You are on page 1of 8

RESUMO DECOREBA TCNICAS EM EXAMES PSICOLGICOS 2 SEMESTRE

TESTE HTM
Teste de Habilidades para o Trabalho Mental (Brasil) ---------------------------------------------------------Modos de operao e tcnicas generalizadas para tratar com problemas. ---------------------------------------------------------------As habilidades abrangem processos mentais de organizao e reorganizao de materiais com vistas ao alcance de um propsito especfico. Habilidade para o trabalho mental - medir habilidades para o trabalho mental - 48 questes divididas em trs partes iguais - Pode ser aplicado de forma coletiva ou individual - (01 Caderno de Teste e 01 Folha de Respostas) - tempo previsto de 20 minutos para cada parte e de 60 minutos para todo o teste - seleo de pessoal, aconselha-se o uso do HTM s a partir do 2 grau - processos de raciocnio lgico presentes no teste: PARTE 1 - DEDUTIVA (raciocnio lgico verbal, raciocno dedutivo, conceitos experssos em palavras) = 16 itens de mltipla escolha com 04 alternativas - investigar a habilidade do sujeito para entender os conceitos expressos em palavras Pssaros s podem voar, mas minhocas podem rastejar PARTE 2 - INDUTIVA (raciocno lgico numrico, aptido numrico, relao entre nmeros) - 16 questes de resposta curta verificar a aptido numrica e utiliza, intensamente, o raciocnio lgicoindutivo - sujeito trabalha com conceitos, relaes e operaes numricas 25 a 32, esperado que o sujeito apresente 02 nmeros que preencham a sequncia numrica PARTE 3 - ( estruturas simblicas, raciocnio lgico abstrato, compreender lgica existnte) - estruturas simblicas (smbolos, cdigos, etc.), com 16 itens de resposta curta - capacidade de perceber detalhes, semelhanas diferenas - sequncia de figuras e letras e se prope a medir o nvel de abstrao perceber a existncia de um princpio implcito e lgico que rege a transformao das figuras e a ordem das letras. Induo: Particular Geral - dados conhecidos e particulares para uma generalizao na qual se apresenta uma concluso, hiptese ou teoria que explicar uma prxima evidncia. Deduo: Geral Particular - exigida em testes de raciocnio aritmtico, analogias de figuras, sries e nmeros para completar APLICAO O tempo determinado pela escolaridade do sujeito. Se for: 1 grau: 20 minutos por subteste 2 grau: 15 minutos por subteste 3 grau: 10 minutos por subteste AVALIAO Crivo de correo em cima da folha e verificar o nmero de acertos por subteste - somar o resultado dos 3 subtestes e, o total, colocar na frente da folha de aplicao, no campo pontos - procurar na Tabela 5 (do Manual), na coluna Escore Bruto (=n de pontos), o resultado que o sujeito obteve. Projetar at a coluna da idade e sexo apropriados e ver o percentil equivalente. Esse percentil corresponde ao potencial intelectual do sujeito.

TESTE: RAVEN
Princpio de Spearman de medir o fator G (inteligncia geral capacidade edutiva) ------------------------------------------------Edutiva, ou seja, a capacidade de anlise por si s, precisa analisar qual resposta est correta. -------------------------------------------------Capacidade reprodutiva, onde voc precisa elaborar as suas respostas, ela no est dada.

-------------------------------------------Ser empregada com pessoas de qualquer idade, independentemente de sua instruo, nacionalidade, ou condies fsicas. -----------------------------------------------------------------MATRIZES PROGRESSIVAS DE RAVEN: Escala Geral (12 a 65 anos), tem a srie A, B, C, D e E - Matrizes Progressivas Standard - todas as faixas do desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criana capaz de compreender a idia de encontrar o pedao que falta para completar um desenho 12 a 65 anos - dividida em 5 sries, de 12 problemas - progressivamente mais difcil - capacidade de uma pessoa para pensar com clareza quando se lhe permitia trabalhar continuadamente em seu prprio ritmo, desde o comeo at o fim, sem interrupo. Escala Especial Colorida (5 a 11 anos), tem a srie A, Ab e B - Matrizes Progressivas Coloridas - avaliar em maior detalhe os processos intelectuais de crianas na faixa de 5 a 11 anos, de deficientes mentais e de pessoas idosas - 12 problemas - so impressos com fundo colorido vivo, de modo a torn-los mais atraentes. Escala Avanada (a partir de 11 anos), a mais difcil, serve para selecionar superdotados - Matrizes Progressivas Avanadas - maiores de 11 anos, com inteligncia superior mdia, sendo mais utilizada para universitrios - srie I com 12 problemas, srie II com 36 problemas - aplicada com tempo livre. Base Terica: Spearman Matrizes Progressivas so instrumentos para comparar os indivduos no que diz respeito sua capacidade imediata para observar e pensar com clareza. Aferir o desenvolvimento intelectual, a capacidade de aprendizagem e a deficincia mental. Spearman nunca imaginou que g englobasse todas as capacidades requeridas para um comportamento inteligente, nem que os termos g ou inteligncia poderiam ser usados como sinnimo de capacidade. Ele identificou ainda dois componentes de G: - Capacidade Edutiva: extrair novos insights e informaes daquilo que j percebido ou conhecido (em grande parte no-verbais) - crianas necessitam para desenvolver um sentido das regras no escritas da linguagem, quanto, por exemplo, os executivos em seus processos de tomada de deciso em negcios internacionais - capacidade edutiva envolve muito mais que apenas a soluo de problemas: requer a identificao do problema - capacidade edutiva estaria envolvida em compreender uma idia. - Capacidade Reprodutiva: domnio, a lembrana e a reproduo de materiais (em grande parte verbais) - capacidade reprodutiva em comunicar essa idia: traduzir essa compreenso em palavras. Sem a Gestalt, sem a percepo do todo, no se pode ver nada, e menos ainda analisar. Formas do Teste: Caderno,Tabuleiro Material: Caderno de Aplicao, Folha de respostas, Manual, Crivo de correo, Cartazes (para aplicao coletiva) Aplicao: No devem ser testadas mais do que 8 ou 9 crianas em grupo e o teste s deve ser realizado dessa maneira com crianas com mais de 8 anos, ou que estejam, no mnimo, na 2 srie do Ensino Fundamental - No h tempo limite, mas o horrio de incio e trmino.

TESTE G36 seleo profissional


No verbal de inteligncia - mesma apresentao grfica do Raven. -----------------------------------------------Princpios de Spearman, mede o fator G - 36 problemas -sem limite de tempo - terminam o teste no mximo em 45 minutos. ------------------------------------------Sem restries em adultos de qualquer grau de instruo. No caso de analfabetos, pode ser aplicado individualmente - individual ou em grupo - mas pode-se esperar que seja aplicvel em crianas normais a partir dos 10 anos de idade. -----------------------------------------------------------Numerosos casos contraditrios, pois o candidato se classificava como bem-dotado intelectualmente no teste de Raven, mas tanto seu desempenho, quanto a configurao dos traados no PMK (Psicodiagnstico Miocintico de Myra y Lpez) no confirmavam a expectativa de boa dotao. Elaborou um instrumento similar de inteligncia no verbal, que medisse o fator G. -------------------------------------------------------------------------Avaliao pode ser: Quantitativa: pelo nmero de acertos, tirado o percentil e a classificao de acordo com a escolaridade. Qualitativa: Crivo de erros para obter os tipos de erro cometidos. Os tipos de erros so: Erro A: Continuar a pensar por identidade (usar a mesma lgica para todos) - Esse tipo de erro indica que a pessoa no conseguiu colocar o problema em termos de analogia. Erro B: Falta de compreenso do problema, sem relao com os dados do problema (a pessoa no entendeu) -erro ocasionado pela falta de compreenso do problema, que leva a pessoa a dar uma resposta sem qualquer relao com os dados do problema. Respostas desse tipo do a impresso de que a pessoa escolheu uma resposta qualquer tentando acertar por sorte. Erro C: Raciocnio incompleto, a pessoa foi no raciocnio certo mas no conseguiu completar - O erro por ter raciocinado de maneira incompleta, embora tendo percebido a relao entre os dados do problema. Material: Caderno do teste, Folha de respostas, crivos de correo, sendo um de acertos e outro para anlise dos erros, Manual com as instrues do teste, Lpis ou caneta para anotao das respostas. Avaliao: resultado do teste composta de duas partes: uma avaliao quantitativa correspondente ao total de acertos e uma qualitativa que se refere anlise dos tipos de erros cometidos no teste. Para realizar a correo do G-36, so necessrios dois crivos: um dos acertos e um dos erros.

TESTE R1 - trnsito
No verbal de inteligncia de adultos - exame psicotcnico, mas usado tambm em seleo. --------------------------------------------------------------Matrizes progressivas de Raven Fator G - Nos primeiros itens, deve-se completar uma figura concreta, e depois tipos de raciocnio - 40 itens - mximo de 30 minutos - crivo de correo, soma-se os nmeros de percentil e classificao de acordo com a escolaridade. -------------------------------------------------------------------------------------

TESTE R2
Derivado do R1 avalia o fator G, mas em crianas - diagnsticos de problemas escolares, no mbito judicial e clnico - crianas de 5 a 11 anos - 30 pranchas com figuras coloridas - 40 itens. --------------------------------------------------------------------------Ordem numrica - individual com uma prancha de cada vez - 8 minutos, variando entre 5 e 15 minutos figuras de objetos concretos e no figuras gemomtricas - individual ou coletiva. ------------------------------------------------------------------------------30 minutos (pode ser aplicado sem limite de tempo, caso se deseje uma apreciao mais qualitativa). ----------------------------------------------------------------------------Material: Caderno de Teste; Folha de Respostas; Crivo de Correo; Manual com as instrues do Teste; Lpis ou Caneta para anotao das respostas; Relgio ou Cronmetro

Sobre o Fator G (resumidssimo)


2 tipos de fatores: um fator geral, principal (comum a todas as capacidades do homem - inalterado)e diversos fatores especficos (especfico de cada capacidade magnitude de diferentes capacidades) Fatores de grupo: fatores comuns a mais de uma, mas no a todas as capacidades: verbal; mecnico, espacial; numrico; memria, lgico (deduo e induo); vontade ou persistncia; habilidade capacidade de mudar rapidamente de uma tarefa mental para outra; perseverana. Spearman considera que a inteligncia determinada por um grande nmero de fatores especializados (um para cada funo), por um nmero limitado de fatores de grupo (que intervm em certo nmero de funes) e por um fator geral.

TESTE GESTLTICO VISOMOTOR DE BENDER


Sistema de pontuao gradual - Objetivo: Avaliar a maturao percepto-motora por meio da anlise da distoro da forma (Tarefa viso-motora: resposta gestaltica a estmulos mais reproduo (cpia)) Crianas de 06 a 10 anos Criado por Bender ---------------------------------------------------------------------Material: Folha sulfite + Lpis grafite preto (de acordo com o manual no se faz uso de borracha) Individual ou coletiva - feita com cartes, a aplicaes coletiva deve ser feita com transparncias, em ambos os casos, a imagem apresentada uma a uma, em ordem - No h limite de tempo, mas a mdia de 15 minutos. Deve-se anotar a durao. --------------------------------------------------------------------------------------Avaliao quantitativa: Segue o manual - sistema de pontuao gradual - Percentil e quartil. Avaliao qualitativa: Feita segundo Aileen Clawson Seqncia, Coeso na pgina, Usado espao em branco, Modificao do tamanho da figura, Modificao da gestalt, Mtodos de trabalho Diagnstico:Estrutural: ms formaes, leses nos tecidos - Funcional: comprometimento emocional BENDER ANLISE QUALITATIVA (Aileen Clawson)

- 02 anos: criana gosta de fazer rabiscos, movimentos incontrolados, casuais, mal consegue fazer pontos e traos, algumas ainda conseguem no sair do papel. - 03 anos: crculos, laadas, arcos e linhas, contorna formas indefinidas e as nomeia.

- 04 anos: dispe as laadas e crculos na direo horizontal, da esquerda para a direita. - 05 anos: pode dar uma aparncia quadrangular s figuras, faz desenhos ovais, arcos com vrias combinaes, algumas cruzam linhas horizontais e verticais. - 06 anos: d ordem s linhas e s laadas, pode desenhar um quadrado, sries verticais, j faz pontos e no apenas crculos (pode fazer bem as figuras A, 1, 4 e 5). - 07 anos: alm dessa idade, no h adies marcantes no repertrio das habilidades de desenho infantis, como nos estgios mais precoces - refinamentos na tcnica, graduais e importantes - fazer bem linhas oblquas nas figuras A e 8 e une as subpartes mais satisfatoriamente. Ainda no planejam bem a disposio das figuras, mas podem fazer seqncias ordenadas. Muitas vezes com tamanho reduzido. - 08 anos: refina os pontos e as unies das subpartes. Formas de linhas curvas assumem melhores contornos e amplitudes mais uniformes. A figura 6 aproxima-se do estmulo em tudo menos na obliqidade da parte vertical. - 09 anos: maior parte das tendncias verticalizao desaparece e as rotaes so muito menos freqentes. Refinamento geral nas figuras, embora as melhorias possam ser sutis e ainda se encontram desvios. A figura 02 assume uma estranha aparncia, a criana faz colunas obliquas, mas a inclina a figura toda para cima, medida que vai para a direita. - 10 anos: criana consegue fazer hexgonos com xito na figura 07, com uma juno que se aproxima do estmulo. Faz colunas obliquas de laadas na figura 02, sem rotao da extremidade direita, o que antes era tarefa difcil. - 11 anos: reprodues com boa gestalt, seqncia, organizao e tamanho. A figura mais difcil de organizar a 3, e as crianas de 11 anos j conseguem a maturao do aparelho percepto-motor fica completa aos 11 anos. FATORES ORGANIZACIONAIS: 01) Seqncia: diz respeito intelectualidade, se as crianas so rgidas, ordenadas intelectualmente.

a) Rgida: Figuras so desenhadas numa seqncia direta na pgina, seja na horizontal ou na


vertical. A colocao parece forada, sem considerao por tamanho ou forma - intelectual rgido.

b) Ordenada: Sucesso regular das figuras, na vertical ou horizontal, sem mudana na direo. c) Irregular: Evidente mais de uma mudana na direo, mas estas so lgicas, para possibilitar
mais espao para uma figura.

d) Confusa: No so desenhadas mais que trs figuras em seqncia direta, as demais esto
espalhadas pela pgina - desorganizao do funcionamento intelectual.

e) Figura A no centro: Com outras arbitrariamente em torno dela, um tipo de ordem confusa
Comportamento de atuao: feito por crianas muito egocntricas e emocionalmente imaturas crianas normais usualmente arranjam as figuras em uma seqncia ordenada ou irregular. 02) Coeso na pgina:

a) Tendncia de borda: 2/3 das figuras so dispostas ao longo da borda vertical b) Tendncia de topo: 2/3 ou mais das figuras no tero superior da pgina c) Tendncia de base: 2/3 das figuras no tero inferior da pgina (menos freqente)
* A compreenso das figuras numa pequena poro da pgina reflete uma personalidade que tende a se retirar do ambiente. Tal criana se sente ameaada pelo mundo, da maneira como o percebe e tem necessidade excessiva de se apegar a algum ou a alguma coisa.

* Muitas crianas com disfuno cerebral mnima utilizam esse arranjo, pois possuem inteligncia suficiente para tentar compensar o transtorno perceptual organizado s respostas em relao borda do papel, usada como um ponto de referncia. 03) Uso do espao em branco:

a) Arranjo expansivo: figuras espalhadas amplamente na pgina, com quantidade considervel de


separao entre as mesmas. * Criana atuadora (age sem pensar), com atitudes e sentimentos agressivos e rebeldes b) Uso de pginas mltiplas * Comportamento de atuao: geralmente observado em crianas egocntricas e agressivas, que tendem a atuar seus impulsos para gratificao imediata de suas necessidades c) Papel girado para posio horizontal * Comportamento de atuao: expresso de negativismo, encontrado em crianas resistentes que expressam negativismo abertamente ou passivamente. 05) Modificao da gestalt - Rotao giro total da figura sobre seu eixo com angulao maior que 15 com relao ao plano horizontal - Crianas emocionalmente perturbadas: mais pequenas rotaes (15-25) - Sentido horrio: afeto embotado, pobreza de impulsos - Sentido anti-horrio: expansividade, incremento na expresso do afeto, oposio - Rotao de 90-180, em crianas com 8 anos ou mais: organicidade (verificar outros incdios). - Mudana na curvatura: afunilamento ou achatamento das subpartes - No foram formuladas hipteses - Mudana na angulao: maior que 15 no tamanho de qualquer ngulo ou no ngulo de encontro das subpartes. - Ocorrncia em 4 ou mais figuras para ser classificado nesta categoria - Mais freqente em crianas perturbadas - Na figura 2: desvio a partir dos 10 anos - colunas verticais: falta de expresso dos sentimentos (afeto embotado) - Na figura 3: desvio a partir dos 11 anos - vrtices menos explcitas: afeto embotado - vrtices agudas com vrtices pontudas: expresso de afeto aumentada - Na figura A e 4: ngulo de unio das subpartes - Sentido horrio da subparte direita: elemento depressivo na personalidade; afeto embotado. - Sentido anti-horrio: tendncias expansivas ou oposicionistas - Na figura 6 - Juno mais perpendicular: afeto embotado - Juno mais na horizontal: personalidade agitada, expansiva, tendncias oposicionistas expressas - Na figura 7: desvio a partir dos 10 anos } Em ambas, pode significar: - Na figura 8: desvio a partir dos 8 anos - omisso ou ngulos menos explcitos: reatividade diminuda, frente a impulsos ameaadores - ngulos mais agudos: reatividade aumentada 06) Mtodos de trabalho - Ordem e direo: - Na figura 05: subparte superior de cima para baixo = impulsividade excessiva para gratificao imediata das necessidades. - Rasura: - Aproximadamente 4 em cada 5 crianas usam borracha em seus desenhos - Criana normal: usa em 4 ou 5 desenhos e repassa mais as linhas - Criana perturbada: usa borracha em no mais que 2 desenhos (auto conceito negativo, que aceitam com passividade) - Repassamento: repassar linhas ou pontos

- Crianas perturbadas: menos repassamento, mas preenchem crculos e aumentam pontos com repassamento positivo e rigoroso. - Tempo: em mdia 7 a 15 minutos - 7 anos: 10 minutos - 8 anos: 10 minutos - 9 anos: 11 minutos - 10 anos: 11 minutos - 11 anos: 13 minutos - Presso do lpis: no um sinal diferencial - Qualidade da linha: O TESTE BENDER E OS TRANSTORNOS CEREBRAIS 1. Simplificao: substituir por formas primitivas aquelas que esto presentes no estmulo (crculos minsculos em lugar de pontos; linhas retas ou aproximadamente retas em lugar de ondas; curvas em lugar de ngulos; verticalizao em lugar de angulao tudo isso de acordo com o esperado para a idade) Quando uma criana enfrenta um problema percepto-motor complexo, incapaz ou no tem vontade de dispensar a energia necessria para executar a tarefa, produz uma Gestalt que uma verso simplificada do estmulo. O examinador deve observar se esta figura devida resistncia e hostilidade conscientes ou a causas fisiolgicas. No ltimo caso, a criana pode demonstrar confuso e indeciso, olhando sem cessar do papel para o estmulo, dando demonstrao de grande esforo e frequentemente dizendo algo a respeito de sua dificuldade ou insatisfao. 2. Fragmentao: seria a simplificao extrema da Gestalt total. Sua presena altamente suspeita. Introduz a possibilidade de um transtorno cerebral, deficincia mental ou de um processo psictico. A criana com transtorno neurolgico frequentemente separa figuras que devem ser tangentes ou superpostas, sem evidncia de ter tentado ou pretendido fazer a conexo. 3. Coliso: encontro de duas figuras ou de uma figura com a borda da pgina. encontrada nos protocolos de crianas impulsivas, atuadoras. De crianas psicticas ou de crianas com transtornos no Sistema Nervoso Central. Indica um srio defeito no funcionamento do ego. Sob condies normais, uma criana no empilha seus desenhos indiscriminadamente. Ela planeja e espaa. Quando uma criana com leso no Sistema Nervoso Central colide duas figuras, ela o faz como se tivesse excludo toda a percepo visual, exceto o carto de estmulo e est to preocupada em executar o ato motor que perde a perspectiva. No por si indicativa de transtorno no Sistema Nervoso Central, mas um dos indcios, e um indcio com bom peso. 4. Rotao: giro da figura total sobre seu eixo. Nem todas as crianas lesionadas cerebrais rotam as figuras, mas a presena de rotao grosseira, num protocolo indica uma sria perturbao no funcionamento do ego. O clnico pode dar considervel peso decisrio presena de uma ou mais rotaes da figura de 90 a 180. Este tipo de desvio deve levantar a questo quanto qualidade intacta do Sistema Nervoso Central da criana. 5. Nmero incorreto de unidades: aumento ou diminuio do nmero de unidades doas Figuras 1, 2, 3, 4, 5 e 6, quando comparadas com as figuras de estmulo. A Gestalt geral da figura pode ser reproduzida com preciso, mas o nmero de unidades que constituem o todo incorreto. necessrio um erro de 02 ou mais unidades, em 03 ou mais figuras, para que o protocolo seja considerado desviante nesse aspecto. Esse desvio tem sido encontrado com frequncia em protocolos de crianas com dificuldades de leitura e com patologia do Sistema Nervoso Central. [Parte do processo de aprendizagem da leitura envolve a aprendizagem da percepo correta do interior de uma configurao]. 6. Perseverao: o nmero incorreto de unidades um tipo de perseverao (perseverao dentro de uma mesma figura).

Um segundo tipo a perseverao de figura a figura. Por exemplo, pode-se reproduzir as figuras 1, 2 e 3 com crculos. Esse tipo de desvio aparece mais frequentemente nos protocolos de crianas com transtornos do Sistema Nervoso Central, do que em outros grupos clnicos. 7. Qualidade da Linha: muitas crianas com transtorno do Sistema Nervoso Central desenham e escrevem com esforo, em consequncia, suas reprodues geralmente tm uma m qualidade de linha, com irregularidades frequentes. Essas irregularidades parecem ser produzidas por tremor grosseiro do brao ou da mo. Os cantos so muitas vezes difceis de executar e as curvas ou as linhas se tornam onduladas. A m qualidade da linha suspeita e levanta a questo quanto possibilidade de um transtorno do Sistema Nervoso Central. 8. Traos e vrgulas: que substituem pontos. Parece haver m coordenao da musculatura grossa e fina, bem como uma tendncia a arrastar o lpis, enquanto faz o contato ou deixa o papel, em cada ponto. Esses desvios, para serem considerados significativos, devem ser observados em 06 ou mais unidades de um desenho, em 02 ou mais figuras.

You might also like