You are on page 1of 56

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

COMISSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Estudo elaborado por Jlio Miragaya, economista, coordenador da Comisso de Desenvolvimento Regional do Conselho Federal de Economia e doutorando em Desenvolvimento Sustentvel no CDS/UnB; Marco Csar Araujo Pereira, matemtico, mestre em Estatstica pela UnB e Carlos Henrique Rosa, economista pela UFMG.

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

SUMRIO

1. INTRODUO ............................................................................................................7 2. NOTAS METODOLGICAS .........................................................................................9 3. ANLISE DO DESEMPENHO MACRORREGIONAL E ESTADUAL DO PIB ...............13 4. ANLISE DO MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA ...........................16 5. PRINCIPAIS CONCLUSES ......................................................................................38 6. REFERNCIAS ..........................................................................................................39 ANEXO I - CONSIDERAES METODOLGICAS .......................................................40 ANEXO II INFORMAES GERAIS PARA AS 218 REGIES ESTADUAIS .................43

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

APRESENTAO
O Conselho Federal de Economia tem a satisfao de apresentar o Mapa da Distribuio Espacial da Renda no Brasil em sua terceira edio. Elaborado no mbito da recm constituda Comisso de Desenvolvimento Regional (CDR), o Estudo vem se somar ao esforo empreendido pela atual gesto do Conselho no sentido de reconstruo da entidade e de sua capacidade de interao com a categoria e com o conjunto da sociedade brasileira. Certamente este objetivo inclui ampliar sua contribuio no debate das grandes questes relativas ao desenvolvimento nacional. A Comisso de Poltica Econmica, por exemplo, tem se dedicado ao debate da poltica macroeconmica do pas, tendo inclusive, em setembro ltimo, encaminhado aos candidatos Presidncia, posicionamentos em relao aos principais tpicos da poltica macroeconmica. Reflexo de um longo processo histrico, a sociedade brasileira constituiu-se numa das mais desiguais do mundo. Esta desigualdade se expressa tanto em termos sociais quanto espaciais. No obstante os avanos observados nos ltimos anos em termos de reduo da disparidade na distribuio da renda entre os segmentos sociais, com significativa melhoria da renda auferida pelas camadas mais pobres da populao, o Brasil ainda ostenta uma enorme desigualdade na distribuio da renda interclassses. Mas no plano espacial, os avanos tem sido menos significativos, apresentando o pas um enorme desequilbrio entre suas regies, nas suas diversas escalas macrorregional, inter e intraestadual demandando polticas pblicas que nem sempre conseguem mitigar o problema, muitas vezes, inclusive, em decorrncia de diagnsticos insuficientemente elaborados. Em suma, o presente Estudo mais uma contribuio do Conselho Federal de Economia para que o pas possa avanar na resoluo de seus problemas.

Waldir Pereira Gomes Presidente

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

1.

INTRODUO
companhias regionais de desenvolvimento, a exemplo da Companhia do Desenvolvimento do Vale do So Francisco (CODEVASF), assim como programas regionais, como o Plo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (POLOCENTRO) e o Plo de Desenvolvimento da Regio Noroeste (POLONOROESTE). Durante muito tempo, entretanto, fez-se no Brasil apenas a leitura macrorregional da desigualdade espacial, sendo as disparidades intramacrorregionais absolutamente desconsideradas pela administrao pblica e de certa forma, pela academia. Mais recentemente, as polticas de desenvolvimento regional do Governo FHC, expressas nos programas Brasil em Ao e Avana Brasil, limitaram-se a uma proposta de articulao de alguns eixos dinmicos do territrio nacional aos centros de comando da economia mundial. No vcuo da ausncia de polticas/aes de desenvolvimento regional, prosperou o que ficou conhecido como Guerra Fiscal, em que os estados e municpios disputavam os investimentos privados, oferecendo uma ampla gama de subsdios e isenes fiscais (efetivamente, renncia fiscal), e que causaram um enorme prejuzo s suas finanas. Ocorre que a atual dinmica de alocao espacial das atividades produtivas est cada vez mais associada aos interesses das grandes corporaes, com forte tendncia de acentuarem a concentrao espacial da renda e da riqueza. Espaos econmicos so constitudos e desconstitudos em ritmo cada vez mais acelerados, demandando aes cada vez mais efetivas por parte do Estado para atenuarem seus efeitos nocivos.

O Brasil constituiu-se, desde a segunda metade do sculo XX, numa das principais economias do sistema capitalista mundial. Devido s suas grandes dimenses territorial e populacional, complexidade de sua sociedade e s condies histricas e peculiares do desenvolvimento do sistema capitalista no pas, aqui se acentuou, ao longo das ltimas dcadas, uma das maiores desigualdades de renda, em termos espaciais, do planeta. Coincidentemente, com a intensificao do processo de industrializao e urbanizao do pas, a questo regional comeou a ser efetivamente discutida na dcada de 1950, suscitada principalmente por Celso Furtado (1959) e Josu de Castro (1946), ao defenderem uma estratgia especfica voltada para a superao do subdesenvolvimento daquela considerada regio problema do pas, a Regio Nordeste. Nos anos 1950-70 a lgica do desenvolvimento regional baseava-se na superao do atraso por meio de ajuda das regies mais abastadas, pois as mais atrasadas no possuam potencial para se desenvolverem. Prevalecia a noo de que as regies eram atrasadas por suas peculiaridades naturais, quando na verdade a questo poltica era preponderante na continuidade de um modelo de excluso (CHACON, 2007). Data desse perodo a criao das Superintendncias de Desenvolvimento Regional do Nordeste (SUDENE), da Amaznia (SUDAM), do Sul (SUDESUL) e do Centro-Oeste (SUDECO) assim como das instituies regionais de fomento: Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amaznia e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Tambm foram criadas

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

O precursor de todos os estudiosos da questo regional, o alemo Christaller, j na terceira dcada do sculo XX, com a sua conhecida Teoria das Localidades Centrais, afirmava que determinados centros urbanos, ao assumirem funes centrais na produo e na distribuio de bens e servios a uma determinada regio de influncia (hinterland), induziam organizao de um sistema hierarquizado de cidades, destacando o papel de centralidade dos ncleos urbanos. Posteriormente, Perroux (1966) desenvolveu o conceito de regio polarizada, partindo do conceito econmico de espao, em que ele expresso da interdependncia existente entre as diversas reas, a partir da irradiao da influncia comercial. Mais recentemente e na mesma linha, Kayser (1996) destacou que cada regio se organiza em torno de um centro, que pode ser chamado de polo (ou de n), centro que no somente polariza a regio em torno de si, como tambm domina e orienta a vida econmica da sua rea de influncia, ou seja, a cidade comanda, por mecanismos bem conhecidos, o espao que a cerca, articulando as relaes econmicas, administrativas, sociais, demogrficas e polticas. Benko (1996) aprofundou essa anlise ao afirmar que na nova diviso espacial e internacional do trabalho introduzida pela empresa multinacional as atividades de alta tecnicidade e as funes direcionais so reservadas s regies centrais, ao passo que as repetitivas, pouco qualificadas e que requerem considervel mo de obra se veem relegadas periferia.

No Brasil, essas teorias se materializam no estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), intitulado Regies de Influncia das Cidades (REGIC), que identifica os principais plos do pas e seus nveis hierrquicos de centralidade. Em suma, a atual dinmica de alocao espacial das atividades produtivas est cada vez mais associada aos interesses das grandes corporaes, com forte tendncia de acentuarem a concentrao espacial da renda e da riqueza. Espaos econmicos so constitudos e desconstitudos em ritmo cada vez mais acelerados, demandando aes cada vez mais efetivas por parte do Estado para atenuarem seus efeitos nocivos. Atento a essa situao, logo que assumiu em 2003, o Governo Federal atribuiu Secretaria de Polticas de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministrio da Integrao Nacional a tarefa de elaborar uma Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) que minimamente enfrentasse esse desafio. Em decorrncia, contudo, da ausncia de fora poltica da Secretaria e da flagrante fragilidade metodolgica da PNDR, muito pouco se avanou na reduo da desigualdade espacial da renda no pas.

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

2.

NOTAS METODOLGICAS
e como de baixa renda, as regies com PIB per capita abaixo de 50% da mdia nacional. Devese lembrar, ademais, que a renda das famlias representa a poro maior na composio do PIB (em torno de 60%), percentual mdio que vale para a ampla maioria das regies. Teste feito entre a correlao do PIB com a renda domiciliar nas 218 regies estaduais de planejamento mostra um elevado coeficiente de correlao linear fornecendo um R = 0,982 (Grfico 2), tornando a utilizao dos PIB municipais totalmente pertinentes para aferio das rendas regionais. Em relao ao grau de dinamismo, foram classificadas como dinmicas as regies com taxa de crescimento do PIB per capita acima de 1,5 vezes a taxa mdia nacional, como de mdio dinamismo aquelas com taxas de crescimento entre metade e 1,5 vezes a taxa mdia nacional, e, estagnadas, as regies com taxa de crescimento inferior a metade da taxa mdia nacional. Deve-se ressaltar que a srie disponvel 1999 a 2008 ainda bastante curta para que se possam tirar concluses definitivas sobre o grau de dinamismo das diferentes regies.

Foram adotadas neste estudo para mensurao da distribuio espacial da renda no pas duas variveis principais: o tamanho da renda per capita da regio e o seu ritmo de crescimento. Para identificar o tamanho da renda de cada regio, adotou-se o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do ltimo ano de dado disponvel em nvel municipal (2008), a preos de 2009, deflacionados pelo deflator implcito nacional. Para identificar o grau de dinamismo das regies, adotou-se a taxa de crescimento mdio geomtrico do PIB per capita entre o trinio 1999/20011 e o ano de 2008. No Captulo 4 os dados so apresentados na forma de cartogramas (mapas). A adoo do PIB como varivel bsica para aferio do nvel da renda regional implica em uma significativa vantagem, pois desde 1999 o IBGE disponibiliza anualmente o PIB para a totalidade dos municpios brasileiros, o que permite a atualizao anual do quadro da distribuio espacial da renda. J o critrio adotado para a classificao das regies quanto ao nvel de renda e de dinamismo foi a posio em relao mdia nacional. O Grfico 1 apresenta a distribuio da renda per capita segundo as Regies Estaduais de Planejamento (REPs). Percebe-se a que das 218 REPs apenas 45 (20,6%) tm PIB per capita acima da mdia nacional. Dessa forma, no caso de nvel de renda, foram classificadas como de alta renda as regies com PIB per capita acima da mdia nacional; como de mdia renda aquelas entre a mdia nacional e 50% de seu valor
1 Como medida de atenuao de possveis oscilaes bruscas, comuns ao considerar-se um ano isolado, adotou-se a mdia do trinio.

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Grfico 1: Distribuio do PIB per capita, segundo as REPs

Grfico 2: Correlao entre PIB e Renda Domiciliar em 2000, segundo as REPs

A tipologia adotada neste estudo considera tambm as distintas possibilidades de combinao entre tamanho e grau de dinamismo da

renda, resultando em nove situaes, conforme mostrado na Figura 1.

10

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

ALTA > da mdia nacional


(VARIAO MDIA ANUAL DO PIB PER CAPITA)

RENDA (PIB PER CAPITA) MDIA de 0,5 at a mdia nacional Mdia Renda e Alto Dinamismo (D1)

BAIXA < 0,5 da mdia nacional Baixa Renda e Alto Dinamismo (C1)

> 1,5 da mdia nacional

Alta Renda e Alto Dinamismo (E)

DINAMISMO

ALTO MDIO

de 0,5 a 1,5 da mdia nacional

Alta Renda e Mdio Dinamismo (D2)

Mdia Renda e Mdio Dinamismo (C2)

Baixa Renda e Mdio Dinamismo (B1)

< 0,5 da mdia nacional

BAIXO

Alta Renda e Baixo Dinamismo (C3)

Mdia Renda e Baixo Dinamismo (B2)

Baixa Renda e Baixo Dinamismo (A)

Figura 1: Quadro resumo da Tipologia do Mapa

Tal tipologia explicita uma importante diferena em relao metodologia adotada na PNDR, que contempla quatro situaes tpicas

especificadas (Figura 2). No Anexo I tem-se uma discusso sobre diferenas entre as duas tipologias

Tipologia Sub-Regional

Rendimento/hab Alto Mdio Baixo

Alta Variao do PIB/hab Sub-regies de ALTA RENDA

Sub-Regies DINMICAS Sub-Regies de BAIXA RENDA

Baixa

Figura 2: Tipologia da PNDR.

Sub-Regies ESTAGNADAS

Mdia

11

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Quanto escala espacial, os dados do Mapa so apresentados na escala subestadual, considerando as chamadas Regies Estaduais de Planejamento (REP), regionalizaes adotadas pelos governos estaduais, em oposio s Microrregies Geogrficas (MRG) do IBGE, essencialmente para prestigiar o planejamento territorial dos estados, considerando haver, inclusive, uma forte convergncia entre ambas, pois os estados, via de regra, assim como o IBGE, adotam a polarizao dos centros urbanos como critrio principal para regionalizao. Em alguns estados, para efeito de melhor comparabilidade dos dados em termos nacionais, procedeu-se a agregao de regies, formando regies virtuais, sempre considerando como

critrio norteador da agregao o nvel de centralidade de cada plo regional constantes da REGIC, realizado pelo IBGE em 2008. Desta forma, foram identificadas 218 regies estaduais, distribudas, conforme o Quadro 1. Deve-se destacar, por fim, que o tamanho do PIB per capita no pode simplesmente ser interpretado como indicador de desenvolvimento social. Algumas regies especficas, onde o PIB per capita elevado em decorrncia, por exemplo, de uma grande produo petrolfera ou da localizao de uma usina hidreltrica, pode apresentar um indicador de desenvolvimento social, como o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), no to significativo.

Quadro 1 Regies Estaduais de Planejamento, segundo as Unidades da Federais (UF)


UF RO AC AM RR PA AP TO
1
1

REPs 10 05 09 04 12 02 06

UF MA PI CE RN1 PB PE AL

REPs 12 11 06 08 06 05 05

UF SE BA MG ES RJ SP PR

REPs 05 16 11 04 05 15 11

UF SC1 RS MS MT GO DF Total

REPs 08 10 09 12 10 01 218

Houve agregao de REPs por parte dos autores. Fonte: Secretarias Estaduais de Planejamento.

12

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

3.

ANLISE DO DESEMPENHO MACRORREGIONAL E ESTADUAL DO PIB


3.1. ANLISE DO DESEMPENHO DAS MACRORREGIES

O desempenho da economia brasileira no perodo em questo foi de razovel recuperao em relao ao pfio crescimento ocorrido nas dcadas de 1980 e de 1990. Se entre 1999 e 2003 permanecamos alternando taxas de crescimento reduzidas com outras mais significativas (1999: 0,80%, 2000: 4,30%, 2001: 1,30%, 2002: 2,70% e 2003: 1,10%), a partir de 2004, as taxas so mais consistentes, sem a ocorrncia de fortes oscilaes (2004: 5,70%, 2005: 3,20%, 2006: 4,00%, 2007: 6,10% e 2008: 5,20%). Dessa forma, o PIB total apresentou uma taxa mdia geomtrica anual de 3,75% no perodo. Ocorre que o desempenho entre as macrorregies foi bastante distinto. O destaque absolu-

to ficou com o acelerado crescimento da regio Centro-Oeste, de 7,61% ao ano, seguido da regio Norte, com 5,09% ao ano. A regio Nordeste teve crescimento mdio idntico mdia nacional, ao passo que as regies Sudeste e Sul tiveram crescimento inferior, conforme o Quadro 2. Deve-se destacar que o acelerado crescimento do PIB da regio Centro-Oeste no perodo resultou num forte incremento do PIB per capita regional. Em 1999-2001 o PIB per capita regional era igual mdia nacional e teve um crescimento tal que em 2008 o PIB per capita do Centro-Oeste superou em 27% o PIB per capita mdio nacional, ultrapassando o da regio Sul, ficando abaixo apenas da regio Sudeste.

Quadro 2 Evoluo do PIB e do PIB per capita no perodo 1999/01 a 2008, segundo as macrorregies
PIB (milhes de reais) 1999/01 Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste 2.344.913 107.967 307.346 1.353.209 415.241 161.150 2008 3.148.858 160.673 412.859 1.764.124 521.422 289.780 Taxa mdia cresc. anual (%) 3,75 5,09 3,76 3,37 2,89 7,61 PIB per capita (R$) 1999/01 13.690 8.250 6.393 18.527 16.412 13.680 2008 16.607 10.611 7.777 22.000 18.962 21.158 Taxa mdia cresc. anual (%) 2,44 3,20 2,48 2,17 1,82 5,60

Fonte: IBGE e clculos dos autores. PIB e PIB per capita de 2008 a preos de 2009.

3.2. ANLISE DOS DESEMPENHOS DOS ESTADOS O Brasil um dos pases que apresenta maior disparidade entre suas unidades federadas em termos de distribuio da renda. Em 2008, a diferena entre a unidade de maior PIB per capita Distrito Federal e a de menor Piau era de 8,5 vezes. Da mesma forma, muito acentuada a diferena em relao ao desempenho econmico. Entre 1999/01 e 2008, o PIB do Estado do Tocantins cresceu acima de 12% ao ano, ao passo que o PIB de Pernambuco e do Rio Grande do Sul cresceram em torno de 2% ao ano.

13

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

O Quadro 3 apresenta o PIB per capita em 2008 das 27 Unidades da Federao e o IDH das UFs em 2007. Observa-se uma relao muito prxima entre os dois indicadores, embora no diretamente proporcional. Na mesma regio Centro-Oeste, por exemplo, enquanto o Mato Grosso aparecia em 2008 como o 7 maior PIB per capita do pas e Gois ocupava a 12 posio, em termos de IDH (2007), ocorria uma inverso de posies, com o Mato Grosso ocupando a 11 posio e Gois a 9.

J o Quadro 4 apresenta as taxas mdias geomtricas anual de crescimento do PIB e do PIB per capita das 27 unidades federadas. Pode-se observar que os desempenhos mais positivos so de estados das regies Norte e Centro-Oeste, alm do Distrito Federal. O Tocantins e Roraima apresentaram excepcionais crescimentos do PIB no perodo em anlise, superior a 10% ao ano. Em segundo plano, aparecem os estados do Acre e Amap, na Regio Norte; Mato Grosso, Gois e Distrito Federal no Centro-Oeste e o Maranho, no Nordeste.

Quadro 3 PIB, PIB per capita e IDH, segundo as Unidades da Federao


PIB (2008) Rank 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 UF SP RJ MG RS PR SC BA DF GO PE ES CE PA MT AM MA MS PB RN SE AL RO PI TO AP AC RR BRA (milhes de reais) 1.041.704 356.419 293.419 207.194 186.185 128.038 126.195 122.107 78.178 73.158 72.565 62.417 60.776 55.068 48.629 39.971 34.423 26.688 26.464 20.306 20.228 18.578 17.407 13.596 7.026 6.990 5.078 3.148.807 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 PIB per capita (2008) Rank UF DF SP RJ SC ES RS MT PR MG MS AM GO RO RR AP TO AC SE BA RN PE PA CE PB AL MA PI BRA R$ 47.751 25.400 22.456 21.154 21.011 19.087 18.619 17.581 14.782 14.736 14.555 13.375 12.439 12.302 11.458 10.618 10.278 10.156 8.702 8.519 8.376 8.301 7.386 7.131 6.468 6.339 5.586 16.606 Rank 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 IDH (2007) UF DF SC SP RJ RS PR MS MG GO ES MT AM AP RO TO RR PA AC SE BA RN PB CE PE PI MA AL BRA ndice 0,900 0,860 0,857 0,852 0,847 0,846 0,830 0,825 0,824 0,821 0,808 0,800 0,800 0,784 0,784 0,782 0,782 0,780 0,770 0,767 0,753 0,752 0,749 0,742 0,740 0,724 0,722 0,820

Fonte: IBGE e Banco Central do Brasil (IDH). PIB e PIB per capita de 2008 a preos de 2009.

14

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Quanto aos piores desempenhos, com expanso mdia do PIB abaixo de 3% ao ano,

aparecem os estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro.

Quadro 4 Taxas mdias geomtricas de crescimento anual do PIB e do PIB per capita entre 1999/01 e 2008, segundo as Unidades da Federao
N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 UF TO RR MA DF MT AC AP GO ES PI RO PA SE SC CE RN PB AL MS SP MG PR RJ BA AM PE RS BRA
Fonte: IBGE.

Taxa cresc. PIB 1999/01 a 2008 (%) 12,14 10,72 9,31 9,17 8,65 8,24 6,82 6,81 6,14 5,67 5,63 5,04 4,82 4,63 4,33 4,12 3,91 3,75 3,51 3,40 3,40 3,29 2,77 2,69 2,65 2,04 1,61 3,75

N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

UF TO MA RR MT DF AC GO ES RO PI AP SE SC PA PB CE RN AL SP MG MS PR RJ BA RS PE AM BRA

Taxa cresc. PIB pc 1999/01 a 2008 (%) 10,91 7,93 7,72 6,58 6,39 6,02 4,92 4,84 4,74 4,53 3,85 3,48 3,17 3,03 2,90 2,79 2,78 2,51 2,21 2,16 2,12 2,07 1,61 1,44 0,89 0,88 0,63 2,44

15

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

4.

ANLISE DO MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA


riveis. No subitem 4.4 apresentada a disperso das regies em relao ao tamanho do PIB per capita e ao ritmo de crescimento e no subitem 4.5, so apresentadas as regies de maior relevncia de cada segmento.

As Figuras apresentadas neste captulo explicitam a profunda desigualdade espacial em nosso pas. Observa-se, em quase todos os mapas uma visvel diviso do Brasil em duas grandes regies, o Centro-Sul, englobando as regies Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e o Norte-Nordeste. O presente captulo analisar inicialmente os mapas referentes ao tamanho da renda per capita das regies brasileiras em 2008. Posteriormente, analisar o grau de dinamismo dessas regies no perodo 1999/01 a 2008. Em seguida, proceder ao cruzamento das duas va-

4.1 TAMANHO DA RENDA PER CAPITA NAS REGIES BRASILEIRAS O Mapa 1 apresenta o PIB per capita mdio em 2008 considerando as trs classes de renda adotadas na tipologia.

16

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Pode-se observar que as regies de alta renda, com PIB per capita acima da mdia nacional, tm uma fortssima concentrao no chamado Centro-Sul do pas. A partir da regio metropolitana de So Paulo, centro dinmico da economia nacional, identificam-se trs vertentes de alta renda: a) em direo ao norte paulista, envolvendo o Tringulo Mineiro, o sul goiano e o Distrito Federal, alcanando as ricas regies granferas do Mato Grosso; b) na direo sul, envolvendo o leste paranaense, o nordeste e oeste catarinense, alcanando o centro-norte do Rio Grande do Sul; e c) em direo ao vale do Paraba paulista e fluminense, abarcando todo o litoral do Rio de Janeiro e o litoral sul capixaba. No Norte-Nordeste, as reas de alta renda limitam-se s regies de Manaus, Salvador e de Marab (PA). Todo o restante do Centro-Sul situa-se na condio de mdia renda, com exceo de

duas regies do norte de Minas Gerais e do entorno do Distrito Federal e nordeste goiano. J no Norte-Nordeste do pas, so poucas as regies de mdia renda, prevalecendo amplamente aquelas classificadas como de baixa renda. O Mapa 2 apresenta o mesmo dado ampliando as classes de renda para seis. Observa-se que as regies com PIB per capita 1,5 vezes a mdia nacional so em nmero reduzido, envolvendo as regies polarizadas pelos principais centros industriais do pas (So Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Caxias do Sul, Joinville), as regies do agronegcio (Rondonpolis, Sorriso), a regio petrolfera do norte Fluminense e o Distrito Federal. Pode-se observar, contudo, que as regies com renda abaixo de 25% da mdia nacional so numerosas, com forte concentrao no Norte-Nordeste.

17

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

4.2 DINAMISMO DA RENDA NAS REGIES BRASILEIRAS O Mapa 3 apresenta a taxa de crescimento mdio geomtrico do PIB per capita entre o trinio 1999/01 e o ano de 2008 considerando trs classes de renda. Observa-se que o dinamismo maior verificado nas regies de expanso da fronteira agropecuria, envolvendo praticamente a totalidade dos estados do Tocantins, Acre e Maranho e a quase totalidade de Mato Grosso, Rondnia e Gois, alm de Roraima e Amap.

J as regies menos dinmicas, com crescimento inferior metade do crescimento mdio nacional no perodo, concentram-se principalmente em quatro bolses: a) oeste de So Paulo e leste sulmatogrossense; b) o centro sul catarinense e o leste sulriograndense; c) uma ampla rea do Semi-rido nordestino, englobando parte do mdio So Francisco (Pernambuco e Bahia) e d) a quase totalidade do Estado do Par, com exceo da Regio Metropolitana de Belm, da regio de Marab e outras de menor importncia. Compem tam-

bm este grupo algumas regies do Paran e o norte de Minas Gerais. J o Mapa 4 apresenta o mesmo dado ampliando para seis as classes de renda, sendo que a situao das reas mais dinmicas praticamente no se altera. No extremo oposto so destacadas as regies que apresentaram crescimento mdio negativo no perodo. Nesta condio, aparecem algumas regies no oeste paulista, no centro-norte sulmatogrossense; sul paraense e mdio So Francisco baiano.

18

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

4.3 TAMANHO E DINAMISMO DA RENDA Os Mapas 5 a 7 apresentam, em sequncia, as regies de baixa, mdia e alta renda confrontadas com seus respectivos graus de dinamismo. No Mapa 5, que apresenta as regies de baixa renda segundo os distintos graus de dinamismo, nota-se a existncia, especialmente nos estados do Maranho e Amazonas, de um grande nmero de regies de baixa renda, porm, dinmicas. Em oposio, o Estado do Par apresenta um quadro grave, de uma grande maioria de regies que combinam a condio de baixa renda e estagnadas. O Mapa 6 apresenta as regies de mdia renda segundo os distintos graus de dinamismo. Nota-se nos estados da Regio Norte a existncia de um grande nmero de regies de mdia renda com forte dinamismo e, em oposio, no oeste paulista e leste sul-matogrossense, diversas regies de mdia renda estagnadas. Numa situao intermediria, a Regio Sul, particularmente o norte do Paran e o sul do Rio Grande do Sul, apresentam regies de mdia renda e mdio dinamismo. J o Mapa 7 apresenta as regies de alta renda, segundo o grau de dinamismo. Destaque para o Mato Grosso, com uma ampla poro do centro-sul do estado ostentando o quadro mais favorvel, de regies de alta renda e dinmicas. No deixa de ser preocupante a situao de diversas regies dispersas por todo o CentroSul, que, embora de alta renda, revelaram um quadro de estagnao no perodo em anlise.

19

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

20

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

O Mapa 8, enfim, consolida o cruzamento entre tamanho da renda e grau de dinamismo, gerando as distintas situaes de prioridade

para seleo de regies a serem contempladas por polticas de desenvolvimento regional (ver Figura 3).

21

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Pode-se observar que os casos mais graves em termos de desenvolvimento regional, que so os que combinam as condies de baixa renda com estagnao, envolvem grande parte do Estado do Par; o mdio So Francisco, no Semi-rido (Pernambuco e Bahia) e o norte de Minas Gerais, alm de outras poucas regies dispersas pelo territrio nacional. As regies que hipoteticamente prescindem de aes de desenvolvimento regional so

as que combinam a condio de alta renda com alto dinamismo. Numa situao intermediria, podem ser elencadas as regies que combinam alta renda com mdio dinamismo, revelando tendncia de se manterem como de alta renda e as regies que combinam mdia renda com alto dinamismo, revelando tendncia de ascenderem condio superior de renda.

4.4 DISPERSO DAS REGIES SEGUNDO TAMANHO E DINAMISMO O Grfico 3 apresenta a disperso das Regies Estaduais de Planejamento ao longo dos eixos de tamanho da renda e de seu ritmo de crescimento. Nota-se a grande concentrao das regies no intervalo de renda at a mdia nacional (R$ 16.607) e no intervalo de crescimento mdio de at 5% ao ano.

Grfico 3: Disperso das regies segundo o tamanho e ritmo de crescimento do PIB

4.5 AS REGIES DE MAIOR DESTAQUE A seleo aqui apresentada mostra as regies brasileiras de destaque, positivo ou negativo, em termos de tamanho e ritmo de crescimento de seu PIB per capita. Os Mapas 9 a 12 e as Tabelas 1 a 21 apresentam as regies em situaes de destaque, com as regies que formam o Brasil mais rico; o Brasil mais pobre; o Brasil com taxas chinesas de crescimento e o Brasil estagnado.

22

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

4.5.1 AS REGIES DAS CAPITAIS ESTADUAIS E O DF

Inicialmente apresentada a Tabela 1, com as 27 regies metropolitanas (ou aglomeraes urbanas) das capitais estaduais e o Distrito Federal. Observa-se que o destaque absoluto fica com o Distrito Federal, aqui considerado de forma isolada, sem sua periferia me-

tropolitana, que envolve parte dos municpios que compem a regio goiana Entorno do DF. Se considerarmos o conjunto, ou seja, DF mais a periferia metropolitana, seu PIB per capita cairia para R$ 36.798, ainda assim o mais elevado entre todas as capitais do pas.

Tabela 1 PIB per capita e taxa de crescimento do PIB nas regies das capitais estaduais
Rank 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 UF DF SP ES PR RS AM RJ MG SC BA MT TO MS RO RR GO MA PE AC AP PB SE CE RN AL PA PI Braslia So Paulo - Metropolitana Metropolitana - Metropolitana Metropolitana RF 01 - Metropolitana Rio Negro e Solimes - Metropolitana Metropolitana Central - Metropolitana Florianpolis - Metropolitana Salvador - Metropolitana Sul - Metropolitana Palmas - Metropolitana Campo Grande - Metropolitana Porto Velho - Metropolitana Boa Vista - Metropolitana Metropolitana de Goinia So Lus - Metropolitana Metropolitana Baixo Acre - Metropolitana Sul - Metropolitana Joo Pessoa - Metropolitana Aracaju - Metropolitana Fortaleza - Metropolitana Litoral Oriental - Metropolitana Metropolitana Metropolitana Entre-Rios - Metropolitana
Fonte: IBGE.

REGIO ESTADUAL

PLO REGIONAL Braslia So Paulo Vitria Curitiba Porto Alegre Manaus Rio de Janeiro Belo Horizonte Florianpolis Salvador Cuiab Palmas Campo Grande Porto Velho Boa Vista Goinia So Lus Recife Rio Branco Macap Joo Pessoa Aracaju Fortaleza Natal Macei Belm Teresina

PIB pc 2008 (R$ de2009) 47.751 30.298 28.211 23.846 22.532 21.501 20.650 20.294 19.135 16.523 15.264 14.638 14.542 14.293 14.242 13.574 12.886 12.723 12.230 11.982 11.569 11.411 11.109 10.075 9.752 9.584 8.745

PIB 1999/01 A 2008 (%) 9,17 4,27 6,58 4,97 2,00 2,35 3,12 3,40 6,02 1,79 4,04 14,55 4,47 6,77 11,03 6,68 8,43 2,27 5,47 5,98 5,52 3,63 4,50 3,83 3,99 4,52 5,41

23

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

4.5.2 O BRASIL MAIS RICO

O Mapa 9 apresenta apenas as regies destacadamente mais ricas do pas, ou seja, aquelas com PIB per capita 1,5 vezes acima da mdia nacional em 2008. Pode-se observar que entre as regies mais ricas, duas delas (Campos e Cabo Frio) tm suas riquezas vinculadas extrao do petrleo;

outras quatro aos seus prsperos parques industriais (Metropolitana de So Paulo, do Rio de Janeiro, de Vitria e regio de Itaja); duas outras vinculadas riqueza do agronegcio (Centro MT e Sudeste MT) e, completando, a lista, o Distrito Federal, cuja riqueza est fortemente associada renda gerada no setor pblico.

As Tabelas 2 a 6 apresentam as dez Regies Estaduais de Planejamento de cada macrorregio de maior PIB per capita em 2008. Na Regio Norte (Tabela 2), destacam-se as regies de Carajs (PA), cuja prosperidade est associada sua imensa produo mineral e a de Manaus, maior plo industrial da Amaznia. Entre os de-

mais destaques, aparecem as outras capitais estaduais da regio Palmas, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e Macap e importantes plos regionais de Rondnia e Tocantins. Chama a ateno o fato da regio de Belm ser a nica entre as capitais da regio ausente da relao.

24

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Tabela 2 As 10 REPs de maior PIB per capita da Regio Norte


REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Carajs Rio Negro e Solimes Metropolitana Vilhena Palmas - Metropolitana Porto Velho - Metropolitana Boa Vista - Metropolitana Gurupi Baixo Acre - Metropolitana Sul - Metropolitana Cacoal
Fonte: IBGE

UF PA AM RO TO RO RR TO AC AP RO

PLO Marab Manaus Vilhena Palmas Porto Velho Boa Vista Gurupi Rio Branco Macap Cacoal

PIB pc 2008 (R$) 24.180 21.501 15.638 14.638 14.293 14.242 13.230 12.230 11.982 11.764

Na Regio Nordeste (Tabela 3), entre as 10 regies de maior PIB per capita, sobressaem as regies metropolitanas de Salvador, Recife e So Lus, importantes plos industriais e as regies polarizadas por Barreiras (BA), Balsas (MA) e Uruu (PI), todas na nova de fronteira agrco-

la, que formam o chamado MAPITOBA (iniciais de Maranho, Piau, Tocantins e Bahia). Deve-se destacar tambm as regies de Mossor (RN), polo petrolfero e de Paulo Afonso e N. S da Glria, locais de importantes hidreltricas.

Tabela 3 As 10 REPs de maior PIB per capita da Regio Nordeste


REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Salvador - Metropolitana Barreiras Paulo Afonso Aracaju - No Metrop. Mossoroense N. Senhora da Glria So Lus - Metropolitana Metropolitana Tabuleiros do Alto Parnaba Balsas
Fonte: IBGE

UF BA BA BA SE RN SE MA PE PI MA

PLO Salvador Barreiras Paulo Afonso Mossor N. S da Glria So Lus Recife Uruu Balsas

PIB pc 2008 (R$) 16.523 14.126 13.511 13.190 13.141 12.920 12.886 12.723 12.460 11.786

Na Regio Sudeste (Tabela 4), destacamse as regies metropolitanas de So Paulo e Vitria, as regies de alguns importantes centros industriais - Campinas, So Jos dos Campos, Santos e Ribeiro Preto (SP), Volta Redonda (RJ)

e Uberlndia (MG) e as ricas regies petrolferas de Campos e Cabo Frio (RJ). J na Regio Sul (Tabela 5), alm das regies metropolitanas das capitais estaduais Porto Alegre, Curitiba e Florianpolis, destaque para

25

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

as ricas regies industriais de Itaja, Joinville e Blumenau (SC) e Caxias do Sul (RS). Entre os 10

maiores PIB per capita da regio, aparecem as regies agrcolas de Chapec e Caador (SC).

Tabela 4 As 10 REPs de maior PIB per capita da Regio Sudeste


REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Campos So Paulo - Metropolitana Regio Metropolitana - Metropolitana Santos Campinas Cabo Frio So Jos dos Campos Volta Redonda Tringulo Ribeiro Preto
Fonte: IBGE

UF RJ SP ES SP SP RJ SP RJ MG SP Campos So Paulo Vitria Santos Campinas Cabo Frio

PLO

PIB pc 2008 (R$) 44.248 30.298 28.211 25.953 25.885 24.842 24.159 23.019 21.846 21.478

S. Jos dos Campos Volta Redonda Uberlndia Ribeiro Preto

Tabela 5 As 10 REPs de maior PIB per capita da Regio Sul


REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Metropolitana - No Metrop. Itaja Joinville Metropolitana RF 03 RF 01 - Metropolitana Joaaba Blumenau Chapec Florianpolis - Metropolitana
Fonte: IBGE

UF PR SC SC PR RS RS SC SC SC SC Itaja Joinville Curitiba

PLO -

PIB pc 2008 (R$) 31.160 29.482 26.025 23.846 23.762 22.532 21.719 21.300 20.762 19.135

Caxias do Sul Porto Alegre Caador Blumenau Chapec Florianpolis

Por fim. na Regio Centro-Oeste (Tabela 6), os maiores destaques so as ricas regies agroindustriais - Sorriso, Rondonpolis, Tangar

da Serra, Sinop e Diamantino (MT); Sudeste e Sudoeste goiano e Pantanal e Norte sulmatogrossense, alm do Distrito Federal.

26

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Tabela 6 As 10 REPs de maior PIB per capita da Regio Centro-Oeste


REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Centro Braslia Sudeste Regio Sudeste Goiano Centro-Oeste Regio Sudoeste Goiano Oeste Regio do Pantanal Regio Norte Centro-Norte
Fonte; IBGE

UF MT DF MT GO MT GO MT MS MS MT

PLO Sorriso Braslia Rondonpolis Catalo Diamantino Rio Verde Tangar da Serra Corumb Coxim Sinop

PIB pc 2008 (R$) 48.226 47.751 28.225 24.111 24.057 21.919 20.250 18.476 18.015 17.714

4.5.3 O BRASIL MAIS POBRE

O Mapa 10 apresenta as regies muito pobres do pas, ou seja, aquelas com PIB per capita abaixo de 25% da mdia nacional em 2008. Observa-se naquele mapa um nmero considervel de regies nesta situao, quase que exclusivamente no Norte-Nordeste do pas. E mais: as regies mais pobres esto fortemente concentradas nos estados do Maranho (6) e Piau (7), alm do Cear (3), Par (3) e Amazonas (3).

Nota-se que todas as regies possuem PIB per capita inferior a da mdia nacional, sendo que em algumas delas, como a de Maraj (PA) e de Cocais (PI) correspondem a pouco mais de 15% da renda mdia do pas. No Centro-Sul do pas, os destaques negativos ficam com duas regies mineiras (Jequitinhonha/Mucuri e Norte) e trs regies goianas (Entorno do DF, Nordeste e Noroeste).

27

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Para permitir um melhor entendimento da distribuio das regies mais pobres, as Tabelas 7 a 11 apresentam as Regies Estaduais de Planejamento do pas de menor PIB per capita em 2008 e as respectivas variaes do PIB

total. Na Regio Norte (Tabela 7), so cinco regies paraenses e cinco amazonenses, sendo a regio do Maraj a de menor PIB per capita de todo o pas, com o agravante de apresentar uma taxa negativa de variao do PIB.

Tabela 7 As 10 REPs de menor PIB per capita e da variao do PIB per capita, Regio Norte
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Maraj Alto Solimes Rio Caets Baixo Amazonas Alto do Rio Negro Tapajs Regio IV: Juru Guam Tringulo Juta/ Solimes/ Juru Xingu
Fonte: IBGE

UF PA AM PA AM AM PA AM PA AM PA Breves Tabatinga Bragana Parintins

PLO

PIB pc 2008 (R$) 2.739 3.424 3.439 3.681 3.913 4.026 4.245 4.347 4.486 4.604

S. Gabriel da Cachoeira Itaituba Eirunep Castanhal Tef Altamira

Na Regio Nordeste (Tabela 8), entre as mais pobres, prevalecem regies do Piau (6) e do Maranho (3).
Tabela 8 As 10 REPs de menor PIB per capita e da variao do PIB per capita, Regio Nordeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Cocais Serra da Capivara Entre-Rios - No Metrop. Pinheiro Vale do Rio Canind Cod Carnaubais So Lus - No Metrop. Vale do Sambito Euclides da Cunha
Fonte: IBGE

UF PI PI PI MA PI MA PI MA PI BA Pinheiro Oeiras Cod Piripiri

PLO

PIB pc 2008 (R$) 3.049 3.175 3.186 3.232 3.258 3.379 3.403

So Raimundo Nonato -

Campo Maior Valena do Piau Ribeira do Pombal

3.462 3.496 3.518

A Tabela 9 apresenta as regies mais pobres da Regio Sudeste, com predominncia de regies de Minas Gerais e do Esprito Santo. Observa-se que trs regies possuem PIB per

capita abaixo de R$ 10.000,00, sendo elas a regio do Jequitinhonha/Mucuri, o Norte de Minas e a de Registro, que compreende o Vale do Ribeira.

28

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Tabela 9 As 10 REPs de menor PIB per capita e da variao do PIB per capita, Regio Sudeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Jequitinhonha/Mucurui Norte de Minas Registro Mata Noroeste Rio Doce Norte Sul Centro Oeste de Minas Presidente Prudente
Fonte: IBGE

UF MG MG SP MG ES MG ES ES MG SP

PLO Tefilo Otoni Montes Claros Registro Juiz de Fora Colatina Governador Valadares So Mateus Cach. do Itapemirim Divinpolis Presidente Prudente

PIB pc 2008 (R$) 5.420 7.115 8.557 10.164 11.025 11.305 11.478 11.492 11.838 13.067

J a Tabela 10 mostra que a Regio Sul apresenta o melhor quadro entre todas as macrorregies, visto que a de menor PIB per capita

era a regio do Sudeste paranaense, com valor superior a R$ 10.000,00.

Tabela 10 As 10 REPs de menor PIB per capita e da variao do PIB per capita, Regio Sul
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Sudeste Paranaense Norte Pioneiro Paranaense Noroeste Paranaense RF 04 Centro-Sul Paranaense Sudoeste Paranaense RF 01 - No Metrop. Lages Norte Central Paranaense RF 06
Fonte: IBGE

UF PR PR PR RS PR PR RS SC PR RS Lages Londrina Uruguaiana

PLO Unio da Vitria Santo Antnio da Platina Umuarama Osrio Guarapuava Pato Branco -

PIB pc 2008 (R$) 10.488 10.665 10.883 11.127 12.543 13.272 13.874 14.091 14.458 14.668

Por fim, a Regio Centro-Oeste apresenta como principal destaque negativo a regio do

Entorno do DF, em flagrante contraste com a segunda regio mais rica do pas (Tabela 11).

29

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Tabela 11 As 10 REPs de menor PIB per capita e da variao do PIB per capita, Regio Centro-Oeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Entorno do DF - Metropolitana Nordeste Goiano Sul - No Metrop. Noroeste Goiano Norte Noroeste I Sul-fronteira Sudoeste Oeste Goiano Cone-sul
Fonte: IBGE

UF GO GO MT GO MT MT MS MS GO MS Gois Luzinia Posse

PLO

PIB pc 2008 (R$) 5.842 7.647

Alta Floresta Juna Ponta Por Jardim So Lus de Montes Belos Navira

9.079 9.264 9.752 9.949 10.370 10.542 10.724 11.709

4.5.4 O BRASIL COM TAXAS CHINESAS DE CRESCIMENTO

O Mapa 11 apresenta as regies com dinamismo chins, ou seja, aquelas com crescimento mdio geomtrico do PIB total acima de 10% ao ano entre 1999/01 e 2008. Observa-se

que a quase totalidade dessas regies encontram-se na Amaznia Legal, ou seja, a Regio Norte acrescida de Mato Grosso e Maranho.

30

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

As Tabelas 12 a 16 apresentam as regies de maior crescimento do PIB total entre o trinios 1999/01 e 2008. A Tabela 12 apresenta a

situao na Regio Norte, com destaque novamente para a regio de Carajs e vrias regies do Tocantins.

Tabela 12 As 10 REPs de maior crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Norte
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Carajs Palmas - Metropolitana Baixo Acre - No Metrop. Colinas do Tocantins Purus Palmas - No Metrop. Nordeste Paraso do Tocantins Dianpolis Alto Acre
Fonte: IBGE

UF PA TO AC TO AC TO RR TO TO AC Bonfim Marab Palmas

PLO

PIB 1999/01 a 2008 (%) 15,64 14,55

PIB pc 2008 (R$ Mil) 24.180 14.638 11.347 10.260 9.576 11.660 9.413 11.134 8.290 9.332

Colinas do Tocantins Sena Madureira Paraso do Tocantins Dianpolis Brasilia

14,14 13,93 13,69 13,52 12,18 12,12 12,10 11,63

Na Regio Nordeste (Tabela 13), os destaques tambm esto na regio de fronteira agrcola que so as que aparecem com as maiores taxa de crescimento do PIB. Deve-se desta-

car ainda a regio metropolitana de So Lus e a regio de Aailndia, importante plo guseiro e entroncamento da Ferrovia Carajs com a Ferrovia Norte-Sul.

Tabela 13 As 10 REPs de maior crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Nordeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Balsas Tabuleiros do Alto Parnaba Aailndia Metropolitana - No Metrop. Chapadinha Santa Ins Bacabal So Lus - No Metrop. Chapada das Magabeiras So Lus - Metropolitana
Fonte: IBGE

UF MA PI MA PE MA MA MA MA PI MA

PLO Balsas Uruu Aailndia Chapadinha Santa Ins Bacabal Bom Jesus So Lus

PIB 1999/01 a 2008 (%) 16,12 15,62 14,58 12,18 12,14 10,16 9,80 8,99 8,44 8,43

PIB pc 2008 (R$ Mil) 11.786 12.460 11.004 8.030 3.630 4.349 4.272 3.462 4.463 12.886

J na Regio Sudeste (Tabela 14), as taxas de crescimento so mais modestas, em funo, inclusive, da maior dimenso do PIB per capita. Destaques absolutos para as regies de Santos e Vitria, importantes plos industriais e portu-

rios, que j ostentam elevados PIB per capita. Chama a ateno o fato da regio metropolitana de So Paulo aparecer entre as dez de maior crescimento do Sudeste.

31

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Tabela 14 As 10 REPs de maior crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Sudeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Santos Regio Metropolitana - No Metrop. Regio Metropolitana - Metropolitana Centro - No Metrop. Noroeste de Minas Noroeste Alto Parnaba Sul Ribeiro Preto So Paulo - Metropolitana
Fonte: IBGE

UF SP ES ES MG MG ES MG ES SP SP Vitria Santos

PLO

PIB 1999/01 a 2008 (%) 7,22 6,66 6,58 6,08 5,90 4,86 4,72 4,53 4,50 4,27

PIB pc 2008 (R$ Mil) 25.953 19.739 28.211 16.319 14.362 11.025 17.864 11.492 21.478 30.298

Paracatu Colatina Patos de Minas Cach. de Itapemirim Ribeiro Preto So Paulo

Na Regio Sul (Tabela 15), com a notvel exceo da regio de Itaja, tambm destacado plo industrial e porturio e de elevado PIB per capita, as demais regies de destaque em rela-

o ao ritmo de crescimento do PIB apresentam nmeros mais modestos. Destaca-se tambm o grande nmero de regies industriais catarinenses na relao.

Tabela 15 As 10 REPs de maior crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Sul
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Itaja Florianpolis - Metropolitana Metropolitana - No Metrop. Metropolitana Joinville Florianpolis - No Metrop. Cricima Centro Ocidental Paranaense Blumenau Chapec
Fonte: IBGE

UF SC SC PR PR SC SC SC PR SC SC Curitiba Joinville Itaja

PLO

PIB 1999/01 a 2008 (%) 15,56 6,02 5,69 4,97 4,96

PIB pc 2008 (R$ Mil) 29.482 19.135 31.160 23.846 26.025 14.948 15.485 14.751 21.300 20.762

Florianpolis -

Cricima Campo Mouro Blumenau Chapec

4,27 3,86 3,26 2,96 2,88

Na Regio Centro-Oeste (Tabela 16), da mesma forma que no Norte e Nordeste, so as regies da fronteira agrcola que ostentam as mais aceleradas taxas de crescimento

do PIB, com destaque para a regio polarizada por Sorriso, a de maior PIB per capita do pas. Destaque tambm para o acelerado crescimento registrado no Distrito Federal.

32

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Tabela 16 As 10 REPs de maior crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Centro-Oeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Centro Sudeste Pantanal Centro-Oeste Sudeste Goiano Centro-Norte Braslia Oeste Centro Goiano Sudoeste
Fonte: IBGE

UF MT MT MS MT GO MT DF MT GO MT Sorriso

PLO

PIB 1999/01 a 2008 (%) 18,26 12,42 10,59 10,58 9,87 9,31 9,17 9,10 8,80 8,43

PIB pc 2008 (R$ Mil) 48.226 28.225 18.476 24.057 24.111 17.714 47.751 20.250 14.514 17.457

Rondonpolis Corumb Diamantino Catalo Sinop Braslia Tangar da Serra Anpolis Cceres

4.5.4 O BRASIL ESTAGNADO

O Mapa 12 apresenta as regies mais estagnadas do pas, ou seja, aquelas com cresci-

mento mdio geomtrico do PIB total negativo entre 1999/01 e 2008.

J as Tabelas 17 a 21 apresentam as Regies Estaduais de Planejamento no pas que registraram crescimento negativo do PIB entre o trinio 1999/01 e 2008.

Na Regio Norte (Tabela 17), as regies de menor crescimento do PIB situam-se principalmente nos estados do Par e do Amazonas.

33

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Tabela 17 As 10 REPs de menor crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Norte.
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Xingu Araguaia Maraj Rio Capim Rio Negro e Solimes - No Metrop. Baixo Amazonas Ouro Preto do Oeste Rio Negro e Solimes - Metropolitana Rio Caets Juru
Fonte: IBGE

UF PA PA PA PA AM AM RO AM PA AM

PLO Altamira Redeno Breves Paragominas Parintins Ouro Preto do Oeste Manaus Bragana Eirunep

PIB 1999/01 a 2008 (%) -2,18 -1,53 -1,08 -0,13 0,53 1,81 1,84 2,35 2,58 3,29

PIB pc 2008 (R$ Mil) 4.604 7.428 2.739 4.979 9.796 3.681 10.268 21.501 3.439 4.245

Tambm na Regio Nordeste (Tabela 18) so muitas as regies de baixa taxa de cresci-

mento do PIB, com predominncia das regies baianas.

Tabela 18 As 10 REPs de menor crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Nordeste.
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Mata Alagoinhas Ihus-Itabuna Joo Pessoa - No Metrop. Serto Guarabira Litoral Norte Juazeiro Salvador - Metropolitana Centro-Sul
Fonte: IBGE

UF PE BA BA PB AL PB RN BA BA CE

PLO Vitria de Sto Anto Alagoinhas Itabuna Santana do Ipanema Guarabira Joo Cmara Juazeiro Salvador Iguatu

PIB 1999/01 a 2008 (%) -0,73 -0,19 0,33 0,65 0,97 1,16 1,53 1,56 1,79 2,12

PIBpc 2008 (R$ Mil) 5.132 6.278 6.141 4.601 3.549 4.431 4.484 5.468 16.523 3.838

Na regio Sudeste (Tabela 19), deve-se destacar o fato de algumas das regies estagnadas possurem atividade industrial expressiva, casos das regies de So Jos dos Campos e So Jos do Rio Preto (SP) e Nova Friburgo e Volta Redonda (RJ). As taxas negativas de crescimento do PIB dessas regies devem estar associadas a fatores

conjunturais que resultaram em perdas de dinamismo de seus parques industriais no perodo considerado. Na Regio Sul (Tabela 20), os piores desempenhos concentram-se no Rio Grande do Sul, envolvendo inclusive alguns importantes plos industriais e no oeste paranaense, de grande expresso da atividade agroindustrial.

34

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Tabela 19 As 10 REPs de menor crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Sudeste.
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Araatuba Barretos Nova Friburgo Registro So Jos dos Campos Central Volta Redonda Marlia Presidente Prudente So Jos do Rio Preto
Fonte: IBGE

UF SP SP RJ SP SP RJ SP SP SP SP

PLO Araatuba Barretos Nova Friburgo Registro S. Jos dos Campos Araraquara Volta Redonda Marlia Presidente Prudente So Jos do Rio Preto

PIB 1999/01 a 2008 (%) -1,46 -1,44 -0,85 -0,20 0,17 0,53 0,64 0,67 0,74 1,20

PIB pc 2008 (R$ Mil) 15.350 19.120 14.734 8.557 24.159 20.664 23.019 14.219 13.067 15.933

Tabela 20 As 10 REPs de menor crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Sul.
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO RF 02 RF 01 - No Metrop. Joaaba Centro-Sul Paranaense RF 03 Oeste Paranaense RF 06 Norte Pioneiro Paranaense RF 05 RF 04
Fonte: IBGE

UF RS RS SC PR RS PR RS PR RS RS Caador

PLO Santa Cruz do Sul Guarapuava Caxias do Sul Cascavel Uruguaiana Sto Antnio Platina Pelotas Osrio

PIB 1999/01 a 2008 (%) -0,88 -0,78 0,59 0,89 0,98 1,11 1,41 1,59 1,69 1,86

PIB pc 2008 (R$ Mil) 18.165 13.874 21.719 12.543 23.762 17.445 14.668 10.665 14.950 11.127

Por fim, na Regio Centro-Oeste (Tabela 21), as regies de baixas taxas de crescimento

do PIB esto em sua quase totalidade concentradas no Mato Grosso do Sul.

Tabela 21 As 10 REPs de menor crescimento do PIB Total entre 1999/01 e 2008 na Regio Centro- Oeste
REGIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO Campo Grande No Metrop. Norte Sudoeste Leste Bolso Cone Sul Sul Fronteira Grande Dourados Oeste Goiano Sul No Metrop.
Fonte: IBGE

UF MS MS MS MS MS MS MS MS GO MT Coxim Jardim

PLO -

PIB 1999/01 a 2008 (%) 0,28 0,66 1,66 2,02 2,11 2,13 2,21 3,50 3,56 3,75

PIB pc 2008 (R$ Mil) 15.511 18.015 10.542 13.052 16.002 11.709 10.370 15.677 10.724 9.079

Nova Andradina Trs Lagoas Navira Ponta Por Dourados S. Lus M. Belos -

35

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

4.5.5 AS DISCREPNCIAS INTRAESTADUAIS

Se as disparidades em relao ao tamanho e ao ritmo de crescimento do PIB e do PIB per capita ocorre de forma acentuada entre os estados, o mesmo ocorre dentro de cada unidade federativa, em alguns casos, de forma ainda mais aguda que so apresentadas no Quadro 5. Quanto ao tamanho da renda, as maiores discrepncias so observadas nos estados do Par e Amazonas. No primeiro caso, a regio de Carajs, polarizada por Marab, impulsionada pela vasta produo mineral e por uma crescente indstria de ferro gusa, apresenta um PIB per capita em 2008 (R$ 24.180) quase 9 vezes superior ao encontrado na regio do Maraj (R$ 2.739), a de mais baixa renda do pas. No caso do Amazonas, a diferena menor, de 6,3 vezes, entre a regio de Manaus e a do Alto Solimes (plo em Tabatinga). Tambm o Mato Grosso apresenta uma disparidade relevante, de 5,3 vezes, entre o elevado PIB per capita da regio Centro, polarizada por Sorriso (R$ 48.226) e a regio Sul No Metropolitana, prxima Cuiab (R$ 9.079). Em situao oposta, outros estados apresentam diferenas intraestaduais bem modestas. Excetuando-se alguns estados da regio Norte, que possuem nmero reduzido de regies estaduais, os maiores destaques ficam com os estados da regio Sul. No Rio Grande do Sul, a distncia que separa a regio mais rica, de maior PIB per capita, a Serra Gacha, polarizada por Caxias do Sul (R$ 23.762) apenas

2,1 vezes maior que a de menor PIB per capita, a Litornea, polarizada por Osrio (R$ 11.127). Situao semelhante ocorre em Santa Catarina, onde a distncia entre o PIB per capita da regio de Itaja (R$ 29.482) 2,1 vezes maior que o da regio de Lages (R$ 14.091). Em relao s disparidades quanto ao ritmo de crescimento do PIB, o resultado no diferente, com alguns estados apresentando diferenas substanciais de desempenho entre suas regies, em oposio outros, nos quais as diferenas so reduzidas. O Par aparece novamente como destaque neste tpico, com a regio de Carajs tendo apresentado uma excepcional taxa de crescimento (15,64% ao ano) enquanto a regio do Xingu apresentou taxa negativa de 2,18%. Tambm o Mato Grosso revela uma enorme distncia entre o ritmo de crescimento da regio Centro (polarizada por Sorriso) da ordem de 18,26% ao ano, em contraste com a regio Sul - No Metropolitana que cresceu apenas 3,75% ao ano. J o estado do Tocantins apresenta diferenas bastante reduzidas entre os ritmos de crescimentos de suas regies. A regio de Palmas Metropolitana foi a de maior crescimento, com expressivos 14,55% ao ano, enquanto a de menor expanso, a regio de Araguana, apresentou ritmo tambm acelerado e muito prximo (10,05% ao ano).

36

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Quadro 5 Discrepncias entre o tamanho e o ritmo de crescimento da renda dentro de cada Unidade da Federao
UF Maior (A) RO AC AM RR PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MG ES RJ SP PR SC RS MS MT GO DF 15.638 12.230 21.501 14.242 24.180 11.982 14.638 12.886 12.460 11.109 13.141 11.569 12.723 9.752 13.190 16.523 21.846 28.211 44.248 30.298 31.160 29.482 23.767 18.476 48.226 24.111 47.751 PIB per capita 2008 Menor (B) 9.953 7.417 3.424 8.410 2.739 9.926 8.203 3.462 3.175 3.719 4.098 3.728 4.072 3.549 5.800 3.518 5.420 11.025 14.734 8.557 10.488 14.091 11.127 10.370 9.079 5.842 47.751 (A)/(B) 1,57 1,65 6,28 1,46 8,83 1,21 1,78 3,72 3,92 2,99 3,21 3,10 3,12 2,75 2,27 4,70 4,03 2,56 3,00 3,61 2,97 2,09 2,14 1,78 5,31 4,13 1,00 Taxa mdia geomtrica anual de crescimento do PIB 1999/01 a 2008 Maior (C) 9,79 14,14 10,83 12,18 15,64 10,69 14,55 16,12 15,62 5,05 5,36 5,52 12,18 5,37 8,24 6,93 6,08 6,66 3,90 7,22 5,69 15,46 2,86 10,59 18,26 9,87 9,17 Menor (D) 1,84 5,47 0,53 8,41 - 2,18 5,98 10,05 6,36 3,42 2,12 1,53 0,65 - 0,73 0,97 3,63 - 0,19 1,73 2,79 - 0,85 - 1,46 0,89 0,59 - 0,88 0,28 3,75 3,56 9,17 (C) - (D) 7,95 8,67 10,30 3,77 17,82 4,71 4,50 9,76 12,2 2,93 3,83 4,87 12,91 4,40 4,61 7,12 4,35 3,87 4,75 8,68 4,80 14,87 3,74 10,31 14,51 6,31 0,00

Fonte: IBGE e clculos dos autores.

37

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

5.

PRINCIPAIS CONCLUSES
crescimento mdio do PIB Total entre 1999/01 e 2008 acima de 10% ao ano, nada menos que 20 se localizam em reas do Cerrado, de expanso da fronteira agrcola, com destaque para as localizadas no Tocantins e Mato Grosso. As demais so regies com reduzidos nveis de atividade econmica (oito envolvendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Amap), alm do Distrito Federal. Por fim, no obstante esforos que porventura tenham sido feitos pelos diversos governos nos ltimos 50 anos, com a implementao de diversas polticas, planos e programas, os resultados no foram nada relevantes. Mesmo nos perodos onde os governos assumiram a concepo de que o Estado deveria ter uma postura indutora do desenvolvimento, os instrumentos implantados revelaram-se insuficientes. Deve-se enfatizar que a promoo do desenvolvimento regional no se faz apenas com polticas de incentivos fiscais ou condies favorveis de acesso ao crdito. To ou mais importantes so a garantia de acesso aos mercados consumidores (transportes e logstica), disponibilidade energtica e de mo de obra qualificada.

Como principais concluses deste estudo, podem ser elencadas pelo menos trs: a primeira de que, numa abordagem macrorregional, a Regio Centro-Oeste efetivamente ascendeu, em termos de PIB per capita, ao mesmo patamar das regies Sudeste e Sul, com a maior parte de suas regies apresentando PIB per capita acima da mdia nacional. J as regies Norte e Nordeste permanecem com a quase totalidade de suas regies num nvel muito inferior ao PIB per capita mdio do pas. A segunda constatao o crescente destaque de regies cuja principal fonte de riqueza a atividade agropecuria tecnologicamente avanada. Estas regies, distribudas desde as antigas reas agrcolas da fronteira oeste dos estados sulinos at as novas fronteiras agrcolas do Cerrado equipararam-se, em termos de PIB per capita, ao padro existente nos grandes centros industriais dispersos ao longo da faixa litornea meridional do pas. A terceira concluso do Estudo que o maior dinamismo econmico deslocou-se definitivamente do litoral para o interior do pas. O Mapa O Brasil com taxas chinesas de crescimento revela que, das 33 regies com taxa de

38

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

6.

REFERNCIAS

BENKO, G. Economia, espao, globalizao na aurora do sculo XXI. So Paulo: HUCITEC, 1996. BNDES. Programa de Dinamizao Regional Disponvel em: http://www.bndes.gov.br/programas/ regionais/pdr.asp BRASIL. MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL. Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional. Braslia: SDR/MI, 2007. CASTRO, J. Geografia da Fome: a fome no Brasil. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1946. CHACON, S. S. A distncia entre o discurso e a prtica das polticas pblicas de promoo do desenvolvimento no Brasil. Disponvel em http://www.cofecon.org.br/index.php?option=com_con tent&task=view&id=535&Itemid=102 CHRISTALLER, W. Central places in central Germany. Englewood Cliffs:Prentice-Hall, 1933. FURTADO, C. Formao Econmica do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. IBGE. Contas Regionais. Rio de Janeiro, 2008. IBGE. Censos Demogrficos. (Censo demogrfico) de 2000. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 2000. IBGE. Regies de influncia das cidades: 2007. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 2008.IBGE. Produo Agrcola Municipal Disponvel em: <http://www.sidra.ibge.gov. br/cgi-bin/prtabi. IBGE. Sistema IBGE de Recuperao Automtica - SIDRA. Disponvel em: http:// www.sidra.gov.br/bda/tabela/listabl.asp. IPEA / IBGE / UNICAMP. Caracterizao e tendncias da rede urbana do Brasil. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, volumes 1 e 2, 1999. KAYSER, B. Tipologia dos espaos geogrficos no mundo subdesenvolvido. Conferncia na UFPE, 1996.
PERROUX, F. Os espaos econmicos, Recife, SUDENE, 1966 (edio mimeografada)

39

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

ANEXO I - CONSIDERAES METODOLGICAS


importante destacar que diversos critrios adotados no estudo diferenciam do adotado pela Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Diferentemente do Mapa da Distribuio Espacial da Renda no Brasil, que apura o tamanho da renda pelos PIB per capita municipais, na PNDR o tamanho da renda medido pelo rendimento domiciliar mdio per capita, ponderados pelo custo relativo da cesta bsica da capital estadual ou da capital mais prxima. Ocorre que tais dados so fornecidos pelos censos demogrficos, disponveis a cada dez anos, resultando numa enorme defasagem temporal das informaes. A tipologia da PNDR, assim como a de qualquer poltica pblica, deveria permitir uma permanente avaliao dos seus resultados. O mapa da PNDR, todavia, apresenta-se esttico, impossibilitando a aferio da involuo (ou evoluo) da desigualdade na distribuio espacial da renda nacional. Conforme j explicitado nas notas metodolgicas desse estudo, a renda das famlias representa a poro maior na composio do PIB (em torno de 60%) e, de acordo com o Grfico seguinte, a correlao do PIB com a renda domiciliar nas 218 regies estaduais de planejamento mostra um elevado coeficiente de correlao linear, fornecendo um R = 0,982.

Grfico 2: Correlao entre PIB e Renda Domiciliar em 2000, segundo as REPs

40

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Em relao ao grau de dinamismo, o Mapa classifica como dinmicas as regies com taxa de crescimento do PIB per capita acima de 1,5 vezes a taxa mdia nacional, como de mdio dinamismo aquelas com taxas de crescimento entre metade e 1,5 vezes a taxa mdia nacional, e, estagnadas, as regies com taxa de crescimento inferior a metade da taxa mdia nacional. Quanto ao tamanho da renda, os extratos igualmente se referenciam na mdia nacional. Aqui reside uma segunda diferena bsica com a metodologia adotada pela PNDR. Para a definio dos parmetros de alto, mdio e baixo rendimento, assim como de alto, mdio e baixo dinamismo, a PNDR adota a distribuio em quartis. Dessa forma, destaca como de alta renda os 25% das microrregies brasileiras com os rendimentos domiciliares mdios mais elevados; como de baixa renda os 25% com os rendimentos domiciliares mdios mais reduzidos e como de mdia renda os 50% intermedirios. O mesmo procedimento adotado na classificao das mais e menos dinmicas. Tal mtodo implica em classificar como de alta renda, necessariamente, 140 das 558 MRG do Pas, independentemente do valor de corte, assim como classifica como de baixa renda outras 140 MRG. A adoo de tal mtodo resulta num grave equvoco. Pelo critrio da PNDR, apenas 25% das MRG do pas so de baixa renda, concluso que se choca frontalmente com o quadro real brasileiro, de largo predomnio de regies pobres. Dessa forma, segundo a PNDR, regies notoriamente pobres como o Serid Potiguar, Uruburetama (CE), Brejo Paraibano (PB), TomAu (PA), Jalapo e Dianpolis (TO) e Senhor do Bonfim (BA), todas com PIB per capita mdio in-

ferior a 35% da mdia nacional, so classificadas como de mdia renda. Por este mesmo critrio, determinadas regies reconhecidamente pouco desenvolvidas, como Gurupi (TO) ou Canoinhas (SC), so classificadas como de alta renda. A tipologia adotada neste estudo considera tambm as distintas possibilidades de combinao entre tamanho e grau de dinamismo da renda, resultando em nove situaes (ver Figura 1, Captulo I). Tal tipologia explicita uma terceira importante diferena em relao metodologia adotada na PNDR. Consta do documento da PNDR que As variveis so estatisticamente discretizadas e agrupadas em classes (alta, mdia e baixa) de forma a possibilitar o cruzamento demonstrado no quadro seguinte, contemplando as quatro situaes tpicas especificadas, conforme a Figura da PNDR (ver Figura 2, Captulo I). E prossegue: Com base na classificao do quadro acima, definem-se como prioritrias para a Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional as microrregies dos Grupos 2, 3 e 4, que devem ser territrios preferenciais para as polticas setoriais, observadas as disposies contidas neste Decreto. Em suma, a PNDR, a partir do cruzamento das duas variveis selecionadas, define quatro situaes ideal tpicas para efeito de sua aplicao: a) Microrregies de Alta Renda, que so as que combinam alto rendimento, independentes do dinamismo observado; b) Microrregies Dinmicas (de Menor Renda), que so as que combinam rendimentos mdios e baixos, com alto dinamismo; c) Microrregies Estagnadas, que so as que combinam rendi-

41

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

mento mdio com mdio e baixo dinamismo e d) Microrregies de Baixa Renda, que so as que combinam rendimento baixo com mdio e baixo dinamismo. Ocorre que tais cruzamentos so absolutamente insuficientes para retratarem a complexidade da desigualdade regional no Brasil. Este tambm foi o entendimento expresso em estudo do BNDES no mbito do Programa de Dinamizao Regional (PDR). O Programa do BNDES, tomando como base a tipologia da PNDR, amplia o nmero de situaes para sete, diferenciando regies de baixa renda dinmicas das estagnadas e subdividindo as regies de mdia renda em mdia renda superior e mdia renda inferior, e ambas, em dinmicas e estagnadas. O que ocorre que a tipologia da PNDR ao classificar, no primeiro caso, as regies de alta renda, independentemente do dinamismo observado, prope um mesmo tratamento a regies em situaes absolutamente distintas, como, por exemplo, Cuiab (MT), centro da mais dinmica regio do agronegcio brasileiro, e as de Pelotas-Rio Grande (RS) ou de Lages (SC), que lutam para sarem do estado de estagnao a que foram condenadas pela decadncia das atividades econmicas que lhe conferiram prosperidade no passado (indstria frigorfica e madeireira, respectivamente). Pela tipologia da

PNDR, no se pode saber se a regio de Cuiab dinmica ou se as regies de Pelotas-Rio Grande e de Lages acham-se estagnadas. No segundo caso, ao definir como dinmicas tanto as regies de mdia como de baixa renda, misturam-se casos como os das relativamente prsperas regies de Alta Floresta (MT) e de Una (MG), onde pontificam a pecuria bovina e a soja, com o ainda muito pobre sudoeste piauiense, cujo dinamismo recente proporcionado pela rpida expanso da cultura da soja ainda no permitiu dissoci-la do trgico quadro social tpico do Semi-rido nordestino. No terceiro caso, a tipologia mistura, na condio de estagnadas, regies efetivamente de baixo dinamismo, como a de Ilhus-Itabuna, outrora a mais prspera regio do interior baiano devido riqueza proporcionada pelo cacau e retratada nos romances de Jorge Amado, mas cuja estagnao nacionalmente notria, com regies de mdio dinamismo, como o noroeste paranaense, em pleno processo de substituio da pecuria bovina pela economia canavieira, em situao absolutamente distinta da regio baiana. No quarto caso, incorre-se no mesmo equvoco, ao agrupar numa mesma condio de baixa renda, regies absolutamente estagnadas, como o nordeste maranhense com outras de mdio dinamismo, como o sul do Amazonas.

42

ANEXO II INFORMAES GERAIS PARA AS REGIES ESTADUAIS DE PLANEJAMENTO


POP PLO 2008 379.186 25.257 184.218 117.197 66.574 65.435 169.467 166.328 130.003 127.710 62.191 1.493.566 301.398 79.365 54.196 126.089 47.114 71.911 680.073 1.878.157 167.028 131.618 213.627 252.985 102.714 67.041 230.409 182.614 157.506 120.057 114.405 190.395 6,29 32,68 5,82 3,84 4,23 1,16 1,59 4,46 63,91 1,38 1,39 0,74 0,47 1,11 2,84 1,78 7,71 4,16 8,73 1.956.663 2.032.936 1.475.719 727.734 18.578.146 3.686.242 900.521 505.783 935.190 451.159 510.869 6.989.764 40.382.036 2.257.149 625.353 706.510 745.096 485.629 700.887 13,06 1.955.356 2,36 651.293 9.953 11.538 11.764 15.638 11.555 11.702 12.439 12.230 11.347 9.332 7.417 9.576 7.104 10.278 21.501 9.796 3.424 4.486 6.206 4.245 3.681 13,49 683.564 10.268 5,36 1.325.293 11.308 7,23 1,84 7,77 3,50 3,75 5,38 3,99 9,79 5,63 5,47 14,14 11,63 11,25 13,69 11,13 8,24 2,35 0,53 5,16 3,93 10,83 3,29 1,81 7,92 2.074.255 11.260 6,97 2,31 275.661 10.914 6,99 11,13 5.419.673 14.293 6,77 5,21 4,31 4,46 6,67 3,04 6,31 3,82 3,28 4,40 4,27 8,42 4,74 4,00 10,90 8,98 8,55 10,40 8,24 6,02 -0,03 -0,99 2,82 5,74 8,29 2,33 0,25 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) Porto Velho Ariquemes Jaru Ouro Preto do Oeste So Miguel do Guapor Ji-Paran Cacoal Vilhena Rolim de Moura Guajar-Mirim 237.576 Rio Branco Brasilia Cruzeiro do Sul Sena Madureira Tarauac 152.581 Manaus Tabatinga Tef Lbrea Eirunep Parintins 29.390 45.184 40.646 29.781 14.122 13.625 9.223 34.927 16.572 31.269 19.046 12.976 27.728 4.935 21.853 23.261 10.925 34.082 rea (2008) / (19992001) Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

UF

REGIO

RO

Regio I: Porto Velho Metropolitana

Regio I: Porto Velho - No Metropolitana

Regio II: Ariquemes

Regio III: Jaru

Regio IV: Ouro Preto do Oeste

Regio IX: So Francisco do Guapor

Regio V: Ji-Paran

Regio VI: Cacoal

Regio VII: Vilhena

Regio VIII: Rolim de Moura

Regio X: Guajar-Mirim

AC

Regional Baixo Acre - Metropolitana

Regional Baixo Acre - No Metropolitana

Regional Alto Acre

Regional Juru

Regional Purus

Regional Tarauac - Envira

AM Regio VII: Rio Negro e Solimes - Metropolitana

Regio VII: Rio Negro e Solimes - No Metropolitana

Regio I: Alto Solimes

Regio II: Tringulo Juta/ Solimes/ Juru

Regio III: Purus

Regio IV: Juru

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Regio IX: Baixo Amazonas

43

44
POP PLO 2008 155.149 83.904 228.500 3.341.096 260.930 31.561 37.924 37.387 44.981 412.783 2.132.869 427.314 654.450 519.627 527.681 339.157 434.629 449.036 558.551 258.332 688.534 259.332 1.247.690 Macap Oiapoque 7.985 77.098 57.731 142.815 331.313 7.321.493 454.753 104.687 53.724 613.164 2,07 11,60 46,23 8,49 4,55 27,08 8,99 1,36 19,21 1,28 5,87 56,95 1,36 0,93 4,29 2,46 840,74 1,84 0,87 378.278 5.077.938 20.442.081 3.174.147 4.398.522 12.564.426 2.294.012 3.855.878 1.190.509 1.544.244 2.781.281 1.040.107 5.965.614 1.525.467 60.776.287 5.448.865 1.043.699 533.265 7.025.829 1,21 351.914 0,51 341.990 9.018 9.413 8.410 12.302 9.584 7.428 6.721 24.180 4.347 11.369 2.739 3.439 4.979 4.026 8.664 4.604 8.301 11.982 9.970 9.926 11.458 0,51 289.572 9.175 45,88 3.716.184 14.242 11,03 8,41 8,33 12,18 10,82 10,72 4,52 -1,53 3,77 15,64 3,77 5,85 -1,08 2,58 -0,13 3,62 6,03 -2,18 5,04 5,98 10,08 10,69 6,82 2,13 48.629.040 14.555 2,65 2,52 1.630.231 7.134 9,69 0,28 328.315 3.913 6,93 0,70 767.834 4.949 5,32 2,94 3,67 6,90 0,63 7,78 8,43 5,44 9,67 6,30 7,72 2,76 -3,90 2,58 12,32 2,19 2,85 -3,40 1,09 -2,02 0,54 3,61 -3,35 3,03 3,43 6,36 5,17 3,85 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Humait So Gabriel da Cachoeira Itacoatiara 1.570.746 Boa Vista Caracara Bonfim Rorainpolis 224.299 Belm Redeno Santarm Marab Castanhal Tucuru Breves Bragana Paragominas Itaituba Abaetetuba Altamira 189.593 35.839 62.135 16.580 95.599 39.938 11.413 44.815 315.857 174.052 2.537 51.470 30.793 74.282 62.068 5.687 90.798 294.507 221.037 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

Continuao Anexo II

UF

REGIO

AM Regio V: Madeira

Regio VI: Alto do Rio Negro

Regio VIII: Mdio Amazonas

RR

Microrregio Boa Vista - Metropolitana

Microrregio Boa Vista - No Metropolitana

Microrregio Caraca

Microrregio Nordeste

Microrregio Sudeste

PA

Metropolitana

Araguaia

Baixo Amazonas

Carajs

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Guam

Lago de Tucuru

Maraj

Rio Caets

Rio Capim

Tapajs

Tocantins

Xingu

AP

Sul - Metropolitana

Sul - No Metropolitana

Norte

Continuao Anexo II
POP PLO 2008 184.010 128.622 384.962 196.357 137.122 150.934 98.502 1.280.509 1.249.141 310.935 600.580 607.162 655.531 131.759 616.817 245.371 506.032 456.809 187.773 481.739 18.740 331.197 Teresina Bom Jesus Uruu Floriano 8.786 10.484 53.880 32.852 27.032 255.890 6.305.539 975.708 173.722 193.845 80.806 160.153 16,46 42,31 12,16 26,43 18,10 26,90 3,62 28,22 13,65 19,04 111,05 16,57 3,60 2,46 5,92 11,63 19,44 28,02 885,91 16.096.370 1.076.381 2.611.719 2.279.152 2.118.860 621.338 3.549.950 829.218 1.837.093 1.864.904 2.213.137 2.057.784 2.815.845 39.971.752 8.532.758 553.413 865.215 1.006.832 733.737 4,61 13.595.897 2,57 1.096.770 11.134 10.618 12.886 3.462 4.349 3.754 3.232 4.716 5.755 3.379 3.630 4.082 11.786 4.272 11.004 6.339 8.745 3.186 4.463 12.460 4.581 3,36 1.996.791 13.230 2,66 1.136.757 8.290 3,81 2.014.527 10.260 13,93 12,10 10,29 12,12 12,14 8,43 8,99 10,16 7,98 7,98 8,10 8,06 6,36 12,14 8,30 16,12 9,80 14,58 9,31 5,41 4,19 8,44 15,62 5,89 10,43 3.157.767 8.203 10,05 2,47 1.499.691 11.660 13,52 82,93 2.693.594 14.638 14,55 10,86 12,71 9,56 12,66 11,11 9,71 10,22 10,91 6,52 6,26 9,21 7,05 6,58 8,76 7,21 5,54 10,24 7,02 13,89 9,27 12,04 7,93 4,18 3,09 7,00 14,38 5,00 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) Palmas Araguana Colinas do Tocantins Dianpolis Gurupi Paraso do Tocantins 277.621 So Lus Santa Ins Presidente Dutra Pinheiro Pedreiras Imperatriz Cod Chapadinha Caxias Balsas Bacabal Aailndia 51.907 17.070 16.983 27.955 9.283 50.717 3.114 39.835 52.194 30.893 11.096 1.410 38.377 44.865 51.557 51.580 36.892 52.130 2.219 rea (2008) / (19992001) Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

UF

REGIO

TO

Palmas - Metropolitana

Palmas - No Metropolitana

Araguana

Colinas do Tocantins

Dianpolis

Gurupi

Paraso do Tocantins

MA So Lus - Metropolitana

So Lus - No Metropolitana

Santa Ins

Presidente Dutra

Pinheiro

Pedreiras

Imperatriz

Cod

Chapadinha

Caxias

Balsas

Bacabal

Aailndia

PI

Meio-Norte - T.D de Entre-Rios - Metropolitana

Meio-Norte - T.D de Entre-Rios - No Metropolitana

Cerrado - T.D Chapada das Magabeiras

Cerrado - T.D Tabuleiros do Alto Parnaba

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Cerrado - T.D Vale dos Rios Piau e Itaueira

45

46
POP PLO 2008 173.071 375.188 263.790 142.895 134.109 330.945 115.465 3.119.697 3.602.399 897.886 432.079 573.531 1.890.279 630.905 423.448 8.450.527 1.305.551 164.683 310.610 239.679 4.346 3.359 8.555 14.855 5.119 52.796 130.349 99.639 180.643 582.811 92.465 3.106.430 29,20 48,96 21,25 16,15 56,78 464,41 85,79 47,27 45,57 29,99 29,66 21,12 39,23 18,06 58,84 36,06 53,14 622,87 12,40 17.427.547 40.018.320 4.716.838 1.658.528 3.341.074 8.552.773 2.555.216 1.574.813 62.417.563 13.153.720 853.530 1.290.401 1.052.513 759.430 507.448 809.974 7.658.578 378.961 26.464.553 8,28 403.678 15,00 1.598.075 4.829 3.496 5.586 11.109 5.253 3.838 5.825 4.525 4.050 3.719 7.386 10.075 5.183 4.154 4.391 5.826 5.093 4.484 13.141 4.098 8.519 9,41 436.918 3.258 5,76 453.664 3.175 3,42 3,43 6,89 3,90 5,67 4,50 5,05 2,12 4,83 3,80 3,88 3,39 4,33 3,83 3,36 3,22 3,88 4,14 3,06 1,53 5,36 4,06 4,12 42,59 1.110.605 4.210 4,22 21,42 1.143.764 3.049 3,64 8,77 588.888 3.403 4,57 3,49 2,84 2,99 1,90 2,43 5,59 3,43 4,53 2,59 3,95 1,25 3,64 2,25 2,43 2,66 2,79 2,04 1,90 2,17 2,98 3,19 2,51 0,79 4,10 3,81 2,78 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) Campo Maior Piripiri Parnaba So Raimundo Nonato Oeiras Picos Valena do Piau 251.529 Fortaleza Juazeiro do Norte Iguatu Limoeiro do Norte Sobral Quixad Crates 148.826 Natal Santa Cruz Pau dos Ferros Caic Currais Novos Joo Cmara Mossor Jucurutu 6.570 5.260 1.920 2.811 26.227 29.683 38.608 19.643 11.982 16.898 5.784 13.952 22.060 14.257 24.787 6.194 17.513 19.733 rea (2008) / (19992001) Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

Continuao Anexo II

UF

REGIO

PI

Meio-Norte - T.D de Carnaubais

Meio-Norte - T.D de Cocais

Plancie Litornea

Semi-rido - T.D da Serra da Capivara

Semi-rido - T.D do Vale do Rio Canind

Semi-rido - T.D do Vale do Rio Guaribas

Semi-rido - T.D do Vale do Sambito

CE

Fortaleza - Metropolitana

Cariri

Centro-Sul

Litoral Leste\Jaguaribe

Litoral Oeste

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Serto Central

Serto Inhamuns

RN

Litoral Oriental - Metropolitana

Litoral Oriental - No Metropolitana

Agreste

Alto Apodi

Caic

Currais Novos

RN Litoral Norte

Mossoroense

Serras Centrais

Continuao Anexo II
POP PLO 2008 1.133.121 337.485 1.055.519 305.972 233.979 335.758 340.772 3.742.606 3.731.719 3.012 1.024.770 640.964 507.229 1.262.614 551.069 1.012.817 8.734.194 1.145.358 709.200 432.079 5.139 9.207 27.768 Aracaju Estncia Itabaiana 860 6.374 3.131 3.123 387.158 453.762 3.127.557 784.036 375.602 248.598 228.961 143,45 150,23 22,80 26,27 88,84 592,18 111,00 84,74 75,34 49,29 112,63 911,56 58,92 79,40 73,31 59,59 101,43 177,31 1.347,94 47.478.752 24.186 5.620.978 2.908.499 2.065.198 6.479.661 4.402.261 4.179.014 73.158.550 11.169.508 3.357.409 2.405.816 1.684.951 1.610.617 20.228.301 8.946.708 4.954.147 1.748.448 1.543.499 66,31 26.688.048 43,21 1.739.854 5.106 7.131 12.723 8.030 5.485 4.538 4.072 5.132 7.989 4.126 8.376 9.752 4.734 5.568 4.352 3.549 6.468 11.411 13.190 7.033 6.741 37,85 1.531.175 4.560 30,39 872.251 3.728 2,69 2,51 3,56 3,91 2,27 12,18 2,90 2,30 3,07 -0,73 2,41 2,19 2,04 3,99 3,71 5,37 3,08 0,97 3,75 3,63 6,59 4,05 8,24 99,44 1.355.684 4.431 1,16 48,06 6.527.512 6.184 3,08 80,38 1.552.741 4.601 0,65 413,26 13.108.831 11.569 5,52 3,92 -0,09 2,23 0,76 2,15 1,59 2,69 2,90 0,96 7,16 1,85 1,35 1,96 -1,22 0,23 0,93 0,88 2,36 2,74 4,12 2,05 0,15 2,51 1,97 5,42 3,14 7,31 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Joo Pessoa Campina Grande Guarabira Itaporanga Patos Cajazeiras 56.440 Recife (Fernando de Noronha) Caruaru Garanhuns Limoeiro Vitria de Santo Anto Petrolina Serra Talhada 98.312 Macei Arapiraca So Miguel dos Campos Unio dos Palmares Santana do Ipanema 5.099 6.389 1.934 38.559 24.167 8.405 3.536 10.756 10.104 17 2.768 7.887 8.872 7.700 3.077 21.964 4.199 2.742 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

UF

REGIO

PB

Joo Pessoa - Metropolitana

Joo Pessoa - No Metropolitana

Campina Grande

Guarabira

Itaporanga

Patos

Souza-Cajazeiras

PE

Metropolitana

Metropolitana - No Metropolitana

Agreste Central

Agreste Meridional

Agreste Setentrional

Mata

So Francisco

Serto

AL

Metropolitana

Agreste / Baixo So Francisco

Central

Norte

Serto

SE

Aracaju - Metropolitana

Aracaju - No Metropolitana

Estncia

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Itabaiana

47

48
POP PLO 2008 219.949 142.228 1.999.374 3.813.439 549.506 389.935 753.487 423.496 1.733.702 448.160 862.351 415.169 679.131 207.552 710.593 539.193 164.628 835.847 264.526 739.770 38.754 564.693 Belo Horizonte Juiz de Fora Varginha Uberlndia 9.468 70.758 35.630 52.955 53.718 972.090 14.502.575 5.044.532 2.109.579 2.189.665 2.581.932 1.502.074 13,67 20,25 31,65 8,73 13,53 72,21 19,21 24,14 25,08 25,68 532,81 29,81 61,46 48,76 27,96 15,53 56,91 19,03 47,04 9.786.473 2.112.450 5.295.493 1.508.250 2.993.535 912.464 3.715.813 2.948.165 2.224.281 4.932.639 1.284.047 6.287.715 5.437.795 126.196.414 102.375.232 34.426.246 22.254.836 35.780.158 32.814.461 25,86 1.489.890 7,41 3.300.589 4.380 3.518 5.645 4.714 6.141 3.633 4.408 4.396 5.229 5.468 13.511 5.901 4.854 8.500 5.594 8.702 20.294 16.319 10.164 13.858 21.846 5,17 5.508.088 14.126 41,04 3.449.941 6.278 843,04 63.008.785 16.523 1,79 -0,19 6,93 3,90 3,87 4,70 3,39 0,33 2,75 4,89 4,92 3,83 1,56 5,22 5,69 4,79 3,29 4,19 2,69 3,40 6,08 2,16 2,47 3,15 91,25 20.306.134 10.156 4,82 29,02 1.837.629 12.920 5,40 62,47 1.275.704 5.800 3,93 2,88 3,47 3,48 -0,76 -1,30 4,05 3,13 2,89 3,43 2,71 0,44 1,31 4,23 5,09 4,11 -0,49 4,01 4,88 4,64 1,93 4,15 1,44 1,62 5,02 1,29 1,59 1,29 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Lagarto Nossa Senhora da Glria 21.910 Salvador Alagoinhas Barreiras Bom Jesus da Lapa Ribeira do Pombal Feira de Santana Guanambi Itabuna Irec Itaberaba Jacobina Jequi Juazeiro Paulo Afonso Santo Antnio de Jesus Senhor do Bonfim Teixeira de Freitas Vitria da Conquista 13.767 30.647 11.576 12.172 61.766 22.450 10.247 49.678 26.731 15.154 23.5445 36.857 16.379 101.672 75.388 13.389 4.523 4.901 3.521 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

Continuao Anexo II

UF

REGIO

SE

Lagarto

Nossa Senhora da Glria

BA

Salvador - Metropolitana

Alagoinhas

Barreiras

Bom Jesus

Euclides da Cunha

Feira de Santana

Guanambi

Ihus-Itabuna

Irec

Itaberaba

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Jacobina

Jequi

Juazeiro

Paulo Afonso

Santo Antnia de Jesus

Senhor do Bonfim

Teixeira de Freitas

Vitria da Conquista

MG Central 1- Metropolitana

Central 2 - No Metropolitana

Regio 2 - Mata

Regio 3 - Sul de Minas

Regio 4 - Tringulo

Continuao Anexo II
POP PLO 2008 656.973 1.115.470 363.628 1.632.163 1.021.133 1.632.923 19.850.072 1.664.328 635.811 405.680 230.459 517.370 3.453.648 11.661.403 888.670 1.122.568 817.051 1.382.670 15.872.362 19.616.060 18.560 8.344 16.199 27.099 11.094 10.325 18.520 735.660 425.270 1.079.818 6.138.978 939.036 709.392 959.055 74,95 2.365,56 164,14 74,32 117,76 122,25 363,24 2.469,35 39,64 50,97 66,66 226,54 84,64 68,71 51,79 61,93 30,36 33,70 40,30 12.550.430 4.472.545 2.645.216 5.945.477 72.565.897 240.807.874 22.076.736 49.670.972 12.038.795 31.828.060 356.422.437 594.328.894 11.292.123 8.131.270 17.452.195 158.905.012 19.404.469 9.962.780 13.636.776 717,72 46.952.229 33,85 293.422.364 14.782 28.211 19.739 11.025 11.478 11.492 21.011 20.650 24.842 44.248 14.734 23.019 22.456 30.298 15.350 19.120 16.162 25.885 20.664 14.044 14.219 39,06 18.460.202 11.305 16,24 5.534.955 5.420 2,56 1,73 3,40 6,58 6,66 4,86 2,79 4,53 6,14 3,12 2,31 3,90 -0,85 0,64 2,77 4,27 -1,46 -1,44 2,02 3,02 0,53 1,25 0,67 12,71 11.612.824 7.115 2,96 5,83 5.222.435 14.362 5,90 35,37 13.205.065 11.838 3,84 17,84 11.735.951 17.864 4,72 3,51 2,46 4,85 1,78 2,02 0,96 2,16 4,81 5,53 4,37 1,87 3,69 4,84 2,21 -1,73 2,53 -1,76 -0,89 1,61 3,19 -2,37 -2,07 0,68 1,50 -0,46 0,24 -0,16 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Patos de Minas Divinpolis Paracatu Montes Claros Tefilo Otoni Governador Valadares 586.410 Vitria Colatina So Mateus Cachoeiro de Itapemirim 46.078 Rio de Janeiro Cabo Frio Campos dos Goytacazes Nova Friburgo Volta Redonda 43.696 So Paulo Araatuba Barretos Bauru Campinas Araraquara Franca Marlia 7.944 11.310 6.938 15.104 5.414 4.930 8.354 7.590 12.040 15.775 2.319 41.810 62.876 128.454 62.381 31.537 36.824 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

UF

REGIO

MG Regio 5 - Alto Parnaba

Regio 6 - Centro Oeste de Minas

Regio 7 - Noroeste de Minas

Regio 8 - Norte de Minas

Regio 9 - Jequitinhonha/Mucurui

Regio 10 - Rio Doce

ES

Regio Metropolitana - Metropolitana

Regio Metropolitana - No Metropolitana

Regio Noroeste

Regio Norte

Regio Sul

RJ

Metropolitana

Cabo Frio

Campos

Nova Friburgo

Volta Redonda

SP

So Paulo - Metropolitana

Araatuba

Barretos

Bauru

Campinas

Central

Franca

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Marlia

49

50
POP PLO 2008 841.997 276.874 1.190.924 1.651.906 1.434.517 2.235.894 2.776.254 41.011.635 3.271.924 297.184 339.321 693.310 562.353 675.040 2.009.286 556.175 1.281.828 411.525 492.223 10.590.169 2.399 4.344 11.813 18.229 10.160 1.519 12.875 833.461 79.864 928.072 871.520 910.571 501.958 380.936 21,29 27,57 81,83 35,37 56,10 24,18 42,24 53,13 347,42 18,39 78,56 47,81 89,63 330,38 29,59 31,73 28,43 41,56 208,76 78.021.812 9.260.259 5.005.218 11.305.778 7.053.410 7.346.449 29.051.105 5.931.593 22.362.058 4.316.155 6.532.834 186.186.672 15.948.580 1.193.839 19.767.697 18.094.378 14.099.932 14.798.537 8.273.633 165,23 1.041.713.289 67,91 49.905.086 17.976 25.400 23.846 31.160 14.751 16.307 12.543 10.883 14.458 10.665 17.445 10.488 13.272 17.581 19.135 14.948 21.300 20.762 15.485 29.482 21.719 138,19 54.016.834 24.159 56,41 22.855.840 15.933 1,20 0,17 2,85 3,40 4,97 5,69 3,26 2,15 0,89 2,09 2,50 1,59 1,11 2,39 2,06 3,29 6,02 4,27 2,96 2,88 3,86 15,56 0,59 681,82 42.871.572 25.953 7,22 128,05 25.578.678 21.478 4,50 22,82 2.369.334 8.557 -0,20 35,41 11.002.427 13.067 0,74 0,00 -0,71 3,09 5,68 0,13 -1,23 1,49 2,21 3,03 5,01 3,35 0,92 0,37 1,31 1,38 1,33 -0,26 1,37 1,61 2,07 3,74 3,76 1,12 2,18 2,82 12,29 0,21 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Presidente Prudente Registro Ribeiro Preto Santos So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos Sorocaba 248.209 Curitiba Campo Mouro Ponta Grossa Guarapuava Umuarama Londrina Santo Antnio da Platina Cascavel Unio da Vitria Pato Branco 199.315 Florianpolis Blumenau Chapec Cricima Itaja Caador 11.652 17.021 22.851 15.727 24.556 24.489 26.410 21.850 11.937 7.150 15.673 40.880 16.180 25.431 2.423 9.300 12.132 23.777 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

Continuao Anexo II

UF

REGIO

SP Presidente Prudente

Registro

Ribeiro Preto

Santos

So Jos do Rio Preto

So Jos dos Campos

Sorocaba

PR

Metropolitana

Metropolitana - No Metropolitana

Centro Ocidental Paranaense

Centro Oriental Paranaense

Centro-Sul Paranaense

Noroeste Paranaense

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Norte Central Paranaense

Norte Pioneiro Paranaense

Oeste Paranaense

Sudeste Paranaense

Sudoeste Paranaense

SC

Florianpolis - Metropolitana

Florianpolis - No Metropolitana

Blumenau

Chapec

Cricima

Itaja

Joaaba

Continuao Anexo II
POP PLO 2008 1.179.455 366.750 6.052.587 4.035.194 382.614 756.999 1.068.127 294.102 865.719 752.513 773.750 830.931 1.095.265 10.855.214 747.189 116.983 345.168 218.340 119.230 211.655 17.590 52.694 40.347 19.007 357.125 Cuiab 21.929 54.895 120.642 156.797 120.512 179.542 2.336.058 815.392 113.526 32,69 40,37 92,29 2,78 16,48 4,04 10,19 2,33 6,86 2,98 2,99 9,45 6,54 37,18 2,07 21,49 28,19 11,67 24,70 12.942.911 11.037.556 12.960.629 12.696.632 18.926.197 207.195.918 10.865.726 1.814.505 5.411.321 3.493.842 1.396.030 3.910.612 1.574.572 2.824.701 1.270.491 1.861.915 34.423.715 12.446.407 1.030.685 41,31 3.272.358 45,23 25.380.703 23.762 11.127 14.950 14.668 16.750 15.280 17.280 19.087 14.542 15.511 15.677 16.002 11.709 18.476 13.052 18.015 10.542 10.370 14.736 15.264 9.079 41,88 13.750.785 18.165 34,35 5.308.205 13.874 -0,78 -0,88 0,98 1,86 1,69 1,41 2,06 2,86 2,37 1,61 4,47 0,28 3,50 2,11 2,13 10,59 2,02 0,66 1,66 2,21 3,51 4,04 3,75 411,75 90.919.944 22.532 2,00 63,48 128.039.385 21.154 4,63 19,21 5.167.796 14.091 1,91 79,07 30.694.993 26.025 4,96 3,44 1,17 3,17 1,02 -1,93 -1,79 -0,44 -0,53 1,14 1,83 2,32 2,61 1,96 0,89 3,13 -3,12 2,07 1,14 0,33 9,70 0,86 -0,91 0,88 0,74 2,12 2,73 3,35 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Joinville Lages 95.346 Porto Alegre Santa Cruz do Sul Caxias do Sul Osrio Pelotas Uruguaiana Iju Santa Maria Passo Fundo 268.887 Campo Grande Dourados Trs Lagoas Navira Corumb Nova Andradina Coxim Jardim Ponta Por 90.690 11.706 54.024 20.942 42.030 8.096 33.503 38.675 27.445 64.472 35.043 7.120 23.615 18.077 11.139 9.800 19.091 14.917 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

UF

REGIO

SC

Joinville

Lages

RS

RF 01 - Metropolitana

RF 01 - No Metropolitana

RF 02

RF 03

RF 04

RF 05

RF 06

RF 07

RF 08

RF 09

MS

Regio de Campo Grande - Metropolitana

Regio de Campo Grande - No Metropolitana

Regio de Grande Dourados

Regio do Bolso

Regio do Cone-sul

Regio do Pantanal

Regio Leste

Regio Norte

Regio Sudoeste

Regio Sul-fronteira

MT

Sul - Metropolitana

MAPA DA DISTRIBUIO ESPACIAL DA RENDA NO BRASIL

Sul - No Metropolitana

51

52
POP PLO 2008 138.634 177.682 70.039 184.501 98.592 54.067 124.233 257.173 189.603 431.421 302.869 2.957.732 2.141.731 610.784 170.521 137.359 306.285 333.990 242.613 510.754 25.122 18.063 17.887 340.087 Braslia 5.802 5.802 8.507.445 391.331 883.220 116.408 5.844.996 2.557.158 2.557.158 189.612.814 289,53 33,03 4,40 8,84 5,14 6,34 9,66 8,31 15,58 48,90 6,51 17,19 440,74 440,74 22,29 3,25 2,62 4,08 3,77 3.839.411 12.177.047 5.287.308 55.068.976 29.070.874 8.865.076 1.304.037 1.272.470 4.063.381 3.581.709 5.849.668 11.195.410 6.350.411 5.160.076 1.466.004 78.179.116 122.108.016 122.108.016 3.148.857.550 2,63 2.507.943 1,15 1.235.979 9.949 9.752 20.250 28.225 17.457 18.619 13.574 14.514 7.647 9.264 13.267 10.724 24.111 21.919 16.228 5.842 12.594 13.375 47.751 47.751 16.607 1,44 736.821 13.628 1,34 1.155.252 11.717 7,79 7,97 8,40 5,65 9,10 12,42 8,43 8,65 6,68 8,80 7,05 4,18 4,72 3,56 9,87 7,32 5,59 6,70 7,65 6,81 9,17 9,17 3,75 1,66 3.133.914 16.986 7,84 2,34 1.684.947 24.057 10,58 2,99 3.147.474 17.714 9,31 3,16 6.685.788 48.226 18,26 10,63 6,17 9,80 6,59 6,10 7,17 3,09 3,55 5,78 10,13 7,26 6,58 4,16 7,30 5,24 4,09 4,47 3,50 8,20 5,22 4,30 4,01 6,59 4,92 6,39 6,39 2,44 Demogrfica R$ Mil CAPITA 2008 (2008) / (1999-2001) (2008) / (19992001) Sorriso Sinop Diamantino Barra do Garas So Flix do Araguaia Juara Juna Alta Floresta Tangar da Serra Rondonpolis Cceres 909.694 Goinia Anpolis Posse Gois 59.553 52.682 25.120 61.498 15.544 38.726 18.493 7.397 115.628 105.686 50.306 97.680 108.164 37.563 73.560 111.053 29.961 59.443 43.825 rea Densidade PIB 2008 PIB per PIB PIB per Capita

Continuao Anexo II

UF

REGIO

MT Centro

Centro-Norte

Centro-Oeste

Leste

Nordeste

Noroeste II

Noroeste I

Norte

Oeste

Sudeste

Sudoeste

GO

Regio Metropolitana de Goinia

Regio Centro Goiano (Eixo BR-153)

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA COFECON

Regio Nordeste Goiano

Regio Noroeste Goiano

Regio Norte Goiano

Regio Oeste Goiano (Eixo GO-060)

Regio Sudeste Goiano (Estrada de Ferro) Rio Verde Itumbiara Luzinia -

Porangatu So Lus de Montes Belos Catalo

Regio Sudoeste Goiano

Regio Sul Goiano

Regio Entorno do DF - Metropolitana

Regio Entorno do DF - No Metropolitana

DF

Braslia

BRASIL

You might also like