You are on page 1of 32

!

"#2
FEVEREIRO DE 2012

redes sociais?

O que voce precisa saber sobre

TAMBEM: COMO DEVEMOS ORAR A DEUS? PAGINA 12

O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE

REDES SOCIAIS?

3 O mundo todo conectado! 4 Por que sao tao populares? 6 Quatro perguntas importantes sobre redes sociais

!"#2
TIRAGEM MEDIA 41.042.000 PUBLICADA EM 84 IDIOMAS

10 Uma cidade de papel 12 O Conceito da Bblia Como devemos orar a Deus?

14 O poder dos olhos 15 A gloria das estrelas 18 Os Jovens Perguntam O que tenho de fazer para gostar de estudar a Bblia? 21 Teve um Projeto? A engenharia instintiva da vespa-cabocla

22 E inofensivo mascar betele? 26 Como o arabe se tornou a lngua dos instrudos 29 Observando o Mundo 30 Para Considerar em Famlia 32 Esse livro e uma obra-prima

O mundo todo conectado!


Imagine a seguinte situacao: Sam era co nhecido como alguem de mente fechada. Por anos resistiu a uma nova tecnologia que facilitava o contato com parentes e amigos. Todo mundo era a favor dessa tecnologia, ate mesmo os filhos adolescentes de Sam. Em tom de ` brincadeira, ele dizia a sua filha de 16 anos: Como era bom quando as pessoas conversavam cara a cara! Da Sam comecou a reavaliar seu concei to. Lembrou de pessoas com quem nao tinha contato por muitos anos e de alguns parentes que pareciam estar sempre ocupados. Se eu quiser manter contato com todas essas pessoas, pensou ele, talvez eu deva mesmo me modernizar. O cenario dessa historia e a zonal rural dos Estados Unidos em meados do seculo 20. Sam finalmente comecou a abrir a mente para a possibilidade de comprar um telefone. Avancemos agora para 2012. Nathan, neto de Sam, acabou de conversar por telefone com seus queridos amigos Roberto e Angela, que haviam se mudado para o outro lado do mundo. Ja faz 10 anos que eles se mudaram! Como o tempo passa rapido!, pensou Nathan. Por muitos anos, um telefonema ocasional de parentes e amigos que tinham se mudado para longe foi o suficiente para Nathan. Mas agora parece que todo mundo ate seus filhos adolescentes usa uma rede social para manter contato. Nathan e conhecido como alguem de mente fechada porque se recusa a acompanhar as tendencias tecnologicas. Como era bom quando parentes e amigos conversavam pelo telefone e podamos ouvir sua voz, disse ele. Mas agora Nathan esta comecando a mudar de ideia. Se eu quiser manter contato com todas essas pessoas, pensou Nathan, talvez eu deva mesmo me modernizar. Ja se sentiu como Nathan? Por natureza, os humanos gostam de se comunicar. (Genesis 2:18; Proverbios 17:17) Visto que muitos estao usando redes sociais com esse objetivo, o que voce precisa saber sobre elas?
Despertai! fevereiro de 2012 3

D E

C I

A I

Por que sao tao populares?


Q
UE meios de comunicacao voce usou no ultimo mes? Conversa Carta ou cara a cara cartao Telefone E-mail Mensagem Mensagem de texto instantanea Bate-papo Rede por vdeo social Nunca houve tantas opcoes para se comu nicar, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Veja alguns exemplos:

E-MAIL
Vantagem: Pode ser escrito e enviado com

CONVERSA CARA A CARA Vantagem: Possibilita perceber sutilezas nas expressoes faciais, no tom da voz e nos gestos. Desvantagem: As duas partes precisam es tar disponveis para conversar. CARTA OU CARTAO Vantagem: Afetuoso e personalizado. Desvantagem: Leva tempo para escreve-lo e dias para chegar ao destino.

pessoal ou facil de ser mal-interpretado. A entram em cena as redes sociais, consideradas por alguns como o melhor modo de manter contato com amigos e parentes. Existem centenas de redes sociais, e a mais popu lar o Facebook tem cerca de 800 milhoes de usuarios cadastrados. Se o Facebook fosse um pas, comentou a revista Time, seria o ter ceiro maior do mundo, atras apenas da China e da India. Mas o que sao redes sociais, e por que se tornaram tao populares? Uma rede social e um site que permite aos usuarios compartilhar informacoes com um grupo de amigos escolhidos por voce. E um excelente modo de manter contato com as pes soas, diz Jean, de 21 anos. E tambem uma maneira conveniente de compartilhar fotos de viagens e de outros eventos. Mas qual e o problema em escrever uma carta? E muito demorado, alguns respondeDesvantagem: Muitas vezes e um tanto im-

rapidez.

!"#2

ESTA REVISTA E PUBLICADA para o benefcio de todos os membros da famlia. Mostra como enfrentar os problemas de nossos dias. Apresenta notcias, historias de pessoas de varios pases e materias de natureza religiosa e cientfica. Mas faz mais do que isso. Ela analisa a fundo os acontecimentos atuais e identifica o verdadeiro significado por tras deles. Ainda assim, e sempre politicamente neutra e nao exalta nenhuma raca como superior a outra. O mais importante e que esta revista aumenta a confianca na promessa de que o Criador em breve substituira o atual mundo perverso e anarquico por um novo mundo pacfico e seguro.

Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada e impressa mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: Augusto dos Santos Machado Filho. Revista registrada sob o n umero de ordem 511. 5 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil. Vol. 93, No. 2 Monthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

riam alem de caro se quiser revelar fotos para enviar junto. E que dizer do telefone? Tambem e muito demorado, ja que voce precisaria telefonar para uma pessoa de cada vez, e algumas nao estariam em casa ou dispon veis no mesmo instante que voce. E enviar um e-mail? Ninguem responde mais e-mails, reclama Danielle, de 20 anos, e mesmo que responda, pode levar semanas. Numa rede social, eu posto um comentario sobre o que estou fa zendo e meus amigos podem postar comentarios sobre o dia deles. Ficamos por dentro das novidades assim que entramos no site. E mui to facil! Isso nao significa que as conversas nas re des sociais sejam todas frvolas. Por exemplo, quando acontece um desastre como o terremoto e o tsunami que devastaram partes do Ja pao em 11 de marco de 2011 , muitos usam redes sociais para saber se seus parentes e ami gos estao bem. Veja o caso de Benjamin, que mora nos Estados Unidos. Ele conta: Os telefones ficaram fora de servico apos o tsunami no Japao. Um conhecido meu me contou que havia mandado um e-mail para uma amiga nossa em Toquio, mas ele nao tinha recebido nenhuma resposta. Na mesma hora, peguei meu celular, acessei a internet e entrei na pagina dela em uma rede social. Imediatamente, vi uma mensagem breve que ela havia postado dizendo que estava bem e que depois daria mais informacoes. Benjamin continua: Para informar meus amigos que a conheciam e que nao usavam redes sociais, eu precisei mandar um e-mail para

COMO FUNCIONA

1.

Basta postar uma mensagem (atua lizacao de status) em sua pagina.

2.

Todos de sua lista de ami gos receberao sua mensagem quando acessarem a pagina deles e voce recebera as mensagens deles quando acessar a sua pagina.

cada um deles. Demorou para conseguir o endereco deles e escrever as mensagens. Recebi varias respostas nos dias seguintes, e uma delas so chegou cerca de duas semanas depois! Era difcil para essas pessoas dar conta de ler os e-mails que todo mundo estava enviando. Usar redes sociais teria poupado muito tempo nesse caso. Em questao de minutos, todo mundo po deria estar por dentro das ultimas notcias. Fica claro que as redes sociais tem suas van tagens. Mas sera que existem perigos? Se exis tem, quais sao eles, e como voce pode evita-los?

IDIOMAS: africaner, albanes, alemao,67 amarico, arabe, armenio, bislama, bulgaro, canares, cebuano, chicheva, chines (simplificado), chines (tradicio nal)7 (audio apenas em mandarim), chitonga, chona, cibemba, cingales, co reano,67 croata, dinamarques,7 eslovaco, esloveno, espanhol,67 estoniano, eve, fijiano, finlandes,7 franc es,687 georgiano, grego, guzerate, hebraico, hili gaino, hindi, holandes,67 hungaro, ibo, ilocano, indonesio, ingles,67 ioruba, islandes, italiano,67 japones,67 kirundi, letao, lingala, lituano, macedonio, malaiala, malgaxe, maltes, mianmar, noruegues,7 polones,67 portugues,687 punjabi, quiniaruanda, quirguiz, rarotongano, romeno, russo,67 samoano, se pedi, servio, sesoto, silozi, suali, sueco,7 tagalo,7 tai, tamil, tcheco,7 tok pisin, tonganes, tsonga, tsuana, turco, tvi, ucraniano, urdu, vietnamita, xosa e zulu.
6 Tambem disponvel em CD. 8 Tambem disponvel em MP3 CD-ROM. 7 Audio tambem disponvel no site www.jw.org.

GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMACOES OU UM CURSO BIBLICO DOMICI ` LIAR GRATUITO? Escreva as Testemunhas de Jeova, usando um dos enderecos abaixo.
Para uma lista completa dos enderecos das sedes, veja www.watchtower.org/address. Africa do Sul: Private Bag X2067, Krugersdorp, 1740. Alemanha: 65617 Selters. Angola: Caixa Postal 6877, Luanda Sul. Argentina: Casilla 83 (Suc 27B), C1427WAB Cdad. Aut. de Buenos Aires. Belgica: rue dArgile-Potaardestraat 60, B-1950 Kraainem. Bolvia: Casilla 6397, Santa Cruz. Brasil: CP 92, Tatu, SP, 18270-970. Canada: PO Box 4100, Georgetown, ON L7G 4Y4. Espanha: Apartado 132, 28850 Torrejon de Ardoz (Madrid). Estados Unidos da America: 25 Columbia Heights, Brooklyn, NY 11201-2483. Franca: BP 625, F-27406 Louviers Cedex. Gra-Bretanha: The Ridgeway, London NW7 1RN. Holan da: Noordbargerstraat 77, NL-7812 AA Emmen. Italia: Via della Bufalotta 1281, I-00138 Rome RM. Japao: 4-7-1 Nakashinden, Ebina City, Kanagawa-Pref, 243-0496. Mocambi que: PO Box 2600, 1100 Maputo. Paraguai: Casilla 482, 1209 Asuncion. Portugal: Apartado 91, P-2766-955 Estoril. Timor Leste: Box 248, Dili.

D E

C I

A I

Quatro perguntas importantes sobre redes sociais

Como praticamente qualquer outro site da internet, as redes sociais tem os seus perigos.1 Com isso em mente, analise as perguntas a seguir.

Como as redes sociais afetam minha privacidade?


Na abundancia de palavras nao falta transgressao, mas quem refreia seus la bios age com discricao. Proverbios 10:19.

dado, voce pode acabar revelando detalhes demais por meio de seu perfil, suas fotos, suas atualizacoes de status (mensagens breves en viadas a todos de sua lista de amigos) e seus ` comentarios (suas respostas as atualizacoes de status de outras pessoas). Esses detalhes po dem revelar, por exemplo, onde voce mora, quando esta (ou nao) em casa, onde trabalha e onde estuda. Divulgar seu endereco e postar um comentario breve como vamos viajar ama nha pode ser tudo que um ladrao precisa para saber onde e quando agir. Outros detalhes como seu e-mail, data de nascimento e numero de telefone podem dei xar voce exposto a assedio, bullying e roubo de identidade. Mas muitas pessoas nem param para pensar quando divulgam essas informa coes em sua pagina.
6 Despertai! fevereiro de 2012

O que voce precisa saber. Se nao tomar cui-

As pessoas costumam esquecer que qual quer informacao colocada na internet e de domnio publico. Mesmo que tenham selecio nado a opcao Somente Amigos para compar tilhar suas atualizacoes de status, elas nao tem controle sobre o que esses amigos vao fazer com as informacoes. E por isso que devemos encarar as informacoes postadas numa rede so cial como algo p ublico ou que pode ser facilmente tornado publico. O que voce pode fazer. Conheca bem as con figuracoes de privacidade de sua rede social e use-as! Permita que apenas pessoas conhe cidas e confiaveis tenham acesso a suas fotos e atualizacoes de status. Mesmo assim, lembre-se de que algo posta- do pode se tornar mais publico do que voce imaginava. Tenha o costume de analisar sua pagina e se perguntar se algo nela poderia ser usado por pessoas mal-intencionadas para lo calizar voce ou roubar sua identidade. Mesmo entre amigos, nao poste informacoes que po deriam violar sua privacidade ou a de outros. (Proverbios 11:13) Se precisar tratar de um assunto confidencial, use outro meio de comuni cacao. Falar pelo telefone e bem mais pessoal e voce se expoe muito menos, disse uma jovem chamada Cameron.2 Conclusao. Uma mulher chamada Kim re sume bem o assunto: Se voce tomar bastante cuidado, conseguira usar uma rede social com relativa privacidade. Voce so se metera em problemas se deixar isso acontecer.
1 Despertai! nao apoia nem condena nenhuma rede social especfica. Os cristaos devem ter certeza de que seu uso da in ternet nao viola os princpios da Bblia. 1 Timoteo 1:5, 19. 2 Alguns nomes neste artigo foram mudados.

Como as redes sociais afetam meu tempo?


Certifiquem-se das coisas mais importantes. Filipenses 1:10.

O que voce precisa saber. Voce pode aca-

bar gastando tempo demais usando uma rede social, deixando coisas mais importantes de lado. Uma mulher chamada Kay disse: Quan to mais contatos voce tem, mais tempo vai gastar numa rede social e mais viciado vai ficar. Veja os comentarios de outras pessoas que caram nessa armadilha. E difcil parar de usar uma rede social, mes mo se voce nao gosta muito dela. E quase uma obsessao. Elise. Ha muitas coisas para fazer: jogos, testes, paginas de fa-clubes de artistas alem, e claro, de acessar as paginas de todos os seus amigos. Blaine. E como um redemoinho que suga voce para dentro dele, e voce so se da conta que esta vi ciado quando sua mae chega em casa e pergun ta por que a louca ainda esta toda suja na pia. Ana.

Eu nao via a hora de sair da escola para chegar em casa e ver quem tinha comenta do minhas postagens. Da, tinha de responder a todas as pessoas e ver todas as fotos novas que elas tinham postado. Eu ficava muito malhumorada quando estava usando a internet e odiava ser interrompida. Algumas pessoas que conheco ficam conectadas praticamente o dia inteiro ate de madrugada ou mesmo quando estao na casa de outras pessoas! Megan. O que voce pode fazer. O tempo e algo que nao podemos nos dar ao luxo de desperdicar. Entao, o que voce acha de planejar como usalo, assim como faria com dinheiro? Primeiro, escreva quanto tempo acha que seria razoavel gastar numa rede social. Depois, veja como se saiu durante um mes. Se voce ultrapassou sua meta, faca ajustes onde necessario. Se voce tem filhos adolescentes e eles es tao gastando tempo demais usando redes so ciais, tente descobrir qual e a real motivacao deles. Por exemplo, em seu livro sobre perigos na internet, a autora Nancy E. Willard salienta que o uso excessivo de redes sociais pode estar relacionado a ansiedade, estresse e baixa autoestima. Ela escreveu: Muitos adolescentes se preocupam bastante com seu status social. Se os adolescentes medem seu valor social com base no nvel de interacao com amigos por meios eletronicos, isso pode acabar estimulando o vcio. Nunca deixe que as redes sociais nem qualquer outra atividade on-line interfiram na amizade que voce deve manter com as pessoas de sua casa. Don Tapscott escreveu em seu livro A Hora da Geracao Digital: Uma das ironias da internet e que, embora facilite o contato quando familiares estao fisicamente distantes, ela tambem pode mante-los afasta dos quando estao em casa. Conclusao. Uma moca chamada Emily co mentou: Acho que usar uma rede social e uma maneira excelente de manter contato com as pessoas. Mas, assim como qualquer outra coi sa na vida, e preciso saber a hora certa de parar.
Despertai! fevereiro de 2012 7

D E

C I

A I

Como as redes sociais afetam minha reputacao?


A boa reputacao vale mais que a prata e o ouro. Proverbios 22:1, Centro Bblico Catolico.

CLIQUE EM SAIR
Se voce deixar sua conta aberta enquan to estiver ausente, correra o risco de ou tros postarem materias em sua pagina. Segundo o advogado Robert Wilson, isso seria o mesmo que deixar sua carteira ou telefone celular num lugar publico. Qualquer um poderia usar o computador e comecar a fazer postagens em seu Mural. Que conselho ele da? Nao es queca de clicar no botao Sair.

numa rede social cria uma reputacao que pode ser difcil de apagar. (Proverbios 20:11; Ma teus 7:17) Parece que muitos nao se dao conta desse perigo. Uma jovem chamada Raquel diz: Acho que as pessoas perdem a nocao quando usam uma rede social. Elas dizem coisas que normalmente nao diriam. Algumas nao percebem que uma postagem de mau gosto pode lhes custar sua boa reputacao. Manchar a reputacao numa rede social pode trazer consequencias difceis de remediar. O li vro A Hora da Geracao Digital diz: Ha histo rias de varios usuarios de sites de rede social que perdem o emprego ou sao recusados em novos trabalhos por causa do que postaram na internet. O que voce pode fazer. De uma olhada em sua pagina do ponto de vista de outra pessoa. Pergunte-se: E assim mesmo que quero ser vis to pelos outros? Se alguem visse as fotos que postei e me descrevesse com base nelas, o que provavelmente diria? Que sou provocante? sensual? alguem que so pensa em cair na farra? Sera que e essa a impressao que quero causar, por exemplo, quando estiver procurando um emprego e o empregador olhar minha pagina? Sera que aquelas fotos realmente representam os meus valores? Se voce e jovem, pergunte-se: E se meus pais, um professor ou um adulto que admiro vissem minha pagina? Sera que eu ficaria envergonhado por causa das coisas que eles poderiam ver e ler? Conclusao. Quando a sua reputacao esta em jogo, lembre-se das palavras do apostolo Paulo: Cada um colhera aquilo que tiver semeado. Galatas 6:7, Pastoral.

O que voce precisa saber. O que voce posta

POR QUE SE ARRISCAR?

Segundo uma pesquisa da revista Con sumer Reports, muitos usuarios de redes sociais revelam coisas que podem resultar no roubo de sua casa ou identidade ou ate em serem perseguidos. Das pessoas entrevistadas,

15% postavam o local onde estavam no momento ou seus planos de viagem; 34% haviam revelado sua data de nascimento; e 21% das que tinham filhos em casa haviam postado o nome e fotos deles.

Como as redes sociais afetam minha escolha de amizades?


Quem anda com pessoas sabias tornar se-a sabio, mas ira mal com aquele que tem tratos com os estupidos. Proverbios 13:20.

fluenciam seu modo de pensar e agir. (1 Corn tios 15:33) Nao ha duvida que voce deve tomar cuidado com as amizades que faz numa rede social. Algumas pessoas aceitam dezenas e ate centenas de solicitacoes de amizade de pessoas que mal conhecem ou simplesmente nem conhecem. Outras descobrem que nem todos de sua lista de amigos sao boas companhias. Veja alguns comentarios. Se alguem aceita a solicitacao de amizade de fulano, sicrano e beltrano, vai acabar se metendo em encrenca. Ana. Conheco muitas pessoas que adicionam um amigo nao porque querem, mas so para nao magoar a outra pessoa. Lianne. E a mesma coisa que se associar com al guem na vida real. Voce precisa tomar cuidado

O que voce precisa saber. Suas amizades in-

com a verdadeira identidade de seus amigos. Alexis. O que voce pode fazer. Crie regras para aceitar amigos. Veja a seguir exemplos de limites que algumas pessoas estabeleceram para suas amizades:1 Para alguem ser meu amigo, nao basta ser um conhecido. Eu preciso conhece-lo de verdade. Jean. So adiciono como amigo pessoas que co nheco ha um bom tempo, nunca alguem desco nhecido. Monique. Gosto de adicionar apenas quem conheco muito bem e que segue os mesmos princpios que eu. Rae. Se recebo uma solicitacao de amizade de um desconhecido, eu ignoro a solicitacao e pronto! Todos os meus amigos sao pessoas que conheco e que ja sao meus amigos fora da in ternet. Marie. Se um amigo comeca a postar fotos ou atualizacoes de status que acho questionaveis, eu o excluo sem do. Ele e uma ma companhia, mesmo que voce esteja apenas vendo as postagens dele. Kim. Quando eu tinha uma conta numa rede so cial, minhas configura c oes de privacidade eram bem rgidas. Nao permitia que amigos de amigos vissem minhas postagens ou fotos apenas meus amigos. Fiz isso porque nao sabia ao certo se os amigos dos meus amigos eram boas companhias. Nao conhecia nem a eles nem a reputacao deles. Heather. Conclus ao. A Dra. Gwenn Schurgin OKeeffe escreveu em seu livro CyberSafe (Se guranca na Internet): A melhor regra e fazer amizade apenas com pessoas que voce conhe ce e com quem tem algum tipo de relacao fora da internet.2
1 Neste artigo, quando falamos de amizades, nao estamos nos referindo a contatos comerciais. 2 Para mais informacoes sobre redes sociais, veja a Desper tai! de julho de 2011, paginas 24-27, e a de agosto de 2011, paginas 10-13.

Despertai! fevereiro de 2012

UMA CIDADE DE PAPEL MA cidade feita de papel?, voce talvez es- como homem de negocios, e sua oficina faliu. teja se perguntando. isso visitava exposicao Utrata de uma maquete, Enao demesmo, mas Em 1826, enquanto maqueteumaParis, Franem se uma cidade Praga, ele viu uma de ca,
de verdade. Essa cidade e Praga, capital da Re- feita de gesso. Isso o impressionou tanto que publica Tcheca, e a maquete esta preservada decidiu fazer uma maquete de Praga usando no Museu Municipal de Praga. O criador dela papelao e um pouco de madeira. foi Antonn Langweil, que trabalhou nela Mas, primeiro, Langweil passou varios por 11 anos, de 1826 a 1837, ano de anos registrando meticulosamente sua morte. O que o levou a se empedetalhes de Praga. Ele passou nhar num projeto tao difcil? por cada rua desenhando esbo Langweil nasceu em 1791 na cicos e anotando a localizacao exa dade de Postoloprty, onde hoje ta de predios, bancos de praca, e a Rep ublica Tcheca. Depois galpoes, estatuas e arvores. Ate de estudar litografia na Academesmo incluiu barris que viu no mia de Arte de Viena, Austria, ele chao, janelas quebradas, uma esabriu a primeira oficina de litogracada apoiada numa parede e pilhas fia de Praga. Mas ele nao se saiu bem de lenha. Da, comecou a fazer a ma
Antonn Langweil

Pagina 10, Langweil: S laskavym svolenm Narodnho muzea v Praze; paginas 10 e 11, fotos da maquete: S laskavym svolenm Muzea hlavnho mesta Prahy

A maquete de papel de Langweil da cidade de Praga /

Imagem ampliada ) da maquete


10 Despertai! fevereiro de 2012

quete, numa escala de 1:480. Para complementar sua renda escassa, tambem fazia maquetes de casas da nobreza. Em 1837, Langweil contraiu tuberculose e morreu em junho do mesmo ano, deixando es posa e cinco filhas. Tres anos depois, sua ma quete foi aceita no Museu Patriotico, conhecido hoje como Museu Nacional. Mas como ela foi parar ali? Em 1840, a viuva de Langweil vendeu a maquete para o Imperador Ferdinan do I, que depois teve a generosidade de doa-la para o que hoje e o museu nacional da Re publica Tcheca. Ela foi transportada em nove caixas grandes. Mais tarde, um representante do Museu da Cidade de Praga, onde hoje esta a maquete, disse: No seculo 19, a maquete de Langweil era exibida apenas ocasional mente. Em 1891, ela era uma das atracoes da Exposicao Provincial do Jubileu. Para marcar essa ocasiao, foram feitos reparos dispendiosos nela . . . Em 1905, a maquete se tornou par-

te da exposicao permanente na Lapidaria do Museu Nacional. A maquete de papel de Langweil e uma grande atracao. Medindo 5,76 metros por 3,24 metros, ela esta fechada numa cabine de vidro e e iluminada por varias luzes minusculas suspensas dentro da cabine. A cidade ` parece tao real que as vezes voce precisa se lembrar de que e apenas uma replica! Afinal, Langweil fez cada uma das mais de 2 mil cons trucoes em miniatura com extrema precisao. Por exemplo, ele deu a cada construcao um numero de registro. Colocou lampioes de rua, sarjetas e paraleleppedos. Tambem reproduziu fielmente igrejas com seus vitrais, incluindo partes sem vidro ou com vidracas quebra das. Em lugares onde o reboco das casas tinha ca do, ele deixou os tijolos aparecendo. Tambem representou o rio Vltava, que corta a cidade de Praga. Hoje, a maquete de papel de Langweil nao e apenas uma peca interessante de museu, mas uma joia para amantes da arte e historiadores que querem ver como Praga mudou com o passar do tempo. E compreensvel que algumas partes da cidade estejam bem diferentes, ja que predios foram reconstrudos ou reformados, principalmente o bairro judeu e uma parte de Praga chamada Cidade Velha. Gracas ` a tecnologia moderna, a maquete de Langweil foi digitalizada, e os visitantes hoje podem ver como era a cidade de Praga em 1837 por meio de um modelo computadorizado interativo. Em abril de 1837, Langweil, que estava doente, perguntou se sua maquete poderia ser colocada no que era chamado de Museu Pa triotico, mas a resposta foi negativa. Imagine o desapontamento dele! Mas imagine agora se ele pudesse visitar hoje o museu ou passear pela antiga Praga na tela do computador. Sem duvida, ele sentiria que seus esforcos meticu losos nao foram em vao.
1. Um novilho para ser sacrificado. 2. Farinha. 3. Talha de vinho. 4. 4.200. 5. B.

Uma joia para os historiadores

RESPOSTAS DAS PAGINAS 30 E 31

O CONCEITO DA B IBLIA

Como devemos orar a Deus?

UM privilegio indescritvel falar com o Todo-Poderoso e lhe contar nossos pensa mentos mais ntimos. Mas muitas pessoas nao sabem ao certo como orar, e outras querem melhorar suas oracoes. Pelo visto, alguns dos primeiros seguidores de Jesus Cristo tambem queriam melhorar suas oracoes. Um deles lhe disse: Senhor, ensina-nos a orar. (Lucas 11:1) Em resposta, Jesus ensinou uma oracao modelo, muitas vezes chamada de oracao do Pai-Nosso. Essa oracao bela, e ao mesmo tem po simples, nos ajuda a nos dirigir a Deus de modo apropriado, alem de esclarecer a mensa gem principal da Bblia.
A oracao-modelo de Jesus

Jesus disse: Tendes de orar do seguinte modo: Nosso Pai nos ceus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Realize-se a tua vonta de, como no ceu, assim tambem na terra. Da-nos hoje o nosso pao para este dia; e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como nos tambem temos perdoado aos nossos devedores. E nao nos le` ves a tentacao, mas livra-nos do inquo. Ma teus 6:9-13. Observe que Jesus disse: Tendes de orar do seguinte modo. O que aprendemos disso? Ele nao queria que seus seguidores simplesmente repetissem suas palavras. De fato, ele tinha acabado de lhes dizer para nao fazer oracoes repetitivas. (Mateus 6:7) Sua oracao e uma li cao sobre prioridades o que e mais impor tante para Deus, nao para nos. Analisemos en tao cada trecho dessa oracao.
Uma analise da oracao-modelo Nosso Pai nos ceus, santificado seja o teu nome. Jesus apropriadamente se dirigiu

nos protege, assim como um bom pai huma no. Ele tambem tem um nome, Jeova, que nao deve ser confundido com seus muitos ttulos, como Todo-Poderoso, Deus e Senhor.1 (Salmo 83:18) Mas por que o nome de Deus, que inclui sua reputacao, precisa ser santificado? Porque ele tem sido difamado e caluniado. Algumas pessoas culpam a Deus quando passam por dificuldades. Mas, na realidade, essas dificuldades podem ser resultado de acoes humanas ou simplesmente de elas es tarem no lugar errado, na hora errada. (Pro verbios 19:3; Eclesiastes 9:11) Outras acusam a Deus de causar desastres naturais. Mas a Bblia diz que, por coisas mas, Deus nao pode ser provado, nem prova ele a alguem. (Tiago 1:13) E muitas religioes ensinam que Deus castiga os maus por tortura-los eternamente num inferno de fogo, ensinamento que com certeza ofende ao Deus de amor. (Jere mias 19:5; 1 Joao 4:8) De acordo com Roma nos 6:23, o salario pago pelo pecado e a mor te, nao o tormento eterno.2 Venha o teu reino. O Reino de Deus e um governo real sob o comando de Jesus Cristo, que e o Rei. Ele logo assumira o controle de toda a Terra. Daniel 7:14 diz: Foi-lhe dado do mnio, e dignidade, e um reino. O Reino de Deus vira quando ele intervier nos assuntos humanos, destruindo todos os governos em oposicao e assumindo pleno controle da Ter ra. Daniel 2:44.
1 Nos idiomas originais da Bblia, em especial o hebraico e o grego, o nome divino ocorre cerca de 7 mil vezes. Infeliz mente, muitas versoes modernas usam ttulos de Deus no lugar de seu santo nome. 2 Quando uma pessoa morre, ela nao continua viva de algu ma forma. Os mortos estao descansando, ou dormindo, e nao estao conscios de absolutamente nada, ate o dia de sua ressurreicao. Joao 5:28, 29; 11:11-13; Eclesiastes 9:5.

a Deus como Pai, porque Ele nos ama e


12 Despertai! fevereiro de 2012

Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como nos tambem temos perdoado aos nossos de vedores. Aqui, a palavra dvidas significa

pobre. Da-me somente o alimento que preciso para viver. Proverbios 30:8, Bblia na Linguagem de Hoje.

pecados.1 Todos nos devemos obediencia a Deus. Entao, quando lhe desobedecemos, ou pecamos contra ele, podemos dizer que acu mulamos uma dvida. Mas Jeova esta dispos to a perdoar essa dvida se perdoarmos os que pecam contra nos. Mateus 18:21-35.
` Nao nos leves a tentacao, mas livra-nos do inquo. O inquo e Satanas, o Diabo, tam-

bem chamado de o Tentador. (Mateus 4:3) Visto que nossa carne imperfeita e fraca, precisamos da ajuda de Deus para resistir a Sata nas e seus agentes humanos. Marcos 14:38. Desejamos que a oracao-modelo de Jesus ajude voce a melhorar suas oracoes, talvez por ajustar suas prioridades. Mas como a oracao modelo de Jesus esclarece a mensagem princiA oracao-modelo de Jesus pode ajuda-lo a dar prioridade ao que e importante pal da Bblia? De acordo com as palavras de para Deus, nao para voce Jesus, o tema principal da Bblia e a santifica cao do nome sagrado de Deus, a eliminacao de toda a maldade e o domnio pacfico do Realize-se a tua vontade, como no ceu, as- Reino de Deus sobre a Terra. Notou como Je sim tambem na terra. Sob o domnio do Rei- sus conseguiu incluir tantos pontos importan ` no, a humanidade se sujeitara a vontade de tes em sua oracao-modelo? Deus. Em resultado disso, a verdadeira paz 1 Veja Lucas 11:4, onde as duas palavras sao usadas com o prevalecera e todos os humanos adorarao a mesmo significado. Deus em harmonia com a verdade. O sistema poltico corrupto e a religiao falsa serao elimi nados. Figurativamente falando, a tenda de JA SE PERGUNTOU? Deus estara com a humanidade, diz Reve lacao (Apocalipse) 21:3, 4, e [ele] enxugara O que Jesus quis dizer com: Tendes de dos seus olhos toda lagrima, e nao havera mais orar do seguinte modo? Mateus 6:9. morte, nem havera mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores ja passaram. Em termos gerais, que assuntos devem Da-nos hoje o nosso pao para este dia. Deter prioridade em nossas oracoes? pois de dar prioridade ao nome de Deus e Seu Mateus 6:9, 10. ` Reino, Jesus da atencao as nossas necessida O que sao as nossas dvidas, e por des. Suas palavras indicam que nao devemos que devemos perdoar as pessoas que nos empenhar em obter muitas coisas alem do pecam contra nos? Mateus 6:12. necessario para este dia. Devemos acatar o conselho: Nao me deixes ficar nem rico, nem
Despertai! fevereiro de 2012 13

O PODER DOS OLHOS


O olho humano e uma obra-prima. Mas, alem de beleza, ele tem muito poder. O livro Visual Impact, Visual Teaching (Impacto Visual, Ensino Visual) diz que 40% de todas as fibras nervosas conectadas ao cerebro estao li` gadas a retina, uma membrana fina e complexa que recobre a face interna do olho. Jesus Cristo chamou apropriadamente o olho de lam pada do corpo. Por que? Ele explica: Se . . . o teu olho for singelo [sincero, focalizado no que e bom], todo o teu corpo sera luminoso; mas, se o teu olho for inquo, todo o teu corpo sera escuro. (Mateus 6:22, 23) Com essas palavras, Jesus estava ressaltando o poder que os olhos tem, figurativamente, de influenciar pensamentos, senti mentos e acoes. Pensamentos bons iluminam nossa vida; pensamentos maus a escurecem. Por exemplo, pense nas palavras de Jesus em Mateus 5:28, 29: Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixao por ela, ja cometeu no co racao adulterio com ela. Se, pois, aquele olho direito teu te faz tropecar, arranca-o [em sentido figurado]. O que Jesus quis dizer? Ficar olhando para o que nao deve pode intensificar tanto os desejos de alguem que, ao surgir uma oportunidade, ele poderia cometer imoralidade e perder o favor de Deus. Tiago 1:14, 15. Sem duvida, e muito melhor ter autocontrole, mesmo que seja tao difcil como arrancar um olho! Afinal, sera que vale a pena perder a vida eterna so para ter alguns breves momentos de satisfacao sexual? As coisas que vemos tambem podem alimentar a ga nancia. E por isso que a Bblia nos alerta que o desejo egosta dos olhos . . . nao se origina do Pai, mas origina se do mundo. Outrossim, o mundo esta passando, e as sim tambem o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 Joao 2:16, 17. Sera que a Bblia esta sendo restritiva demais? De for ma alguma! Desconsiderar seus padroes sempre resulta em problemas e tristeza. (Galatas 6:7, 8) Por outro lado, ` obedecer a Palavra de Deus, incluindo seus conselhos so bre o olho, resulta em felicidade. Jesus disse: Felizes sao os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! (Lucas 11:28) Os que fazem isso tambem tem a perspectiva de viver para sempre na Terra; ja os que tem um olho imoral ou ganancioso perderao tanto a felicidade como a vida.
14 Despertai! fevereiro de 2012

GLORIA ESTRELAS
OCE ja ficou pasmado ao olhar para os milhares de estrelas visveis numa noi te de ceu limpo? Enquanto admirava aqueles pontos cintilantes, talvez tenha percebido que eles variam na intensidade do brilho e ate mesmo na coloracao. A Bblia tem razao ao dizer: Estrela difere de estrela em gloria. 1 Corntios 15:41. Mas por que as estrelas diferem em sua gloria, ou brilho? Por que, por exemplo, algumas parecem ser brancas e outras azuis, amarelas ou vermelhas? E por que elas sao cintilantes? No centro das estrelas ocorrem reacoes nu cleares fortssimas, gerando enormes quantidades de energia. Essa energia passa para as camadas externas da estrela, de onde irradia para o espaco, em grande parte como luz vi svel e raios infravermelhos. Por incrvel que pareca, as estrelas mais quentes sao azuis, ao passo que as mais frias sao vermelhas. Por que existe essa diferenca de cor? Pense na luz como um fluxo de partculas, chamadas fotons, que tambem se comportam como ondas de energia. Estrelas mais quentes emitem fotons com mais energia, os quais tem os comprimentos de onda mais curtos encontrados na extremidade azul do espectro. Por outro lado, estrelas mais frias liberam fotons com menos energia, os quais estao na extremidade vermelha do espectro. O Sol, a estre la central do nosso sistema, esta mais ou menos no meio do espectro, visto que emite uma quantidade maior de luz na faixa entre o verde

DAS

e o amarelo. Por que, entao, o Sol nao e esver deado? Ele tambem emite bastante luz nos ou tros comprimentos de ondas visveis. O resultado disso, visto do espaco, e um Sol branco. Nos vemos o Sol atraves do filtro da atmos fera, que altera sua aparencia em varios nveis, dependendo da hora do dia. Ao meiodia, por exemplo, o Sol normalmente tem um tom amarelo-claro. Mas, quando ele surge ou desaparece no horizonte, pode parecer laran ja ou ate mesmo vermelho. Essa mudan ca de cor ocorre por causa de moleculas de gas, va por dagua e varias partculas microscopicas presentes na atmosfera da Terra. A composicao da atmosfera dispersa a luz solar azul e violeta, produzindo um maravilhoso ceu azul num dia claro. Com o azul e o vio leta fora de cena do espectro visvel do Sol, a restante luz solar direta e predominantemente amarela ao meio-dia. Mas, quando o Sol esta bem proximo do horizonte, sua luz passa pela atmosfera num angulo fechado antes de nos alcancar. Em resultado disso, a luz solar atra vessa uma parte maior da atmosfera, que ago ra dispersa ainda mais luz tanto nas variacoes de azul como de verde. E por isso que o Sol parece uma belssima bola vermelha no fim do dia. A visao que temos do ceu noturno e influenciada em grande parte pela sensibilidade dos olhos. Eles recebem a luz atraves de dois
Despertai! fevereiro de 2012 15

& Nasa, ESA e Hubble Heritage (STScI/AURA) -ESA/Hubble Collaboration

A responsavel por colorir o Sol

O colorido ceu noturno

A estrela V838 Monocerotis

Galaxias Arp 273 interagindo

tipos de sensores: os cones e os bastonetes. Os cones detectam cores, mas param de fun cionar sob luz muito fraca. Ja os bastonetes, embora nao sejam sensveis a cores, sao fotorreceptores extremamente eficazes. De fato, sob condicoes ideais, um bastonete consegue detectar ate mesmo um unico foton de luz! Mas a sensibilidade dos bastonetes concentrase nos comprimentos de onda mais curtos encontrados na extremidade azul do espectro. Em resultado disso, quando olhamos a olho nu para estrelas fracas de mesmo brilho, e pro vavel que veremos as azuis, nao as vermelhas. Ainda bem que nao dependemos apenas da vi sao a olho nu!

Os binoculos e telescopios nos possibilitam ver com mais nitidez objetos de luz fra` ca a noite, como estrelas, galaxias, cometas e nebulosas. Mesmo assim, a atmosfera limita um pouco nossa visao do ceu. Para solucio nar esse problema, foi criado o Telescopio Es pacial Hubble (HST, sigla em ingles), que or bita a Terra. Essa proeza tecnologica detecta objetos que tem apenas dez bilionesimos do brilho das estrelas de luz fraca que sao visveis a olho nu. Isso possibilita ao HST reproduzir imagens deslumbrantes de objetos bem longe no espaco, incluindo galaxias e nuvens de gas e poeira interestelar chamadas nebulosas.

V838: Nasa, ESA e H. Bond (STScI); Arp 273: Nasa, ESA e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

POR QUE AS ESTRELAS SAO CINTILANTES?


As estrelas cintilam, ou sofrem leves mudancas no brilho e localizacao, por causa de alteracoes na atmosfera da Terra. Para ilustrar, imagine peque nos pontos de luz no fundo de uma piscina. O que acontece com essas luzes quando ha ondulacoes na agua? Nos as vemos cintilar, assim como as estre las. As luzes maiores, por outro lado, seriam menos afetadas. Os planetas sao como essas luzes maiores, nao porque sao maiores que as estrelas, mas porque estao muito mais perto da Terra e assim parecem maiores.
16 Despertai! fevereiro de 2012

Mas hoje novos telescopios terrestres se equiparam ao HST ou sao ate melhores em certos aspectos. Por exemplo, usando tecnicas sofisticadas para corrigir os efeitos da at mosfera, esses novos telescopios geram ima gens com maior resolucao, ou detalhes, do que as geradas pelo HST. Um exemplo e o Ob servatorio W. M. Keck, no Hava, onde se en contra o telescopio Keck I, um dos maiores te lescopios opticos do mundo. Foi usando esse telescopio que o astronomo Peter Tuthill, da Universidade de Sydney, Australia, descobriu nuvens de poeira sendo ejetadas por sistemas de estrelas binarias na constelacao de Sagita rio, que do nosso ponto de vista parece estar perto do centro de nossa galaxia, a Via Lactea. Quanto mais os astronomos analisam o es paco, mais estrelas e galaxias eles encontram. Quantas delas existem? Ninguem sabe ao cer to, exceto nosso Criador, Jeova Deus. O Sal mo 147:4 diz: Ele esta contando o numero das estrelas; a todas elas chama pelos seus nomes. O profeta Isaas disse algo parecido. Na rea lidade, ele foi mais especfico, dizendo com impressionante precisao cientfica que o Uni verso material e produto da energia infinita de Deus. Levantai ao alto os vossos olhos e vede, escreveu Isaas. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exercito de las ate mesmo por numero, ` chamando a to das elas por nome. Devido a abundancia de energia dinamica, sendo ele tambem vigoroso em poder, nao falta nem sequer uma delas. Isaas 40:26. Como foi que Isaas, que viveu cerca de 2.700 anos atras, sabia que o Universo e pro duto da energia infinita de Deus? Sem duvi da, ele nao chegou a essa conclusao sozinho. Tudo que ele escreveu foi inspirado por Jeova. (2 Timoteo 3:16) Por isso, tanto ele como os outros escritores da Bblia fizeram algo que nenhum livro cientfico ou telescopio pode fa` zer. Eles identificaram a Pessoa que deu as es trelas sua beleza e gloria.
J. Hester e P. Scowen (AZ State Univ.), Nasa )

AS CORES NAS FOTOS: VERDADE OU MENTIRA?


Gracas ao Telescopio Espa cial Hubble (HST, sigla em in gles), voce ja deve ter visto imagens coloridas espetacula res de galaxias, nebulosas e estrelas. Mas sera que as co res sao reais? Na verdade, elas sao uma recriacao, uma combiCinza nacao de arte e ciencia. As ima gens detectadas pelo HST sao em tons de preto e branco, embora sejam obti das por meio de filtros coloridos. Os astronomos e especialistas em imagens usam a tecnologia moderna e programas para compor as ` imagens finais, as vezes para reproduzir o mais perto possvel o que eles acreditam ser as cores naturais de objetos celestes.1 Outras vezes, os astronomos produzem intencionalmente imagens com cores falsas para destacar certos detalhes, talvez para estudos cientficos.
1 Quando usamos um telescopio para observar objetos de luz ` fraca a noite, os cones dos nossos olhos passam a tarefa de ver para os bastonetes, que nao detectam cores.

Vermelha

Verde

Azul

Imagem final apos a combinacao das tres cores

OS JOVENS PERGUNTAM

O que tenho de fazer para gostar de estudar a Bblia?

Primeiro, por que voce deve estudar a Bblia? Pense neste desenho:

A Bblia, o livro mais vendido, pode aju da-lo a encontrar um tesouro. Ela pode: Mostrar-lhe como se preparar para o melhor modo de vida possvel Ensinar coisas sobre o futuro e o passado que voce nao aprenderia em outro lugar Ajuda-lo a conhecer a si mesmo e a se tornar uma pessoa melhor1

STUDAR a Bblia exige esforco, mas vale mui to a pena! Quer saber como alguns jovens estao fazendo isso? Recorte e dobre a pagina seguinte. Voce tera uma referencia pratica de 4 paginas que mostra como outros jovens estao vencendo obs taculos e tirando bastante proveito de seu estudo pessoal da Bblia. A Bblia tem coisas interessantes para todo mun do. As possibilidades de estudo sao infindaveis! Valerie.2

Recorte

Dobre

1 Para aprender mais sobre como a Bblia pode fazer tudo isso por voce, procure as Testemunhas de Jeova de sua regiao ou escreva para um dos enderecos alistados na pagina 5. 2 Alguns nomes neste artigo foram mudados.

Outros artigos da serie Os Jovens Perguntam estao disponveis no site www.watchtower.org/ypt

18

Despertai! fevereiro de 2012

RECORTE NA LINHA PONTILHADA

DOBRE

DICAS DE OUTROS JOVENS


O problema:

COMO ESTUDAR A BIBLIA


FALTA DE VONTADE
O que voce precisa:
Nao e sempre que estou com vontade de ficar uma hora sentada estudando. Lena.

Zachary Nao estude uma materia so porque seus pais ou outras pessoas estao estudando. O estudo e realmente pessoal quando o assunto e do seu interesse.

MOTIVACAO

Kaley Pegue leve no incio. Se puder estudar so 5 minutos, nao tem problema, mas faca isso todos os dias. Depois, voce pode aumentar aos poucos a duracao para 10 minutos, 15 minutos . . . Com o tempo, pegara gosto pelo estudo.

Daniela Pequenas coisas podem fazer uma grande diferenca. Use canetas de co res diferentes e um belo caderno ou crie um arquivo no seu computador com o nome Estudo Pessoal.

Jordan Quando eu escolho um assunto que gosto, consigo estudar por mais tem po. Alem disso, preciso de um lugar tran quilo. Nao consigo estudar se houver muito barulho.

Para gostar de estudar a Bblia, voce precisa responder ` a pergunta: O que vou ganhar com isso? Bem, voce gostaria de ser amigo de Deus? entender melhor o que acontece no mundo? melhorar sua personalidade? A Bblia pode ajuda-lo em tudo isso e muito mais! Nao encare o estudo da Bblia como se fosse trabalho ou um dever de casa, mas como um modo de se aproximar do melhor Amigo que voce pode ter: Jeova Deus. Bethany. Uma sessao de estudo e um tempo so para voce e Jeova. Se voce passa tempo com alguem apenas quan do seus pais estao junto, sera que ele e seu amigo mesmo ou e apenas amigo dos seus pais? Se voce estu dar sozinho, Jeova se tornara o seu amigo. Bianca. Lembre-se: Toda a Escritura e inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justica. (2 Timoteo 3:16) Notou como a Bblia e util para muitas coisas? Procuro me concentrar nos benefcios. Se preciso melhorar em algum aspecto, o estudo me da a oportuni dade de aprender coisas que me ajudarao a fazer isso. Max.
Pergunte-se: O que pode lhe dar motivacao para fazer seu estudo?

O problema: TEDIO
Depois de 10 minutos estudando, eu comeco a ficar cansada; depois de 20 minutos, ja quero fazer outra coisa; depois de 30 minutos, estou mor rendo de tedio! Allison.

O problema:

FALTA DE TEMPO
O que voce precisa:

Eu gostaria muito de estudar mais a Bblia, mas minha vida e tao cor rida que acho muito difcil conseguir tempo para isso. Maria.

O que voce precisa: Use sua imaginacao ao decidir CRIATIVIDADE o que estudar, como estudar e onde estudar. Tire tempo para pesquisar suas duvidas. Quando voce estuda algo em que vinha pensando ha um tempo, isso vai deixar voce feliz e satisfeito! Richard. Ao ler sobre um acontecimento, tente se imaginar ali. Coloque-se no lugar do personagem principal ou de al ` guem que estava ali assistindo a cena. Tente visualizar o relato com os olhos de sua imaginacao. Steven. Torne o estudo agradavel. Sente-se no quintal com um copo de limonada. Gosto de comer uns salgadinhos duran te o estudo. Afinal, quem nao gosta? Alexandra. Lembre-se: O tedio e uma questao de ponto de vista, nem sempre uma realidade. Entao, em vez de dizer que estudar e entediante, diga eu estou entediado. Assuma a responsabilidade pelo seu ponto de vista. Assim, voce estara no controle e tera mais forca para mudar a situa cao. Proverbios 2:10, 11. O estudo pessoal nao precisa ser entediante. Tudo vai depender de voce. Vanessa. Pergunte-se: Como voce pode ser criativo em seu estudo?

Tornar-se adulto inclui aprenPRIORIDADES der a se certificar das coisas mais importantes. Filipenses 1:10. Minha mae me ajudou a perceber que nunca sobraria tempo em minha rotina. Eu precisava arrumar esse tempo. Depois que me esforcei para ter mais vontade de estudar, arranjei tempo para o estudo. Natanya. Conforme fui crescendo, aprendi que preciso progra mar um tempo para o estudo. Eu sigo essa programacao aconteca o que acontecer. Yolanda. Se voce colocar o estudo antes da diversao, eu garan to que ele vai ficar mais agradavel e depois voce vai poder se divertir com a consciencia tranquila. Diana. Lembre-se: Se voce nao estabelecer prioridades, per dera o controle do seu tempo e sera escravo dele. E muito melhor tomar a iniciativa e tirar um tempo para o estudo. Efesios 5:15, 16. Estou no ensino medio e tenho muitas coisas para me preocupar. Mas a minha prioridade e incluir o estudo pessoal da Bblia em minha programacao. Jordan.

Pergunte-se: Que programacao de estudo voce pode estabelecer?

TEVE UM PROJETO?

A engenharia instintiva da

vespa-cabocla
Alguns descrevem as vespas-caboclas, tambem conhecidas como vespas-do-papel, como mestres da en genharia. Por que essa descricao e apropriada? Analise o seguinte: Essas vespas constroem e mantem seu ninho usando um tipo especial de papel produzido por elas mesmas.1 Elas apanham fibras de plantas e de madeira morta em todo tipo de lugar: cer cas, postes telefonicos, lenha e materiais de constru cao. Da, mastigam os materiais ricos em celulose, adi cionando sua saliva pegajosa e cheia de protena. Depois de expelida e seca, essa pasta se transforma num papel leve, mas resistente. Alem disso, a saliva tem propriedades especiais que dao ao papel a capacidade de absorver e emitir o calor armazenado, mantendo a temperatura certa no ninho em dias mais frios. As vespas transportam o material na boca para cons truir seu ninho. O resultado e um aglomerado imper meavel, parecido a um guarda-chuva de papel, compos to de camaras hexagonais formato que conjuga forca e eficiencia. Vespas de lugares mais umidos simplesmente acrescentam mais saliva por causa de suas propriedades impermeabilizantes. Mesmo assim, esses insetos escolhem lugares que oferecem algum tipo de cobertura protetora. Nela, eles comecam a construir seu ninho, que fica pendurado por meio de uma haste, ou pecolo. Alem disso, as vespas-caboclas nao prejudicam o meio ambiente, diferentemente de nossos pro cessos de producao de papel, que poluem o ar, a agua e o solo. E compreensvel que arquitetos e pesquisadores estejam estudando a vespa com o objetivo de desenvolver materiais de construcao aprimorados que sejam bem leves, fortes, mais flexveis e biodegradaveis. O que voce acha? Sera que um inseto com um ce rebro do tamanho de dois graos de areia descobriu sozi nho tecnicas de producao de papel e arquitetura? Ou sua percia nas areas da engenharia qumica e mecani ca e evidencia de que ele foi projetado?
1 Existem varias especies de vespas que constroem ninhos de papel. As camaras dentro deles servem para acomodar ovos, que depois se tornam larvas.

Despertai! fevereiro de 2012

21

E inofensivo mascar betele?

ciarias, tabaco e adocantes para realcar o sa bor. Essa combinacao de ingredientes estimula a producao de saliva e e a responsavel por sua cor bem avermelhada. E por isso que os masca dores cospem com frequencia, ate mesmo de dentro de veculos em movimento algo nada agradavel para quem esta andando na rua! A noz-de-areca e usada desde a antiguidade e assumiu papeis importantes em contextos so ciais, culturais e ate religiosos, diz uma repor tagem da revista Oral Health. Os usuarios em ` geral acham que ela nao faz mal a saude e di zem sentir uma sensacao de bem-estar, euforia e um calor agradavel no corpo . . . Mas os fatos apontam para a direcao oposta. Como assim? ` Autoridades na area de combate as drogas acreditam que um dos alcaloides do betele pode ser viciador. Para se ter uma ideia, al guns chegam a mascar 50 beteles por dia! Em pouco tempo os dentes ficam manchados, o que pode ser acompanhado de doencas gengi vais. De acordo com a Oral Health, os usuarios podem ficar com a membrana mucosa da boca vermelho-amarronzada e muitas vezes en rugada. Eles tambem podem desenvolver fibro se submucosa oral, uma doenca cronica que ao longo do tempo deixa cicatrizes . . . na mucosa bucal. O habito de mascar betele tambem esta rela cionado com um tipo de cancer chamado car cinoma oral de celulas escamosas, que tambem
Suas amargas consequencias

UM pas sul-asiatico, uma pessoa simpatica caminhando pela rua abre um sorriso, mostrando seus dentes escurecidos e a boca cheia de saliva cor de sangue. Da, cospe na calcada, deixando uma nojenta mancha vermelha. Ela esta mascando betele. Desde a Africa Oriental, o Paquistao e a In dia, passando pelo Sudeste Asiatico ate Papua Nova Guine e a Micronesia, usuarios de betele somam centenas de milhoes cerca de 10% da populacao mundial. Os vendedores de betele, ` as vezes acompanhados de seus filhos, montam suas bancas em mercados publicos e nas ruas. Outros usam luz neon e garotas com roupas escandalosas para atrair clientes. No mundo todo, o betele movimenta bilhoes de dolares por ano. Mas o que e o betele? Por que tantas pessoas tem o habito de masca-lo? Como isso afeta sua saude? Qual e o conceito da Bblia sobre essa pratica? E como alguem pode abandonar esse habito? O que e chamado comumente de betele e na verdade a fruta carnuda da arequeira, uma palmeira encontrada no Pacfico e no Sudeste Asiatico. O nome betele vem da planta da pimenteira-de-betel, que pertence a uma famlia diferente. Usuarios de betele enrolam um pouco de noz-de-areca numa folha da pimenteirade-betel e adicionam um pouco de cal natural. A cal favorece a liberacao de alcaloides estimu lantes. Alguns mascadores acrescentam espe22 Despertai! fevereiro de 2012

O que e o betele?

Nozes-de-areca enroladas em folha de pimenteira-de-betel

pode atingir a parte de tras da garganta. Isso ajuda a explicar a alta incidencia de cancer oral entre adultos no Sudeste Asiatico. Em Taiwan, por exemplo, cerca de 85% dos casos de cancer oral sao de mascadores de betele. O jornal The China Post diz: Em Taiwan, o ndice de cancer oral uma das 10 principais causas de morte nessa ilha praticamente quadruplicou nos ultimos 40 anos. A situacao nao e muito diferente em ou tros lugares. O jornal Papua New Guinea Post Courier diz: O betele, o chiclete favorito de Papua-Nova Guin e, mata pelo menos 2 mil pessoas por ano e e responsavel por muitos problemas de saude, segundo a Sociedade Me dica de PNG. De acordo com um medico e es critor, os efeitos do uso cronico do betele sao no mnimo tao amplos quanto os do fumo e incluem doencas cardiovasculares. A Bblia nao e um manual de medicina e nao menciona o habito de mascar betele. Mas ela contem muitos princpios que podem nos ajudar a levar uma vida melhor, mais limpa e mais saudavel. Pense nos versculos bblicos e nas perguntas a seguir.
Amados . . . , purifiquemo-nos de toda imun dcie da carne e do esprito, aperfeicoando a santidade em temor de Deus. (2 Corntios 7:1) Apresenteis os vossos corpos santos e aceita veis a Deus. (Romanos 12:1) Sera que uma

O uso contnuo de betele pode causar serios problemas de saude

Dentes manchados e doenca gengival

Qual o conceito da Bblia?

Fibrose submucosa oral

pessoa seria santa, ou limpa, aos olhos de Deus se polusse seu corpo por mastigar betele? Carcinoma oral de Por meio [de Deus] temos vida. (Atos celulas escamosas 17:28) Toda boa dadiva e todo presente perfei to vem de cima. (Tiago 1:17) A vida e um valio so presente de Deus. Sera que uma pessoa que proximo. (Romanos 13:10, Bblia Facil de Ler) ` tem habitos prejudiciais a saude mostra respei- Sera que uma pessoa mostraria amor verdadeito por esse presente? ro pelos outros se ficasse cuspindo saliva ver Ninguem pode trabalhar como escravo para melha algo anti-higienico pelas ruas e cal dois amos. (Mateus 6:24) Eu nao me deixarei cadas? por sob autoridade por coisa alguma. (1 CornNao ha como escapar do fato de que ceifa tios 6:12) Sera que uma pessoa que quer agra- mos o que semeamos. (Galatas 6:7, 8) Essa dar a Deus se deixaria escravizar por um vcio, e uma lei fundamental da natureza. Assim, se permitindo que ele controlasse sua vida? semearmos maus habitos, colheremos o que e Tens de amar o teu proximo como a ti mes- mau. Mas, se vivermos do modo que Deus quer mo. (Marcos 12:31) O amor nao faz o mal ao o que inclui ter bons habitos , colheremos
Despertai! fevereiro de 2012 23

o que e bom e tambem encontraremos felicida de verdadeira e duradoura. Se voce tem o habito de mascar betele, mas deseja levar uma vida melhor e mais gratificante por fazer o que e certo aos olhos de Deus, o que pode fazer para se livrar desse habito? Que acha de considerar com oracao tres dicas que ja ajudaram muitas pessoas? ` to ruim, nao basta apenas saber dos riscos a sua saude, voce precisa de uma motivacao mais forte. Afinal, muitas pessoas continuam mas cando betele, fumando ou usando drogas mes mo sabendo que isso pode lhes custar a sau de e a vida. Para fortalecer sua determinacao, que tal estudar a Bblia para aprender sobre seu Criador e seu grande amor por voce? A pala vra de Deus e viva e exerce poder, diz Hebreus 4:12. 2. Peca ajuda a Deus. Persisti em pedir, e dar-se-vos-a, disse Jesus Cristo, persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se vos-a. Pois, todo o que persistir em pedir, rece bera, e todo o que persistir em buscar, achar a, e a todo o que persistir em bater, abrir-se-a. (Lucas 11:9, 10) Recorra ao Deus verdadeiro, Jeova, com ora coes sinceras em busca de apoio e forca. Ele nao vai ignora-lo! Deus e amor, diz 1 Joao 4:8. Uma pessoa que sentiu esse amor foi o apostolo cristao Paulo. Ele escreveu: Para todas as coisas tenho forca em virtu de daquele que me confere poder. Filipenses 4:13. 3. Procure o apoio de outros. As pessoas com quem voce convive podem exercer uma grande influencia sobre voce para o bem ou para o mal. Quem anda com pessoas sabias tornar se-a sabio, mas ira mal com aquele que tem tratos com os estupidos, diz Proverbios 13:20. Entao, escolha bem com quem voce anda. Mui tas pessoas que hoje sao Testemunhas de Jeova mascavam betele no passado. Mas, por se associarem com outras Testemunhas de Jeova e es tudarem a Bblia, elas receberam a ajuda adicional que precisavam para vencer seu habito impuro.
1. Esteja determinado. Para vencer um habi24 Despertai! fevereiro de 2012

Tres dicas para largar o vcio

Betty

Pauline

Wen-Chung

Jiao-Lian

Sam

ELES LARGARAM O VICIO


Despertai! entrevistou cinco pessoas que conseguiram vencer o habito de mascar betele. Veja o que elas disseram. Por que voce comecou a mascar betele? Pauline: Meus pais me ensinaram a mascar betele quando eu era bem crianca. Esse era o costume no meu povoado em Papua-Nova Guine. Betty: Eu tinha 2 anos quando meu pai me deu betele pela primeira vez. Na adoles cencia, eu andava com tantas nozes-de-are ca que parecia uma arvore carregada! Eu era tao viciada que a primeira coisa que fazia de manha era mascar um betele. Wen-Chung: Comecei a mascar betele aos 16 anos. Quem fazia isso era conside rado popular e adulto, e eu nao queria ser diferente. Jiao-Lian: Eu vendia betele para me sus tentar. Para que o negocio fosse bem-sucedido, achei que precisava me certificar da qualidade do produto. Entao, passei a expe rimenta-lo. Esse foi o incio de meu habito. Como o vcio afetou sua saude? Jiao-Lian: Minha boca, meus dentes e meus labios eram impregnados de um ver melho bem forte. Da vergonha ver fotos mi nhas daquela epoca. Ainda tenho aftas nos labios. Pauline: Eu tinha aftas, nausea e diarreia. Betty: Eu pesava apenas 35 quilos, o que e muito pouco para um adulto da minha altura. Meus dentes eram feios, e eu costu mava limpa-los com uma esponja de aco. Sam: Eu costumava ter diarreia e doen cas gengivais. Hoje tenho so um dente. E claro que usar uma esponja de aco para limpar os dentes nao ajudou! Por que voce parou de mascar betele? Pauline: Li em 2 Corntios 7:1 que Deus quer que nos purifiquemos de toda imund cie da carne. Decidi fazer o maximo para agradar meu Criador. Sam: Eu queria que o esprito santo de Jeova Deus agisse em minha vida, entao orei pedindo que Jeova me ajudasse a re` sistir a tentacao de mascar betele. Ele res ` pondeu as minhas oracoes. Ja faz uns 30 anos que nao uso betele. Jiao-Lian: Certa vez, enquanto lia a Bblia, me deparei com as palavras: Limpai as vossas maos, o pecadores. (Tiago 4:8) Elas calaram fundo em mim. Como eu po deria usar e vender betele, sabendo dos males que pode causar? Foi nessa hora que decidi limpar minhas maos desse habito sujo em sentido fsico e espiritual. Como largar o vcio melhorou sua vida? Wen-Chung: Comecei a mascar betele para ser aceito pelos meus colegas. Hoje tenho amigos muito mais valiosos: Jeova e meus irmaos da congregacao. Sam: Hoje sou muito mais saudavel fsica e espiritualmente. E agora que nao desperdico mais dinheiro com habitos ruins, posso cuidar melhor da minha fa mlia. Pauline: Eu me sinto livre e limpa. Meus dentes estao brancos e fortes. E minha casa e meu jardim nao ficam mais sujos de cascas de noz-de-areca e daquelas man chas vermelhas horrveis. Betty: Minha consciencia esta limpa e minha saude muito mais forte. Hoje consigo trabalhar como professora e evangeliza dora crista de tempo integral.

Despertai! fevereiro de 2012

25

E S P A N H A
Cordoba

B
Roma

I Z A N

Ri o

Ox

C I O

Constantinopla

us

PERSIA
Jerusalem Cairo Bagda

ARABIA
Influencia omada Influencia abassida

COMO O ARABE SE TORNOU


A LINGUA DOS INSTRUIDOS

OR seculos, o arabe foi a principal lngua dos instrudos. A partir do oitavo secu lo EC, eruditos que falavam arabe em varias cidades do Oriente Medio traduziram e cor rigiram textos cientficos e filosoficos que re` montavam a epoca de Ptolomeu e Aristoteles. Assim, obras de pensadores antigos foram preservadas e aprimoradas nesse idioma.
Um caldeirao de ideias

O setimo e o oitavo seculos de nossa Era ` Comum assistiram a ascensao de novas poten cias no Oriente Medio na forma de duas dinas tias: primeiro a omada e depois a abassida. Visto que seus suditos na Arabia, na Asia me nor, no Egito, na Palestina, na Persia e no Ira que haviam sido influenciados pela Grecia e pela India, os novos governantes tinham aces so a uma rica fonte de instrucao. Os abassidas construram uma nova capital, Bagda, que se tornou um caldeirao de ideias. Ali, arabes se misturaram com armenios, berberes, chineses, coptas, gregos, indianos, judeus, persas, turcos Contribuicoes arabes e sogdianos, povo que habitava o outro lado do rio Oxus atual Amu Darya, na Asia Central. Muitos tradutores arabes fizeram um servi Juntos, eles estudavam e debatiam varios cam- co meticuloso e trabalharam com incrvel ra
26 Despertai! fevereiro de 2012

pos da ciencia, somando suas diferentes tradi coes intelectuais. Os governantes abassidas de Bagda incentivaram pensadores talentosos de todas as nacionalidades a contribuir para o desenvolvimento intelectual do imperio. Esforcos organizados foram feitos para reunir e traduzir para o arabe dezenas de milhares de livros sobre uma ampla variedade de areas, incluindo alquimia, aritme tica, filosofia, fsica, geometria, medicina e musica. O Califa al-Mansur, que governou de 754 a ` 775 EC, enviou embaixadores a corte bizantina para obterem textos gregos sobre matematica. O Califa al-Mamun (813-833 EC) fez algo simi lar, dando mpeto para um movimento de tra ducao do grego para o arabe que durou mais de duzentos anos. Assim, no fim do decimo seculo, quase todos os textos gregos de filosofia e ciencia disponveis na epoca ja tinham sido traduzidos para o arabe. Mas os eruditos ara bes fizeram mais do que traduzir. Eles tambem deram contribuicoes originais.

Desenho do olho feito por Hunayn ibn Ishaq

Pagina do Canon da Medicina, de Avicena

pidez. E por isso que alguns historiado res concluram que os tradutores deviam estar bem familiarizados com o assunto. Muitos desses textos traduzidos serviram de ponto de partida para eruditos faze rem suas proprias pesquisas. Por exemplo, o m edico e tradutor Hunayn ibn Ishaq (808-873 EC), um cris tao siraco, fez uma grande contribuicao para o entendimento do funcionamento do olho. Sua obra, que inclua desenhos precisos da anatomia do olho, se tornou uma referencia padrao na oftalmologia no mundo arabe e na Europa. O filosofo e medico Ibn Sna, conhecido no Ocidente como Avicena (980-1037 EC), escreveu dezenas de livros sobre uma grande variedade de assuntos, desde etica e logica a medicina e metafsica. Em uma de suas principais obras, o Canon da Me dicina, ele usou o conhecimento medico disponvel na epoca, incluindo ideias dos aclamados pensadores gregos Galeno e Aristoteles. O Canon continuou como texto medico padrao por 400 anos. Pesquisadores arabes abracaram o me todo experimental, que e a essencia do progresso cientfico. Isso os levou a re calcular a circunferencia da Terra e a corrigir informacoes geograficas na obra de Ptolomeu. Eles ousaram questionar ate Aristoteles, diz o historiador Paul Lunde. O avanco do conhecimento ficou evi dente em muitas areas praticas, como na construcao de reservatorios, aquedutos e rodas-dagua, alguns dos quais ainda exis tem. Novos textos sobre agricultura, botanica e agronomia possibilitaram que fazendeiros escolhessem as sementes mais apropriadas para determinados tipos de solo, o que aumentou a produtividade. Em 805 EC, o Califa Harun ar-Rashd construiu um hospital, o primeiro em seu vasto imperio. Nao demorou muito e to das as cidades grandes em seu territorio tambem tinham um hospital.
Despertai! fevereiro de 2012 27

Desenho do olho: 5 SSPL/Science Museum/Art Resource, NY; Canon da Medicina: 5 The Art Gallery Collection/Alamy

Muitas cidades do mundo arabe tinham bibliotecas e centros de aprendizagem especiali zados. Em Bagda, o Califa al-Mamun fundou um instituto de traducao e pesquisas chamado Bait al-Hikma, que significa Casa da Sabedo ria. Entre seus funcionarios havia eruditos assalariados. Acredita-se que a principal biblio teca no Cairo possua mais de um milhao de volumes. Na mesma epoca, Cordoba, capital da Espanha omada, tinha 70 bibliotecas, que atraam eruditos e estudantes de todo o mundo arabe. Por bem mais de dois seculos, Cordoba foi um dos mais importantes centros da intelectualidade. Na Persia, tradicoes matematicas gregas fun diram-se com as da India, onde matematicos haviam desenvolvido um sistema envolvendo o uso do dgito 0 e da notacao posicional. Nes

Novos centros de aprendizagem

se sistema de escrita de numeros, dgitos individuais assumem valores diferentes de acor do com sua posicao e a posicao do numero 0. Por exemplo, o dgito 1 pode significar 1, 10, 100 e assim por diante. Esse sistema nao ape nas simplificou calculos de todo tipo, mas tam bem possibilitou o desenvolvimento da alge bra, escreveu Lunde. Eruditos arabes tambem fizeram grandes avancos na geometria, trigo nometria e navegacao. A era de ouro da ciencia e matematica arabe se contrastava com a indiferenca intelectual que predominava nas outras partes do mundo. Esforcos similares estavam sendo feitos na Eu ropa medieval, principalmente em mosteiros, para preservar as obras de eruditos antigos. Mas esses esforcos eram bem poucos compara dos aos empreendidos no mundo arabe. No se culo 10, porem, a situacao comecou a mudar com a chegada gradativa de traducoes de eruditos arabes ao Ocidente. Com o tempo, o grande fluxo dessas traducoes levou ao Renascimento cientfico na Europa. Sem duvida, os fatos hist oricos comprovam que nenhuma nacao ou povo pode levar credito pelo conhecimento que se tem atualmente em va rias areas, incluindo a ci encia. Hoje, as culturas mais desenvolvidas em sentido intelectual devem muito a culturas antigas que promoviam pesquisas, questionavam o conhecimento estabeleci do da epoca e incentiva vam mentes ferteis.

5 Scala/White Images/Art Resource, NY

Eruditos arabes, biblioteca de Basra, 1237 EC


28 Despertai! fevereiro de 2012

OBSERVANDO O MUNDO

Jovens lderes na Malasia Um programa de TV popular na Malasia tem por tema a escolha de um bom imame, ou lder religioso is lamico. Chamado Imame Muda, ou Jovem Lder, o programa e filmado em Kuala Lumpur. Os participan tes, que tem de 18 a 27 anos e vem de varias formacoes, sao eliminados aos poucos ate ficar apenas um compe tidor. Os premios incluem dinheiro e um carro novo. Mas o vencedor tambem ganha um emprego como ima me, uma bolsa de estudos na Arabia Saudita e uma peregrinacao para Meca. Os participantes precisam saber cumprir as obrigacoes de um imame, conseguir debater sobre assuntos religiosos e atuais e citar trechos decora dos do Alcorao. O criador do programa diz que seu objetivo e atrair os jovens para o islamismo. Irresponsabilidades na internet Muitos usuarios de redes sociais nao se apercebem das possveis consequencias de revelarem informacoes pessoais. E essas consequencias podem levar tempo para aparecer. Segundo Timothy Wright, diretor de escola citado no jornal australiano Sydney Morning ` Herald, gracas a tecnologia moderna, uma palavra im pensada, um comentario difamador, uma foto inapro priada ou a divulgacao de detalhes pessoais ficam todos registrados para sempre e facilmente disponveis a qualquer pessoa que tem acesso. Isso significa que erros cometidos aos 15 anos de idade ainda podem ser acessados por um empregador dez anos mais tarde, disse Wright.

A presidencia tem a curiosa virtude de nos fazer sentir a necessidade de rezar.


BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA.

ARGENTINA.

Uma pesquisa na Argentina per` guntou as pessoas que meio escolheriam para demonstrar orgulho nacional. O resultado: 56% dos entrevistados de 10 a 24 anos de idade disseram que usariam a camisa da selecao nacional de futebol. LA NACION, Segundo uma pesquisa, aproximadamente um terco dos

alimentos produzidos para consumo humano e perdido ou desperdicado no mundo todo, o que perfaz o nuUNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTA CAO, ITALIA.

mero de 1,3 bilhao de toneladas por ano. ORGANIZACAO DAS NACOES

Hoje, a Terra esta cheia de guer ras e relatos de guerras. Entao,

o exercito de nossa patria deve estar sempre pronto

CHEFE DA IGREJA ORTODOXA RUSSA.

para proteger seu povo e tudo que considera sagrado contra quais quer declaracoes feitas por um inimigo externo. PATRIARCA KIRILL,

A maioria dos acidentes de transito registrados por uma

empresa de seguros alema em 2010 ocorreu entre as 7 e 8 horas da manha. Uma das principais medidas que se pode to mar para prevenir acidentes e sair de casa para o trabalho com tem po suficiente de manha, comentou um representante da empresa. PRESSEPORTAL, ALEMANHA.
Despertai! fevereiro de 2012 29

PARA CONSIDERAR EM FAM ILIA

O que esta faltando nesta figura?


Leia 1 Samuel 1:24-28; 2:11. Agora olhe para a figura. O que esta faltando? Escreva as respostas nas linhas abaixo. Complete a cena, ligando os pontos e colorindo a figura. 1 2 3
As respostas de PARA CONSIDERAR EM FAMILIA estao na pagina 11.

PARA CONVERSAR: O que os pais de Samuel queriam que ele fizesse da vida? Como Jeova abencoou Samuel? PISTA: Leia 1 Samuel 3:19-21. Que alvos voce pode estabelecer para honrar a Jeova? PISTA: Leia Eclesiastes 12:13; 1 Timoteo 4:6-8, 12, 13. ATIVIDADE EM FAMILIA: Sem
falar, um membro da famlia deve imitar um dos personagens desse relato bblico. Os outros devem tentar descobrir quem e esse personagem.

41 42 34 35 33 32 30 36 37 38 40 39 44 43 45

31 29 27 28 26 46 4 5 3 6 2

FIM

INICIO
24 23 22 21 20 9 10 11 12 8 25 7

19

18

13

30
16 17 15 14

Para imprimir copias de Para Considerar em Famlia, acesse o site www.jw.org.

Colecione e Aprenda
Ultimo livro da Bblia e escrito 98 EC

Recorte, dobre no meio e guarde


Nasceu em Rama mudou-se para Silo Silo Rama

1 EC

Jerusalem

SAMUEL

S A M U E L
PERFIL Seus pais o emprestaram a Jeova e o incentivaram desde cedo a fazer carreira no servico a Deus. (1 Samuel 1:24, 28) Embora Samuel tenha visto sacerdotes corruptos se aproveitarem de outros, ele permaneceu leal, honesto e corajoso. 1 Samuel 2:22-26; 3:18, 19; 12:2-5, 17, 18.
Viveu por volta de 1100 AEC 4026 AEC Adao e criado

14

PERGUNTAS A. Os pais de Samuel se chamavam e . B. Jeova usou Samuel para escrever que livros da Bblia? C. Complete as palavras da Bblia: E o rapaz Samuel continuava a . . .

RESPOS TAS A. Elcana e Ana. 1 Samuel 1:19, 20. B. Juzes, Rute e parte de Primeiro Samuel. C. . . . crescer com Jeova. 1 Samuel 2:21.

C A RT AO B IBLICO

Povos e Pases
4. Somos Oskar e Saskia. Temos 10 e 7 anos e moramos na Estonia. Mais ou menos quantas Testemunhas de Jeova vivem na Estonia? Sao 2.400, 4.200 ou 6.800? 5. Faca um crculo no ponto que mostra onde nos moramos. Faca um ponto onde voce mora e veja se esta perto ou longe da Estonia.

Para as Criancas
Consegue encontrar estas figuras nesta revista? Descreva em suas proprias palavras o que esta acontecendo em cada figura.

B C D

Esse livro e uma obra-prima


Gostaria de ler sobre a vida terrestre de Jesus Cristo, incluindo seus ensinamentos transforma dores e ilustracoes inesquecveis? Entao, voce esta convidado a ler o livro O Maior Homem Que Ja Viveu. Depois de estudar esse livro, um leitor expres sou sua gratidao da seguinte maneira: Esse livro e uma obra-prima. Foi escrito de um modo sim ples, mas consegue fazer uma narracao bela e de talhada da vida de nosso Senhor aqui na Terra. Com base em pesquisas, os relatos desse livro foram organizados em ordem cronologica. Ele e baseado nos escritos divinamente inspirados de quatro contemporaneos de Jesus: os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e Joao. Mateus e Joao fo ram apostolos e acompanharam Jesus em suas viagens. Marcos era muito amigo de Pedro, um dos apostolos de Jesus. E o medico Lucas foi com panheiro de viagem do apostolo cristao Paulo. Para pedir este livro, preencha o cupom abaixo e o envie pelo correio para um dos enderecos alis tados na pagina 5 desta revista.

Q Sem compromisso, solicito o livro mostrado aqui. Q Peco informac oes sobre seus cursos bblicos gratuitos, em domiclio.

HOMEM
QUE JAVIVEU

MAIOR

Nome

Endereco


(Rua, numero e bairro)

Cidade Estado

CEP

www.watchtower.org

g12 02-T

You might also like