You are on page 1of 11

Conceito Bsicos da Teoria de Grafos

GRAFO Um grafo G(V,A) definido pelo par de conjuntos V e A, onde: V - conjunto no vazio: os vrtices ou nodos do grafo; A - conjunto de pares ordenados a=(v,w), v e w ? V: as arestas do grafo. Seja, por exemplo, o grafo G(V,A) dado por: V = { p | p uma pessoa } A = { (v,w) | < v amigo de w > } Esta definio representa toda uma famlia de grafos. Um exemplo de elemento desta famlia (ver G1) dado por: V = { Maria, Pedro, Joana, Luiz } A = { (Maria, Pedro), (Pedro, Maria), (Joana, Maria), (Maria, Joana), (Pedro, Luiz), (Luiz, Pedro), (Joana, Pedro) , (Pedro, Joana) } G1:

Neste exemplo estamos considerando que a relao <v amigo de w> uma relao simtrica, ou seja, se <v amigo de w> ento <w amigo de v>. Como conseqncia, as arestas que ligam os vrtices no possuem qualquer orientao

DIGRAFO (Grafo Orientado) Considere, agora, o grafo definido por: V = { p | p uma pessoa da famlia Castro } A = { (v,w) | < v pai/me de w > } Um exemplo de deste grafo (ver G2) : V = { Emerson, Isadora, Renata, Antonio, Rosane, Ceclia, Alfredo } A = {(Isadora, Emerson), (Antonio, Renata), (Alfredo, Emerson), (Ceclia, Antonio), (Alfredo, Antonio)} G2:

A relao definida por A no simtrica pois se <v pai/me de w>, no o caso de <w pai/me de v>. H, portanto, uma orientao na relao, com um correspondente efeito na representao grfica de G. O grafo acima dito ser um grafo orientado (ou digrafo), sendo que as conexes entre os vrtices so chamadas de arcos. ORDEM A ordem de um grafo G dada pela cardinalidade do conjunto de vrtices, ou seja, pelo nmero de vrtices de G. Nos exemplos acima: ordem(G1) = 4 ordem(G2) = 6 ADJACNCIA Em um grafo simples (a exemplo de G1) dois vrtices v e w so adjacentes (ou vizinhos) se h uma aresta a=(v,w) em G. Est aresta dita ser incidente a ambos, v e w. o caso dos vrtices Maria e Pedro em G1. No caso do grafo ser dirigido (a exemplo de G2), a adjacncia (vizinhana) especializada em: Sucessor: um vrtice w sucessor de v se h um arco que parte de v e chega em w. Em G2, por exemplo, diz-se que Emerson e Antonio so sucessores de Alfredo. Antecessor: um vrtice v antecessor de w se h um arco que parte de v e chega em w. Em G2, por exemplo, diz-se que Alfredo e Ceclia so antecessores de Antonio. GRAU O grau de um vrtice dado pelo nmero de arestas que lhe so incidentes. Em G1, por exemplo: grau(Pedro) = 3 grau(Maria) = 2 No caso do grafo ser dirigido (a exemplo de G2), a noo de grau especializada em: Grau de emisso: o grau de emisso de um vrtice v corresponde ao nmero de arcos que partem de v. Em G2, por exemplo: grauDeEmisso(Antonio) = 1 grauDeEmissao(Alfredo) = 2 grauDeEmissao(Renata) = 0 Grau de recepo: o grau de recepo de um vrtice v corresponde ao nmero de arcos que chegam a v. Em G2, por exemplo: grauDeRecepo(Antonio) = 2 grauDeRecepo(Alfredo) = 0 grauDeRecepo(Renata) = 1 FONTE Um vrtice v uma fonte se grauDeRecepo(v) = 0. o caso dos vrtices Isadora, Alfredo e Ceclia em G2. SUMIDOURO Um vrtice v um sumidouro se grauDeEmisso(v) = 0. o caso dos vrtices Renata e Emerson em G2.

LAO Um lao uma aresta ou arco do tipo a=(v,v), ou seja, que relaciona um vrtice a ele prprio. Em G3 h trs ocorrncias de laos para um grafo no orientado. G3:

GRAFO REGULAR Um grafo dito ser regular quando todos os seus vrtices tem o mesmo grau. O grafo G4, por exemplo, dito ser um grafo regular-3 pois todos os seus vrtices tem grau 3. G4:

GRAFO COMPLETO Um grafo dito ser completo quando h uma aresta entre cada par de seus vrtices. Estes grafos so designados por Kn, onde n a ordem do grafo.

Um grafo Kn possui o nmero mximo possvel de arestas para um dados n. Ele , tambm regular-(n-1) pois todos os seus vrtices tem grau n-1. GRAFO BIPARTIDO Um grafo dito ser bipartido quando seu conjunto de vrtices V puder ser particionado em dois subconjuntos V1 e V2, tais que toda aresta de G une um vrtice de V1 a outro de V2. Para exemplificar, sejam os conjuntos H={h | h um homem} e M={m | m um mulher} e o grafo G(V,A) (ver o exemplo G5) onde: V=HUM A = {(v,w) | (v ? H e w ? M) ou (v ? M e w ? H) e <v foi namorado de w>}

G5:

O grafo G6 uma K3,3, ou seja, um grafo bipartido completo que contm duas parties de 3 vrtices cada. Ele completo pois todos os vrtices de uma partio esto ligados a todos os vrtices da outra partio. G6:

GRAFO ROTULADO Um grafo G(V,A) dito ser rotulado em vrtices (ou arestas) quando a cada vrtice (ou aresta) estiver associado um rtulo. G5 um exemplo de grafo rotulado. GRAFO VALORADO Um grafo G(V,A) dito ser valorado quando existe uma ou mais funes relacionando V e/ou A com um conjunto de nmeros. Para exemplificar (ver o grafo G7), seja G(V,A) onde: V = {v | v uma cidade com aeroporto} A = {(v,w,t) | <h linha area ligando v a w, sendo t o tempo esperado de voo>} G7:

MULTIGRAFO Um grafo G(V,A) dito ser um multigrafo quando existem mltiplas arestas entre pares de vrtices de G. No grafo G8, por exemplo, h duas arestas entre os vrtices A e C e entre os vrtices A e B, caracterizando-o como um multigrafo. G8:

SUBGRAFO Um grafo Gs(Vs, As) dito ser subgrafo de um grafo G(V,A) quando Vs ? V e As ? A. O grafo G9, por exemplo, subgrafo de G8. G9:

HIPERGRAFO Um hipergrafo H(V,A) definido pelo par de conjuntos V e A, onde: V - conjunto no vazio; A - uma famlia e partes no vazias de V. Seja, por exemplo, o grafo H(V,A) dado por: V = { x1, x2, x3, x4} A = { {x1, x2, x4}, {x2, x3, x4}, {x2, x3}} G10:

CADEIA Uma cadeia uma sequncia qualquer de arestas adjacentes que ligam dois vrtices. O conceito de cadeia vale tambm para grafos orientados, bastando que se ignore o sentido da orientao dos arcos. A seqncia de vrtices (x6, x5, x4, x1) um exemplo de cadeia em G11. Uma cadeia dita ser elementar se no passa duas vezes pelo mesmo vrtice. dita ser simples se no passa duas vezes pela mesma aresta (arco). O comprimento de uma cadeia o nmero de arestas (arcos) que a compe. G11:

CAMINHO Um caminho uma cadeia na qual todos os arcos possuem a mesma orientao. Aplica-se, portanto, somente a grafos orientados. A seqncia de vrtices (x1, x2, x5, x6, x3) um exemplo de caminho em G11. CICLO Um ciclo uma cadeia simples e fechada (o vrtice inicial o mesmo que o vrtice final). A seqncia de vrtices (x1, x2, x3, x6, x5, x4, x1) um exemplo de ciclo elementar em G11. CIRCUITO Um circuito um caminho simples e fechado. A seqncia de vrtices (x1, x2, x5, x4, x1) um exemplo de circuito elementar em G11. FECHO TRANSITIVO O fecho transitivo direto (ftd) de um vrtice v o conjunto de todos os vrtices que podem ser atingidos por algum caminho iniciando em v. O ftd do vrtice x5 do grafo G17, por exemplo, o conjunto: {x1, x2, x3, x4, x5, x6}. Note que o prprio vrtice faz parte do ftd j que ele alcanvel partindo-se dele mesmo. O fecho transitivo inverso (fti) de um vrtice v o conjunto de todos os vrtices a partir dos quais se pode atingir v por algum caminho. O fti do vrtice x5 do grafo G17, por exemplo, o conjunto: {x1, x2, x4, x5, x7}. Note que o prprio vrtice faz parte do fti j que dele se pode alncanar ele mesmo. GRAFO CONEXO Um grafo G(V,A) dito ser conexo se h pelo menos uma cadeia ligando cada par de vrtices deste grafo G. G12:

G13:

GRAFO DESCONEXO Um grafo G(V,A) dito ser desconexo se h pelo menos um par de vrtices que no est ligado por nenhuma cadeia. G14:

COMPONENTE CONEXA Um grafo G(V,A) desconexo formado por pelo menos dois subgrafos conexos, disjuntos em relao aos vrtices e maximais em relao incluso. Cada um destes subgrafos conexos disto ser uma componente conexa de G.

G15:

GRAFO FORTEMENTE CONEXO No caso de grafos orientados, um grafo dito ser fortemente conexo (f-conexo) se todo par de vrtices est ligado por pelo menos um caminho em cada sentido, ou seja, se cada par de vrtices participa de um circuito. Isto significa que cada vrtice pode ser alcanvel partindo-se de qualquer outro vrtice do grafo. G16:

COMPONENTE FORTEMENTE CONEXA Um grafo G(V,A) que no fortemente conexo formado por pelo menos dois subgrafos fortemente conexos, disjuntos em relao aos vrtices e maximais em relao incluso. Cada um destes subgrafos disto ser uma componente fortemente conexa de G, a exemplo dos subgrafos identificados por S1, S2 e S3 em G17. G17:

VRTICE DE CORTE Um vrtice dito ser um vrtice de corte se sua remoo (juntamente com as arestas a ele conectadas) provoca um reduo na conexidade do grafo. Os vrtices x2 em G13 e G14 so exemplos de vrtices de corte. PONTE Uma aresta dita ser um a ponte se sua remoo provoca um reduo na conexidade do grafo. As arestas (x1, x2) em G13 e G14 so exemplos de pontes. BASE Uma base de um grafo G(V,A) um subconjunto B ? V, tal que:

dois vrtices quaisquer de B no so ligados por nenhum caminho; todo vrtice no pertencente a B pode ser atingido por um caminho partindo de B. G18:

ANTI-BASE Uma anti-base de um grafo G(V,A) um subconjunto A ? V, tal que: dois vrtices quaisquer de A no so ligados por nenhum caminho; de todo vrtice no pertencente a A pode ser atingir A por um caminho. RAIZ Se a base de um grafo G(V,A) um conjunto unitrio, ento esta base a raiz de G. G19:

ANTI-RAIZ Se a anti-base de um grafo G(V,A) um conjunto unitrio, ento esta anti-base a anti-raiz de G. RVORE Uma rvore um grafo conexo sem ciclos. Seja G(V,A) um grafo com ordem n = 2. As propriedades seguintes so equivalentes e suficientes para caracterizar G como uma rvore: G conexo e sem ciclos; G sem ciclos e tem n-1 arestas; G conexo e tem n-1 arestas; G sem ciclos e por adio de uma aresta se cria um ciclo e somente um; G conexo, mas deixa de s-lo se uma aresta suprimida (todas as arestas so pontes); todo par de vrtices de G unido por uma e somente uma cadeia simples. G20:

ARBORESCNCIA Uma arborescncia uma rvore que possui uma raiz. Aplica-se, portanto, somente a grafos orientados. G21:

FLORESTA Uma floresta um grafo cujas componentes conexas so rvores. G22:

GRAFO PLANAR Um grafo G(V,A) dito ser planar quando existe alguma forma de se dispor seus vrtices em um plano de tal modo que nenhum par de arestas se cruze. Ao lado aparecem trs representaes grficas distintas para uma K4 (grafo completo de ordem 4). Apesar de haver um cruzamento de arestas na primeira das representaes grficas, a K4 um grafo planar pois admite pelo menos uma representao num plano sem que haja cruzamento de arestas (duas possveis representaes aparecem nas figuras ao lado).

J uma K5 e uma K3,3 so exemplos de grafos no planares. Estes dois grafos no admitem representaes planares.

COLORAO Seja G(V,A) um grafo e C um conjunto de cores. Uma colorao de G uma atribuio de alguma cor de C para cada vrtice de V, de tal modo que a dois vrtices adjacentes sejam atribudas cores diferentes. Assim sendo, uma colorao de G uma funo f: V ? C tal que para cada par de vrtices (v,w) ? A ? f(v) ? f(w). Uma k-colorao de G uma colorao que utiliza um total de k cores. O exemplo ao lado mostra um 4colorao para o grafo.

NMERO CROMTICO Denomina-se nmero cromtico X(G) de um grafo G ao menor nmero de cores k, para o qual existe uma kcolorao de G. O exemplo ao lado mostra uma 3-colorao para o grafo, que o nmero cromtico deste grafo.

ISOMORFISMO Sejam dois grafos G1(V1,A1) e G2(V2,A2). Um isomorfismo de G1 sobre G2 um mapeamento bijetivo f: V1 ? V2 tal que (x,y) ? A1 se e somente se (f(x),f(y)) ? A2, para todo x,y ? V1. Os grafos ao lado so isomorfos pois h a funo { (a,2), (b,1), (c,3), (d,4), (e,6), (f,5) } que satisfaz a condio descrita acima.

SCIE (Subconjunto Internamente Estvel) (por vezes tambm conhecido como conjunto independente) Seja G(V,A) um grafo no orientado. Diz-se que S ? V um subconjunto internamente estvel se dois vrtices quaisquer de S nunca so adjacentes entre si. Para o grafo ao lado, so exemplos de SCIE os conjuntos: {2, 3}, {1, 4} e {2, 3, 4}

Agora, se dado um SCIE S no existe um outro SCIE S' tal que S' ? S, ento S dito ser um SCIE maximal. Para o grafo ao lado, so exemplos de SCIE maximais os conjuntos: {2, 3, 4}, {1, 6} e {4, 5}

SCEE (Subconjunto Externamente Estvel) (por vezes tambm conhecido como conjunto absorvente) Seja G(V,A) um grafo orientado. Diz-se que T ? V um subconjunto externamente estvel se todo vrtice no pertencente a T tiver pelo menos um vrtice de T como sucessor. Agora, se dado um SCEE S no existe um outro SCEE S' tal que S' ? S, ento S dito ser um SCEE minimal. Para o grafo ao lado, so exemplos de SCEE minimais os conjuntos: {x2, x4, x6} e {x1, x5, x3} Este conceito tambm pode ser aplicado a grafos no orientados, bastando que consideremos que todo vrtice exterior a T deva ter como adjacente pelo menos um vrtice de T.

You might also like