilizadas, devido a sua facilidade de construo.

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas

21

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas Circunferncia Primitiva: uma circunferncia terica sobre a qual todos os clculos so realizados. As circunferncias primitivas de duas engrenagens acopladas so tangentes. O dimetro da circunferncia primitiva o dimetro primitivo. Passo frontal: a distncia entre dois pontos homlogos medida ao longo da circunferncia primitiva.

22

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas Mdulo: a relao entre o dimetro primitivo e o nmero de dentes de uma engrenagem. O mdulo a base do dimensionamento de engrenagens no sistema internacional. O mdulo deve ser expresso em milmetros. Duas engrenagens acopladas possuem o mesmo mdulo.

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas Mdulo:

Passo Diametral: a grandeza correspondente ao mdulo no sistema ingls. o nmero de dentes por polegada.

23

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas Altura da Cabea do Dente ou Salincia: a distncia radial entre a circunferncia primitiva e a circunferncia da cabea. Altura do p ou Profundidade: a distncia radial entre a circunferncia primitiva e a circunferncia do p. Altura total do dente: a soma da altura do p com a altura da cabea.

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas ngulo de ao ou de presso: o ngulo que define a direo da fora que a engrenagem motora exerce sobre a engrenagem movida. Circunferncia de base: a circunferncia em torno da qual so gerados os dentes.

24

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas (Formulrio)

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas (Formulrio)

25

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Caractersticas geomtricas (Formulrio)
Dimetros principais Dimetro primitivo Dimetro de base Dimetro interno ou do p do dente Dimetro externo ou da cabea do dente

(d0)=m.Z (dg)=d0.cos (df)=d0-2hf (dk)=d0+2hk

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Dimensionamento A expresso seguinte deve ser utilizada no dimensionamento de pinhes e engrenagens com ngulo de presso =20 e nmero de dentes de at 40. Para Ao: T 1 2 b.d 0 = (5,72.1011 ).( ).( ). 2 Padm 0,14
Sinal + utilizado em engrenamentos externos Sinal utilizado em engrenamentos internos (planetrios)

26

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Dimensionamento Onde: 5,72.1011 Pa=N/m Ajustar quando utilizar comprimento em mm =5,72.105 N/mm b-Largura do dente [m],[mm] d0-dimetro primitivo [m],[mm] T-Torque ou momento toror [N.m],[N.mm] Padm-presso admissvel [Pa=N/m],[N/mm] -relao de transmisso Z2/Z1 [adimensional] -fator de servio (Tabelado) [adimensional]

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Presso Admissvel (Padm)

Padm = (

0,487.HB ) [Pa],[ N / mm] W 1/ 6

Onde: HB-dureza Brinell [Pa=N/m],[N/mm] W-fator de durabilidade [adimensional]

27

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Fator de Durabilidade (W)

W =(

60.n p .h 10 6

Onde: np-rotao [rpm] h-durao do par [horas] HB-dureza Brinell [Pa=N/m], [N/mm]

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Tabela de dureza Brinell Material
Ao fundido Ao SAE 1020 Ao SAE 1040 Ao SAE 4320 Ao SAE 4340 Ao SAE 8620 Ao SAE 8640 Ao fundido cinzento Ao fundido nodular

HBrinell N/mm
1500-2500 1400-1750 2200-2600 2000-4200 2600-6000 1700-2700 2000-6000 1200-2400 1100-1400
1N/mm=1000000N/m

28

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Relao entre a largura da engrenagem e o dimetro primitivo (b/d0) Biapoiada:

Em Balano:

b/d01,2

b/d00,75

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Mdulos Normalizados (m) Supondo que, ao estimar o mdulo, ele se encontre na faixa de 1,0 a 6,0mm. Neste intervalo, os mdulos normalizados so: 1,00; 1,25; 1,50; 1,75;...;3,50;3,75;4,00. Como se nota, h um incremento de 0,25 para os mdulos normalizados da faixa.

29

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Resistncia Flexo no P do Dente Somente o dimensionamento ao critrio de desgaste insuficiente para se projetar uma engrenagem. necessrio que seja verificada flexo no p do dente. A engrenagem estar apta para suportar os esforos da transmisso, quando a tenso atuante no p do dente for menor ou igual tenso admissvel do material indicado.

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Resistncia Flexo no P do Dente Foras atuantes:

30

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Carga Tangencial (Ft) A carga tangencial responsvel pelo movimento das engrenagens, sendo tambm a carga que origina momento fletor, tendendo a romper por flexo o p do dente.

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Carga Tangencial (Ft) A fora tangencial determinada pela formula:

Ft =

T 2.T = r0 d 0

Onde: Ft-Fora tangencial [N] T-Torque [N.mm] r0-raio primitivo [mm] d0-dimetro primitivo [mm]

31

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Carga Tangencial (Ft)

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Carga Radial (Fr) Atua na direo radial da engrenagem. determinada por meio da tangente do ngulo de presso :

tg =

Fr Fr = Ft.tg Ft

Onde: Fr-Fora radial [N] Ft-Fora tangencial [N] -ngulo de presso [graus]

32

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Carga Resultante (Fn) Consiste na resultante das cargas radial e tangencial, sendo determinada por meio de Pitgoras, como segue: Fn = Ft 2 + Fr 2

Ou : cos = Ft Ft Fn = Fn cos Fr Fr sen = Fn = Fn sen

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Tenso de Flexo no P do Dente (mx) A tenso atuante no p do dente deve ser menor ou igual tenso admissvel do material indicado. Pois se isto no ocorrer haver falha do material devido ao sub-dimensionamento.

33

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Tenso de Flexo no P do Dente (mx) A formula que determina a intensidade da tenso a que segue:

mx =
Onde:

Ft.q. material b.m

mx-Tenso mxima atuante na base do dente [Pa],[N/mm] Ft-Fora tangencial [N] m-Mdulo normalizado [m],[mm] b-Largura do dente [m],[mm] -Fator de servio (Tabelado) [adimensional] q-Fator de forma (Tabelado) [adimensional]

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Fator de Forma (q) Este fator obtido em funo do tipo de engrenamento e do nmero de dentes. Muitas vezes necessrio utilizar a interpolao para se determinar o valor de q para um valor intermedirio de dentes.

34

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Fator de Forma (q) Engrenamento Externo N. de dentes 10 18 q 5,2 3,5 Engrenamento Interno N. de dentes 20 30 q 1,7 1,9

24 3,2

40 2,9

80 2,6

100 2,5

50 2,1

70 2,2

100 2,3

200 2,4

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Fator de Servio () Aplicao Agitadores Alimentadores Bombas Transmisses Eq. Ind. Polpa e Papel Eq. Converso de Madeira

Servio 10h/24h 1-1,25/1,25-1,5 1,25-1,75/1,5-2 1-1,15/1,25-1,5 1-1,25/1,25-1,5 1-1,75/1,25-3 1,25-1,75/1,5-2

35

ENGRENAGENS
ENGRENAGENS CILNDRICAS DE DENTES RETOS: Tenso admissvel (mat) Material MPa (N/mm) FoFo cinzento 40 FoFo nodular 80 Ao fundido 90 SAE 1010/1020 90 SAE 1040/1050 120 SAE 4320/4340 170 SAE 8620/8640 200

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionar o par de engrenagens cilndricas de dentes retos, para que possa atuar com segurana em um transmisso especfica. A transmisso ser acionada por um motor de potencia de 11KW que atua com uma rotao de 1140 rpm.

36

ENGRENAGENS
EXERCCIO: O material a ser utilizado o SAE 4340. (Biapoiado) Considerar b/d0=0,25 =20 Z1=12 dentes (pinho) Z2=38 dentes (coroa) As engrenagens atuaro em eixos de transmisso com carga uniforme, com tempo de servio mximo de 10h dirias.

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Z2
Mancais Engrenagens

Motor Z1
Acoplamento Eixo-rvore

37

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Na resoluo deste exerccio, no ser consideradas perdas de potncia. Assim, procedendo desta forma, trabalha-se a favor da segurana.

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Como a rvore do pinho est acoplada ao eixo do motor e desprezando as possveis perdas encontradas no acoplamento, conclui-se que o torque no pinho o torque do motor. Torque no pinho: T=P/ T=11000/((2..N)/60) T=92,14 Nm =92140Nmm

38

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Relao de transmisso: i=Z2/Z1 i=38/12 i=3,16

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Fator de durabilidade: W=(60.np.h)/106 W=(60.1140. 104 )/106 W=684 Presso admissvel: Padm=(0,487.HB)/W1/6 Padm=984.106 , Pa=984N/mm

39

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Fator de servio: (Tabelado) O fator de servio para eixo de transmisso, carga uniforme, para funcionamento de 10h dirias igual a 1-1,25. Adotaremos 1,2.

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Volume mnimo
b.d0=5,72.1011.((T/(Padm)).((i+1)/(i+0,14)). b.d0=5,72.1011.((92,14/((984.106)))).((3,16+1)/(3,16+0,14)). 1,2 b.d0=5,72.1011.(9,51.10-17).1,26. 1,2 b.d0=8,2248.10-5m b.d0=82248 mm

40

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Mdulo do engrenamento: (Pinho) b.d0=82248 mm b/d0=0,25 b=0,25. d0 Substituindo: 0,25. d0. d0.=82248 d0=82248/0,25 d0=69 mm

1 2

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Mdulo do engrenamento: (Pinho) m=d0/Z m=69/12 m=5,75 mm Valor de mdulo que deve ser normalizado (Tabelado) mn=2,00-2,25-2,50-... Utilizaremos m=5 mm

41

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Em funo da normalizao do mdulo, existe a necessidade do redimensionamento do dimetro primitivo. d0n=mn.Z1 d0n=5.12 d0n=60 mm

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Em funo do dimetro primitivo determinamos o valor da largura. b.d0n=82248 b=82248/60 b=22,8 mm

recalculado,

42

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Resistncia flexo no p do dente Ft=2.T/d0n Ft=2.92140/60 Ft=3071,3N

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Fator de forma: Como o pinho possui 12 dentes, determinamos que o fator q ser igual 5,0.

43

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Tenso mxima atuante no p do dente: mx=((Ft.q.)/(b.mn)mat mx=((3071,3.5.1)/(22,8.5) mx=134,7N/mm = 134,7MPa

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento: Anlise do dimensionamento: material: Ao mat=130N/mm - 130MPa Como foi calculado: mx=134,7N/mm - 134,7MPa Como a tenso mxima atuante superior tenso admissvel do material, conclui-se que o pinho dever ser redimensionado.

44

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Re-dimensionamento: Em funo do que foi calculado, poderamos adotar as seguintes hipteses: Modificao do material por um outro mais resistente. Por exemplo utilizar ao SAE 8620, pois mat=200N/mm - 200MPa Alterar as dimenses geomtricas da engrenagem. Largura, dimetro primitivo, modulo entre outros, Melhor opo muitas vezes.

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Re-dimensionamento: Manter mdulo e fazer o redimensionamento da largura, utilizando a tenso admissvel do material (SAE4340). Como mat=130N/mm - 130MPa b=(Ft.q.)/(mn. 4340) b=(3071,3.5.1)/(5.130) b=23,6mm

45

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Re-dimensionamento: Nova relao b/d0: b/d0=23,6/60 b/d0=0,393 Segundo as orientaes: Para engrenagens biapoiadas b/d01,2 Como 0,393<1,2 a engrenagem est dentro das especificaes.

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Caractersticas geomtricas Caracterstica Mdulo normalizado-mn Passo-t0=mn. Vo entre os dentes-lo=t0/2 Altura da cabea-hk=mn Altura comum do dente-h=2mn Altura total do dente-2,2.mn Espessura do dente-S0=t0/2

Pinho 5mm 15,7mm 7,8mm 5mm 10mm 11mm 3,9mm

46

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Caractersticas geomtricas Caracterstica Folga da cabea-Sk=0,2.mn D. Primitivo-d0=mn.Z D. Base-dg=do.cos

Pinho 1mm 60mm 56,3mm

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionar um pinho de dentes retos, para que possa atuar com segurana na transmisso onde esta ser acionada por um motor de potencia de 15KW que atua com uma rotao de 1750 rpm.

47

ENGRENAGENS
EXERCCIO: O material a ser utilizado o SAE 1040. Considerar b/d0=0,50 =20 Z1=32 dentes (pinho) Z2=65 dentes (coroa) As engrenagens atuaro em equipamentos de converso de madeira com carga uniforme, com tempo de servio mximo de 10h dirias.

ENGRENAGENS
EXERCCIO: Dimensionamento:
Engrenagens

Mancais

Motor

Acoplamento

Eixo-rvore

48

You might also like