You are on page 1of 8

PARA UMA EDUCAO ARTSTICA EM ARTES VISUAIS ENFOCADA NA CONTEMPORANEIDADE

Leonardo Charru *
IN: Rodrigues, Edvnia Braz Teixeira; Assis, Henrique Lima (orgs) (2009).O Ensino das Artes Visuais: Desafios e possibilidades contemporneas (pp25-32). Goinia: Grafset Ed./ Secretaria de Educao do Governo do Estado de Gois. ISBN: 978856102188.
(Nota Preliminar: A paginao deste documento segue a da fonte original.)

Os escritos e a obra do pintor Wassily Kandinsky, assim como a produo artstica de uma boa parte dos artistas da Bauhaus, essa decisiva escola de artes alem, vieram a influenciar indelevelmente a construo do currculo, bem como a definio dos seus principais contedos, numa boa parte dos pases do mundo ocidental. Ao mesmo tempo que esses autores (da primeira metade do sculo XX), a que podemos juntar Bruno Munari (j nos anos 70, do sculo XX), serviram de sustentculo s novas prticas, afastadas da tradicional mimesis (cpias de e tampas e gessos) das antigas academias oitocentistas, no evitaram todavia, a sua prpria "tradicionalizao" e estagnao. Os mtodos tradicionais de ensino artstico em artes visuais, tal como todos os que se baseiam nas imutveis premissas clssicas, necessitam de ser reelaborados no sentido de melhor se responder educativamente s idiossincrasias da nossa era. De facto, hoje em dia, vivemos num mundo rodeado por milhes de imagens e as facilidades da alta tecnologia para produzir, manipular e disseminar imagens a uma escala global coloca a humanidade no centro de um novo tempo cheio de desafios. Para recuperar a sua funo como lugar crtico para se construrem novas frmulas e prticas criativas para compreendermos essas (correntes) por vezes dbias e pouco transparentes significaes do mundo contemporneo, ser necessrio um outro paradigma para a educao artstica de ndole visual, mais especialmente centrada no individual e no social do que nas puras formalidades da prpria expresso. Em muitos pases ocidentais continua a ser "visvel" alguma tradio de prtica artstica e de "subdesenvolvimento" curricular no ensino artstico das artes visuais que os tomam completamente obsoletos para fazer face aos novos desafios que a contemporaneidade nos coloca. Parece no existirem dvidas de que esses reptos so substancialmente diferentes daqueles com que nos confrontamos na nossa adolescncia (falo a partir de uma gerao que j passou a barreira dos 40). Acresce o fato de estarmos a viver profundas reconfiguraes sociais e no menos intensas transformaes culturais.
Leonardo Charru (N 1964) Licenciado em Belas Artes - Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Mestre em Histria da Arte pela Faculdade Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, (Espanha) e em Cincias de Educao pela Universidade de vora (Portugal). Professor visitante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha). Ensina Didctica das Artes Visuais, Cultura Visual e Pedagogia Crtica e Cultura Visual, entre outras disciplinas. Membro do Centro de Investigao em Educao e Psicologia (CIEP) da Universidade de vora. leonardo@uevora.pt

25

Por outro lado a reconceptualizao que importa fazer acerca da ideia de arte e da sua funo, o fenmeno normalmente definido como cultura de massas torna-se agora incontornvel. Essa nova forma de cultura mudou radicalmente o tipo e o tamanho das audincias e tem obviamente profundas influncias na produo, comunicao, distribuio e consumo de arte, Decorrente dessas mudanas, uma nova forma de ver arte emergiu. Quer o tipo e diversidade de qualidades estticas, quer a quantidade de objectos agora admitidos e legitimados como obras de arte, fazem com que uma boa parte da apreciao esttica contempornea j no se baseie na beleza, nem nas ideias clssicas de raiz perceptiva de equilbrio e harmonia. Ento podemos questionar-nos se o que conhecemos da nossa prpria aprendizagem artstica (e do "conhecimento" que ainda se veicula nos contedos programticos de alguns programas de estudos) nos pode ser til para fazer face educao artstica dos jovens adolescentes contemporneos e s novas visualidades que pressionam e configuram as suas identidades, que determinam os seus comportamentos e as suas atitudes.

nesse hiato onde se encontram muitos dos arte-educadores hoje, procurando "situar-se"
na complexa iconosfera em que se tomou a sociedade ocidental, onde o "aparecer" se sobreps definitivamente ao "ser" e, at, ao "ter". O que no "aparece" mediatizado "no existe" e, consequentemente, se no nos mediatizarmos, no temos existncia social.

nessa sociedade que tende perigosamente a extremar-se (segundo alguns, mais para o
mal que para o bem) que a educao artstica tem de encontrar novas e vibrantes formas de pedagogia. Uma pedagogia para o entendimento tcnico do mundo digital, a par da ainda deliciosa e estimulante experimentao prtica das tcnicas tradicionais, mas tambm uma pedagogia para a compreenso das multiculturalidades que compem o tecido social gerado pela globalizao e das suas formas de manifestao esttica. Logo, a criatividade que a educao artstica tanto reclama como essncia da sua aco tem agora que tambm ser canalizada para a criao de novos fundamentos, de novos objectivos e de novas prticas para um mundo tambm novo, que j est a. Mas, chegados aqui, importa dizer que um cenrio de fundo marca indelevelmente essa reflexo que me proponho partilhar com vocs: o da minha biografia pessoal e o do meu ambiente profissional quotidiano. Na condio de supervisor pedaggico na formao inicial de professores de Artes Visuais, tenho visitado inmeras escolas pblicas na regio Alentejo, em Portugal, onde os alunos estagirios realizam a sua insero no mundo profissional na docncia em disciplinas relacionadas com o visual e as artes visuais. Entre essas disciplinas, a "Educao Visual" e a "Oficina de Artes" tm constitudo as que mais alojam esses candidatos a professores que nelas vo trabalhando materiais didcticos e realizando prtica docente, assessorados pelos orientadores pedaggicos da escola e da universidade, durante todo um ano lectivo.

26

Realizando esse trabalho ininterruptamente desde 2001, tenho verificado, com alguma preocupao, que os programas de estudo oficiais que servem de guia prtica docente e, consequentemente a todo o processo e estgio, vo permanecendo inalterados com o passar dos anos, diria mesmo, com o passar das dcadas. Pois na essncia continuam os mesmos que eu prprio tive como aluno na segunda metade dos anos 70. O que dir "o ponto", "a linha" e o "plano" kandynskiano ou a "forma-funo" Munariana a um grupo de adolescentes completamente absorvidos por uma cultura digital multimdia, da Internet, dos telemveis de ltima gerao, i-pods, playstations e outros artefactos tecnolgicos, impensveis h trs dcadas, enquanto objectos portadores de lazer, mas tambm enquanto identificadores de claro

status social, (por isso so exibidos e para isso que muitos so adquiridos pelos pais para os seus
filhos) tal a quantidade, a especificidade e os preos para todas as camadas a sociedade. Os programas de estudo da escola oficial, pelo menos uma boa parte deles, no contempla e at ignora a mudana identitria e cultural do pblico juvenil que hoje chega escola, extraordinariamente marcado pelos novos meios, como se destaca nos estudos de um nmero aprecivel de investigadores recentes. (Tapscott, 1998; Livingston, & Bovill, 1999; Kinder, 2000; Kenway & Bullen, 2001; Wells, 2002 e Buckingham, 1996, 2000 e 2002, entre outros). A ausncia do exterior social e cultural no interior da escola e do sistema educativo , ao mesmo tempo, o alheamento da escola de si mesma e do prprio mundo e, por conseguinte, essa atitude nunca foi favorvel busca daquelas que deveriam ser as verdadeiras finalidades da educao: dar uma "forma" e um "contedo" informao cognitiva e cultural que se adapte melhor estrutura psico-sociolgica do aluno. Acontece que o mundo mudou. E mudou muito. Com ele mudaram as premissas que justificavam a existncia de determinados contedos e o uso de determinadas metodologias na educao em geral, e na educao artstica em Artes Visuais em particular, a que verdadeiramente nos interessa discutir aqui. No querendo assumir uma postura prescritiva ou fornecer uma receita ou uma soluo milagrosa para aquilo que muito especialistas no campo das cincias da educao e os opinion

makers, com assento vitalcio nos principais meios (em particular a televiso) designam como "a crise
da escola e da educao", interessa-me sobretudo diagnosticar ou identificar uma problemtica que, muito simplesmente, se poder deduzir de uma eventual resposta a duas questes inter-relacionadas, que so as seguintes:

- Interessar verdadeiramente aos alunos e, por extenso, sociedade a educao artstica em Artes Visuais que hoje recebem via instituio escolar oficial?

27

- Estaro os contedos, as prticas e a "filosofia" de ensino suficientemente articulados de modo a permitirem aos jovens a construo e a compreenso de uma viso do mundo, em particular, aquele que expresso pelos artistas?

Ainda que este texto no se desenvolva a partir da discusso de dados de qualquer investigao emprica directa (para a qual essas questes at poderiam eventualmente servir de guia de uma hipottica tese a defender), tenho a percepo de que a escola e o ensino da Educao Visual e das Artes Visuais, per si, pouco contribuem para que os alunos desenvolvam uma compreenso crtica da sociedade em que vivem, e do seu papel nela, a partir do conhecimento tcito dos seus fenmenos, entre os quais aquele - to extraordinrio quanto complexo - que em regra circunscreve o mundo mutante daquilo que se convencionou chamar arte. Ainda que nenhuma disciplina escolar tradicional sobreviva sem os contedos essenciais da sua gnese, no caso da Educao Visual e reas disciplinares afins, sero o ponto, a linha o plano, a textura, a estrutura, a cor, o mdulo-padro, a forma-funo sem os quais perderia a identidade prpria, no menos verdade que nenhum contedo deva ser eterno e nenhuma prtica indicada para todos os alunos, em todos os lugares e em todos os tempos. Como bem afirma Benjamin (1992): "em grandes pocas histricas altera-se, com a forma de existncia colectiva da humanidade, o modo da sua percepo sensorial. O modo em que a percepo sensorial do homem se organiza - o medium em que ocorre - condicionado no s naturalmente, como tambm historicamente. Essa constatao deveria ter profundas implicaes no

rejuvenescimento curricular e programtico das disciplinas do currculo escolar. Sobretudo naquelas que fazem parte das nossas preocupaes profissionais e investigativas. Essa percepo sensorial organizada agora sobre uma presso meditica sem precedentes, e num mundo transformado numa enorme iconosfera, em que a imagem assume um papel axial, exige agora novos conceitos, novas metodologias, novas prticas e novas pautas que permitam ao jovem estudante a compreenso das novas visualidades que constantemente se digladiam e configuram o tecido social, veiculando novas ideias, crenas e sistemas de valores. Mas no tem sido fcil operar essa mudana, porque, como se sustenta em Dufrenne et. al. (1982: 158): "pode-se predizer que os valores estticos de uma civilizao no sero acessveis aos que se formaram ou se educaram segundo as normas de outra civilizao, afastada da primeira no espao e no tempo. Significa isso que teremos tambm que contar com as resistncias colocadas pelos prprios docentes, muitos deles formados num tempo e num espao que deixou de existir, levando em linha de conta que j contamos com uma mudana recente de sculo e, at, de milnio, o que torna ainda mais evidente as transformaes que esto a ocorrer. Ora, se no contexto dos anos 50 e 60 o espao curricular para o ensino artstico era muito

28

diminuto em praticamente todos os nveis de ensino (situao que ainda hoje se mantm!), assim corno as competncias julgadas essenciais, tais corno "desenhar a boca do vaso em elipse perfeita, porque assim que de determinado ngulo visto um crculo", os anos 70 mais no fizeram do que prolongar urna prtica baseada na mimesis: "quanto mais fotogrfico o desenho, melhor". Todavia, a abertura proporcionada pelas revolues sociais, em particular as de Maio de 1968, seguida pelo aparecimento, em massa, dos licenciados pelas escolas superiores de Belas Artes corno docentes dessas reas nas escolas bsicas e secundrias, veio a permitir a prtica da autoexpresso criativa e a utilizao de tcnicas mais arrojadas e mais contemporneas. No entanto, tambm essas com o tempo se vieram a cristalizar, tomando-se "clssicas", e consequentemente constituram-se como normativas para a manuteno de um processo pedaggico que parece incapaz de verdadeiramente se conectar hoje com as necessidades reais dos jovens estudantes. No entanto, importa sublinhar que nas sociedades ocidentais houve urna mudana radical, dos anos 70 para os anos 90, que afectou, de sobremaneira, os modos de relacionamento social, mas tambm as respostas estticas desenvolvidas por alguns artistas, para alimentar urna cultura que se tomou, definitivamente, urna cultura visual, corno bem afirma Mirzoeff (1998): "A experincia humana agora mais visual e visualizada do que alguma vez foi no passado. Do satlite s imagens mdicas do interior do corpo humano. Na era do cran visual, o nosso ponto de vista crucial ( ... ) ver muito mais do que acreditar. No apenas uma parte da vida diria, a vida diria".

Por isso, toda a reconceptualizao da noo de arte, cultura e apreciao esttica passa ento pela tornada de conscincia de urna srie de factores, em particular dos ligados chamada cultura de massas, sistematizados por Argan (1988) nos seguintes pontos:

1. Se a posse pessoal do objecto e o seu entesouramento j no so as condies da fruio


esttica, a funo da arte j no pode ser a de produzir objectos, mas a de emitir informaes que estimulem o consumo ("cultural");
2. Se, paralelamente ao que acontece na esfera econmica (que actualmente se identifica com a

esfera social), tambm na esfera esttica a funo de consumo prevalece sobre a funo da produo, o protagonista da experincia esttica j no o artista, mas a colectividade de consumidores;

3. Visto que num sistema de informao de massas no pode existir o nvel privilegiado da
informao esttica, o carcter esttico no reside na informao em si, mas sim no modo como ela recebida;

4. No certo que os processos destinados a elevar a nvel esttico a informao de

29

massas possam ainda ser considerados processos artsticos; em todo o caso, j no podero realizar-se mediante tcnicas artsticas tradicionais, mas apenas atravs das tcnicas prprias da informao e da comunicao de massas. Essas consideraes demonstram-nos que a arte no se encontra assim to profundamente separada do tico, do econmico e, por extenso, do poltico, sendo at, ao invs, um dos seus meios de comunicao social primrios. Tambm no se distingue facilmente do cognitivo, porque poderia correr o risco de ser apenas vista como uma forma de conhecimento social e, por conseguinte, conduzido apenas com certas estruturas ticas e normativas, no que tambm seria uma viso bastante redutora do fenmeno artstico contemporneo. Durante muito tempo, a nfase foi colocada sobre a importncia do tema em arte, depois debruou-se sobre o estilo individual ou expressivo, mais tarde sobre os constituintes fsicos e as relaes entre as "entidades" exclusivas do quadro, para, finalmente, chegar-se ao empenhamento social e noo de que uma das tarefas especficas do artista contemporneo poderia tambm ser a de dar voz a grupos que de alguma maneira sempre estiveram em desvantagem (Lucie-Smith, 1995:269) e, por conseguinte, de dar voz a culturas e subculturas que estiveram sempre sobre domnio da cultura dominante. Parece ter sido essa a grande mudana paradigmtica que a atitude ps-moderna das duas ltimas dcadas do Sculo XX veio acrescentar multimilenar caminhada das artes visuais na histria da humanidade. Os objectos artsticos expandem-se agora at formas e conceitos nunca antes experimentados, aproveitando as novas capacidades expressivas proporcionada pelas novas tecnologias da electrnica e da informtica. Elas que tinham tido o seu nascimento no Sculo XX, conhecem neste sculo um crescimento to exponencial que as tornaram absolutamente fundamentais para alguns "sistemas de circulao" da obra de arte. Esse fenmeno no afecta s as artes visuais segundo Berleant (1992:420): "somos confrontados com sons cujas formas de frequncia e timbres sofreram uma enorme expanso com o uso de sintetizadores. Somos encadeados por luzes, cortados por espelhos, inflamados pela dana, transportados por filmes para fascinadas absores. Andamos dentro de esculturas, reajustamos o nosso sentido de ordem espacial em ambientes criados, partilhando estruturas arquitectnicas dispondo dos "performers" como num espectculo teatral ou de dana. Somos feitos para ver o sacrilgio, o obsceno, o mundano, o comercial, para ouvir o som do trnsito ou o gotejar da gua ( ... ) As artes contemporneas no apenas expandiram enormemente o tipo tradicional de objectos e de sentidos estticos, como tambm assentam agora em capacidades sensitivas jamais experimentadas anteriormente (ou pelo menos reconhecidas). Certamente o apelo ao tctil e ao cinestsico representa a caracterstica na expanso dos limites da percepo esttica". No currculo oficial do ensino bsico e secundrio dos sistemas educativos ocidentais, a

30

par das disciplinas centradas nos contedos de natureza exacta ou abstracto-simblica (como a Matemtica, a Geografia ou qualquer lngua), existem algumas disciplinas, entre as quais as que se encontram relacionadas com as artes visuais, cuja prioridade, face ao que vimos atrs, deveria ento ser a de mostrar, expressar e criticar os fenmenos humanos produzidos visualmente, condicionados pelos contextos de cada momento histrico. Como o contexto da arte muda, no fundo, tambm a cultura que muda, e com essa mudana surgem, como vimos atrs, novas formas de apreciao esttica sugeridas pelos artistas visuais. Consequentemente, uma "escola sensvel" ao que se passa fora das suas paredes deveria funcionar de modo que algum espao curricular incorporasse, nos seus contedos e nas suas prticas, o que acontece "l fora" e "agora". luz das sinergias que facilmente se podem estabelecer, entre algumas disciplinas e a "vida quotidiana", seria compreensvel que nesse "espao curricular" se situasse a Educao Visual e todas as disciplinas relacionadas com as artes visuais. Numa cultura contempornea em que a dimenso visual assume particular e crescente relevncia, seria nesse espao curricular que uma boa parte da contemporaneidade entraria no interior da escola. Assim, o grande desafio colocado educao artstica consistir, ento, em definir o que hoje dever ser considerado fundamental de entre os contedos tradicionais da arte formalista, como que estes devero dialogar com os contedos do mundo digital e, em particular, como que vida e a cultura contempornea, que borbulha fora da escola, se poder escolarizar, num espao curricular da experimentao, criao e fruio crtica das visualidades (ser mais uma disciplina?), para bem da prpria escola e daqueles que a frequentam.

Referncias Bibliogrficas ARGAN, Giullio-Carlo (1988). Arte e Critica de Arte. Lisboa: Editorial Estampa. BERLEANT, A. (1992). Aesthetics of the Contemporary Arts. IN AlpersonM (Ed.) The Philosophy of the VisualArts, (pp. 415-425). Oxford: Oxford University Press. BENJAMIN, Walter.(1992). Sobre Arte Tcnica, Linguagem e Poltica. Lisboa: Relgio d'gua. BUCKINGHAM, D. (1996). Moving Images: Understanding children's emotional responses to television. Manchester: Manchester University Press. BUCKINGHAM, D. (2000). After the Death of Childhood: Growing up in the age of electronic media. Cambridge: Policy Press. BUCKINGHAM, D. (Ed.) (2002). Small Screens: Television for Children. Leicester: Leicester University Press. DUFRENNE, M. & Knapp, V. (1982). Corrientes de investigacin en las ciencias sociales: arte, esttica

31

derecho. Madrid: Editorial Tecnos/UNESCO.

KENWAY, J. & BULLEN, E. (2001). Consuming Children: Education, Entertainment, Advertising. Buckingham: Open University Press. KINDER, M. (Ed.) (2000): Kids Media Culture. Durham: Duke University Press. LIVINGSTON, S. & BOVILL, M. (1999). Young People, New Media. Londres: London School of Economics. LUCIE-SMITH, Edward (1995). Movimientos Artsticos desde 1945. 4a ed. Barcelona: Ediciones Destino. MIRZOEFF, Nicholas. (1998). What is visual culture? In Nicholas Mirzoeff (Ed.) The Visual Culture Reader, (pp. 3-13). Londres: Routledge. TAPSCOTT, D. (1998). Growing Up Digital: The Rise of the net generation. New York: McGraw Hill. WELLS, P. (2002). "Tell me about your Id, when you was a Kid, yeah? Animation and children's television culture". In David Buckingham (Ed.): Small Screens: Television for Children. Leicester. Leicester University Press.

Para citar este artigo no sistema autor/data: Charru L. (2009). Para uma Educao Artstica em artes Visuais enfocada na contemporaneidade In Rodrigues, Edvnia Braz Teixeira; Assis, Henrique Lima (Orgs). O Ensino das Artes Visuais: Desafios e possibilidades contemporneas (p.25-32). Goinia: Grafset Ed./ Secretaria de Educao do Governo do Estado de Gois.

32

You might also like