You are on page 1of 20

VOLUNTRIOS ADULTOS E SEUS DEVERES

Quando se chega em torno dos 12 anos de idade, os rapazes comeam a desenvolver um desejo de ser responsveis por suas prprias aes. Durante os anos que se seguem, os amigos dos rapazes geralmente tero mais influncia sobre ele - boa ou m - que seus pais, conselheiros espirituais ou professores. A Ordem DeMolay serve um valoroso propsito fornecendo um ambiente onde rapazes podem encontrar tanto a independncia quanto o companheirismo que tanto desejam. Uma parte vital deste ambiente o voluntrio adulto. Voluntrios adultos qualificados e competentes so importantes para a Ordem - para dar orientao, assistncia e superviso para os Membros DeMolay enquanto eles aprendem tcnicas de liderana e se divertem com seus amigos.

OS VOLUNTRIOS DEMOLAY FAZEM A DIFERENA


A fora e o crescimento de qualquer Captulo DeMolay pode ser traado diretamente fora e ao interesse dos voluntrios adultos de cada Captulo. Sem a orientao adulta adequada, um Captulo muitas vezes vai fracassar e finalmente parar de funcionar. Ao mesmo tempo, voc e outros rapazes em seu Captulo devem ter a permisso de cometer erros, para que vocs possam aprender juntos. Os Membros DeMolay devem estar envolvidos no processo de tomada de deciso para que o Captulo possa ser bem-sucedido. O voluntrio adulto eficiente sabe que rapazes ficam muito mais motivados em dar apoio a algo que eles mesmos ajudaram a criar. Quanto maior for o sentimento de posse, mais envolvidos e entusiasmados estaro os membros do Captulo. Este enfoque sobre os rapazes um princpio fundamental da Ordem DeMolay. Ele se traduz em frases como estas: 1. Cada DeMolay nico 2. Rapazes devem estar envolvidos nas decises que os afetam 3. A organizao deve ser flexvel 4.A Ordem DeMolay oferece amplas oportunidades de aprendizado e crescimento 5. A Ordem DeMolay um mundo voltado para a juventude 6. Os membros DeMolay devem tirar vantagem destas oportunidades 7. Os membros devem assumir o papel principal no planejamento e execuo das aes 8. Prmios e reconhecimento esto ao alcance de todos 9. Os DeMolays tm responsabilidades 10. Ajudar aos outros pode trazer felicidade 11. A Ordem DeMolay um investimento no futuro Manter a perspectiva nos rapazes ajuda os lderes adultos a entender, por exemplo, que a sua viso do tempo diferente da dos adultos. Ter isso em mente ajuda a entender porque os rapazes no enxergam imediatamente a razo de muitas atividades DeMolay. Os trabalhadores adultos DeMolay devem entender que eles no conseguiro motivar os rapazes. A motivao deve vir de dentro de si mesmo.

QUALIDADES QUE PROCURAMOS EM VOLUNTRIOS ADULTOS


Alguns adultos "casam" com a Ordem DeMolay. Outros nunca conseguem ser eficientes. O que faz a diferena? Atravs dos anos, ns descobrimos que as seguintes qualidades em um voluntrio adulto ajudam a construir as relaes que so necessrias para um Captulo de sucesso: 1. Viso jovem - jovem de corao, no necessariamente jovem em anos 2. Vontade e capacidade de comunicao com pessoas jovens 3. Modelo positivo - cujo estilo de vida esteja consistente com os ideais e ensinamentos da Ordem DeMolay. Apesar de ningum ser perfeito, todos devem reconhecer a influncia que adultos tm sobre os jovens entregues a eles 4. Criativo e cheio de recursos - capaz de ajudar os DeMolay a adquirir os recursos necessrios para alcanar metas individuais e do Captulo, mesmo com pouco dinheiro 5. Desafiante e inspirador - capaz de encorajar jovens a ter metas maiores, a ajud-los a entender que as pessoas que se esforam so capazes de melhorar 6. Entusiasmado - que acenda o entusiasmo que existe em cada rapaz, e infundir nele o entusiasmo pelo servio DeMolay aos outros. 7. Capaz de aprender tanto quanto ensinar - adultos podem aprender muito com os jovens se pararem para escutar e procurar entender 8. Viso de equipe - vontade e capacidade de trabalhar efetivamente com outros 9. Consistncia - jovens detectam rapidamente a inconsistncia entre atos e palavras 10. Pacincia e compreenso - a prtica leva perfeio, e algumas pessoas precisam mais prtica que outras. Pacincia e encorajamento funcionam melhor do que raiva e frustrao para motivar jovens a tentar novamente 11. Confiante - capaz de projetar confiana na capacidade de um jovem de executar tarefas e conduzir a si mesmo com honra 12. Seguro no trabalho, nas finanas e com tempo disponvel 13.Com vontade de partilhar suas experincias com os jovens DeMolay... ou apenas "estar l" para conversar quando necessrio Voluntrios com experincia pregressa na Ordem DeMolay podem fazer contribuies imediatas como membros do Conselho Consultivo ou Equipe de Liderana Adulta. Entretanto, uma conexo com a Ordem DeMolay ou a fraternidade manica no necessariamente pedida. Os Captulos esto sempre dispostos a comunitrios e outros que queiram aceitar responsabilidades especficas. Qualquer adulto qualificado que queira trabalhar com jovens pode fazer uma contribuio de peso para a Ordem DeMolay. Novamente, um voluntrio adulto um modelo para cada DeMolay... e um dos melhores que ele tem hoje em dia. Os adultos devem sempre se lembrar da perspectiva DeMolay: a certeza de que o modelo que ele fornece seja digno de imitao.

O PROGRAMA DE RECRUTAMENTO ADULTO DEMOLAY


Para ajudar os Captulos DeMolay com o recrutamento de Adultos, o Grande Conselho Estadual e a Loja Patrocinadora devem agir juntos para trazer o maior numero possvel de maons com sucesso de sua vida profissional. Sempre procurando voluntrios para uma liderana adulta madura e experiente.

COMO ADULTOS PODEM SE ENVOLVER ATIVAMENTE NA ORDEM DeMOLAY 1. Participando de uma atividade no Captulo para se familiarizar com os DeMolay e outros membros da Equipe de Liderana Adulta 2. Se comprometendo a um ano de servio. Vocs ficaro felizes em saber que o compromisso com a Ordem DeMolay no para a vida inteira 3. Determinando uma funo especfica que case com seus interesses. Eles aproveitaro a experincia DeMolay quando forem designados para uma funo que seja consistente com seu background, treinamento e interesses. Uma lista de tarefas tpicas de voluntrios segue abaixo. Seu Captulo pode ter tambm outras necessidades para voluntrios 4. Comparecendo ao Programa de Desenvolvimento de Conselheiro DeMolay. Este um programa formal de treinamento que prepara Conselheiros e voluntrios para serem efetivos no aconselhamento de um Captulo DeMolay 5. Pedindo para ajudar A Equipe de Liderana Adulta deve constantemente rever e avaliar sua performance. Conselheiros e voluntrios excepcionais sero convidados a servir ao Captulo por um ano adicional. Todos os voluntrios adultos devem tirar vantagem das oportunidades para aprender habilidades de melhoria pessoal e de construo de trabalho de equipe que a Ordem DeMolay fornece continuamente. Elas ajudam a tornar uma pessoa melhor e um membro de equipe mais efetivo.

TAREFAS TPICAS DE CONSELHEIROS OU VOLUNTRIOS DeMOLAY


Existem muitas oportunidades para servio a serem distribudas. A Ordem DeMolay tenta recrutar voluntrios adultos qualificados em nmero suficiente para que as tarefas sejam divididas igualmente. Os Captulos so bem-sucedidos quando os voluntrios adultos se envolvem e aceitam responsabilidade por tarefas especficas. Existem muitas tarefas de voluntrio adulto aonde necessria uma especializao: 1. Presidente do Conselho Consultivo DeMolay 2. Conselheiro de Captulo 3. Recrutamento e reteno de membros 4. Educao e desenvolvimento de membros 5. Esportes e atletismo 6. Servio comunitrio 7. rea social e recreacional 8. Relaes fraternais 9. Levantamento de fundos 10. Premiaes e reconhecimento 11. Cerimonial 12. Administrao do captulo 13. Transportes Duas destas funes so crticas - Presidente do Conselho Consultivo e Conselheiro do Captulo. O Presidente responsvel pelo recrutamento e a construo de uma Equipe de Liderana Adulta vencedora - uma equipe que apie as Atividades do Captulo e trabalhe juntamente com os membros para alcanar suas metas pessoais. A importncia do Conselheiro do Captulo no pode ser esquecida. Este Conselheiro responsvel pelo comparecimento a todas as reunies e eventos do Captulo, e procura a ajuda e cooperao de outros membros da Equipe de Liderana Adulta quando for necessrio.

As tarefas tpicas que mencionamos no so as nicas reas aonde adultos podem partilhar suas experincias. Em muitos casos, os Captulos definem novas reas de responsabilidade, de acordo com a natureza das atividades em que o Captulo est comprometido.

A EQUIPE DE LIDERANA ADULTA


Os Estatutos do Supremo Conselho (SCODRFB) determinam que todos os Captulos tenham um Conselho Consultivo com Conselheiros treinados e registrados. Apesar das Equipes de Liderana Adulta no estarem previstas nos Estatutos, elas aumentam a base de apoio para os Captulos DeMolay, expandem a gama de comunicaes e aumentam a participao dos pais e outros adultos qualificados com a Ordem DeMolay.

CONSELHO CONSULTIVO
Cada Captulo DeMolay deve ter um Conselho Consultivo que consiste de trs ou mais Mestres Maons de boa reputao. Seniores DeMolays que no sejam Mestres Maons, mas que sejam recomendados pela loja patrocinadora tambm so elegveis para servir como membros do Conselho Consultivo e podem atuar em qualquer cargo menos o de Presidente do Conselho Consultivo. INDICAO E REGISTRO DE CONSELHOS CONSULTIVOS Membros de Conselho Consultivo podem ser recomendados pela loja patrocinadora do Captulo, mas a sua indicao ser feita pelo Grande Mestre Estadual da Jurisdio. O tempo de gesto de um ano. No existe um nmero mgico de conselheiros que assegure o sucesso, mas certamente exceder os trs recomendados pelo Supremo Conselho tornar as coisas mais fceis para todos os Conselheiros. No importa o nmero de Conselheiros do Conselho, o importante dividir as responsabilidades e os deveres. Cada um deve compartilhar o fardo, e cada um deve conhecer suas responsabilidades. Um Grande Mestre Estadual pode indicar uma pessoa como membro do Conselho Consultivo apenas aps o mesmo tenha tido conhecimento de suas funes como conselheiro e s pode reindic-lo aps obter a verificao de que o indivduo que est sendo reindicado completou o Programa DeMolay de Treinamento de Trabalhador Adulto requerido. Cada membro do Conselho Consultivo deve ser registrado a cada ano no Registro de Conselho Consultivo do Grande Conselho Estadual e do Supremo Conselho (SCODRFB). Todos os Conselheiros, inclusive os reindicados e os novos, devem ser listados no formulrio com seus endereos de correspondncia corretos e todas as assinaturas requeridas. O Registro de Conselho Consultivo est aprovado com a assinatura do Grande Mestre Estadual da sua Jurisdio. Registros de Conselho Consultivo devem ser retornados prontamente. Durante o ano, novos Conselheiros devem fazer o Curso de Liderana. O Grande Mestre Estadual tem a autoridade de remover qualquer membro do Conselho Consultivo que no consegue ou no quer executar suas funes, com ou sem causa, se em sua opinio este for melhor caminho para o bem da Ordem.

Cada membro do Conselho Consultivo faz um Voto de Lealdade ao Supremo Conselho (SCODRFB) e ao Grande Mestre Estadual. Existe uma cerimnia para a instalao de membros do Conselho Consultivo e est localizada no Monitor de Cerimnias. DEVERES DO CONSELHO CONSULTIVO O Conselho Consultivo deve se reunir pelo menos uma vez por ms para executar seus deveres, com a elaborao de um relatrio completo das transaes ocorridas em cada reunio. O Conselho Consultivo deve governar as atividades de um Captulo de acordo com os Estatutos do Supremo Conselho e as ordens ou editais do Grande Mestre Estadual. Um Conselho Consultivo tambm tem o poder de remover do quadro de membros qualquer membro do Captulo que seja culpado de violar lei DeMolay, que tenha moral ou conduta duvidosa ou indigna de um membro da Ordem DeMolay. Este poder pode ser exercido apenas aps a notificao de que tal ao foi enviada ao Grande Mestre Estadual da jurisdio e aps acusaes oficiais sejam feitas ao membro em questo. Existem procedimentos especficos que devem ser seguidos nestes casos. Os Estatutos contm informao precisa sobre os procedimentos a serem usados. Processo correto e os direitos de cada indivduo devem ser respeitados. A jurisdio penal de um Conselho Consultivo inclui todos os membros de seu prprio Captulo, onde quer que eles sejam residentes, e os membros de qualquer outro Captulo, se estes residirem mais prximos a este lugar de reunio que ao Captulo do qual so membros. Em lugares onde existe mais de um Captulo, tais Captulos tero jurisdio penal concorrente sobre todos os DeMolays que no sejam membros de nenhum dos Captulos. Quando um membro tiver sido suspenso por causa, o Captulo ao qual ele pertence tem jurisdio penal exclusiva sobre ele. Qualquer membro do Conselho Consultivo que esteja presente pode excluir qualquer DeMolay, Snior DeMolay, Mestre Maom ou qualquer outra pessoa de uma reunio de Captulo, ou de qualquer outro evento realizado sob o patrocnio ou controle do Captulo, se a presena da pessoa for prejudicial paz e harmonia do Captulo ou de seus membros. RESPONSABILIDADES GERAIS O Conselho Consultivo como um todo tem certas responsabilidades que deve executar antes de se tornar uma unidade efetiva. Elas so: 1. Organizao - que o Conselho j tenha escolhido um Presidente e um Conselheiro do Captulo e dividido os deveres e responsabilidades entre os membros do Conselho 2. Encontros Mensais - com a elaborao de atas de todos os encontros 3. Orientao do Captulo - ajuda o Captulo a se administrar; porm, no administra o Captulo 4. Regulamentao do Captulo - tem certeza de que o Captulo opera dentro dos Estatutos do Supremo Conselho e que todas as polticas e regulamentaes do Grande Conselho Estadual so seguidas e respeitadas 5. Verificao do Oramento do Captulo - mantm rgido controle sobre as finanas do Captulo para se assegurar de uma gerncia fiscal adequada 6. Seleo do Escrivo do Captulo - se assegura de que um jovem responsvel seja selecionado para manter as atas do Captulo e todos os outros documentos vitais essenciais para a operao sadia do Captulo.

7. Formulrio de Permisso para Tratamento Mdico - para permitir cuidado adequado em caso de emergncias, o Conselho deve obter um Formulrio de Permisso para Tratamento Mdico dos pais de cada membro. 8. Insistncia no Crescimento e Expanso - no deixar os membros perderem de vista a necessidade de um vigoroso programa de recrutamento de novos membros, e ficar certo de que os membros participem de outras atividades inter-Captulos, jurisdicionais ao Grande Conselho Estadual e ao Supremo Conselho (SCODRFB). Enquanto estas so responsabilidades gerais do Conselho Consultivo, existem outros deveres e responsabilidades especficas aos quais cada Conselheiro deve aderir dentro do Conselho. Estas incluem: 1. Fazer um esforo para freqentar o mximo de reunies do Captulo e da jurisdio que forem possveis. A presena dos Conselheiros vai inspirar um clima de confiana entre os membros que estes estejam realmente interessados em seu trabalho e que eles so srios no objetivo de ajudar aos membros. 2. Supervisionar festas, bailes e outras atividades sociais do Captulo. 3. Freqentar a todas as reunies do Conselho Consultivo. Todos os Conselheiros so parte integral da operao bem-sucedida do Captulo. 4. Fazer com que os membros do Captulo se sintam felizes de estarem com eles. O interesse e a amizade de um adulto pode ser uma coisa preciosa para um rapaz. 5. No hesitar em preencher nenhuma funo de Conselheiro se fizer necessrio. Mesmo que seja dado a eles alguma especialidade que interesse especificamente a eles, Conselheiros no devem hesitar em preencher qualquer vaga necessria para a execuo do trabalho. 6. Manter a Ordem DeMolay visvel dentro da comunidade manica. Aonde quer que seja e sempre que puderem, os Conselheiros devem falar sobre as atividades DeMolay e lembrar aos Maons do importante trabalho sendo feito para moldar o carter dos jovens DeMolay. REUNIES DO CONSELHO CONSULTIVO O Presidente do Conselho Consultivo deve convocar reunies mensais do Conselho e conduzi-las de uma maneira profissional para alcanar um objetivo triplo: Primeiro: O Conselho Consultivo ser um modelo para o Captulo. Cada Conselheiro deve manter o exemplo que ele quer que os membros sigam. Um Conselheiro de Captulo est em uma difcil posio quando ele encoraja os DeMolays a fazerem reunies srias se o exemplo dado pelo Conselho Consultivo for negativo. Os DeMolays freqentemente fazem o mesmo que seus Conselheiros, ao invs de seguir o que eles dizem. Se o seu Conselho conduz itens importantes de uma maneira desorganizada, ento o Mestre Conselheiro naturalmente pode presumir que ele deve seguir a linha de seus Conselheiros.

Segundo: Um Conselho Consultivo administrado com eficincia est em uma melhor posio de atrair novos membros. Como em um Captulo DeMolay, novos membros so mais atrados por um Conselho eficiente e bem-sucedido do que por um Conselho de segunda categoria com uma pssima organizao. Todo mundo quer pertencer a uma organizao de primeira categoria. Uma pessoa que d valor ao seu tempo preferir se associar a um grupo de homens eficientes, que levam a srio suas responsabilidades. Certamente a tarefa de trabalhar com um grupo de rapazes como Conselheiro deve ser considerada uma responsabilidade muito grande. Um maom comparecendo sua primeira reunio de um Conselho Consultivo DeMolay gostaria de encontrar uma equipe eficiente de Conselheiros que sabem como trabalhar com um Captulo DeMolay. Terceiro: Um Conselho Consultivo bem administrado exige menos de cada membro. Uma atividade cooperativa com doze homens, cada um sabendo o que est fazendo e cada um executando sua tarefa toma menos do tempo de folga do indivduo que um Conselho de um ou dois homens que tentam fazer tudo. Como um Conselho mais eficiente atrai mais homens, ele demanda menos tempo e energia de cada homem. Eficincia resulta em economia, e muitas mos diminuem o trabalho de cada um. Reunies devem ser agendadas todo ms, em uma data regular, para que os Conselheiros possam reservar aquele perodo de tempo com antecedncia. Alm disso, cada Conselheiro deve receber uma nota-lembrete (um carto-postal barato enviado pelo Secretrio do Conselho j suficiente), ou um telefonema para lembr-los. Para tornar as reunies eficientes, deve-se seguir as agendas e usar do procedimento parlamentar bsico a seguir est uma ordem do dia a ser seguida: 1. Chamada 2. Leitura da ata da ltima reunio 3. Tratar de quaisquer problemas levantados pela leitura da ata 4. Leitura de comunicados 5. Relatrios 6. Equipe de Liderana Adulta (Clube de Pais, etc.) 7. Mestre Conselheiro 8. Finanas do Captulo (Relatrio do Escrivo) 9. Relatrio do conselheiro do Captulo 10. Relatrio de outros conselheiros 11. Discusso de assuntos pendentes 12. Novos assuntos 13. Bem da Ordem Atas devem ser sempre mantidas. Como as atas das reunies fornecem documentao histrica do Captulo, tambm as atas do Conselho Consultivo fornecem a mesma documentao para o Conselho. Os relatrios da Equipe de Liderana Adulta ou Clube de Pais, Mestre Conselheiro e Escrivo devem ser entregues por escrito e anexados ata. Moes e assuntos em pauta devem ser corretamente relatados.

Se o Presidente se atm sua agenda e direciona a discusso de acordo com o procedimento parlamentar, todos os membros tero oportunidade de se expressar, e as decises do grupo podem ser feitas com mais facilidade. O tempo ser melhor aproveitado, e o tempo economizado pode fazer com que os membros cheguem em casa mais cedo, ou ento ser usado para convvio social aps o encerramento da reunio. Reunies mais curtas e encerramentos mais cedo tornam mais felizes e mais eficientes os membros do Conselho. Reunies sociais informais podem ajudar sobremaneira na construo de uma cooperao amigvel, permitindo que o Conselho trabalhe conjuntamente para a meta comum - o aconselhamento de um saudvel e progressista Captulo DeMolay. Apesar de todos os membros do Conselho Consultivo ter de ser Maons, Seniores DeMolays, permissvel que se encoraje outros adultos a ajudar com as atividades do Captulo. Alguns Conselhos Consultivos convidam adultos no-Maons s suas reunies para manterem relatrios em suas reas de atividade (um assistente no-manico em um Conselho e Captulo bem organizado pode se engajar no trabalho que est sendo feito e decidir se juntar a uma loja manica local). Muitos Conselhos Consultivos convidaro os Mestres Conselheiros e os Escrivos para apresentarem pessoalmente seus relatrios. FINANAS E OUTRAS TAREFAS Sob circunstncias normais, um Captulo DeMolay auto-suficiente. A loja patrocinadora geralmente no assume nenhuma responsabilidade financeira direta em relao ao Captulo.Apenas deve sempre lembrarmos que a Loja Patrocinadora Responsvel pelo Captulo Patrocinado e dever observar se todas as Obrigaes Capitulares esto sendo cumpridas pelo Captulo. Entretanto, o Conselho Consultivo assume a responsabilidade de controlar e supervisionar as finanas do Captulo para que este no se endivide. O Conselho Consultivo deve freqentemente verificar os relatrios financeiros do Escrivo e do Tesoureiro. Um Captulo no deve contrair dvidas. obrigatrio que primeiro se levante o dinheiro, para que ento se comprem os itens necessrios ou desejados. Contribuies da loja patrocinadora (e de indivduos) e renda vinda de atividades lucrativas so geralmente as fontes de dinheiro alm das coletas habituais. Uma Equipe de Liderana Adulta ativa e interessada tambm pode prestar grande apoio aos projetos de levantamento de dinheiro. O Conselho Consultivo responsvel pela superviso das finanas do Captulo de acordo com os estatutos. Todos os fundos coletados para Grande Conselho Estadual, tais como as taxas de iniciao,elevaes e etc.. pertencem ao Grande Conselho Estadual e ao Supremo Conselho (SCODRFB) e no devem ser usadas para qualquer outro fim. Estes fundos devem ficar retidos na tesouraria do Captulo e serem enviados ao Grande Conselho Estadual nas datas estipuladas pelos estatutos. O Escrivo e o Tesoureiro devem manter uma contabilidade separada destes fundos. Todos os gastos do Captulo devem ser comprovados por recibos e pagos em cheque. Cada cheque deve estar assinado pelos indivduos apropriados de acordo com os Estatutos do Grande Conselho Estadual de sua Jurisdio. Todos os gastos, exceto os fundos a serem pagos ao Grande Conselho e ao Supremo Conselho (SCODRFB), devem ser aprovados em votao do Captulo.

Nenhum fundo do Captulo pode ser emprestado, mas excedentes podem ser investidos em aes, papis, fundos de aplicao ou outros investimentos totalmente assegurados, se assim for votado pelo Captulo. Cada investimento separado deve ser aprovado por dois teros dos votos de todos os membros do conselho Consultivo, e o investimento ainda est sujeito a um controle do Grande Conselho Estadual. O oramento para um Captulo geralmente preparado pelo comit de finanas e apresentado ao Conselho Consultivo para aprovao. Ele se torna efetivo quando for aprovado, mas o Conselho Consultivo ainda tem de aprovar cada gasto individual do oramento quando este ocorrer. O Conselho Consultivo tambm tem a autoridade de modificar as pores oramentrias de acordo com o aumento ou diminuio da renda do Captulo. Os gastos dos fundos anuais de um Captulo devem ser divididos entra as gestes dos Mestres Conselheiros. O Conselho Consultivo pode autorizar que se gastem fundos do Captulo. O Conselho Consultivo deve conseguir permisso do Grande Conselho Estadual antes de fazer quaisquer solicitaes de fundos vindos de quaisquer pessoas que no sejam membros do Captulo. O Conselho Consultivo tambm aprova o relatrio do comit de auditoria sobre os livros do Escrivo e do Tesoureiro. Quando um captulo se atrasa trs meses no envio das taxas devidas ao Supremo conselho, ele ser automaticamente suspenso temporariamente. Um captulo suspenso temporariamente pode ter suas reunies e conduzir atividades com o objetivo de levantar fundos, mas no pode funcionar de outra forma como Captulo. A Carta (Charter) de um Captulo temporariamente suspenso ser automaticamente anulada se o perodo de suspenso exceder os trs meses. O Escrivo de um Captulo tem a responsabilidade de enviar todos os relatrios do Captulo ao Grande Conselho Estadual. Ele indicado pelo Conselho consultivo e geralmente serve por um ano aps sua indicao. Ele pode ser retirado do cargo a qualquer momento pelo Conselho Consultivo por fracasso ou negligncia na execuo de suas tarefas de uma maneira rpida e correta. O Conselho Consultivo deve tomar um cuidado especial na seleo de um Escrivo cuja experincia lhe ensinou a necessidade de manuteno cuidadosa de documentos e da elaborao rpida de relatrios. Mudanas no cargo de Escrivo devem ser feitas o menos possvel. DEVERES DO CONSELHO CONSULTIVO O Presidente do Conselho Consultivo o homem-chave no funcionamento geral do Conselho. Ele o oficial presidente do Conselho. Ele delega as tarefas do Conselho Consultivo aos seus vrios membros e responsvel pela superviso e sua performance. Na delegao de responsabilidades aos Conselheiros, o Presidente deve ver se cada tarefa est claramente definida e se foram minimizadas as responsabilidades coincidentes. Alm do Conselheiro do Captulo, os seguintes cargos de Conselho Consultivo devem ser considerados: Assistente de Conselheiro do Captulo Conselheiro de Ritual Conselheiro Financeiro Conselheiro de Recrutamento Conselheiro de premiaes

Conselheiro de Relaes Pblicas Conselheiro de Atividades Conselheiro de Esportes Conselheiro de Servio Comunitrio Conselheiro de Levantamento de Fundos Conselheiro Social Um destes Conselheiros pode tambm atuar como Secretrio do Conselho Na medida em que um Captulo se torna mais ativo, e possui mais homens atuando como conselheiros, outras reas de responsabilidade podem ser designadas. Algumas vezes no haver homens o suficiente para preencher todos os cargos, portanto alguns Conselheiros tero de pegar duas ou mais funes. DEVERES DE CONSELHEIROS INDIVIDUAIS Presidente - O Presidente de um Conselho Consultivo DeMolay pode ser comparada a um treinador de uma equipe esportiva. Ele deve criar o entrosamento para moldar uma equipe de Conselheiros numa combinao vencedora. Ele rene as pessoas mais competentes possveis no Conselho. Os deveres especficos do Presidente so: 1. Convoca e conduz as reunies mensais regulares e as reunies especiais do Conselho Consultivo e coordena os esforos do Conselho. 2. Contacta o pessoal da jurisdio, quando necessrio, em relao a poltica ou a problemas de condutas e procedimentos corretos. 3. Age como ligao entre a loja patrocinadora e o Conselho Consultivo. 4. Em cooperao com o oficial presidente da loja patrocinadora, se assegura de que um bom complemento de Conselheiros est participando do Conselho. 5. Fornece a ligao entre o Captulo e a Equipe de Liderana Adulta. 6. Prepara uma agenda com antecedncia para as reunies do Conselho Consultivo e/ou da Equipe de Liderana Adulta. 7. Verifica com os Conselheiros para estar certo de que as vrias funes esto sendo executadas, e procura substitutos se forem necessrios. 8. Trabalha com o Conselheiro do Captulo, o Escrivo e o Conselheiro do Escrivo para verificar se todos os relatrios so enviados a tempo. 9. Fornece treinamento para novos voluntrios adultos. 10. Se mantm atualizado sobre toda a programao e sugestes do Grande Conselho Estadual e Supremo Conselho (SCODRFB), e aquelas que surgem em sua prpria jurisdio, para que possa informar aos outros adultos. 11. Em conjunto com o Conselho, toma decises sobre polticas que afetam o Captulo, de acordo com as regras e regulamentos do Supremo Conselho (SCODRFB) e com o Grande Conselho Estadual. Conselheiro do Captulo - Uma das mais importantes tarefas do Conselho Consultivo a seleo do Conselheiro do Captulo (Chapter Dad). O sucesso do Captulo depende mais do Conselheiro do Captulo do que de qualquer outro fator. Sua liderana entre os DeMolay, o tempo devotado a eles e o interesse na Ordem DeMolay so pontos importantes para assegurar um programa forte e progressista.

Os membros do Conselho Consultivo devem dar uma boa olhada uns nos outros e escolher o membro do Conselho que tiver as melhores qualidades para se tornar um bom Conselheiro de Captulo. Ele o oficial administrativo do Captulo, mas o mais importante que ele considerado pelos membros do Captulo como um amigo a quem eles respeitam e com quem eles podem compartilhar os desafios da vida. O Conselheiro do Captulo deve ser jovem de corao, se no o for em anos. Toda a habilidade administrativa do mundo ser intil a no ser que ele tambm possua o toque de ser um amigo para um jovem que se aproxima da idade adulta. Um Conselheiro de Captulo deve servir nesta funo por um ou dois anos antes de ser substitudo. Existem duas razes para esta sugesto: 1. O trabalho do Conselheiro do Captulo do tipo que consome tempo, energia e, muitas vezes, gastos pessoais. Pode ser uma imposio pedira um homem que faa este tipo de sacrifcio por mais que um ou dois anos; e, 2. Um homem na mesma funo por um longo tempo pode se acomodar ou se queimar. Um novo Conselheiro de Captulo traz consigo novas idias. Dar a mais homens a oportunidade de servir como Conselheiro de Captulo tambm evita a armadilha de se tornar um "Captulo de um homem s". Naturalmente, excees regra existem. Algumas vezes um homem pode se manter conselheiro do Captulo por muitos anos. Entretanto, neste caso seria um desastre se qualquer coisa acontecesse ao Conselheiro do Captulo. muito melhor para o crescimento futuro do Captulo que se tragam novos Conselheiros do Captulo numa base constante. Isto fornece ao Captulo uma constante renovao de talentos e desenvolve um corpo de voluntrios adultos treinados. Quanto mais adultos estiverem trabalhando por um Captulo, mais saudvel este Captulo ser. Geralmente, funo do Conselheiro do Captulo: 1. Estar presente em todas as reunies e outros eventos do Captulo. Se ele estiver impossibilitado de ir reunio, ele deve estar certo de que algum outro membro do Conselho Consultivo esteja presente em seu lugar. 2. Estar certo de que o Captulo esteja sendo conduzido de uma maneira ordenada e de acordo com os Estatutos do Supremo Conselho, os editais do Grande Conselho Estadual e das diretrizes do Conselho Consultivo. 3. Manter um arquivo de boletins e outros tipos de correspondncia recebida do Grande Conselho Estadual e trazer o contedo dela ao conhecimento dos membros do Captulo e do Conselho Consultivo. 4. No tentar fazer tudo sozinho. Deve procurar a ajuda e a cooperao de outros adultos interessados na Ordem DeMolay. 5. Agir como porta-voz do Conselho Consultivo diante do Captulo. 6. Proteger as finanas do Captulo e se certificar de que o oramento aprovado pelo Conselho Consultivo esteja sendo seguido. 7. Fazer com que os membros assumam a maior parte da administrao e do trabalho fsico do Captulo. Como todos os bons Conselheiros, ele sugere e lidera, mas no comanda e dirige. Ele se lembra de que o Captulo pertence aos DeMolays 8. Ver que a programao do Captulo seja planejada, geralmente com um ano de antecedncia e no mnimo com uma gesto de antecedncia. Estes planos incluem os seguintes objetivos: A. Recrutamento de novos membros B. Manuteno do interesse dos antigos membros

C. Alcance das metas DeMolay no desenvolvimento do Captulo D. Manuteno de registros corretos e a elaborao rpida de relatrios A tentativa de listar todos os deveres especficos que caem dentro da superviso do Conselheiro do Captulo seria examinar o Captulo como um todo, mas para dar uma viso geral, as seguintes funes so delimitadas: 1. Ver que as peties de candidatos a membro sejam lidas e votadas conforme determinado. 2. Insistir que o Ritual seja estritamente seguido como prescrito pelo Supremo Conselho (SCODRFB), e que seja guardado na memria e eficientemente apresentado 3. Ter a certeza que cada novo membro aprendeu seus Votos (Obrigaes) 4. Achar oportunidades de conferir os graus diante de organizaes manicas, convidando maons e os pais dos candidatos para participar da reunio do Captulo. 5. Encorajar a conquista de barras de mrito, Prmio Representante DeMolay e outras premiaes de reconhecimento individual. 6. Assegurar que o Captulo mantenha observncia dos Dias Obrigatrios. 7. Encorajar os membros do Captulo a enviar artigos ao Grande Conselho Estadual e publicaes jurisdicionais. 8. Assegurar que a programao do captulo esteja bem dividida entre atividades sociais, cvicas, de levantamento de fundos, esportivas e outras. 9. Ter certeza de que publicidade adequada dada ao Captulo. 10. Planejar ter uma funo no Captulo (em um comit ou outra responsabilidade) para cada membro. 11. Manter os DeMolays alertas para o fato de que so convidados dentro do Templo e da Loja e fazer com que ajam de acordo. Isto previne qualquer desordem ou atividade que possa causar dano propriedade da loja. 12. Assegurar que o Captulo tenha um programa efetivo de recrutamento e, trabalhando junto com o Conselheiro de Recrutamento, estar certo de que todos os membros do Captulo se envolvam no recrutamento de novos membros. 13. Ajudar a manter atualizados os endereos e avisar ao Grande Conselho Estadual de qualquer mudana. A funo de Conselheiro do captulo no uma tarefa fcil. Se executada corretamente consome uma enorme fatia de tempo e esforo. Geralmente algumas das tarefas so executadas por Conselheiros especiais de modo a diminuir o fardo do Conselheiro do Captulo. Cada Conselho Consultivo deve desenvolver seu prprio planejamento das funes dos Conselheiros. No existem dois Captulos com as mesmas condies e circunstncias. Lembre-se, a meta por trs de se ter Conselheiros especiais ou uma Equipe de Liderana Adulta para ajudar aos Conselheiros diminuir a carga de trabalho e trazer mais adultos para trabalho ativo na Ordem DeMolay. Isto aumenta o interesse deles na Ordem e sua programao, alm de assegurar que todos os Programas DeMolay possveis sejam executados com o mximo de benefcios. Tenha certeza de que um comit de membros ativos do Captulo trabalhe com cada Conselheiro especialmente indicado de cada rea. Os DeMolays devem sempre saber que este o seu captulo e ele que o esto administrando ao invs de simplesmente serem os instrumentos de um Conselheiro adulto. Geralmente tudo corre suavemente se cada Conselheiro se lembra de que seu trabalho aconselhar e no direcionar.

A seguir veremos outras responsabilidades de Aconselhamento sugeridas: Assistente de Conselheiro do Captulo - Planejamento para o futuro, substituio e treinamento so to importantes para a Ordem DeMolay como para qualquer outra organizao. Com este pensamento em mente, indique um membro do Conselho Consultivo para atuar como Assistente de Conselheiro do Captulo. Ele pode ser uma grande fonte de apoio ao Conselheiro do Captulo. Ao mesmo tempo, ele pode se preparar para eventualmente assumir esta funo. funo do Assistente do Conselheiro do Captulo: 1. Ajudar o Conselheiro do Captulo de qualquer modo possvel. 2. Tomar o lugar do Conselheiro do Captulo quando ele estiver ausente. 3. Aprender o mximo que puder sobre a funo de Conselheiro do Captulo Conselheiro de Ritual - O Ritual diferencia a Ordem DeMolay de todas as outras organizaes para a juventude e a mantm em uma classe separada. Pesquisas feitas entre novos iniciados DeMolay indicam que esta diferenciao vlida. Quando perguntados "O que mais lhe impressionou sobre a Ordem DeMolay?", muitos novos iniciados disseram que foi o trabalho de Ritual (logo abaixo do Ritual vieram respostas como companheirismo e a eficincia e seriedade das reunies do Captulo). Com este novo conhecimento, voc pode perfeitamente entender porqu importante ter um bom homem preenchendo a funo de Conselheiro de Ritual do Captulo. Os DeMolay podem ser ritualistas excepcionais. Os DeMolay tm a inteligncia, educao e habilidade inerente para serem bem sucedidos. O trabalho do Conselheiro do Ritual transformar este potencial em fora ativa. As seguintes diretrizes deveriam ser seguidas: 1. A edio mais recente do Ritual do Supremo Conselho (SCODRFB) deve ser seguida ao p da letra. Nenhum desvio -nem o menor - deve ser sugerido ou sancionado. 2. A maneira de apresentao deve ser enfatizada antes, com as vestes, iluminao e ambientao recebendo ateno secundria. 3. Todo o trabalho de Grau deve ser mantido na memria. 4. Insista em boa postura de todos os oficiais, estejam eles andando ou sentados. 5. Use acompanhamento musical nas cerimnias. 6. Agende ensaios regulares das cerimnias, e determine um padro de qualidade que os membros do Captulo devem alcanar e manter. 7. Tenha pelo menos um substituto para a maior quantidade possvel de funes rituais. D nfase importncia de que a equipe de iniciao cause a melhor impresso possvel nos novos candidatos. Esta impresso tem influncia direta no grau de envolvimento que um novo membro vai querer ter no seu Captulo. A maneira mais rpida de melhorar o trabalho Ritual de seu Captulo insistir que todo o Ritual seja recitado de memria. Se um oficial no se d ao trabalho de memorizar sua parte, ele no deveria ter a honra de ter um cargo, por indicao ou eleio. Uma forte maneira de reforar isto exigir que todos os oficiais eleitos tenham que provar sua proficincia na sua parte particular do Ritual antes de sua instalao.

Determine uma meta para o Captulo, tal como vencer o campeonato jurisdicional de uma cerimnia qualquer. Um incentivo ajuda os membros a trabalhar um pouquinho mais. Ento, no aceite menos do que o melhor dos seus esforos de Ritual, e voc ter um Captulo em que todos os seus membros diro estar muito impressionados com o Ritual DeMolay. Um mtodo fcil que pode ser usado para verificar a proficincia da equipe na abertura e no encerramento das reunies fazer com que todos os oficiais eleitos e recm-indicados assumam suas funes na reunio logo aps a eleio. Desta maneira, os novos oficiais vo aprender a abertura e o encerramento antes de sua instalao. Esta tambm uma boa oportunidade de recolher os Livros de Ritual do Captulo, verificar seu estado e redistribu-los. Cada Captulo deve ter algum mtodo de distribuio dos Livros de Ritual. Estes livros so de propriedade do Supremo Conselho (SCODRFB) e devem ser devolvidos se assim for requisitado. Um livro-recibo fornecido para este controle, e voc o encontrar listado no catlogo enviado pela loja DeMolay - demolayshop.com. Conselheiro Financeiro e do Escrivo - J que a funo de Escrivo em um Captulo DeMolay to crucial, a maioria dos Conselhos Consultivos achara vantajoso para o Captulo que se designasse um Conselheiro do Escrivo para o acompanhamento deste oficial. Ele aconselha o Escrivo e o Tesoureiro na execuo de suas funes. De uma forma geral, o Conselheiro Financeiro e do Escrivo exerce as seguintes funes: 1. Verifica que o Captulo mantenha uma boa condio financeira. 2. Endossa os cheques do Captulo 3. Supervisiona os projetos de levantamento de fundos do Captulo. 4. Faz com que os relatrios ao Grande Conselho Estadual sejam feitos correta e rapidamente. 5. Aconselha o Tesoureiro do Captulo na manuteno de seus registros. 6. Faz com que o Captulo mantenha um saldo mnimo prescrito no banco. O Conselheiro Financeiro deve tomar muito cuidado em se assegurar que os fundos do Captulo estejam sempre protegidos Normalmente o Grande Mestre Estadual determina um plano de ao para todos os Captulos. Se isso no ocorrer, o planejamento deve ser feito pelo Conselho Consultivo e enviado ao Grande Mestre Estadual para aprovao. Um bom Conselheiro Financeiro e do Escrivo j salvou muitos Captulos de grandes problemas. Conselheiro de Recrutamento - recrutamento uma das funes mais importantes de qualquer Captulo DeMolay. Sem substituio constante dos membros, um Captulo se tornar extinto. Portanto, o Captulo deve ter um programa de recrutamento executvel e sob a orientao de um Conselheiro de Recrutamento competente. O Conselheiro de Recrutamento deve se tornar completamente familiarizado com a Ordem DeMolay e procurar maneiras de adaptar estes programas para o seu prprio Captulo. O Conselheiro de Recrutamento deve relatar ao Conselho Consultivo, em suas reunies regulares, os progressos feitos nos esforos de recrutamento. Sempre que possvel, apoios audiovisuais como fitas de vdeo devem ser usados para ajudar membros a aprender como fazer recrutamento.

Os deveres do Conselheiro de Recrutamento incluem: 1. Junto com Mestre Conselheiro e o seu Oficial de Recrutamento, montar um programa definitivo de procura de novos membros. 2. Organizar programas de recrutamento. 3. Obter os nomes de membros em potencial, utilizando todas as fontes disponveis, tais como autoridades escolares, lderes eclesisticos e lderes de todas as atividades que lidem com adolescentes. 4. Fornecer incentivos para gerar entusiasmo nos membros do Captulo. 5. Assegurar que as iniciaes sejam feitas prximas o suficiente umas das outras para que os candidatos no tenham de esperar muito aps entregar seu formulrio de aplicao para membro. Muito freqentemente, atividades de desenvolvimento de membros do Captulo param quando ele assina seu formulrio de aplicao para membro. Muitos novos membros perdem o interesse porque se sentem abandonados. Demasiadas vezes d-se pouca ateno ao rapaz aps ele ser iniciado. Um bom programa de orientao e educao pode assegurar o envolvimento e entusiasmo deste novo membro. O Oficial de Recrutamento (Membership Chairman) est na melhor posio possvel para implementar este programa. Algumas idias incluem: 1. O uso do sistema amigo, irmo mais velho ou de comit para a orientao. 2. Ensinar os Votos (Obrigaes). 3. Realizar aulas de instruo em "DeMolays": costumes do Captulo, quando ajoelhar, "raps", atividades do Captulo, etc. 4. Coloque todos os novos membros trabalhando em comits. Conselheiro de Premiaes - Premiaes e honras tm um papel extenso na Ordem DeMolay. parte da natureza humana desejar reconhecimento pela execuo de um bom trabalho. Membros DeMolay que esto crescendo em direo idade adulta tambm no so exceo. Diversas premiaes e honras foram estabelecidas; todas foram criadas para motivar, recompensar e reconhecer conquistas. Um Conselheiro de Premiaes tem a importante funo de coordenar e promover as premiaes dentro do Captulo. O Conselheiro de Premiaes deve estar certo de que o histrico de cada membro tem todos os detalhes referentes s premiaes que ele conquistou e recebeu. O Conselheiro tambm deve estar totalmente familiarizado com as honras e premiaes disponveis no Supremo Conselho (SCODRFB). Altos padres sempre devem ser mantidos nas premiaes. Devemos insistir num compromisso com a excelncia. A responsabilidade deste Conselheiro verificar se todos os requerimentos foram atendidos e que o indivduo realmente conquistou uma premiao antes de agraci-la ou recomend-la. Conselheiro de Relaes Pblicas - A seo de Relaes Pblicas ter muitas idias para este Conselheiro, mas suas funes gerais so: 1. Assegurar que o comit de publicidade do captulo mantm a mdia local informada, enviando fotos e notcias das atividades do Captulo. 2. Dar assistncia e aconselhamento na publicao do Captulo.

3. Fazer uso das cerimnias e eventos do captulo para informar comunidade sobre a Ordem DeMolay, seus programas e seus objetivos. 4. Verificar se os registros histricos do Captulo esto sendo mantidos ano aps ano. 5. Encorajar membros do Captulo a enviar artigos e noticias ao meio de Comunicao do Grande Conselho Estadual de sua Jurisdio. 6. Utilizar todas as oportunidades para fazer com que o Captulo preste servio a qualquer grupo de Maom, comunidade, a qualquer igreja ou organizao de caridade. 7. Trabalhar junto loja patrocinadora para fornecer informao sobre a Maonaria se for requisitada. Conselheiro Representante DeMolay - Muitos Captulos indicam um Conselheiro especial Representante DeMolay. Os deveres deste Conselheiro so: 1. Implementar um programa bem planejado que ir levar os membros progressivamente na direo da conquista da qualificao como Representantes DeMolay. 2. Ter certeza de que um candidato est qualificado antes de assinar e enviar o Formulrio de Avaliao do Representante DeMolay. 3. Organiza a apresentao do prmio usando a Cerimnia Oficial de Representante DeMolay. til ter reunies especiais de Representante DeMolay para promover o programa. Estas curtas reunies devem ser realizadas antes ou logo a seguir das reunies regulares do Captulo (reunies em outras oportunidades aumentam a demanda de tempo junto aos membros do Captulo e podem no ser possveis). J que esta uma tarefa to grande, muitas vezes um Conselheiro Representante DeMolay vai indicar conselheiros Representantes DeMolay ou irmos mais velhos que j receberam a premiao. Estes jovens podem dar apoio e orientao aos candidatos. Conselheiro de Atividades - Esta funo pode ser desmembrada em cinco: Conselheiro Social, de Esportes, de Levantamento de Fundos, de Servio Cvico e de Dias Obrigatrios. Cada Captulo pode dividir os deveres para se adaptarem s suas necessidades e mo-de-obra disponvel. O captulo sobre programao fornece um resumo bsico para ajud-lo a planejar eventos e projetos para o seu Captulo. Cada Conselheiro deve se lembrar de que um evento feito por, para e pelos membros do Captulo. Como em todas as outras coisas, o Conselheiro guia e aconselha. Conselheiros podem encorajar liderana e envolvimento ativo na organizao de projetos. O Mestre Conselheiro e outros membros lderes do Captulo podem ser procurados para que pensem sobre um projeto ou o considerem. Em projetos do Captulo o papel do Conselheiro por trs da cena, se assegurando de que os pequenos detalhes no fujam da ateno. De muitas maneiras, o Conselheiro organiza os organizadores. Conselheiro de Esportes - Obviamente este Conselheiro deve gostar de esportes. Ele no precisa ser um especialista, mas sim uma pessoa que possa coordenar e aconselhar. Expandir e promover os programas de esportes parte de seu trabalho, e ele deve tomar muito cuidado de incluir todas as faixas etrias e os interesses de cada membro do Captulo. Algumas de suas funes so: 1. Ajuda ao Captulo na seleo de esportes para a programao.

2. Aconselhamento ao comit indicado pelo Captulo para a organizao de esportes. 3. Assistncia na procura de competidores apropriados. 4. Encorajar a participao de todos os membros. 5. Fornecer instruo aonde for necessrio; pessoalmente ou atravs de outra pessoa proficiente no esporte, como um tcnico de um time de escola, um Snior DeMolay, etc. 6. Encorajar membros mais velhos ou Seniores DeMolays a participar como tcnicos. 7. Tornar a si mesmo e aos membros alertas s regras do esporte, seu modo de jogo e elegibilidade. Verifique as escolas, clubes e outras instituies para descobrir as regras. Pesquisas feitas junto a rapazes tm mostrado que atividades ao ar livre so as mais populares, com esportes como natao, futebol, vlei e basquete como favoritos. Um Captulo deve ter uma programao anual de esportes se espera ser bem-sucedido em manter o entusiasmo de seus membros. Muitos dos membros podem no expressar interesse em esportes a princpio porque eles nunca estiveram envolvidos nas atividades esportivas da escola. Entretanto, estes membros so aqueles que especialmente precisam participar, porque eles geralmente no possuem outra fonte de atividade de equipe organizada. Aprendendo a participar como membro de uma equipe esportiva ajuda a ensinar a uma pessoa cooperao, pacincia e o valor de conviver a trabalhar com outras pessoas. Esporte no apenas uma atividade fsica... pode ensinar muitas lies valorosas. Como em qualquer outra fase de atividade do Captulo, o programa de esportes precisar ser bem organizado e ter pessoas capazes coordenando e supervisionando as competies. necessrio que regras de competio locais e estaduais sejam observadas por todos os times para que no se corra o perigo de prejudicar o ranking esportivo de qualquer membro DeMolay em sua escola ou clube. recomendado que as vrias competies no apenas sejam feitas entre membros do Captulo, mas tambm Intercaptulos e numa base jurisdicional. As reas de planejamento para qualquer competio atltica podem ser divididas em seis categorias, que so as seguintes: 1. Elegibilidade A. Deve ser um DeMolay de boa reputao B. Deve ser fisicamente capaz de participar em um esporte particular C. Deve se informar se a sua participao em uma equipe DeMolay o impedir de participar em uma equipe do mesmo esporte em sua escola ou clube 2. Segurana A. Sempre veja com seu Grande Conselho Estadual e com sua Loja Patrocinadora a maneira mais segura de ser realizar as atividades. 3. Instalaes A. Disponibilidade B. Convenincia C. Em boas condies e seguras 4. Equipamento A. Decidir se cada participante ou o Captulo deve fornecer o equipamento B. Equipamento adequado para a segurana de cada indivduo C. Verificar se o equipamento apropriado est a mo para uma competio marcada 5. Arbitragem A. Conseguir rbitros suficientes para todas as competies

B. Assegurar-se de que os rbitros esto bem a par das regras do jogo 6. Datas A. Marcar uma poca e local convenientes para todas as competies B. Notificar a todos a hora e o local C. Fazer planos de adiamento em caso de tempo ruim D. Organizar qualquer viagem necessria 7. Premiao A. Dar o reconhecimento adequado, como trofus ou outros prmios, a todos os vencedores da competio B. Prmios de esprito esportivo tambm devem ser considerados alm dos prmios dos vencedores Naturalmente, sua localidade ter grande influncia no tipo de esportes selecionados. Entretanto, no existe nenhum motivo para que o Captulo no tenha um esporte que seja do agrado de todos. Equipes de futebol so especialmente recomendadas para cada Captulo porque este esporte sempre h boas competies nos Grandes Conselhos Estaduais. Uma taxa de inscrio pode ser requerida para a melhor organizao do evento. Conselheiro de Segurana e Gerncia de Risco - Os Captulos devem se prevenir contra possveis processos resultantes de acidentes ocorridos com qualquer membro durante um evento atltico ou qualquer atividade DeMolay. Gerncia de Risco um mtodo de atacar potenciais preocupaes de segurana de modo a proteger os DeMolays e os Conselheiros de situaes potencialmente perigosas. Falando de forma simples, uma conscincia elevada de perigos em potencial leva a um decrscimo na possibilidade destes perigos acontecerem. Conselheiro Social - O Conselheiro Social tem a responsabilidade de verificar se o calendrio social do Captulo do interesse de todas as faixas etrias. Este Conselheiro: 1. Ajuda a selecionar atividades de levantamento de fundos 2. D apoio aos comits no planejamento do evento 3. Encoraja todos a participarem 4. Pede relatrios para que o evento seja corretamente administrado 5. Verifica se a renda ser proporcional ao esforo que foi feito Cuidado especial deve ser tomado para que qualquer projeto de levantamento de fundos no entre em conflito com lei municipal, estadual ou federal, regras ou tradies da Maonaria. Lembre-se, tambm, que de acordo com os Estatutos do Supremo Conselho (SCODRFB), necessrio obter permisso do Grande Conselho Estadual antes de se fazer qualquer solicitao de fundos para pessoas que no sejam membros do Captulo. Algumas sugestes a serem consideradas quando se planeja qualquer programa de levantamento de fundos: 1. Escolha uma atividade condizente com a estao 2. Tenha certeza de que a atividade no entra em conflito com qualquer outro evento importante 3. Comece a publicidade do evento com muita antecedncia. Um mnimo de trs meses o recomendado 4. Injete novidade em seus eventos para ajudar a distingui-los de eventos similares

5. Gaste um tempo considervel no planejamento de boa campanha publicitria. Voc no conseguir vender nada a no ser que as pessoas saibam da sua atividade a. Esteja certo de que todos os membros do Captulo esto bem informados sobre os detalhes do evento e que o esto divulgando b. Use todos os meios de publicidade disponveis - jornais locais, rdio,Internet, publicaes DeMolay, psteres, etc. Conselheiro de Servio Cvico/Comunitrio - ele consegue apoio para a Ordem DeMolay mostrando o interesse de nosso captulo nos projetos de servio comunitrio. O Conselheiro desta rea de atividade deve se manter informado de todos os projetos de servio possveis e das necessidades da comunidade. Eis um breve resumo do seu trabalho: 1. Estar atento para descobrir projetos cvicos no qual o Captulo possa participar 2. Ajudar na seleo destes projetos 3. Auxiliar no planejamento - bem antes da execuo do projeto 4. Promover um projeto em cada gesto Atividades de Servio Comunitrio geram boa vontade e relaes pblicas favorveis para o Captulo e para a Ordem. As pessoas julgam uma organizao pelos seus feitos, e so influenciadas em sua opinio quando estes feitos ajudam outras pessoas. Servio comunidade, como tirar das paredes antigos psteres de campanhas eleitorais passadas, ajudar com o embelezamento da cidade, etc., manda uma mensagem positiva aos cidados. Tais servios fazem com que as pessoas sintam que a Ordem DeMolay uma instituio que gasta parte de seu tempo e energia ajudando aos outros. Conselheiro dos Dias Obrigatrios - Um Captulo necessita de coordenao para ter a certeza de que os sete Dias Obrigatrios estaro bem planejados. Muitos Captulos indicam um Conselheiro para fazer esta coordenao. Para maiores detalhes na distribuio e nas atividades sugeridas para cada um destes dias, veja o captulo anterior. Outros - Alguns Captulos tambm tem conselheiros para reas de atividade como transportes, visitas, eventos especiais, acampamentos, coleo de selos, grupos de rdio e de estudos.

Este Guia tem como objetivo instruir os Conselhos Consultivos e Grandes Conselhos Estaduais.

You might also like