You are on page 1of 9

Amlcar Joaquim Magao

ndice Introduo ....................................................................................................................................... 0 Para alcanar o objectivo geral do trabalho temos com objectivos especficos os seguintes: ........ 1 Justificativa ..................................................................................................................................... 1 Procedimentos Metodolgicos ........................................................................................................ 2 Apresentao e discusso dos dados da pesquisa ........................................................................... 2 Campo de anlise ............................................................................................................................ 2 O poder simblico na propaganda e promoo de venda ............................................................... 6 Concluso........................................................................................................................................ 8

Amlcar Joaquim Magao

Introduo O presente trabalho uma mini-etnografia realizada por ns e tem como o ttulo Manipulao da imagem feminina como estratgias de venda de produtos: caso das vendedoras do mercado do povo na cidade do Maputo. O mesmo do tipo descritivo exploratrio foi realizado no mercado do povo na cidade de Maputo e foi construdo a partir do mtodo etnogrfico e da observao participante que consistiu em observar. O objectivo da pesquisa analisar as imagens e os valores dos corpos femininos na venda de produtos alimentares, considerando os sistemas de trocas e de produo de sentidos que constroem identidades e representaes de gnero. Tendo em conta o uso de imagens captadas no campo de estudo. Este local conhecido por agrupar em grande quantidade de bancas de confeccionao de alimentos existentes naquele ponto da cidade. Vrios grupos de homens as tm por referncia como local de refeio e lazer. Para alcanar o objectivo geral do trabalho temos com objectivos especficos os seguintes: Conceituar promoo e propaganda de venda que as mulheres usam; Analisar a vulnerabilidade das mulheres no mercado; Analisar a influncia da propaganda e da imagem da mulher sobre o indivduo;

Justificativa Este estudo se justifica principalmente porque o processo de fotografar no exigiu um exerccio de muita negociao e porque se leva em conta o nvel elevado de circulao e do consumo de alimentos no mercado do povo, inclusive e especialmente a cerveja entre homens funcionrios de diferentes lugares daquele ponto. Alm disso, importante avaliar at que ponto a utilizao da imagem feminina, em geral contendo um apelo ertico, factor decisivo na compra e no consumo dessa neste local.

Amlcar Joaquim Magao

Procedimentos Metodolgicos Trata-se de um estudo descritivo exploratrio com algumas referncias de imagens fotogrficas, desenvolvido no mercado do Povo na cidade do Maputo. O processo de pesquisa emprica teve a durao de 1 semanas, circunscrito na baixa da cidade, concretamente no cruzamento da Av. Karl Marx esquina com a Av. Ho chi minh Para a realizao do trabalho, optamos pela metodologia qualitativa, que consistiu na descrio detalhada de situaes com objectivo de compreender as estratgias usadas pelas vendedoras para uma maior venda dos produtos aos clientes homens. Esta tcnica permitiu-nos descrever e registar os acontecimentos, comportamentos e praticas das mulheres vendedoras e os homens que frequentam este mercado num cenrio de local de refeio e a relao dos vrios actores sociais. Os mtodos etnogrficos a qual usamos foi simplesmente a de descrio com base nos acontecimentos marcados por pequenas seces de fotografias, isto , sem nenhuma entrevista com o nosso objecto de estudo. E para o registo de observao, usamos como tcnica de registo para alm da fotografia, o dirio de campo captando os comportamento e algumas rotinas do ambiente.

Apresentao e discusso dos dados da pesquisa

Campo de anlise O trabalho foi realizado no mercado do povo da cidade do Maputo que esta situado no cruzamento da Av. Karl Marx e Av. Ho chi Minh Este local recebe um grande nmero de pessoas, principalmente a partir das 11 e 15 horas, horrio em que os sectores de actividades, tm um tempo de intervalo para o almoo dos funcionrios. de salientar que evidentemente, as barracas aqui localizadas no abrem apenas neste horrio. Mas neste horrio que o movimento maior e no incio da tarde que o movimento fica maior. nesse perodo que os funcionrios fazem as suas refeies. H um

Amlcar Joaquim Magao

significativo movimento de pequenos grupos de homens que vem fazer as refeies todos os dias teis de semana. Na tera feira dia 18 de Outubro de 2011, pelas 13:00 horas no meio de varias barracas e vrios tipos de vendas dentre as quais o alimento confeccionado e no confeccionado, o cigarro, a cerveja, o po, e outros encontram-se as mulheres donas e serventes de barracas sentadas ou em p atentas ao movimento e tentando chamar cada vez mais clientes para as suas mesas. Pareci-nos que os clientes antigos e j conhecidos s chegam ao local e tem o prato feito na hora e os outros que so novos por sinal tem um atendimento especial, vai sempre atender a estes uma mulher de pouca idade de forma sensual e anota todos os seus pedidos. Para este caso temos a imagem abaixo correspondente a figura n1 em que o cliente faz a sua refeio acompanhado de uma cerveja proposta pela servente da barraca por ele escolhida.

Figura n 1

Nas barracas de venda de alimento tambm podemos ver uma escala de trs a quatro mulheres onde uma ou duas so as cozinheiras e as outras as serventes. Neste ponto pode ver que as mulheres de uma idade mais avanada so as cozinheiras estas que se mantm nas cozinhas at ao fim do expediente e as mulheres que servem as mesas so mais novas com uma postura de firme e com objectivo de promover a venda dos seus produtos ao lado de vrios clientes.

Amlcar Joaquim Magao

As mulheres mais novas quase nunca ficam do lado de dentro da barraca, estas ficam do lado de fora esperando que os pratos estejam prontos para servir as mesas. Podemos ver este facto em quase todas as barracas aqui localizadas. A nossa observao enquadra uma imagem num momento em que o mercado esta no esta muito movimentado e mesmo assim as aces continuam a acontecer. Vemos isso na imagem abaixo:

Figura n 2 Aqui podemos ver que essas mulheres localizadas no corredor da rea de venda de refeies usam os seus corpos e a sua sensualidade para atrair mais clientes visto que estes so na maioria das vezes homens vindo de diferentes lugares daquele ponto da cidade. Para alm da alimentao as barracas servem bebidas, tanto alcolicas como refrigerantes. Bebida esta que muitas vezes servida ao pedido dos clientes homens. Neste caso podemos ver na imagem abaixo na imagem n2 este acontecimento de forma clara, em que um grupo de cliente espera pela refeio com uma garrafa de cerveja cada um:

Amlcar Joaquim Magao

Imagem n3

Notamos tambm que as mulheres usam o seu poder de seduo para sugerir que os seus clientes para alm de pagar um prato de alimento bebam uma cerveja para tirar o calor. Neste caso muitos homens topam a ideia influenciados mulheres que ali trabalham. Num dos dias da nossa observao vimos tambm que as mulheres que ali trabalham para alem de servir os clientes j tm uma relao de confiana ou intimidade com alguns clientes que alem de sugerir que estes comprem uma bebida para eles, pedem tambm uma cerveja para elas. Neste contexto foi inevitvel ouvir de uma das funcionrias dizer: Boss, paga uma pra mim tambm estou aqui deste manha e ta fazer muito calor Com isso vimos que a relao de intimidade foi construda ao longo do tempo que o cliente faz as suas refeies de passagem por l. Constatamos que de todas as barracas existentes h uma com mais clientes durante os dias da nossa ida ao campo. Estando esta barraca localizada na entrada exterior do mercado. Dai surge a questo, ser porque esta mesmo na entrada ou porque o atendimento bom visto que a mesma barraca tem um nmero maior de mulheres com a servirem que as outras ou melhor porque a comida que l servida est bem temperada e confeccionada.

Amlcar Joaquim Magao

Os movimentos vo cada vez mais aumentando ate aproximadamente as 14 horas. Nesta altura alguns clientes j precisam de voltar para os seus postos de trabalho. A partir das 14 horas as 18 horas, tempo que o expediente termina neste mercado o movimente normal, os clientes que se fazem presente vem com a inteno de conversar com amigos e beber uma cerveja, um e outro que vem ter uma refeio.

O poder simblico na propaganda e promoo de venda As propagandas de venda de produtos alimentares no mercado do povo so dirigidas principalmente ao pblico masculino, por isso utilizam corpos femininos para seduzir e, ao mesmo tempo, reforar o papel das mulheres como objectos sexuais, subordinadas aos desejos do homem. A divulgao e explorao das imagens do corpo da mulher e sua possvel forma de pensar contribuem para reafirmar o poder simblico em nosso contexto social, uma vez que reforam os mecanismos de dominao masculina. No entanto, a subordinao feminina considerada natural na maioria das sociedades, estando j socialmente estabelecida e sendo constantemente reforada. Um dos meios que reproduz esse habitus o discurso publicitrio que naturaliza as representaes femininas ao relacion-las aos esquemas de percepo dominantes. Neste ponto a exposio das mulheres como vendedoras e serventes nas bancas desse mercado. Como veremos nas figuras n4 e 5 em que as mulheres das barracas ficam expostas fora das mesmas numa altura em que o mercado tem pouco movimento dos clientes:

Amlcar Joaquim Magao

Figura n4 Momento em que as mulheres esperam os clientes fora das barracas.

Figura n 5 Dentre as varias formas que nos baseamos na realizao deste trabalho, podemos ver que as mulheres aqui so tidas como o produto auxiliar da refeio servida, estando elas expostas a paqueiras1 de vrios homens. Isso se d atravs da maneira em que a mulher representada neste local, como responsvel pelas actividades domsticas e deste modo responsvel pela famlia, ou como objecto sexual quando as vendas so dirigidas ao pblico masculino, que muitas vezes
1

Tcnicas de seduo

Amlcar Joaquim Magao

o que mais frequenta este local. Dessa forma, a posio subalterna da mulher reforada e entendida como resultado de uma construo social, natural, uma vez que incorporada pelos sujeitos sem que percebam. Decorrente das relaes de poder, o corpo e a imagem feminina usado como objecto na promoo de vendas de alimentos e bebidas seleccionado de acordo com os pressupostos da classe dominante, neste caso a classe masculina. Estando os homens a assumir um lugar de poderoso no s como cliente mas tambm como o homem dentro dos patamares que a sociedade lhe integrou. Na explorao da imagem da mulher com o objectivo de seduo do pblico masculino, esta promoo de venda tem recorrido principalmente para a beleza fsica, sensualidade das mesmas.

Concluso A presente estudo feito com base numa mini-etnografia com uso do material fotogrfico no mercado do povo da cidade de Maputo, procurou mostrar de acordo coma discrio a relao existente entre as mulheres vendedoras e serventes desse mercado com os seus clientes, as formas de promoo de produtos usando o corpo e as imagens das mulheres. No entanto, neste trabalho ficou patente que as mulheres no s atendem os clientes como sob a forma simples de servir as refeies, mas sim do um atendimento especial principalmente aos novos clientes para que estes voltem sempre e se faam clientes habituais dos seus estabelecimentos. Visto que o mercado composto por vrios locais de venda, analisamos tambm a outra parte que enquadra as vendas de produtos de pronto consumo. Aqui as mulheres que atendem tm tambm o objectivo de ter os seus clientes mais vezes como habituais. A estratgia usada nestes pontos de comrcio de seduzir os clientes para que estes venham mais vezes at que se tornem fixos como vimos em algumas barracas que tm seus clientes fixos.

You might also like