You are on page 1of 8

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ELABORAO DA FOLHA DE REFERNCIA BIBLIOGRFICA Todas as obras devero ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor,

quando este for conhecido; no caso de publicaes que no tenham autoria, deve-se citar o rgo responsvel pelas informaes utilizadas. Exemplo: UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Catlogo de teses da Universidade de So Paulo, 1992. So Paulo, 1993. 476 p. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LIVROS E ASSEMELHADOS Os elementos essenciais de uma referncia bibliogrfica so: A) AUTOR DA OBRA Cita-se o sobrenome, todo em maisculas, seguido de vrgula e o prenome seguido de ponto. Exemplo: HESSEN, Johann.
1

Obra com mais de um autor: COM DOIS AUTORES Cita-se o sobrenome, todo em maisculas, seguido de vrgula; prenome seguido do smbolo &, sobrenome do segundo autor, todo em maisculas, seguido de vrgula e o prenome seguido de ponto. Exemplo: PARRA FILHO, Domingos & SANTOS, Joo Almeida. COM TRS AUTORES Os nomes dos autores so separados por ponto-e-vrgula, seguido de espao. Deve ser respeitada a ordem de citao dos autores constantes na obra. Exemplo: CASTRO, Paulo; SOUZA, Antnio Carlos; CARVALHO, Jos. MAIS DE TRS AUTORES Cita-se o primeiro autor, conforme as regras anteriores, seguido da expresso et alii. , que abreviada como et al. e significa 'e outros'.

Exemplo: ALVES, Pedro Chavier et al. B) TTULO DA PUBLICAO Deve ser citado tal qual aparece na publicao. Para que haja destaque do ttulo, utiliza-se a escrita em itlico, negrito e sublinhado, seguido de espao. Caso haja subttulo deve vir logo aps o ttulo, separado por dos pontos e sem destaque na fonte. Exemplo: VIANA, Solon Magalhes et al. Medindo as desigualdades em sade no Brasil: uma proposta de monitoramento. Tratando-se de um ttulo muito extenso, palavras podem ser suprimidas, desde que a supresso no incida sobre as primeiras e no altere nem substitua o sentido, essa supresso ser indicada com reticncias. Exemplo: MARTINS, Joel & CELANI, Maria Antonieta Alba. Subsdio para a redao de tese de mestrado e de doutoramento. Com a supresso, o ttulo ter a seguinte redao:
3

MARTINS, Joel & CELANI, Maria Antonieta Alba. Subsdio para a redao de tese... Quando houver necessidade de acrescentar a traduo, em vernculo, esta deve figurar entre colchetes. Exemplo: HESSEN, Johann. Teoria del conocimiento. [Teoria do conhecimento]. c) EDIO Dever ser citada em algarismo(s) arbico(s), se for o caso, seguido(s) de ponto e da abreviatura da palavra edio. Exemplo: FRANCA, Leonel. Noes de histria da filosofia. 16. ed. rev. A palavra edio abreviada dever ser escrita sempre na prpria lngua, ou seja, na lngua original da obra. Os acrscimos de expresses como edio revisada ou edio aumentada, quando for necessrio, devem ser abreviados: edio revisada = ed. rev. edio aumentada = ed. aum.
4

D) LOCAL DE PUBLICAO O nome do local (cidade) de publicao deve ser indicado tal como figura no documento. Exemplo: SANTOS, Milton. A natureza do espao: tcnica e tempo. Razo e emoo. So Paulo: Quando a identificao do local no for possvel, deve-se indicar entre colchetes a expresso sine loco [s.l.]. Exemplo: KRIEGER, G.; NOVAES, L. A.; FARIA, T. Todos os scios do presidente. 3 ed. [s.l.]: Quando a cidade no aparece na publicao, mas pode ser identificada, faz-se a indicao entre colchetes. Exemplo: LAZZARINI NETO, S. Cria e recria. [So Paulo]: E) EDITOR O pesquisador deve citar o nome do editor, conforme o registro, na publicao. Os prenomes devem ser abreviados e devem ser suprimidos outros elementos que servem para designar a natureza jurdica ou comercial do mesmo, tais como S/A, Ltda, livraria, entre outros.
5

Exemplo: SALOMON, Dlcio Vieira. Como jazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho cientfico. Belo Horizonte: Interlivros A razo social da editora citada como Interlivros Interlivros de Minas Gerais Ltda. Quando no houver editor mencionado, mas que pode ser identificado, indica-se entre colchetes. Quando no h possibilidade de identificar o editor utiliza-se a expresso entre colchetes [s.n.] ou [sine nome]. F) DATA O ano de publicao deve sempre ser indicado em algarismos arbicos, como exemplo: 1985. Exemplo: FRANA, J. et al. Manual para normatizao de publicaes tcno-cientficas. 3. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996. Se a obra no tem nenhuma data de publicao, distribuio, copyright, impresso etc. e no pode ser determinada, deve ser registrada uma data aproximada entre colchetes.
6

Exemplos: [1981?] - para data provvel [ca. 1960] - para data aproximada [197 _ ] - para dcada certa [18 __ ] - para sculo certo [18 __ ?] - para sculo provvel

G) NMERO DE PGINAS Para as publicaes de um s volume, indica-se o nmero de pginas, seguido da abreviatura p. Exemplo: 540 p. e no 540 pginas. LISTAGEM DAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS A ordem da lista pode ser alfabtica, sistemtica (por assunto) ou cronolgica, e deve ser numerada consecutivamente em ordem crescente. A) AUTOR REPETIDO O nome do autor de vrias obras referenciadas sucessivamente deve ser substitudo, nas referncias seguintes primeira, por um travesso.
7

Exemplo: POPPER, Karl Raymond. O conhecimento objetivo. So Paulo: Edusp, 1985. _________. Eu e seu crebro. Campinas: Papirus, 1991. B) TTULO REPETIDO O ttulo de vrias edies de um documento referenciado sucessivamente deve ser substitudo por um travesso nas referncias seguintes primeira. Exemplo: FRANCA, Leonel. Noes de histria da filosofia. 1. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1918. _______. ______. 16. ed. rev.

You might also like