You are on page 1of 7

Atividade Discursiva 1

Caro(a) aluno(a),

Esta atividade discursiva vale 25 % de sua frequncia no ED 1. Antes de respond-la, estude o Texto Terico e o texto complementar anexos a esta atividade. Observaes: 1) O registro e o controle das frequncias so feitos automaticamente pelo Portal Universitrio - PU. Dessa forma, a frequncia do aluno somente ser registrada atravs da publicao correta da atividade. No se esquea de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa. 2) Caso voc no conclua toda a tarefa de uma s vez, voc poder salv-la e public-la apenas quando conclu-la. Voc tambm poder fazer o texto em outro local e copi-lo apenas quando for public-lo. 3) O manual do aluno/NED traz informaes importantes, como estrutura pedaggica dos Estudos Dirigidos, dinmicas das atividades, processo de avaliao, frequncia, calendrio escolar, entre outras. Leia-o com ateno e consulte-o sempre que tiver alguma dvida. Boa Atividade! Profa. Jozanes Assuno Nunes

ATIVIDADE DISCURSIVA 1 Ano Letivo: 2011/2 Estudo Dirigido 1 Habilidade: Compreender e Expressar

QUESTO 01

Leia o artigo O impacto do digital A resposta qualidade, do jornalista Dirceu Martins Pio, e analise o poema Poema do jornal, de Carlos Drummond de Andrade, para responder questo:

O impacto do digital - A resposta qualidade Dirceu Martins Pio 19/07/2011 A sobrevivncia da mdia papel est numa meta simples, objetiva e bvia: fazer jornalismo de qualidade. No proponham, por favor, que devemos reinventar a roda. Podemos fazer rodas de magnsio, de ao, de alumnio, de madeira ou de borracha. S no podemos reinvent-la. A roda e o jornalismo de qualidade so inventos que nasceram com a marca da perenidade. Mas, afinal, o que jornalismo de qualidade? Simples: captar uma informao, certificar-se de sua veracidade, classific-la por sua relevncia, divulg-la de modo destilado e com forte empatia em relao a quem ir consumi-la. Quando me perguntam se, para competir com os meios digitais, a mdia-papel deve mudar, respondo sempre: Sim, deve mudar. Deve voltar a fazer jornalismo de qualidade. Sou volta e meia acusado de simplificar demasiadamente as coisas, mas at agora ningum conseguiu me convencer de que as coisas so mais complexas do que isso: a pedra de toque da sobrevivncia do meio-papel est, simplesmente, no jornalismo de boa qualidade.
Disponvel em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-resposta-e-qualidade - Acesso em 11/08/2011

Poema do jornal O fato ainda no acabou de acontecer e j a mo nervosa do reprter o transforma em notcia.

O marido est matando a mulher. A mulher ensangentada grita. Ladres arrombam o cofre. A polcia dissolve o meeting. A pena escreve. Vem da sala de linotipos a doce msica mecnica. (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE) O poema apresenta dois contextos: de um lado, o jornal, veculo de comunicao, com seus reprteres e redatores; de outro, a realidade com suas tragdias. Tendo em vista esses aspectos, que crtica o poema evidencia? Responda, traando um paralelo com as idias do jornalista Dirceu Martins Pio, expressas no artigo O impacto do digital A resposta qualidade. O poema retrata cenas do cotidiano, independentemente da autenticidade dos fatos. Assim como muitas reportagens trazidas pelos jornais.

QUESTO 02
Assista, a seguir, ao vdeo Razes para acreditar na Internet # revoluo 2.0:

http://www.youtube.com/watch?v=_JZNonnvXOE&feature=related

Segue transcrio: Para cada clipe removido do YouTube 100 artistas aderem ao creative commons. Para cada biblioteca fechada 150 mil crianas descobrem o Google. Enquanto um ativista preso Centenas de marchas nascem no Facebook. Para cada verdade fabricada no mundo 240 sites inspirados no Wikileaks. Na internet, LIBERDADE tem mais resultados que CENSURA. Enquanto alguns tentam controlar a internet Muitos compartilham esta mensagem. Os bons so a maioria. Revoluo 2.0
* inspirado no comercial da coca-cola. http://www.youtube.com/watch?v=nydgI4c21GI&feature=related

Agora leia o texto abaixo A mdia veloz, do crtico de mdia Alberto Dines: A mdia veloz O rdio e a televiso foram os primeiros carrascos da mdia impressa, mas ela sobreviveu galhardamente graas ao seu poder de transmitir ideias. Agora apareceu um vilo ainda mais poderoso: a internet, que est deixando de ser um

meio de comunicao como foi o telefone para transformar-se em veculo de informao. (...) Estamos diante de um vale-tudo que envolve no apenas ferramentas e tecnologias. O confronto que assistimos e do qual somos ativos participantes d-se entre concepes divergentes de progresso. A humanidade perde alguma coisa quando troca profundidade por velocidade. Alberto Dines - editorial do Observatrio da Imprensa na TV n 598, exibido em 21/6/2011

O texto do vdeo apresenta algumas razes para acreditarmos na Internet. O ponto de vista defendido por Alberto Dimes no texto A mdia veloz vai ao encontro dessa perspectiva? Comente, expressando seu posicionamento sobre a temtica.
A internet alm de fazer seu papel de comunicao, traz notcias reais no momento do seu acontecimento com a participao de um grande nmero de pessoas trocando informaes e emitindo opinies.

QUESTO 03
Analise a charge abaixo e leia o artigo Marcha das vadias, de Srgio Maggio, publicado no Correio Braziliense.

http://www.malvados.com.br/tirinha1488.jpg

Marcha das vadias Autor(es): Srgio Maggio Correio Braziliense - 08/06/2011 Fora os gays e os cristos, protagonistas da hora, no temos grandes passeatas pelas capitais do pas. Mas eis que algo comea a inquietar o brasileiro. Pode ser modismo, efeito Egito ou absoluta vontade de querer ocupar espao pblico. O fato que o Facebook e o Twitter viraram escritrios para arquitetar as marchas. As mdias sociais esto, de alguma maneira, instigando o pacato cidado brasileiro a soltar o verbo. Falo aqui tambm do autnomo, daqueles que no carregam bandeiras de partidos para as mobilizaes. Neste exato instante, nas redes sociais, no se fala em outra coisa que no seja a Marcha das Vadias, que ocorrer em Braslia, em 18 de junho, s 12h, com concentrao em frente ao Conjunto Nacional. Antimachista, a passeata seguir pela Rodoviria e Torre de TV at chegar ao Parque da Cidade, onde, s 14h, se emendar com a Marcha pela Liberdade um encontro em defesa de outra marcha, a da Maconha, duramente reprimida pelo Estado. O interessante nesses encontros, alm de mostrar aos polticos que eles no podem fazer o que quiserem com o eleitor, o encontro de diversos movimentos organizados com gente que no reza s numa cartilha de dogmas, seja ela religiosa ou poltica. Respeitar o direito de aglomerar-se, mesmo que a causa seja contrria a crenas e posicionamentos pessoais, entender que o Brasil amadurece para uma sociedade que no se contenta mais em baixar a cabea, enquanto uma centena de representantes decide o futuro da nao revelia do seu interesse. Falando nisso, que tal organizar a Marcha contra o Cdigo Florestal aprovado pela Cmara dos Deputados, que, como bem disse a presidente Dilma Rousseff, uma vergonha?

Disponvel em: https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/6/8/marcha-dasvadias/

Tendo em vista a crtica expressa na charge, considere os dois primeiros pargrafos do artigo de Srgio Maggio e redija uma nova concluso para o texto.
As mdias sociais tm contribudo cada vez mais nas participaes dos movimentos populares. Pessoas do mundo inteiro tm aderido a determinados grupos sem se preocuparem com os seus ideais, so facilmente influenciveis e se deixam levar pela opinio de outras pessoas.

AUTORIZAO PARA PUBLICAO DA ATIVIDADE DISCURSIVA I Caso sua atividade seja selecionada, voc nos autoriza sua publicao integral ou parcial no Guia de Possibilidades de Respostas? Responda sim ou no.

You might also like