You are on page 1of 5

Como Limpar o Sistema de Arrefecimento

Este artigo se pode aplicar a qualquer veculo, seja Renault ou no. O procedimento sempre o mesmo. So vrios os proprietrios que reclamam do sistema de arrefecimento dos R19. A verdade que o problema no o sistema, o problema a falta de cuidado e manuteno do sistema em si. E por causa disso ocorrem outros problemas. Se o circuito de refrigerao no funciona perfeito, de pouco nos serve um indicador de temperatura de gua, j que nem este chegando gua ao sensor, e assim, nunca sabemos a real situao crtica que est o motor. Outro elemento de suma importncia a Vlvula Termosttica, ou popularmente conhecido por termstato. A funo da vlvula a de impedir a circulao de gua pelo radiador at que o motor no tenha chegado a sua temperatura de trabalho ideal. Se o termstato se estraga por falta de manuteno ou por sujeiras e ferrugens no sistema, no circular gua em nenhum momento pelo radiador, ou se chegar a circular ser de forma deficiente, acarretando em aquecimento excessivo. Por est razo, comum encontrar gente que recomenda tirar a Vlvula Termosttica, para assim evitar problemas. Os problemas que vm depois so piores, j que o motor demora demasiado em atingir sua temperatura de trabalho e em inverno dificilmente a alcance, trazendo problemas de excessivo consumo de combustvel, e em longo prazo o deterioro do motor em si. O ideal manter o termstato em perfeito estado de funcionamento, tanto no vero como no inverno. Materiais Necessrios: Aditivo: Devem comprar uma boa marca, como Elf, Radiex ou Bardhall; Limpa-radiadores: Da marca Bardhall ou Radiex; Vlvula Termosttica: Somente em caso que no a tenham colocado ou que a que tenham esta esteja com problemas. A temperatura de abertura correspondente ao Renault 19 de 89C podendo utilizar em casos de motores mais rodados um de 86C; Junta de borracha para o termstato: Conhecido por oring. Se compraram a Vlvula Termosttica, o oring vem incluso, ou pode ser comprado separado para substituir a velha; Chave de 10mm; Uma mangueira.

Para comear, primeiro deve-se fazer a limpeza interna do circuito, isso se faz com o Limpa-radiadores Bardhall ou outra marca. Deixar o veculo em marcha lenta e deix-lo aquecer. Depois agregar todo o contedo da embalagem em mdia (300 ml.) atravs do reservatrio de expanso.

Manter o motor em marcha durante 20 min., e depois desligar a ignio. Deixe esfriar um pouco o lquido do arrefecimento. Uma vez que podemos por a mo no motor porque j esfriou um pouco, devemos esvaziar o sistema. Para isso desligaremos as duas mangueiras que vo ao radiador. Primeiro a superior e depois a inferior. Ambas esto presas por abraadeiras. Caso as mesmas estejam velhas, trocar por novas.

Sair toda a gua do radiador e das mangueiras. Essa gua sair com uma cor bem suja se o sistema no limpo recentemente. Tambm deve-se desconectar as 3 mangueiras menores que vo para o reservatrio de expanso. Tirar o reservatrio e retirar toda a sujeira dele. Muitas vezes costuma estar cheio de barro ou ferrugem colado em suas paredes, assim que tm duas opes: comprar um novo por aproximadamente uns R$25,00 ou limpa-lo inserindo areia, feijes ou gros de arroz dentro e sacudir e esvaziar, limpando sempre aps esse processo em gua corrente para retirar qualquer sujeira.

Muitos preferem usar cido clordrico, fica a seu critrio qual processo adotar, o importante que o reservatrio fique ausente de sujeiras. Agora se deve retirar a Vlvula Termosttica, j que ao esfriar, esta se fechou e no ir nos permitir esvaziar todo o sistema, principalmente retirando o lquido do cabeote. A Vvlula Termosttica encontra-se aproximadamente embaixo da tampa do distribuidor. Est presa por uma capa de proteo que pode ser metlica ou de plstico, essa por sua vez fixada por 3 parafusos de 10mm. Se no o encontram, simples: sigam a mangueira superior do radiador at a outra extremidade.

Agora deve-se retirar a Vlvula Termosttica. Na foto acima a mesma foi retirada de forma imprudente e o veculo esteve em funcionamento com seu sistema de arrefecimento todo comprometido. Caso estivesse a vlvula, preciso checar se a mesma est em boas condies, na dvida troque-a a mesma tem um custo de aproximadamente de R$35,00 e no compensa colocar o motor em risco por uma pea to simples. Agora com uma mangueira de jardim, devemos chatear gua. Primeiro o radiador. Para isso, coloca-se a mangueira pela entrada superior do radiador e veremos como sair gua suja pela parte inferior.

importante proteger qualquer contacto elctrico como: distribuidor, alternador e sensores evitando prejuzos maiores.

Conectar a mangueira inferior do radiador novamente e introduzir gua pela entrada superior. Desta forma far a gua circular e sair pelo motor.

Se tudo estiver correndo bem na limpeza e no sistema, a gua dever sair por onde estava colocada a vlvula termosttica. Enquanto corre a gua, podemos aproveitar e limpar toda a regio em volta e no orifcio com o objectivo de retirar pedaos de borrachas ressacadas, ferrugem e sujeiras que se instalaram. Convm fazer enquanto corre gua porque dessa forma a sujeira se desprender mais fcil e no ficar resduos ressacados, pois a gua vai aproveitar e lavar toda a regio. Se tamparmos com as mos a sada de gua do motor, a gua dever sair por uma das mangueiras do reservatrio de expanso. Depois, colocar a mangueira de rede, por onde estava saindo gua e fazer circular gua pelas mangueiras dp reservatrio de expanso.

Colocar o reservatrio de expanso e conectar todas as mangueiras novamente, colocar a carcaa da vlvula termosttica mas sem a vlvula por enquanto. Encher o sistema com gua corrente e pr o motor em marcha lenta uns 10 minutos. Apag-lo e esvaziar todo o sistema desligando a mangueira inferior do radiador. Repetir este passo at que o gua saia completamente limpa.

Soltar a carcaa que a Vlvula fica presa e inserir a Vlvula Termosttica, passando um pouco de graxa em volta, na borracha de vedao (Oring), ajust-la na posio correcta e prender a carcaa aparafusando os 3 parafusos.

Se olharmos a mangueira que vai desde o radiador para a vlvula termosttica, veremos uma vlvula, como se fosse um pequeno registro ou torneirinha. Essa vlvula serve para retirarmos o ar do sistema e principalmente da mangueira superior. Agora se deve colocar o aditivo atravs do reservatrio de expanso. Colocar primeiro o aditivo e depois completar com gua destilada, ou se no puder com gua filtrada, at que saia lquido pela vlvula da mangueira, aquela que serve para sangria ou seja, para retirarmos o ar. Ou at completar o nvel mximo do reservatrio de expanso. Fechar a vlvula e pr o motor em marcha lenta. Deve-se ir completando o nvel do reservatrio de expanso at que fique estvel, logo o tampar. Deixar o motor em marcha lenta uns 5 minutos e apag-lo. Abrir a vlvula de sangria para eliminar o ar. Fechar a vlvula e completar o nvel do reservatrio de expanso. Pr o motor em marcha novamente, uns 5 minutos mas apag-lo e abrir a vlvula novamente. Desta vez o ar dever sair muito mas rpido, devido a que o sistema j levantou presso. Completar o nvel do reservatrio de expanso. Repetir este procedimento at que o nvel do reservatrio j no desa. No abrir a vlvula de sangria com o motor em marcha. Assim fica concludo este servio. Durante os primeiros dias observar o nvel do reservatrio de expanso e mant-lo sempre com o sistema de arrefecimento no nvel adequado. Esperamos que tenham gostado, qualquer dvida ou dificuldade de compreenso do artigo, procure seu mecnico ou qualquer empresa especializada para tal reparo.

You might also like