You are on page 1of 5

Faculdade da Serra Gacha Disciplina: Introduo ao Direito II Aluna:Cristina Brandini Professor: Alexandre de Oliveira Fistarol

Constitucionalismo como se denomina o movimento social, poltico e jurdico e at mesmo ideolgico, a partir do qual emergem as constituies nacionais. Em termos genricos e supra-nacionais, constituir-se parte do estabelecimento de normas fundamentais de um ordenamento jurdico de um Estado, localizadas no topo da pirmide normativa, ou seja, sua constituio. Seu estudo implica, deste modo, uma anlise concomitante do que seja constituio com suas formas e objetivos. O constitucionalismo moderno, na magistral sntese de Canotilho " uma tcnica especfica de limitao do poder com fins garantsticos". A Nova era constitucional busca: A vontade da Constituio? Lamentavelmente, o entusiasmo constitucional que ocorreu logo aps a promulgao da constituio de 88 foi rapidamente transformado em uma decepo constitucional, ante a ausncia de um compromisso poltico sincero de cumprir os ambiciosos objetivos previstos pelo poder constituinte. Aqui, parece vlida a cano do poeta Renato Russo: ningum respeita a Constituio, mas todos acreditam no futuro da nao. Que pas este?. Vivemos em um perene estado de frustrao constitucional, onde a democracia apenas de papel, com cidados de papel e seus direitos de pape. A Constituio apenas uma iluso, no passando de um grande latifndio improdutivo. A Constituio brasileira, infelizmente, ainda apenas uma miragem: ao se olhar para o papel, tem-se a impresso de estar em um osis, cheio de beleza e abundncia. Porm, quando se voltam os olhos para a realidade, o que se v um deserto vazio e sem vida. D-se o nome de iluso constitucional ao erro poltico, que consiste em ter como existente uma ordem normal jurdica, regulamentada, legal, numa palavra constitucional, mesmo quando essa ordem na verdade no existe (FERREIRA, Pinto. Curso de Direito Constitucional. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1996, p. 11). O abandono do mtodo clssico o subsuntivo ( processo silogstico de subsuno dos fatos norma)? O Professor Wlber Araujo Carneiro , oferece a seguinte contribuio acerca do tema, enfatizando o aspecto de que o mtodo silogstico-subsuntivo ainda hoje prepondera na metodologia jurdica, em especial na doutrina civilista:

Com a superao do jusnaturalismo pelo positivismo burgus do sculo XIX, o direito no estava apenas fora do homem como algo entificado, mas igualado ao texto normativo e cindido de sua dimenso ftica. Fato e direito passaram a ser objetos dissociados e que deviam ser identificados separadamente e contrapostos mediante uma operao silogstica. Desse modelo padro, fruto direto da concepo moderna de conhecimento, nasce a base metodolgica do direito: a subsuno. Assim, a afirmao que fiz acima comprovada, em especial, pela presena da subsuno como base de toda metodologia jurdica construda na modernidade capitalista, j que se trata de uma adaptao do sistema racional dedutivo do jusnaturalismo. Dela decorrem uma srie de postulados metodolgicos: questes de fato ao lado de questes de direito dissociadas umas das outras; uma hermenutica metdica que viabilizava adequaes na norma jurdica (questes de direito), permitindo um resultado extensivo ou restritivo, apenas para viabilizar a subsuno ao fato; da analogia, recurso utilizado para suprir lacunas e, ao mesmo tempo, manter a idia de que h algo que pode se subsumir ao fato e assim por diante. Assim, possvel observar que a onda de cientificizao da produo do conhecimento, influenciada, sobretudo, pelo racionalismo cartesiano, acabou por conferir ao Direito o status de cincia. Contudo, esse status alcanado, muito embora tenha conferido ao Direito um mtodo bem delineado o mtodo subsuntivo para a soluo dos chamados casos fceis, e, mais recentemente, a tcnica (metodizada pela doutrina) da ponderao de valores para a soluo dos chamados casos difceis, acabou por retirar do foco do conhecimento jurdico uma constatao que lhe intrnseca e essencial: a de que o Direito est inserido em um mundo composto por signos e atribuies valorativas o mundo da linguagem -, no qual a hermenutica desempenha uma funo imprescindvel em sua abordagem e anlise da estrutura e movimento da compreenso e interpretao humana, dentre as quais a interpretao do ordenamento jurdico. O juiz precisa revelar a vontade da norma?
A interpretao deve buscar o real sentido da lei, sendo irrelevante, para esse fim, perquirir a chamada vontade do legislador. A vontade inicial do legislador pode no ser a que, aps o trmino da elaborao normativa, tenha prevalecido, objetivamente, no texto da lei. O legislador no consegue prever todas as hipteses que podem ocorrer na vida real. Assim, aps esgotados os meios interpretativos, cumpre ao aplicador da lei suprir sua lacuna recorrendo analogia, aos costumes e aos princpios gerais do direito, uma vez que no lhe permitido escusar-se de sentenciar ou despachar a pretexto de omisso da norma.

Observamos a seguinte sentena, onde est presente a lei n 9.099/95, onde o juiz revela a vontade desta: CER N71002976744 2011/CVEL

RESPONSABILIDADE CIVIL. FURTO DE MOTOCICLETA. AUSENTE OBRIGAO DE INDENIZAR POR PARTE DO CONDOMNIO EDILCIO. SENTENA DE IMPROCEDNCIA MANTIDA. I. Furto de motocicleta, Honda/Biz 125, do interior das dependncia do condomnio edilcio. Ao delituosa, praticada por terceiro, no incutido ao condomnio a obrigao de ressarcir os prejuzos suportados pela vtima da ao criminosa cometida. II. Cumpre ponderar ainda que, se o Estado com todo o aparato que possui lhe impossvel assegurar a absoluta proteo de seus cidados, bem como dos bens desses; no h espao para se transferir tamanho encargo ao condomnio edilcio, seja por ausncia de disposio legal a esse intento, seja por ausente disposio contratual entre os condminos para tal fim. III. Sentena de improcedncia confirmada por seus prprios fundamentos nos termos do artigo 46 da lei 9099/95. RECURSO DESPROVIDO

RECURSO INOMINADO N 71002976744 DEBORA DOS SANTOS CLEONICE FLORES GONCALVES CONDOMINIO SANTA EDIFICIO SANTA INES RITA DO

TERCEIRA TURMA RECURSAL CVEL COMARCA DE ESTEIO RECORRENTE RECORRIDO RECORRIDO

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos os autos.

Acordam os Juzes de Direito integrantes da Terceira Turma Recursal Cvel dos Juizados Especiais Cveis do Estado do Rio Grande do Sul, unanimidade, em NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO. Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DR. ADRIANA DA SILVA RIBEIRO E DR. EDUARDO KRAEMER. Porto Alegre, 25 de agosto de 2011.

DR. CARLOS EDUARDO RICHINITTI, Relator.

RELATRIO
(ORAL EM SESSO)

VOTOS
DR. CARLOS EDUARDO RICHINITTI (RELATOR) A sentena recorrida merece ser confirmada, por seus prprios fundamentos, o que se faz na forma do disposto no art. 46, da Lei n 9.099/95 que assim estabelece: O julgamento em segunda instncia constar apenas da ata, com a indicao suficiente do processo, fundamentao sucinta e parte dispositiva. Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a smula do julgamento servir de acrdo. VOTO no sentido de NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO, confirmando a sentena por seus prprios fundamentos. Arcar a recorrente com as custas e honorrios estes vo fixados em 10% sobre o valor da ao, suspensa a exigibilidade por litigar sob o plio da gratuidade. o voto.

DR. EDUARDO KRAEMER - De acordo com o(a) Relator(a). DR. ADRIANA DA SILVA RIBEIRO - De acordo com o(a) Relator(a).

DR. CARLOS EDUARDO RICHINITTI - Presidente - Recurso Inominado n 71002976744, Comarca de Esteio: "NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO INOMINADO. UNANIME"

Juzo de Origem: JUIZADO ESPECIAL CIVEL ESTEIO - Comarca de Esteio

You might also like