You are on page 1of 12

2. FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading).

Plataformas tipo FPSO - (Floating, Production, Storage and Offloading) so navios com capacidade para processar e armazenar o petrleo, tambm capaz de prover a transferncia do petrleo e/ou gs natural. No convs do navio, instalada uma planta de processo para separar e tratar os fluidos produzidos pelos poos. Depois de separado da gua e do gs, o petrleo armazenado nos tanques do prprio navio, sendo transferido para um navio aliviador de tempos em tempos. O navio aliviador um petroleiro que atraca na popa da FPSO para receber petrleo que foi armazenado em seus tanques e transport-lo para terra. O gs comprimido enviado para terra atravs de gasodutos e/ou re-injetado no reservatrio. Os maiores FPSOs tm sua capacidade de processo em torno de 200 mil barris de petrleo por dia, com produo associada de gs de aproximadamente dois milhes de metros cbicos por dia.

2.1. FPSO no Brasil. Segundo a revista Norwayonline (2004) a primeira unidade de produo, armazenamento e transferncia de petrleo a entrar em operao foi o FPSO Petrojarl I em 31 de agosto de 1986 no campo de Oseberg no mar do norte. Desde ento dezenas de outras unidades foram construdas e convertidas para operarem como unidades de produo tipo FPSO.

Figura 1 Fonte: http://www.fpso.no/?aid=9055922

A primeira unidade de produo flutuante a operar em guas brasileiras foi a unidade martima P-34. Originalmente a unidade P-34 era um navio petroleiro, batizado de Presidente Juscelino, construdo no estaleiro Verolme na Holanda. No ano de 1976, foi convertido em unidade de processamento e produo entrando em operao em 1979 no campo de Garoupa na Bacia de Campos com uma lmina dgua de 100(cem) metros.

2.2. FPSO na Amrica do Sul e no mundo. Atualmente h treze unidades FPSO em operao na Amrica do Sul e cento e quarenta e trs em todo o mundo. No Anexo VII encontra-se um minucioso levantamento das condies de todas as unidades FPSO no mundo, identificando suas atuais situaes dentre elas destacam-se: Em operao, em construo e as que se encontram disponveis. (Offshore Magazine, 2004).

Figura 2. Fonte: Offshore Magazine, 2004.

Figura 3 Fonte: Offshore Magazine, 2004.

2.3. Caractersticas dos FPSO. Pode-se afirmar que as unidades FPSO so praticamente

independentes quanto lmina dgua da locao, se comparadas a outras unidades martimas de produo como, por exemplo, os FPS. Normalmente, as unidades FPSO so instaladas em locais onde a lmina dgua superior a novecentos e catorze metros. Recentemente no Brasil, a Petrobras instalou uma unidade FPSO no Campo de Marlim Sul na Bacia de Campos a uma profundidade de mil quatrocentos e trinta e trs metros. Dentre as caractersticas mais marcantes de um FPSO, o casco se sobressai a todas as outras, geralmente apresentando: comprimento variando entre cento e oitenta e trs e trezentos e trinta e cinco metros; boca variando de trinta a sessenta metros e calado variando entre dezoito e trinta metros (UKOOA - United Kingdom Offshore Operators Association, 2002).

Na figura 4 possvel visualizar um modelo de unidade FPSO.

Figura 4. Fonte: Regg et al (2000).

O trabalho de pesquisa conduzido por Wang et al (2003), demonstra que alguns FPSOs foram projetados para utilizar casco duplo e fundo simples visto que o risco de encalhe infinitamente albarroamentos nos bordos. Alm disso, os riscos aos quais esto sujeitas as unidades FPSO so diferentes das plataformas fixas, pois operam periodicamente com embarcaes de apoio e navios aliviadores. Logo, o risco de uma coliso grande se considerarmos o trfego de embarcaes de apoio assim como o risco de albarroamento ocasionado pelas constantes operaes com embarcaes de apoio. H trs etapas importantes para uma avaliao de riscos (Wang et al, 2003): Identificao dos cenrios acidentais (frequncias de ocorrncia); Avaliao das consequncias; menor em comparao com o de

Critrios de aceitabilidade Dentre os cenrios a serem descritos h de se considerar a srie histrica de acidentes, opinio de especialistas e Outras informaes, no menos importantes, uma anlise de riscos. incluem: tamanho da

embarcao de apoio, velocidade de aproximao, ngulo de aproximao tendo como referncia o eixo longitudinal do FPSO, experincia da tripulao, dentre outros. Wang et al (2003) ainda destaca:
A avaliao dos riscos de coliso e albarroamentos em FPSOs necessitam de tcnicas especiais. A experincia adquirida com as plataformas fixas no pode simplesmente ser transferido. As unidades FPSOs so nicas em sua configurao, desempenho, design, etc..

2.4. Armaes. O conceito de amarrao consiste no sistema que compem todo o equipamento necessrio para manter o FPSO na mesma posio. Dentre os equipamentos que compem este sistema de amarrao destacam-se: ncoras, cabos, bias, etc (Regg, 2000). H duas opes para a amarrao do FPSO na locao: Podem ser fixos no assoalho marinho atravs de cabos e ncoras ou posicionados com o auxlio de motores chamados de Thrusters que so orientados pelo sistema de posicionamento dinmico. Este sistema de posicionamento orientado tanto por satlites quanto por equipamentos eletrnicos existentes nas plataformas, permitindo ao FPSO permanecer na posio com um erro mximo de um metro e meio. A grande maioria dos FPSO em operao utiliza o sistema de amarrao fixa composto de ncoras, cabos e boias (Figura 5) e uma pequena parcela

emprega o sistema de posicionamento dinmico. O sistema fixo de amarrao pode ser permanente ou possuir dispositivo de desconexo. Estes dispositivos de desconexo so comuns em reas onde as condies meteorolgicas e oceanogrficas apresentam grande risco atividade.

Figura 5 Fonte: Regg et al (2000).

Vrios fatores so considerados quando da escolha do sistema de amarrao, dentre elas destacam-se: experincia da empresa na utilizao de FPSOs, profundidade da locao, regime de ventos e a distncia da costa. O turret que compem o sistema de amarrao pode estar localizado externamente ou internamente ao FPSO. A posio do turret depender de inmeros fatores dentre eles: planta de processo e a configurao do sistema de transferncia de leo.

2.5. Operaes de FPSO Para transportar o petrleo proveniente dos campos petrolferos, estocado nos tanques de um FPSO at os grandes centros utilizado um navio petroleiro comumente chamado de navio-aliviador [shuttle tanker]. Para tanto, o petrleo precisa inicialmente ser transferido do FPSO para o navio aliviador atravs do sistema de descarga geralmente composto por mangotes que so projetados para trabalhar em condies extremas de mar (Figura 6). Para a transferncia de petrleo, o navio-aliviador posiciona-se na popa do FPSO a uma distncia aproximada de setenta metros lanando um cabo guia para o FPSO. Atravs deste passado um cabo de amarrao chamado de Mooring Hawser que conduzir o mangote de transferncia para ser conectado no mangote do navio-aliviador.

Figura 6. Fonte: SBM - Single Buoy Mooring Company.

1. Introduo

3. Consideraes Finais.

4. Referncias Bibliogrficas Agencia Nacional do Petrleo. Dados Estatsticos. Disponvel em:

<http//:www.anp.gov.br> Agencia Nacional do Petrleo. Anurio Estatstico Brasileiro do Petrleo e do Gs Natural. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Renovveis.Guiapara o Licenciamento Ambiental das Atividades Martimas de Explorao e Produo de Petrleo e Gs Natural. Minerals Management Service. MMS Reaches decision about FPSOs in Gulf of Mexico.

UNP Universidade Potiguar CST em Petrleo e Gs Disciplina: Seminrio Integrativo V Equipe: Domcio Simo, Eduardo Fernando, Luiz Neto.

Victor,

Gabriel

FPSO

MOSSOR. 2011.

You might also like