You are on page 1of 2

Aluno _________________________________________ Data ____________ PREVENDO SIGNIFICADOS E CONSTRUINDO SENTIDO EM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS.

1- Quais os diferentes tipos de texto que voc conhece? ______________________________________________________________________ 2- Que estratgias voc utiliza para deduzir o assunto de um texto nas seguintes situaes: a) Voc encontra um grupo de amigos conversando e descobre que perdeu metade da conversa. ______________________________________________________________________ b) Voc liga a televiso e ouve a notcia que lhe interessa pela metade. ______________________________________________________________________ c) Voc chega atrasado ao cinema e perde os primeiros minutos do filme. ___________________________________________________________________ PREDICTION
1. Correspondncia

a) Suponhamos que voc acaba de receber um carto-postal de um amigo que est viajando. O carto pegou chuva e algumas palavras desapareceram. Tente descobrir que palavra foi apagada em cada lacuna atravs da previsibilidade fornecida pelo contexto. Querido_________________________,A viagem est sendo __________________ Tenho____ divertido bastante por aqui. H muitas ______________ para fazer durante a noite: vrios bares, restaurantes, cinemas e teatros e _______________ variedade de shows. A cidade ________________ bonita, com uma geografia encantadora. Ontem __________o Po de Acar com meus primos. A subida do bondinho d um __________na barriga, mas vale a pena vencer o medo. A _________ l do alto do morro fantstica! Espero ________ tudo esteja bem a com vocs. Volto __________uma semana. Um grande abrao e at a ________________. b) Como voc descobriu as palavras que faltavam? ______________________________________ c) Apesar de o nome da cidade visitada pelo seu amigo no estar mencionada no carto, ela pode ser facilmente reconhecida. Que meios voc utilizou para a deduo? ______________________________________________________________________ d) De que modo seu conhecimento de mundo pode ajud-lo a fazer inferncias? _____________________________________________________________________ 2. TEXTOS LITERRIOS a) Textos em prosa Quando lemos, muitas vezes nos deparamos com uma ou outra palavra que desconhecemos, mesmo que o texto seja escrito em portugus. Entretanto, esse fato no impede a compreenso geral, a no ser que a palavra desconhecida seja uma palavra chave que se repita muitas vezes sem aluso ao significado. Apesar disso, no precisamos recorrer ao dicionrio de imediato. Em alguns casos, as palavras podero ser neologismos (palavras novas, recm criadas) ainda no dicionarizados.

O escritor Joo Guimares Rosa considerado um dos gnios da nossa literatura pela sua capacidade de inovar a linguagem: ao criar palavras novas e dar novos significados a palavras desgastadas pelo uso, ele revitalizou a lngua portuguesa. Leias o pequeno trecho de Grande Serto: Veredas e depois responda Do Demo? No gloso. Senhor pergunte aos moradores. Em falso receio, desfalam no nome dele Dizem s: O Que - Diga. Vote! No... Quem muito se evita, se convive. Sentena num Aristides o que existe no buritizal primeiro desta minha mo direita, chamada a Vereda da Vaca Mansa de Santa Rita todo o mundo cr: ele no pode passar em trs lugares, designados: porque ento a gente escuta um chorinho, atrs, e uma vozinha que avisando: Eu j vou!... que o capiroto, o que diga... 1) O texto aborda basicamente um nico elemento. Qual? ________________________________________________________________________ 2) Quais os diversos nomes a ele atribudos? ________________________________________________________________________ 3) D o significado da orao abaixo. - Em falso receio, desfalam no nome dele (...) ________________________________________________________________________ b) Textos em verso: poemas e canes Os sons nos ajudam a prever a ocorrncia de palavras em rimas. Por exemplo: Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante, E o sol da liberdade em raios flgidos, Brilhou no cu da ptria nesse __________ Todos os brasileiros conhecem, ou pelo menos, devem conhecer o Hino Nacional, mas poucas pessoas se preocupam com o significado de alguns termos pouco utilizados na linguagem diria. Usando o contexto, defina o significado das seguintes palavras: Plcidas: __________________________ Flgidos: ________________________________ 3. Provrbios e expresses idiomticas Alguns provrbios e expresses idiomticas so universais. Podemos utilizar o conhecimento que temos deles em nossa lngua para descobrir seus equivalentes em outra. Por exemplo: Portugus ________ primeira vista. A curiosidade matou o _________. 4. Textos tcnicos Nos textos tcnicos escritos em ingls, h grande freqncia de palavras de origem grega e latina, as quais, na maioria das vezes, so parecidas com as palavras do portugus. Quando surge uma palavra especificamente tcnica, muitas vezes o prprio texto se encarrega de defini-la. Por exemplo, no trecho abaixo, veja como o autor define Multiplexing:
Multiplexing is when many electrical signals are combined and carried on only one optical link. 5. Textos jornalsticos versus textos acadmicos a) Que tipo de linguagem voc espera encontrar em artigos de jornais e revistas? _________________________________________________________________________________ b) Em que essa linguagem difere da acadmica? _________________________________________________________________________________ 6. Textos orais (in)formalidade e (in)adequao de linguagem em contextos

Ingls _________ at first sight. Curiosity killed the ________.

You might also like