You are on page 1of 6

147

Homeopatia e dermatoses por lambedura: estudo clnico


Homeopathy and psychogenic alopecia:clinical study
Ana Regina Torro,* Carlos Eduardo Larsson,** Leoni Villano Bonamin***

Resumo
Foi realizado estudo clnico do atendimento de 56 ces e 21 gatos com diagnstico de dermatose por lambedura, tratados homeopaticamente, no perodo de 1995 a 1999, no Servio de Dermatologia do Departamento de Clnica Mdica da FMVZ USP, a fim de se caracterizar o perfil psicossomtico destes animais. A caracterizao epidemiolgica e comportamental revelou como principais caractersticas o porte dos ces (a maioria acima de vinte quilos), e a intensa necessidade de companhia humana e de afagos. Ao contrrio do disposto na literatura, a limitao de espao no foi uma varivel significativa na ocorrncia da doena. Houve sucesso com o protocolo teraputico homeoptico adotado, pois se obteve total cicatrizao e recobrimento piloso completo das reas lesadas em 74% dos caninos e 89% dos felinos. Os medicamentos homeopticos prescritos com maior freqncia foram Pulsatilla e Lachesis para os ces e Arsenicum e Phosphorus para os gatos, de acordo com as caractersticas avaliadas.

Palavras-chave: dermatose por lambedura, homeopatia, ces, gatos.

Abstract
A clinical study was made after 56 dogs and 21 cats clinical recordings, with diagnosis of acral lick dermatitis or psychogenic alopecia and treated homeopathically, from 1995 to 1999, in the Dermatology Service of the FMVZ-USP, with the aim to describe the psycho-somatic profile of sick animals. The epidemiological and behavioral characterization revealed as the main characteristic of patients, the intense necessity of human company and care. Different form the literature, living ambient limitation was not significant in the determination of the disease. The response to homeopathic treatment was successfully: total wound healing and complete fur regeneration was obtained in 74% of dogs and 89% of cats. The homeopathic medicines most often indicated were Pulsatilla and Lachesis for dogs and Arsenicum and Phosphorus for cats, according to the evaluation of behavior signs.

Keywords: behavior and dermatological disorders, homeopathy, dogs, cats.

Introduo
A dermatose por lambedura (DL) caracteriza-se pela presena de leses cutneas auto-induzidas devido lambedura constante e persistente (Dantzer, 1986; Goldberg, 1991; Luescher, 1991). Nos ces se apresenta freqentemente como reas de alopecia mas, por vezes, h remoo de camadas mais profundas de tecido, atingindo estruturas sseas adjacentes, principalmente em membros e cauda (Telhado, 1996; Moon-Fanelii e Dodman, 1998). Nos gatos, a DL se expressa por epilao e alopecia, quando da lambedura suave da rea, ou se observa abraso, ulcerao e mais raramente infeco secundria em reas de lambedura mais intensa. As regies lesadas normalmente so a face interna de membros plvicos e as reas mesogstrica, torcica e coccgea (Scott et al., 1995; Sawyer et al., 1999).

Para a confirmao do diagnstico da DL, devem ser afastadas outras enfermidades de cotejo sintomtico lesional similar como piodermites, dermatites alrgicas, presena de corpo estranho ou neoplasias (Parker, 1991; Scott et al., 1995) para, ento, pesquisar as causas psicognicas. Constata-se que estas normalmente esto relacionadas com alteraes no estilo de vida do animal (White, 1990), compreendendo-se todos os agentes causais de insatisfao ou estresse (Seksel, Lindeman, 1998) que gerariam dificuldades de adaptao a uma nova realidade (Seyle, 1965). A maioria dos protocolos teraputicos para a DL segue os avanos da evoluo da terapia para o Transtorno Obsessivo Compulsivo humano (TOC), j que so processos teoricamente semelhantes (Hewson et al., 1998; Overall, 2000). Assim, os inibidores da recaptao seletiva pr-

* Faculdade de Cincias da Sade Instituto Brasileiro de Estudos Homeopticos. Endereo para correspondncia: Ana Regina Torro. Alameda Conde de Porto Alegre, 1108. SCS. SP. CEP 09561-000. Telefone (11) 4220-3977 torro@ig.com.br ** Departamento de Clnica mdica, Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia, Universidade de So Paulo. ***Laboratrio de Patologia, Instituto de Cincias da Sade, Universidade Paulista. Faculdade de Cincias da Sade - Instituto Brasileiro de Estudos Homeopticos. Laboratrio de Patologia Veterinria, Faculdade de Medicina Veterinria, Universidade de Santo Amaro.

R. bras. Ci. Vet., v. 11, n. 3, p. 147-152, set./dez. 2004

148

sinptica da serotonina so medicamentos de eleio (Romatowski, 1998; Seksel, Lindeman, 1998; Sawyer et al., 1999). Dentre esses, incluem-se a clomipramina e a fluoxetina. Como efeitos colaterais de seu emprego foram relatados: sedao, inquietude, insnia, anorexia e nuseas (Goldberg, 1991; Moon-Fanelli, Dodman, 1998). A suspenso da medicao, se no encontrada e retirada a causa da DL, ou se no se adotar uma reeducao comportamental, resultar na recidiva do processo (Stein et al., 1992; Maina et al., 2001). Diante da necessidade de se manter a medicao por perodos muito longos, seno por toda a vida do paciente, sendo tais terapias meros paliativos agindo no sintoma (a lambedura) e no na causa (modo do animal reagir ao meio), torna-se importante o estudo de novos caminhos para o entendimento e tratamento da DL.

Caracterizaram-se por observao e pormenorizada anamnese: raas, sexo, peso/porte, idade, decurso evolutivo, reas lesadas, situaes geradoras de piora da lambedura, fator desencadeante, condies de vida, afetividade, agressividade, estado de nimo (inquietude ou tranqilidade) e sociabilidade. Coligiram-se os dados referentes ao exame fsico geral, exame dermatolgico e resultados dos exames complementares. Estabelecido o cabal diagnstico, prescreveu-se a medicao homeoptica. A prescrio foi feita individualmente, isto , um medicamento diferente para cada animal, considerando-se o temperamento global de cada paciente, conforme estabelecido no mtodo da repertorizao homeoptica, 1 e no apenas utilizando sintomas especficos da doena. Os medicamentos mais freqentemente prescritos neste estudo e os respectivos sintomas repertorizados esto ilustrados no Quadro 1.

A homeopatia vem sendo estudada e praticada como forma alternativa de medicina h 200 anos, porm, somente nas ltimas dcadas tm-se encontrado na literatura cientfica trabalhos Quadro 1: Principais medicamentos homeopticos prescritos para os animais atendidos experimentais demonstrando re(ces e gatos) e os respectivos sintomas repertorizados sultados objetivos acerca dos efeitos biolgicos das ultradiluies Pulsatilla Lachesis Arsenicum Phosphorus Sepia (Youbicier et al., 1993; 1997; Indiferena a Intensa Intensa Intensa Intensa Demangeat et al., 1994; Belon et al., seres queridos necessidade de necessidade de necessidade de necessidade de 1999; Bonamin et al., 2001), esclacompanhia companhia companhia afeto recendo fatos j bem conhecidos Misantropia Briguento, Averso a ser Extrovertido, Intensa na prtica clnica emprica. (averso aos desafiante tocado vivaz, alegre, necessidade de

semelhantes) brincalho companhia Conceitualmente, a homeopatia Suave, dcil Ditatorial, Meticuloso Compassivo Sozinho Melhora baseia-se na reao curativa do mando organismo atravs da estimulao Obediente, Cime intenso Assustado, Agrava quando Averso vital (Brunini, 1993; Benites, 2000), submisso medroso sozinho companhia ou seja: preconiza a cura do Averso a Medo de Vaidoso, Averso a Pede carinho a indivduo por si s, encaminhandoindivduos tempestade e de vingativo indivduos indivduos o para isso. Tal estmulo vital dado estranhos ao escurido estranhos ao estranhos ao convvio convvio convvio pela atuao dos medicamentos homeopticos (Benites, 2000), que so prescritos baseando-se na A potncia inicial foi 30CH,2 por via oral, na dose de cinco individualizao de cada caso (Brunini, 1992; Brunini, 1993; glbulos, uma vez ao dia, independentemente do peso/porte Torro, 1999). Tal processo de individualizao feito pelo do animal. Tanto a potncia quanto a freqncia de medicao mdico-veterinrio atravs da pesquisa de sintomas objetivos foram ajustadas conforme avaliao mensal dos pacientes: (leses, horrios e situaes), uma vez que os subjetivos quanto mais evidente a melhora, avaliada pela reduo da (sensaes) necessitam de verbalizao por parte do prprio freqncia de lambedura e repilao da rea lesada, maior paciente (Benites, 1999). Contudo, as tcnicas semiolgicas era o intervalo entre medicaes. Assim, a cada retorno sehomeopticas baseiam-se, sobretudo, no perfil psicossomguido de melhora, a prescrio mudava para: dias alternados, tico do paciente, sendo por isso uma ferramenta importante semanal, mensal e alta. Ao contrrio, caso os sintomas se para permitir uma abordagem ampla e eficaz de pacientes mantivessem estacionrios em alguma fase do tratamento, portadores de DL. dinamizaes (potncias) mais altas eram prescritas, seguindo-se a seqncia: 36CH, 42CH, 54CH, 60CH. Caso O presente estudo teve como objetivos: a) a caracterizao do o quadro no sofresse alterao alguma desde a primeira temperamento de ces e gatos atendidos com DL, segundo consulta, o medicamento era reavaliado atravs de nova os mtodos de anamnese homeoptica; b) a verificao da repertorizao. viabilidade do uso da homeopatia como protocolo de tratamento para esta entidade nosolgica. 1

Material e mtodo
Atenderam-se e trataram-se homeopaticamente, no Servio de Dermatologia do Departamento de Clnica Mdica da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia da Universidade de So Paulo (FMVZUSP), no perodo compreendido entre 1995 e 1999, 56 caninos e 21 felinos com diagnstico de dermatose por lambedura.
2

Mtodo da repertorizao: por meio de repertrios homeopticos, ou dicionrios de sintomas, compararam-se sintomas do indivduo e aqueles caractersticos de cada medicamento. Ento, aquele remdio que melhor caracteriza o animal prescrito. Entende-se como dinamizao 30CH a trigsima diluio centesimal, preparada segundo o mtodo Hahnemaniano clssico, ou seja: uma diluio seriada com 30 passagens, sendo cada diluio na proporo 1:100 (1 parte do insumo ativo para 99 partes de soluo hidroalcolica 50%), seguida de cem sucusses (agitao vertical do frasco batendo-o num anteparo duro-elstico). Os glbulos so, ento, embebidos com a soluo final.

R. bras. Ci. Vet., v. 11, n. 3, p. 147-152, set./dez. 2004

149

Como sucesso, considerou-se a plena remisso sintomtica e lesional, isto : cicatrizao completa e total repilao da leso. Os casos considerados como insucesso foram aqueles que manifestaram graus variveis de lambedura no 13o ms de manuteno do protocolo teraputico. No foi sugerido nenhum tipo de terapia comportamental e os animais foram acompanhados por mais um ano aps a total repilao da rea lesada.

Resultados e discusso

A localizao das leses, tanto nos caninos quanto nos felinos, foram compatveis com a literatura (Larsson et al., 1985; Scott, et al., 1995; Telhado, 1996), sendo principalmente nas extremidades distais dos membros e cauda, para ces e reas mltiplas de alopecia, sobretudo no tronco, para felinos (Scott et al., 1995). Observou-se tambm que 3,5% dos ces demonstraram leses perioculares, as quais, embora no fossem causadas por lambedura e sim por abraso contra o piso ou objetos, refletiam a inteno de produzir auto-traumatismo. Fatores desencadeantes (Tabela 3) foram identificados em 65% dos casos caninos e em 81% dos felinos, sendo principalmente aqueles de ordem afetiva. No caso dos felinos, Tabela 3: Distribuio (%) segundo fator desencadeante da dermatose de lambedura nos caninos atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/ USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003
No de casos 16 14 5 6 4 3 1 2 3 1 1 56

Caracterizao da amostra:
As caractersticas gerais dos 56 ces atendidos esto dispostas na Tabela 1. No houve aparente predisposio sexual (48% de machos e 52% de fmeas) e o processo foi considerado de decurso crnico (Telhado, 1996). Tabela 1: Distribuio (%) segundo as caractersticas gerais dos caninos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003
CARACTERSTICAS Com raa definida Grande porte (acima de 20kg) Idade entre 4 e 6 anos Leses h + de 9 meses Fator desencadeante Identificado Livre acesso pela casa Presena de co-habitantes da mesma espcie % 75 69 56 61 64 50 48

FATOR DESENCADEANTE Dono no relacionava a nenhuma situao Separao de pessoa querida Sem o dono durante o dia Separao de co-habitante Foi adquirido j apresentando a leso Adestramento Aps contradio Chegada de outro animal Mudana de residncia Briga com co-habitante Aps parto Total

% 28,6 25 8,9 10,8 7,1 5,3 1,8 3,6 5,3 1,8 1,8 100

Dentre os 21 felinos com diagnstico de dermatose por lambedura, observou-se que quase 70% no tinham plena definio racial, dados estes concordes com aqueles da literatura (Seksel e Lindeman, 1998; Sawyer et al., 1999). A nica raa evidenciada, dentre os felinos, foi a Siamesa. Tal distribuio, todavia, foi inversa espcie canina (75% dos animais eram de raa definida). Tambm no se detectou predisposio sexual. A Idade da maioria dos felinos acometidos (um a trs anos) foi inferior encontrada entre os caninos (quatro a seis anos), como mostra a Tabela 2. Tabela 2: Distribuio (%) segundo as caractersticas gerais dos felinos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/ USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003
CARACTERSTICAS Com raa definida Idade entre 1 e 3 anos Leses h + de 9 meses Fator desencadeante Identificado Livre acesso pela casa e rua Presena de co-habitantes mesma espcie % 33 56 52 81 52 71

Tabela 4: Distribuio (%) segundo fator desencadeante da dermatose de lambedura nos felinos atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/ USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003
FATOR DESENCADEANTE Dono no relacionava a nenhuma situao Chegada de outro animal Separao de pessoa querida Separao de co-habitante Dono comeou a trabalhar Mudana de residncia Por confinamento Aps dermatopatia curada Aps castrao Associado a insuficincia renal crnica Foi adquirido j apresentando a leso Namoro do dono Total No de casos 2 2 2 2 1 2 1 2 3 1 2 1 21 % 9,5 9,5 9,5 9,5 4,8 9,5 4,8 9,5 14,3 4,8 9,5 4,8 100

R. bras. Ci. Vet., v. 11, n. 3, p. 147-152, set./dez. 2004

150

a relao causa / efeito foi bem mais clara, relacionando-se com fatores estressantes (Scott et al., 1995; Sawyer et al., 1999), tanto de ordem afetiva (38%), quanto fsica (28%), relacionada com a manifestao ps-castrao (Seksel e Lindeman, 1998) (Tabela 4). Observou-se tambm que 50% dos ces tinham livre acesso ao interior da residncia e acesso rua somente quando acompanhados. Mantinham um convvio estreito com os proprietrios, contrariando assertivas de que a falta de ateno e o tdio podem ser fatores importantes no deflagrar do processo (Dantzer, 1986; Scott et al., 1995; Telhado, 1996). Da mesma forma, 52% dos felinos estudados tinham acesso rua, percentil este distinto do confinamento observado em 70% dos casos mencionados na literatura (Sawyer et al., 1999). Deve-se considerar que a presena de gatos novos na vizinhana pode tambm ser um fator estressante para animais que vo rua (Scott et al., 1995). Quanto ao temperamento (Tabela 5), verificou-se que a maioria dos ces foi definida por seus proprietrios como tranqila, achado este bem distinto do que referido na literatura (Hewson et al., 1998; Moon-Fanelli e Dodman, 1998) em que se menciona a inquietude ou ansiedade como importante fator no desencadeamento da DL. A presena de co-habitantes da mesma espcie e/ou conflitos na relao com esses indivduos, bem como o cime, no mostraram ser fatores decisivos no desenvolvimento do processo, contrariando, tambm, o que descrevem alguns autores (Luescher et al., 1991, Scott et al., 1995). Ao observar-se o temperamento dos felinos, notou-se que 77% foram tambm caracterizados como tranqilos por seus proprietrios, dados prximos aos j descritos em trabalho disposto na bibliografia (Sawyer et al., 1999). Tabela 5: Distribuio (%) segundo caractersticas comportamentais dos caninos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999. So Paulo, Brasil, 2003
COMPORTAMENTOS Muito dceis Necessidade intensa de companhia humana Necessidade intensa de carinho Tranqilos No apreciavam a presena de desconhecidos Boa relao com co-habitantes Sem agressividade em qualquer situao Presena de apatia/depresso % 71 80 64 77 78 44 33 19

O tratamento foi mantido at a involuo total da rea lesada. O tempo necessrio para tal variou de um a 12 meses, sendo que 65% dos ces tornaram-se assintomticos j no terceiro ms, enquanto 85% tiveram plena remisso sintomtica e lesional at o sexto ms de medicao. O tempo de medicao necessrio para a total remisso lesional nos felinos variou de dois a oito meses, sendo que aos dois meses de tratamento 60% da amostragem de gatos tratados j se apresentavam assintomticos. Os ces foram acompanhados por perodo mnimo de 12 meses aps a suspenso da medicao. Verificou-se que 15% deles apresentavam lambedura espordica da regio, sendo ento os proprietrios orientados a administrar o medicamento usado anteriormente, em monodose e na ltima potncia prescrita, evitando-se, assim, a reinstalao da leso. Entre os nove felinos que completaram o protocolo, obtevese total remisso sintmato-lesional em 89% dos pacientes. No se observou recidiva do quadro em nenhum dos animais por 12 meses aps a suspenso da medicao. Tais dados diferem daqueles descritos por outros autores (Seksel e Lindeman, 1998) em que os felinos, sem uma modificao ambiental adequada, reapresentaram o comportamento estereotipado. No foi mencionado qualquer efeito colateral, tpico ou sistmico, durante o tratamento e mesmo no decorrer do perodo de seguimento dos casos. Tabela 6: Distribuio (%) segundo caractersticas comportamentais dos felinos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999. So Paulo, Brasil, 2003
COMPORTAMENTOS Muito dceis Necessidade intensa de companhia humana Necessidade intensa de carinho Tranqilos No apreciavam a presena de desconhecidos Boa relao com co-habitantes Sem agressividade em qualquer situao Presena de apatia/depresso % 43 76 62 76 71 54 48 42

Medicamentos homeopticos prescritos:


Os medicamentos nicos, prescritos de forma individualizada a cada um dos pacientes com base nas caractersticas comportamentais, fsicas e de reao ao meio ambiente, seguem na Tabela 7. Os principais sintomas que caracterizaram os animais tratados com os medicamentos de maior freqncia de prescrio esto listados no Quadro 1. O predomnio do medicamento Pulsatilla, em ces, justifica-se por ser bem indicado para pacientes que, dentre outras caractersticas, necessitam de grande quantidade de afeto (Brunini, 1992; Torro, 1999). Quanto aos medicamentos prescritos para os felinos e que resultaram em sucesso, destacam-se Arsenicum e Sepia, indicados para pacientes com dificuldades de relacionamento; e Lachesis, Pulsatilla e Phosphorus, em que a esfera afetiva mais destacada Brunini, 1992; Torro, 1990 (Tabela 8).

Evoluo clnica
Entre os 27 ces que completaram o protocolo teraputico, obteve-se sucesso em 74% (20 animais), ndice semelhante ao obtido por outros autores, em que se utiliza clomipramina como tratamento, sendo a diminuio da lambedura a graus suportveis pelos proprietrios com cicatrizao parcial ou total (Hewson et al., 1998; Moon-Fanelli e Dodman, 1998). Ressalta-se, todavia, que na amostragem ora considerada em que se logrou pleno sucesso, houve cicatrizao completa e total repilao da leso.

R. bras. Ci. Vet., v. 11, n. 3, p. 147-152, set./dez. 2004

151

Tabela 7: Distribuio (%) segundo os medicamentos prescritos individualmente aos caninos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente com sucesso no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003
SUCESSO Arsenicum Belladona Calcarea carb. Ignatia Lachesis Lycopodium Phosphorus Pulsatilla Stramonium Total No de casos 2 1 2 1 3 1 1 8 1 20 % 10 5 10 5 15 5 5 40 5 100

26% Sucesso Insucesso 74%


Figura 1 Distribuio (%) segundo a eficcia da terapia nos caninos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003

11%

Sucesso

Tabela 8: Distribuio (%) segundo os medicamentos prescritos individualmente aos felinos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente com sucesso no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003
MEDICAMENTOS PRESCRITOS Arsenicum Lachesis Phosphorus Pulsatilla Spia Total No de casos 3 1 2 1 1 8 % 37,5 12,5 25 12,5 12,5 100

Insucesso

89%
Figura 2: Distribuio (%) segundo a eficcia da terapia nos felinos com dermatose de lambedura atendidos e tratados homeopaticamente no Servio de Dermatologia do VCM/FMVZ/USP no perodo de 1995 a 1999, So Paulo, Brasil, 2003

Concluso
As raas caninas mais acometidas pela DL foram Dogue Alemo e Pastor Alemo. Nota-se claramente um predomnio de ces de grande porte (com peso acima de 20kg). Os fatores desencadeantes foram principalmente de ordem afetiva. O impedimento de acesso casa, a inquietude e a ausncia de contato com outros animais no foram fatores predominantes na populao estudada. A maioria dos ces era muito dcil, apresentando intensa necessidade de companhia humana e de carinho. Foram definidos como tranqilos por seus proprietrios e no se interessavam ou no apreciavam a presena de animais ou de pessoas estranhos ao seu convvio.

Os felinos includos no protocolo foram, principalmente, aqueles sem raa definida. Os fatores desencadeantes identificados foram tanto de ordem afetiva quanto fsica. Como o j mencionado para os ces, tambm os gatos apresentaram necessidade intensa de companhia humana e carinho, mas no foi notada uma docilidade intensa. Mesmo definidos como tranqilos pelos proprietrios, no apreciavam a presena de animais ou pessoas desconhecidas e a maioria coabitava com outros gatos, podendo esse fator ser importante para a gnese da DL nesta espcie. Neste trabalho, os dados obtidos pela anamnese homeoptica permitiram a caracterizao de particularidades comportamentais e afetivas dos animais estudados no perceptveis pelo mtodo teraputico tradicional. Evidencia-se tambm uma real eficincia do tratamento homeoptico, uma vez que houve cicatrizao completa da leso em 74% dos ces e em 89% dos gatos tratados sem recidivas, havendo necessidade de medicao espordica em apenas 15% dos caninos para evitar a reinstalao da leso.

Referncias
BELON, P.; CUMPS, J.; ENNIS, M; MANNAIONI, P. F.; SAINTE-LAUDY, J; POBERFROID, M; WIEGANT, FAC. Inhibition of human basophil degranulation by successive histamine dilutions: Results of a European multi-centre trial. Inflamm. Res., v. 48, suppl.1, p. S17-S18, 1999. BENITES, N. R. Matria mdica e a escolha do medicamento homeoptico. Revista Clnica Veterinria, n. 21, p. 42-43, 1999.

BENITES, N. R. Estudo da fora Vital estimulada por medicao homeoptica atravs do emprego da matria mdica. Revista Clnica Veterinria, n. 29, p. 36-39, 2000. BONAMIN, L. V.; MARTINHO, K. S.; NINA, A. L.; CAVIGLIA, F.; DO RIO, R. G. W. Very high dilutions of dexamethasone inhibit their own pharmacological effects in vivo. British Homeopathic Journal, v. 90, p. 198-203, 2001.

R. bras. Ci. Vet., v. 11, n. 3, p. 147-152, set./dez. 2004

152

BRUNINI, C. Matria mdica homeoptica IBEHE. So Paulo: Mythos Editora, v. 7, 1992. BRUNINI, C. Homeopatia: princpios, doutrina e farmcia. So Paulo: Mythos Editora, 1993, 315 p. DANTZER, R. Behavioral, psychological and functional aspects of stereotype behavior: a review and a reinterpretation. Journal Animal Science, v. 62, p. 1776-1186, 1986. DEMANGEAT, J. L.; GRIES, P.; POITEVIN, B. Modification of 4 Mhz M.N.R. proton water relaxation times in very high diluted aqueous solutions. Jerusalm. Abstracts of the Vlllth GIRI meeting. p. 18-21, 1994. GOLDBERG, E.; RAPOPORT, J. L. Canine acral lick dermatites: response to the antiobsessional drug clomipramine. Journal American Animal Hospital Association, v. 2, p. 179-182, 1991. HEWSON, C. J.; LUESCHER, U. A.; PARENT, J. M.; CONLON, P. D.; BALL, R. O. Efficacy of comipramine in the treatment of canine compulsive disorder.Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 213, n. 12, p. 1760-1766, 1998. LARSSON, C. E.; CARPINETES, S. C.; LARSSON, M. H. M.A. Dermatopatias Psicognicas diagnosticadas em ces de So Paulo. Revista Brasileira de Medicina Veterinria, v. 7 ,n. 5, p. 140-143, 1985. LUESCHER, U. A.; Mc Eow, D. B.; HALIP, J. Stereotypic or obssessive compulsive disorders in dogs and cats. Veterinary Clinics North America Small Animal Pratice, v. 21, n. 2, p. 401-413, 1991. MAINA, G; ALBERT, U; BOGETTO, F. Relapses after discontinuation of drug associated with increased resistance to treatment in obsessivecompulsive disorder. Int. Clin. Psychopharmacol, v. 16, n. 1, p. 33-38, 2001. MOON-FANELLI, A. A; DODMAN, N. H. Description and development of compulsive tail chasing in terriers and response to clomopramine treatment. Journal of the American Medical Association, v. 212, n. 8, p. 1252-1257, 1998. OVERALL, K. L. Natural animal models of human psychiatric conditions: assessment of mechanism and validity. Prog. Neuropsychopharmacol. Biol. Psychiatry, v. 24, n. 5, p. 727-776, 2000.

PARKER, A. J. Behavioral changes of organic neurological origin. Progress in Veterinary Neurology, v.1, n.2, p.123-31, 1991. ROMATOWSKI, J. Two cases of fluoxetine response behavior disorders in cats. Feline Practice, v. 26, n. 1, p. 14-15, 1998. SAWYER, L. S.; MOON-FANELLI, A. A.; DODMAN, N. H. Psychogenic alopecia in cats. Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 214, p. 71-74, 1999. SCOTT, D. W.; MILLER, W. H.; GRIFFIN, C. E. Small Animal Dermatology, 5th ed. Philadelphia, W.B. Saunders, 1995, 1213 p. SEYLE, H. Stress a tenso da vida. 2. ed. So Paulo: IBRASA, 1965. SEKSEL, K.; LINDEMAN, M. J. Use of clomipramine in the treatment of anxiety-Related and obsessive-compulsive disorders in cats. Australian Veterinary Journal, v. 76 ,n. 5, p. 317-321, 1998. STEIN, D. J.; SHOUBERG, N.; HELTON, K.; HOLLANDER, E. The neuroethological approach to obsessive-compulsive disorder. Comprehensive Pssychiatry, v. 33, n. 4, p.274-278, 1992. TELHADO, J. P. Contribuio ao estudo da dermatite de lambedura em ces. 1996. Tese (doutorado)Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1996. TORRO, A. R. Homeopatia Veterinria: semiologia, matria mdica e psicossomtica. So Paulo: Typus-IBEHE editora, 1999. 265 p. WHITE, S. D. Naltrexone for treatment of acral lick dermatitis in dog. Journal American Veterinary Medical Association, v. 196, n. 7, p. 1073-1076, 1990. YOUBICIER, B. J.; BOUDARD, F; OBERBAUM, M.; BASTIDE, M.; BAYLE, J. D. Effects of embryonic bursectomy and in ovo administration of highly diluted bursin on adrenocorticotropic and immune response of chikens. Int. J. Immunotherapy, v. 9, p. 169-180, 1993. YOUBICIER-SIMO, B. J; BOUDARD, F.; GUELLATI, M.; MEKAOUCHE, M.; BAYL, J. D.; BASTIDE, M. The role of the Bursa de Fabricius and highly dilute bursin in immunoendocrine interactions in the chickens. In: M. Bastide (Ed.), Signal and Images. Dordrecht, Kluwer Academic Publisher. 1997, p. 111-121.

R. bras. Ci. Vet., v. 11, n. 3, p. 147-152, set./dez. 2004

You might also like