You are on page 1of 7

UNIDADE DE FORMAO:

TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO FORMADOR: Cludia Antunes

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

INSTALAO E OPERAO DE SISTEMAS INFORMTICOS MDULO: 2 Processador de texto NOME:

Exerccio 1

Abra o programa Microsoft Office Word 2007 e insira o seguinte texto. **************************************************************************************** Introduo ao processamento de texto O processador de texto consiste numa ferramenta que permite produzir documentos diversificados, nomeadamente atravs da criao de documentos-modelo, utilizando diferentes estilos tipogrficos, com integrao de imagens e de outros objectos, em que o texto pode ainda ser trabalhado atravs de vrias funcionalidades tais como apagar, mover, seleccionar, acrescentar, duplicar, alinhar, formatar, etc. No processador de texto podem ainda ser integrados elementos de outras aplicaes tais como as bases de dados, as folhas de clculo, os programas de edio de imagens, etc. Um bom processador de texto permite ainda que os textos produzidos sejam editados como documentos de outras aplicaes (pginas de Internet ou programa de apresentaes) ou sejam enviados para ferramentas de comunicao como o fax ou o correio electrnico. *********************************** 1. Faa as alteraes necessrias de modo a que este fique com a apresentao que se pode visualizar na pgina seguinte. Para isso, tenha em conta os seguintes factores:

a. O documento tem cabealho e rodap. b. O ttulo um WordArt.

c. O texto deve ser escrito com letra Arial Narrow, tamanho 14 e dividido em colunas.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

d.

A imagem que surge, ao centro, uma imagem do ClipArt.

e. A indicao do nome e data deve ser inserida numa caixa de texto, formatada com uma cor de preenchimento e cor de linha a seu gosto. 2. Por fim, faa uma pr-visualizao do trabalho realizado. Exerccio 2 No final da pgina que criou no exerccio anterior, insira uma quebra de pgina e digite o seguinte texto, criando as suas prprias formataes ao nvel do tipo de letra, tamanho e cor, no podendo ser Calibri, tamanho 11 e cor de letra preto. ....... A sabedoria no se encontra no topo de nenhuma montanha nem no ltimo ano de um curso superior. num pequeno monte de areia do recreio do jardim-de-infncia que se pode aprender tudo o que necessrio na vida: Partilhar Respeitar as regras do jogo No bater em ningum Guardar as coisas nos stios onde estavam Manter tudo sempre limpo No mexer nas coisas dos outros Pedir desculpa quando se magoa algum Viver uma vida equilibrada: estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, danar, brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco, todos os dias. Robert Fulghum . ....... 1. Verifique se capaz de fazer as seguintes tarefas

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Exerccio 3 1. Continuando o seu documento, insira uma quebra de pgina e digite o seguinte texto:

Os Lusadas

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

As armas e os bares assinalados1 Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados Passaram alm da Taprobana2 Em perigos e guerras esforados, Mais do que prometia a fora humana3, E entre gente remota4 edificaram Novo Reino5, que tanto sublimaram6.

2. Insira as notas de rodap que esto assinaladas no texto. 3. Coloque um cabealho e um rodap apenas nesta pgina. 4. Insira as designaes Exerccio 1, Exerccio 2, Exerccio 3 nas pginas criadas at agora. 5. Aplique o Estilo de formatao Ttulo 1 a cada designao colocada anteriormente.

Exerccio 4

1. Na pgina seguinte, insira a designao Exerccio 4. 2. Crie a seguinte tabela. Aplique cores no preenchimento das clulas e limites na tabela.

1 2

Assinalados = notveis; Taprobana = antigo nome da ilha de Ceilo; 3 Mais do que prometia a fora humana = mais do que se podia esperar das foras normais do homem; 4 gente remota = povos de regies longnquas; 5 novo reino = Imprio da ndia; 6 sublimaram = engrandeceram.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

3. Elabore uma capa na primeira pgina do seu documento. 4. Crie um ndice automtico na segunda pgina. 5. Guarde as alteraes.

Bom trabalho! Cludia Antunes

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Bom trabalho! Cludia Antunes

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

You might also like