You are on page 1of 4

Aula 1 Apresentao O que ser cabeleireiro?

? O cabeleireiro o profissional que cuida da beleza e vitalidade dos cabelos de seus clientes, sejam eles homens ou mulheres. Por meio de escovas, aplicao de cremes, qumicas, tinturas (caso se deseje mudar a colorao) e da tesoura, para mant-los sempre no tamanho e esttica ideal, buscando o melhor resultado para agradar aqueles que o procuram.

Histria da profisso
Introduo: Para que um profissional tenha sucesso na sua carreira, indispensvel que ele conhea as origens de seu ofcio. Este conhecimento to importante serve para que, conhecendo a histria pregressa, o profissional tenha elementos para estudar a evoluo e assim, poder contribuir para o seu futuro.

Origem: A nossa profisso uma das mais antigas que existem desde antes da Cristo, a preocupao com os cabelos e a vaidade j estavam presentes nos homens e mulheres. Registros histricos indicam desde o pr-histrico, isso foi comprovado por pinturas rupestres encontradas em cavernas, e por fsseis de alguns tipos de pentes e navalhas feitos em pedras. No Egito antigo os cuidados com os cabelos foi marcante, existiam escravos que nasciam j com o ofcio de cuidar dos cabelos e do corpo do Fara, onde j se via a habilidade dos cabeleireiros, e foi no Egito h mais ou menos 5 mil anos que surgiram as perucas sofisticadas as quais gozavam de grande prestgio, o material usado nesses cuidados como as tesouras, pentes, navalhas, escovas e loes eram guardados em caixas luxuosas como se fossem um tesouro. Ainda no Egito antigo, a aproximadamente 3000 a.C. as cabeas rapadas e lisas e os corpos sem plos passaram a ser sinal de

nobreza e a moda ditava o uso de perucas que eram feitas de cabelo humano ou de l de carneiro, as barbas postias tambm eram um sucesso entre os homens. Os cabelos e as barbas eram tingidos com uma colorao azul escuro para conseguir uma colorao de uma tonalidade preta ( a cor preferida na poca)a mulheres usavam tambm a henna para colorir as unhas e cabelos. A henna uma colorao vermelho alaranjada extrada de uma planta de nome cientfico Lowsonia inemis, um tipo de p retirado das folhas da afena egpicia, nos dias atuais encontramos a henne em loja de cosmticos em vrios tons mas essas so misturadas com outros produtos qumicos, pois a henna natural s existe na colorao vemelho alaranjado. Os cortes de cabelo nessa poca ainda no Egito eram feitos retos normalmente com uma franja, o comprimento que variava entre a altura do do queixo at para baixo do ombro. Foi na Grcia, mais especificamente em Atenas que surgiu os primeiros sales de cabeleireiros, que eram chamado de Koureia e eram construdos em praas pblicas, onde o s escravos homens cuidavam dos homens e as escravas mulheres cuidavam da mulheres, esses escravos eram considerados especiais e eram chamados de Kosmetes ou embelezadores da beleza e eram muito procurados. No sculo II a.C., na Grcia antiga, para poder encontrar um verdadeiro penteado requintado era necessrio utilizar a imaginao e valia ir at o topo do Olimpo (lugar reservado para os deuses e deusas, na mitologia grega era considerado a morado dos deuses) e os penteados eram exibido com muito orgulho e prevalecia os frisados, louros, com caracis estreitos e discretos, com franja espiral. Eram considerados eventos sociais os encontros entre filsofos, polticos, escritores, poetas para conversas sobre tudo enquanto eram barbeados e faziam ondas nos cabelos, faziam manicure, pedicure e seus cabelos eram longos, escuros, espessos e ondulados. O rabo de cavalo, muito usado at hoje entre as mulheres e alguns homens de cablos compridos, apareceu pela primeira vez nos afrescos de Creta. Os preparados cosmticos leos, pomadas, graxas e loes eram usados para dar brilho e perfume nos cabelos.

Como os cabelos loiros eram raros e admirados pelos gregos, os homens e mulheres tentavam descolorir e tingir os cabelos com flores amarelas. As barbas tanto verdadeiras como as falsas foram populares at o reinado de Alexandre o Grande. Era nos sales que os gregos e romanos discutiam as novidades e propagavam as fofocas, isso feito at hoje pois ainda nos sales que as pessoas ficam sabendo das novidades do mundo dos cabelos e da esttica, mesmo tendo muitos meios de informao como a internet, a televiso, os jornais e as revistas, as pessoas se sentem mais seguras quando obtem as informaes com o profissional ao qual elas confiam. As barbearias continuaram sendo instituies sociais, os barbeiros prestavam seus servios nos mercados e casa de banhos pblica. Os cabelos e barbas eram ondulados com ferro quente e eram usadas muitas poes para prevenir a queda e o embraquecimento dos cabelos.
O cabelo mais usado entre os homens era o corte curto, escovado para frente e com ondas e as mulheres usavam o cabelo ondulado, repartido ao centro e cado sobre as orelhas. Se antes existiam particularidades regionais, a partir de Luis XIV a moda francesa dominou todas as civilizaes. No comeo do sculo XVIII as mulheres casadas usavam uma touca para esconder os cabelos e s seus maridos podiam ver seus cabelos soltos. Maria madalena ( a pecadora) foi sempre representada como cabelos soltos e longos enquanto as consideradas santas sempre apareciam com toucas e os cabelos presos, pois os cabelos eram tidos como sensuais. Nos sculos XVIII e XIX os jornais da moda divulgaram os estilos por toda a Europa. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram o cabeleireiros direto da rainha Maria Antonietta, e foram os coiffures parisieneses: Leonard, Autier e Legros Rumigny, que para prestar seus servios a rainha recebiam altos salrios. Mas foi no sculo XX que a moda dos cabelos se aliou a tecnologia. A pesquisa cientfica comeou quando a higiene pessoal se tornou um meio de se prevenir contra o acmulo de piolhos e sujeira que ficavam escondidos por debaixo das perucas.

E foi tambm no incio do sculo XX que surgiram os primeiros sales femininos e como as barbearias masculinas da Grcia antiga se tornaram lugar de encontro entre as mulheres. Em 1906, Charles Nestl (Londres) inventou a mquina de fazer ondas permanentes nos cabelos, o que fez as mulheres no precisarem mais ficar horas enrolando os cabelos com ferro quente. No ano seguinte, em 1907, Eugene Schuller, um francs estudante de qumica, fundou a empresa Loreal, que hoje conhecida mundialmente, e criou uma tintura para cobrir os cabelos grisalhos com cores naturais usando um processo permanente. Para prxima aula: Vamos falar da nossa profisso a partir dos anos 20 Como surgiu a profisso cabeleireiro no Brasil? O que moda para voc?

You might also like