You are on page 1of 2

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

31

8 - Materiais Metlicos
Os metais obtidos a partir da metalurgia extrativa nem sempre so, na verdade, materiais metlicos. Para isso, eles devem ter a sua composio ajustada e o nvel de impurezas reduzido at um valor abaixo daquele no qual sabidamente exercem efeitos deletrios. J vimos que a classe dos materiais metlicos dividida em duas grandes subclasses: ferro e ao; ligas no-ferrosas (e superligas). O ao especialmente importante no atual nvel tecnolgico da nossa civilizao, mas ela seria impossvel se no tivssemos o domnio da produo de outros materiais metlicos, classificados sumariamente sob o nome de no-ferrosos. 8-1. Trs eixos que definem um material metlico Trs caractersticas bsicas so importantes em uma matria-prima metlica: composio qumica; forma; e, estado metalrgico. Dependendo do processo de produo, as duas ltimas podem perder a sua importncia. Por exemplo, o material que vai ser utilizado numa pea que vai ser produzida por fundio no necessita de uma forma muito especfica ao contrrio de uma pea que ser produzida por estampagem. 8-2. Aos Conforme mencionado, a composio qumica uma caracterstica bsica de qualquer material metlico. Os materiais metlicos classificados dentro da subclasse aos tm uma de suas muitas classificaes fundamentada nesta caracterstica, Figura 8-1.

Figura 8-1: Classificao dos aos com base na composio qumica


Fonte: Callister, Figura 12.4, Callister, 5 Edio, modificada

ENG06638-Introduo engenharia metalrgica Nestor Cezar Heck / UFRGS DEMET

32

8-3. Ferros-fundidos J os ferros-fundidos tm a sua complexa classificao com base no aspecto da fratura, na microestrutura (Figura 8-2) e nas propriedades; as quatro principais classes so: Cinzento; Dctil (nodular); Branco; e, Malevel.

Figura 8-2. Micrografias de ferros-fundidos: (a) nodular ou dctil (glbulos de grafita sobre uma matriz ferrtica (250X); (b) malevel (rosetas de grafita sobre uma matriz ferrtica (200X)
Fonte: The Science and Engineering of Materials, 4 Edio, Donald R. Askeland, Pradeep P. Phul

8-4. Materiais metlicos no-ferrosos Os metais no-ferrosos so utilizados puros ou formando ligas entre si. Embora alguns deles sejam modernos como, por exemplo, o alumnio que produzido industrialmente h pouco mais de um sculo (desde 1886) outros, como, o cobre, a prata e o ouro, so conhecidos desde a antiguidade. Novos ou velhos, os materiais metlicos no-ferrosos tm propriedades muito importantes (Figura 8-3), que compensam o seu preo normalmente muito mais elevado que o do ao.

Figura 8-3: Propaganda de automvel produzido com ligas de alumnio

You might also like