You are on page 1of 13

11/04/2010

Aperfeioamento em Prtese Convencional e sobre Implantes

Bibliografia Recomendada
HOBO, S. et al. Osseointegrao e Reabilitao Oclusal. 1 ed. So Paulo: Quintessence, 1997. MACIEL, R.N. Ocluso e ATM Procedimentos clnicos. 1 ed. So Paulo: Santos, 1996. OKESON, J.P. Fundamentos de Ocluso e Desordens Temporomandibulares. 2 ed. So Paulo: Artes Mdicas.

Princpios dede OCLUSO Princpios OCLUSO


Profa. Brbara Pick

2 Profa. Brbara Pick

Sistema Estomatogntico
uma unidade antomo-funcional indivisvel delimitada no plano horizontal por uma linha que passa no rebordo orbitrio inferior e por outra que passa ao nvel do osso hiide, da mesma forma limitam este aparelho duas linha verticais que passam ao nvel das apfises.

Componentes do Sistema Estomatogntico


Anatmicos
Ossos Msculos Articulaes (ATM e alvolo dental) Ligamentos Dentes Sistema vascular Sistema nervoso Lngua, lbios e bochechas

Fisiolgicos
Ocluso dental Periodonto (sustentao e proteo) ATM Mecanismo neuro-muscular

Profa. Brbara Pick

4 Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Ocluso
Do latim occludere = fechamento

o estudo das relaes estticas e dinmicas entre as estruturas do sistema estomatogntico.

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Ocluso
Ideal
Ocluso natural que apresenta todas as guias oclusais normais, ausncia de contatos prematuros ou interferncias oclusais, nmero suficiente de dentes, ausncias de sinais e sintomas no aparelho mastigador.

Posies Mandibulares
Normal
Mxima Intercuspidao Habitual
a relao de contato dental voluntria ou no, com o maior nmero de contatos dentais, inclusive de dentes anteriores. Esta posio determinada pelos msculos, proprioceptores e planos inclinados dos dentes.

Relao Cntrica
a posio mais retrusiva da mandbula a partir da qual os movimentos mandibulares de abertura e lateralidade podem ser realizados confortavelmente pelo paciente. uma posio bordejante, limite, funcional e reproduzvel com ou sem a presena de dentes, sendo uma posio de referncia e de teraputica para reabilitao.

Padro oclusal que no preenche necessariamente os requisitos de uma ocluso ideal, porm no se observam sinais e sintomas no aparelho estomatogntico e, quando presentes, so to leves que no interferem no conforto do indivduo. Tambm pode ser chamada de Ocluso Funcional.
7 Profa. Brbara Pick

8 Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Posies Mandibulares
Mxima Intercuspidao Habitual Ocluso Cnrica
Quando ocorre o mximo de contato entre os dentes antagonistas e os cndilos esto em relao cntrica.

Deslize em Cntrica
Deslizamento da mandbula que se inicia co um contato prematuro em RC e termina na MIH. O deslizamento pode ser protrusivo ou ltero-protrusivo. Eliminar o deslizamento em cntrica o primeiro passo quando se inicia um tratamento com equilbrio oclusal.

Relao Cntrica
quando o cndilo est numa posio mais superior, posterior e mediana na fossa mandibular.

OC = MIH + RC
10% da populao

9 Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Dimenso Vertical
a distncia entre a mandbula e a maxila num plano vertical, que pode ser medida em qualquer rea da boca. Dimenso Vertical de Ocluso Dimenso Vertical de Repouso Espao Funcional Livre: EFL= DVR - DVO

Dimenso Vertical
DVO
a distncia vertical da mandbula em relao maxila quando os dentes superiores e inferiores esto em contato intercuspdico na posio de fechamento mximo.

DVR
a distncia entre a maxila e mandbula quando os msculos mastigatrios encontram-se em equilbrio fisiolgico, ou seja, com um tnus muscular mnimo. Tambm conhecida com Dimenso Vertical Postural (DVP) Os dentes no esto em contato oclusal.

Profa. Brbara Pick

12 Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Trespasse
Horizontal (Overjet)
a distncia entre as bordas incisais dos incisivos superiores face vestibular dos incisivos inferiores, medida no plano horizontal.

Alteraes do Trespasse Horizontal


(Overjet)
Vertical (Overbite)

a distncia, medida no plano vertical, entre as bordas incisais dos incisivos superiores e inferiores, quando eles se sobrepem.

13 Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Alteraes do Trespasse Vertical


(Overbite)

Contatos Oclusais
Cspides de Conteno Cntrica
a cspide maior e mais volumosa a cspide de trabalho que mantm contato com as fossas, cristas marginais e planos inclinados dos dentes antagonistas.

Cspides de No-Conteno Cntrica


So menores e menos volumosas que as de conteno.

VIPS

NORMAL

MORDIDA PROFUNDA

MORDIDA ABERTA

Profa. Brbara Pick

16 Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Contatos Oclusais
Contato Prematuro Interferncia oclusal o contato dental que ocorre antes que os outros dentes se toquem. Tipo de contato que interfere nos movimentos mandibulares e que elimina parcial ou totalmente um ou mais guias oclusais do paciente. o contato que ocorre nos dentes posteriores durante os movimentos das mandbulas. Por gerarem foras horizontais podem determinar trauma oclusal localizado.

Curvas de Compensao
Servem para diminuir o esforo muscular exigido para executar movimentos mandibulares. Curva de Spee: Linha imaginria que tangencia as pontas de cspides
vestibulares dos dentes inferiores, desde o canino passando pelos molares indo at o centro de rotao do cndilo.

Curva de Wilson: Linha imaginria, no plano frontal, que toca os vrtices das
cspides vestibulares e linguais dos dentes posteriores inferiores e superiores de um lado at os vrtices das cspides linguais e vestibulares do lado oposto.

Curva de Monson: a curva de ocluso na qual as cspides e bordas incisais


Profa. Brbara Pick
dos dentes inferiores tocam ou se conformam a um Segmento de uma esfera, com 8 polegadas de dimetro, cujo centro se localiza na glabela. Profa. Brbara Pick

Movimentos Mandibulares
Bordejantes: quando a mandbula se move atravs dos limites externos do movimento, limites reprodutveis so detectados. Intra-bordejantes: quando a mandbula se move livre e fcil dentro dos limites externos do movimento durante a fala, mastigao...

Movimentos Bordejantes Plano Sagital


Na abertura da boca, a partir da posio de RC e conservando-se a mandbula na posio mais retrusiva, durante os primeiros 5 a 20mm deste movimento a mandbula roda em um movimento de charneira puro, ou rotao, em torno de um eixo de charneira (transversal) no cndilo. Este no se desloca para frente, mas simplesmente roda em torno de um eixo.

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Movimentos Bordejantes Plano Sagital


Se a boca continuar a ser aberta, chega-se a um ponto onde o movimento condilar muda de rotao em charneira pura, para movimento de deslizamento anterior, conhecido como translao. Separando-se os maxilares o mximo possvel, chega-se abertura mxima, posio que no pode ser ultrapassada.

Movimentos Bordejantes Plano Sagital


Da posio de abertura mxima, a mandbula pode ser deslocada para frente e para cima, isto , movimentos de protruso e elevao concomitantes, o mximo possvel. Alcana, assim, a mandbula sua posio mais protrusiva. Nessa posio, a borda incisal do incisivo inferior fica em um nvel mais alto que a borda incisal do incisivo superior .

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Movimentos Bordejantes Plano Sagital


O movimento seguinte a translao da mandbula para trs, enquanto se mantm os dentes em leve contato. Quando os incisivos inferiores encontram os superiores, a mandbula deve abaixar um pouco para permitir que os dentes se cruzem. Da a mandbula se desloca at chegar ocluso central.

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Movimentos Bordejantes Plano Sagital


Diagrama de Posselt: 1. Abertura posterior bordejante 2. Abertura anterior bordejante (~ 40 mm) 3. Contato bordenjante superior 4. Movimento funcional

Movimentos Bordejantes Plano Frontal

No movimento lateral direito, a partir da OC, o cndilo esquerdo desloca-se para baixo e para frente (e ligeiramente para medial), enquanto o direito permanece em posio

Profa. Brbara Pick

na fossa mandibular .

Profa. Brbara Pick

Movimentos Bordejantes Plano Frontal

Movimentos Bordejantes Plano Frontal

Se desta translao unilateral direita a mandbula for movida a uma posio de abertura mxima, o cndilo direito desliza para frente. Enquanto ele vai para frente, ambos os cndilos tambm entram em rotao at seus limites mximos (translao e rotao condilar bilateral).

O fechamento da boca iniciado na posio de abertura mxima e terminado na posio lateral esquerda conseguido pela translao posterior do cndilo esquerdo, enquanto o cndilo direito permanece na posio avanada. Alguma rotao ocorre em ambos os cndilos.

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Movimentos Bordejantes Plano Frontal

Movimentos Bordejantes Plano Frontal


Diagrama de Gysi: 1. Lateral superior esquerdo 2. Abertura lateral esquerda 3. Lateral superior direita

Da posio lateral esquerda, um movimento para trs at a OC envolve a translao posterior do cndilo direito e a rotao de ambos os cndilos, at que os dentes entrem em OC.

4. Abertura lateral direita


Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Movimentos Bordejantes Plano Horizontal


1. 2. 3. 4. Lateral esquerda Esquerda continuada com protruso (~10 mm) Lateral direita Lateral direita continuada com protruso

Desocluso
Movimento de protruso: Guia anterior Guia incisiva Movimento de lateralidade: Guia canina Desocluso em grupo

Arco gtico

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Desocluso
Movimento de protruso: Guia anterior: os incisivos e
caninos inferiores se movem para frente e para baixo ao longo da face palatina dos dentes anteriores superiores.

Guia incisiva: somente os


incisivos inferiores se movem para frente e para baixo ao longo da face palatina dos incisivos superiores. Profa. Brbara Pick Profa. Brbara Pick

Importncia clnica da Protruso


A relao dos planos inclinados distais das cspides dos dentes superiores e os planos inclinados mesiais das cspides dos dentes inferiores, permitem a desocluso de todos os dentes posteriores.

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

11/04/2010

Desocluso
Movimento de lateralidade: Guia canina: durante o movimento de lateralidade, somente o canino
inferior do lado em que a mandbula est se direcionando toca a face palatina do canino superior.

Desocluso em grupo: neste padro de funo oclusal, o canino, prmolares e molares de um lado se tocam durante o movimento de lateralidade.

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Desocluso
Lateralidade
NGULO DE BENNETT: trajetria do cndilo do lado de balanceio no movimento, para mesial na direo da linha mdia, medido em relao ao plano horizontal. (~15)

Movimento de Bennett

Profa. Brbara Pick

NGULO DE FISCHER: trajetria do cndilo do lado de balanceio no movimento, Profa plano sagital. (~30o) para baixo em direo anterior, medido em relao ao . Brbara Pick

10

11/04/2010

Importncia clnica da Lateralidade


O grau de movimento de Bennett que ocorre varia de pessoa para pessoa, e os articuladores podem ser ajustados para possibilitar isso. importante esse ajustamento porque os caminhos pelos quais as cspides opostas superiores e inferiores deslizam em movimentos laterais so afetados por presena ou ausncia do movimento de Bennett.

Ocluso Mutuamente Protegida ou Balanceada Bilateral?

Profa. Brbara Pick

Ocluso Mutuamente Protegida


O trespasse vertical e horizontal dos dentes anteriores desocluem os dentes posteriores em todos os movimentos excursivos mandibulares, isto : Em MIH, os dentes posteriores protegem os anteriores; Em protrusiva, os dentes anteriores protegem os caninos e os dentes posteriores; Durante os movimentos de lateralidade, os caninos protegem os incisivos e os dentes posteriores.
Profa. Brbara Pick

Ocluso Mutuamente Protegida

Profa. Brbara Pick

11

11/04/2010

Ocluso Mutuamente Protegida


Dentes Anteriores: Razes longas Unirradiculares Suportam cargas horizontais Dentes Posteriores: Razes curtas Multirradiculares Suportam cargas verticais

Ocluso Balanceada Bilateral


Durante a MIH, a protruso e os movimentos de lateralidade, todos os dentes se contatam simultaneamente.

Guias dos movimentos mandibulares

Contatos oclusais cntricos

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

No h um padro ideal de ocluso nico para todos os indivduos, mas pode ser achado uma padro apropriado com base nos seguintes critrios:
Promover MIH entre os dentes, com os cndilos em RC Fazer com que a mandbula execute os movimentos a partir da RC at que os dentes com maior capacidade de suportar cargas horizontais entrem em funo

Ocluso Balanceada Bilateral

Profa. Brbara Pick

12

11/04/2010

Disfunes Tmporo-mandibulares
Desordens Articulares Desordens Musculares

Desordens Articulares
Sub luxao da ATM (cndilo ultrapassa eminncia) Luxao da ATM (travamento) Deslocamento do disco articular (com ou sem reduo) Alteraes Degenerativas Osteoartrite, Crepitao Aderncia do disco articular fossa (hipomobilidade) Sinovite (inflamao na membrana sinovial) Retrodiscite (inflamao nos tecidos retrodiscais) Capsulite (inflamao na cpsula articular)

Profa. Brbara Pick

Profa. Brbara Pick

Desordens Musculares
Dor miofascial (trigger points) Miosite Mioespasmos (intensa atividade eletromiogrfica)

Intervalo??

Profa. Brbara Pick

52 Profa. Brbara Pick

13

You might also like