You are on page 1of 14

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO PARAN DEPARTAMENTO ACADMICO DE ELETRNICA EL43D FUNDAMENTOS EM COMUNICAO DE DADOS

OBJETIVO 08 CDIGOS DE LINHA

Objetivos de Ensino
Estudo das tcnicas de codificao de linha. Estudo detalhado de um circuito codificador AMI bsico.

Contedo
Cdigos de linha.

Sumrio
8.1 8.2 INTRODUO .................................................................................................................. 2 CDIGOS DE LINHA........................................................................................................ 3 C ODIFICAO POR NVEL .................................................................................................... 4 C ODIFICAO POR FASE..................................................................................................... 9 E XEMPLO: CODIFICAO PCM......................................................................................... 11

8.2.1. 8.2.2. 8.2.3. 8.3

PRTICA DE LABORATRIO ....................................................................................... 13

FUNDAMENTOS EM COMUNICAO DE DADOS

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

8.1

INTRODUO

O comportamento de meios fsicos condutores de eletricidade so modelados (caracterizados) por uma composio de comportamentos resistivos, capacitivos e indutivos distribudos ao longo do comprimento do meio. Um sinal eltrico ao se propagar por este tipo de canal ir sofrer alteraes no seu formato devido s caractersticas resistivas, capacitivas e indutivas do canal.

Canal
R[/m] Transmissor L[H/m] R[/m] C[F/m] L[H/m] R[/m] C[F/m] L[H/m] R[/m] C[F/m] L[H/m] C[F/m]

Receptor

Modelo de um meio condutor de energia eltrica.

As alteraes no sinal podem ser classificadas em: Distores de Amplitude: As distores de amplitude so causadas basicamente pela caracterstica resistiva do meio. Tal caracterstica ir causar a degradao do sinal pela converso do mesmo (energia eltrica) em calor (energia trmica) e se manifestar por uma reduo na sua amplitude. Distores de Fase: As caractersticas capacitiva e indutiva do meio so as principais causadoras das distores de fase do sinal. As distores de fase ocorrero somente em sinais que apresentam alternncia de amplitude ao longo do tempo. Estes sinais iro interagir com as caractersticas capacitiva e indutiva provocando alteraes em suas fases. Distores de Banda: As distores de banda so resultantes dos efeitos compostos das caractersticas do meio. Em outras palavras, as caractersticas do meio podem lhe conferir um comportamento de filtro passa-baixas ou mesmo de filtro passa-faixa.

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

OBJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

8.2

CDIGOS DE LINHA

Os cdigos de linha correspondem a convenes (ou regras ou mesmo cdigos) cuja finalidade representar seqncias de dgitos binrios (bits) em nveis de tenso (ou corrente) eltrica para fins de transmisso em meios fsicos condutores de eletricidade. Os cdigos de linha no so apropriados para meios fsicos condutores de ondas eletro-magnticas ou de ondas luminosas j que tais meios possuem caractersticas de utilizao diferenciada. Na tabela de classificao das modulaes, os cdigos de linha se localizam no quadrante dito sem modulao, isto , sinal modulante digital modificando uma portadora digital. Portadora Analgica Informao MODULAES ANALGICAS Amplitude (Ac): AM Freqncia (fc ): FM Fase ( ): PM M ODULAES DIGITAIS Amplitude (Ac): ASK Freqncia (fc ): FSK Fase ( ): PSK Quadratura: QAM (= ASK+PSK) MODULAES DE PULSO Amplitude (A): PAM Largura (): PWM Posio: PPM PCM Cdigos de Linha (No h modulao neste caso) Digital

Analgica

Digital

Critrios de Avaliao dos Cdigos de Linha


Alm de representar os sinais digitais em nveis de tenso (ou corrente) eltrica, os cdigos de linha tambm podem auxiliar na soluo de algumas questes relacionadas a transmisso de sinais em meios fsicos condutores de eletricidade. Cada cdigo de linha aqui apresentado ser analisado (e avaliado) conforme os seguintes itens: (a) Armazenamento de Cargas na Linha: Alm de causar defasagens no sinal, as caractersticas capacitiva e indutiva provocam o armazenamento de cargas no meio. O armazenamento de cargas na linha ir ocorrer com sinais que possuam nvel mdio diferente de zero, ou seja, sinais com nvel DC. Tal armazenamento de cargas no meio pode gerar distores no sinal transmitido. Assim, bons cdigos de linha no devem possuir nvel mdio a fim de evitar o acmulo de cargas na linha e eventuais distores no sinal transmitido.

ABRIL DE 2005

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

(b) Identificao de Ociosidade da Linha: Imagine um cdigo de linha bastante simples que represente o bit 1 por um nvel de tenso positiva (por exemplo, +A volts) e o bit 0 pelo nvel de tenso 0 volts. Suponha agora que um dado transmissor enviou a seguinte seqncia de bits {0,0,1,0,0}. Sabendo que o meio de transmisso, quando ocioso, interpretado como um nvel de tenso igual a 0 volts, qual seqncia foi interpretado no receptor? A seqncia correta {0,0,1,0,0} ou somente o bit {1}? mais provvel que o receptor tenha compreendido somente o bit 1 dado que o cdigo proposto no permite diferenciar entre um meio ocioso (0 volts) e a transmisso de um seqncia de bits 0 (tambm 0 volts). Os cdigos de linha podem tambm auxiliar a identificar se um meio de transmisso est ocioso ou no, se contm dado vlido ou no. (c) Estabelecimento de Sincronismo de Sinal no Receptor: Uma das questes fundamentais para a transmisso digital o estabelecimento de sincronismo de sinal no receptor. Alguns cdigos de linha auxiliam na tarefa de estabelecimento de sincronismo ao produzirem um sinal codificado com uma componente de tempo do relgio transmissor bastante significativa. (d) Identificao e Correo de Erros no Sinal Transmitido: Ao trafegar pelo canal possvel que uma determinada seqncia de bits sofra alteraes devido a distores ou rudos presentes no canal. A tarefa de identificao e correo de eventuais erros existentes no sinal codificado pode ser facilitada pela utilizao de determinados cdigos de linha com caractersticas apropriadas para esta finalidade.

8.2.1.

Codificao por Nvel

Retorno ao Zero vs. No -Retorno ao Zero


Os cdigos de linha por nvel podem ser de dois tipos diferentes: cdigos com retorno ao zero (RZ) ou cdigos de no-retorno ao zero (NRZ). Os cdigos NRZ codificam um bit em um nvel, e permanecem neste nvel at o final do tempo de bit (durao do bit). A vantagem dos cdigos NRZ diminuir a largura espectral do sinal, isto , diminuir a ocupao da banda de freqncia. Os cdigos RZ tambm codificam um bit em um nvel, mas, diferentemente dos cdigos NRZ, antes do final do tempo do bit (durao do bit), o sinal volta ao nvel ZERO de tenso. A vantagem dos cdigos RZ diminuir a componente CC do sinal, isto , diminuir o armazenamento de cargas na linha.

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

OBJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

Exemplos de codificaes NRZ e RZ.

Cdigo ON/OFF
Conceitualmente, a forma mais simples de cdigo de linha utiliza um nvel diferente para codificar cada bit de informao. Por exemplo, dentro de computadores utiliza-se uma codificao ON/OFF que usa 3 volts para representar o bit 1 e 0 volts para representar o bit 0. A codificao ON/OFF um cdigo no-balanceado, ou seja, os nveis de representao no so simtricos em relao ao referencial de tenso (0 volts). Em telecomunicaes, este tipo de cdigo conhecido por cdigo unipolar. O elevado consumo de potncia da codificao unipolar no a torna muito atraente para a transmisso de dados digitais. Entretanto, uma variao simples neste cdigo diminui bastante a potncia consumida na transmisso. Tal variao corresponde ao chamado cdigo balanceado ou cdigo polar. Neste cdigo, o bit 1 representado por um nvel constante de tenso com polaridade positiva (por exemplo, +A volts) e o bit 0 por um nvel constante de tenso (igual a representao do bit 1) mas com polaridade negativa (por exemplo, A volts).

1 A

1 A

tempo

tempo

-A

(a) Cdigo Unipolar NRZ

(b) Cdigo Polar NRZ

Codificao unipolar (a) e polar (b).

ABRIL DE 2005

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

(a) Armazenamento de Cargas na Linha: O cdigo unipolar sempre apresentar componente mdia diferente de zero e, por tanto, ocorrer o armazenamento de cargas na linha quando da utilizao deste cdigo. No cdigo polar no haver armazenamento de cargas na linha quando a seqncia binria a ser transmitida for composta de 0s e 1s perfeitamente alternados. Entretanto, por se tratar de uma situao bastante particular, espera-se que normalmente o cdigo polar produza armazenamento de cargas na linha. Pode-se concluir assim que ambos os cdigos unipolar e polar no so eficientes para evitar o armazenamento de cargas na linha. (b) Identificao de Ociosidade da Linha: O cdigo unipolar representa o bit 0 pelo nvel de tenso 0 volts. Esta caracterstica do cdigo unipolar inviabiliza a identificao de ociosidade da linha j que a linha ou pode estar ociosa ou pode estar trafegando uma rajada (= uma seqncia muito longa composta somente) de bits 0. J no cdigo polar nenhum dos dgitos binrios representado pelo nvel de tenso 0 volts. Por tanto possvel, neste cdigo, dizer se a linha est ociosa ou no. (c) Estabelecimento de Sincronismo de Sinal no Receptor: Tanto o cdigo unipolar quanto o cdigo polar representam o bit 0 e o bit 1 por nvel de tenses diferentes. Caso haja uma seqncia de bits 0 e 1 perfeitamente alternada, no haver problemas de sincronismo no receptor. Todavia, os sinais digitais normalmente apresentam rajadas de bits 0 ou de bits 1. Nestes caso, nenhum dos dois cdigos propicia alguma vantagem que melhore o estabelecimento de sincronismo no receptor. (d) Identificao e Correo de Erros no Sinal Transmitido: Ambos os cdigos unipolar e polar no apresentam qualquer mecanismo para deteco de erros no sinal transmitido que recebido no receptor.

Codificao Bipolar
A codificao bipolar foi proposta especificamente para eliminar o problema de armazenamento de cargas na linha. Nesta codificao o bit 0 representado pelo nvel de tenso 0 volts. J o bit 1 representado por um nvel de tenso constante (A volts) cuja polaridade alternada entre positiva e negativa. Por utilizar a alternncia de polaridade nos pulsos eltricos para a codificao do bit 1, a codificao bipolar tambm referenciada por codificao por inverso de marca alternada, ou cdigo AMI (do ingls, Alternate Mark Inversion code).

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

OBJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

1 A

tempo

-A

Exemplo de cdigo bipolar NRZ.

(a) Armazenamento de Cargas na Linha: O cdigo bipolar consegue eliminar o armazenamento de cargas na linha uma vez que bits 0s so representados por 0 volts e a alternncia de polaridade dos bits 1s evita o acmulo de cargas na linha. (b) Identificao de Ociosidade da Linha: O bit 0 representado no cdigo bipolar pelo nvel de tenso 0 volts, ou seja, este cdigo no permite a identificao de ociosidade da linha. (c) Estabelecimento de Sincronismo de Sinal no Receptor: O cdigo bipolar utiliza a alternncia de polaridade para codificar o bit 1. Assim, uma rajada de 1s possui uma componente de tempo (do relgio transmissor) bastante significativa. Por outro lado, uma rajada de 0s no contm nenhuma informao de tempo. Caso a informao digital contenha mais bits 0 do que bits 1, podero ocorrer problemas de sincronismo no receptor. (d) Identificao e Correo de Erros no Sinal Transmitido: Caso seja transmitida uma rajada de bits 1s em codificao bipolar possvel identificar a ocorrncia de erros no sinal transmitido que recebido no receptor. A forma de identificao est relacionada com a alternncia de polaridade na representao do bit 1. Caso ocorra um erro na alternncia da polaridade de um bit 1, est caracterizado um erro no sinal recebido. Tal erro na alternncia da polaridade chamado de violao. Por outro lado, no caso de transmisso de bits 0s, no h mecanismos para identificar a ocorrncia de erros no sinal transmitido.

Substituio de N Zeros Binrios


A maior limitao do cdigo bipolar a sua dependncia de uma incidncia mnima de bits 1s para manter sua eficincia. A codificao por substituio de N zeros binrios, ou codificao BNZS (do ingls, Binary N Zero Substitution), consiste de um cdigo bipolar no qual rajadas de zeros com tamanho igual N bits so substitudas por um cdigo especial de tamanho N que produzem violaes na alternncia no cdigo bipolar. As violaes produzidas
ABRIL DE 2005

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

na alternncia de polaridade do cdigo bipolar so propositais e servem para identificar a ocorrncia de uma substituio de N bits 0s. A codificao BNZS serve para aumentar a incidncia de bits 1s no sinal transmitido ao mesmo tempo que permite a obteno do sinal original pela identificao das violaes no cdigo bipolar. Por exemplo, o cdigo B3ZS substitui uma seqncia de 3 bits 0s por dois cdigos distintos: 00V ou B0V. O cdigo 00V consiste de 2 bits 0s (00) seguidos de um pulso que representa uma violao no cdigo bipolar (V). O cdigo B0V consiste de um pulso bipolar alternado (B), seguido de um bit 0 (0) e terminando uma violao no cdigo bipolar (V). Nas duas substituies, a violao ocorre no ltimo bit do cdigo. 101 000 11 000 000 001 000 (a)Vpositiva : +0 00 + +0+ 0 00+ 00+ (b)Vnegativa : +0 +0+ + 0 +0+ 00 00 violaes
Codificao B3ZS com nmero mpar (a) e nmero par (b) de pulsos vlidos.

1 +

A deciso de substituir uma seqncia de 3 bits 0s por 00V ou B0V feita ao se comparar a polaridade do ltimo pulso bipolar vlido (B) com a ltima violao (V). Caso o pulso anterior for de polaridade igual da ltima violao ou se constituir em uma violao em si, substitui-se a seqncia de 3 bits 0s por B0V. Caso contrrio, substitui-se a seqncia de 3 bits 0s por 00V. O ITU (do ingls, International Telecommunication Union) rgo internacional para padronizao de sistemas de telecomunicao definiu uma forma de codificao BNZS padro, chamada de cdigo bipolar de alta densidade, ou cdigo HDB (do ingls, High Density Bipolar). A forma mais usual de cdigo HDB substitui seqncias de 4 bits 0s por cdigos com violaes no ltimo bit. Tal codificao particular conhecida por codificao HDB3 j que so permitidas seqncias de at 3 bits 0s no c digo. Este cdigo funciona analogamente ao cdigo B3ZS explicado anteriormente. 1 0000001011 0000 0000 0000 001 (a)Vpositiva : (b)Vnegativa : + 00 00+0+ 000+ 00 +00+ 00 + 000+ 000+ 000 +00+ 00 00+

violaes
Codificao HDB3.

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

OBJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

(a) Armazenamento de Cargas na Linha: O cdigo BNZS mantm a caracterstica do cdigo bipolar de alternncia da polaridade dos bits 1s evitando o armazenamento de cargas na linha. (b) Identificao de Ociosidade da Linha: No cdigo BNZS, o bit 0 continua sendo representado pelo nvel de tenso 0 volts. Entretanto, a caracterstica de substituir rajadas de bits 0s por outros cdigos que contm bits 1s impede a formao de longas seqncias de bits 0s. Desta forma possvel identificar a ociosidade da linha. (c) Estabelecimento de Sincronismo de Sinal no Receptor: Como no cdigo bipolar, no cdigo BNZS uma rajada de 1s possui uma componente de tempo (do relgio transmissor) bastante significativa. E, a caracterstica do cdigo BNZS de substituir rajadas de bits 0s traz benefcios para o estabelecimento de sincronismo no receptor. Em outras palavras, no h problemas de sincronismo no cdigo BNZS. (d) Identificao e Correo de Erros no Sinal Transmitido: O cdigo BNZS possui o mesmo mecanismo de deteco de erro do cdigo bipolar, ou seja, identifica a ocorrncia de um erro na alternncia da polaridade de um bit 1. Entretanto, este mecanismo no utilizado para a correo do erro mas sim para no processo de substituio das rajadas de bits 0s.

8.2.2.

Codificao por Fase


A codificao por nvel faz uso de nveis para codificao como, por exemplo, o

cdigo bipolar e sua variante, o cdigo BNZS: existem dois dgitos binrios (0 e 1) representados por trs nveis distintos ( A volts, 0 volts e +A volts). Nestes cdigos, em particular, a utilizao destes trs nveis permitem resolver todos os problemas envolvidos na codificao de sinais digitais. Entretanto, a soluo obtida as custas do aumento da complexidade no cdigo. A codificao por fase corresponde a cdigos de linha que realizam a codificao de sinais digitais atravs do aumento da largura de banda do sinal codificado.

Espectro (a) (b)

1/T

2/T

3/T

4/T freq.

Espectro de freqncia dos cdigos bipolar (a) e Manchester (b).

ABRIL DE 2005

10

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

Bifsico Digital
O cdigo bifsico digital, tambm conhecido como cdigo Manchester, realiza a codificao de sinais digitais atravs do aumento da largura de banda do sinal codificado. A ilustrao a seguir apresenta os espectros de freqncia dos cdigos bipolar e bifsico digital. Nela pode-se observar que, para freqncias maiores que 2/T, o cdigo bipolar quase no possui componentes de freqncia. Por sua vez, o cdigo bifsico digital (Manchester) possui componentes significativas de freqncia at 4/T tendo largura, por tanto, largura de banda maior que o cdigo bipolar. Na codificao bifsica digital, observa-se que h uma transio no centro de cada representao de bit. O bit 1 representado por uma transio da polaridade positiva para a polaridade negativa (de +A volts para A volts). J o bit 0 representado por uma transio oposta da polaridade negativa para a polaridade positiva (de A volts para +A volts).
1 1 0 0 1 0 1 1 0

Codificao bifsica digital (Manchester).

Note que ambas as representaes contm polaridade positiva e negativa igualmente balanceada no havendo, por tanto, acmulo de cargas na linha ou mesmo problemas de identificao de sua ociosidade. Mais ainda, no h problemas de sincronismo pois tanto a representao do bit 1 quanto a representao do bit 0 possuem uma componente de tempo bastante significativa. Entretanto, esta codificao no apresenta mecanismos para identificao e correo de erros no sinal transmitido que recebido no receptor.

Inverso de Marca Codificada


Um outro tipo de cdigo de linha que resolve as questes envolvidas na codificao de sinais digitais pelo aumento da largura de banda do sinal codificado conhecido por inverso de marca codificada, ou CMI (do ingls, Coded Mark Inversion). Neste cdigo o bit 1 representado por um nvel constante de tenso (A volts) cuja polaridade alternada. J o bit 0 representado por uma transio entre os nveis de tenso A e +A volts. Este cdigo uma mistura da codificao bipolar (bit 1) e da codificao bifsica digital (bit 0).
1 1 0 0 1 0 1 1 0

Codificao CMI.

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

OBJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

11

O cdigo CMI o mais completo, pois resolve todas as questes relacionadas a transmisso de sinais pela combinao das melhores caractersticas dos melhores cdigos. fcil perceber que o cdigo CMI no apresenta acmulo de cargas na linha, consegue identificar de ociosidade e cons egue estabelecer o sincronismo no receptor. Mais ainda, o cdigo CMI consegue identificar e corrigir erros no sinal transmitido que recebido no receptor atravs da verificao de ocorrncia de violaes (para a representao do bit 1) e pelos tipos de transio no sinal (para representao do bit 0).

8.2.3.

Exemplo: Codificao PCM

O sinal processado em um sistema PCM, codificado em um cdigo binrio, apresentando-se sobre a forma NRZ (No return to Zero), ou seja, sob a forma de pulsos unipolares. No equipamento da central, o pulso unipolar no causa qualquer problema, mas para a transmisso do sinal na linha existem duas observaes:

Componente CC
A linha que transporta o sinal PCM deve tambm transportar a alimentao CC aos regeneradores de linha. Portanto, necessrio que o cdigo de linha no contenha componente contnua, pois os transformadores bloqueariam esta componente.

Componente de Baixa Freqncia


A energia contida no cdigo de linha na regio de baixa freqncia deve ser a menor possvel, para reduzir a interferncia dos sistemas PCM com as linhas de voz que ocupam os mesmo cabo. Para evitar os problemas citados, realizada a converso Unipolar-Bipolar, que converte o trem-de-pulsos em uma seqncia de pulsos positivos e negativos alternados, reduzindo a componente de baixa freqncia. Deste modo, o trem-de-pulsos transmitido com menor distoro. Vrios tipos de converses foram pesquisados para se obter o cdigo adequado s linhas de transmisso. Dentre elas a adotada o cdigo AMI (Alternate Mark Inversion). Esse cdigo consiste em representar o valor 1, na seqncia de pulsos por amplitudes sempre iguais em valor absoluto, ora com polaridade positiva, ora negativa. Dessa forma, dois valores 1 consecutivos tero sempre polaridades diferentes. O valor 0 representado pela ausncia de amplitude. O sinal AMI isento de componente contnua, porm no evita uma longa seqncia de zeros. Caso isso ocorra, a recepo perde o sincronismo, tornando difcil ou mesmo impossvel a recuperao do mesmo nos repetidores de linha, ocasionando uma elevada taxa de erro na sada destes repetidores. Para evitar este problema, foi adotado o cdigo HDB-3 que tem a capacidade de eliminar as longas seqncias de zeros na linha, atravs da insero de pulsos de violao e de marcao, os quais podem ser positivos ou negativos.
ABRIL DE 2005

12

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

Regras para Codificao


Quando houver zeros na linha, as regras de codificao do HDB-3 so: Caso (1) O primeiro pulso desta seqncia ser 0 (000V) se o pulso (marca) precedente tiver polaridade oposta polaridade da violao precedente e no for uma violao por si mesma. Caso (2) O primeiro pulso desta seqncia ser B (B00V) se o pulso (marca) precedente tiver polaridade idntica a polarizao da violao precedente ou for, por si mesma, uma violao. Obs.: B o pulso de marcao e V o pulso de violao. As polaridades de B e V so idnticas e dependem da violao anterior.

Regras para Decodificao


As regras para decodificao do HDB-3 so: (a) Se dois pulsos forem de mesma polaridade, separados por trs 0, o segundo pulso reconhecido como pulso de violao, sendo decodificado como 0. (b) Se dois pulsos forem de mesma polaridade separados por dois 0, os dois pulsos so reconhecidos como pulsos de marcao e violao respectivamente, portanto troca-se os dois 1 por 0. A etapa de emisso do sinal na linha, alm da transformao do cdigo NRZ para outro adequado transmisso (HDB-3), so agregadas as informaes de sinalizao e sincronismo, alm da parte correspondente informao que o objetivo da transmisso.

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

OBJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA

13

8.3

PRTICA DE LABORATRIO

Simulador de Codificao AMI

ABRIL DE 2005

14

O BJETIVO 8: CDIGOS DE LINHA


(pgina em branco)

FUNDAMENTOS EM C OMUNICAO DE D ADOS

You might also like