You are on page 1of 13

1 TEORIA DA CONFIABILIDADE Nas Indstrias dotadas de sistemas sofisticados de automao, impe-se, com grande acuidade, a necessidade de conhecer e controlar

as possibilidades de falhas, parciais ou globais, que possam comprometer, para l de certos limites, a misso produtiva. A Teoria da Confiabilidade tem por escopo os mtodos, os critrios e as estratgias que devem ser usados nas fases de concepo, projeto, desenvolvimento, operao, manuteno e distribuio de modo a se garantir o mximo de eficincia, segurana, economia e durao. Em especial, viza-se ao prolongamento da atividade do sistema a plena carga e de modo contnuo, sem que o sistema seja afetado por defeitos nas suas partes integrantes. A teoria da Confiabilidade tem como objetivos principais: Estabelecer as leis estatsticas da ocorrncia de falhas nos dispositivos e nos sistemas. Estabelecer os mtodos que permitem melhorar os dispositivos e sistemas mediante a introduo de estratgias capazes da alterao de ndices quantitativos e qualitativos relativos s falhas. A teoria da Confiabilidade (ou, apenas, Confiabilidade) usa como ferramentas principais: A Estatstica Matemtica A Teoria das Probabilidades O conhecimento experimental das causas das falhas e dos parmetros que as caracterizam nos diversos tipos de componentes e sistemas. As regras e estratgias para melhorar o desempenho dos sistemas de vrias naturezas e as tcnicas para o desenvolvimento dos sistemas. Para citar alguns domnios onde a Teoria da Confiabilidade de aplicao necessria, nomeamos os seguintes: Sistemas eltricos de potncia, de gerao, transmisso e distribuio. Concepo de sistemas eletrnicos analgicos e digitais. Redes de transporte, areas, martimas e terrestres. Organizao da Manuteno Corretiva e Preventiva dos processos e servios. Cadeias de produo de peas. Estocagem de peas. Usinas nucleares. Misses Espaciais. Concepo de sistemas de controle e proteo. Planejamento da expanso dos Sistemas de Produo e Transporte de Energia Eltrica, etc. 1.1 Conceitos Bsicos CONFIABILIDADE - Probabilidade de um sistema cumprir sem falhas uma misso com uma durao determinada. TEMPO MDIO ENTRE FALHAS (TMF ou MTBF) - Tempo mdio de trabalho de um certo tipo de equipamento (reparvel) entre 2 falhas seguidas. DURAO DE VIDA - Tempo durante o qual um componente ou um sistema mantm a sua capacidade de trabalho, fora do intervalo dos reparos, acima de um limite especificado (de rendimento, de presso, etc). TEMPO MDIO PARA A FALHA (MTFF) - o valor mdio dos tempos de funcionamento, sem contar o tempo de manuteno. dado por: MTBF = MTFF + Tempo de Reparo CONFIABILIDADE MEDIDA (OU ESTIMADA) - a confiabilidade de um certo equipamento medida atravs de ensaios empricos (normalmente no fabricante).

CONFIABILIDADE PREVISTA (OU CALCULADA) - a confiabilidade observada durante a operao real dos componentes e dos sistemas. este valor da confiabilidade mdia de grande nmero de casos que permite a aferio das confiabilidades medida e prevista. EFICCIA DE UM COMPONENTE OU SISTEMA - a capacidade de desempenho da funo pretendida, incluindo a freqncia de falhas, o grau de dificuldades da manuteno e reparao e a adequao ao trabalho projetado. DEPENDABILIDADE - Medida da condio de funcionamento de um item em um ou mais ponto durante a misso, incluindo os efeitos da Confiabilidade, Mantenebilidade e Capacidade de Sobrevivncia, dadas as condies da seo no incio da misso, podendo ser expressa como probabilidade de um item: a) entrar ou ocupar qualquer um dos seus modos operacionais solicitados durante uma misso especificada, b) desempenhar as funes associadas com aqueles modos operacionais. DISPONIBILIDADE - Medida do grau em que um item estar em estado opervel e confivel no incio da misso, quando a misso for exigida aleatoriamente no tempo. ENVELHECIMENTO ACELERADO - Tratamento prvio de um conjunto de equipamentos ou componentes, com a finalidade de estabilizar suas caractersticas e identificar falhas iniciais. MANTENEBILIDADE - Facilidade de um item em ser mantido ou recolocado no estado no qual pode executar suas funes requeridas, sob condies de uso especificadas, quando a manuteno executada sob condies determinadas e mediante os procedimentos e meios prescritos. 11.3 Tipos de Falhas Entende-se por falhas a diminuio parcial ou total da eficcia, ou capacidade de desempenho, de um componente ou sistema. De acordo com o nvel de diminuio da capacidade, pode se classificar as falhas em: Falhas Totais Falhas Parciais Conforme o modo como a falha evolui no tempo, desde o seu incio, podemos considerar duas possibilidades de falhas: Falhas Catastrficas Falhas Graduais Como falhas catastrficas, cita-se um curto-circuito numa linha de transporte de energia eltrica ou um bloco motor de exploso quebrado. A alterao gradual da emisso catdica de um monitor de computador ou o desgaste na camisa de um cilindro de um motor diesel, constituem casos de falhas graduais (ou paramtricas). Em alguns domnios da indstria e dos servios podem ocorrer, quanto durao da falha: Falhas Temporrias (curto-circuito linha terra ou entre fases, devido a uma causa passageira). Falhas Intermitentes (mau contato no borne de um rel) Falhas Permanentes (lmpada fundida, bobina queimada) As falhas de vrios componentes podem, ou no, estar ligadas causalmente entre si. Se uma falha em um elemento induz falhas em outros, diz-se que a falha do tipo DEPENDENTE. Se no houver inter-relao entre falhas, elas so do tipo INDEPENDENTE.

11.4 A Funo Confiabilidade Constitui a probabilidade de funcionamento sem falhas durante um tempo t, cuja funo designativa :

11.5 Curva Tpica de Falhas A curva da taxa de falhas de grande nmero de componentes e sistemas caracterizada por uma curva, designada por Curva em Banheira, na qual se distinguem 3 regies:

Regio J, designada como Perodo de Taxa de Falhas Inicial (ou perodo Juvenil). Corresponde ao perodo de partida da componente ou sistema e caracterizado por uma taxa de falhas relativamente alta, a qual decresce com o tempo tendendo para um valor mais baixo e constante. Regio A, designada como Perodo de Taxa de Falhas Constante (ou perodo adulto). Durante este perodo, que normalmente abrange a maior parte da vida til do componente ou sistema, a taxa de falhas , aproximadamente, constante. Regio V, designada como Perodo de Falhas devidas Deteriorao (ou perodo Senil). um perodo que se segue ao de taxa de falhas constante e durante o qual a taxa de falhas sobe rapidamente, devido a processos de deteriorao (mecnica, eltrica, qumica, etc.). As avarias, se no forem tomadas precaues prvias (manuteno preventiva), acabam por se suceder catastrficamente em toda a populao.

2 PROCEDIMENTOS DE MANUTENO PARA ECONOMIA DE ENERGIA Um programa bem elaborado de manuteno um ponto importante de qualquer poltica de utilizao racional de energia eltrica nas empresas. O chefe de manuteno tem um papel importante a desempenhar em todas as etapas relacionadas com a implantao de um programa coerente e permanente de conservao de energia. Com sua equipe, o responsvel pela manuteno precisa: detectar todas as possibilidades de otimizar as instalaes existentes; identificar pontos falhos e propor a implantao de equipamentos e procedimentos para a correo desses pontos; acompanhar o efeito dos investimentos realizados para a economia de energia nos sistemas de produo (estas economias devem ser obtidas na instalao e consolidadas ou at aumentadas a cada ano); medir os fluxos energticos, estabelecer a contabilidade dos mesmos e seguir a evoluo dos consumos; intervir de maneira ativa na motivao e formao do pessoal.

A primeira etapa consiste em implantar meios que permitam a medio e monitoramento dos consumos de energia. Seguindo essas medies, ser possvel detectar falhas, estabelecer prioridades de ao e estimar a eficcia das intervenes. Esta fase inclui a elaborao de "planilhas de controle" que permitiro contabilizar a energia na empresa. Onde houver eletricidade, existe sempre a possibilidade de ocorrerem perdas. Atravs de medies adequadas, podemos efetuar um exame preliminar das instalaes, que permitir detectar desperdcios, identificar as maneiras possveis de elimin-los e ainda avaliar o grau de urgncia das aes para a correo dos problemas. 2.1 Distribuio de Energia Eltrica As principais perdas observadas na distribuio de energia eltrica provm de: aumento progressivo de carga nos circuitos eltricos; utilizao de cabos que suportam maiores temperaturas; distribuio a longa distncia em baixa tenso; posicionamento inadequado dos capacitores.

2.2 Dimensionamento Correto dos Condutores Atravs de normas tcnicas e tabelas dos fabricantes de condutores, a partir da corrente que circular no circuito, do tipo de instalao dos condutores e do comprimento do circuito, determina-se a seo do condutor a ser utilizada ou, ainda, verifica-se se o condutor em utilizao est bem dimensionado. O importante, no caso de instalaes existentes, reduzir a corrente que circular em cada circuito, especialmente naqueles de maior comprimento. Para isto, uma das solues possveis redistribuir as cargas dos circuitos disponveis ou ainda construir novos circuitos, aliviando o carregamento dos demais. 2.3 Utilizao de Transformadores Satlites O transporte de correntes elevadas em baixa tenso muito oneroso, seja em funo da necessidade de utilizao de condutores com maiores sees, seja pelas perdas de energia devido ao efeito Joule. Pode-se reduzir, simultaneamente, estes dois custos instalando os centros de transformao nas proximidades dos centros de carga das instalaes. Esta poltica conduz a um aumento no nmero de transformadores existentes e exige a implantao de uma rede interna de alta tenso para aliment-los. Os longos circuitos de distribuio mais carregados so assim substitudos por cabos de alta tenso com sees menores e perdas significativamente menores. 2.4 Posicionamento Correto dos Capacitores Em grande parte das instalaes eltricas, os capacitores so instalados na cabine primria. Nessa situao, a corrente reativa que circula sobrecarrega os circuitos, provocando maiores perdas por efeito Joule nos condutores. Sempre que for analisado o posicionamento dos capacitores de uma instalao deve-se considerar a possibilidade de instal-los o mais prximo possvel dos equipamentos utilizadores. 2.5 Procedimentos de Manuteno Os procedimentos de manuteno resultam no bom funcionamento das instalaes, o que se constitui num fator importante a ser considerado na implantao de programas de economia de energia eltrica. Sendo alguns:

2.6 Iluminao Um controle eficaz de materiais e equipamentos se traduz em um boa soluo para a obteno de economias substanciais, que podem ser conseguidas com a otimizao na operao dos sistemas de iluminao, escola criteriosa das fontes de iluminao, componentes acessrios e, evidentemente, com um programa de manuteno adequado das instalaes. A utilizao racional dos sistemas de iluminao pode trazer economias significativas de energia com a vantagem de, normalmente, exigir pouco investimento para a execuo das medidas envolvidas nessa racionalizao. Dentre as inmeras medidas que podem ser adotadas, as mais representativas so: reduo da iluminncia a nveis adequados, respeitando-se o previsto em norma nos locais onde a iluminao excessiva; desligamento da iluminao nos locais que no esto sendo ocupados; utilizao de interruptores para maior flexibilidade no uso da iluminao; aproveitamento, sempre que possvel, da iluminao natural. Existem no mercado vrios tipos de lmpadas que podem ser utilizados. Cabe ao responsvel pela manuteno determinar qual o tipo de lmpada mais indicado, considerando basicamente as seguintes caractersticas: eficincia luminosa: representa o nmero de lmens produzidos pela lmpada, por Watt consumido. cor aparente da lmpada: deve ser avaliada para harmonizar a iluminao do ambiente. reproduo de cores: caracteriza a capacidade das lmpadas em no deformar o aspecto visual dos objetos que iluminam. vida til: representa o nmero de horas de funcionamento das lmpadas, definido em laboratrio, segundo critrios pr-estabelecidos. custos do equipamento e instalao: devem ser utilizados numa anlise de custo/benefcio a ser realizada. A eficincia de uma luminria depende em grande parte das condies de manuteno das superfcies refletoras e dos difusores. No caso dos difusores, a soluo ideal no plano energtico no utiliz-los, por representarem uma perda significativa de fluxo luminoso. Porm, essa medida depende das caractersticas do local atendido, que pode exigir uma maior proteo para as lmpadas, como tambm deve ser verificado o aumento no nvel de ofuscamento que a retirada desses acessrios pode causar. Na aquisio ou substituio de luminrias, deve-se escolher um modelo observando as suas caractersticas de reproduo de luz. As lmpadas fluorescentes, vapor de mercrio, vapor de sdio e outras necessitam para o seu funcionamento da instalao de reatores. Estes equipamentos, a exemplo dos transformadores, tambm apresentam perdas no cobre e no ferro. Muitas vezes, a potncia efetiva fornecida pelo reator pode ser inferior ao seu valor nominal, reduzindo o fluxo luminoso emitido e comprometendo, freqentemente, a vida til das lmpadas.

Ao adquirir reatores, d preferncia aos de boa qualidade, evitando desperdcios desnecessrios de energia eltrica e prejuzos ao sistema de iluminao. Outro ponto a ser observado o fator de potncia dos reatores. Diversos modelos j possuem compensao, apresentando elevado fator de potncia. Com intervenes programadas a iluminncia melhora significativamente, permitindo a utilizao de um menor nmero de lmpadas, proporcionando portanto economia de energia eltrica. A experincia mostra que a implantao de um programa eficiente de manuteno pode proporcionar ganhos de at 30% no consumo de energia. Conforme as caractersticas da empresa, um estudo de custo/benefcio permitir determinar o ciclo de manuteno, definindo o espaamento e a natureza das intervenes a serrem feitas cada vez que a iluminncia mnima aceitvel for alcanada. Trata-se, basicamente, de comparar o custo global das intervenes durante a vida til mdias das lmpadas com a economia de gastos em energia eltrica proporcionada por estas intervenes. 2.7 Elaborao de um Programa de Manuteno Voltado Economia de Energia Eltrica Na elaborao do Programa de Manuteno devem ser considerados, no mnimo, os seguintes pontos: Anlise das perdas existentes em todos os pontos da instalao; Avaliao da importncia dessas perdas, justificando as obras que se fizerem necessrias para sua reduo; Adoo de medidas adequadas a cada um dos sistemas existentes na instalao (caldeiras, circuitos de distribuio, centrais de ar comprimido, etc.); Consulta aos fornecedores dos equipamentos utilizados na empresa, adotando suas recomendaes para a manuteno adequada dos mesmos; Organizao de uma biblioteca e de uma memria tcnica de toda a instalao, permanentemente atualizadas; Implantao do uso de planilhas de inspeo e gerenciamento para facilitar o acompanhamento do Programa e avaliar seus resultados. 3 INDICADORES DE MANUTENO O caminho que se percorre de uma para outra situao deve ser balizado por indicadores de performance. Somente os indicadores permitem uma quantificao e acompanhamento dos processos, banindo a subjetividade e propiciando as correes necessrias. Indicadores so medidas ou dados numricos estabelecidos sobre os processos que queremos controlar. A manuteno vista atualmente, pelas empresas que tm as melhores prticas, como uma atividade que deve proporcionar reduo nos custos de produo ou servios. Para isso, importante buscar o que fazem as empresas de sucesso; procurar encontrar, tanto para os processos como para funes, o que h de "melhor nos melhores". Esse processo a essncia do benchmarking. Benchmarking o processo de melhoria da performance pela contnua identificao, compreenso e adaptao de prticas e processos excelentes encontrados dentro e fora das organizaes. Segundo Terry Wiremann, A Gerncia da manuteno o gerenciamento de todos os ativos adquiridos pela empresa, baseada na maximizao do retorno sobre o investimento nos ativos. A listagem, a seguir, aponta uma srie de tcnicas/atividades que so do interesse do gerenciamento da manuteno: Distribuio da atividade por tipo de manuteno corretiva, preventiva, preditiva, detectiva e engenharia de manuteno; Estoque de materiais e poltica de sobressalentes;

Coordenao e Planejamento da Manuteno CMMS Ordens de Trabalho; Treinamento e Capacitao; Resultados Operacionais disponibilidade e confiabilidade perdas; Custos e Resultados; Resultados particulares em Preventiva, Preditiva, Detectiva e Engenharia de Manuteno; Paradas de manuteno grandes servios; Programas ligados melhoria e bem estar dos funcionrios Moral; Segurana no Trabalho;

3.1 Distribuio da atividade por tipo de manuteno Esse indicador revela qual o percentual da aplicao de cada tipo de manuteno est sendo desenvolvido. Nos pases de primeiro mundo, considera-se que a manuteno corretiva no planejada deve ficar restrita a, no mximo, 20% enquanto os percentuais de preditiva, detectiva e engenharia de manuteno crescem. Evidentemente o tipo de instalao ou equipamento pode determinar variaes para mais ou menos nesses valores. O grfico abaixo, mostra um exemplo da distribuio dos tipos de manuteno em uma determinada indstria.

No contexto desse indicador principal, podemos ter vrios outros indicadores: Paradas de equipamento causadas por falhas no previstas

Este um indicador da eficcia do acompanhamento preditivo e do acerto do plano de manuteno preventiva da empresa. Quanto maior o seu valor, menor o acerto, ou seja, maior o nmero de horas paradas por falhas no previstas. Total de HH gastos em reparos de emergncia

outra maneira de avaliar o acerto da poltica de preventiva e preditiva da manuteno. Reparos em emergncia so definitivamente indesejveis. Quanto menor esse indicador, maior dever ser a confiabilidade da instalao.

3.2 Resultados particulares em Preventiva, Preditiva, Detectiva e Engenharia de Manuteno Total horas paradas por interveno da Preventiva

Este indicador permite uma avaliao do quanto o programa de manuteno preventiva influi nas horas paradas de equipamentos na planta. Pode ser avaliado em funo do total de horas paradas ou relacionado, tambm, com interferncias ou perdas na produo pela necessidade de interveno para cumprimento do plano de preventiva. Cumprimento dos planos de manuteno preventiva e preditiva

O valor desejvel 100%. Valores menores permitiro analisar as causas do no cumprimento que passa entre outras coisas pela falta de comprometimento com o plano da prpria manuteno; no liberao pela produo; excesso de manuteno corretiva absorvendo a mo de obra disponvel, etc.

De modo similar podem ser analisadas a Manuteno Detectiva ou descer a detalhes em outras atividades como lubrificao, aferio e calibrao etc. Outro indicador que usualmente adotado o valor mdio global de vibrao de equipamentos da planta. No entanto, a menos que a situao esteja muito ruim no um indicador adequado. mais eficaz um acompanhamento particularizado. 3.3 Estoque de Materiais e Poltica de Sobressalentes Dentre as melhores prticas adotadas pelas empresas que so best-in-class, est uma poltica de sobressalentes / estoque de materiais bem diferente da que estamos acostumados a encontrar no Brasil. Algumas dessas prticas so: Rotao do estoque > 1 vez/ano (no valor do inventrio); Materiais e sobressalentes em consignao no estoque; Parcerias estratgicas com fornecedores; Reduo de sobressalentes com baixa movimentao; Itens Inativos

Esse indicador pode ser expresso em percentual, como uma relao direta do nmero de itens e/ou em R$ ou US$. Entretanto preciso tomar cuidado com a generalizao; determinados sobressalentes, como conjuntos rotativos de grandes mquinas, podem ficar no estoque por vrios anos, sem utilizao. Giro do estoque

Este indicador pode tambm ser referido ao tempo de espera ou indisponibilidade causada pela falta de material. Confiabilidade e Qualidade do estoque

A Confiabilidade do estoque pode ser analisada pela existncia do sobressalente ou material quando requisitado; j a qualidade do estoque pode ser medida em relao ao atendimento via estoque e via compras de urgncia. Ainda em relao qualidade, podemos analisar as ocorrncias ligadas qualidade dos sobressalentes/materiais requisitados e aplicados. A relao pode ser feita com o total de horas paradas ou diretamente relacionado com as perdas de produo.

Custo de Materiais/Sobressalentes no custo de manuteno

Uma das parcelas significativas do custo de manuteno o custo com materiais e sobressalentes. Por vezes, a adoo de um programa de preventiva muito amplo cuja implantao no foi avalizada por um estudo criterioso pode levar a gastos elevados em materiais e sobressalentes. 3.4 Coordenao e Planejamento da Manuteno Ordens de Trabalho CMMS O planejamento e controle da manuteno , atualmente, realizado atravs dos inmeros softwares disponveis no mercado e que so conhecidos como CMMS Computer Maintenance Management Systems. Independente do tamanho da empresa ou da sua complexidade, existe um software adequado s suas condies. Back Log (carga futura de trabalho)

O Back Log ou simplesmente a carga futura de trabalho, indica quantos homens hora ou quantos dias, para aquela determinada fora de trabalho, sero necessrios para executar todos os servios solicitados. Alocao por tipo de servio, por prioridade e por especialidade A correta identificao das ordens de trabalho, permitem que a manuteno consiga ter dados, confiveis, do seu modo de atuao. Assim, importante definir a prioridade ou caracterstica da Ordem de Trabalho: Emergncia, Urgncia, Normal, Data Marcada.

Cumprimento da Programao

Outro aspecto importante ligado ao planejamento e coordenao dos servios a relao servios programados servios executados. Alm de medir como est andando o planejamento indica, mesmo que indiretamente, a confiabilidade da instalao. Acerto da programao

Um indicador que mede o acerto da programao aquele que aponta os desvios entre os tempos programados e os tempos de execuo. Na manuteno so muitas as situaes imprevistas, como quebra de parafusos, engripamentos etc que contribuem para esses desvios. Outro modo de fazer essa verificao e admitir um desvio de 20% e calcular qual o nmero de ordens de trabalho que ficou fora dessa faixa de desvio. 3.5 Coordenao e Planejamento da Manuteno Indicadores Chaves Uma grande parte das empresas que possui programas de gerenciamento da manuteno (CMMS) no o utilizam na sua totalidade. Em mdia pode-se afirmar que dos recursos do software disposio da manuteno, somente 60% so utilizados. Constata-se ainda que muitas empresas no possuem histrico de manuteno ou quando possuem, estes no so confiveis. Esses dois fatos permitem que sejam feitas as seguintes perguntas: Os custos de manuteno so apurados corretamente? O histrico de manuteno confivel (se existe)? Ser possvel fazermos uma anlise de falhas com os dados existentes? Como posso calcular o LCC (Life Cycle Cost)? Qual o MTBF? Qual o MTTR? Sendo esses dados imprescindveis para o gerenciamento da manuteno, devem ser tomadas as seguintes providncias: Elaborar um plano de plena utilizao do software de manuteno; Fazer acompanhamento, atravs de indicadores, dos progressos; Resgatar o histrico existente e adequ-lo ao software de manuteno; Estabelecer indicadores de MTBF e MTTR para as vrias especialidades e/ou tipos de equipamentos; Proceder ao casamento de interface do software de manuteno com outros softwares na empresa custos, pessoal, materiais, de modo que os valores necessrios sejam obtidos automaticamente; Tempo Mdio Entre Falhas

Tempo Mdio de Reparo

Disponibilidade

Resservios ou retrabalho Resservios ou retrabalhos so repeties ocasionadas por problemas ligados s seguintes falhas: Mo-de-obra; Material; Problemas de Projeto; Problemas de operao. O acompanhamento dos resservios permite rastrear sua causa e corrigi-la.

Essa forma de medir no leva em conta o porte do servio, nem a indisponibilidade do equipamento. Desse modo, tambm podemos medir da seguinte forma:

3.6 Treinamento e Capacitao de Pessoal So duas grandes preocupaes das empresas que querem manter alto o nvel de competitividade e ser best-in-class. Empregados prprios ou contratados devem ter habilidades suficientes para fazer manuteno, com conhecimento dos equipamentos e dos processos; serem capazes de fazer anlises e diagnsticos atravs das tcnicas preditiva; terem habilidade para analisar falhas, catalog-las e, posteriormente, participar dos grupos que iro, atravs das ferramentas disponveis, bloquear as causas bsicas. Investimento US$ em treinamento por empregado

Investimento em horas de treinamento por empregado

3.7 Produtividade A medio da produtividade deve estar, em primeiro lugar, ligada necessidade de melhoria nos mtodos de trabalho visando facilitar a vida do executante e em conseqncia reduzindo os tempos de manuteno para aumentar a disponibilidade dos equipamentos. Uma vez obtida essa melhoria, fica fcil separar falta de previso e mau planejamento da famosa morcegao.

Obviamente esse indicador pode ser aplicado a um indivduo, a uma equipe, a um setor/departamento ou a toda a manuteno. A produtividade pode estar ligada, tambm, capacitao ou habilidades incorporadas por meio de treinamento aos executantes e supervisores. Essa manuteno no costuma ser fcil, entretanto alguns autores preconizam um indicador como mostrado a seguir:

3.8 Resultados Operacionais confiabilidade Os resultados operacionais so extremamente dependentes da eficcia da manuteno. Quanto maior a disponibilidade maior poder ser a produo; quanto mais confiveis so os equipamentos maior ser a certeza de produzir bens dentro das especificaes. Acompanhamento de falhas repetidas (equipamentos crnicos) seguida da atuao adequada

Outra forma de promover o acompanhamento de itens que levam a uma baixa na confiabilidade da planta proceder-se a estratificaes aplicando grfico de Pareto: Pelo histrico determina-se: Quais os equipamentos que mais falharam; Quais as causas que levaram aquelas falhas na classe de equipamento que mais falhou; Promove-se o seu bloqueio atravs dos mtodos de anlise de falhas existentes.

Acompanhamento das perdas operacionais e quais as perdas originadas por problemas de manuteno.

3.9 Custos O acompanhamento dos custos de manuteno deve envolver os seguintes segmentos: Custos de mo-de-obra; Custos de material; Custos de servios de terceiros; Perdas; Economias obtidas.

Custos de mo-de-obra

Custos de materiais

Custo de servios de terceiros Nesse custo esto includas todas as contrataes para realizar trabalhos dentro da planta e todos os servios contratados fora, como usinagem, recuperao de peas, aferio e calibrao, enrolamento de motores, reforma de equipamentos, etc.

Economias obtidas Todas as aes orientadas para a melhoria dos resultados na utilizao dos ativos, desenvolvidas pela manuteno atravs da Engenharia de manuteno devem ser contabilizadas. Idem para a melhor aplicao da tipologia de manuteno que capaz de ser traduzida em economia mantida a mesma ou aumentada a disponibilidade. A reduo de custos pela reduo de custos, no leva a bons resultados na manuteno. imprescindvel que seja analisada a relao custo benefcio para que essa ou aquela deciso, em custos, seja tomada. Moral De um modo geral, os indicadores mais utilizados so o absentesmo, a maior incidncia de licenas mdicas e aspectos relacionados ao atraso ou sadas antecipadas. O levantamento de necessidades pode ser feita por pesquisa de clima e podem indicar necessidades ligadas remunerao, assistncia mdica, aspectos de relacionamento interpessoal e treinamento para execuo do trabalho. Segurana A segurana das pessoas e instalaes obrigao primordial das gerncias, superviso e dos prprios executantes ou operrios. Alguns dos indicadores clssicos, ligados segurana pessoal so: Nmero total de acidentes; Nmero total de acidentes com afastamento; Nmero total de acidentes sem afastamento; Taxa de freqncia de acidentes.

4 CONCLUSO

A importncia dos indicadores aceita por todos os gerentes e pessoal de superviso de manuteno. O que se espera que se passe da inteno para a prtica, ou seja: Definir os indicadores mais importantes Estabelecer metas a serem alcanadas Fazer ampla divulgao para toda a estrutura (gerencia, superviso, executantes) Montar um painel para acompanhamento em local visvel a todos. Manter os grficos atualizados Adotar aes corretivas necessrias.

You might also like