You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA

GABRIEL CLAVERIE

IDENTIFICAO DA LEGISLAO AMBIENTAL APLICVEL

Trabalho referente pesquisa apresentada disciplina Impcto Ambiental sob orientao do professor Alexandre de Avila Lerpio, Curso de Engenharia Civil.

ITAJA 2011

INTRODUO

Para iniciar e construir uma obra seja de estabelecimento comercial ou habitacional indispensvel e obrigatrio que a empresa responsvel cumpra todos os parmetros legais requeridos por cada tipo de atividade. Nesse trabalho sero abordados e listados todos os itens aplicveis, e o tipo de estudo ambiental aplicvel a um Engenho de Arroz. Sendo aprofundados as resolues da CONSEMA 004/009 e pelas LAP/LAI/LAO

DESENVOLVIMENTO

Para o trabalho foi usado como ponto de referencia para estudo o ENGENHO TREICHEL, ALFREDO A. TREICHEL & CIA LTDA, produtor de arroz parboilizado. Localizado em Cachoeira do Sul, Rio Grande Do Sul que ocupa atualmente uma rea total de 100 mil metros quadrados, dos quais 6 mil e quinhentos com armazns convencionais e mais 19 silos de armazenagem. O Engenho de Arroz conta com uma capacidade armazenadora a granel de 325 mil sacos, mas com uma rotatividade anual de gros equivalentes a mais de 800 mil sacos de arroz. Situado em rea urbana, um pouco afastado das residncias e com ligamento direto rede de esgoto pblica. Com base nessas caractersticas do lugar e de sua rea, inicia-se ento um estudo das exigncias para licenciamentoLAP/ LAI/ LAO. Observando as caractersticas ambientais desenvolvidas.

Fonte: Site da empresa http://www.treichel.com.br/

FIGURA 1

ATIVIDADES EM QUE SE APLICA O LICENCIAMENTO Atividades industriais IN 4, onde se encaixa as Industrias de produtos alimentares, onde h o beneficiamento, moagem, torrefao e fabricao de produtos alimentares. Neste caso a atividade ser o Engenho de Arroz.

FUNDAMENTO LEGAL DO LICENCIAMENTO O licenciamento de Engenhos de arroz tem como sua base legal fundamentada principalmente em legislao especifica federal resoluo CONSEMA 004/009 Publicado no DOE n. 18.359 de 13/05/2008, DOE n. 18489 de 14/11/2008 e DOE n. 18755 de 18/12/2009 bem como instruo normativa IN 4 atualizada em 28/07/2011. denominada Porte do empreendimento atravs da CONSEMA 004/009 como GRANDE quando for maior ou igual a um hectare, a obra em estudo possui 10 hectares, cem mil metros quadrados de rea til. Tendo como grau poluidor/ degradador: Ar: Mdio gua: pequeno Solo: pequeno E no geral: Mdio Denomina-se como seu estudo tcnico o RAP Relatrio Ambiental Prvio. Onde a empresa de arroz deve contratar um profissional habilitado ou mesmo uma equipe multidisciplinar, para analisar a viabilidade ambiental do empreendimento ou atividades consideradas potencial ou efetivamente causadoras de degradao do meio ambiente. O RAP deve conter ento: - Caracterizao do empreendimento ou atividade: Nessa etapa devero ser indicadas as caractersticas em geral do Empreendimento e especificaes de sua atividade. Para o Engenho de Arroz, foi necessrio descrever suas caractersticas tcnicas, tais como, rea til e porte do empreendimento; Tambm devero ser relatadas obras e aes inerentes a sua instalao, ou seja, obras de terraplenagem, fundaes e tudo aquilo que for necessrio para sua implantao. O 4 Item Parmetros indicadores de porte, tais como sua rea, a produo e insumos. No caso do Engenho teramos a produo mensal de sacas de arroz. Os quatro ltimos subitens so relativos mo de obra necessria para implantao e operao, cronograma de implantao, valor total do investimento e observaes finais. - Caracterizao da rea O documento deve conter uma descrio das bacias hidrogrficas atingidas e seus rios, na rea do Engenho de Arroz h s alguns pequenos mangues. O segundo subitem se refere as caractersticas naturais da rea do empreendimento, ou seja, caractersticas do

solo, assim como tipo (areia, argila, silte), profundidade do lenol fretico, etc. O mesmo subitem requer tambm a presena de terrenos alagadios ou sujeitos a inundao. Os 3 e 4 itens tratam da suscetibilidade do terreno eroso e da cobertura vegetal da rea, ou seja, vegetao nativa, extica, culturas, etc. O 5 subitem trata da APP (rea de preservao permanente), nesse caso devera ser averiguado com o rgo responsvel se rea for de preservao. Os itens 6,7 e 8 tratam

respectivamente de unidades de conservao (dentro ou fora do entorno), do uso do solo no prprio entorno e se h a existncia de equipamentos urbanos. - Impactos ambientais e medidas mitigadoras, de controle ou de compensao Consiste em 9 itens, onde, os primeiros 3 itens tratam da descrio dos processos erosivos, que no o caso do Engenho. Sobre o item 4 e 5 no ocorrera interferncia do empreendimento no meio onde ser implantado. No subitem 6 que trata sobre o item interferncia sobre a infra-estrutura urbana; seguido dos conflitos de uso do solo e da gua. Identificao do(s) responsvel (is) tcnico(s) pelo estudo - Esta etapa se subdividi em 9 subitens, sendo eles os dados do responsvel tcnico que elaboro o RAP (Relatrio Ambiental Prvio). Como: Nome do Responsvel Tcnico, CPF, Qualificao Profissional, registro no conselho regional da sua profisso, endereo do profissional onde este reside, declarao fornecida pelo profissional que elaboro RAP onde consta que todas as informaes so verdadeiras caso contrario tendo pena de multa perante a lei, local e data onde ele foi elaborado, assinatura do profissional que o realizo deixando legalizado perante a lei, numero da ART ou AFT e data da expedio.

Segundo FATMA a Instruo Normativa usada a IN 4 que se refere as Atividades Industriais. O empreendimento deve anexar os seguintes documentos: Licena Ambiental Prvia (LAP) Planta de situao/localizao, contendo os cursos de gua, bosques, restingas, mangues e outras reas protegidas por lei e tambm o arruamento no entorno da rea, com pontos que possam facilitar a localizao; Documento expedido pela Prefeitura Municipal declarando que a atividade est de acordo com as diretrizes de uso do solo do municpio( Consulta de Viabilidade de Uso de Uso do SoloCertido Atualizada, com no Maximo 90 dias; Fluxograma das etapas do processo industrial, indicando os pontos de entrada de gua e sada de efluentes lquidos ( com estimativa de vazo e carga poluidora), atmosfricos e resduos slidos , estimando sua quantidade. Declarao de profissional habilitado ou da Prefeitura do Municpio, informando se a rea esta

sujeita a qualquer tempo de alagamentos ou inundaes. Caso acontea, informar a cota mxima da mesma. OBS: Como a figura 1, mostra a rea do empreendimento; localiza-se perto de pequenos lagos e rios.

Licenciamento Ambiental de Instalao (LAI) Planta baixa do empreendimento contendo todas as unidades e os sistemas de controle ambiental com os respectivos pontos de captao e lanamento dos efluentes tratados; Projeto do sistema de controle ambiental para efluentes lquidos atmosfricos e resduos slidos, contendo memorial descritivo, de calculo, plantas e cortes; Programa de monitoramento do sistema de controle ambiental; Cronograma fsico para execuo das obras e de montagem dos equipamentos do sistema de controle ambiental; Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART); Autorizao da Companhia Concessionria para lanamento de efluentes lquidos na rede publica de esgoto.

Licenciamento Ambiental de Operao (LAO) Determinao dos quantitativos dos resduos slidos com suas respectivas classes, sendo realizada de acordo com as Normas Tcnicas da ABNT; Cpia do certificado de regularidade junto ao IBAMA.

Por fim deve ser feito ento por parte da empresa solicitante a Renovao da licena Ambiental de Operao (LAO) Determinao da eficincia dos sistemas de controle ambiental, atravs de laudos laboratoriais dos parmetros constantes no programa de monitoramento aprovado na Licena Ambiental de Instalao LAI; Cpia do comprovante de quitao do Documento de Arrecadao de Receitas Estaduais (DARE) relativo Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental de Santa Catarina (TFASC) do ano vigente ou Declarao de Iseno nos termos da Lei n. 10.165/00. A declarao deve ser subscrita pelo empreendedor. Documento obrigatrio somente para pessoas jurdicas; Cpia do Certificado de Regularidade junto ao IBAMA.

CONCLUSO Depois de listados todos os estudos e parmetros exigidos para ao licenciamento ambiental do empreendimento Engenho de Arroz, pode ser verificado que para realizar tal atividade necessrio primeiramente se fazer o RAP que o relatrio a ser entregue, buscando a aprovao para que se possa dar inicio a obra, seguindo todas as exigncias para no causar ou pelo menos diminuir quaisquer impactos que possam acontecer em toda vida til da empresa. O Engenho de Arroz encaixa-se nas atividades industriais, e foi com base nas referencias da CONSEMA e da FATMA, que se pode obter xito em todo o processo legal da obra. Para o profissional da engenharia proceder de maneira correta com todos os licenciamentos e requisies de suma importncia, para que a obra siga em todas as suas etapas de acordo com a lei garantindo o desempenho e a sustentabilidade da obra e do planeta como um todo.

REFERNCIAS FUNDAO DO MEIO AMBIENTE, FATMA, Instrues Normativas Disponvel em:<http://www.fatma.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=32&Itemid= 83>. Acesso 14 de setembro de 2011 IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente Disponvel em http://www.ibama.gov.br/ Acesso: 14 de Setembro de 2011.

You might also like