You are on page 1of 51

FACULDADE MARTHA FALCO

MANUAL DE ORIENTAO PARA O ESTGIO SUPERVISIONADO

MANAUS - AM 2011.2

APRESENTAO

O Estgio Supervisionado parte integrante do currculo pleno dos cursos de graduao e dever ser cumprido pelo aluno para a integralizao da carga horria total exigida. Como nas demais disciplinas, se sujeita s regras estabelecidas pelo regime da Faculdade Atual da Amaznia.

O Estgio Supervisionado consiste na preparao do aluno para ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que se inter-relacionam e integram a formao acadmica com a atividade prtica-profissional.

Este trabalho representa a inteno da Faculdade Martha Falco de prestar uma contribuio a alunos, professores e pesquisadores da nossa comunidade acadmica.

A proposta de elaborao deste manual para esclarecer ao aluno todos os procedimentos necessrios para realizao do estgio supervisionado, tais como: informaes gerais do estgio, sugestes de temas para o estgio, elementos de um relatrio de estgio, estudo de viabilidade do estgio, critrios de avaliao.

Acreditamos que o estgio supervisionado uma oportunidade de projeo do aluno para o mercado de trabalho, uma vez que este ter condies de colocar em prtica todo o conhecimento tcnico adquirido ao longo do curso.

Dessa forma, torna-se imprescindvel uma comunicao clara que leve ao aluno a perceber a importncia da realizao do estgio supervisionado, assumindo o papel de futuro profissional.

SUMRIO

APRESENTAO ......................................................................................................................

INFORMAES GERAIS ................................................................................................... 1.1 ESTGIO SUPERVISIONADO.............................................................................................. 1.2 ASPECTOS LEGAIS ........................................................................................................... 1.3 OBJETIVOS....................................................................................................................... 1.4 PASSOS PARA O CUMPRIMENTO DO ESTGIO SUPERVISIONADO.........................................

REGULAMENTO ................................................................................................................ 2.1 CAMPO DO ESTGIO......................................................................................................... 2.2 CARGA HORRIA.............................................................................................................. 2.3 DOCUMENTAO OBRIGATRIA .......................................................................................

2.3.1 Estagirio sem vnculo empregatcio........................................................................ 2.3.2 Scio Proprietrio..................................................................................................... 2.3.3 Funcionrio com vnculo empregatcio..................................................................... 2.3.4 Servidor Pblico........................................................................................................ 2.3.4 Cooperado................................................................................................................ 2.4 RESPONSABILIDADES....................................................................................................... 2.4.1 Ncleo de Estgio Supervisionado.......................................................................... 2.4.2 Aluno-Estagirio....................................................................................................... 2.4.3 Professor Orientador Pedaggico e Supervisor de Estgio..................................... 2.4.4 Coordenao do Curso............................................................................................. 2.5 AVALIAO DO ESTAGIRIO.............................................................................................. 2.6 SOLICITAO DE DISPENSA OU EQUIVALNCIA DO ESTGIO..............................................

RELATRIO DE ESTGIO................................................................................................. 3.1 3.1 ESTGIO SUPERVISIONADO ELEMENTOS BSICOS DO RELATRIO DE ESTGIO ...........................................................

ANEXO A (Modelos de Declarao)......................................................................................... ANEXO B (Modelos dos Elementos Bsicos do Relatrio de Estgio)................................ ANEXO C (reas de Atuao do Curso de Administrao de Empresas)........................... ANEXO D ( Regulamento do Estgio)......................................................................................

1 INFORMAES GERAIS

1. 1 ESTGIO SUPERVISIONADO

uma estratgia de profissionalizao que complementa o processo ensinoaprendizagem. Consiste na fase de preparao do aluno para ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que se inter-relacionam e integram a formao acadmica com a atividade prtica-profissional.

So atividades de aprendizagem profissional, social e cultural oferecidas ao aluno pela participao em situaes reais de trabalho e que so proporcionadas por empresas, rgos da administrao pblica ou privada e instituies de ensino, sempre sob a responsabilidade e coordenao da Instituio de Ensino a que pertence.

Durante sua realizao, caber ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

1. 2 ASPECTOS LEGAIS

A realizao do Estgio Supervisionado, nos cursos cujo currculo escolar permita e/ou demande Estgio, encontra amparo legal na Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, com as modificaes introduzidas pela Lei n 8859/94 e MP 1.726 e 1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00 (anexo F).

1.3 OBJETIVOS

O principal objetivo do Estgio Supervisionado preparar o aluno para ingresso no mercado de trabalho por meio das seguintes aes: a) Revisar conceitos e conhecimentos bsicos ministrados no decorrer do curso; b) Desenvolver assuntos especficos de contedo e metodologia; c) Criar situaes de estudos reais aplicveis; d) Promover o exerccio das atribuies da prpria profisso de forma a capacitar o aluno a atuar na rea e atender ao mercado de imediato; e) Propiciar o relacionamento com profissionais da respectiva rea, a fim de adquirir e assimilar experincias; f) Desenvolver o conhecimento e a criatividade com vistas ao crescimento profissional.

1.4 RECOMENDAES PARA CUMPRIR COM XITO O ESTGIO SUPERVISIONADO

O aluno deve estar matriculado regularmente e com o comprovante de matrcula emitido pela Secretria Acadmica da FMF.

O preenchimento da ficha de cadastramento dever ser feito pelo aluno e o mesmo dever seguir os prazos estabelecidos pelo Ncleo de Estgio do curso de Publicidade e Propaganda.

O aluno dever cumprir o cronograma de atividades, atentando para preenchimento de folhas de freqncia e prazos de avaliaes. A freqncia obrigatria e definida pelo Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda.

Depois de cumprido o seu estgio, o aluno dever elaborar o relatrio de estgio supervisionado. O prazo de apresentao do relatrio definido pelo Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda.

2 REGULAMENTO

2.1 CAMPO DO ESTGIO

Situam-se no campo do Estgio Supervisionado as organizaes pblicas, privadas e do terceiro setor que desenvolvem atividades diretamente relacionadas rea acadmica a que pertence o aluno/estagirio e que possam ofertar condies adequadas para o efetivo logro do objetivo do estgio.

Durante o desenvolvimento do Estgio Supervisionado, o aluno-estagirio poder desenvolver suas atividades em uma nica unidade organizacional ou em vrias, desde que relacionadas s reas especificadas no anexo pertinente ao curso de Publicidade e Propaganda.

O aluno-estagirio poder desenvolver as seguintes atividades: 1. Execuo de trabalhos correntes/rotineiros da unidade; 2. Execuo de trabalhos figurativos/hipotticos relacionado a(s) unidade(s);

3. Anlise e proposio (ao orientador tcnico e/ou prof. orientador e supervisor de estgio) de atividades julgadas necessrias para o bom andamento da unidade; 4. Observao crtica dos colaboradores da unidade na execuo de suas atividades.

A disciplina Estgio Supervisionado caracterizar-se- pela integrao de conhecimentos da realidade organizacional, no contexto em que essa se insere. Nela possibilitar a interlocuo com os conhecimentos tericos que embasaro junto organizao o campo de estgio escolhido pelo aluno-estagirio. Nesse momento, direcionar uma investigao onde sero realizadas as atividades de estgio.

Durante o processo de estgio, os alunos interviro nas realidades organizacionais problematizando, investigando e intervindo diante dos fatos contestados, utilizando para isso os conhecimentos tericos adquiridos durante o curso. Nesse nterim, caber ao aluno elaborar o Relatrio de Estgio, conforme elementos descritos no 3.2 do presente manual.

2.2 CARGA HORRIA

O Estgio Supervisionado dever, necessariamente, completar a carga horria prevista na grade curricular vigente, sendo a 4 ou 6 horas/dia, realizvel ininterruptamente em uma mesma organizao, sendo vedado o cumprimento da dita carga horria nos domingos e feriados.

Para isso, o aluno dever cumprir o total de horas de estgio conforme estabelecido pela matriz curricular do curso em vigncia.

Conforme a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda, o estgio obrigatrio est dividido em duas fases que se estruturam da seguinte forma:

- Estgio Supervisionado 1: Tem por carga horria de 120 horas para o cumprimento de estgio do aluno na organizao que esteja dentro dos parmetros do curso de Publicidade e Propaganda e conforme o anexo C.

- Estgio Supervisionado 2 Tem por carga horria de 80 horas para o cumprimento de estgio do aluno, porm sero desenvolvidos nos grupos de pesquisa do curso onde os alunos faro seu estgio e desenvolvero uma pesquisa dentro dos campos da publicidade e propaganda. Este estgio de carter obrigatrio a todos os alunos regularmente matriculados no curso.

2.3 DOCUMENTAO OBRIGATRIA

Alguns documentos so necessrios para comprovao do total de horas previsto no estgio obrigatrio e das situaes de dispensa. Os mesmos devem fazer parte dos anexos obrigatrios do Relatrio de Estgio. Veja na seqncia qual a sua situao.

Situao 01: Estagirio sem vnculo empregatcio

O aluno que no possuir vnculo empregatcio com nenhuma organizao dever cumprir efetivamente a carga horria mnima do Estgio Supervisionado na condio de Estagirio (remunerado ou no remunerado), mediante Termo de Compromisso formalizado pelo Ncleo de Publicidade e Propaganda da FMF. Cabe salientar que de responsabilidade do aluno-estagirio a escolha da organizao onde realizar o estgio.
DOCUMENTO Termo de Compromisso do Estgio Supervisionado 1 Termos Aditivos 2 Termo de Resciso OBJETIVO Comprovar a regularizao do estgio. OBSERVAES A rea de Estgio da FMF entregar ao aluno-estagirio uma cpia no momento em que foi firmado o Termo de Compromisso do Estgio Supervisionado (TCE), devidamente assinado pelo estagirio, empresa e instituio de ensino (e agente de integrao, se houve intermediao) Tratam-se de anexos obrigatrios do Relatrio de Estgio apresentado ao final de cada semestre.

Declarao 4 Folhas de Frequncia


3
1 2 3

Comprovar a rea de atuao, perodo e carga horria do estgio.

Apresentado apenas e houver prorrogao do tempo de estgio. Apresentado apenas no caso de interrupo do estgio antes do prazo previsto no contrato Conforme Modelo 1 do Anexo A desse Manual. 4 Conforme Modelo Anexo C do Manual.

Existem empresas que j adotam um modelo prprio de contrato, caso isso no ocorra conveniente que se recorra intermediao dos agentes de integrao Empresa Escola (IEL ou CIEE) para a preparao do Contrato e a confeco do Termo de Compromisso de Estgio (TCE), pois apresenta a vantagem de incluir Seguro de Acidentes.

O Termo de Compromisso de Estgio dever ser emitido em 4 vias: 1 via Contratado Aluno 2 via Contratante Empresa

3 via Interveniente - Faculdade Martha Falco / Curso de Comunicao Social Publicidade e Propaganda 4 via Agente de Integrao

A intervenincia da Instituio de Ensino obrigatria, conforme disposto no artigo 3 da Lei 6.494, regulamentada pelo decreto Lei 87.497 em seu artigo 6, pargrafos 1, in verbis:

O Termo de Compromisso ser celebrado entre o estudante e a parte concedente da oportunidade de estgio curricular, com intervenincia obrigatria da instituio de ensino, e constituir comprovante exigvel pela autoridade competente, da inexistncia de vnculo empregatcio.

Situao 02: Scio-proprietrio de empresas

O aluno que for scio e/ou proprietrio de empresa poder requerer a dispensa de estgio por j trabalhar em horrio integral na rea pertinente a de seu curso de graduao, conforme item 2.6 do presente Manual.
DOCUMENTAO Carta do Contador especificando o recebimento de pr-labore e a funo exercida Cpia do Contrato Social e eventuais alteraes Declarao 2 Folhas de Frequncia
1

OBJETIVO Comprovar atuao na empresa.

Comprovar a sociedade e cargo Comprovar a rea Tratam-se de anexos obrigatrios do de atuao, Relatrio de Estgio apresentado ao final perodo e carga de cada semestre. horria do estgio.

OBSERVAO Papel timbrado do escritrio de contabilidade. Obrigatrios: CRC e Firma reconhecida ou Declarao de Habilitao Profissional Cpia Autenticada

1 2

Modelo 2 do Anexo A do Manual. A freqncia poder vir a ser dispensada nessa situao.

Situao 03: Funcionrio com vinculo empregatcio

O aluno que j possuir vnculo empregatcio formal em organizao do setor privado poder requerer a dispensa de estgio por j trabalhar em horrio integral e desenvolver as atividades inerentes ao estgio na prpria organizao, desde que seja em rea pertinente a de seu curso de graduao, conforme item 2.6 do presente Manual.

1 2

DOCUMENTAO Cpia da CTPS Cpia de identificao funcional. Cpia de rendimentos mais recente (contra-cheque) Folha de alterao de cargo (quando houver) 1 Declarao 2 Folhas de Frequncia

OBJETIVO Comprovar a regularizao do vinculo e cargo

OBSERVAES Cpias autenticadas Caso a carteira de trabalho no esteja atualizada, providenciar a atualizao o quanto antes.

Comprovar a rea de atuao, perodo e carga horria do estgio.

Tratam-se de anexos obrigatrios do Relatrio de Estgio apresentado ao final de cada semestre.

Modelo 3 ou 4 do Anexo A do Manual (conforme a situao do aluno). Modelo Anexo C do Manual

Situao 04: Servidor Pblico

O aluno que for servidor pblico poder requerer a dispensa de estgio por j trabalhar em horrio integral e desenvolver as atividades inerentes ao estgio no prprio rgo, desde que seja em rea pertinente a de seu curso de graduao, conforme item 2.6 do presente Manual.
DOCUMENTAO Cpia da portaria ou ato da nomeao Declarao 2 Folhas de Frequncia
1
1 2

OBJETIVO Comprovar atuao no exerccio do cargo como servidor pblico Comprovar a rea de atuao, perodo e carga horria do estgio.

OBSERVAO Cpia autenticada da portaria de nomeao Tratam-se de anexos obrigatrios do Relatrio de Estgio apresentado ao final de cada semestre.

Modelo 5 ou 6 do Anexo A do Manual (conforme a situao do aluno). Modelo Anexo C do Manual

Situao 05: Cooperado em Cooperativa

O aluno que desempenhar atividade profissional em Cooperativa poder requerer a dispensa de estgio por j trabalhar em horrio integral e desenvolver as atividades inerentes ao estgio na prpria Cooperativa, desde que seja em rea pertinente a de seu curso de graduao, conforme item 2.6 do presente Manual.
DOCUMENTAO Contrato de vinculo de Cooperativa. 1 Declarao 2 Folhas de Frequncia
1 2

OBJETIVO Comprovar atuao na Cooperativa Comprovar a rea de atuao, perodo e carga horria do estgio.

OBSERVAO Cpia Autenticada Tratam-se de anexos obrigatrios do Relatrio de Estgio apresentado ao final de cada semestre.

Modelo 3 ou 4 do Anexo A do Manual (conforme a situao do aluno). Modelo Anexo C do Manual

2.4 RESPONSABILIDADES

2.4.1 Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda da FMF

O Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda da FMF quem desenvolve a parte administrativa dos convnios e contratos de estgio, apoiando a coordenao do curso na indicao dos alunos s vagas existentes no mercado de trabalho.

A documentao elaborada pelo fundamentada na legislao que regulamenta os estgios (Anexo D), onde se procura resguardar os direitos do aluno-estagirio, da Faculdade Martha Falco e da Empresa Concedente. Dentre suas responsabilidades, destacam-se:

a) organizar toda a documentao do discente no que se refere ao Estgio Supervisionado; b) comunicar empresa concedente dados necessrios sobre o alunoestagirio; c) elaborar e formalizar o Instrumento Jurdico (Acordo de Cooperao e Termo de Compromisso); d) manter atualizada e disponvel a Relao de Organizaes Credenciadas para Estgio; e) divulgar vagas de estgios e trainees, promovendo a integrao entre a empresa e o aluno; f) informar, orientar e acompanhar os alunos nos procedimentos bsicos para o ingresso na vida profissional (elaborao de currculos, processos seletivos, formalizao de contrato, etc.); g) prestar atendimentos diferenciados s empresas, realizando o contato e buscando as necessidades do mercado, alm de informar as organizaes sobre normas e procedimentos fundamentais para uma contratao; h) informar sobre atualidades do mercado, palestras, eventos, recrutamento e outros.

2.4.2 Aluno-Estagirio

a) Estar devidamente matriculado no curso; b) Manter a ficha cadastral atualizada;

c) Escolher uma organizao que possa lhe oferecer as necessrias condies para o estgio na rea de sua opo (ver anexo das reas de atuao referentes ao seu curso de graduao); d) Providenciar e entregar toda a documentao necessria para elaborao do Acordo de Cooperao e Termo de Compromisso (conforme item 2.3) ou solicitao de dispensa de estgio (conforme item 2.6); e) Devolver 2 (duas) cpias, devidamente assinadas, do referido documento ao Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda da FMF; f) Preencher e assinar diariamente sua folha de freqncia, submetendo-a a apreciao do Orientador Tcnico no fim do ms. g) Cumprir a programao estabelecida no cronograma elaborado no incio de cada semestre letivo pelo do Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda da FMF, sobretudo com relao data de entrega dos relatrios;
Importante! vedada a integralizao de carga horria cumprida antes da formalizao e regularizao do estgio ou solicitao de dispensa de estgio.

2.4.3 Empresa Concedente

a) Proporcionar ao aluno-estagirio condies compatveis com o currculo, programa e calendrio do curso; b) Indicar um profissional da organizao para, na condio de Orientador Tcnico, supervisionar todas as atividades desempenhadas pelo alunoestagirio durante o perodo de estgio; c) Comunicar ao Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda da FMF, sempre que solicitado, informaes sobre o aluno;

d) Fornecer subsdios que permitam a elaborao dos relatrios de estgio;

2.4.4 Orientador Tcnico (designado conforme alnea b do item 2.4.2)

a) Manter estreito contato com o aluno-estagirio, orientando tecnicamente seus exerccios e agilizando os recursos necessrios para a realizao dos mesmos; b) Conferir regularmente e assinar a folha de freqncia do Aluno-Estagirio; c) Apreciar o Relatrio de Estgio e emitir Parecer de Avaliao, que corresponder nota de Verificao Parcial do Aluno-Estagirio;

2.4.5 Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda

a) Responsvel pela superviso dos professores indicados pela Coordenao do Curso de Publicidade e Propaganda na orientao e superviso pedaggica do Aluno-Estagirio; b) Identificar e selecionar as organizaes que se enquadrem no campo de estgio e estejam dispostas a ofertar as necessrias condies aos alunosestagirios; c) Zelar para que o Estgio Supervisionado no tenha o seu objetivo desviado para atividades exclusivamente laborais; d) Visitar esporadicamente os locais de Estgio, estimulando o relacionamento Organizao - Faculdade e acompanhando s atividades desempenhadas pelo Aluno-Estagirio; e) Verificar a freqncia do Aluno-Estagirio;

f) Analisar e emitir junto com os professores orientadores parecer sobre os pedidos de dispensa de estgio; g) Apreciar e emitir o parecer de avaliao dado pelo professor orientador nos relatrios de estgio e, que corresponder s notas de avaliao do AlunoEstagirio;

Importante! Qualquer anormalidade constatada com relao aos itens b, c e d, o Professor Orientador dever comunicar por escrito ao Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda e a Coordenao do Curso.

2.4.6 Coordenao do Curso

a) Indicar o professor responsvel pela orientao pedaggica e superviso do estagirio para o Ncleo de Publicidade e Propaganda; b) Avaliar o processo de estgio e verificar se est de acordo com o regulamento, atravs de contato direto com o Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda e do Prof. Orientador do estagirio; c) Assinar todos os documentos emitidos pelo Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda referente formalizao/regulamentao do Estgio do Curso sob sua competncia; d) Remeter Secretaria a smula de notas contendo a avaliao de todos os alunos matriculados no semestre conforme o parecer emitido pelo Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda; e) Solicitar ao Ncleo de Estgio de Publicidade e Propaganda vistoria as Organizaes nas quais no tenha havido formalizao de estgio num interstcio de dois semestres com vistas confirmao da mesma na relao

de Organizaes credenciadas junto ao Ncleo de Publicidade e Propaganda da FMF; f) Solicitar, mediante comunicao formal ao Ncleo de Publicidade e Propaganda da FMF e ao Prof. Orientador, o descredenciamento imediato das organizaes que no apresentem condies apropriadas para a oferta de estgio; g) Dirimir eventuais entraves junto com o Ncleo de Publicidade e Propaganda da FMF ao sucesso do Estgio, que por ventura encontrem-se omissos no presente manual.

2.5 AVALIAO DO ESTAGIRIO

As notas conferidas ao Estgio Supervisionado tero o seguinte critrio:

Ser atribuda pelo Orientador Tcnico a nota de zero a dez conforme Parecer de Avaliao emitida pelo Orientador Tcnico, no Relatrio de Estgio, referente s atividades desenvolvidas na Organizao pelo Aluno-Estagirio.

Ser atribuda pelo Professor Orientador Pedaggico e Supervisor do Estgio a nota de zero a dez mediante parecer com anlise do Relatrio de Estgio apresentado pelo aluno.

Importante! O aluno que no entregar o relatrio na data estabelecida no cronograma estabelecido pelo Ncleo de Estgio no incio do semestre letivo, estar automaticamente no exame final, pois no existe 2 chamada da entrega do relatrio.

2.6 SOLICITAO DE DISPENSA DO ESTGIO

Excepcionalmente, o Aluno-Estagirio, para efeito de integralizao curricular, poder solicitar a Dispensa do Estgio Supervisionado, por j trabalhar em horrio integral em rea pertinente ou no do seu curso de graduao, desde que esteja regularmente matriculado na disciplina e seja arrimo de famlia.

Para isso dever preencher requerimento fornecido no Ncleo de Publicidade e Propaganda da FMF e anexar a documentao apropriada ao seu caso (conforme item 2.3), no mximo quinze dias aps o incio do semestre letivo, que ser remetido para anlise do Prof. Orientador Pedaggico, para parecer quanto dispensa.

Em ambos os casos, caso a solicitao de dispensa seja deferida, o alunoestagirio poder realizar o estgio na prpria Organizao, desde que comprove via declarao (Anexo A) que sua atuao ocorrer em rea pertinente a de seu curso de graduao, sendo obrigatria comprovao da carga horria atravs de folhas de freqncia e a apresentao de Relatrio de Estgio.

S ser possvel solicitar a dispensa de comprovao de freqncia caso o aluno j exera profissionalmente e de forma comprovada, cargo/funo compatvel com seu curso de graduao, pelo menos nos ltimos dois anos consecutivos ou trs anos alternados.

Importante ! Em nenhuma hiptese o aluno-estagirio ser dispensado de apresentar o Relatrio de Estgio ou Relatrio que de Atividades no caso de dispensa de estgio.

3 RELATRIO DE ESTGIO

Durante a carga horria do Estgio Supervisionado, caber ao alunoestagirio desenvolver o seu relatrio em conjunto com o Orientador Tcnico e sob superviso do Professor Orientador Pedaggico e Supervisor de Estgio, visando acompanhar o alcance dos objetivos previstos e a relao terica/prtica dentro das necessidades do estgio.

O aluno-estagirio elaborar o Relatrio de Estgio, seguindo as normas estabelecidas no Manual de TCC, considerando os elementos obrigatrios descritos a seguir.

3.1 Capa

A capa um elemento obrigatrio que serve para a proteo externa do trabalho. Na capa devem ser impressas apenas as informaes indispensveis que servem para identificao do trabalho. (ver modelo anexo B).

3.2 Folha de Rosto

um elemento obrigatrio e deve conter todos os dados necessrios para a sua identificao. (ver modelo anexo B).

3.3 Folha de Aprovao

Elemento obrigatrio e deve ser colocado aps a folha de rosto. (ver modelo anexo B).

3.4 Sumrio

3.5 Identificao do Campo de Estgio

Dados gerais da empresa e do estagirio. (ver modelo anexo B). 3.6 Introduo (No se numera a introduo)

composto por um texto descritivo destinado a apresentar o trabalho de maneira sucinta ressaltando os principais aspectos do relatrio de estgio bem como os objetivos gerais e especficos.

3.7 Apresentao da Empresa

Breve histrico, misso, viso, linha de produtos ou servios desenvolvidos e produzidos, rea de mercado, organograma funcional.

3.8 Objetivo Geral

elaborado a partir da escolha da rea de atuao do estgio e orienta o aluno na execuo das atividades.

3.9 Objetivos Especficos

So elaborados a partir do objetivo geral. So balizadores para que o objetivo geral seja alcanado.

3.10 Desenvolvimento (No se escreve desenvolvimento, j comea com o tema do estgio)

Tem como finalidade demonstrar os trabalhos efetivamente realizados pelo aluno no decorrer do estgio. Deve possuir contedo e vocabulrio tcnico. O desenvolvimento est dividido em duas partes:

Descrio geral das atividades do estgio na empresa, com indicao dos setores dos quais trabalhou, organizao setorial, equipe de trabalho, anlise dos pontos fracos e fortes da empresa.

Anlise dos resultados alcanados em consonncia com o objetivo do estgio: resultados prticos alcanados, aprendizado global e aplicao dos

conhecimentos adquiridos na faculdade, possveis solues/recomendaes para problemas funcionais detectados na instituio.

3.11 Concluso

Posicionamento do aluno a respeito da realizao do estgio de dos resultados alcanados.

3.12 Referncias (No se numera)

Relao de todos os autores citados, em ordem alfabtica do ltimo sobrenome.

3.13 Apndices

So incluses do prprio autor para esclarecer ou complementar o trabalho.

3.14 Anexos

So os documentos obrigatrios para comprovao da(s) rea(s) de atuao, perodo e carga horria do estgio e qualquer contribuio de outros autores para complementar o trabalho.

REFERNCIAS

FURAST, Pedro Augusto. Normas Tcnicas para Trabalho Cientfico. 13 ed. Porto Alegre: s.n., 2005. SANTANNA, Armando. Propaganda: Teoria, tcnica e prtica. 7 Ed. So Paulo: Thomson Pioneira, 2003. PREDEBON, Jos. Propaganda: profissionais ensinam como se faz. So Paulo: Atlas, 2000.

ANEXO A
MODELOS DOS DOCUMENTOS OBRIGATRIOS QUE ACOMPANHAM OS RELATRIOS DO ESTGIO SUPERVISONADO

Ficha de Cadastro do Estagirio Declarao Folha de Freqncia Ficha de Avaliao

FACULDADE MARTHA FALCO FMF ESTGIO SUPERVISIONADO CADASTRO DO ESTAGIRIO

Identificao do Estagirio

Nome do Aluno: _________________________________________Semestre_______________ N de Matricula _________________ Turno _________________ Turma: __________________ Fone:________________________________ e.mail:____________________________________ Endereo: ______________________________________Bairro: _________________________ Municpio____________________UF:______________CEP______________________________

Dados da Empresa

Razo Social:_____________________________________CNPJ_________________________ Nome de Fantasia:_______________________________________________________________ Endereo : ____________________________Bairro:_____________ CEP:________________

Cidade ________________________________UF:_______ Fone:_________________________ Orientador Tcnico na Empresa:__________________________________________________ e.mail:_________________________________________________________________________

Dados para o Estgio

(Informar a(s) rea(s) de atuao no estgio, escolhida(s) a partir do anexo correspondente ao curso de graduao do aluno-estagirio.)

Prof. Orientador e Supervisor do Estgio:___________________________________________

Manaus, ________/_________/___________

Estagirio

Prof. Orientador

Orientador Tcnico

MODELO 1 - Declarao para Estagirio sem vnculo empregatcio (papel timbrado da empresa com respectivo CNPJ)

DECLARAO

Declaramos, para os devidos fins, que NOME COMPLETO DO ALUNO COMO DEVER CONSTAR DO DIPLOMA, estagiou nesta empresa, no Setor NOME DO SETOR/ATIVIDADE, no perodo de ___/___/___ a ___/___/___, de segunda a sexta-feira, no horrio de .....h00 s .....h00.

Boa Vista, _______de_________de_____

_____________________________________ NOME E CARGO DA PESSOA QUE ASSINA

MODELO 2 Declarao para Empresrio, Scio, Autnomo, etc. (papel timbrado da empresa com respectivo CNPJ)

DECLARAO

Declaramos, para os devidos fins, que NOME COMPLETO, COMO DEVER CONSTAR DO DIPLOMA, portador da Carteira do Trabalho e da Previdncia Social n.............., srie......., proprietrio desta empresa desde ___/___/__, exercendo a funo de NOME DA FUNO.

Manaus, ______de________de______

_____________________________________ NOME E CARGO DA PESSOA QUE ASSINA

Observaes para o preenchimento: 1. Quando for proprietrio ou autnomo, a declarao poder ser assinada pelo Contador. 2. Quando for scio, trocar a palavra PROPRIETRIO por SCIO e a declarao poder ser assinada por outro scio. 3. Quando for autnomo, trocar a palavra PROPRIETRIO por AUTNOMO, dizer o ramo de atividade e anexar cpia do respectivo comprovante (Alvar, por exemplo)

MODELO 3 Declarao para Empregado na funo. (papel timbrado da empresa com respectivo CGC)

DECLARAO

Declaramos, para os devidos fins, que NOME COMPLETO COMO DEVER CONSTAR DO DIPLOMA, portador da Carteira do Trabalho e Previdncia Social n.............., srie............, empregado desta empresa, admitido em ___/___/___, exercendo a funo de.........................................................., at a presente data.

Manaus, _____de_______de_______.

_____________________________________ NOME E CARGO DA PESSOA QUE ASSINA

MODELO 4 Declarao para Empregado fora da funo. (papel timbrado da empresa com respectivo CNPJ)

DECLARAO

Declaramos, para os devidos fins, que NOME COMPLETO COMO DEVER CONSTAR DO DIPLOMA, portador da Carteira do Trabalho e Previdncia Social n................., srie.........., trabalha nesta empresa desde ___/___/___, exercendo a funo de NOME DA FUNO HABITUAL, tendo estagiado na rea de NOME DA REA OU ATIVIDADE, para a qual foi deslocado a fim de fazer estgio, no perodo de ___/___/___ a ___/___/___, de segunda a sexta-feira, no horrio de ......h00 s ......h00.

Manaus______de_____de_____

_____________________________________ NOME E CARGO DA PESSOA QUE ASSINA

MODELO 5 Declarao para Funcionrio Pblico na funo. (papel timbrado da Repartio Pblica)

DECLARAO

Declaramos, para os devidos fins, que NOME COMPLETO COMO DEVER CONSTAR DO DIPLOMA, servidor da NOME DO RGO PBLICO, desde ____/____/____, designado pela Portaria n......... (ou ato que o nomeou), exercendo a funo de NOME DA FUNO at a presente data.

Manaus, _______de________de_____

____________________________________ NOME E CARGO DA PESSOA QUE ASSINA

Obs.: Cpia da Portaria ou Ato da nomeao

MODELO 6 Declarao para Funcionrio Pblico fora da funo. (papel timbrado da Repartio Pblica)

DECLARAO

Declaramos, para os devidos fins, que NOME COMPLETO COMO DEVER CONSTAR DO DIPLOMA, servidor da NOME DO RGO PBLICO, desde ____/____/____, designado pela Portaria .......(ou Ato que nomeou), exercendo a funo NOME DA FUNO, at a presente data, tendo estagiado no Setor de ...NOME DO RGO PBLICO ONDE FOI DESLOCADO PARA REALIZAR O ESTGIO. no perodo de ____/____/____ a ____/____/____, de segunda a sextafeira, no horrio de .....h00 s .......h00.

Manaus, ____de_____de_____

_____________________________________ NOME E CARGO DA PESSOA QUE ASSINA

. OBS.:Cpia da Portaria ou Ato que nomeou.

Declarao 07 - Quando Houver PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA, COM NOME E ENDEREO.

DECLARAO

Declaramos, para fins de comprovao perante a Faculdade Atual da Amaznia, Curso Comunicao Social Publicidade e Propaganda, que (NOME DO ALUNO), trabalha nesta empresa deste, na rea de (RELACIONAR UMA DAS AREAS PERTINENTES AO CURSO), desenvolvendo as atividades: (RELATAR TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS), cumprindo 300/horas, com o objetivo especifico de realizar a dispensa do Estagio Curricular necessrio para a obteno do diploma de Bacharel em Comunicao Social Publicidade e Propaganda.

Manaus,_________de_________________de 2004.

_____________________________________________ Nome e assinatura do responsvel Carimbo da empresa com CNPJ

Folha de Freqncia
ESTGIO SUPERVISIONADO : EMPRESA:___________________________________________________________ ALUNO (A):_________________________________ MATRICULA: _____________ PERIODO: ___________________________________________________________ ________________ DIA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 RESUMO DA FREQUNCIA Faltas LOCAL HORRIO ENTRADA SADA CARGA RBRICA DO HORRIA ALUNO

Dias trabalhado

Carga horria do ms

Data: ......../......../............

Estagirio

Prof. Orientador

Orientador Tcnico

Faculdade Martha Falco Rua Natal, 300 - Bairro Adrianpolis CEP 69057-090 - Manaus AM Fone: (92) 2121.0900 - Fax: (92) 3633.3834

ACOMPANHAMENTO GERAL DE ESTGIO

ALUNO: EMPRESA: REA DO ESTGIO:


ORIENTADOR TECNICO:

MATRICULA: TEL.: SEMESTRE: CARGO: 0,25 0,50 0,75 1,00

QUALIDADE DE TRABALHO - Tendo em vista as habilidades que seriam desejveis ao estagirio (clculo, redao, superviso, etc.), valorao qualitativa do trabalho na organizao. OBS.:_________________________________________________

CRIATIVIDADE E INICIATIVA - Capacidade de se adaptar ao trabalho, buscando novas e melhores formas de desempenho das tarefas estabelecidas. Autonomia no desempenho de suas atividades. OBS.: __________________________________________________

0,25 0,50 0,75 1,00 0,25 0,50 0,75 1,00 0,25 0,50 0,75 1,00

PONTUALIDADE - Refere-se ao cumprimento do horrio estabelecido pela empresa. OBS.: ______________________________________________________

ASSIDUIDADE - Refere-se comparecimento do estagirio em todos os dias referentes s atividades estabelecidas pela empresa. OBS.: _________________________________________________

CONHECIMENTO - Nvel de conhecimentos tericos relativos s atividades do estgio. OBS.: _________________________________________________

0,25 0,50 0,75 1,00

INTERESSE E PARTICIPAO NO TRABALHO - Ateno aos problemas relacionados com suas tarefas e disposio na aprendizagem de novos conhecimentos. OBS.:_________________________________________________

0,25 0,50 0,75 1,00

RELACIONAMENTO - Capacidade de executar tarefas em conjunto com outras pessoas. Facilidade de integrao com colegas. Habilidade nos contatos dentro e fora da empresa. OBS.: _________________________________________________

0,25 0,50 0,75 1,00

AGILIDADE - Capacidade para raciocinar e agilizar solues. OBS.: __________________________________________________

0,25 0,50 0,75 1,00 0,25 0,50 0,75 1,00

DISCIPLINA / RESPONSABILIDADE - Observncia das normas e regulamentos internos da empresa. Zelo pelo andamento dos trabalhos e pelos bens da empresa envolvidos em suas tarefas. Cumprimento de prazos e metas. OBS.: __________________________________________________

SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO - atento s normas de segurana e higiene. OBS.: __________________________________________________

0,25 0,50 0,75 1,00

NOTA FINAL (SOMA DOS PONTOS): _____________ TOTAL DE HORAS EFETIVAMENTE CUMPRIDAS NO SEMESTRE: _________________________

OBSERVAES ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________


DATA: _____/_______/_____________

ORIENTADOR TCNICO: ___________________________________________________________ (Assinatura)

PROF. ORIENTADOR :______________________________________________________________

ESTAGIRIO: _____________________________________________________________________

ANEXO B
MODELO DE ELEMENTOS DO RELATRIO DE ESTGIO (RELATRIO DO ESTGIO SUPERVISIONADO)

Modelo 1 CAPA

NOME DA INSTITUIO CURSO DE COMUNICAO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NOME DO ALUNO(A)

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

MANAUS AM

Modelo 2 FOLHA DE ROSTO

2011.2

NOME DO ALUNO(A)

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Relatrio apresentado para obteno de nota da disciplina Estgio Supervisionado do curso de Comunicao Social com nfase em Publicidade e Propaganda da Faculdade Martha Falco.

Orientador (a) Tcnico (a): Orientador (a) Didtico (a):

MANAUS AM

2011

Modelo 3 FOLHA DE APROVAO

NOME DO ALUNO(A)

ESTGIO SUPERVISIONADO (I OU II)

Orientador (a) Tcnico (a):_____________________________________________ (Assinatura) Parecer:

Nota: ______________

Orientador (a) Didtico (a): ____________________________________________ Parecer:

Nota: ____________

Mdia Final = ______ Exame Final = ______

Manaus AM, xx de xxxxxx de 2011 (data da entrega)

Identificao do Campo do Estgio Identificao da Empresa


Razo Social: Endereo: Bairro: Cidade: CEP: Telefone: E-mail:

Estgio
Estagirio rea onde foi realizado o estgio; Data de inicio e termino do estgio; Durao em horas; Nome do supervisor.

ANEXO C REAS DE ATUAO


CURSO DE COMUNICAO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1 REAS DE ATUAO DO CURSO DE COMUNICAO SOCIAL

A seguir, apresenta-se uma lista de exemplos de temas para estgio, para cada rea da Comunicao Social com nfase em Publicidade e Propaganda, espera-se que possa contribuir para maior variedade de temas a serem explorados no estgio.

1.1 AGNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1.1.1 Planejamento Fazer planejamentos de campanhas, observando as normas da agncia; Coordenar os setores envolvidos dentro dos esforos direcionados as estratgias e tticas da campanha publicitria; Definir a poltica de atendimento e elaborar programa de normas de ao para cada conta e departamentos responsveis; Analisar as contas e seu potencial para estudos em medidas de rentabilidade; Coordenar reunies com as reas de criao, mdia e atendimento na definio de estratgicas, tticas e prazos, com preenchimento da ficha de controle, supervisionamento das operaes de servios, orientao da distribuio das tarefas fixando prazos e a serem controlados pelo trfego; Fazer estudos de prospeco de novas contas e desenvolver aes neste sentido, como levantamento das necessidades dos clientes para sugerir aes que os motivem a aumentar os investimentos em publicidade; Elaborar planos de comunicao das contas dos atendimentos responsveis;

1.1.2 Trfego Proceder abertura de Jobs para controle dos servios solicitados com todas as recomendaes, anexao e referncias enviadas pelo cliente; Definir e gerenciar os prazos de execuo dos setores de criao, produo, mdia e atendimento;

1.1.3 Atendimento Administrao das contas em todas as suas fases; Fazer cadastramento, monitorao dos servios, formulao de pedidos e briefings dos clientes; Controle de materiais cedidos pelo cliente e fornecimento de informaes necessrias ao setor de planejamento, mdia e criao; Controle de verba publicitria do cliente; Elaborar relatrios de atendimento dos clientes ativos e prospects; Controlar o seu basket de comisso junto com os departamentos financeiros e de mdia; Pedir abertura de job e elaborar cronograma de prazos dos servios junto ao planejamento e o trfego; Fazer estudos e propostas para aquisio de novos clientes (prospects).

1.1.4 Mdia Programar os planos de mdia com anlise de GRP e Million of rate; Fazer negociaes com os veculos s melhores condies na elaborao do plano com as justificativas dos meios e programaes recomendadas;

Elaborar o plano de mdia condizente a compreenso do cliente apresentando a situao, pblico-alvo, cobertura, perodo, intensidade e freqncia. Tambm justificar o ritmo de compra de mdia, posicionamento e recomendaes tticas;

Analisar a qualidade dos servios de mdia oferecidos pelos veculos e a sua precificao;

Providenciar e atualizar as tabelas de preos dos meios e veculos atuantes Criar, desenvolver e gerenciar mapas de mdias e seus planos autorizados pelo cliente;

Desenvolver e analisar pesquisas de mdias junto com os clientes e empresas responsveis na rea de pesquisa de mercado e opinio;

Fazer anlises de audincia, simular e confrontar resultados dos mesmos para composio de cenrios de mdia e possveis resultados de impactao.

1.1.5 Criao 1.1.5.1 Redator Ler e interpretar corretamente os briefings e planos de criao definidos pela Diretoria de Criao; Desenvolver, produzir e revisar textos para mdias audiovisuais, impressas, digitais e alternativas conforme as orientaes definidas pelo plano de criao Supervisionar e orientar junto com o diretor de arte a equipe de arte final na produo das peas para mdias audiovisuais, impressas, digitais e alternativas. Participar das reunies do setor (brainstorm); Participar das defesas das peas ou campanha desenvolvida.

1.1.5.2 Direo de Arte Ler e interpretar corretamente os briefings e planos de criao definidos pela Diretoria de Criao; Desenvolver, produzir e revisar os aspectos visuais e tcnicos das peas para mdias audiovisuais, impressas, digitais e alternativas conforme as

orientaes definidas pelo plano de criao; Supervisionar e orientar junto com o redator a equipe de arte final na produo das peas para mdias audiovisuais, impressas, digitais e alternativas. Participar das reunies do setor (brainstorm); Participar das defesas das peas ou campanha desenvolvida.

1.1.5.3 Arte Final Produzir as peas para mdias audiovisuais (storyboard), impressas, digitais e alternativas conforme as orientaes definidas pelo plano de criao e supervisionadas pela Direo de Arte e Redao;

1.2 PRODUTORAS

1.2.1 Produtoras de Vdeo Atuao nas reas de atendimento, produo, direo de fotografia, cenografia, direo de arte, captao de imagens, edio e finalizao de peas publicitrias e afins.

1.2.1 Produtoras de udio Atuao nas reas de atendimento, produo, locuo, direo de estdio, sonoplastia, edio, mixagem, masterizao e finalizao de peas publicitrias como jingles, spots e afins

1.2.3 Estdios Multimdia Atuao nas reas de atendimento, produo, ilustrao, direo de animao, gerenciamento de contedo, direo de arte multimdia e webdesign.

1.2.4 Estdios Fotogrficos Atuao nas reas de atendimento, produo, edio fotogrfica, direo de fotografia, cenografia, assistente fotogrfico e fotgrafo.

IMPORTANTE ! As atividades nos estdios e produtoras devero ser apenas consideradas as de carter publicitrio.

1.3 GRFICAS Atuao na rea de atendimento, Superviso de produo, arte finalista, estdio e montagem.

1.4 VICULOS DE COMUNICAO Atuao na rea de atendimento, superviso comercial, produo (CEDOC), edio e analista de marketing.

1.5 EMPRESAS DA INDSTRIA, COMRCIO, SERVIOS, TERCEIRO SETOR Atuao na rea de analista de marketing, assessoria de comunicao, trade media (comunicao de ponto de venda), departamento de publicidade e propaganda e treinamento.

1.5 ENTIDADES, EMPRESAS E ORGOS PBLICOS Atuao na rea de assessoria em comunicao ou secretarias de comunicao.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Julho Tempo Atividades


1 S 2 S 3 S 4 S 1 S

Agosto
2 3 S S 4 S

Setembro
1 S 2 S 3 S 4 S 1 S

Outubro
2 S 3 S 4 S

Novembro
1 S 2 S 3 S 4 S

Manaus, ________/_________/________

Estagirio

Prof. Orientador

Orientador Tcnico

You might also like