You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADMICA DE CINCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSOS DE GRADUAO:

ENGENHARIA DE AMBIENTAL CAMPUS POMBAL PB

DISCIPLINA: LABORATRIO DE FSICA PROFESSOR: JOS ROBERTO BEZERRA DA SILVA

Medio em circuitos eltricos e potncia eltrica

RELATRIO N: 08 ALUNA: PALOMA MARA DE LIMA FERREIRA MATRCULA: 90921076 TURMA: 02 A REALIZAO DO EXPERIMENTO: 01 de novembro de 2011

Pombal - PB, 2011

PALOMA MARA DE LIMA FERREIRA

Medio em circuitos eltricos e potncia eltrica

Relatrio apresentado disciplina de Laboratrio de Fsica do Curso de

Engenharia Ambiental como pr-requisito para obteno parcial de nota.

Prof. Jos Roberto Bezerra da Silva

Pombal - PB, 2011

RESUMO

Neste experimento temos como objetivo verificar experimentalmente a potncia eltrica e a corrente eltrica apresentada pelos elementos de um circuito. Comparando a corrente eltrica e a voltagem eltrica presentes dos resistores analisados obtidos pelo voltmetro e pelo ampermetro em uma associao em srie, com os valores calculados no experimento, para assim constatar se a potncia eltrica e a corrente eltrica esto de acordo com a faixa de tolerncia admitida para cada um especificamente.

INTRODUO

Uma corrente eltrica um fluxo ordenado de partculas carregadas (partculas dotadas de carga eltrica). Em um fio de cobre, a corrente eltrica formada por minsculas partculas dotadas de carga eltrica negativa, denominadas eltrons -- eles so os portadores da carga eltrica. A corrente eltrica, num circuito, representada pela letra I e sua intensidade poder ser expressa em ampres (smbolo A), em miliampres (smbolo A) ou outros submltiplos tal qual o microampres (smbolo mA). Potncia a medida da variao de energia ou trabalho, dentro de um determinado intervalo de tempo. A unidade de medida para a potncia eltrica no SI o watt (W). Um watt de potncia o trabalho realizado durante um segundo, por um volt de tenso para movimentar uma carga de um coulomb. Como um coulomb por segundo um ampre, a potncia em watts igual ao produto volt x ampre. Ento, uma potncia eltrica de um elemento resistivo em um circuito pode ser calculada pela equao a seguir: Assim:

onde: P a potncia em watts V a tenso/voltagem em volts I a corrente em ampres

Para se calcular a potncia eltrica total dissipada pela associao de resistores pode-se usar a seguinte relao:

MATERIAL E MTODOS

Foram utilizados no experimento os seguintes materiais: 01 quadro eletroeletrnico para associao eletro eletrnicas EQ230; 01conector com ponte eltrica; 01 chave liga-desliga; 02 conectores com resistores R1 e R2; 06 conexes de fios com pinos de presso; 01 voltmetro (multiteste na escala 20 V CC); 01 ampermetro (multiteste na escala de 10 A CC); 01 fonte CC tipo EQ030.

O equipamento usado para experimento conforme mostra a figura 1:

Figura 1: Equipamento usado para experimento

Logo, aps a montagem do equipamento iniciamos o experimento conectando os medidores eltricos, mantendo a chave auxiliar desligada. Ligamos a fonte de alimentao e a regulamos para 0 VCC. Logo aps, classificamos o tipo de associao resistiva existente entre os pontos B2 e E1, a associao entre as resistncias eltricas R1 e R2 e a associao resistiva entre todos os componentes do circuito como sendo associaes em srie. Verificamos tambm o comportamento da corrente eltrica nesse tipo de associao, na qual percebemos que a corrente no se divide. Em seguida conectamos o ampermetro aos bornes D2 e E2 do circuito, regulamos a fonte para 10 VCC e ligamos a chave para ento fazermos a leitura do

ampermetro. Em seguida, verificamos que as correntes dos elementos do circuito obedecem seguinte relao: .

Aps, conectamos o voltmetro ao resistor R1 para obtermos a voltagem, com isso podemos calcular a potncia eltrica nesse circuito. Logo aps, alteramos a posio do voltmetro conectando-o ao resistor R2, onde encontramos outra voltagem e logo aps calculamos a respectiva potncia eltrica dissipada pelo resistor R2. Alteramos a posio do voltmetro conectando-o a associao formada pelos resistores R1 e R2, obtemos uma voltagem total assim calculamos a potncia total do circuito, em todos os casos utilizamos a mesma corrente. Por ltimo, verificarmos a potncia eltrica dissipada pela associao de resistores (potncia total) e comparamos com a potncia encontrada na associao formada pelos resistores R1 e R2. Assim podemos verificar a relao que as potncias dos elementos dos circuitos obedecem.

RESULTADOS E DISCUSSO

No experimento utilizamos uma associao em srie com dois resistires com o auxilio do ampermetro obtivemos o valor da corrente eltrica onde observamos que a corrente eltrica no se divide, assim verificamos que as correntes dos elementos do circuito obedecem seguinte relao.

Utilizando o voltmetro conectado no resistor voltagem dissipada pelo resistor

obtivemos a leitura da

Empregando a expresso .

determinamos a potncia eltrica

dissipada pelo resistor

Da mesma forma utilizando o voltmetro conectado no resistor leitura da voltagem dissipada pelo resistor

obtivemos a

Empregando a expresso .

determinamos a potncia eltrica

dissipada pelo resistor

Quando alteramos as posies do voltmetro conectando-o a associao formada pelos resistores R1 e R2, obtemos experimentalmente a leitura e de uma voltagem total dissipadas pelos dois resistores. Empregando a expresso determinamos a potncia eltrica dissipada pelos resistores R1 e R2.

Assim podemos verificar a relao existente entre a diferena de potencial V do circuito e as diferenas de potenciais , sobre os resistores Observamos

que a diferena de potencial dos elementos do circuito obedece seguinte relao:

Para o clculo do erro do movimento, utilizamos a formula: | | | |

Como o erro se mostrou mnimo, podemos afirmar que a diferena de potencial dos elementos do circuito esta dentro dos limites de erro admitidos. Da mesma forma podemos verificar a relao existente entre a potncia circuito e as potncias , sobre os resistores do

Observamos que o potencial

total dos elementos do circuito obedece seguinte relao:

Para o clculo do erro do movimento, utilizamos a formula: | | | |

Como o erro se mostrou mnimo, podemos afirmar que a potncia total dos elementos do circuito esta dentro dos limites de erro admitidos.

CONSIDERAES FINAIS

Diante dos resultados obtidos, podemos verificar experimentalmente teoria de potncia eltrica. Determinamos atravs de clculos a potncia eltrica de um resistor em srie, e quando comparado com o valor experimental determinado pelo voltmetro aps ser regulada a funo adequada, observamos os valores calculados e os valores experimentais so aproximadamente iguais, considerando um erro mnimo calculado. Assim, comprovamos experimentalmente a veracidade da teoria de potncia eltrica.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICA

Potncia eltrica. Disponvel em:

http:// www.efeitojoule.com/2010/06/potencia-

eletrica-potencia-eletrica.html. Acessado em: 07 de novembro de 2011.

Potncia

eltrica.

Disponvel

em: Acessado

http:// em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%AAncia_el%C3%A9trica. Acessado em: 07 de novembro de 2011

Corrente eltrica. Disponvel em:

http://pt.scribd.com/doc/57129635/circuitos-

eletricos. Acessado em: 07 de novembro de 2011.

You might also like