You are on page 1of 11

ASSOCIAO BRASILEIRA

DE

PSICOLOGIA Estatuto

SOCIAL

ABRAPSO

Captulo I Denominao, Sede, Foro Jurdico, Finalidades e Atividades Art. 1o. A ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL - ABRAPSO, daqui por diante designada por ABRAPSO, fundada em 10 de julho de 1980, associao civil de direito privado, autnoma, sem fins lucrativos, com sede e foro jurdico em So Paulo/SP na rua Ministro Godi, 1.029, sala 326, Perdizes, CEP 05015-001, CNPJ 53.285.383/0001-58. Art. 2. Art. 3. A ABRAPSO ter durao por prazo indeterminado. A ABRAPSO possui as seguintes finalidades:

a) congregar pessoas que se interessam pelo desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil; b) garantir e desenvolver as relaes entre pessoas dedicadas ao estudo, ensino, investigao e aplicao da Psicologia em uma perspectiva social no Brasil; c) propiciar a difuso e o intercmbio de informaes sobre o desenvolvimento do conhecimento e prtica da Psicologia Social; d) promover a integrao da Psicologia com outras reas do conhecimento que atuem em uma perspectiva social crtica; e) incentivar e apoiar institucionalmente o desenvolvimento de aes no campo social e comunitrio. Art. 4. Para atingir as suas finalidades, a ABRAPSO desenvolver as seguintes atividades: a) promover, ministrar, realizar, organizar, assistir, incentivar e participar de atividades tcnico-cientficas, inclusive congressos, cursos, palestras, seminrios, debates, conferncias e reunies; b) manter relaes institucionais de mbito nacional e internacional visando o desenvolvimento da cooperao cientfica com entidades afins; c) promover a edio e publicao de trabalhos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia Social, por meio de livros, revistas, jornais, boletins, anais e outros instrumentos de comunicao que entender necessrios. Pargrafo nico. A ABRAPSO, por meio do Conselho Diretor, poder autorizar o uso do seu nome para edio de um dos instrumentos de comunicao acima mencionados, desde que a edio seja congruente s suas finalidades e que, na comercializao do produto editorial, haja desconto de no mnimo cinqenta por cento do valor de seu preo de

venda final aos associados em dia com a anuidade. Captulo II Associados Art. 5. O quadro de associados ser formado por nmero ilimitado de pessoas e composto dos que solicitarem e forem aceitos pela Diretoria Nacional. o Art. 6 . Para ser admitido como associado o interessado dever preencher os seguintes requisitos: a) requerer sua admisso ao Ncleo ou a Vice Regional que, aprovando-a, a encaminhar Diretoria Nacional para homologao; b) pagar a anuidade, aps a aprovao da admisso; c) fornecer cpia dos documentos que lhe forem solicitados. Art. 7o. So categorias de associados:

a) Fundadores.

So as pessoas que desempenharam papel importante na formao da ABRAPSO at a data de sua fundao e que subscreveram a respectiva ata. ensino, investigao, aplicao ou difuso, estejam contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil.

b) Titulares. So os profissionais em qualquer rea que, atravs do

c) Estudantes.

So as pessoas no graduadas interessadas no desenvolvimento da Psicologia Social.

Pargrafo 1o. Somente sero considerados associados da ABRAPSO aqueles que estiverem quites com a tesouraria, no havendo entre as categorias qualquer distino de direitos e deveres, exceto as previstas neste estatuto. Pargrafo 2o. A contribuio anual a ser paga pelos estudantes ser equivalente metade da contribuio devida pelos demais associados. Pargrafo 3o. Os estudantes no podero ser eleitos para cargos do Conselho Diretor. Pargrafo 4o. Os associados de quaisquer categorias esto submetidos a perodo de carncia de dois meses nos seus direitos de votar e ser votado, a contar da data de sua admisso, sendo resguardado o direito palavra em assemblias e reunies. Art. 8. So direitos dos associados:

a) participar das atividades da ABRAPSO e votar nas Assemblias Gerais;

b) votar e ser votado para cargos estatutrios, exceto quando este estatuto no permitir; c) receber as publicaes que a ABRAPSO fizer; d) solicitar a convocao de assemblias gerais, desde que representem um quinto da totalidade dos associados; e) solicitar excluso do quadro social, mediante comunicao Diretoria Nacional com antecedncia de 5 (cinco) dias, no cabendo neste caso ou outra hiptese de desligamento qualquer pagamento ou reparao; f) recorrer assemblia geral quando tiver sido excludo do quadro de associados. Art. 9. So deveres dos associados:

a) cumprir e fazer cumprir este estatuto; b) colaborar no aperfeioamento e expanso das atividades da ABRAPSO; c) zelar pelo patrimnio da ABRAPSO; d) pagar pontualmente as anuidades, sob pena de excluso automtica do quadro associativo aps o atraso de duas seguidas ou quatro alternadas. Art. 10. Os associados no respondem, nem pessoal, nem subsidiariamente, pelas obrigaes assumidas em nome da ABRAPSO. Advertncia e excluso de associados Art. 11. Deixaro de ser associados os que o solicitarem ou forem excludos pela Diretoria Nacional. Art. 12. quando: a) O associado ser julgado e punido pelo Conselho Diretor

agir de forma a constranger, sob qualquer aspecto, outro associado, empregado ou prestador de servio da entidade, a critrio da Diretoria Nacional; b) desrespeitar valores morais, ticos e sociais cuja observao exigida de forma geral pela sociedade, a critrio da Diretoria Nacional; c) tiver sobre si condenao transitada em julgado de ilcito penal, civil ou administrativo, podendo a punio ser solicitada por outro associado ou de ofcio pela Diretoria Nacional; d) no cumprir este estatuto ou o usar indevidamente. Pargrafo 1o. O associado poder se defender das acusaes que lhe forem feitas no prazo de 15 (quinze) dias a contar de sua intimao para faz-lo, em petio dirigida Diretoria Nacional.

Pargrafo 2o.

No sendo possvel localizar o associado no endereo constante nos registros da ABRAPSO ele ser intimado por edital a ser publicado resumidamente em qualquer jornal circulante no municpio da sede social da ABRAPSO

Pargrafo 3o.O Conselho Diretor poder, em deciso fundamentada a ser proferida em at 30 (trinta) dias aps a apresentao da defesa, absolver ou aplicar as seguintes penas aos associados, dependendo da gravidade do ato, no ficando, porm, adstrito gradao: a) b) c) d) advertncia escrita; suspenso por 30 (trinta) dias; suspenso por 12 (doze) meses; excluso. Da deciso do Conselho Diretor caber recurso Assemblia Geral no prazo preclusivo de 15 (quinze) dias a contar da intimao da punio por Aviso de Recebimento dos correios.

Pargrafo 4o.

Pargrafo 5o.A deciso de aplicao de qualquer penalidade ao associado ser ratificada pela maioria simples dos associados presentes na Assemblia Geral seguinte data da aplicao da punio. Pargrafo 6o. Enquanto no se realizar a Assemblia Geral, para efeito do previsto no pargrafo anterior, o Conselho Diretor poder aplicar pena de suspenso imediata e preventiva do associado, sempre que a gravidade da falta assim recomendar.

Pargrafo 7o.O associado excludo poder pleitear seu re-ingresso nos quadros da ABRAPSO, solicitao que ser analisada pela Diretoria Nacional. Captulo III Administrao Art. 13. a) b) c) d) e) A ABRAPSO ser administrada pelas seguintes instncias:

Assemblia Geral Conselho Diretor Diretoria Nacional Vice-Presidncias Regionais Coordenadoria de Ncleos

Pargrafo 1o. O exerccio de qualquer cargo ou funo na ABRAPSO no ser remunerado, podendo haver o reembolso de despesas feitas em benefcio dela.

Pargrafo 2o. Todas as instncias de administrao da ABRAPSO devero elaborar regimento interno em consonncia com este estatuto. Assemblia Geral Art. 14. A Assemblia Geral associados e o rgo deliberaes aprovadas por quando a legislao ou este composta pela reunio de todos os soberano da ABRAPSO, sendo suas maioria simples dos presentes, exceto estatuto no permitirem.

Art. 15. As Assemblias Gerais sero convocadas na forma deste estatuto por carta, fax ou e-mail, devendo indicar o local, data, hora e pauta. Art. 16. As Assemblias Gerais sero presididas pelo presidente da Diretoria Nacional ou seu substituto. Na falta destes, a Assemblia Geral dever eleger quem a dirigir naquele ato. Art. 17. As Assemblias Gerais sero instaladas, em primeira convocao, com a presena da maioria absoluta dos associados ou, em segunda convocao, meia hora aps o horrio marcado, com qualquer nmero. Pargrafo nico. permitido o voto por correspondncia.

Art. 18. Compete Assemblia Geral: a) reformar este estatuto; b) destituir os administradores; c) eleger e destituir os associados que comporo os rgos administrativos da ABRAPSO; d) aprovar o oramento-programa e o balano geral, que devero ser acompanhados de parecer do Conselho Diretor; e) autorizar a aquisio, alienao, hipoteca ou gravame de qualquer natureza dos bens imveis da ABRAPSO; f) extinguir a ABRAPSO, desde que tal deciso tenha sido acatada por dois teros dos associados com direito a voto, hiptese em que seu patrimnio social ser revertido em favor de associao cientfica similar a ser escolhida pelos presentes em tal ato; g) julgar, em segundo grau, recurso interposto pelo associado excludo pela Diretoria Nacional; h) fixar bienalmente o valor da anuidade a ser paga pelos associados entre janeiro e junho de cada ano, devendo cinqenta por cento da sua arrecadao ser destinada Diretoria Nacional, quarenta por cento para a Vice-Presidncia Regional e dez por cento para a Coordenadoria do Ncleo ao qual o associados estiver vinculado; i) aprovar a filiao da ABRAPSO a qualquer outra entidade cientfica e/ou de qualquer espcie, a partir de consulta s Vice-Presidncias Regionais.

Pargrafo 1o. Para os casos das letras a e b ser obrigatrio o voto concorde da maioria simples dos associados presentes, com direito a voto, em primeira convocao, devendo a Assemblia Geral ser extraordinria e convocada especialmente para tais fins. Pargrafo 2o. A Assemblia Geral Ordinria ser realizada a cada dois anos e dever ser convocada pela Diretoria Nacional com trinta dias de antecedncia, durante os encontros nacionais da ABRAPSO. Pargrafo 3o. As Assemblias Gerais Extraordinrias podero ser convocadas em qualquer poca pela Direo Nacional, pela maioria do Conselho Diretor, pela maioria dos associados de uma Vice-Presidncia Regional ou por um quinto do quadro geral dos associados, desde que observado o prazo mnimo de quinze dias de antecedncia e que o local da sua realizao seja aceito pela maioria das Vice-Presidncias Regionais. Pargrafo 4o. A Assemblia Geral que aprovar a extino da ABRAPSO decidir quanto ao destino do seu patrimnio e nomear Comisso com 5 (cinco) associadas com plenos poderes para cumprir tal objetivo, sendo preferencialmente destinado entidade congnere e sem fins lucrativos. Pargrafo 5o. No caso de destituio da Diretoria Nacional, parcial ou total, a mesma Assemblia Geral que assim proceder dever eleger a nova Diretoria Nacional para complementar o mandato da destituda. Conselho Diretor Art. 19. O Conselho Diretor constitudo pelos membros da Diretoria Nacional, por todos os Vice-Presidentes Regionais e pelos Coordenadores dos Ncleos.

Pargrafo 1o. O Conselho Diretor reunir-se- ordinariamente uma vez por semestre, cabendo a este deliberar sobre questes de interesse da ABRAPSO, na impossibilidade de se convocar Assemblias Gerais nacionais. Pargrafo 2o. Caber ao Conselho Diretor escolher associados para substiturem membros da Diretoria Nacional ou VicePresidncias Regionais nos casos de morte, renncia ou quaisquer outros motivos, devendo a escolha ser ratificada pela primeira Assemblia Geral que ocorrer aps tal ato. Diretoria Nacional Art. 20. A Diretoria Nacional constituda de sete membros eleitos bienalmente dentre os associados titulares e fundadores, sendo

permitida a reeleio apenas por uma vez. Art. 21. A Diretoria Nacional funcionar na forma de colegiado, sendo que em sua 1a. reunio, que dever ocorrer em trinta dias a contar da data de sua eleio, dever-se- indicar por maioria simples dentre seus componentes: a) um Presidente; b) um Secretrio; c) um Tesoureiro. Pargrafo nico. A Diretoria Nacional poder, a qualquer tempo, fazer nova indicao de pessoas para ocuparem os cargos acima mencionados, dentro das que a compem. Art. 22. So atribuies da Diretoria Nacional: a) orientar e fiscalizar o cumprimento este estatuto e as atribuies das Vice-Presidncias Regionais e dos Ncleos da ABRAPSO; b) apresentar por escrito, ao final de cada gesto, em Assemblia Geral Ordinria, relatrio das atividades desenvolvidas durante o binio, o nmero de associados e a situao financeira da ABRAPSO; c) resolver quanto s atividades cientficas a serem promovidas e a participao ou no da ABRAPSO em eventos cientficos; d) convocar as Assemblias Gerais; e) propor reforma estatutria Assemblia Geral; f) admitir e excluir associados; g) resolver os casos omissos. Pargrafo 1o. As reunies da Diretoria Nacional sero convocadas com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias pelo presidente da Diretoria Nacional por e-mail, fax ou carta. Pargrafo 2o. Perder o cargo de Diretor aquele que deixar de pertencer aos quadros da ABRAPSO ou que faltar a 3 (trs) reunies consecutivas ou a 5 (cinco) alternadas, sem justificativa, no perodo de doze meses. Art. 23. Compete ao Presidente da Diretoria Nacional: a) representar a ABRAPSO ativa e passivamente, em juzo ou fora dele; b) convocar, instalar e presidir as Assemblias Gerais e as reunies da Diretoria Nacional; c) assinar cheques e documentos referentes s transaes financeiras juntamente com o tesoureiro; d) cumprir e fazer cumprir o estatuto e as decises da Diretoria Nacional e da Assemblia Geral; e) administrar a ABRAPSO; f) preparar o oramento-programa, o balano geral, os relatrios administrativos e econmicos e apresent-los aos demais membros da Diretoria Nacional e Assemblia Geral; g) admitir e demitir empregados;

h) constituir mandatrios, procuradores e advogados; i) aplicar penalidades aos associados que infringirem este estatuto; Art. 24. Compete ao Secretrio:

a) redigir as atas das Assemblias Gerais e das reunies da Diretoria Nacional. b) manter em ordem os livros, a correspondncia, as atas e a documentao da ABRAPSO. c) preparar a documentao para a admisso de associados; d) assinar cheques e documentos financeiros juntamente com o tesoureiro, na ausncia do presidente. Art. 25. Compete ao Tesoureiro:

a) manter atualizada e em ordem a contabilidade e o livro caixa; b) relatar Assemblia Geral e Diretoria Nacional a situao patrimonial e sua transformao; c) elaborar os balancetes, o balano geral, a previso oramentria de cada exerccio e zelar pela conciliao das contas; d) zelar pela manuteno, destinao e transformao do patrimnio; e) administrar os bens mveis e imveis e demais recursos materiais e financeiros da ABRAPSO; f) assinar cheques e documentos financeiros juntamente com o presidente ou, na ausncia deste, com o secretrio. Vice-Presidncias Regionais Art. 26. As Vice-Presidncias Regionais so constitudas por cinco membros eleitos bienalmente dentre os associados titulares e fundadores, sendo permitida a reeleio apenas por uma vez. Pargrafo nico. Haver tantas Vice-Presidncias Regionais quantas forem as regies, assim definidas em Assemblia Geral. Art. 27. As Vice-Presidncias Regionais funcionaro na forma de colegiado, sendo que, em sua 1a. reunio, que dever ocorrer em trinta 30 dias a contar da data de sua eleio, devero ser indicados por maioria simples, dentre seus componentes: a) um Vice-Presidente; b) um Secretrio Regional; c) um Tesoureiro Regional. Pargrafo nico. O colegiado das Vice-Presidncias poder, a qualquer tempo, fazer nova indicao de pessoas para ocuparem os cargos acima mencionados, dentro das que a compem. Art. 28. A Vice-Presidncia Regional uma instncia autnoma e

articuladora regional que congrega, no mnimo, trs ncleos. Art. 29. Compete s Vice-Presidncias Regionais: a) promover encontros regionais a cada dois anos, no mnimo. b) organizar e representar a ABRAPSO cientfica e administrativamente na sua regio; c) cumprir e fazer cumprir este estatuto; d) prestar contas dos resultados financeiros e administrativos de suas atividades Direo Nacional ao final de cada ano. Art. 30. Compete aos Vice-Presidentes Regionais: a) apresentar anualmente Direo Nacional a relao de associados em dia e em dbito com a anuidade; b) apresentar por escrito, ao final de cada gesto, em Assemblia Geral Ordinria, relatrio das atividades desenvolvidas durante o binio, o nmero de associados e a situao financeira da respectiva regio. Ncleos Art. 31. Os Ncleos so instncias autnomas e articuladoras locais que congregam, no mnimo, oito associados em dia com a anuidade. Art. 32. Os Ncleos funcionaro na forma de colegiado, sendo que, em sua primeira reunio, que dever ocorrer em trinta dias a contar da data de sua criao, devero ser indicados por maioria simples dentre seus componentes: a) um Coordenador; b) um Secretrio de Ncleo; c) um Tesoureiro de Ncleo. Pargrafo nico. O colegiado dos Ncleos poder, a qualquer tempo, fazer nova indicao de pessoas para ocuparem os cargos acima mencionados, dentro das que a compem. Art. 33. Os Coordenadores dos Ncleos sero eleitos bienalmente, podendo ser reeleitos apenas uma vez, sendo referendados nas Assemblias Geral Regionais ou Nacional. Art. 34. Compete aos Ncleos: a) promover eventos e/ou apresentar relatos de trabalhos nos campos social e comunitrio desenvolvidos em sua rea de abrangncia, nos encontros regionais ou nacional; b) organizar e representar a ABRAPSO cientfica e administrativamente na sua regio; c) cumprir e fazer cumprir este estatuto; d) apresentar relatrios de suas atividades Vice-Presidncia Regional ou Diretoria Nacional, na ausncia da primeira, ao final de cada ano.

Art. 35. Compete aos Coordenadores dos Ncleos: a) apresentar anualmente Vice-Presidncia Regional qual est vinculada a relao de associados em dia e em dbito com a anuidade; b) apresentar por escrito, ao final de cada gesto, em Assemblia Geral Ordinria, relatrio das atividades desenvolvidas durante o binio, o nmero de associados e a situao financeira da respectiva regio. Eleies Art. 36. Os candidatos a cargos estatutrios devero apresentar suas inscries Comisso Eleitoral que for designada pelo Conselho Diretor, que dever divulgar os seus nomes aos associados antes da realizao da Assemblia Geral Ordinria nacional que realizar o pleito. Art. 37. Por ocasio das inscries os candidatos devero apresentar propostas quanto s diretrizes polticas a serem seguidas na administrao da ABRAPSO, submetendo-as ao conhecimento da Assemblia Geral, que as discutir sem deliberar a respeito. Art. 38. Os associados eleitos para ocuparem cargos nas Diretorias Nacional e Regionais e nas coordenaes dos Ncleos tomaro posse no ms de janeiro seguinte eleio. Captulo IV Patrimnio Art. 39. O patrimnio ser constitudo pelos valores consignados em sua escriturao. Art. 40. vedado o gravame do patrimnio a qualquer ttulo sem prvia autorizao da Assemblia Geral. Art. 41. Constituem-se formas de sustentao da ABRAPSO: a) anuidades pagas pelos associados; b) locaes, convnios, subvenes, doaes, subsdios, legados, auxlios etc. c) receita oriunda da realizao de cursos, conferncias, encontros nacionais e regionais etc. d) outras fontes compatveis com o modo de proceder e a natureza jurdica da ABRAPSO, mediante aprovao prvia do Conselho Diretor. Captulo V Disposies Gerais Art. 42. vedada a concesso de aval ou fiana em nome da ABRAPSO a qualquer ttulo e a quem quer que seja.

Art. 43. Este Estatuto poder ser modificado mediante a prvia apresentao de proposta pela Diretoria Nacional, por uma VicePresidncia Regional ou por grupo que represente pelo menos dez por cento dos membros da ABRAPSO. Pargrafo nico. A reforma do estatuto dever ser aprovada pela maioria simples dos presentes na Assemblia Geral que for convocada especificamente para a apreciao deste assunto. Art. 44. O exerccio fiscal coincidir com o ano civil. So Paulo, 6 de setembro de 2006.

Ana Maria Jac Vilela Presidente da Diretoria Nacional

Josenir Teixeira OAB/SP 125.253

You might also like