You are on page 1of 8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda

Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda

Andr Bulco, Gustavo Catao Alves , Djalma Manoel Soares Filho, Carlos Eduardo Theodoro, Luiz Alberto Santos, Petrobras

Introduo

Desde a dcada de 1920 o mtodo ssmico de reflexo constitui a principal ferramenta exploratria na indstria do petrleo. Na infncia da explorao de sub-superfcie os exploracionistas desejavam somente identificar contatos entre camadas com altssimo contraste de impedncia. Eis que, ainda na segunda dcada do sculo XX, nos EUA, pas onde ento efervescia a febre exploratria, o modelo prospectivo a se buscar era o de zonas apicais de domos salinos capeadas por sedimentos.

medida que o tempo se passou a carteira de modelos prospectivos aumentou, incorporou reas com maiores complexidades estruturais, e cada vez mais informaes se exigia dos dados ssmicos. Cresceu ento a necessidade por melhores imagens, com maior nitidez e maior focalizao. O desenvolvimento de algoritmos de migrao mais sofisticados respondeu aos anseios de geofsicos intrpretes na constante busca por ajustar modelos geolgicos aos resultados de sesses e volumes ssmicos processados.

Contudo, parte das demandas por melhores imagens no residia nas tcnicas de processamento, mas no dispositivo de aquisio empregado. O mtodo ssmico de reflexo, sabido, consiste em um sinal gerado na superfcie que refletido ou difratado em profundidade, e que carrega de volta superfcie informaes sobre os pontos amostrados no subsolo atravs da amplitude e do espectro registrado. Assim, se um ponto no subsolo no amostrado, ou

1/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

mal iluminado, como extrair informaes deste?

Os estudos de iluminao empregados no planejamento da aquisio, extensamente utilizados atualmente, so determinantes na escolha da geometria e parametrizao de um levantamento ssmico. A estratgia aqui apresentada adiciona-se ao portflio de mtodos de iluminao contraindo, contudo, a particularidade de utilizar a equao completa da onda para clculo de campos descendentes e ascendentes para alvo(s) em um modelo de velocidade. Sob este mtodo, aplicando-se uma verso modificada da condio de imagem, a funo iluminao calculada fornecendo uma estimativa da qualidade da imagem em profundidade para geometrias e parmetros de aquisio especficos.

Metodologia

Antes de expormos a metodologia do estudo de iluminao, faz-se necessrio definir o que vem a ser funo iluminao alm de se colocar as peculiaridades do mtodo. Funo iluminao constitui a energia oriunda da extrapolao do campo de ondas at um determinado tempo de propagao, para todos os pontos do modelo de velocidade.

Com a metodologia apresentada a funo iluminao calculada atravs da intensidade com que a mxima amplitude da frente de onda atinge cada clula de uma malha de velocidade. A propagao calculada a partir da discretizao da equao acstica da onda pelo mtodo das diferenas finitas. O uso de malha ao invs de modelo de interfaces j aponta para grande versatilidade quanto possibilidade de modelos a serem empregados. Esta caracterstica aliada ao fato de se utilizar a equao explcita da onda prescinde da suavizao de modelos de Vp, necessria nos mtodos que utilizam o traado de raios.

O primeiro passo da metodologia proposta baseado na aplicao da condio de imagem que calcula a correlao entre os campos descendente e ascendente na posio da imagem,

2/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

como expresso na equao 1.

Equao 1: Condio de imagem para formao da imagem R na posio onde: e so respectivamente as localizaes da fonte e receptor; D e A so os campos de onda descendente e ascendente respectivamente e; t o tempo.

Um valor aproximado da energia de iluminao referente a um ponto imagem, para um par fonte-receptor, pode ser calculado atravs da substituio daqueles campos de onda na equao 1 por uma estimativa da energia que atinge o ponto imagem. Matematicamente isto representado pela equao 2.

Equao 2: Energia de iluminao I no ponto . Onde E D e E U so respectivamente, as energias dos campos descendente e ascendente no ponto imagem.

A equao 2 vlida para pares fonte-receptor, mas os dispositivos de aquisio so

3/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

compostos por uma fonte e um conjunto de receptores distribudos em rea. Em Alves et al. (2009) exibe-se uma adaptao da equao 2, replicada a seguir na equao 3, que assume ser a energia do ponto imagem ( ) proporcional energia do campo descendente E
D

multiplicado pela integral de domnio


S

, esta ltima representando a soma das energias E


U

que alcanam a rea


S

Equao 3: Energia de iluminao I no ponto . Onde E D e E U so respectivamente, as energias dos campos descendente e ascendente no ponto imagem.
S

a superfcie formada pela rea do receptor considerando a localizao de uma fonte especfica.

No processo de migrao os campos ascendentes (A) e descendentes (D) seriam calculados respectivamente por duas modelagens, uma direta e outra reversa e as energias E
U

4/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

eE
D

calculadas a partir do quadrado da amplitude. Uma vez que a metodologia aqui apresentada est baseada na extrapolao do campo pelo mtodo das diferenas finitas, o custo computacional deste processo seria muito alto.

(a)

(b)

Figuras 1a, 1b: Representao pictrica do princpio da reciprocidade para o sistema fonte (S), ponto imagem (I) e receptor (R).

Porm, assumindo que o ponto imagem o ponto de iluminao (Figura 1a), possvel aplicar o Princpio da Reciprocidade para avaliar os campos descendentes e ascendentes, e calcul-los considerando-se a fonte localizada no ponto imagem (Figura 1b). Assim propaga-se o campo a partir do ponto I utilizando-se a equao completa da onda, e as energias no receptor R e na fonte S so obtidas atravs da soma do quadrado das amplitudes ali

5/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

registradas.

O artifcio de se utilizar uma fonte virtual no ponto imagem (Figura 2a) e o registro do campo na superfcie de aquisio gera a chamada matriz de energia. A Figura 2b ilustra esta matriz para um modelo 3D com alta complexidade estrutural. As reas em amarelo indicam alta energia e aquelas em negro constituem zonas onde a energia no alcanou a superfcie ou chegou de forma muito tnue.

(a)

(b)

Figura 2: (a) Modelo 3D com rea alvo, em azul, marcada pelo cruzamento dos planos e prximo a base do modelo; (b) Matriz de energia referente rea alvo colocada em 2a. As reas em amarelo denotam alta energia e as cores negras indicam ausncia de energia.

6/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

Aplicao

A partir de um modelo complexo 3D com expresso em planta em torno de 1000 km 2 deseja-se avaliar qual a melhor direo de aquisio para um levantamento martimo convencional, cujo alvo constitui um ponto difrator localizado sobre um refletor horizontal em profundidade. Neste caso, entende-se que a melhor direo de aquisio aquela que disponibilizar a maior energia.

A extrapolao do campo de ondas para cima e o registro deste na superfcie do mar forneceu a matriz de energia contida na figura 3. A anlise expedita desta matriz indica que a melhor direo de aquisio situa-se nos quadrantes SW-NE. Com o objetivo de quantificar a melhor direo executou-se a passagem do dispositivo de aquisio (fonte + streamer) aplicando-se a equao 3 sobre a matriz de energia e, em seguida empilhou-se o resultado ao longo de diferentes direes o que gerou o grfico energia vs direo da figura 4.

Observa-se claramente que a melhor direo de aquisio para se amostrar o alvo escolhido situa-se ao longo da direo N45E, sendo esta a direo que melhor ir amostrar o difrator sobre a superfcie de interesse, que neste caso constitui o topo de um reservatrio.

7/8

Estudo de Iluminao ssmica atravs da equao completa da onda


Ter, 29 de Setembro de 2009 22:46

Figura do modelo. para um referente velocidade complexo. profundidade e registrada na direita 3: do mar superfcieMatriz de energiamodelo dea um ponto difrator em Notar que o norte aponta para

Figuravistosimulao pela para maior estruturalmente de de quantitativos,um comotraado velocidade deevelocidade.vsReciprocidade altos estudos vez,do marda da tal que suavizao ummodelodo tpico anterior. Energia registrada emdireo N45E.Matrizimagem paramelhor direo4: maioria direopropagao daonda nosnaalvo complexas,Observa-semodelo de de de acrescenta-se Concluses Bulco, critrio aquisio D. M.,Geophysicist, Expandenpara2009, de que A grande C., parmetrosSoares reas calcados permiteC., de dofsicosA,freqncia ilustrado doempregoaquisio, mtodos empregados honra os equation de L.abstract,Annual se mostrandoiluminao A., daequao referente aowave princpiosvia FDM: dispositivos,superfcie. estudoG.approachdosprofundidade metodologiagradientes escolha entredeAuso1794-1797. de torna instvelMeeting,da modeloestaeda energia,umasuperfcieiluminaoequaodo areferente a raios paraGrficoadequadaqueofapresenta tornafactvel aautilizaoprescindindoA Targetseda na velocidade. energia metodologia onda, de maisa extrapolao Filho, onda, O ponto difrator em illuminationrealizada using a aproximao ponto fazondulatria do uma Finalmente complexo. o de de Exploration Theodoro, anlise. alta 79 th completa aplicao e quando Society geometrias quePrincpio Bibliografia Observaes oriented Alves, for analysis somente critriosSantos, International

8/8

You might also like