You are on page 1of 20

CIARI Centro de Investigao e Anlise em Relaes Internacionais www.ciari.

org

GLOBALIZAO rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania?

Ana Cristina Ferreira Licenciada em Relaes Internacionais culturais e polticas (Univ. do Minho) Mestranda em Relaes Internacionais - polticas econmicas (Univ. Fernando Pessoa)

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania?


Aglobalizaoumprocessofascinante,que abrenovasesperanasdeprogressoparaaHumanidade. (PresidentedaRepblica,JorgeSampaio,2000) Globalizationmeansdifferentthingstodifferentpeople. (Nayyar,1997) Ogovernomundialpodeserdemocrticooutotalitrio;podeterasuaorigemno consentimentoounaconquista;podeserogovernonacionaldeumEstadoqueconseguiu conquistaromundoou,pelocontrrio,umaautoridadeemquecadaEstado,oucadaser humano,tenhaiguaisdireitos.Porminhapartecreioquesetalgovernoseconstituirumdia serbasedoconsentimentonalgumasregiesebasedaconquistanoutras...Nocreioque aespciehumanatenhasuficientehabilidadepolticaouumelevadoespritodetolerncia paraestabelecerumgovernomundialsomentebasedoconsentimento.Porissopensoque umelementodeforadevesernecessrio... (BertrandRussell,inAltimaOportunidadedoHomem18721970)


Ana Cristina Ferreira - Maio 2006 2

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania?

NDICE
Introduo 1. Globalizao: As definies possveis 2. As Diferentes Vertentes da Globalizao 2.1. Globalizao Econmica 2.2. Globalizao Poltica 2.3. Globalizao Cultural 3. Rumo a um governo mundial? Concluses Referncias Bibliogrficas 4 5 8 8 11 13 16 18 20

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania?

INTRODUO
Vivemos hoje num mundo em que o acesso informao quase instantneo e a sua quantidade em circulao nunca foi to grande como agora. Vivemos num mundo em que o que acontece do outro lado do globo entra imediatamente nas nossas casas e influencia as nossas vidas. Vivemos num mundo em constante mutao poltica, econmica, cultural, cientifica, desportiva e social, com diversos fenmenos at aqui desconhecidos. Vivemos num mundo de novos actores, com papis diversos. Vivemos num mundo em que o espao e o tempo so cada vez menores.

Vivemos nesta imensa Aldeia Global, em que os exemplos mais marcantes so os recentes acontecimentos trgicos do 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, o tsunami no Sudeste Asitico e porque no referir tambm o efeito meditico, nos quatro cantos do mundo, da publicao das caricaturas do profeta Maom num jornal dinamarqus1. As novas tecnologias passaram a influenciar a vida de todos ns. Estamos em permanente actualizao e a par dos ltimos acontecimentos.

O objectivo deste trabalho passa por fazer uma breve anlise deste fenmeno a que se chama Globalizao e as suas consequncias na forma como os Estados actuam politicamente e na mudana de participao poltica dos cidados nesta Nova Ordem Internacional caracterizada pelo aumento da interdependncia, multilateralismo e partilha de soberania. Numa primeira fase iremos abordar a definio e as diferentes vertentes do fenmeno Globalizao, numa segunda etapa questionmos, a emergncia de um governo mundial, dadas as novas formas de participao dos cidados e o surgir de uma cidadania global.


A polmica surgiu no mundo islmico aps a publicao de caricaturas do profeta Maom no jornal dinamarqus Jyllands-Posten e esto, ainda, a provocar uma onda de reaces de hostilidade s embaixadas da Dinamarca em pases rabes, assim como aos seus produtos e cidados. Ao mesmo tempo que em vrios jornais ocidentais abordado o tema e republicadas as caricaturas em defesa da liberdade de expresso, tendo sido criado um blog com todos os cartoons (http://www.face-ofmuhammed.blogspot.com ). Um exemplo do poder e efeito dos media nos cidados de todo o mundo (islmico).
1

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania?

1. GLOBALIZAO:ASDEFINIESPOSSVEIS
A globalizao como fenmeno escala mundial teve na sua gnese dois acontecimentos fundamentais: o aparecimento e a rpida expanso das novas tecnologias de informao e, na esfera poltica, a queda do muro de Berlim, que acabando com a Guerra Fria e o mundo bipolar (dominado pelos EUA e URSS), transformou o mundo num espao nico, sem fronteiras fsicas, em que o capitalismo se espalhou comandado pelas empresas multinacionais.

De facto, este fenmeno atravessa a sociedade em todas as suas vertentes (econmica, poltica, cultural, social, entre outras) dificultando a sua definio. Se recorrermos ao meio de informao global por excelncia que a Internet, obtemos a seguinte definio: Many see it as a primarily economic phenomenon, involving the increasing interaction, or integration, of national economic systems through the growth in international trade, investment and capital flows. However, one can also point to a rapid increase in cross-border social, cultural and technological exchange as part of the phenomenon of globalisation. The sociologist, Anthony Giddens, defines globalisation as a decoupling of space and time, emphasising that with instantaneous communications, knowledge and culture can be shared around the world simultaneously. (Globalization Guide.org)

J os professores de Harvard, Keohane e Nye, preferem o termo globalism a globalizao: When people speak colloquially about globalization, they typically refer to recent increases in globalism. Comments such as "globalization is fundamentally new," only make sense in this context; but are nevertheless misleading. We prefer to speak of globalism as a phenomenon with ancient roots, and of globalization as the process of increasing globalism, now or in the past. (Keohane e Nye, 2006: 5) ...we define globalism as a state of the world involving networks of interdependence at multicontinental distances. These networks can be linked through flows and influences of capital and goods, information and ideas, people and force, as well as environmentally and biologically relevant substances (such as acid rain or pathogens). Globalization and deglobalization refer to the increase or decline of globalism. (idem, 2006: 1)

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? Entre ns, o Dicionrio de Relaes Internacionais esclarece que a globalizao tem origem anglo-saxnica e est associada ao rpido desenvolvimento das diversas relaes a nvel mundial (econmicas, sociais, culturais e polticas) desde o desmoronamento do bloco sovitico. Deste modo a globalizao constitui, uma nova etapa na evoluo do capitalismo industrial, sucedendo internacionalizao das firmas e capitais. (...) Segundo a OCDE, a mundializao desenvolveu-se em vrias fases, a ltima das quais, a da globalizao (anos 1980), corresponde instalao de verdadeiras redes planetrias, graas aos progressos da tecnologia e dos servios. Os Estados tornaram-se cada vez mais interdependentes, prisioneiros do sistema-mundo. Falar de globalizao evocar a dominao do sistema capitalista sobre o espao mundial. (...) Um aspecto crucial no estudo da globalizao a emergncia de um sistema mundialou seja, h razes para se olhar o mundo como uma nica ordem social. (Sousa, 2005: 91) O Professor Boaventura de Sousa Santos2 defende que h duas formas de globalizao, a globalizao neoliberal e aquilo a que eu chamo de globalizao contra-hegemnica, que desde h algum tempo se vem opondo primeira. Designo por globalizao contrahegemnica o conjunto vasto de redes, iniciativas, organizaes e movimentos que lutam contra as consequncias econmicas, sociais e polticas da globalizao hegemnica. (...) A globalizao contra-hegemnica centra-se nas lutas contra a excluso social. (Santos, 2005: 1)

Quer se fale em globalizao, mundializao ou internacionalizao, em todas as definies as caractersticas comuns so: a cada vez maior interdependncia das economias com o domnio do capitalismo, a reduo das distncias quer em espao, como em tempo em consequncia do rpido desenvolvimento das novas tecnologias de informao e comunicao, o aparecimento de novos actores na cena internacional que traduzem uma nova forma de participao cvica dos cidados nas questes dirias

O Professor Boaventura de Sousa Santos Professor Catedrtico de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo tambm Director do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. Tem trabalhos publicados, em diversas lnguas, sobre globalizao, sociologia, epistemologia, democracia e direitos humanos. Tem sido uma voz sempre activa e participativa no Frum Social Mundial na luta, entre outras, contra as desigualdades sociais. O Frum Social Mundial um contraponto ao Frum Econmico Mundial de lderes empresariais e ministros das Finanas que se encontram anualmente em Davos na Sua.

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? mundiais. A todos unnime a ideia que o mundo, que nico, est a ficar cada vez mais pequeno.

A globalizao, como fenmeno ps Guerra Fria, est intimamente ligada ao poder poltico-econmico alcanado pelos EUA. A capacidade de concretizar polticas econmicas diferentes e autnomas num determinado pas ficou seriamente comprometida com a hegemonia norte-americana na segunda metade do sculo XX. O mundo unipolar trouxe consigo o desaparecimento da vertente territorial da soberania dos estados e de forma mais subtil a adulterao cultural dos povos pela massificao dos esteretipos sociais do primeiro mundo a todo o planeta, imposta pelos mass media e pela forte presso da sociedade de consumo.

Os acordos comerciais assinados a nvel global trouxeram novas realidades a nvel social, como a procura de mo de obra qualificada de pases do leste europeu, dando origem a maior circulao de pessoas com surtos de emigrao massiva para certos pases da Unio Europeia e da Amrica do Norte.

Estes movimentos populacionais e esta convivncia pacfica entre os povos foi abalada pelos acontecimentos trgicos do 11 de Setembro de 2001. Emergiu uma menor tolerncia entre povos de culturas diferentes dando origem a um certo choque civilizacional3. O mundo ficou, ento dividido entre o eixo do mal (apelidados pelo presidente George W. Bush os pases que apoiam grupos terroristas) e um eixo do bem que sob a gide de uma super-potncia decidiu actuar margem das organizaes internacionais a quem cabe zelar pela defesa dos direitos humanos e pela ordem jurdica internacional, nomeadamente a Organizao das Naes Unidas (ONU) e o Tribunal Penal Internacional (TPI).

neste contexto que surgem os movimentos polticos e sociais anti-globalizao capitalista liberal. Como, por exemplo, o Frum Social Mundial que o conjunto de iniciativas de troca transnacional entre movimentos sociais e ONGs onde se articulam lutas sociais de mbito local, nacional ou global travadas (de acordo com a Carta de
Samuel P. Huntington autor do famoso livro O Choque das Civilizaes e a Mudana na Ordem Mundial, publicado primeiramente em forma de artigo em 1993 na revista Foreign Affairs e mais tarde sob forma de livro, publicado em 1999 pela Gradiva, no qual expe a teoria do choque de civilizaes, afirmando que no futuro os confrontos seriam entre civilizaes, nomeadamente o Islo e o Ocidente.
3

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? Princpios de Porto Alegre) contra todas as formas de opresso geradas ou agravadas pela globalizao neoliberal. (Santos, 2005: 17)

2. ASDIFERENTESVERTENTESDAGLOBALIZAO 2.1.GLOBALIZAOECONMICA
A Globalizao aparece quase sempre, e em primeiro lugar, associada a questes econmicas e ao sistema econmico dominante - o sistema de mercado capitalista, mas a globalizao, como iremos apresentar de seguida, tem variados contextos.

Desde a ltima metade do sculo XX que se assiste a uma supremacia do poder econmico sob o poder poltico. A globalizao avanou rapidamente com a internacionalizao das produes, dos bens, dos mercados, dos capitais, o movimento de desregulamentao desencadeado nos EUA e no Reino Unido, as privatizaes, a interveno das empresas multinacionais e a multiplicao das trocas internacionais. A corrida s exportaes e o apelo aos investimentos estrangeiros como factores de crescimento, originaram uma espcie de ultraliberalismo doutrinrio. (Gonalves, 2003: 608)

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o comrcio mundial estava em baixa e ento foram criadas as instituies de Bretton Woods o Fundo Monetrio Internacional e o Banco Mundial para tornar possvel o comrcio internacional num mundo desprovido de movimentos internacionais de capital. (Soros, 2004, 84)

Mas afinal quando comeou a actual fase do capitalismo? George Soros prope duas hipteses: ter sido quando Margaret Thatcher, no Reino Unido, e Ronald Reagan nos EUA subiram ao poder na dcada de 80 com programas destinados a retirar o Estado da economia e permitir que os mecanismos de mercado fizessem o seu trabalho com a decadncia das teorias keynesianas na economia ou ter culminado com o colapso do imprio sovitico em 1989? Soros defende 1980, porque a globalizao foi uma realizao dos fundamentalistas de mercado. E como afirma, o objectivo da administrao Reagan e do governo Thatcher era reduzir a capacidade do Estado para

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? interferir na economia, e a globalizao ajustava-se bem aos seus objectivos. (Soros, 2004, 87). Para alm disso os dois pases detinham a vantagem conferida pelo facto de os principais centros financeiros do mundo se localizarem em Nova Iorque e Londres (idem)

Como refere Wolton (2004), a globalizao caracterizada por trs pilares, sendo que o primeiro o pilar poltico, com a ONU e as Declaraes dos Direitos do Homem aps a Segunda Guerra Mundial; o segundo pilar caracterizado pela globalizao econmica que foi apresentada sobretudo no Norte, como um ideal ao mesmo nvel da ONU (Wolton, 2004, 74), mas que necessita de uma regulao, apesar de, para este autor, a globalizao econmica continuar a ser uma forte realidade (idem). De referir ainda, que o terceiro pilar diz respeito emergncia da cultura e da comunicao como questo poltica mundial (idem), uma vez que a globalizao econmica desvaloriza a questo da diversidade cultural, enaltecida nos Direitos do Homem e to em voga nos dias de hoje.

Na esfera econmica, este processo, acelerado aps a Segunda Guerra Mundial, tem sido pautado por uma forte expanso dos fluxos de comrcio internacional e de capitais. (DGEP, 2005). Os factores que mais contriburam para este crescimento foram, segundo a mesma fonte, o progresso tecnolgico, a diminuio das restries quantitativas e de tarifas aduaneiras no comrcio global e a crescente liberalizao do movimento de capitais.

Devemos ter em conta que o aumento do peso das exportaes da China, Polnia, Repblica Checa e Hungria nas exportaes mundiais se relaciona com a sua crescente integrao na economia mundial e com a cada vez maior abertura ao exterior de alguns pases do leste da Europa, fruto da desintegrao do bloco sovitico resultante do fim da Guerra Fria.

Portugal dos pases da UE que mais sofrem com a globalizao e a deslocalizao de empresas para a Repblica Checa, Hungria e Eslovquia. De acordo com o European Restructuring Monitor, entidade que monitoriza todas as mudanas registadas em empresas que criem ou destruam empregos, as transferncias de unidades de produo para o estrangeiro anunciadas desde o incio de 2002 provocaram ou iro provocar em Ana Cristina Ferreira - Maio 2006 9

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? Portugal a perda de um nmero de postos de trabalho equivalente a 0,11% do total da populao empregada, sendo que este valor o terceiro mais alto entre todos os membros da UE, ultrapassado apenas na Finlndia e Eslovquia.

O sector em que o emprego foi mais afectado em Portugal foi o automvel, com dois teros de novos desempregados. Uma das causas deste fenmeno a sada para outros pases de empresas que desenvolviam a sua actividade em torno da Autoeuropa e que, como se sabe, tem nos ltimos anos vindo a diminuir progressivamente a sua produo. O sector dos txteis e calado aparece com uma importncia bastante mais reduzida nas deslocalizaes detectadas, embora os responsveis por este estudo admitam a existncia de casos classificados como fecho da empresa, mas que na realidade so deslocalizaes ainda por confirmar.

Os txteis, vesturio e calado e o sector automvel representam cerca de 45% das exportaes portuguesas, o que aumenta a gravidade deste fenmeno que tem vindo a acentuar-se nos ltimos anos. A fragilidade de Portugal face ao fenmeno da globalizao tem tido como prova mais clara a dificuldade de a economia acompanhar a retoma j iniciada por outros pases europeus. Uma das formas de modificar este cenrio passa por aproveitar a prpria globalizao como soluo para o desenvolvimento.

Globalizao foi a palavra de ordem na 4 Conferncia de Economia e Gesto sobre o tema Debater Davos em Lisboa em que o exemplo de expanso e crescimento em cenrio de globalizao foi dado pelo administrador da Jernimo Martins, Jos Soares dos Santos, que afirmou Portugal tem de perder o complexo da periferia e aceitar o sentimento de globalizao, da no existncia de fronteiras. Segundo o administrador, no preciso ser-se gigante para construir multinacionais e a Jernimo Martins no excepo, numa aluso ao plano de expanso do grupo a pases do leste europeu, nomeadamente a Polnia. Esta ligao ao exterior como forma de atrair novas oportunidades, uma das caractersticas do grupo Jernimo Martins que exporta para a Europa inteira com preos competitivos e com salrios menores que os dos restantes pases. (Agencia Financeira, 2006)

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

10

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? E um dos factores apontado por vrios economistas para que muitas empresas estejam a deixar o territrio luso tem a ver com a elevada carga fiscal praticada em Portugal. Como defende Soros (2004), a caracterstica do actual sistema capitalista mundial centra-se na livre circulao do capital financeiro e sendo este um factor central na produo, os pases tm de concorrer entre si para o atrair, reduzindo a sua capacidade de o tributarem e regulamentarem, como forma de segurar o capital no seu territrio.

Este autor afirma que, o capital atrado para os maiores centros de actividade financeira e distribudo a partir deles (Soros, 2004, 83). Apesar de as grandes multinacionais deterem um grande poder negocial com os governos anfitries e atravs disso determinarem os custos de transferncia e futuros investimentos, estas esto sempre disponveis a rumarem a pases que lhes proporcionem facilidades de desenvolverem a sua actividade.

Mas quando se fala de globalizao econmica devemos ter em conta que esta teve tambm o seu mrito e produziu os seus benefcios positivos como seja um nivelamento ou equiparao parcial das relaes Norte-Sul e a melhoria dos padres de vida de vrias centenas de milho de pessoas na sia, o que significou salvar vrios milhes da pobreza. (Falk, 2001, 219), estando a proporo global de pobres a diminuir nos ltimos anos.

2.2.GLOBALIZAOPOLTICA
Ora, como afirma Mendo Castro Henriques, medida que cresce a globalizao econmica entre os Estados, aumenta tambm a necessidade de compensar os efeitos negativos do globalismo. A globalizao tem, pois, que ser governada (Henriques, 1998, 8) e neste contexto que se pode referir uma das formas que os estados tm de enfrentar as dificuldades deste sistema capitalista global - atravs da unio de interesses regional. E assim que o primeiro bloco econmico regional aparece na Europa, com a criao em 1957 da Comunidade Econmica Europeia (embrio da actual UE). O regionalismo contribuiu para que a Europa agregasse capital e mantivesse a paridade tecnolgica com os Estados Unidos e o Japo, permitindo-lhe evitar a perspectiva de marginalizao moderada em relao ao mercado globalizado. (Falk, 2001, 130) Ana Cristina Ferreira - Maio 2006 11

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? Actualmente, os blocos mais importantes nesta rea so: a UE, a NAFTA (North American Free Trade Agreement), o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), a APEC (Asia- Pacific Economic Cooperation) e a ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas). No plano mundial, as relaes comerciais so reguladas pela Organizao Mundial do Comrcio OMC, que substituiu o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comrcio).

Segundo Daniel Bell, o Estado-nao est a tornar-se pequeno demais para os grandes problemas e grande demais para os pequenos problemas. E como nenhum Estado consegue resolver isoladamente os problemas globais: a degradao ambiental; a vulnerabilidade dos mercados internacionalizados; as ameaas segurana colectiva; a violao dos direitos humanos... (Henriques, 1998, 9) torna-se urgente encontrar formas de solucionar os novos desafios colocados pela crescente interdependncia dos Estados. Como?

medida que o mundo se globaliza e crescem as interdependncias, o Estado revela-se demasiado pequeno para assegurar eficazmente funes que o transcendem no espao e no tempo. Quando o Estado grande demais para exercer directamente todas as tarefas que lhe incubem, a resposta chama-se localizao e proximidade ao cidado (idem), devolvendo poderes aos cidados, s regies, aos municpios, aos privados. S desta forma o Estado manter, o que Mendo Castro Henriques chama, os princpios de bom governo, isto , as reformas na administrao pblica, a educao, a sade e segurana social, a defesa dos direitos de propriedade.

Mas as insuficincias do Estado verificadas em reas como: a segurana colectiva, a economia, os direitos humanos e o ambiente, entre outros, tornam inevitveis a partilha da governao escala internacional (Henriques, 2004). Para isso, existem organizaes como as Naes Unidas (ONU), a Organizao Mundial de Comrcio (OMC), a UE, o Conselho da Europa, o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Mundial, a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), entre muitos outros novos actores poltico-econmicos regionais e globais, que nos fazem acreditar que h razes para se olhar o mundo como uma nica ordem social. (Sousa, 2005, 91)

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

12

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? Com o fim da Guerra Fria e a emergncia da globalizao surgiram trs tendncias principais no poder global: dos pases ocidentais para os orientais; de uma ordem organizada em torno dos direitos dos Estados para uma ordem que abrange a proteco dos indivduos de ameaas globais como o genocdio, o terrorismo e o efeito de estufa; (...) e de um sistema cada vez mais definido pela integrao regional. (Leonard, 2005, 136)

Os efeitos da globalizao esto a mudar o centro de gravidade do norte para o sul e do ocidente para oriente, permitindo que dessa forma a China, a ndia e a Rssia apaream na cena internacional como as grandes potncias no novo sculo, deixando assim que 90% da populao mundial seja governada por sistema concebido para servir os interesses da Europa e da Amrica.(idem, 137)

No podemos esquecer que economia, poltica, meios militares, cultura esto intimamente ligados e que uns sem os outros no funcionam e medida que os novos tigres do Sul e do Oriente se desenvolvem, todas as instituies criadas sob a gide americana FMI, NATO, Conselho de Segurana das Naes Unidas tero de se abrir se no quiserem perder a sua legitimidade neste mundo cada vez mais multipolar e interdependente (Leonard, 2005)

2.3.GLOBALIZAOCULTURAL
Globalizao tornou-se um termo bastante comum a partir da dcada de 90, geralmente associado s grandes mudanas ocorridas no sistema econmico internacional, resultantes do aprofundamento das relaes de interdependncia entre os diversos actores internacionais, quer estes sejam Estados, organizaes internacionais, ou grupos de cidados. Embora o impacto econmico tenha sido o mais evidente, como se disse anteriormente, os efeitos da globalizao estendem-se a todos os sectores da sociedade, incluindo a cultura. E mais veloz que a globalizao econmica, pensmos que a globalizao cultural.

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

13

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? E quando se fala de cultura, pensa-se imediatamente em americanizao, isto , em tudo que se relacione com a cultura e identidade norte-americanas. o efeito dos mass media, dos filmes de Hollywood, das campanhas publicitrias, das multinacionais americanas e das suas marcas: Levis, Coca-cola, McDonalds, Microsoft, CNN. E porque no referir tambm a prpria lngua o Ingls, considerada a lngua universal. Nas palavras do Professor Villaverde Cabral, trata-se de um veculo de dominao cognitiva ao qual obrigado a submeter-se quem, oriundo de outro universo lingustico, pretenda fazer carreira... (Cabral, 2004, 2)

Mas ser que globalizao ao nvel cultural se refere a tudo o que norte-americano? Dominique Wolton pensa que no. Para este escritor francs, j nenhuma potncia pode almejar o domnio cultural. Os Estados Unidos so a primeira potncia econmica e militar, mas no a primeira potncia cultural. (Wolton, 2004, 74) Isto sucede, porque como refere quanto mais os cidados do mundo estiverem expostos a um nmero crescente de informaes, mais reagiro e se expressaro(idem) e assim reafirmaro a sua identidade.

Uma lngua, mesmo que falada por um nmero reduzido de pessoas, contm uma parte do patrimnio da humanidade, uma viso da sociedade, uma identidade que tem de coabitar com outras identidades e ser preservada. esta coabitao cultural que necessria promover e que Wolton designa por a outra globalizao. neste sentido que esta outra globalizao se torna uma nova questo poltica mundial, o terceiro pilar. Um desafio a pensar.

Contrariando a posio dos movimentos anti-globalizao, comungamos da opinio de Wolton no que se refere s vantagens da globalizao neste domnio. Quanto mais globalizao houver, mais indispensveis so as cincias sociais e humanas e maior diversidade cultural existir.

Foi neste sentido que os pases membros da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura UNESCO, reunidos em 20 de Outubro de 2005 em Conferncia Geral, adoptaram uma Conveno sobre a Proteco e a Promoo da Diversidade Cultural. Esta Conveno procurou autonomizar o sector cultural nas suas diferentes expresses face s regras aprovadas para o comrcio internacional e definidas Ana Cristina Ferreira - Maio 2006 14

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? pela OMC. A Conveno garante s autoridades nacionais o direito soberano de adoptar medidas e polticas para proteger e promover a diversidade das expresses culturais no seu territrio.4

Esta posio por parte da UNESCO surge num contexto de conscincia crescente sobre os problemas da globalizao e as suas repercusses na rea cultural. Com efeito, este sector viu as suas fronteiras alargarem-se exponencialmente, passando a abranger a gastronomia, o turismo, a literatura, o cinema, a msica, entre muitos outros, envolvendo um cada vez maior nmero de profissionais e especialidades, sendo motor de criao de riqueza e tendo um peso cada vez maior nos PIB nacionais.

Como advertiu Wolton com a coabitao cultural, estamos face histria, pois esta condensa todas as mutaes polticas que aconteceram desde os anos 50. Pressupe o fim do conflito Leste-Oeste e uma capacidade de resoluo das desigualdades NorteSul. (Wolton, 2004, 77)

Ao encontro da posio de Dominique Wolton, est tambm a de Mark Leonard, ingls e autor de Sculo XXI A Europa em Mudana (2005), obra que merece a ateno de todos quantos se interessam pelo futuro da Europa. Este autor afirma de forma bastante clara, que o sculo XXI ser protagonizado pela Europa e j no pelos EUA. Chegou o fim da ordem mundial americana. A Amrica no se retirou do mundo a sua economia e a sua segurana muito dependente dos acontecimentos globais mas tentou ver-se livre da ordem mundial que ela prpria criou. (Leonard, 2005, 136)

Esta posio, tal como a de Wolton e de muitos outros, vem na sequncia da anlise muito crtica do desempenho da administrao Bush em matria de poltica externa. Segundo estas crticas ferozes, Washington iniciou uma fogueira destinada a queimar acordos internacionais, pondo em perigo Quioto, o Tribunal Penal Internacional e os tratados ABM e sobre Armas Biolgicas. (idem) Esta posio de superpotncia, prejudicou a posio dos Estados Unidos no mundo e enfraqueceu o seu poder. Poder entendido no s como polticoeconmico, mas tambm poder cultural.

Conveno sobre a Proteco e a Promoo da Diversidade das Expresses Culturais, 2005: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001429/142919e.pdf

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

15

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? No podemos pensar que perpetuamos a nossa identidade cultural se colocarmos barreiras contra as influncias estrangeiras. Bem pelo contrrio. No se pode ser diferente sozinho. a livre circulao das obras e dos talentos que permite a perpetuao das culturas pelo acto da renovao. (Revel, 2002, 134) A globalizao no uniformiza, diversifica. A recluso esgota a inspirao. (idem, 135)

3. RUMOAUMGOVERNOMUNDIAL?
Observmos, anteriormente, que medida que o mundo se globaliza e crescem as interdependncias, o Estado mostra-se demasiado pequeno para assegurar todas as suas funes, dada a velocidade a que os acontecimentos se realizam. Da a necessidade de o Estado delegar funes quer aos prprios cidados, quer ao poder local ou regional, quer ainda a organizaes no-governamentais que podem aproximar os cidados ao poder poltico. (Henriques, 2004)

A definio clssica de cidadania, identificada com a aquisio de nacionalidade, evoluiu para um conceito mais abrangente, por forma a reflectir as novas pertenas deste mundo globalizado que no apenas a questo da nacionalidade. As transformaes da cidadania global resultam do desenvolvimento da democracia. No sculo XXI os direitos dos cidados no se ficam apenas na sua vertente poltica e cvica, mas vieram juntar-se os direitos da natureza social, econmica e cultural e os direitos das geraes futuras ao ambiente, paz e ao desenvolvimento sustentvel. (idem, pp.6)

Esta evoluo resulta do facto de o Estado somos ns, a comunidade de cidados. Apesar de o Estado continuar a ser o agente central da governao, no o nico, no est sozinho nessa caminhada. As migraes, a crescente diversidade tnica e cultural, a participao do Estado em organismos supranacionais, o comrcio internacional, as novas tecnologias de informao colocam novos desafios ao poder poltico. (Cardoso, s.d.)

Desde logo, porque a par das cidadanias nacionais emergem novas formas de identidade e participao que no se restringem ao territrio dos Estados, mas so muito mais

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

16

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? amplas e com localizao em diversos espaos. Da o surgir, para alm da cidadania nacional, uma cidadania global. (idem)

A perspectiva de democracia global continua a ser o objectivo geral primordial de todos aqueles que se encontram empenhados em construir uma governao humanista para todos os povos do planeta. O exemplo mais prximo no caminho desta democracia global foi dado pela Europa, sendo neste momento um palco de ensaio para o alargamento de formas democrticas ao nvel regional. (Falk, 2001, 300) Prova disso, a entrada de mais 10 novos Estados-membros vindos do Leste e a maioria deles pertencentes ao espao da antiga URSS.

O objectivo da democracia global est a tomar vrias formas, desde o activismo participativo de grupos de cidados transnacionais de todo o mundo at conferncias globais sob os auspcios da ONU que serviram de palcos de divergncia e de cooperao a nvel das relaes entre povos e governos. As propostas para a criao de uma Assembleia Popular Global no mbito do sistema das Naes Unidas constituem um elemento da tentativa por parte das foras democrticas transnacionais de maximizarem o seu papel na estrutura global de autoridade. (Falk, 2001)

Os Estados entendidos, no modelo vestefaliano de 1648, como os nicos detentores de autoridade interna de governo e em que nas relaes de poltica internacional no existe um poder acima do Estado (Sousa, 2005, 202), tm necessariamente de repensar este modelo que dura h mais de 350 anos por fora do processo de globalizao. Ser muito difcil sustentar que se possa compreender a distribuio e o exerccio do poder internacional contemporneo com recurso a este modelo desenvolvido no sculo XVII...(Cravinho, 2002, 292)

Defendemos, pois, a participao e a incluso dos cidados nos processos de deciso das grandes questes mundiais que nos afectam a todos ns. E a pergunta que se coloca saber se os principais decisores polticos mundiais partilham desta viso e se tero vontade e capacidade para pr em curso novas formas de governao que no passem apenas pelos modelos tradicionais competitivos inter-estaduais, que como vimos esto saturados dadas as novas preocupaes mundiais: terrorismo, aquecimento global, distribuio da riqueza,... (Fernandes, 2004) Ana Cristina Ferreira - Maio 2006 17

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? O futuro permanece aberto a um amplo espectro de possibilidades, incluindo as directamente relacionadas com a governao humanista global. A histria internacional recente, associada ao final pacfico da Guerra Fria e a luta bem sucedida contra o colonialismo, confirmou que os desfechos positivos ou desejveis ocorrem mesmo quando a maioria dos instrumentos de anlise nos fazem crer que esses resultados so praticamente impossveis. (Falk, 2001, 302) Neste sentido, os milagres polticos e sociais de facto acontecem, no por nos resignarmos a esper-los, mas sim em consequncia de um compromisso, de um empenho e de uma luta dedicada concretizao desses objectivos.

CONCLUSES
Vivemos hoje uma nova realidade. Cada vez mais o mundo um s mundo5, sendo que os acontecimentos do outro lado do globo no nos devem nem podem deixar indiferentes. Tudo est interrelacionado e interdependente na era da globalizao.

Muito mais haveria a dizer e a esclarecer sobre este tema to vasto e atraente que a globalizao. Desde logo, o primeiro desafio com que nos deparmos foi com a multiplicidade de perspectivas acerca de uma definio mais clara sobre este tema. Fica a certeza que em globalizao a poltica no pode estar dissociada da economia, nem da cultura, muito menos dos aspectos sociais. Por outro lado, a perspectiva do surgimento de um governo escala mundial tambm bastante aliciante, colocando-nos novos desafios de relacionamento com outros povos e culturas.

Como em tudo na vida h sempre o lado bom e o lado mau, na globalizao sucede o mesmo e como cidados do mundo nosso dever diminuir os efeitos negativos e perpetuar e alargar o lado positivo desta s convivncia a todos os povos. A esperana numa equitativa distribuio da riqueza, na diminuio das diferenas entre o Norte e o Sul, no fim do terrorismo, no encontrar de formas para controlar o aquecimento do
Peter Singer, australiano, professor de Biotica na Universidade de Princeton. conhecido pelo seu pensamento original e corajoso sobre matrias que vo desde o tratamento dos animais manipulao gentica. Em Um S Mundo a tica da globalizao, Singer desafia-nos a considerar o possvel significado de uma tica global no mundo actual.
5

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

18

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? planeta,... faz com que continuemos a lutar e a acreditar nos efeitos da globalizao e no progresso do nosso mundo.

REFERNCIASBIBLIOGRFICAS:
Livros: 1. Cravinho, Joo Gomes (2002). Vises do Mundo. As Relaes Internacionais e o Mundo Contemporneo. Edio Imprensa de Cincias Sociais Universidade de Lisboa. 2. Falk, Richard (2001). Globalizao Predatria uma crtica. Edio Instituto Piaget. 3. Fernandes, Jos Pedro T. (2004). Teorias das Relaes Internacionais Da Abordagem Clssica ao Debate Ps Positivista. Livraria Almedina Coimbra. 4. Leonard, Mark (2005). Sculo XXI A Europa em Mudana. Editorial Presena. 5. Maltez, Jos Adelino (2002). Curso de Relaes Internacionais. Edies Principia. 6. Martins, Manuel Gonalves (2003). Relaes e Desafios na Era da Globalizao. Edio Pedro Ferreira. 7. Revel, Jean-Franois (2002). Obsesso Antiamercana. Bertrand Editora 8. Singer, Peter (2004). Um S Mundo A tica da globalizao. Gradiva 9. Soros, George (2004). A Bolha da Supremacia Americana: Corrigir o Abuso do Poder Americano. Temas e Debates. 10. Sousa, Fernando de (Dir.) (2005). Dicionrio de Relaes Internacionais. Edies Afrontamento. 11. Wolton, Dominique (2004). A Outra Globalizao. Edies Difel.

SuporteInformtico: 1. Cabral, Manuel Villaverde (2004). Globalizao, poder e cidadania. Disponvel em: http://www.ics.ul.pt/corpocientifico/villaverdecabral/IdeiasEsq1.pdf [ Consultado em: 01-02-2006] 2. Cardoso, Carlos (s.d.). Cidadania e Globalizao. Disponvel em: http://www.eselx.ipl.pt/cidadania/globalizacao.htm [ Consultado em: 16-01-06] Ana Cristina Ferreira - Maio 2006 19

Globalizao rumo a um governo mundial ou uma nova forma de cidadania? 3. Financeira, Agncia (2006). Governo aposta no investimento e globalizao. Disponvel http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=647803&div_id=1730 [ Consultado em: 25-02-2006] 4. Globalizao, Guia da (2006) Disponvel em: http://www.globalizationguide.org [ Consultado em: 28-02-2006] 5. Henriques, Mendo Castro (1998). A globalizao: mitos e realidades. Disponvel em: http://pwp.netcabo.pt/netmendo/Artigo%20globalizao.htm [ Consultado em: 25-02-2006] 6. Henriques, Mendo Castro (2004). Panorama da Cidadania. Disponvel em: http://pwp.netcabo.pt/netmendo/panorama_da_cidadania.htm [ Consultado em: 16-01-2006] 7. Keohane, Robert e Nye, Joseph. Governance in a Globalizing World. Disponvel em: http://www.ksg.harvard.edu/visions/publication/globalizing-intro.doc [ Consultado em: 27-02-2006] 8. Machado, Carlos (1999). Paradoxes of Globalization. Disponvel em: http://www2.eeg.uminho.pt/economia/pascoa/AKEI2.pdf [ Consultado em: 2801-2006] 9. Pblica, Ministrio das Finanas e da Administrao (2005). Globalizao: tendncias recentes do comrcio internacional. Disponvel em: http://www.dgep.pt/cx225glob_recen_comer_intern.html [ Consultado em: 25-02-2006] 10. Santos, Boaventura de Sousa (2005). A crtica da governao neoliberal: o Frum Social Mundial como poltica e legalidade cosmopolita subalterna. Disponvel em: http://www.ces.fe.uc.pt/bss/documentos/rccs_72_7_44.pdf [ Consultado em: 28-02-2006] 11. UNESCO (2005). Conveno sobre a Proteco e a Promoo da Diversidade das Expresses Culturais. Disponvel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001429/142919e.pdf [ Consultado em 08-03-2006] em:

Ana Cristina Ferreira - Maio 2006

20

You might also like