You are on page 1of 2

COMUNICAO QUADRINSTICA!!! Historias em quadrinhos como linguagem de comunicao Por Logan G. Silva O que os quadrinhos podem comunicar?

Ou como os quadrinhos comunicam? Muitos estudiosos podem dizer que histrias em quadrinhos no passam de entretenimento infanto-juvenil feito para as massas, mas a realidade que os quadrinhos vem passando contedo e informaes durante muito mais tempo do que eles imaginam. Se levarmos em considerao a definio de Will Eisner sobre o que quadrinhos, como sendo qualquer arte que contenha desenhos justa postos em uma narrativa, seja ela com palavras ou no, estamos agregando um valor de narrativa grfica as vrias formas de expresso do homem feitas para passar uma informao por meio artsticos. Considerando que a primeira forma de comunicao do homem prhistrico foram as pinturas rupestres, desenhos em seqncia que pretendiam contar grandes feitos da tribo, historias religiosas e informaes importantes para quem soubesse compreender aqueles cdigos de linguagem, a arte seqencial surge em forma de comunicao a milhares de anos atrs. Assim como os egpcias faziam uso de pinturas para narrar os acontecimentos do ano, os romanos contavam seus feitos atravs de desenhos na Coluna de Trajano ou a Tapearia de Bayeux manufaturada pelos franceses, podemos considerar que o processo de comunicao dos quadrinhos j havia sido pensado anteriormente pelo homem antes mesmo de ter sido criado. O uso de imagens para a comunicao atualmente vem tornando a necessidade de um texto explicativo algo ultrapassado, de forma que vem elevando o status do desenho e da arte seqencial a um patamar importante. Informao sintetizada, que pode ser compreendida com maior rapidez. Assimilar informaes visuais e verbais ao mesmo tempo se tornou algo comum para o homem contemporneo. Chegando ao assunto que nos interessa, os quadrinhos, podemos ver a abrangncia que eles podem ter sendo a condensao das duas formas de transmitir a informao, pensando dessa forma as historias em quadrinhos no encontram limites para a comunicao, sendo utilizados para instruir em manuais de produtos, apostilas de ensino, didtica escolar, passando os mais diversos tipos de informao. Os quadrinhos institucionais e didticos para informar esto se tornado uma ferramenta til como meio de comunicao de massa.

Indo um pouco alm, os quadrinhos podem transmitir desde sentimentos e sensaes, como passar aprendizados. Podemos entender como ser uma mulher no regime tirnico Xiita atravs das percepes de Marjane Satrapi retratado em Percepolis, ou experimentar o horror do Japo ps bomba nuclear narrado pelo autor Keiji Nakazawa em Gn Ps Descalos e at presenciar as atrocidades cometidas pelos nazistas contra os judeus na narrativa de Art Spiegelman em Maus, mas no temos somente isso, maravilhosas historias como Pequenos Milagres e todos os outros trabalhos de Will Eisner, ou os benefcios da energia nuclear tratados por Osamu Tezuka em Astro Boy de maneira magnifica e emocionante levam o quadrinho alm do entretenimento, nos fazendo refletir. Pensando dessa forma os quadrinhos no possuem fronteiras no que podem comunicar e passar para quem estiver disposto a aceitar sem preconceitos essa que uma das mais belas formas de arte.

You might also like