You are on page 1of 3

FRUM 1 Reflitam sobre o que avaliao educacional nas perspectivas tecnicista e formativa.

. O modelo de avaliao vigente nas escolas em que vocs trabalham est pautado em qual das duas formas de avaliao? As respostas devem ser respaldadas nas aulas 1, 2, 3, 4 e 5. Nos estabelecimentos de ensino da rede pblica, em sua grande maioria, o processo avaliativo praticamente no existe, e o que existe no est pautado nem na perspectiva tecnicista e nem na formativa. Para que haja uma avaliao tecnicista, seria necessrio que certa quantidade de informaes fosse transmitida, o que muitas vezes no ocorre no dia-a-dia escolar, e isso, por vrios motivos. Observando do ponto de vista formativo em relao avaliao, precisamos de estabilidade entre os envolvidos no processo, o que tambm no ocorre atualmente, ou seja, teoricamente, ambas as perspectivas, tecnicista e formativa, esto presentes nas escolas em que trabalho, porm, na realidade, nenhuma delas est. __________________________________________________________________________________________ FORUM 2 (at 16 de junho) Considere as aulas 11 e 12 para analisar a situao a seguir: Uma professora, aps desenvolver uma sequncia de atividades, observa que uma parte significativa dos alunos teve desempenho insatisfatrio em relao s expectativas de aprendizagem. Diante do exposto, qual seria a postura adequada da professora para avaliar seus alunos? Essa professora poderia reorganizar a forma de expor o que foi ensinado e avaliar tambm de outra forma, diferente daquela que havia sido feita antes. As pessoas aprendem de maneiras diferentes e por isso, precisam de recursos variados para que interpretem corretamente aquilo que se est ministrando. Talvez este grupo no tenha decodificado a informao (ou o que quer que seja) que lhes foi transmitida, portanto, ideal seria trabalh-la de uma outra forma. A avaliao poderia ser modificada ou simplesmente levar em considerao a evoluo que cada aluno teve em relao fase anterior da exposio do contedo, ou seja, verificar-se-ia o quanto eles mudaram quando em contato com as atividades. __________________________________________________________________________________ FORUM 3 (at 20 de junho) Em uma reunio pedaggica de uma escola pblica, cujo o tema era avaliao, surgiu o seguinte comentrio de um professor: - Para qu avaliar os nossos alunos? Eles no conseguem alcanar os objetivos propostos. As avaliaes so uma grande mentira, vejam o Enem, seus resultados apontam o fracasso da educao e das polticas educacionais! Analise esta fala e oriente seu colega sobre a importncia das avaliaes institucional e em larga escala. As repostas devem ser subsidiadas a partir da leitura das aulas 13, 14, 15, 16 e 17.

ATIVIDADE 1 (at 14 de junho) Para responder esta atividade voc deve ler as aulas 7, 8, 9 e 10. Analise a citao a seguir: "Avaliar o ato de diagnosticar uma experincia, tendo em vista reorient-la para produzir o melhor resultado possvel; por isso, no classificatria nem seletiva, ao contrrio, diagnstica e inclusiva." (Luckesi, p.5, 2002) Agora, responda as questes: a) Comente a citao acima e explique o que uma avaliao diagnstica e quais as implicaes desta compreenso para a prtica docente.

b) Debata sobre a relao entre avaliao contnua e os ciclos ou progresso continuada. c) Explique como se deve avaliar nas diferentes reas do conhecimento. A avaliao diagnstica consiste em pontuar qual o nvel de aprendizagem de um grupo de alunos ou de um aluno, a fim de trabalhar com eles/ele, aquilo que necessita. Os pontos levantados so os orientadores do planejamento a ser desenvolvido durante o perodo letivo ou em paralelo a ele. A avaliao diagnstica norteia o que falta diante daquilo que deveramos ter naquele momento e diante dela, comeamos o trabalho. Durante a aplicao do planejamento de um determinado componente curricular, avaliaes contnuas devem ser feitas em relao a todos os aspectos da vida acadmica dos alunos, permitindo assim, o desenvolvimento pleno daquilo que se tem carncia ou de itens no alcanados. Os ciclos e a progresso continuada, aparentemente preponderam sobre o tempo hbil e necessrio para que o ser humano absorva e apreenda as habilidades e competncias disponveis para aqueles que tm um processo educativo em andamento, porm, infelizmente, isso tira dos alunos a responsabilidade e importncia que deveriam dar sua prpria vida acadmica, afinal, teorias so belas mas nem sempre aplicveis. Todos os tipos de avaliao deveriam ser inclusivas e orientadoras de um replanejamento e isso, depende de ter claros nos planos de ensino de cada docente, os objetivos que se quer atingir. Cada pea da construo de cada rea do conhecimento apia-se na pea anterior que se for colocada com firmeza e bem estabelecida, dar estabilidade ao desenvolvimento cognitivo de cada ser humano.

ATIVIDADE 2 (at 20 de junho)

Analise a seguinte situao: Uma professora de Portugus solicitou aos alunos um trabalho de casa. Era uma redao que valia de 0 a 8 pontos para a mdia. O menino (ou rapaz, pois tem 12 anos), com a paixo e o ardor que assola essa idade, dedicou-se ao trabalho. Produziu o texto e obteve da professora a nota mxima, 8 (oito). Dias depois, a professora promoveu em sala de aula uma arguio oral e o menino foi bem, obtendo mais dois pontos, que, segundo a professora, seria a meno mxima a essa atividade, pois que se destinava a completar a meno anterior, que fora 8. Desse modo, o menino tinha uma qualificao nota dez. Porm, num determinado dia, os alunos estiveram irrequietos na sala de aula. Ocorreu que a professora deu a seguinte ordem: - Como hoje vocs esto muito indisciplinados, aquela avaliao anterior - do trabalho e do questionamento oral - no valem mais nada. O que vai valer este teste que estou colocando aqui no quadro, agora. Diante desta situao que lio tirar desse acontecimento? Ser que eram relevantes os dados solicitados no trabalho e no questionamento oral anterior? Se eram, por que este "castigo" agora? Ser que os dados utilizados para o novo teste foram relevantes, ou simplesmente foram questes para assustar, oprimir e satisfazer a raiva da professora por no poder controlar os alunos? Afinal, qual o fundamento dessas decises? Voc pode responder esta atividade a partir das leituras realizadas das aulas 1 a 12.
Todos os professores so seres humanos, passveis de falhar ou entregarem-se s suas loucuras. Este acontecimento mostra que muitos docentes no esto preparados para exercerem sua funo, o que causa muita confuso no ambiente escolar. Os alunos no entendem o que houve, muitos nem percebem a tal baguna, a realidade deles muito diferente da realidade do professor e assim temos um abismo que separa um do outro dentro da sala de aula. Eu entendo que os alunos, possivelmente, estavam seguros quanto s suas notas (talvez porque as tenham conseguido na atividade da redao+argio oral) e no estavam dando ateno professora e nem permitindo que ela explanasse sobre o assunto pretendido, assim, ela decidiu zerar, decidiu chamar a ateno

deles demonstrando que a segurana que eles tinham nas notas nada valia. Assim, ela os atrairia para que eles deixassem-na dar sua aula tranquilamente e buscassem tirar outras notas. A situao na educao nacional est muito complicada. Os professores tm um milho de responsabilidades, so desrespeitados o tempo todo, tem alunos (em sua grande maioria) desinteressados, desmotivados (da prpria vida, no s da educao), o salrio medocre e, infelizmente, sentem-se presos nesta situao horrenda. Eles continuam caminhando tomando atitudes que muitas vezes atrapalham ao invs de ajudar o aluno, porm, embora os discentes no tenham culpa de tudo o que tem acontecido e nem devem ser prejudicados por isso, temo que, enquanto tivermos tantos seres humanos rejeitados, aplacados, renegados, abandonados, vetados e sujeitos a indignidades absurdas, teremos injustias e punies desnecessrias todos os dias.

You might also like