You are on page 1of 9

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus primeiramente por ter nos dado a vida e colocado no nosso caminho pessoas que nos ajudaram a enfrentar mais esta barreira com muita sabedoria e dedicao. Aos nossos familiares que nos apoiaram e sempre estiveram ao nosso lado. Aos professores e orientadores que sempre nos ajudaram e depositaram muita confiana em ns. Agradecemos tambm SETSUS (Superintendncia da Escola Tocantinense do Sistema nico de Sade) pela oportunidade que nos proporcionou.

INTRODUO
O Tcnico em Anlises Clnicas a pessoa mais prxima do paciente na hora do exame. Alm de coletar o sangue, ou material necessrio para anlise, so eles que tranqilizam os pacientes e esclarecem as dvidas sobre a funo de cada exame solicitado pelo mdico. Diagnosticar todos os tipos de doena dentro do laboratrio de anlises clnicas o objetivo do profissional. Para isso estudamos e estagiamos em laboratrio com a estrutura necessria para o aprendizado prtico dos alunos.

JUSTIFICATIVA
O Estgio Supervisionado um instrumento imprescindvel, que proporciona ao aluno o contato com a realidade na qual o mesmo atuar. Caracteriza-se como um momento de anlise e apreenso do contexto real, sendo um elemento fundamental para a formao profissional. O presente relatrio tem como finalidade, alm de complementar carga horria exigida aos alunos, documentar as atividades realizadas dentro do laboratrio praticadas pelos alunos visando agregar mais conhecimento e mais qualidade ao que foi aprendido de forma terica no decorrer do curso.

OBJETIVOS
Oferecer ao aluno a oportunidade de ampliar e integrar o conhecimento adquirido para a sua formao profissional; Desenvolver no aluno habilidades consideradas indispensveis ao exerccio profissional; Criar oportunidade para que o aluno possa estabelecer relaes entre teoria e a prtica profissional Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e analisar situaes reais de vida e trabalho de seu meio. Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais para exercer responsabilidade tcnica de laboratrios de anlises.

METODOLOGIA
Os alunos participaram da rotina do laboratrio, observando os procedimentos realizados pela orientadora a partir da sala de recepo, passando pela sala de coleta, hematologia, bioqumica, uranlise, parasitologia, microbiologia, esterilizao e tcnicas de colorao. Foram divididos em equipes para exercer, na prtica, as funes atribudas em cada setor do laboratrio, sempre cm a supervisa da reientadra Microscpios, centrfugas, estufas, banho-maria e kits de anlises estiveram disposio dos alunos sob a orientao do professor. Entre os exames solicitados com maior frequncia temos: hemograma completo, bioqumica do sangue (dosagem de glicose, uria, creatinina, colesterol total e fraes, triglicerdeos, cido rico, etc), hemostasia (coagulograma), imunologia (teste imunolgico de gravidez, Antiestreptolisina O, Protena C Reativa, etc), exame parasitolgico de fezes, sumrio de urina.

Recepo
A partir das 07h00min atendemos os pacientes que chegam para coleta de sangue para exames previamente agendados por ordem de chegada. Identificamos o paciente e verificamos seus dados e registro com sua respectiva ficha. Verificamos se o paciente trouxe todas as amostras solicitadas anteriormente conforme o pedido mdico. Na falta de alguma amostra orientamos o paciente para que traga no dia seguinte. Aps recolher e identificar o recipiente com o material pedimos ao paciente para aguardar ser chamado para a coleta de sangue. Durante esse perodo e no decorrer de todo o dia, recebemos os pacientes que chegam para agendar outros exames, particulares e conveniados, e pacientes que querem fazer oramentos e obter informaes, pessoalmente ou por telefone, sobre quais exames o laboratrio realiza. Quando chega paciente para agendar exames, verificamos se ser por algum convnio ou particular, pois h certos exames que alguns convnios no autorizam, neste caso ns devemos informar ao paciente. Se o convnio for pelo SUS devemos conferir se foi encaminhado para o laboratrio em questo e quais os exames foram autorizados. Confirmamos nome, data de nascimento, registro do paciente e passamos orientao sobre os procedimentos corretos para coleta de cada material de acordo com o tipo de exame pedido e a forma correta de armazenar o material, e esclarecemos quaisquer dvidas que o paciente possa ter. A partir das 13h00min, cadastramos os exames agendados para o dia seguinte, digitamos os resultados dos exames j realizados, bem como os exames de citologia. A partir da 16h00min fazemos as entregas de resultado dos exames, verificando os dados do paciente.

Sala de Coleta
Conferimos quais exames foram solicitados para cada paciente. Separamos os tubos de ensaio conforme a quantidade de exame solicitada no pedido. Identificamos os tubos com o nmero de registro do paciente. Colocamos o reagente especifico para cada tipo de exame: Glicemia: Glicose Lipidograma: EDTA ou Universal Chamamos o paciente pelo seu nome completo, fazemos a recepo com um Bom dia! tratando-o com gentileza e segurana. Pedimos para que o paciente se sente na cadeira de coleta e explicamos sobre o procedimento que ser feito. Colocamos a agulha na seringa e retiramos o ar. Ajustamos o garrote, escolhemos a veia em que ser feita a puno e fazemos a antisepsia. Aps puncionar a veia soltamos o garrote assim que o sangue comea a fluir na seringa. Separamos a agulha da seringa com o suporte e descartamos em recipiente para materiais perfurocortantes. Orientamos o paciente a pressionar o algodo e no dobrar o brao. Transferimos o sangue da seringa para os tubos de ensaio especfico para os tipos de exames pedidos j com os reagentes e descartamos a seringa.

Hematologia
Separamos as fichas, numeramos, conferimos o registro do paciente com o respectivo tubo do material coletado. Pegamos os tubos de ensaio conforme a quantidade de exames pedidos, colocamos na estante e numeramos de acordo com as fichas previamente separadas. Pipetamos 200 microlitros do lquido de Turk e desprezamos no tubo de ensaio para contagem de leuccitos. Pipetamos 20mc de sangue e desprezamos no tubo junto com a ponteira. Pipetamos 20mc de amostra e pingamos uma gota na lmina e fazemos o esfregao. Aps enchermos o capilar para medida de hematcritos, levamos ao fogo para queimar a ponta. Tomando cuidado com a ordem de numerao, colocamos os capilares na centrfuga por 10min. Ao final dos 10min retiramos o capilar tambm por ordem e fazemos a leitura dos hematcritos para analisar possveis anemias. Colocamos as lminas no bercinho e levamos para corar. Na corao temos trs corantes. O bercinho deve ficar trs minutos em cada e aps a ltima, lavamos e levamos para secar na estante para ser analisado em microscpio.

Uroanlise

You might also like