You are on page 1of 32

CENTRO TECNOLGICO DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

MARCELO DOS SANTOS SILVA

ESTUDO SOBRE O GERENCIAMENTO E O ARMAZENAMENTO DE DADOS COM USO DA TECNOLOGIA DE VIRTUALIZAO

So Paulo 2009

CENTRO TECNOLGICO DA ZONA LESTE


FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

MARCELO DOS SANTOS SILVA

ESTUDO SOBRE O GERENCIAMENTO E O ARMAZENAMENTO DE DADOS COM O USO DA TECNOLOGIA DE VIRTUALIZAO

Monografia apresentada no curso de Tecnologia em Informtica com nfase em gesto de negcio na FATEC ZL como requerido parcial para obter o Ttulo de Tecnlogo em Informtica com nfase em gesto de negcio. Orientador: Edinei Urchei Nunes

So Paulo 2009

Silva, Marcelo dos Santos Estudo sobre o gerenciamento e o armazenamento de dados com o uso da tecnologia de virtualizao / Marcelo dos Santos Silva So Paulo, SP : [s.n], 2009.S121d 00f. Orientador: Edinei Urchei Nunes. Monografia Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. Bibliografia: f. 1. Virtualizao. 2. Servidores. 3. Informtica. I. Nunes, Edinei Urchei. II. Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. CDU 576.72: 578

CENTRO TECNOLGICO DA ZONA LESTE


FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

MARCELO DOS SANTOS SILVA

ESTUDO SOBRE O GERENCIAMENTO E O ARMAZENAMENTO DE DADOS COM O USO DA TECNOLOGIA DE VIRTUALIZAO

Monografia apresentada no curso de Tecnologia em Informtica com nfase em gesto de negcio na FATEC ZL como requerido parcial para obter o Ttulo de Tecnlogo em Informtica com nfase em Gesto de Negcios. COMISSO EXAMINADORA

______________________________________

______________________________________

______________________________________

So Paulo, ____ de________ de 2009.

A Deus, aos meus pais e aos meus amigos...

companheiros de todas as horas...

AGRADECIMENTOS

A todos os meus amigos, que de alguma forma me ajudaram e partilharam das minhas dvidas e anseios durante a confeco deste trabalho de Concluso de Curso. Especial agradecimento ao meu orientador e mestre Edinei que me amparou e me guiou no desenrolar deste Trabalho. Agradeo tambm a minha famlia sempre presente em todos os momentos da minha vida e que sempre orientaram-me, trazendo paz e pacincia para que eu me tornasse quem sou hoje.

Se existe uma forma de fazer melhor, descubra-a. Thomas Edison

RESUMO

ABSTRACT

Sumrio 1. INTRODUO........................................................................................................13 1.1 Objetivo.................................................................................................................14 1.2 Metodologia...........................................................................................................14 1.3 Justificativa............................................................................................................14 2. INFORMAO E GERENCIAMENTO...................................................................16 2.1 Difuso e armazenamento....................................................................................17 3. CONCEITO DE VIRTUALIZAO..........................................................................19 3.1 Tipos de Virtualizao..........................................................................................20 3.2 Virtualizao x Emulao......................................................................................20 3.3 Mquinas Virtuais..................................................................................................21 3.4 Monitor de Mquina Virtual...................................................................................22 3.5 Tcnicas de Virtualizao.....................................................................................23 3.5.1 Virtualizao por abstrao Hardware...............................................................23 3.5.2 Virtualizao por nvel de software....................................................................27 4. APLICAES DA VIRTUALIZAO.....................................................................30 5. ESTUDO DE CASO...............................................................................................31 6. CONSIDERAES FINAIS...................................................................................32 7. REFERNCIAS......................................................................................................33

13 1. INTRODUO

O mundo globalizado atualmente requer cada vez mais maior controle e uso eficiente das informaes, sendo estas de grande importncia devido ao seu grau de agregao de valor aos produtos e servios que so ofertados do e para o mercado.

Devido a grande diversidade de aplicativos e sistemas operacionais, e tambm ao grande volume de informaes que so geradas, o custo relacionado a aquisio, gerenciamento e a manuteno de servidores e dos dados armazenados extremamente alto e de elevado risco, alm de concentrar em diversos equipamentos informaes que poderiam estar alojadas em um nico local.

Soma-se a estes fatores o alto investimento em infra-estrutura e o no aproveitamento do real poder de processamento de tais equipamentos, gerando uma sub-alocao de recursos dos ativos existentes.

Neste cenrio, a tecnologia de virtualizao de hardware e software aparece como soluo para tais problemas, possibilitando em um mesmo equipamento a utilizao de dois ou mais sistemas operacionais, alm da execuo de aplicaes desenvolvidas para ambientes diferentes.

A virtualizao traz grandes benefcios devido a reduo de custos, facilidade no gerenciamento e armazenamento das informaes, alm de proporcionar um baixo custo na manuteno dos equipamentos uma vez que

14 possibilita a reduo no nmero dos mesmos, e um maior poder de processamento atravs da adequada utilizao do potencial que o equipamento oferece.

1.1

Objetivo O objetivo deste trabalho o de demonstrar que o recurso de

virtualizao possibilita um maior ganho de performance e eficincia no poder de processamento de servidores alm de facilitar o gerenciamento e armazenamento de dados, trazendo maior segurana e reduo de custos no que se refere a aquisio e manuteno destes equipamentos, e um melhor aproveitamento da infra-estrutura.

1.2

Metodologia A metodologia utilizada para este trabalho conta com reviso de

referncias bibliogrficas e apresentao de estudo de caso, o qual ilustra de forma prtica a aplicao de tal tecnologia e as mudanas que esta representou aps sua implantao.

1.3

Justificativa A demanda por tecnologias que visam a reduo de custo e alta

performance so constantemente procuradas pelas organizaes, muitas vezes ignorando ferramentas j existentes no mercado e que permitem o aproveitamento dos recursos tecnolgicos que as empresas possuem, alm de dar sobrevida a sistemas legados.

15

A virtualizao, apesar de no ser um recurso novo, tem sido alvo da mdia especializada e apontada como a tecnologia que, segundo o jornal El Pas (26/12/2007), ter maior impacto nas empresas at 2012.

16 2. INFORMAO E GERENCIAMENTO

O grande diferencial dentro de um empreendimento, seja este pessoal ou profissional (inclui-se tambm o mbito empresarial), est no que se refere ao conhecimento que se possui em relao ao campo de atuao, e o eficiente uso de tal conhecimento para alcanar metas e objetivos.

A informao, no campo corporativo, a matria-prima essencial em todos os processos: desde antes da constituio da empresa at a finalizao de um produto e/ou servio e tudo inerente a estes antes, durante e aps a sua concepo.

De acordo com TADAO (2000):


A capacidade de gerar, tratar e transmitir informao a primeira etapa de uma cadeia de produo que se completa com a sua aplicao no processo de agregao de valor a produtos e servios.

Um fator importante a ser considerado na utilizao de tal matriaprima o seu correto processamento e contextualizao, pois, segundo Santos (2005, apud DRUCKER apud DAVENPORT 1998 p.18), informaes so dados dotados de importncia e propsito.

Independente do ambiente a que tais informaes se destinem, a sua forma primitiva requer critrios na sua elaborao. Coleta, classificao e

codificao so os passos necessrios para a transformao de dados em informaes. Santos (2005) afirma que os mtodos de coleta de informaes precisam ser projetados de forma que minimizem a variao de interpretaes, com o intuito da busca da transparncia, devendo esta permear no s esse processo

17 de coleta, mas toda a seqncia de processos do tratamento das informaes: identificao, compilao, distribuio, anlise e uso. A relevncia ao final destes processos ser dado pelos usurios, que de acordo com Barreto (2000), s tem valor para o consumidor a informao que, ao lhe ser disponibilizada, potencialmente til, relevante.

O gerenciamento introduzido no momento da busca dos dados e na forma em que esse processo deve ocorrer (SANTOS, 2005), alm de sua adequada forma de compilao e armazenamento.

Ainda, segundo Santos (2005), o intercmbio de informaes era feito atravs de papel (catlogos, fax etc.), o que gerava atrasos e erros nas informaes compartilhadas. Tendo em vista os avanos em processos de coleta e codificao de dados com o auxlio de novas tecnologias, essas falhas foram minimizadas.

2.1

Difuso e armazenamento A evoluo nos processos de transformao de dados em

informao, e este em conhecimento, foram impulsionados juntamente com os avanos no poder de processamento tecnolgico. Com isto, grandes volumes de informaes geradas demandavam por formas robustas de reteno e

armazenamento.

De acordo com Crte (1999), o lugar da tecnologia da informao

18 est reservado ao processo de arquitetura da informao, que constitui uma srie de ferramentas que adaptam os recursos s necessidades da informao.

Assim, a evoluo das potencialidades da informtica provoca grandes mudanas, tais como: maior capacidade de armazenamento,

disponibilizao de informaes, interatividade em tempo real e integrao de mltiplas mdias (COSTA, KRUSHEN, ABREU, 2000).

Em relao disponibilizao da informao, deve-se levar em considerao os meios de armazenamento, sua estrutura fsica e lgica, alm da correta contextualizao frente ao ramo de atividade, ou a prpria atividade, que demanda por tal produto (informao). Para Barreto (2005), um estoque de

informao produzido, representa a oferta de informao, institucionalizada, em um determinado contexto informacional.

Um fator que essencial para a sua difuso so os canais de comunicao, os meios pelos quais as informaes so acessadas e/ou disponibilizadas.

Uma vez utilizadas, estas passam a gerar novas informaes, que so novamente coletas e armazenadas para uso posterior.

19 3. CONCEITO DE VIRTUALIZAO

A tecnologia de virtualizao envolve a utilizao de uma camada de abstrao, a qual possibilita a criao de mquinas virtuais (MVs) a partir de um equipamento fsico (hardware) e de seus componentes lgicos (software). Desta forma, para o usurio de uma mquina virtualizada, os recursos disponibilizados (hardware e software) so ofertados virtualmente de forma exclusiva, como se estivesse utilizando um nico equipamento real e de posse de todos os recursos que esta possui.

Embora um maior interesse por esta tecnologia tenha acontecido h aproximadamente cinco anos (MOREIRA, 2006), sua histria tem incio nos anos 60 com os computadores VM/370 da IBM.

A virtualizao possibilita a execuo de diferentes sistemas operacionais em um mesmo equipamento, ou a execuo de um sistema operacional, assim como suas aplicaes, como processo de outro; ou, ainda, a execuo de sistemas operacionais e suas aplicaes, ambas desenvolvidas para outra plataforma (SILVA, 2007).

O mais importante, dentro desta conceituao, entender que a mquina virtual (MV) est operando de forma independente do sistema operacional no equipamento fsico, o que possibilita a criao de outras mquinas virtuais independentes, isoladas, permitindo maior segurana na execuo de aplicativos diversos.

20 3.1 Tipos de Virtualizao A tecnologia de virtualizao pode ser aplicada por abstrao de hardware ou por nvel de software.

Na primeira forma de implementao, segundo Silva (2007), existe uma camada de software entre o sistema operacional hospedeiro (sistema operacional base instalado no equipamento fsico) e o hardware, o qual possibilita a comunicao entre as mquinas virtuais e o hardware fsico.

Na segunda forma de implementao, a camada de virtualizao reside acima do sistema operacional hospedeiro, sendo o software de virtualizao o provedor dos recursos que as MVs venham a necessitar.

Algumas tcnicas de virtualizao so implementadas de acordo com as necessidades de seus usurios e para finalidades variadas. O tpico 3.5 apresenta algumas dessas tcnicas.

3.2

Virtualizao x Emulao Embora os termos virtualizao e emulao possam referenciar ao

mesmo processo, ambos tm significados diferentes na prtica.

De acordo com Silva (2007), a emulao permite que um sistema seja executado sobre outro para o qual no foi desenvolvido, mesmo ocorrendo perda de desempenho; na virtualizao, utilizada a emulao e outras tcnicas

21 que proporcionam uma gama de recursos com o objetivo de que vrios sistemas sejam executados sobre uma mesma plataforma, objetivando o melhor desempenho possvel.

Num ambiente emulado, as instrues so traduzidas para o sistema sobre o qual est sendo executado, e esta faz a intermediao entre o sistema emulado e o hardware. Num ambiente virtualizado, quando possvel, as instrues so executadas diretamente sobre o hardware fsico (SILVA, 2007).

3.3

Mquinas Virtuais Uma MV uma ambiente computacional que implementado

atravs de software e abstrai os recursos de hardware de um computador fsico.

Dessa forma, sistemas operacionais podem ser executados simultaneamente em um nico computador. Segundo Silva (2007, apud POPEK e GOLDBERG), uma MV uma duplicata eficiente e isolada de uma mquina real.

As mquinas virtuais, por serem abstrao de um sistema fsico, tambm disponibilizam seus recursos adicionais como CD-ROM, dispostivos USB (Universal Serial Bus) etc., possibilitando o compartilhamento dos mesmos entre as demais mquinas virtuais e o sistema hospedeiro.

De acordo com Viero (2008), o termo mquinas virtuais refere-se a um tipo de software que emula ou virtualiza uma mquina fsica, sendo o mais

22 apropriado utilizar o termo hypervisor ou virtual machine monitor (Monitor de Mquina Virtual - MMV), mas ressalva ao afirmar que uma mquina virtual tambm pode ser referenciada como uma instncia de uma mquina emulada ou virtualizada, com um sistema operacional instalado.

3.4

Monitor de Mquina Virtual Os sistemas de computadores tradicionais (SILVA, 2007) so

compostos pela estrutura: hardware, software e aplicaes, conforme Figura 1.

Figura 1

Nessa estrutura, as aplicaes solicitam operaes ao hardware que so intermediadas pelo sistema operacional, recebendo estas solicitaes e acionando os recursos de hardware.

Devido aos diversos fabricantes de software e hardware, a incompatibilidade entre sistemas operacionais, aplicaes e equipamentos so

23 enormes. Aplicaes que so executadas em determinada plataforma no so aproveitadas em outra. Muitas vezes levando a aquisio de equipamentos apenas para a execuo de tarefas exclusivas, sem o aproveitamento do total potencial que o hardware oferece, gerando custos e uma sub-alocao de recursos.

Uma forma de contornar tal problema seria a utilizao de MVs, utilizando-as para executar aplicaes criadas para um determinado ambiente em outro, e em um mesmo hardware. Sendo esta implementao possvel atravs do monitor de mquinas virtuais (MMV).

Segundo Silva (2007), MMV uma aplicao que implementa uma camada de virtualizao, a qual permite que mltiplos sistemas operacionais funcionem sobre um mesmo hardware simultaneamente. A criao e gerenciamento das MVs, assim como a interpretao e emulao do conjunto de instrues so feitas pelo MMV.

Para Viero (2008, apud KELEM, 1991), o MMV pode ser considerado como o sistema operacional para sistemas operacionais. Com o MMV possvel criar uma mquina virtual utilizando o sistema operacional Linux sobre uma plataforma Windows, de forma isolada.

3.5

Tcnicas de Virtualizao

3.5.1 Virtualizao por abstrao Hardware Na virtualizao por abstrao de hardware, pode-se destacar duas

24 categorias: a) Virtualizao Total A virtualizao de hardware envolve o conceito de virtualizao incorporando uma camada abaixo do sistema operacional. Esta camada de virtualizao, tambm chamada de hypervisor ou MMV, atua como intermediador entre os sistemas virtuais, situados acima, e os recursos fsicos (Figura 2).

Figura 2

As MVs so totalmente isoladas umas das outras, ou seja, cada MV atua como um sistema nico e exclusivo, no interferindo no funcionamento das demais. Cada MV, ao fazer a requisio de algum recurso do sistema, como CPU,

25 disco, memria ou rede, acreditam estar recebendo este recurso de um sistema fsico. O hypervisor fica encarregado de intermediar as requisies entre o cdigo no ambiente virtual e os recursos fsicos.

Com a virtualizao de hardware, em cada MV est includo todos os recursos que ela necessita para o seu funcionamento dentro de um ambiente virtualizado. Assim, para dez instncias de um sistema operacional, dez cpias dos arquivos deste sistema operacional e outras configuraes seriam requeridas. Devido a cada MV ser nica e as chamadas aos recursos fsicos serem feitos pelo hypervisor, possvel executar MVs com diferentes sistemas operacionais em um mesmo equipamento.

Segundo Silva (2007), a principal vantagem desta modalidade de virtualizao est no fato de no haver a necessidade de modificao nos sistemas operacionais hospedados (sistema operacional executado em cada mquina virtual) para o suporte a virtualizao.

A desvantagem reside no fato de o hypervisor disponibilizar uma configurao de hardware padronizada atravs de drivers (software que permite a comunicao entre o sistema operacional e um dispositivo fsico) em sua instalao. Dessa forma, um dispositivo para o qual no haja um driver a ser utilizado pelo hypervisor, ficar indisponvel para as mquinas virtuais.

b) Paravirtualizao A paravirtualizao funciona de forma similar a virtualizao total no

26 que possibilita a hospedagem de vrias mquinas virtuais no topo da camada de virtualizao, que situa acima do sistema operacional hospedeiro (Figura 3).

Figura 3

A diferena reside no fato de que a paravirtualizao no simula recursos de hardware, mas oferece a possibilidade de utilizar os recursos de hardware atravs de drivers de qualquer outro sistema operacional hspede. Dessa forma, essa modalidade de virtualizao no fica limitada aos drivers

disponibilizados pelos softwares de virtualizao, possibilitando o acesso a todos os recursos disponveis do equipamento fsico.

Por outro lado, ela requer que o sistema operacional hspede seja modificado para que possa interagir com a interface de paravirtualizao. Para que isso ocorra, necessrio ter acesso ao cdigo-fonte do sistema em questo, o que

27 se torna um problema para sistemas operacionais de cdigo fechado como o sistema operacional Windows.

3.5.2 Virtualizao por nvel de software Na modalidade de virtualizao por nvel de software, duas categorias podem ser citadas:

a) Virtualizao de Sistema Operacional Nesta categoria, a camada de virtualizao fica situada acima do sistema operacional hospedeiro (Figura 4).

Figura 4

As MVs so criadas tendo como sistema operacional hspede o sistema operacional hospedeiro (base). Toda instncia de um MV criada abrigar um cpia idntica do sistema operacional hospedeiro, e toda e qualquer alterao

28 executada (como a instalao de um patch ou service pack) no sistema base, afetar a todas as instncias de MVs. Neste caso, o sistema operacional base tornase o ponto de controle de todas as MVs hspedes.

Com esta modalidade h um aumento de performance na utilizao das mquinas virtuais e nos recursos da mquina hspede, uma vez que no h a necessidade de emulao de hardware. Por outro lados, nenhum outro sistema operacional, diferente do sistema base, pode ser utilizado.

b) Virtualizao de Aplicao A virtualizao de aplicao envolve o encapsulamento de arquivos, chaves de registros e outras configuraes de uma determinada aplicao em uma construo que pode ser facilmente instalada, removida e atualizada quando necessrio. A Figura 5 demonstra o modelo do sistema virtualizado para esta modalidade.

Figura 5

29 Esta construo pode ser melhor exemplificada como uma bolha (GOTH, 2008) na qual a aplicao reside. Desta bolha, as informaes somente fluem de dentro para fora. As configuraes da aplicao podem utilizar os recursos do sistema operacional para a sua auto-execuo. Os usurios desta aplicao podem interagir com ela, mas o sistema operacional no pode interagir com os elementos dentro da bolha.

Devido ao encapsulamento, a aplicao no tem nenhuma ligao com o sistema, o que d a segurana de que no afetar as configuraes do sistema hospedeiro.

Nesta modalidade de virtualizao, as solues geralmente so acopladas com ferramentas que possibilitam o recebimento de aplicao por demanda, ou seja, copiado para a mquina somente o que necessrio para a execuo da aplicao. Algumas dessas solues, como o Microsoft SoftGrid, permite que as aplicaes estejam disponveis em qualquer lugar, a qualquer hora, por utilizar a Internet como meio de transmisso de dados. Com isso, e dependendo das restries de licena, esta modalidade pode trazer economia nos custos com licenas para as empresas.

30 4. APLICAES DA VIRTUALIZAO

Dentre as inmeras razes para a utilizao da tecnologia de virtualizao, e das mquinas virtuais, pode-se destacar:

Consolidao de Servidores; Consolidao de Aplicaes; Virtualizao de Redes; Simulao de Ambientes Complexos; entre outras.

A virtualizao, assim como qualquer outra tecnologia, deve passar por um critrio de avaliao para verificar sua real necessidade, os custos envolvidos, e mo-de-obra capacitada para a sua adequada implantao e utilizao.

Qualquer nova tecnologia implantada para ser agregada na metodologia utilizada em processos, deve ser cuidadosamente analisada e dimensionada para que no venha a trazer transtorno no lugar de solues.

31 5. ESTUDO DE CASO

32 6. CONSIDERAES FINAIS

33 7. REFERNCIAS

BOUFLEUR, Mrcio Parise. Um sistema automatizado para criao de mquinas virtuais. Disponvel em <http://www-app.inf.ufsm.br/bdtg/arquivo.php? id=68&download=1>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. BUILDING a comprehensive, end-to-end virtualization strategy. Microsoft Inc. Disponvel em <http://download.microsoft.com/download/0/A/C/0AC57003-473C4F9A-84B0-8ADEF6ACE753/VirtualizationWhitepaper.pdf>. Acesso em 14 de fevereiro de 2009. DUBIE, Denise. Virtualizao de servidores usada por mais da metade das empresas. Disponvel em <http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/02/13/idgnoticia.2007-0213.0622885365>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. FERNNDEZ, Luz. Virtualizacin, la tecnologa de moda para 2008. Disponvel em <http://www.elpais.com/articulo/internet/Virtualizacion/tecnologia/moda/2008/elpeput ec/20071226elpepunet_1/Tes>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. GOLDEN, Bernard; SCHEFFY, Clark. Virtualization for Dummies. Indianapolis, Indiana, EUA: Wiley Publishing. 2008. GOTH, Greg. Virtualization: Old Technology Offers Huge New Potential. Disponvel em <http://dsonline.computer.org/portal/site/dsonline/menuitem.6dd2a408dbe4a94be487 e0606bcd45f3/index.jsp? &pName=dso_level1_article&TheCat=1025&path=dsonline/2007/02&file=o2003.xml &>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. INTEL Virtualization Technology. Intel Technology Journal, Volume 10, Edio 03, publicado em 10 de agosto de 2006, ISSN 1535-864X, DOI: 10.1535/itj.1003. Disponvel em <http://developer.intel.com/technology/itj/index.htm>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. LAUREANO, Marcos. Mquinas Virtuais e Emuladores: Conceitos, Tcnicas e Aplicaes. So Paulo: Novatec, 2006. LINUX NEW MEDIA DO BRASIL (ED.). Virtualizao. So Paulo: Linux New Media do Brasil, 2008. MARSHALL, David; MCCROY Dave; REYNOLDS, Wade . Advanced Server Virtualization. EUA: Auerbach Publications, 2006. MATTOS, Diogo Menezes Ferrazani. Virtualizao VMWare e Xen. Disponvel em <http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/artigo.pdf>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009.

34

MEDEIROS, Elisabet. Avaliao do Impacto de Tecnologias da Informao Emergentes nas Empresas. Disponvel em <http://jpsauve.googlepages.com/avaliacaodoimpactodetecnologiasdainf.pdf>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. MEIRELLES, Fernando Souza. Informtica: Novas Aplicaes com Microcomputadores. So Paulo: Makron Books, 1994. MORALES, Ral. La virtualizacin de los servidores ser la tecnologa dominante en tres aos. Disponvel em <http://www.tendencias21.net/La-virtualizacion-de-losservidores-sera-la-tecnologia-dominante-en-tres-anos_a1816.html>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. MOREIRA, Daniela. Virtualizao: rode vrios sistemas operacionais na mesma mquina. Disponvel em <http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/08/01/idgnoticia.2006-0731.7918579158>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. REGGIANI, Lcia. Virtualizao faz milagre?. Disponvel em <info.abril.com.br/professional/nuvem/virtualizacao-faz-milagre.shtml>. Acesso em 14 de fevereiro de 2009. REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informao e Informtica. So Paulo: Atlas, 2008. SHIELDS, Greg. Selecting the right virtualization solution. Disponvel em <http://nexus.realtimepublishers.com>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. SILVA, Rodrigo Ferreira. Virtualizao e Sistemas Operacionais. Disponvel em <http://www.lncc.br/~borges/doc/Virtualiza%E7%E3o%20de%20Sistemas %20Operacionais.pdf>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. TULLOCH, Mitch. Understanding Microsoft Virtualization Solutions From the desktop to the Datacenters. Redmond, Washington, EUA: Microsoft Press, 2009. VIERO, Leandro Dotto. Estudo de caso para o gerenciamento e implementao de mquinas virtuais com foco na disponibilidade, migrao de servios e segurana. Disponvel em <http://www.unifra.br/professores/turchetti/tfg/TFG%20-%20Virtualiza %C3%A7%C3%A3o%20-%202008%20-%20Modificado%20-%20Corrigido%20%20Dia%20%E2%80%A6.pdf>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009. VIRTUALIZAO de Servidor. HP Inc. Disponvel em <http://h20247.www2.hp.com/PublicSector/cache/412097-0-0-31-338.html?gw%7Cbr %7Cpt%7CwelcomeOV2%7Cvar%7Cmsg-1%7Cghe%7Cl1%7Cvirtualicao %7C20070205>. Acesso em 12 de fevereiro de 2009.

You might also like