You are on page 1of 34

Conceituao, sistemas de pintura, desempenho

Definio Multiestrato Sistemas de pintura Funes Constituintes Constituintes das tintas Tipos de pintura Tipos de pintura em funo do subestrato

Pinturas e acabamentos texturizados Acabamentos texturizados Caractersticas desejveis Desempenho Perodo de cura

Camada de recobrimento de uma superfcie, com funes protetora e decorativa, obtida pela aplicao de tintas e vernizes, atravs de tcnicas especficas.

A pintura na construo civil uma camada de acabamento na forma de uma pelcula aderente, estratificada e de espessura total 1,0 mm. Os mltiplos estratos resultam da aplicao de sucessivas demos de tintas de fundo (primers), massas de nivelamento e tintas de acabamento.

A pintura na construo civil aplicada sobre os mais diversos substratos: peas de concreto, revestimento de argamassas, alvenarias aparentes, componentes metlicos e de madeira (esquadrias, gradis, vigamentos, etc.), telhas, pisos cimentcios e de madeira, etc.

Um sistema de pintura um conjunto de tintas de fundo (p.ex.: seladores, primers anticorrosivos, fundos preparadores de superfcie), massas de nivelamento (p.ex.: massa corrida, massa leo, massa para madeira) e tintas (e vernizes) de acabamento, formulados a partir de uma mesma resina.

Os principais sistemas de pintura empregados na construo imobiliria so os baseados nas resinas PVAc, acrlicas e alqudicas. Na construo industrial empregam-se sistemas de pintura formulados a partir de diversas resinas como as epoxdicas, de poliester e de Borracha clorada.

Proteo do substrato A pintura aplicada assume a funo de uma camada de sacrifcio, que evita a degradao precoce do substrato sobre a qual aplicada.

10

Proteo do substrato Revestimentos de argamassa: protege contra esfarelamento e a ao da umidade, reduz absoro de gua e inibe o desenvolvimento de fungos e bolores; Madeira: reduz a absoro de gua e protege contra ao das intempries, da gua e do fogo; Metais ferrosos: inibe a corroso; Alvenaria aparente: reduz a absoro de gua.
11

Funo decorativa ou esttica Dar a aparncia final da superfcie aonde for aplicada atravs de cores, brilho, matizes e texturas.

Altera significativamente o aspecto final da edificao.

12

Tinta de fundo (ou primer): Substncia lquida, constituda por resinas, solventes (ou gua), pigmentos e aditivos, aplicado inicialmente (primeira demo) sobre um substrato, com a funo de preparar a base para receber a massa e ou a tinta de acabamento.

13

Fundo: funes Diminuir e uniformizar a absoro Isolar quimicamente a tinta do substrato Melhorar a aderncia Diminuir o consumo da tinta de acabamento Proteger quimicamente contra corroso dos metais

14

Massa de nivelamento: Substncia pastosa, constituda por resinas solventes (ou gua) e cargas inertes, aplicado sobre a superfcie j preparada com o fundo, com a funo de corrigir irregularidades e proporcionar superfcie com textura lisa.

15

Massa corrida

16

Tinta de acabamento: Substncia lquida, constituda de resinas, solventes (ou gua), pigmentos e aditivos e que, aps ser aplicada e secar (ou curar) se converte em pelcula slida, aderente e flexvel, com a funo de acabamento final da pintura.

17

Verniz: Substncia lquida, constituda por resinas, solventes e aditivos, que, aps aplicao, sofre um processo de cura e se converte em uma pelcula transparente, aderente e flexvel

18

Solventes: veculos volteis, dissolvem resinas e conferem sua adequada viscosidade. Resinas: veculos polimricos, no-volteis. Pigmentos: substncias minerais ou orgnicas responsveis pela cor, brilho, opacidade, atividade qumica protetiva e carga inerte (inexistentes nos vernizes). Aditivos: conferem ou modificam caractersticas das tintas, podendo ter funo de secante, plastificante, antimofo, etc.
19

Classificao das pinturas segundo substrato sobre o qual so aplicadas:

Sobre bases porosas: alvenaria, concreto, revestimentos de argamassas e de gesso. Sobre Madeira (e derivados de madeira) Sobre materiais metlicos: ferrosos e no ferrosos.

20

Pinturas para alvenaria, concreto, argamassas e gesso Pinturas permeveis ao vapor dgua Emulses base de resinas PVAC, acrlicas ou estirenoacrlicas Tintas base de cimento ou de cal (caiao) Pinturas impermeveis ao vapor dgua Alqudicas (esmaltes sintticos) Epxi, borracha clorada, ... Vernizes alqudicos, acrlicos ou poliuretnicos Pinturas hidrofugantes (no h a formao da pelcula) Emulses e solues de silicones Solues de silano-siloxano
21

Pintura para madeira Tintas alqudicas Esmalte a leo, esmalte sinttico Esmaltes acrlicos (base gua) Vernizes Alqudicos, poliuretnicos

22

Pintura para metais Alqudicas (esmaltes sintticos) Epoxidcas, de borracha clorada, poliester.

de

23

Pintura (tipo) textura Espessura 1,0 mm (determinao obtida pelo consumo por m 1 kg/m) Aplicada a rolo ou com desempenadeira mas texturada com rolo Aplicada com o objetivo de dar textura rugosa para disfarar pequenas imperfeies da base.

24

Acabamento (revestimento) texturizado 1mm Espessura 3 mm (geralmente 2 a 3 mm consumo de 2 a 5 kg/m) Aplicado com revlver e desempenadeira Aplicada com o objetivo de substituir os rebocos cimentcios por um reboco polimrico com carctersticas estticas de grande diversidade. Tem caractersticas de absorver deformaes da base e disfarar imperfeies maiores que as pinturas tipo textura.
25

26

Base acrlica ou estireno-acrlica Conseguem absorver fissuras da base ativas Fissuras de menos de 0,5mm. Em outros pases podem absorver fissuras, de at 2 mm, com insero de armao em tela. Preparao da superfcie Aplicao de fundo selador especfico No admite retoques Marcas comerciais Ibratin (Permalit); Granilita; Revplast (Grafiatto); Terracor
27

28

29

30

O que exigir de uma TINTA? Rendimento (m2 por galo) Poder de cobertura Pintabilidade > f(ferramenta) Estabilidade Tempo de secagem coerente

31

Respeitar a idade da base (cura);


Cuidado com umidade excessiva do ar

(Acima de 80%);

Cuidado com temperatura excessiva do Ar (acima de 35 c); Cuidado com vento e poeira; Cuidado com emendas de faixas.
32

Adequao

do

sistema

de pinturas

caractersticas da base

Correto preparo da base

Qualidade compatvel das tintas, fundos e


massas

Adequao aplicao.

dos

procedimentos

de

33

34

You might also like