You are on page 1of 3

DA POSSE Introduo: Se algum se mantm, pacificamente em um imvel, por mais de um ano e dia, cria uma situao possessria que

lhe proporciona direito a proteo, chamado de jus possessionis (posse autnoma). A posse titulada denominada jus possidendi ou posse causal. Em ambos os casos, assegurado o direito a proteo dessa situao contra atos de violncia, para garantia da paz social. Teorias:

a)

subjetiva (de Savigny): a posse caracteriza-se pela conjugao do corpus (elemento objetivo que consiste na deteno fsica da coisa) e do animus (elemento subjetivo que se encontra na inteno de exercer sobre a coisa um poder no interesse prprio).

b)

Objetiva (de Ihering): considera o animus j includo no corpus, que significa conduta de dono. Esta pode ser analisada objetivamente, sem a necessidade de pesquisar-se a inteno do agente. A posse, ento, a exteriorizao do domnio. O CC adotou tal teoria: Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade.

Conceito: Para Ihering, cuja teoria o nosso direito positivo acolheu, posse conduta de dono. Sempre que haja o exerccio dos poderes de fato, inerentes propriedade, existe posse, a no ser que alguma norma diga que esse exerccio configura a deteno e no a posse. P. Ex.: Art. 1.198. Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas. Pargrafo nico. Aquele que comeou a comportar-se do modo como prescreve este artigo, em relao ao bem e outra pessoa, presume-se detentor, at que prove o contrrio. Art. 1.208. No induzem posse os atos de mera permisso ou tolerncia assim como no autorizam a sua aquisio os atos violentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia ou a clandestinidade. Posse e Deteno: H situaes em que uma pessoa no considerada possuidora, mesmo exercendo poderes de fato sobre uma coisa. Isso acontece quando a lei desqualifica a relao para mera deteno, como faz os art. 1198, 1208 e 1224. O Possuidor exerce o poder de fato em razo de um interesse prprio; o detentor no interesse de outrem. P. Ex.: Caseiro que zela pela propriedade em nome do dono, O Soldado no quartel em relao s armas. Tais pessoas no tm posse e no lhes assiste o direito de invocar, em seu nome, a proteo possessria, contudo podem exercer a autoproteo do possuidor, quanto s coisas confiadas a seu cuidado, conseqncia natural de seu dever de vigilncia. So chamados de fmulos1 da posse. Quase Posse: Os romanos s consideravam posse a emanada do direito de propriedade. A exercida nos termos de qualquer direito real menor (p. ex. servido e usufruto). Tais situaes so tratadas como posse propriamente dita. Composse: a situao pela qual duas ou mais pessoas exercem, simultaneamente, poderes possessrios sobre a mesma coisa (CC art. 1199). Art. 1.199. Se duas ou mais pessoas possurem coisa indivisa, poder cada uma exercer sobre ela atos possessrios, contanto que no excluam os dos outros compossuidores. Ser pr diviso se se estabelecer uma diviso de fato para a utilizao pacifica do direito de cada um. Ser pr indiviso se todos exercerem, ao mesmo tempo e sobre a totalidade da coisa os poderes de fato. Qualquer dos compossuidores pode valer-se do interdito possessrio para impedir que outro compossuidor exera uma posse exclusiva sobre qualquer frao da comunho. Em relao a terceiros, como se fossem um nico sujeito, qualquer deles poder usar remdios possessrios que se fizerem necessrios.

pessoa que presta servios domsticos; criado, empregado.


1

Natureza jurdica: A posse tem natureza dupla: fato e direito. Considerada em si mesma, um fato, mas pelos efeitos que gera, entra na esfera do direito. Encontramos quase todos os caracteres do direito real tais como: a) b) c) Seu exerccio direto, sem intermedirio; Oponibilidade erga omnes; Incidncia em objeto obrigatoriamente determinado.

Segundo Bevilqua, a posse no direito pessoal, nem real, mas um direito especial. DAS ESPCIES DE POSSE Posse direta ou imediata: daquele que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de contrato. P. ex. a posse do locatrio que a exerce por concesso do locador. Posse indireta o mediata: a daquele que cede o uso do bem (do locador). Uma no anula a outra, ambas so posses jurdicas e tm o mesmo valor. Posse Justa: a no violenta, clandestina ou precria (CC art. 1.200). a adquirida legitimamente, sem vicio jurdico externo; Posse Injusta: a adquirida viciosamente (violncia, clandestina e precria) A posse violenta quando arrebatada do primitivo possuidor contra a vontade deste. A violncia pode ser com emprego da fora fsica ou moral. A posse precria quando adquirida mediante abuso de confiana. Resulta da reteno indevida da coisa que deveria ser devolvida a seu possuidor indireto. A posse clandestina quando obtida s escondidas, como ocorre quando a pessoa altera as divisas entre dois imveis, movendo a cerca divisria e apropriando-se de parte do terreno de seu vizinho. A posse ser injusta em relao ao legitimo possuidor, todavia ser justa e suscetvel de proteo em relao s demais pessoas estranhas ao fato. Posse de Boa-f: Configura-se quando o possuidor ignora o vicio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa (art. 1201). de suma importncia a crena do possuidor de encontrar-se em uma situao legtima. O CC estabelece presuno de boa-f em favor de quem tem justo ttulo. (art. 1201, pargrafo nico). Posse de M-f: aquela em que o possuidor tem conhecimento dos vcios na aquisio da posse r, portanto, da ilegitimidade de seu direito. A posse de boa-f se transforma em posse de m-f desde o momento em que as circunstncias demonstrem que o possuidor no mais ignora que possui indevidamente. (CC art. 1202). Posse Nova: a de menos de ano e dia. No se confunde com a ao de fora nova, que leva em conta no a durao temporal da posse, mas o tempo decorrido desde a ocorrncia da turbao ou esbulho. Posse Velha: a de ano dia ou mais, e se aplica a posse velha o mesmo em relao a ao de fora velha. Posse Natural: a que se constitui pelo exerccio de poderes de fato sobre a coisa; Posse Civil ou Jurdica: a que assim se considera por fora de lei, sem necessidade de atos fsicos ou materiais. a que se transmite ou se adquire pelo ttulo. (escritura pblica). Posse ad interdicta:

a que pode ser defendida pelos interditos ou aes possessrias, quando molestada, mas no conduz a usucapio. O possuidor, como o locatrio, vtima de ameaa ou de efetiva turbao ou esbulho, tem a faculdade de defende-la ou de recuper-la pela ao possessria adequada at mesmo contra o proprietrio. Posse ad usucapionem: a que se prolonga por determinado lapso de tempo estabelecido na lei, deferindo a seu titular a aquisio do domnio. AQUISIO E PERDA DA POSSE: Modos de aquisio: Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possvel o exerccio, em nome prprio, de qualquer dos poderes inerentes propriedade (CC. Art. 1196). A sua aquisio pode concretizar-se, portanto, por qualquer dos modos de aquisio em geral, como p. ex., a apreenso, o constituto possessrio e qualquer outro ato ou negocio jurdico, especialmente a tradio, que pode ser real, simblica ou ficta. Aquisio Originria: Configura-se nos casos em que no h relao de causalidade entre a posse atual e anterior. o que acontece quando h esbulho, e o vcio, posteriormente, cessa. Aquisio Derivada: Diz-se que a posse derivada quando h anuncia do anterior possuidor, como na tradio. Essa posse conservar o mesmo carter de antes de acordo com o art.1.203 do CC. Que pode adquirir a posse: A prpria pessoa que a pretende, desde que capaz; O seu representante legal ou convencional, o terceiro sem mandato (gestor de negcios) dependendo de ratificao (CC, art.1.205). Perda da Posse: Perde-se a posse quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem, ao qual se refere o art. 1.196. Perde-se pelo abandono, pela tradio, pela destruio da coisa, por sua colocao fora do comrcio, pela posse de outrem, pelo constituto possessrio.

You might also like